You are on page 1of 2

Lista de Exerccios Arquitetura e Organizao de Computadores Prof. Rodrigo Amorim MANUSCRITA Entrega uma aula antes da prova 1.

Uma das caractersticas das arquiteturas RISC que a maioria das instrues possuem tamanhos iguais. Quais as conseqncias e vantagens desta caracterstica? Vantagens *Velocidade Devido a tecnologia pipelined os processadores RISC alcanam duas a quatro vezes a performance dos processadores CISC usando tecnologia de semicondutor equivalente e os mesmos valores de clock. *Simplicidade do Hardware Pelo fato de um processador RISC trabalhar com instrues simples, o processador utiliza de menos espao no chip, funes extras como circuito de gerenciamento de memria e unidade aritmtica armazenada num mesmo chip. Chips menores permitem que o fabricante armazenem mais dispositivos em uma nica pastilha, o que pode baixar consideravelmente o custo. *Instruo de mquina simples As instrues construdas para um processador RISC so simples e pequenas o que aumenta a sua performance. Desvantagens A transio da arquitetura CISC para arquitetura RISC pode apresentar alguns problemas devido ao fato que os engenheiros de software podem ter problemas para fazer a transio do cdigo de memria de maneira correta. *Qualidade do Cdigo A performance de um processador RISC depende diretamente do cdigo gerado pelo programador. No caso de um cdigo mal desenvolvido o processador pode gastar um tempo demasiado na execuo das instrues, isto faz com que a performance de uma mquina RISC dependa em grande parte da qualidade do cdigo, gerado pelo programador. *Expanso do Cdigo O fato da arquitetura CISC trabalhar com instruo nica com aes complexas e as mquinas RISC trabalharem com instruo simples a transio do cdigo pode acarretar problemas. O termo "expanso do cdigo" refere-se ao aumento de tamanho que se obtm de um programa originalmente compilado para uma mquina CISC, ter sido recompilado para uma mquina RISC. A expanso vai depender da capacidade do programador e a natureza do conjunto de instrues de mquina. *Projeto de Sistema Outra desvantagem que a arquitetura RISC apresenta o fato de requerer sistema de memria rpida para alimentar suas instrues. Tipicamente sistemas baseados nesta arquitetura costumam apresentar grande quantidade de memria cache interna, conhecida como "first-level cache", o que encarece o projeto. 2. Defina pipeline e sua importncia no desempenho dos processadores. Pipeline uma tcnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instrues alm da prxima a ser executada. Estas instrues so colocadas em uma fila de memria dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas, s poder comear quando a outra instruo acabar s assim da sequncia ao procedimento.

Em resumo, o processo pelo qual uma instruo de processamento subdivida em etapas, uma vez que cada uma destas etapas executada por uma poro especializada da CPU, podendo colocar mais de uma instruo em execuo simultnea. Isto traz um uso mais racional da capacidade computacional com ganho substancial de velocidade. Entre os problemas enfrentados esto a dependncia de instrues anteriores e desvios que dificultam o processo, bem como a diferena de complexidade de instrues que fazem com que as mesmas possam levar um tempo varivel para execuo. A tcnica de pipeline utilizada para acelerar a velocidade de operao da CPU, uma vez que a prxima instruo a ser executada est normalmente armazenada dentro da CPU e no precisa ser buscada da memria, normalmente muito mais lenta que a CPU. 3. Como funciona o pipeline vetorial? O pipeline vetorial abordado para obter um melhor desempenho, onde ela incluioperaes especiais para manipular um vetor de dados unidimensionais. 4. Explique a diferena de processamento entre os trs modelos de mquina. Como funciona o processamento de informaes dependentes. Pg 529 5. O que predio de desvio? Qual a diferena entre as tcnicas de predio estticas e as dinmicas? Pg 450 6. Como classificao de arquiteturas paralelas proposta por Flynn? Voc considera essa classificao abrangente o suficiente para englobar as novas arquiteturas paralelas? Pg 651 7. Qual a diferena entre as arquiteturas SMP (UMA), NUMA, COMA e CC-NUMA? Pg 676 8. Por que em mquinas multiprocessadas a utilizao de memria cache pode causar incoerncias. D um exemplo em que pode ocorrer incoerncia. Pg 664 e 677 9. Imagine que voc tem um cluster com memria compartilhada e outra com memria distribuda. Em qual delas voc usaria uma topologia de rede esttica e em qual usaria uma topologia de rede dinmica? Justifique. Pg 673 10. Como feita a comunicao entre processos em clusters com memria distribuda? E com memria compartilhada? Pg 673 11. Faa uma comparao entre as arquiteturas SMP e Cluster. D o exemplo de uma aplicao que pode obter um melhor desempenho sendo executada em uma SMP e outra que pode obter um melhor desempenho sendo executada num Cluster. Pg 675 12. Calcule os perodos de clock (a-c) e as freqncias (d-f) de operao dos seguintes processadores: a) 700 MHz b) 1.6 GHz c) 2.8 GHz d) 1.6 ns e) 0.8 ns f) 0.2 ns

You might also like