You are on page 1of 43

INSTITUTO PORTUGUS DE NATUROLOGIA

Entidade acreditada pela DGERT Reconhecida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Formao Profissional

TEXTO DE APOIO DE AURICULOTERAPIA I


ANO LECTIVO 2011/ 2012 CURSO CURSO DE AURICULOTERAPIA, MTC, NATUROPATIA E MASSAGEM

DEPARTAMENTO DE MTC
IPN PORTO Sede: Av. Sidnio Pais n 379 - Edif. Hoechst Ed. B 2 andar 4100-468 Porto Tel. 22 6095750/1 Fax 22 6095752 porto@ipnaturologia.com ; Rua Delfim Maia, 378, 4200-253 Porto Tel. 22 509 92 65 Fax 22 5099265 IPN MATOSINHOS - Praceta Cristvo Falco, n 73 r/c Esq. e n 93 r/c Dto 4465-114 S. Mamede de Infesta Tel.: 229558027 Fax 229558028; matosinhos@ipnaturologia.com IPN OVAR - Rua Joo de Deus, n 26 - 1 Frente 3880 Ovar IPN BRAGA Rua Cidade do Porto n 50 - 1 esq. e n 52 - r/c 4705-084 Braga Tel. 253691019 Fax: 253691019; braga@ipnaturologia.com IPN COIMBRA - Rua Joo do Ruo, n 12 Ed. Arnado Business Center- Piso I S. 11 - 3000-229 Coimbra Telef: 239840179 coimbra@ipnaturologia.com IPN LISBOA Rua Filipe Folque, n 40 2 - Ed. Folque 1050-114 Lisboa Telef.: 213161021 lisboa@ipnaturologia.com

www.ipnaturologia.com

PROGRAMA DE AURICULOTERAPIA I
Identificao do Mdulo/ Disciplina: Auriculoterapia I - 1 Semestre Docentes: Prof. Andr Santos, Prof. Ana Veloso e Prof. Cludia Raimundo Carga Horria: 120 h (60 horas lectivas e 60 horas no lectivas) Populao Alvo:
Estudantes; Profissionais de Sade; Tcnicos de Medicina Natural; Activos desempregados; Jovens e adultos procura do 1 emprego.

Objectivos Gerais:
Pretende-se que no final do mdulo de Auriculoterapia I o formando seja capaz de: Identificar as reas e pontos do pavilho auricular Descrever as funes dos diversos pontos auriculares Reconhecer sinais relevantes para o diagnstico auricular

Contedo programtico resumido:


Fundamentos da Auriculoterapia

Definio, enquadramento e referncias histricas da Auriculoterapia Anatomia do pavilho auricular e nomenclatura anatmica Definio, classificao e distribuio dos pontos auriculares Localizao e descrio das funes dos pontos auriculares Agrupamento de pontos auriculares Princpios gerais do diagnstico auricular Mtodos de diagnstico auricular

Sistema de Avaliao:

A avaliao contnua efectuada em todas as aulas de acordo com os seguintes critrios: Assiduidade: 20% da nota final; Avaliaes tericas:30% da nota final; Avaliaes prticas: 30% da nota final; Realizao de trabalhos: 20% da nota final.

No final do semestre ser atribuda uma nota de 0 a 20 valores, sendo necessrio um mnimo de 10 valores para aprovao.

Bibliografia:
Malta, Jos; Manual de Auriculoterapia 2008/2009, 2010/2011; Instituto Portugus de Naturologia. Garca, Ernesto; Manual de Auriculoterapia; Editora Roca.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 2

CONTEDOS PROGRAMTICO DESENVOLVIDO 1. Definio, enquadramento e referncias histricas da Auriculoterapia 2. Fundamentos da Auriculoterapia a. Teoria bioenergtica (oriental) 3. Teoria dos reflexos (ocidental) 4. Anatomia do pavilho auricular e nomenclatura anatmica 5. Definio de ponto auricular e classificao dos pontos auriculares de acordo com a sua funo 6. Distribuio dos pontos auriculares de acordo com a teoria do feto invertido 7. Localizao e descrio das funes dos pontos auriculares do lbulo, antihlice e fossa escafode 8. Localizao e descrio das funes dos pontos auriculares do fossa triangular, concha cimba, concha cava e Regio envolvente da raiz do hlice 9. Localizao e descrio das funes dos pontos auriculares do trago, anti-trago, hlice e dorso do pavilho auricular 10. Agrupamento de pontos auriculares 11. Princpios gerais do diagnstico auricular 12. Mtodos de diagnstico auricular A observao

13. Mtodos de diagnstico auricular A palpao e explorao elctrica


14. Apresentao de trabalhos de investigao

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 3

1. Definio, enquadramento e referncias histricas da Auriculoterapia A Auriculoterapia configura-se hoje como uma das terapias mais eficazes e com resultados muito rpidos e duradouros. Por razes variadas, conseguiu impr-se a ocidente, tendo sido alvo de estudos por parte de mdicos da medicina aloptica que contribuiram enormemente para a sua evoluo. Trata-se de uma terapia de fcil aceitao, que habitualmente recorre a tcnicas pouco invasivas. A sua aprendizagem relativamente acessvel, podendo ser praticada com um elevado grau de segurana, desde o incio do estudo. A Auriculoterapia comea lentamente a fazer parte integrante dos hbitos dirios de muitas pessoas com patologias crnicas, sendo por exemplo, uma das terapias de eleio no controle da dor. Em resumo, a Auriculoterapia assume cada vez mais importncia devido: Indicaes muito vastas Efeito rpido Fcil utilizao e aprendizagem Econmica e pouco invasiva Poucos efeitos secundrios Permite diagnstico energtico Funo preventiva

1.1

Referncias histricas Na China h 5000 anos a manipulao da orelha era aliada prtica da Acupunctura. Esto perfeitamente descritas algumas tcnicas, tal como a puno, a moxibusto ou a massagem. De acordo com o texto de medicina interna do Imperador Amarelo, os seis meridianos Yang conectam-se com a orelha. Outras referncias esto datadas de 400 a.C. no Egipto, Grcia e Roma cujos tratamentos de distrbios sexuais eram habituais. Nomes como os de Galeno ou Hipcrates esto ligados a estas prticas. Na Prsia (200 d.C.) os tratamentos de algias, em particular ligadas ao nervo citico, eram comuns, sendo a cauterizao o mtodo utilizado. Por volta do ano 1500 os holandeses trazem do oriente os conhecimentos de OtoAcupunctura.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 4

O pintor Hieronymus Bosch (1450? -1516) criou a obra emblemtica o Jardim das delcias, que se tornou uma das mais relevantes fontes de investigao desenvolvimento campo das disfunes sexuais. para o da

Auriculoterapia em particular no

O Jardim das Delcias Museu do Prado - Madrid

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 5

Em

1637,

um

mdico

portugus, Zacutus Lusitanus, deu relevncia cauterizao no pavilho para o tratamento da algia do nervo citico.

Outra curiosidade o facto de ser comum entre os piratas o uso de um brinco em ouro no lbulo da orelha direita. A rea escolhida est hoje identificada como sendo a representao do olho e o uso do ouro serviria como fortificante da viso. Por volta dos Paul na teoria Pode o pai anos 50 o

mdico desenvolveu base

Nogier, com feto ser da do

estudos

invertido e dos textos antigos chineses. considerado

Auriculoterapia moderna.

Os avanos levados a cabo pelo Dr. Nogier tiveram origem nos seus fracassos no tratamento da algia do nervo citico. Na poca verificou que uma curandeira local cauterizava uma rea do pavilho auricular com repercusso imediata sobre a dor. A descoberta levou-o ao estudo da orelha e dos seus mecanismos de aco.

Localizao da cauterizao efectuada pela Sra. Barrin

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 6

Poucos anos depois, na China, houve um empenho no estudo do pavilho auricular levando criao de duas vises diferenciadas da Auriculoterapia oriental e ocidental. Hoje em dia esto identificados cerca de 300 pontos em cada orelha, reconhecidos luz das bases orientais e ocidentais.

Exemplo de uma cartografia auricular moderna

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 7

1.2

Definio de Auriculoterapia a arte milenar que visa o diagnstico energtico, preveno, tratamento ou melhoria da doena, pela observao e manipulao de pontos ou reas do pavilho auricular, de forma a facilitar ao organismo o processo de auto-cura. No deveremos esquecer que o pilar da sade , sem dvida, a preveno, pelo que deve ser sempre essa a prioridade do terapeuta. Os chineses dizem que no devemos escavar um poo apenas quando temos sede, e acrescentamos que provavelmente nessa altura poder ser tarde demais. tambm designada Oto Acupunctura, sendo hoje em dia a terapia oriental mais ocidentalizada.

Representao anatmica do corpo humano no pavilho auricular

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 8

2. Fundamentos de Auriculoterapia O funcionamento da Auriculoterapia tem por base a teoria do feto invertido. Esta teoria que serviu de base de estudo ao Dr. Paul Nogier, diz que o pavilho auricular reflecte fielmente todo o organismo, estando todas as estruturas corporais dispostas semelhana do feto no ventre materno. A Auriculoterapia orienta-se em duas grandes vertentes: a vertente baseada na filosofia da Medicina Tradicional Chinesa e a vertente ocidental fundamentada na teoria dos reflexos.

Teoria do feto invertido

2.1 Fundamentos Orientais Os princpios tericos orientais baseiam-se essencialmente na relao do pavilho auricular com o sistema de meridianos e os Zang-Fu, de acordo com a lei dos 5 elementos e Yin/Yang.

O sistema de meridianos funciona como uma rede energtica que se estende por todo o organismo. Sendo que os meridianos Yang conectam o pavilho auricular, indirectamente, Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia todos os demais Pgina 9 canais energticos tambm o fazem.

Na

prtica, o

ao

manipular qualidade dos

pavilho

auricular interfere-se na energtica, e no dos meridianos

consequentemente funcionamento rgos respectivos.

Sistema de conexo dos meridianos Yang ao pavilho auricular A compreenso dos princpios tericos que regem a Medicina Tradicional Chinesa, pode resumir-se essencialmente nos seguintes aspectos: Circuito bio-energtico (Meridianos) rgos e Vsceras (Zang-Fu) Teoria dos 5 elementos Teoria Yin / Yang Filosofia de TAO

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 10

2.2 - Medicina Ocidental

Relativamente aos princpios tericos ocidentais, apesar da investigao que at ao dia de hoje se tem efectuado, as concluses no so unnimes, contudo, a teoria que de alguma forma mais se poder enquadrar, ser a Teoria dos Reflexos, denominada vulgarmente por Reflexo Delta.

CORTEX CEREBRAL

MESENCFALO

MEDULA ESPINAL

PARTES DO CORPO CORRESPONDENTES AOS PONTOS AURICULARES

PONTOS AURICULARES

Teoria do Reflexo Delta desenvolvida pelo sino-americano Dr. Cho

O Dr. Cho observou que a estimulao de pontos auriculares com frio ou com calor, fazia variar a temperatura das partes do corpo correspondentes, de acordo com o estmulo efectuado. Assim, postulou que a relao entre os pontos auriculares e as zonas sistmicos correspondentes era semelhante relao entre uma chave e a sua fechadura: a chave, seria a estimulao do ponto auricular, que poderia abrir a fechadura, no mais que a resposta somtica correspondente nas diferentes partes do corpo.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 11

Qualquer estmulo desencadeia uma informao que chega ao crebro, este por sua vez desencadeia uma aco adequada. A novidade reside no facto de que sempre que o crebro recebe uma determinada informao, (por exemplo, uma dor no joelho), esta informao colocada nas reas reflexas do p, da mo ou da orelha. Poderamos dizer que o crebro emite um S.O.S. que pode ser identificado com facilidade. O Auriculoterapeuta analisa as reas reflexas envolvidas e exerce uma estimulao das mesmas, enviando uma informao ao crebro, que por sua vez induz uma reaco no local afectado. Para melhor compreenso deste facto, tomemos o seguinte exemplo: O Sr. Y ao colher uma rosa do seu quintal picou-se num espinho. A informao da picada chega rapidamente ao crebro que de imediato ordena a retirada da mo. No pavilho auricular ocorre uma situao semelhante: as reas reflexas funcionam como sensores de estmulos de tal forma que ao serem manipuladas a informao segue para o crebro, que por sua vez desencadeia uma resposta na regio corporal correspondente.

3. Anatomia do pavilho auricular e nomenclatura anatmica De forma resumida pode-se descrever o pavilho auricular como sendo: Uma lmina dobrada sobre si mesma Ovalada em forma de corneta, para melhor captar o som Bilateral e com localizao posterior articulao temporo-mandibular, unindo-se cabea pela parte mdia do seu tero anterior Constituda por tecido fibrocartilaginoso (que sustenta as suas estruturas anatmicas), ligamentos, msculos, tecido adiposo e pele

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 12

3.1. Nomenclatura anatmica O pavilho auricular observado em duas faces, a anterior e a posterior.

Face anterior do pavilho auricular Na face anterior podem ser identificadas as seguintes reas anatmicas:

Hlice provm da raz da hlice, localizada entre as duas conchas, ascende rodeando o pavilho auricular para terminar na parte superior do lbulo; Raiz da hlice proeminncia horizontal que divide as conchas; Tubrculo auricular Pequena proeminncia na parte psterosuperior da hlice; Anti-hlice concentricamente e paralelamente hlice e divide-se na parte superior em dois ramos que limitam a fossa tringular; Raiz superior da Anti-hlice Linha superior da fossa triangular; Raiz inferior da Anti-hlice Linha inferior da fossa triangular; Fossa triangular depresso formada entre os ramos superior e inferior da anti-hlice; Fossa escafide fica entre a hlice e a anti-hlice e forma um sulco curvilneo; Trago proeminncia triangular situada anteriormente concha cava e por baixo da hlice, que se projecta para diante e por fora do orifcio do conduto auditivo externo; Incisura supra trgica depresso entre a hlice e o bordo superior do trago Anti-trago pequena proeminncia triangular situada abaixo da anti-hlice e oposta ao trago; Incisura inter trgica depresso formada entre o trago e o antitrago; Lbulo poro carnosa inferior do pavilhar auricular; Concha cimba fossa superior raz da hlice; Concha cava fossa inferior raz da hlice.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 13

Hlice

a rd rio pe r u s ice gula l iz trian Ra ti-h a s s Fo An AH

Tu b au rcu ric u la lo r

esc

Anti-hlice

id e af

da ior f er n i iz ba Ra e cim lic Incisura a h h nc a Co supra trgica d iz Ra


Trago Concha cava Incisura inter trgica

ssa Fo

Anti-trago

Lbulo

Nomenclatura anatmica

Face posterior do pavilho auricular A face posterior constituda por: 3 Faces dorsais (da hlice, do lbulo e regio entre a fossa escafide e o lbulo); 4 Sulcos posteriores (da anti-hlice, da raiz inferior da anti-hlice, da raiz do hlice e do anti-trago); 4 Proeminncias posteriores (da fossa escafide, da fossa triangular, da concha cava e da concha cimba). 3.2 Estruturas anatmicas do pavilho auricular Vasos sanguneos: o Artria temporal superficial e auricular posterior A artria temporal superficial ramifica-se para a frente do conduto auditivo externo em trs ramos: superior, mdio e inferior e irriga sobretudo a face anterior do pavilho auricular; Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia Pgina 14

A artria auricular posterior tambm se ramifica em trs ramos desde a raz inferior da orelha, para irrigar a face posterior do pavilho auricular;

Veia

temporal e

superficial se

localizada as

anteriormente veias

ao

pavilho posterior,

auricular

onde

congregam

auricular

mastidea e jugular externa. Vasos linfticos: o Gnglio parotdeo pr-auricular que receciona os vasos linfticos provenientes da parteanterior da hlice e do trago; o O gnglio mastideo e o sub-esternomastideo rececionam os vasos linfticos que se originam quer na face anterior do pavilho auricular, quer na sua face posterior, por trs da concha. Msculos: o Os msculos do pavilho auricular so estruturas rudimentares, sem aco preponderante mas que se registam: Msculo Maior da Hlice Msculo Menor da Hlice Msculo do Trago Msculo do Anti-trago Msculos transversos e oblquo

Estrutura nervosa: Podemos dividir a estrutura nervosa em 3 partes: Nervos espinais (auricular maior e occipital menor), tm origem no segundo e terceiro pares do plexo cervical e estendem-se principalmente pelo lbulo, pela hlice, pela fossa escafide e pela anti-hlice. Nervos cerebrais (auriculo-temporal e auricular do vago), que se estendem sobretudo pelas conchas. Nervos simpticos que procedem das fibras que acompanham as artrias cervicais. Na fossa triangular cruzam-se praticamente todos os nervos.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 15

ANATOMIA DA FACE POSTERIOR DO PAVILHO AURICULAR

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 16

ANATOMIA DA FACE ANTERIOR DO PAVILHO AURICULAR

NERVOS AURICULARES

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 17

4. Definio de ponto auricular e classificao dos pontos auriculares de acordo com a sua funo Os pontos auriculares so provavelmente a maior causa de

preocupao dos alunos, principalmente no que se refere ao elevado nmero e necessidade de localizao exacta. Na verdade, esse medo no tem razo de existir desvanecendo-se medida que o processo de aprendizagem se completa. O domnio da Auriculoterapia advm da experincia, pelo que sempre necessrio tempo e prtica para evoluir.

4.1- Definio de Ponto Auricular DEFINIO Zona especfica distribuda pela superfcie auricular, que reflecte fielmente a actividade funcional e energtica de todo o corpo.

Qualquer

situao

patolgica

manifesta-se

no

ponto

auricular

correspondente atravs de mudanas morfolgicas e/ou colorao, de reaco positiva ao exame elctrico, entre outros. O ponto diagnosticado utilizado para tratamento, por diversos mtodos, a fim de melhorar ou curar a patologia. Em resumo, podemos definir os pontos auriculares como "Portas" energticas e funcionais, com finalidade preventiva, curativa e/ou de diagnstico. 4.2 - Classificao dos Pontos Auriculares A Auriculoterapia vive no limiar da Medicina Ocidental e Oriental, pelo que no ser de estranhar a sua utilizao mista no diagnstico e tratamento das diversas patologias.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 18

Pontos da zona correspondente, directamente relacionados com a anatomia corporal, reagindo habitualmente quando a regio corporal correspondente patolgico. Pontos dos 5 Zang e 6 Fu, com a dupla funo de ponto correspondente anatmico e de ponto energtico. Pontos do Sistema Nervoso, relacionados com as reas do sistema nervoso (crebro, tronco cerebral, tlamo,...), as actividades do sistema nervoso (Shenmen, excitao,...), os pontos de controlo de nervos (citico, auricular maior, occipital menor,...). Pontos glndulas do Sistema Endcrino, (tiride, com funo reguladora das (rgo, articulao,...) sofre de um processo

endcrinas

pncreas,

ovrios,

supra-renais,

endcrino,...). Pontos especiais, tm uma funo especfica (alergia, asma, hipertensor, obstipao,...). Pontos do dorso da orelha, correspondem na sua maioria aos da face anterior. Pela sua importncia destacam-se os pontos auriculares Estmago, Fgado, Pulmo superior, Shenmen e Crebro, que na face posterior correspondem respectivamente ao Bao, Fgado, Pulmo, Corao e Rim.

D D S.ENDCRINO S.ENDCRINO S.NERVOSO S.NERVOSO ESPECIAIS ESPECIAIS 5 5ZANG ZANG 6 6FU FU CORRESPONDENTES CORRESPONDENTES

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 19

5. Distribuio dos pontos auriculares de acordo com a teoria do feto invertido

Apesar da grande diversidade de pavilhes auriculares, no que se relaciona com o tamanho e forma, em todos eles os P.A. distribuem-se segundo os mesmos princpios. Partindo da teoria do feto invertido e tendo em conta a nomenclatura anatmica anteriormente descrita, surgem os Princpios Gerais de Distribuio de P.A.

Regio do pavilho auricular Lbulo Anti-trago Trago Anti-hlice Fossa escafode Fossa triangular Regio envolvente da raiz do hlice Concha cava Concha cimba

Regio corporal correspondente Cabea e face Cabea e crebro Laringe-faringe, nariz,... Tronco, coluna, membros inferiores,... Membros superiores Regio plvica, rgos genitais,... Tubo digestivo Trax Abdmen

Relao entre a regio do pavilho auricular e sua regio corporal correspondente

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 20

Exemplos de distribuio de pontos auriculares 6. Localizao e descrio das funes dos pontos auriculares do lbulo, anti-hlice e fossa escafode 6.1 Lbulo Dente Odontalgia, anestesia dental,... Palato inferior e superior lceras bucais,... Lngua fissura lngual, lceras linguais, AVC,... Maxilar superior e inferior odontalgias, abcessos,... mega depresso, alteraes de sono,... Olho / Hipersensibilidade conjuntivite, fotofobia,... Ouvido interno hipoacsia, zumbidos, otite, vertigens,... Ansiedade estados ansiosos Amgdala amigdalite, faringite,... Face paralisia facial, dermatites faciais, esttica,... Queixo herpes, patologias mandibulares, Lbios herpes, fissuras, AVC, Vinco da hipotenso, doena coronria e zumbidos utilizada para diagnstico

LBULO

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 21

6.2

Anti-hlice Regio cervical patologias cervicais, torcicolo,... Regio dorsal patologias dorsais Regio lombar patologias lombares Sacro sacro-lombalgias, espermatfita,... Cccix patologias coccgeas Pescoo hipotiroidismo, inflamaes ganglionares locais,... Trax angina de peito, neuralgias intercostais, herpes zooster Abdmen obstipao, enterite, dismenorreia,... Regio intercostal traumatismos locais, herpes zooster,... Msculos lombares patologias musculares lombares Articulao sacro-laca patologias articulares locais Glndulas mamrias patologias da mama Hipocndrio patologias locais Tiride patologias da tiride Calor aumenta a circulao distal, parestesias, Raiz inferior do Anti-hlice Glteos / Anca algias da regio gltea e sagrada,... Nervo citico patologias do nervo citico Sistema nervoso autnomo regulador do sistema nervoso neurovegetativo, relaxar espasmos musculares traco-abdominais, vasodilatador, regulador das secrees internas,

ANTI HLICE

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 22

Raiz superior da anti-hlice Falanges (p) algias, alteraes vasculares, micoses,... Calcneo espores, patologias do nervo citico,... Articulao tbio-trsica entorse, edema local, ... Articulao do joelho patologias articulares do joelho Joelho patologias do joelho Fossa popltea patologias locais,... Gmeos patologias musculares locais, patologias do nervo citico,... Coxa patologias musculares locais Articulao da anca patologias locais, lombalgia, patologias do nervo citico,...

RAZ SUPERIOR DA ANTI-HLICE

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 23

6.3

Fossa escafide Falanges (mo) entorses, luxaes, parestesias,... Punho sndrome tnel crpico, tendinite,... Cotovelo entorses, epicondilite,... Ombro patologias do ombro Articulao do ombro patologias do ombro Clavcula patologias do ombro e cervicobraqueais Dermatolgico patologias alrgicas

FOSSA ESCAFIDE

7. Localizao e descrio das funes dos pontos auriculares do fossa triangular, concha cimba, concha cava e Regio envolvente da raiz do hlice 7.1. Fossa triangular

Hipotensor hipertenso Hepatite patologias hepto-biliares Shenmen analgsica, sedante e anti-inflamatria Pelve patologias plvicas, prostatite, dismenorreia,... Virilha patologias da articulao coxo-fmural e regio inguinal Obstipao obstipao tero menstruaes irregulares, dismenorreia, disfunes sexuais, prostatite.... Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia Pgina 24

FOSSA TRIANGUALR

7.2.

Concha Cimba

Rim tonifica o Yang, nutre a essncia, fortalece a regio lombar e medula espinal, fortalece o crebro,... Prstata prostatite, hiperplasia prosttica, transtornos sexuais,... Bexiga incontinncia urinria, cefaleia occipital, lombalgias, algia do nervo ciatico,... Fgado patologias do fgado e vescula biliar, cefaleias no vertex, neurose, patologias causadas pelo vento,... Vescula biliar na orelha direita patologias hepto-biliares, enxaqueca, rigidez de nuca,... Pncreas na orelha esquerda -pancreatite, diabetes,... Centro da concha cimba patologias da regio peri-umbical

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 25

CONCHA CIMBA

7.3.

Concha Cava

Corao dispersa o fogo do corao, acalma o esprito, controla o sangue e os vasos,... Pulmo patologias do sistema respiratrio, dermatolgicas, intestinais Traqueia tosse, laringite,... Brnquios patologias pulmonares Bao patologias digestivas, drenagem da humidade, patologias hemorrgicas, algias musculares,... Sanjiao regulador energtico dos Zang-Fu, ...

CONCHA CAVA

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 26

7.4.

Regio envolvente da raiz do hlice

Boca patologias da cavidade bucal, faringe e laringe, tosse, sedante, astenia,... Esfago patologias esofgicas, disfagia,... Crdia refluxo gastro-esofgico, nuseas,... Estmago gastrite, lceras gstricas,... Duodeno lceras duodenais,... Intestino delgado diarreia, obstipao, distenso abdominal,... Intestino grosso enterite, obstipao, patologias dermatolgicas,... Apndice apendicite aguda,...

REGIO ENVOLVENTE RAZ DA HLICE

8. Localizao e descrio das funes dos pontos auriculares do trago, anti-trago, hlice e dorso do pavilho auricular 8.1. Trago

Lado externo pice do trago anti-inflamatrio, antipirtico, sedante, analgsico por sangria,... Supra-renal aco sobre as glndulas supra-renais, anti-alrgico, antiinfeccioso, anti-inflamatrio, antipirtico, vasoconstritor,... Nariz externo patologias da rea do nariz,... Cardaco cardiopatias Fome regulador do apetite Sede regulador da sede Tranquilidade calmante, relaxante, Nicotina anti-tabaco Vitalidade estimula o Qi e o sistema imunitrio

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 27

TRAGO

Incisura supra trgica Ouvido externo patologias do ouvido, vertigens, cefaleias, drenagem das fossas nasais,... Lado interno Laringe/ faringe faringites, amigdalites, afonias, bronquite,... Nariz interno rinites, epistxis, obstruo nasal,... Nervo auriculotemporal patologias do pavilho auricular, cefaleias, vertigens,... Lateralidade equilbrio de hemisfrios cerebrais, 8.2. Anti-Trago Lado externo pice do anti-trago analgsico, anti-inflamatria, anti-pirtico,... Asma asma, tosse, bronquites,... Temporal analgsico, clarear a viso, hipoacsia,... Frontal analgsico, fortalecer a mente, a memria, a concentrao, clarear a viso, hipertenso,... Occipital analgsico, sedao, vertigem, convulso, clarear a viso,... Vrtice cefaleias, alteraes psicolgicas,... Hipfise patologias ginecolgicas endcrinas, disfunes da hipfise, hemorragias,... rea da vertigem vertigem rea da neurastenia alteraes psicolgicas, alteraes do sono,...

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 28

INCISURA SUPRA TRGICA E ANTI-TRAGO

Fossa superior do Anti-trago Tronco cerebral sedao, estimular a mente, acalmar o esprito Laringe dente patologias oro-faringe, odontalgias,... Lado interno Tlamo obesidade, diabetes, edemas, sonolncia,... Excitao letargia, enurese nocturna, obesidade,... Subcrtex nervoso regulador da actividade cerebral Subcrtex digestivo regulador do sistema digestivo Subcrtex cardiovascular regulador do sistema cardiovascular Crebro patologias cerebrais, concentrao, memria,... Epilepsia crises epilpticas, convulses,

ANTI-TRAGO FACE INTERNA

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 29

Incisura inter trgica Endcrino regulador do sistema endcrino, patologias causadas por ventohumidade, alrgicas e infecciosas,... Viso 1 glaucoma,... Viso 2 ametropia, conjuntivites,... Hipertensor hipotenso Ovrio patologias dos ovrios, infertilidade,...

INCISURA INTER-TRGICA

8.3. Hlice Raiz Zero patologias digestivas e cardiovasculares, ponto de equilbrio Yin/Yang Plexo solar stress, patologias digestivas, Diafragma patologias diafragmticas, hemorragias, patologias dermatolgicas,... Corpo pice da orelha anti-inflamatrio, antipirtico, hipotensor, antialrgico, acalma a mente, clareia a viso,... nus hemorrides, prurido anal,... Genitais externos uretrites, impotncia,... Uretra prostatite, polaquiria,... Recto hemorrides, incontinncia,... Yang do Fgado Sndrome Yang do Fgado, hepatites,... Hlice de 1 a 6 anti-inflamatrio, antipirtico,... Nervo occipital menor cefaleia occipital, algia do pavilho auricular, A.V.C.,... Cauda Anti-lbido anti-inflamatrio, antipirtico,...

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 30

HLICE

Hlice Superfcie dorsal do pavilho auricular Raiz superior dorsal epistxis Raiz central dorsal patologias das vias biliares, obstruo nasal, Raiz inferior dorsal hipotenso, patologias endcrinas Corao dorsal insnia, cefaleias,... Bao dorsal gastrite, anorexia,... Rim dorsal cefaleias, vertigens, neuroses,... Fgado dorsal patologias hepato-biliares Pulmo dorsal patologias pulmonares e dermatolgicas

9.

Agrupamento de P.A.

A seleco de P.A. no pode ser efectuada de forma aleatria, da a importncia do agrupamento dos mesmos segundo as suas funes, conseguindo-se dessa forma um efeito teraputico mais eficiente.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 31

Grupos de combate a excessos Dor PC + Shenmen (SNA + F + Ba + R) Tonturas occipital + vertigem + F + ouvido externo + Sap Convulses tronco cerebral + occipital + Shenmen + F + subcortex + nervo occipital menor + Sap Tosse P.C.+ asma + boca + tronco cerebral + Shenmen + occipital + Ba Dispneia PC + asma + SNA + supra-renal + occipital (Alergia + endcrino + Sap + R) Prurido Sangria PC + Sap + P + Ba + C + Shenmen + alergia + diafragma Zumbidos ouvido externo e interno + vinco dos zumbidos + sanjiao + VB + R + temporal Vmitos crdia + E + occipital + subcortex + Shenmen Pirose SNA + E + F Leucorria PC + R + sanjiao + F + Ba + endcrino

Grupos com funo antagnica Sedantes Shenmen + occipital +subcortex + tronco cerebral + corao + Sap Excitantes frontal + endcrino + excitao + tlamo + hipfise + supra-renal Hipotensores hipotensor + Shenmen +F + R + C + frontal + occipital + Sap Hipertensores hipertensor + supra-renal + hipfise + C +F + R + subcortex Hemostticos supra-renal + hipfise + diafragma + Ba + PC Activadores da circulao SNA +C + F + P + calor +subcortex +PC Diurticos R + Ba + P + Sanjiao + endcrino + diurtico + PC Antidiurticos B + zero + hipfise + uretra Laxantes IG + Ba + sanjiao + abdmen + P + subcortex + obstipao + CCC Antidiarreicos recto + IG + Ba + Shenmen + occipital + endcrino + Sap Taquicrdicos simptico + supra-renal + hipfise + subcortex + C Bradicrdicos cardaco + subcortex + C + Shenmen + occipital Grupos com funo imunolgica Anti-alrgicos Sap + antipontos + PC Anti-infecciosos Sap + S hlice 1 a 6 + supra-renal + endcrino + Shenmen + PC Anti-reumticos Sap + supra-renal + endcrino + R + F + Ba + sanjiao + PC

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 32

Antipirticos Sap-pice do trago-suprarenal + SNA + tlamo + P + occipital + endcrino + PC Outros grupos Indutores do sono Shenmen + R + C + subcrtex + occipital + mega + rea da neurastenia + Sap Fortalecedores cerebrais C + R + tlamo + hipfise + frontal + crebro + subcortex Tnicos do Rim R + F + C + endcrino + hipfise + tlamo + supra-renal Anti-diabticos pncreas + glndula pancretica + endcrino + hipfise + tlamo + subcortex + boca + sede + sanjiao

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 33

10. PRINCPIOS GERAIS DO DIAGNSTICO AURICULAR O diagnstico auricular tem por base a teoria reflexa, em que o pavilho auricular se assume como um receptor de sinais fisiopatolgicos de todo o nosso organismo. Em resumo, podemos afirmar que a maioria das alteraes verificadas no pavilho auricular, traduzem fielmente o estado do corpo, a nvel fsico, mental e energtico. Existe um conjunto de procedimentos que devemos adoptar antes de realizarmos o diagnstico auricular: - Local de tratamento cmodo, limpo, confortvel, arejado e essencialmente bem iluminado (de preferncia luz natural) e temperatura controlada - O doente confortavelmente instalado, sentir-se seguro,... - O tcnico manter relao emptica e disponvel, saber escutar, ter postura correcta...

Durante o diagnstico auricular devemos ter em ateno vrias situaes: Existem inmeras formas de pavilhes auriculares As particularidades de cada orelha dependem do sexo, idade, hbitos de vida diria,... No manipular a orelha antes de efectuar o diagnstico No retirar concluses precipitadas mal se observe uma alterao Ter em ateno que alguns pontos apresentam habitualmente sinais Por vezes torna-se necessrio empurrar o dorso do pavilho auricular para melhor identificar as alteraes estruturais Comparar sempre as duas orelhas

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 34

11 - Mtodos de diagnstico auricular Observao O diagnstico auricular compreende 4 fases: Observao Palpao Explorao elctrica Diferenciao de sndromes

A Observao Nesta fase sero consideradas as alteraes de cor, morfologia,

vascularizao, descamao, ...

COR
Vermelho vivo Patologia aguda e/ou dolorosa

Vermelho plido ou escuro

Patologia crnica ou em convalescena

Branca

Patologias crnicas

Cinzento Castanho

Mau prognstico Patologias crnicas dermatolgicas ou sequelas

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 35

MORFOLOGIA
Patologias inflamatrias crnicas Proeminncias Em forma de n ou cordes Patologias crnicas Depresses Porosidades Aspereza Ppulas Patologias crnicas, degenerativas ou irreversveis Em forma de pontos, gomos ou sulcos Patologias dermatolgicas

Descamao

Patologias alrgicas, dermatolgicas, inflamatrias,

Vascularizao

Patologias agudas em forma de rede Patologias crnicas de forma varivel

Em resumo, podemos agrupar as manifestaes no pavilho auricular segundo o tipo de patologias: Patologias inflamatrias agudas predomnio de cor vermelha, capilares de cor vermelho brilhante, superfcie gordurosa Patologias crnicas depresses, proeminncias, ppulas, cor branca sem brilho, pouco gordurosa, edemas Patologias dermatolgicas descamaes, ppulas, aspereza, espessamentos, cor parda escura Tumores cinza escuro, capilares em forma de flor 12 - Mtodos de diagnstico auricular Palpao e deteco elctrica 12.1. Palpao O diagnstico pela palpao divide-se em: Explorao digital Explorao com sonda

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 36

Explorao digital Neste mtodo utiliza-se a ponta dos dedos para sentir as alteraes morfolgicas do pavilho auricular. A forma mais fcil de explorao ser utilizar o polegar e o indicador em forma de pina. Explorao com sonda Neste mtodo utiliza-se uma sonda (habitualmente do detector elctrico), seguindo um determinado percurso a fim de se detectarem pontos reactivos. Este mtodo divide-se em duas fases: Explorao pela presso Explorao em busca de alteraes morfolgicas a) Explorao pela presso Qualquer patologia manifesta-se no pavilho auricular pela diminuio do limiar da dor no referido ponto, assim a presso nesse referido ponto causar mais ou menos dor consoante a gravidade da mesma. Exercendo para cada ponto uma presso idntica poderemos classificar o estado da patologia em trs graus: Grau 1 o doente refere dor Grau 2 o doente refere dor, pisca ou franze as sobrancelhas Grau 3 o doente refere dor, geme ou evita ser manipulado b) Explorao em busca de alteraes morfolgicas Utiliza-se a ponta da sonda de forma semelhante utilizada na explorao digital. 12.1. Explorao elctrica Este mtodo baseia-se na determinao da resistncia elctrica dos pontos auriculares. Qualquer patologia, ao manifestar-se no pavilho auricular, leva diminuio da resistncia elctrica do mesmo, aumentando dessa forma a sua condutividade elctrica.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 37

Os valores fisiolgicos de resistncia elctrica no pavilho auricular variam entre 100 e 5000 K-ohms. Estes valores em casos patolgicos cairo para os 20 a 500 K-ohms. Outro factor importante que, num mesmo indivduo, a avaliao da resistncia elctrica de forma regular, pode-nos mostrar a evoluo da patologia. Como determinar se um ponto normal ou de alta condutividade? Um ponto Normal no tem relao directa com a patologia, e os sinais no detector elctrico so insignificantes. Um ponto de Alta Condutividade tem uma estreita relao com a patologia, variando os sinais no detector consoante o estado ou gravidade da mesma. Assim sendo, poderemos classificar de reaco positiva fraca, mdia ou forte, consoante o tipo de sinal recebido. Tipo de ponto auricular Reaco positiva fraca Relao com a patologia Sem dor presso Sinal recebido no detector Fraco (+/-) Recente ou em recuperao Crnica Reaco positiva mdia Reaco positiva forte Pode referir dor presso Acompanhado de dor presso Forte, rpido, tom grave (+) Muito forte, tom agudo (++) Epicentro Em curso Patologia associada

Um dos problemas mais comuns o facto de, por vezes, ser difcil a triagem dos pontos auriculares, ou seja, saber quando um ponto de alta condutividade fisiolgica ou patolgica. Existem alguns pontos que tm reaco positiva fraca, tais como: clavcula, ombro, articulao do ombro, cotovelo, punho, dedos, tero, Shenmen, boca, esfago, intestino grosso, bexiga, endcrino, pulmo, corao e sanjiao.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 38

Existe um conjunto de regras que no devemos esquecer ao efectuar a deteco elctrica: Podem existir vrios pontos reactivos numa mesma patologia Cada ponto pode associar-se a um sem nmero de patologias Existem pontos que apenas tm uma funo especfica Apesar de vrios pontos poderem estar reactivos existir habitualmente um epicentro Efectuar sempre um diagnstico comparativo dos dois pavilhes auriculares Forma usual de Explorao elctrica Aps accionar o detector, a extremidade do polo negativo fica na posse do doente e o outro polo efectua a explorao elctrica no pavilho auricular do lado correspondente. Regular o valor da resistncia elctrica (raiz superior da orelha). Aps determinao do valor da resistncia basal, regula-se o detector para nos fornecer um sinal sonoro fraco e toda a reaco positiva dever ser tomada em conta no diagnstico. A ordem habitual de exploraro a seguinte: Fossa triangular Conchas Regio envolvente da raiz do hlice Antitrago, incisura inter-trgica e trago Lbulo Anti-hlice Fossa escafide Hlice Regio dorsal No esquecer que, factores como a idade, peso, sexo, actividade fsica, temperatura do pavilho auricular, estado emocional, etc., podem falsear os resultados obtidos

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 39

Nunca manipular o pavilho auricular antes de efectuar o diagnstico Se o pavilho auricular se encontrar frio deve-se aguardar o tempo suficiente para que readquire temperatura normal

Diferenciao de sndromes Provavelmente esta a fase mais importante do diagnstico auricular e

provavelmente a mais complexa, visto ser necessrio cruzar as informaes anteriormente obtidas com os dados da anamnse, os princpios da fisiopatologia ocidental e ainda todas as teorias orientais j estudadas.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 40

PAVILHO AURICULAR DIREITO E ESQUERDO PARA PRTICA DE LOCALIZAO DE PONTOS AURICULARES

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 41

13. Concluso

A Auriculoterapia uma terapia com origem no oriente, mas cuja prtica, na actualidade, generalizada a todos os continentes; Est indicada no tratamento de vasto nmero de patologias;

A sua aprendizagem relativamente acessvel e a sua prtica pouco dispendiosa, pelo que recolhe a procura e o apreo de muitos pacientes; Esperamos, com esta disciplina, contribuir para a divulgao e o desenvolvimento da Auriculoterapia em Portugal, habilitando os formandos para uma prtica de sucesso.

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 42

Departamento de MTC do Instituto Portugus de Naturologia

Pgina 43

You might also like