You are on page 1of 4

Escola antiga H muitos anos, no tempo de nossos pais e avs, as escolas eram muito rigorosas.

As crianas sofriam grandes presses quando apresentavam alguma dificuldade, quando no conseguiam aprender. Era comum sofrerem castigos por mau comportamento, responder a professora, no fazer os trabalhos de casa, brigar com os amigos, sujar as roupas e vrias outras coisas. Os professores eram muito rgidos, bravos e faziam uso de um instrumento chamado de palmatria, para bater na palma das mos dos maus alunos; que ficavam aleijadas, cheias de bolhas de sangue. Outra forma de castigar os alunos era colocando-os de joelho em cima de feijes ou milhos, o que fazia doer muito. Os puxes de orelha tambm eram comuns na poca.

Palmatria Outro aspecto interessante nas escolas mais antigas quanto ao nome das mesmas. Estas sempre apresentavam o nome de alguma pessoa importante, como poltico, juiz de direito, escritores, pessoas que haviam feito algum benefcio para o municpio.

Abaco

Castigo de ajoelhar no milho era um antigo castigo aplicado na escola pelos professores aos 1 alunos e em casa pelos pais aos filhos. O castigo consistia em ordenar que a criana a ser punida se ajoelhasse com os joelhos nus 2 sobre gros de milho cru. Para alm de uma elevada humilhao o castigo produziador muito intensa Escola Nova Hoje em dia as escolas se tornaram lugares agradveis, onde professores e alunos criam laos de afetividade, se tornando amigos e sabendo se respeitar. A relao entre todas as pessoas que trabalham na escola importante para que se tenha um aprendizado de sucesso.

As escolas de hoje apresentam outras diferenas das escolas de antigamente. Os prdios apresentam uma estrutura bem planejada; os uniformes deixaram de ser de tecido e passaram a ser de malha, pois so mais confortveis; as aulas so mais animadas e envolvem melhor os alunos; os professores conversam muito com as crianas e so muito atenciosos; os castigos fsicos no existem mais; os alunos tm liberdade de expresso e etc. Como vemos, as escolas sofreram grandes alteraes com o tempo, hoje esto muito melhores. Mas ainda vemos as pessoas mais velhas a dizer que o ensino de antigamente era melhor e que saiam mais bem preparadas. Basta entrarmos numa escola atual para verificarmos que ela reproduz o mesmo sistema da poca dos nossos avs. A sociedade, a famlia e o mundo do trabalho mudaram, mas a maioria das escolas brasileiras continuam repetindo o mesmo modelo. So poucas escolas que buscaram inovaes e um sistema educacional mais moderno, visando qualidade de ensino. As escolas tradicionais no se preocupam com o espao fsico da sala de aula. Grande parte delas possuem espaos compostos apenas por carteiras, lousa e cortinas. Ou seja, um ambiente pouco estimulante para as crianas e adolescentes de hoje. Alm dos contedos necessrio que a escola favorea o desenvolvimento de atitudes positivas, atuando na formao do indivduo. Respeito, paz, convivncia harmnica, solidariedade e princpios de cidadania devem ser levados a srio e includos nos programas pedaggicos de forma prtica e eficiente. Os pais devem participar mais da vida escolar dos filhos, colaborando para o aprendizado e crescimento dos alunos. Cabe s escolas criarem espaos e sistemas para incluir os pais no processo educativo. Famlia e escola, trabalhando juntos, podem garantir melhores resultados na educao.

You might also like