You are on page 1of 5

Histria da Coreia Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Text document with red question mark.

svg Este artigo ou seco contm uma lista de fontes ou uma nica fonte no fim do texto, mas esta(s) no so citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. (desde abril de 2013) Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessrio.

A Coreia (em coreano, Hankunk) foi povoada pela primeira vez, no paleoltico, pelas tribos Tungus, cuja identidade cultural viria a marcar profundamente o territrio. As amostras de cermica mais antigas encontradas na Coreia datam de 8000 a.C., e o perodo Neoltico comeou antes de 6000 a.C., seguido pela Idade do Bronze, por volta de 2500 a.C. A histria da Coreia tem o incio ligado legendria dinastia de Tangun, cujo primeiro rei governou a partir do ano 2333 a.C. Esse primeiro reino, com capital em Pyongyang, durou 12 sculos e dele se conservam alguns monumentos, altares e tumbas. Chegou ao fim em 1122 a.C., aps a invaso chinesa que, encabeada por Kija, estendeu-se por toda a pennsula coreana at parte da Manchria (nordeste da China). O reino de Kija ficou conhecido com o nome de Choson ("sossego da manh", "terra tranquila" ou "bela manh"), chegando a se estender da pennsula at a Manchria. Kija foi sucedido por monarcas coreanos, como Yi Pyong-do, at que um de seus descendentes foi derrotado pelo usurpador Wiman, em 194 a.C.

A influncia chinesa, j forte, aumentou com as conquistas e colonizao dos Han do oeste, em 108 a.C.. Aps dominar a Coreia, o imperador chins Wudi (Wuti) subdividiu o pas em quatro colnias organizadas de forma hierrquica e centralizada, segundo a concepo confucionista do Estado. Neste meio tempo, os Estados do sul da Coreia agiam como uma ponte entre o continente e o Japo. Pouco a pouco, a aristocracia coreana recuperou o poder sobre o pas, que formalmente continuou submetido soberania chinesa. Os coreanos, porm, haviam adotado o uso de metais trabalhados, o que, junto com outros avanos tcnicos e sociais, situava sua civilizao entre as mais desenvolvidas da sia oriental, depois da China. Mapa dos trs reinos: Silla (57 a.C. - 935 d.C.), Koguryo (37 a.C. - 668 d.C.) e Paikche (18 a.C. 660 d.C.). Na costa sul existia um quarto Estado, chamado Kaya.

Em 57 a.C. foi fundado o reino de Silla, no sudeste da pennsula, e, em seguida, surgiram os reinos de Koguryo (Kogurio ou Goguryeo), no norte e o de Paikche (Paekche), no sudoeste. Na costa sul existia um quarto Estado, chamado Kaya. Em torno do sculo IV o budismo alcanou

a Coreia. Nesse perodo histrico, conhecido como o dos trs reinos, ocorreram diversos conflitos pelo domnio da pennsula. Os trs reinos competiam entre si, econmica e militarmente. Num primeiro momento, o reino de Koguryo foi o mais poderoso, especialmente depois que repeliu os ataques chineses nos anos 313 e 314 da era crist, mas foi derrotado quando o reino Silla aliou-se aos Tang (668). O reino de Silla, com o apoio dos chineses, conseguiu derrotar o reino de Paekche no ano 660 e o de Koguryo em 668, acabando por unificar a Coreia (735), cobrindo a maior parte da pennsula, enquanto o ex-general de Koguryo, Dae Jo-Yeong, fundou Balhae. Silla tornou-se um Estado tributrio da China e governou a Coreia unificada por 200 anos.

Durante o domnio de Silla, a sociedade coreana se organizou segundo uma hierarquia muito rgida, de tal modo que na prpria famlia real seus membros se distinguiam de acordo com a proporo de sangue real dos progenitores. Antes do sculo X j estava fortemente arraigado um modelo caracterstico de Estado coreano, cuja poltica permanece at os nossos tempos. O pas era relativamente rico, embora extremas diferenas sociais provocassem revoltas entre os camponeses, obrigados a pagar impostos excessivos. A autoridade central de Silla desintegrouse, entretanto, entre os sculos VIII e IX, sob a presso dos lordes locais.

Entre os anos 980 e 935, os trs antigos reinos ressurgiram na pennsula (Perodo Posterior dos Trs Reinos). Um dos grupos de rebeldes camponeses que se organizaram para vencer o reino de Silla, dirigido por Wang Kon, criou em 918, no Norte da pennsula, o reino de Koryo ("alto e belo"), de onde procede o nome da Coreia. General Yi Song-gye, que subiu ao trono coreano em 1392.

No ano de 935, com a abdicao do ltimo rei de Silla, a pennsula coreana foi reunificada pelo reino de Koryo, cujos limites, em em 993, alcanaram o Rio Amnok, na fronteira com a China. A nobreza civil retirada do poder por um golpe militar em 1170, tendo o regime militar durado 60 anos. O florescimento de Koryo teve lugar durante o sculo XII. Sua f budista inspirou muitos ganhos no campo da literatura, das artes e cincias. Entretanto, , a mdio prazo, a dinastia Koryo debilitada no seu poder poltico pela ascenso do clero budista e, mais tarde, pelas incurses dos mongis (1231), que utilizaram a pennsula como base militar para preparar ataques China e ao Japo. Um perodo de guerra civil terminou com a supremacia do reino Koryo.

Os Mongis invadiram a Coreia em 1231, dando incio a um perodo de 30 anos de lutas. Os mongis foram muitas vezes distrados pelas suas batalhas na China e em outros lugares, mas, finalmente, levaram pennsula um poderio militar tal que os Koryo aliaram-se aos invasores em 1258. Sob os mongis, Koryo manteve sua cultura nica e tentou demonstrar sua superioridade em relao aos conquistadores atravs de um surto de realizaes artsticas. Em

1392, seguindo-se queda da dinastia de Yuan, o general Yi Song-gye (Yi Songgie), apoiado pelos Ming, tomou o poder. Comeava o perodo da dinastia Yi (dita tambm dinastia Li ou Choson), que perdurou at 1910, data da anexao ao Japo.

Sob a dinastia Yi (1392-1910), a Coreia foi fortemente influenciada pela China dos Ming no campo poltico e cultural. Os soberanos Yi promoveram a reforma agrria, reforaram a centralizao administrativa, construram uma nova capital em Seul e estabeleceram o confucionismo como religio oficial, substituindo o amplamente degenerado budismo, que foi proibido. A Coreia tornou-se um importante centro do saber, o que foi possvel em razo da inveno dos tipos mveis e da tcnica de impresso por xilogravura por volta do ano 1234. O rei Sejong, o Grande (1418-1450) promulgou o hangul, o alfabeto coreano.

O almirante coreano Yi Sun-Shin e rplica de um dos inovadores navios tartaruga.

A partir do final do sculo XV, a administrao foi enfraquecida por disputas facionrias. O grande teste da dinastia Yi teve incio em 1592, com a invaso pelos japoneses que, liderados por Hideyoshi, ostensivamente pretendiam conquistar a China. No obstante os seis anos de lutas com os exrcitos samurais terem deixado grande parte da pennsula coreana devastada, enfraquecendo o Estado, os japoneses foram obrigados a recuar, pois suas frotas no conseguiram manter o controle sobre as rotas martimas de suprimento e reforos provenientes do Japo. O grande almirante coreano Yi Sun-Shin derrotou os japoneses no mar. A grande chave para as vitrias navais coreanas foram os inovadores navios tartaruga, as primeiras embarcaes couraadas resistentes a canhes. Os japoneses no tinham resposta altura para aquelas lentas, mas poderosas armas.

Pouco depois os manchus (dinastia dos Qing da China) a invadiram e logo a Coreia tornou-se um Estado vassalo da China (1637). A dinastia Yi continuou somente com o apoio dos Qing. Relutantes em considerar mudanas, eles devotavam-se mais ao confucionismo do que os prprios chineses. Em 1897, o Reino foi rebatizado de Imprio Coreano (1897-1910), e o rei Gojong foi proclamado imperador. Durante os sculos XVII e XVIII, as mudanas esgotaram o sistema poltico e social dos Yi, que no sculo XIX comeou a desmoronar.

No sculo XIX, a Coreia tornou-se objeto de intensa rivalidade entre Rssia e Japo. Aberta ao comrcio japons em 1876, foi envolvida nas guerras sino-japonesas (1894 - 1895), sendo-lhe garantida a independncia em 1895 pelo Tratado de Shimonoseki, o suficiente para que virasse campo de batalha durante a guerra Russo-Japonesa (1904-1905). Em 1905, o Japo, que eliminara os Qing na Coreia (1895), forou a Coreia a assinar o Tratado de Eulsa, transformando o pas em um protetorado japons. Em 1910, as tropas japonesas ocuparam a

Coreia, transformando-a em colnia, embora o tratado no fosse considerado juridicamente vlido.

A partir da anexao, a sociedade e os costumes coreanos modificaram-se profundamente, a indstria e a economia integraram-se por completo no sistema de produo japonesa e verificou-se um acelerado processo de expanso. O japons tornou-se a lngua oficial e as tropas de ocupao sufocaram todas as tentativas de rebelio.

A reao nacionalista foi tmida e demorada, at que, em 1 de maro de 1919, centenas de milhares de coreanos manifestaram-se contra a dominao nipnica. As autoridades japonesas responderam com violncia. Cerca de 23.000 pessoas morreram ou foram feridas e efetuaramse quase cinquenta mil detenes. Formou-se um governo coreano no exlio, com sede em Xangai, com o apoio expresso do governo americano. Mapa mostrando a Repblica da Coreia (Coreia do Sul), com capital em Seul e a Repblica Popular Democrtica da Coreia (Coreia do Norte), com capital em Pyongyang.

Ainda que a ocupao japonesa perdurasse at o fim da Segunda Guerra Mundial, desde a Declarao do Cairo de 1943, assinada pelas potncias aliadas e a China, estava prevista a independncia da Coreia, com o propsito de acertar a rendio das tropas japonesas. O governo no exlio transferiu-se para Chongjin, enquanto tropas coreanas lutavam contra o Japo ao lado de chineses nacionalistas e comunistas.

Pouco antes do fim da guerra no Pacfico, na Conferncia de Potsdam de 1945, os aliados, junto com a Unio Sovitica, reafirmaram o que havia sido decidido no Cairo. Em 12 de agosto, os soviticos invadiram o norte da Coreia, alcanando o paralelo 38. Com o final da guerra, a Coreia foi dividida em zonas de ocupao. A parte setentrional ficou submetida Unio das Repblicas Socialistas Soviticas , que imps ao territrio sua organizao comunista. Ao sul do paralelo 38 N, a reconstruo, em bases capitalistas, foi organizada pelos Estados Unidos.

Syngman Rhee e Kim Il Sung.

Em 1947, uma equipe de especialistas enviada pela Organizao das Naes Unidas (ONU) redigiu um relatrio em que aconselhava o comeo de um processo de reunificaes nacional, a que a Unio Sovitica se ops. Em agosto de 1948 fundou-se a Repblica da Coreia (Coreia do Sul). Seu presidente, Syngman Rhee, pretendia ter jurisdio sobre todo o pas, mas um ms depois foi proclamada em Pyongyang a Repblica Popular Democrtica da Coreia (Coreia do Norte), governada por Kim Il Sung, heri da resistncia ocupao japonesa. Graves

tenses internas e planos de reunificao e levaram invaso do sul pelo norte comunista e ao incio da Guerra da Coreia (1950-1953), que sofreu pesada interveno das Naes Unidas e dos EUA, apoiando a Coreia do Sul, e da China Comunista, apoiando a Coreia do Norte. O Tratado de Panmunjon, celebrado em 1953, veio pr fim guerra, sem que nenhuma das partes sasse vencedora. A restaurao da paz devolveu a fronteira ao limite anterior guerra, mas as tenses permaneceram, at um acordo assinado pelos dois governos em julho de 1972, marcando as bases para uma possvel reunificao no futuro. Nesse mesmo ano, ambos foram admitidos na ONU. Kim Jong-il.

A Coreia do Sul desenvolveu at 1985, ano de eleies legislativas, um sistema poltico autoritrio e repressivo, abalado por golpes de Estado e manifestaes populares. Atualmente, est numa fase de liberalizao, crescimento econmico e expanso, com a sua imagem reforada pela organizao do Mundial de Futebol de 2002, com boas prestaes da sua seleo nacional e com as tentativas de aproximao Coreia do Norte. Em 2003, Roh Moo Hyun tornou-se Presidente da Repblica, sucedendo Kim Dae-jung. Atualmente, Governa o pas Park Geun-hye. No Norte, Kim Il Sung manteve-se no poder at 1980, ano em que lhe sucede o seu filho, Kim Jong Il. Em 1988, a Coreia do Norte recusou-se a participar das Olimpadas de Seul, realizadas na Coreia do Sul. Kim Jong-il faleceu em dezembro de 2012, aos de 69 anos, sendo sucedido pelo filho mais novo, Kim Jong-un.

Em 1990, o dilogo das duas Coreias para a reunificao passou a ter avanos significativos. Entretanto, em 1993, a possibilidade de a Coreia do Norte fabricar armamento nuclear provocou tenso entre os dois pases. Em 2000, ocorreu a primeira reunio dos chefes de Estado da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, em que se discutiu a reunificao dos pases.

You might also like