You are on page 1of 9

IRONIA, CHISTES E HUMOR NO HOMEM DOS RATOS: O DESAFIO DO NEURTICO OBSESSIVO Ramon Jos Ayres Souza RESUMO Este

trabalho tem como objetivo apontar e investigar as possveis conexes entre alguns

fenmenos cmico-derrisrios (chistes, ironia, zombaria, humor), referenciados por Freud no caso do Homem dos ratos, e a prpria neurose obsessiva. Alm das semelhanas entre as tcnicas de formao dos chistes e o pensamento obsessivo, verificou-se tambm o papel da zombaria e da ironia como contedos caractersticos desses pensamentos. Por ltimo, fora constatada a atuao da ironia e do humor como possveis ferramentas no tratamento desse tipo de neurose.

PALAVRAS-CHAVE: homem dos ratos; ironia; chistes; humor; neurose obsessiva. RESUMEN El objetivo de este trabajo es apontar e investigar las posibles conexiones entre algunos fenmenos cmico-derrisorios (chistes, irona, burla, humor), reverenciados por Freud en el caso del Hombre de los ratones, y la propia neurosis obsesiva. Adems de las similitudes entre las tcnicas de formacin de los chistes y el pensamiento obsesivo, se verific tambin el papel de la burla y de la irona como contenidos caractersticos de esos pensamientos. Por ltimo, la actuacin de la irona y del humor haba sido constatada como las posibles herramientas en el tratamiento de ese tipo de la neurosis. PALABRAS CLAVES: hombre de los ratones; irona; chistes; humor; neurosis obsesiva.

IRONIA, CHISTES E HUMOR NO HOMEM DOS RATOS: O DESAFIO DO NEURTICO OBSESSIVO


Ramon Jos Ayres Souza

primeira vista pode parecer absurdo querer aproximar dois temas to diferentes: os fenmenos cmico-derrisrios e a neurose obsessiva. No entanto, um enigma se faz inteiramente presente na leitura do Homem dos Ratos : o que levou Freud a rechear o caso com inmeras referncias obra dos chistes? Pretendo, portanto, neste captulo, juntar as migalhas deixadas ao longo do texto para, com isso, tentar encontrar a via pela qual Freud enxergou a aproximao entre esses dois temas.

Alm de ter sido considerada a nica terapia bem-sucedida que foi diretamente tratada e, ento, descrita por Freud, o Homem dos ratos tambm

foi a principal exposio de Freud sobre a neurose obsessiva, o primeiro dos mais importantes relatos de caso a ter um homem adulto como tema, e o nico para o qual possumos anotaes do processo mostrando a forma e o ritmo das interpretaes de Freud (MAHONY, 1991, p.33).

Um acontecimento relevante que necessita ser mencionado o fato do Dr. Ernst Lanzer ter tido a sua primeira consulta com Freud somente dois anos depois da publicao de Os chistes e a sua relao com o inconsciente. Inicialmente esta poderia ser apenas uma relao de influncia histrica, ou seja, o Freud analista do Dr. Lanzer ainda estaria embebedado com a teoria dos chistes, a ponto de resolver ilustr-la no referido caso:

Como sempre acontecia com o paciente, no que concernia a assuntos militares, ele estivera em um estado de identificao inconsciente com seu pai, que enfrentara um servio militar de muitos anos [pg. 175] e retivera muitas histrias do seu tempo de soldado. Agora, acontecia, por casualidade pois a casualidade pode desempenhar um papel na formao de um sintoma, do mesmo modo como um fraseado pode ajudar na formao de um chiste que uma das pequenas aventuras de seu pai tinha um importante elemento em comum com o pedido do capito (FREUD, 1909, p. 183, grifo meu).

No entanto, a hiptese de mera ilustrao comea a ser descartada quando levantamos o caso do Pequeno Hans, to prximo da obra dos chistes quanto o Homem dos ratos. Ao contrrio desse ltimo, no caso Hans no h referncia alguma obra dos chistes. O Enigma, portanto, permanece.

Uma das chaves para solucionar nosso problema parece estar na semelhana encontrada por Freud entre o pensamento obsessivo e a teoria e estrutura dos chistes, mais particularmente entre as tcnicas de (de)formao utilizadas por ambos. No decorrer de todo o texto so inmeras as vezes que Freud faz essa comparao: Em uma dessas ocorrncias, Freud nos chama ateno para algumas outras obsesses 1 que empregam tcnicas simples, como no caso da deformao por omisso ou elipse, aplicada preferentemente a chistes, mas tambm no presente caso ela funcionou bem, como um meio de evitar que as coisas fossem compreendidas (FREUD, 1909, p. 197).

2.1 As tcnicas de deformao por omisso ou elipse

As tcnicas por omisso ou elipse provocam inicialmente um aparente nonsense pelo absurdo da construo ou comentrio. O absurdo acaba, no entanto, quando a parte omitida preenchida por uma inferncia em forma de aluso. O exemplo clssico dessa tcnica presente tanto no livro dos chistes quanto no caso do Homem dos ratos, o do espirituoso e piadista jornalista vienense2 : em certa ocasio, quando se fala de um novo crime cometido por um de seus adversrios habituais, algum exclamou Se X ouve isso, ter seus ouvidos socados novamente. A parte omitida que, ao ser inserida na lacuna, desfaz o nonsense : ele escrever um artigo to custico sobre o homem que... etc (FREUD, 1905, p. 80).

1 2

Freud contrape essas obsesses idia do rato, considerada por ele complicada e difcil de resolver. Interessante a escolha do exemplo retirado do livro dos chistes para ilustrar a nota de rodap do homem dos ratos. Freud, neste ltimo, refere-se ao jornalista como sendo muito piadista e combativo, enquanto que no primeiro utiliza os adjetivos espirituoso e agressivo. justamente esse dilogo entre agressividade e humor um dos pontos chaves desse trabalho.

No caso do Homem dos ratos, Freud nos fornece alguns exemplos de como essa tcnica elptica pode contribuir para a formao dos pensamentos obsessivos de Ernst Lanzer. Uma dessas obsesses preferidas 3 do paciente carregava o seguinte contexto: Se eu casar com a dama, a meu pai ocorrer algum infortnio (no outro mundo). Inserindo no contexto a parte omitida, obtida em anlise, a construo ficaria Se meu pai estivesse vivo, ele estaria to furioso com a minha inteno de casar-me com a dama como esteve na cena da minha infncia; de modo que eu teria outra exploso de raiva contra ele, desejando-lhe todo mal possvel; e graas onipotncia de meus desejos esses males acabariam inevitavelmente por incidir sobre ele (FREUD, 1909, p. 197).

Mais um exemplo dessa tcnica encontrada nos pensamentos obsessivos do Homem dos ratos trazido por Freud:

Tinha o paciente uma encantadora sobrinha, menina ainda, de quem ele gostava muito. Certo dia, passou-lhe pela cabea a seguinte idia: Se voc se permitir uma relao sexual, alguma coisa ir acontecer a Ella (isto , ela morrer). Preenchendo-se as omisses, temos: Sempre que voc copular, ainda que com uma desconhecida, voc no ser capaz de escapar reflexo de que em sua vida de casado as relaes sexuais jamais lhe daro um filho (em conseqncia da esterilidade da dama). Isto lhe afligir tanto que voc ter inveja de sua irm por causa da pequena Ella. Tais impulsos de inveja inexoravelmente acarretaro a morte da criana. (FREUD, 1909, p. 197).

Alm da clara semelhana entre essa tcnica de (de)formao dos pensamentos obsessivos e dos chistes, podemos verificar tambm que a agressividade parte integrante desses pensamentos nos dois exemplos ilustrados. No primeiro deles, os impulsos agressivos do paciente esto voltados para o seu pai; no segundo, a sobrinha o alvo de tais impulsos 4 .

Aps ter constatado que a tcnica por omisso tambm se faz presente nos pensamentos obsessivos de outros pacientes, Freud, ento, a considera uma caracterstica das neuroses (FREUD, 1909, p. 198). caracterstica desse tipo de neurose.
3 4

Veremos, no entanto, que tal tcnica no a nica

A ironia e o humor do prprio Freud, evidente tambm em muitas outras passagens, ser abordado mais adiante. Como sabemos, o dio do neurtico obsessivo direcionado para os objetos amorosos. Essa ambivalncia constitui uma dos principais traos da neurose.

2.2 A representao mediante algo muito pequeno

Uma outra tcnica utilizada pelos chistes e que tambm pode ser encontrada na formao de pensamentos obsessivos a representao mediante algo muito pequeno. Tal representao expressa completamente uma caracterstica inteira atravs de um pequeno detalhe, como podemos observar nesse exemplo retirado de Os chistes e sua relao com o inconsciente:

Um judeu da Galcia viajava de trem. Ajeita-se confortavelmente desabotoando seu capote e colocando os ps sobre o banco. Nesse momento um cavalheiro em trajes modernos entrou no aposento. O judeu prontamente recomps-se e assumiu uma postura adequada. O estranho folheou as pginas de um caderno, fez alguns clculos, refletiu por um momento e ento, subitamente, perguntou ao judeu: Desculpe-me, mas quando o Yom Kippur? (o Dia da Expiao). Ora! exclamou o judeu e colocou de novo os ps no banco antes de responder (FREUD, 1905, p. 82-83).

No caso do Homem dos ratos, o uso desse tipo de tcnica evidenciado quando Freud, ao tratar da dvida do paciente como sendo uma dvida 5 do seu prprio amor, aponta o quanto ela se difunde para aquilo que mais insignificante e sem valor. Um homem que duvida de seu prprio amor permite-se, ou, antes, tem de duvidar de alguma coisa de menor valor. (FREUD, 1909, p. 209).

2.3 Ironia e humor no tratamento

Em certo momento do texto, exatamente quando utiliza o exemplo de uma outra paciente para concluir que a tcnica elptica caracterstica da neurose obsessiva, Freud avana e constri o alicerce para o entendimento do funcionamento do pensamento obsessivo em paralelo aos fenmenos cmico-derrisrios:

Trata-se de um caso de dvida ocorrido com uma dama que sofria principalmente de atos obsessivos. Essa dama saiu a passeio com seu marido, em Nuremberg, e f-lo lev-la a uma loja onde ela comprou diversos artigos para seu filho, entre estes um pente. Seu marido, achando que fazer compras um negcio muito demorado para o seu gosto, disse que havia visto, no meio do caminho, algumas moedas num antiqurio que ele desejava muito adquirir e
5

A dvida obsessiva tambm tem a sua origem na ambivalncia amor-dio.

acrescentou que, depois dessas compras, voltaria loja para busc-la. Mas ela achou que ele estava demorando muito. Quando ele voltou, ela ento lhe perguntou por onde havia estado. Ora, respondeu ele, na loja de antiguidades, como eu te disse. No mesmo instante invadiu-lhe a dvida sobre se ela j no possua de fato o pente que acabava de comprar para o filho. Naturalmente ela era incapaz de descobrir o elo mental aqui presente. Nada nos resta seno considerar que a dvida foi deslocada e reconstru toda a cadeia de pensamentos inconscientes da seguinte forma: Se verdade que voc s esteve na loja de antiguidades, se devo realmente acreditar nisso, ento tambm posso acreditar que esse pente que acabo de comprar esteve em minhas mos durante anos (FREUD, 1909, p. 198).

A ilustrao concluda com a afirmao de que a dama havia feito um paralelo derrisrio e irnico, tal como quando o homem dos ratos pensou: Ah sim, to certo como aqueles dois (seu pai e a dama) tero filhos, eu irei reembolsar o dinheiro a A.. Uma construo derrisria e irnica que ficou em pensamento e no foi verbalizada. A dvida, ento, tomou o lugar da palavra calada. O sintoma se fizera ato.

A ironia parece no se restringir apenas a um simples contedo dos pensamentos obsessivos. Freud enxerga essa figura como uma possvel soluo, j que no est subordinada s foras compulsivas, como ele mesmo coloca:

Um dia e meio mais tarde, quando o capito lhe entregara o pacote pelo qual as taxas eram devidas, pedindo para reembolsar os 3.80 kronen ao Tenente A. [pg. 151], ele j se fizera ciente de que seu cruel superior estava equivocado, e de que a nica pessoa a quem devia algo era jovem dama da agncia postal. Por conseguinte, podia facilmente lhe haver ocorrido pensar em alguma resposta irnica, tal como Voc acha mesmo que eu vou pagar? ou Pago coisa nenhuma!, ou ento Claro! Pode deixar que eu vou pagar a ele! respostas que no estariam sujeitas a nenhuma fora compulsiva . Contudo, em vez disso, nascida das agitaes de seu complexo paterno e de sua lembrana da cena oriunda de sua infncia, formou-se em sua mente uma respostas parecida com Est bem. Reembolsarei o dinheiro ao tenente A. quando meu pai e a dama tiverem filhos!, ou To certo quanto meu pai e a dama possam ter filhos, eu lhe pagarei! Em suma, uma afirmao ridcula ligada a uma absurda condio que jamais se satisfaria (FREUD, 1909, p. 189, grifo meu).

Qual o motivo levou Freud a descartar a afirmao ridcula, classificada por Freud em nota de rodap como uma zombaria na linguagem do pensamento obsessivo, tal como ocorre nos sonhos, pela ironia?

Sauret, em seu artigo A lgica da ironia, lana uma luz sobre essa questo. A autora, utilizando a mesma passagem citada anteriormente, demonstra como a ironia serve de condutor na passagem do real ao fazer a equivalncia entre o verdadeiro e impossvel (real):

A ironia justamente isto: essa ultrapassagem do verdadeiro pelo real. No fundo, atribuindo ironicamente a vida ao pai morto, o Homem dos ratos mobilizou, sem que ele prprio soubesse, a equivalncia do nome do pai e do pai real da horda primitiva, o pai inquebrantvel do gozo (SAURET, 1999, p. 9).

A ironia no somente sugerida por Freud, mas tambm adotada, juntamente com o humor , como conduta durante todo o processo analtico do Homem dos ratos. Diferentemente de outros casos, Freud aqui no s apresenta um perfil didtico-explicativo, mas tambm extremamente criativo e brincalho. Ele faz uso de inmeras metforas e analogias (algumas delas comicamente admitidas como toscas pelo prprio Freud), sempre acompanhadas de uma boa dose de humor e ironia. Um bom exemplo disso pode ser encontrado em nota de rodap, quando Freud, referindo-se ao fato do pai do Dr. Lanzer ter profetizado que este seria um grande homem ou um criminoso, exclama como se a psicanlise fizesse parte de seus conhecimentos: Essas alternativas no esgotavam as possibilidades. A seu pai passara despercebido o produto mais comum dessas paixes prematuras uma neurose (FREUD, 1909, p. 180).
6

Sugerir e estimular a ironia e o humor no tratamento do paciente seria indicar uma outra sada possvel para a neurose? Esse seria um destino possvel para o obsessivo no trmino do processo analtico? Em um recente artigo intitulado A mulher obsessiva entre a tragdia e o humor, Maria Anita Carneiro Ribeiro nos conta como encontra com freqncia o humor presente no final de anlise com uma mulher obsessiva. Segundo a autora, uma mulher obsessiva que buscou a anlise com sintomas compulsivos e a idia de matar o nico filho, chega ao final do processo dizendo: Para uma Media de meia-tigela, at que no me sa mal. Posso agora abrir mo do brilho do carro do sol (RIBEIRO, 2005, p. 402-403).

Um outro autor em que o humor esteve sempre presente na clnica foi Sndor Ferenczi. Apesar do autor ter escrito pouco sobre a presena do humor e do riso na anlise,

Kupermann (2003) nos recorda como ele contribuiu para a legitimao desses fenmenos na clnica psicanaltica

as suas sucessivas reformulaes clnicas que o conduziram a uma crtica radical da tcnica psicanaltica clssica, especialmente das concepes correntes do lugar do analista e do manejo da transferncia na cura, culminando no que chamou procedimento tcnico da anlise pelo jogo (KUPERMANN, 2003, p.259).

Como vimos, so muitas as semelhanas entre o pensamento obsessivo e os fenmenos cmico-derrisrios. Alm das tcnicas de (de)formao, podemos determinar como contedos caractersticos desse pensamento a prpria ironia e a zombaria. Contedos que precisam ser explorados em anlise, assim como Freud o fez, para se evitar o destino do sintoma.

Mesmo parecendo surgir um novo caminho na direo do tratamento da neurose obsessiva, o nosso problema inicial ainda est longe de ser resolvido. As semelhanas foram constatadas, mas no os seus motivos. O que a ironia, os chistes, a zombaria e o humor possuem em comum para serem atrados para o pensamento obsessivo a ponto de servirem como norteadores do tratamento?

Para decifrarmos essa outra questo preciso retomarmos o elemento determinante da neurose obsessiva, o dio recalcado. Essa agressividade contra o outro evidenciada nos pensamentos obsessivos, como percebemos nos exemplos de utilizao das tcnicas de (de)formao. Sabemos tambm que a hostilidade pode ser uma das dimenses presentes nessas formas cmica-derrisrias7 , principalmente quando se objetiva criticar, atingir e superar o outro. Ora, mas no esse o grande desafio do obsessivo: criticar e superar o pai/outro opressor?

Kupermann (2003) nos lembra que Freud, apesar de ser reconhecido como um pensador espirituoso dotado de fino e preciso senso de humor, so raras as presenas de humor na sua clnica. 7 Como no caso dos chistes tendenciosos e da ironia mordaz.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FREUD, Sigmund. (1905) Os chistes e a sua relao com o inconsciente, in. Edio Standard Brasileira das obras completas de Sigmund Freud (E.S.B.), v. VIII. Rio de Janeiro, Imago, 1996.

_____. (1909) Notas sobre um caso de neurose obsessiva, in. E.S.B., v. X, op. cit.

KUPERMANN, Daniel. Ousar rir. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2003.

MAHONY, Patrick. Freud e o Homem dos Ratos. So Paulo, Escuta, 1991.

RIBEIRO, Maria Anita Carneiro. A mulher obsessiva entre a tragdia e o humor, in. BERLINCK, Manoel Tosta. Obsessiva Neurose, So Paulo, Escuta, 2005. SAURET, Marie-Jean. A Lgica da ironia. Psicol. USP, 1999, vol.10, no.2, p.59-79.

Ramon Jos Ayres Souza Ps-graduando Universidade So Marcos ramon@graccho.com.br (0xx11) 3262-2131 / 8501-2474 Rua treze de maio, 1838 Bela Vista SP

You might also like