You are on page 1of 3

Centro Universitrio Jorge Amado Paulo Braga da Silva Direito Penal III Professor Fabiano Pimentel

O Caso dos Irmos Naves


1) Diferencie o sistema processual e recursal, na poca do Caso dos Irmos Naves com o de hoje.

O Brasil, poca do Caso dos Irmos Naves, passava por uma fase de ditadura, perodo este em que o Militar Getlio Vargas estava na Presidncia do Brasil e o qual as foras armadas tinham total liberdade em seus atos. poca, era necessrio o exame do cadver, para poder se constituir prova da morte, o que no aconteceu, pois depois de muita tortura e de achar que haviam matado um dos irmos, foi que houve a confisso. O que se viu poca foi uma srie de omisso do Poder Judicirio, o qual no queria bater de frente com os militares, no respeitando o devido processo legal, muito menos recursos, a exemplo do habeas corpus, conseguido pelo advogado das partes. Nos dias de hoje, com todos os indcios de corrupo apresentados no caso, haveria a a intromisso de rgos como o Conselho Nacional de Justia, ou mesmo de Corregedorias, a fim de evitar tais barbries. Mesmo se admitindo, o exame de corpo de delito indireto, a Justia busca colher o mximo de provas possveis, evitando com isso cometer a injustia que ocorreu com os irmos Naves, e sem dvida alguma este caso serviu para que a justia tivesse mais cautela em relao as suas decises.

2) Relacione o Caso dos Irmos Naves com o do Goleiro Bruno no que tange a materialidade do homicdio.

Em ambos os casos, estamos diante de episdios que possuem grande semelhana, uma vez que o processo levado a julgamento sem que o corpo da vtima seja localizado, todavia no caso do goleiro Bruno, alm do testemunho do jovem adolescente e de outros, houve algumas outras provas como as

manchas de sangue encontradas no stio e no carro do goleiro, ligaes telefnicas comprovando que Elisa esteve em Minas Gerais naquele perodo, dentre outras evidncias, j no caso dos Irmos Naves, s haviam testemunhos e que mesmo assim, eram conseguidos atravs de tortura e presses.

3) O que levou o delegado responsvel pelo Caso dos Irmos Naves a influenciar to diretamente no resultado do jri?

Como dito anteriormente, o Brasil estava passando pelo perodo de ditadura, o Delegado, certamente tinha forte proteo poltica, as regras nas regies interioranas eram impostas pelos coronis, que detinham o poder e a influncia, sem falar na falta de cultura e informao do povo nestas regies, como o mesmo estava disposto a resolver o caso, usou de todos os artifcios para arrancar a confisso dos envolvidos, como tortura, estupro ou mesmo intimidao ao Poder Judicirio, fazendo que com isso, ganhasse o respeito da populao, j que o mesmo havia sido nomeado a pouco tempo para assumir a delegacia.

4) Relacione o exame de corpo de delito indireto no Caso dos Irmos Naves.

O chamado exame de corpo de delito indireto trata-se da hiptese em que os peritos recorrem a outros elementos (como por exemplo, a testemunha ou outras provas), quando h casos em que o cadver da vtima no encontrado. E foi exatamente o que aconteceu no Caso dos Irmos Naves, onde o Tenente Vieira aps suspeitar que os irmos eram os responsveis pelo desaparecimento de Benedito, comeou a buscar outros meios para indiciar os irmo, mesmo que meios inaceitveis.

5) Explique o perigo da prova indiciria e sua relao no Caso dos Irmos Naves. Segundo dispe o art. 239, do Cdigo de Processo Penal de 1941: "Considera-se indcios a circunstncia conhecida e provada que, tendo relao com o fato, autorize, por induo, concluir-se a existncia de outra ou outras circunstncias".

Percebe-se ento que restado comprovado por meio de provas, acolhidas licitamente, pode o sujeito ser julgado atravs dos indcio de que ele tenha cometido o crime. Ocorre que, no Caso dos Irmos Naves, toda prova acolhida, foi tida de maneira ilcita, atravs de tortura, ameaas e de tantas outras maneiras cruis, mas que foram aceitas pelo Poder Judicirio, pois o mesmo tinha receio de ser contrrio ao pensamento dos militares, da poca, pois sabiam que poderiam sofrer vrias consequncias.

You might also like