You are on page 1of 3

Eng. Cludio L. Jacintho da Silva. LAMAV-CCT-UENF Dr. Ronaldo Paranhos. LAMAV-CCT-UENF.

Fissurao pelo Hidrognio "Trincas a Frio"


Cludio L. Jacintho da Silva Prof. Ronaldo Paranhos

A fissurao por hidrognio, ou trinca a frio, so descontinuidades que ocorrem algum tempo aps a soldagem, o que a torna extremamente crtica, sendo ainda mais perigosa do que a trinca a quente, pois se no forem tomados cuidados especiais, como por exemplo, inspeo com ensaios no destrutivos (END) 48h aps a execuo da soldagem, surpresas desagradveis podem ocorrer, colocando em risco a integridade de peas, equipamentos e estruturas. No entanto, s vezes o aparecimento destas trincas pode chegar a dezenas de horas aps a soldagem e possuir tamanhos abaixo do limite de deteco dos ensaios no destrutivos adequados, o que as torna ainda mais traioeiras e perigosas. Desta maneira, este tipo de descontinuidade deve ser evitado ao mximo, uma vez que podem causar danos muitos srios a um equipamento soldado. As trincas a frio, ou fissurao a frio, normalmente aparecem na ZTA, podendo tambm ocorrer na ZF de aos de maior resistncia mecnica.

Mecanismos da Fissurao
A fissurao pelo hidrognio conseqncia da ao simultnea de quatro fatores: 1. A presena de hidrognio dissolvido no metal fundido; 2. as tenses residuais associadas a soldagem; 3. a uma micro-estrutura frgil (normalmente a martensita) e 4. baixa temperatura (abaixo de 150C). Nenhum desses fatores, isoladamente, provoca a fissurao a frio.

Formao do Hidrognio Atmico


O hidrognio que pode ser fornecido de diferentes fontes (revestimento orgnico dos eletrodos; umidade do fluxo e do revestimento do eletrodo; compostos hidratados existentes na pea - ferrugem; umidade do ar), se decompe na atmosfera do arco liberando hidrognio atmico ou inico (H+)

Teor em H Dissolvido

Austenita Ferrita

Ferrita

Temperatura de Fuso Austenita

Temperatura

Trinca a frio na ZTA.


http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol07.pdf 2003www.infosolda.com.br 

Eng. Cludio L. Jacintho da Silva. LAMAV-CCT-UENF Dr. Ronaldo Paranhos. LAMAV-CCT-UENF.

Saturao da Solda por Hidrognio


4

A solda no estado lquido, dissolve quantidades apreciveis de hidrognio e a solubilidade decresce com a temperatura, e de forma contnua na solidificao e nas modificaes alotrpicas. Conseqentemente, na fase final do resfriamento, a solda estar super saturada em hidrognio.

3 2 1

1. 2. 3. 4.

trinca sob cordo (underbead crack) trincas na raiz (root cracks) trincas na margem (toe cracks) trincas transversais (transverse cracks)

Migrao do Hidrognio para a ZTA


Devido ao menor teor de carbono da solda, a temperabilidade da zona fundida, normalmente, inferior da ZTA, o que permite que o hidrognio migre para esta ltima zona. Caso a temperabilidade na ZF seja superior ou quando a estrutura for austentica, o hidrognio fica retido na ZF.

Tipos de Trincas Provocadas pelo Hidrognio


As trincas na raiz e na margem resultam de entalhes como; mordedura, falta de penetrao e incluses, que promovem atravs da concentrao de tenses, deformaes plsticas locais que pem em movimento as discordncias, que conduzem o hidrognio, aumentando a sua concentrao no local, favorecendo a fissurao junto aos entalhes.

Temperatura R
+Fe 3C

ZF ZAT

ZF +Fe3C ZAT

Metal Base t Tempo

Comportamento do Hidrognio na Solda com o Tempo


O mecanismo de difuso, que depende da temperatura, faz com que a maior parte do hidrognio em super saturao se difunda e abandone a solda aps um determinado tempo. Portanto, o risco de fissurao temporrio, existindo enquanto o hidrognio estiver se desprendendo da solda. Portanto, sempre recomendvel o tratamento de psaquecimento de soldas sensveis fissurao a frio, para acelerar o processo de eliminao do hidrognio da solda

Microestrutura Frgil e Baixa Temperatura


A martensita, que uma microestrutura de baixa tenacidade, quando saturada em hidrognio consideravelmente frgil. A solda, em virtude de sua composio qumica e das condies trmicas da soldagem, pode gerar tais microestruturas. Nessas condies e na fase final do resfriamento, apresentar regies frgeis a baixa temperatura saturadas em hidrognio, submetidas a um sistema de tenses residuais, cuja intensidade prxima do limite de escoamento da ZF. O mesmo pode ocorrer na ZTA.

Medidas Preventivas
Devem ser tomadas de acordo com as principais causas de formao de trincas: Teor de Hidrognio: Manter a atmosfera com o menor teor de hidrognio possvel. Manter os eletro2003 www.infosolda.com.br

http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol07.pdf

Eng. Cludio L. Jacintho da Silva. LAMAV-CCT-UENF Dr. Ronaldo Paranhos. LAMAV-CCT-UENF.

dos guardados em lugares adequados e secos, promovendo a secagem em forno dos mesmos antes de utiliza-los. Micro-estrutura frgil: O ideal tentar evitala, utilizando um pr-aquecimento, o aumento da energia de soldagem, a escolha de metal de adio de menor resistncia possvel. Tenses : Tentar promover a soldagem com o menor grau de restrio possvel, uma excelente medida para evitar as tenses residuais, pois as tenses promovem a deformao plstica do material, que por sua vez, aumenta o nmero de discordncias , que so responsveis pelo trans-

porte do hidrognio para as extremidades dos entalhes. Deve-se levar em conta a ao dos esforos como por exemplo: peso prprio, concentrao de outras soldas, teste de presso, etc. Temperatura : Use pr-aquecimento. Aps a soldagem, manter a solda numa temperatura suficiente para permitir a difuso do hidrognio, diminuindo a sua concentrao na solda, diminui o risco de ocorre a fissurao a frio. Realizar um ps-aquecimento de 2h a 250 oC na maioria das vezes suficiente para promover a difuso do hidrognio, eliminando a susceptibilidade a trincas a frio.

http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol07.pdf

2003www.infosolda.com.br

You might also like