You are on page 1of 72

Questes elaboradas pelo professor Azevedo(professoelandrovillela@gmail.com) www.tecnaula.blogspot.

com Tema: Questes de atualidades 2012

Leandro Villela de www.profleandro.com

Sobre a deposio do presidente Lugo no Paraguai: a-) Explique como a questo de Itaipu tornou-se importante no que se diz respeito ao posicionamento do Brasil e da Argentina. b-) Explique as ideias presentes em cada uma das duas charges abaixo e como essa ideia se relaciona com o caso do Paraguai.

Pessoas da Charge: Dilma, Kirchner, Chavez, Evo Morales, Correa (Equador)

Pessoas da Charge: Chavez, Dilma, Kirchner, Mujica (Uruguai) 3 Leia a reportagem abaixo publicada no jornal El Pais, da Espanha, em 18 de novembro de 2012 As receitas que se esto aplicando na Europa levaro a uma recesso brutal Juan Luiz Cebrian, em sua conversa com a chefe de estado do Brasil, presidente Dilma Rousseff, ex guerrilheira contra a ditudura, torturada e aprisionada. Dilme Roussef, a forte declara: Eu creio que o problema da Europa o seu modelo de estado e economia. (...) A solues que esto sendo dadas para a crise so inadequadas pois causaro o empobrecimento da classe mdia e isso causar uma recesso generalizada e de longo prazo. (O FMI prope um processo de ajuste ao qual chamam de pacote de austeridade. Querem cortar gastos, e na verdade o que deveria ser feito justamente o oposto. Investir-se para acabar com a crise. Nos anos oitenta esse modelo levou quebra quase

toda a amrica latina. (...) entendemos de crise pois as vivenciamos na pele (...) Dilma Rousseff uma das trs mulheres mais poderosas do mundo, uma presidente eleita democraticamente pelo povo brasileiro e que exibe mais de 70% de aprovao popular, adotando um modelo oposto ao adotado pela Europa. Sucessora de Luis Incio Lula da Silva, conseguiu tirar o Brasil da pobreza, fazer o seu PIB ultrapassar o de pases europeus, como a GranBretranha e reduzir metade o nmero de pobres no Brasil, isso enquanto o mundo vivencia a crise (...) Lula e Dilma no so apenas lderes carismticos mas demostraram na prtica a garantia da estabilidade econmica do segundo pas mais desenvolvido economicamente da Amrica, ao mesmo tempo que seus programas sociais praticamente dobrou o nmero de cidados que deixaram de ser pobres e adentraram classe mdia. a-) El Pas o mais respeitado jornal da Espanha. Explique por que motivo a Espanha tem motivos para buscar alternativas ao seu modelo de combate crise mesmo em pases de outro continente como o Brasil? b-) O jornal demonstra-se favorvel ou contrrio ao modelo proposto pelo Brasil? c-) Explique como o modelo brasileiro de combate crise de certa forma oposto ao modelo europeu.

4 Veja o Grfico abaixo sobre o trabalho escravo no Brasil nos ltimos anos:

a-) Faa uma anlise a respeito da situao do trabalho escravo no Brasil nos ltimos anos b-) O Brasil faz parte da vergonhosa lista de menos de 10 pases que ainda lutam atualmente contra a escravido. Justamente para combater essa triste realidade foi criado a PEC do Trabalho escravo. Explique o que essa PEC. 5 Sobre o cdigo florestal no Brasil: a-) Explique o que seriam as APPs (reas de Proteo Permanentes) b-) Veja o mapa abaixo:

Que possveis impactos para a economia brasileira pode-se prever caso essas reas de topo e encosta de morro realmente sejam desapropriadas para se tornarem APPs? 6 Essa foi a primeira eleio municipal brasileira aps a aprovao da lei Ficha Limpa. a-) Explique o que essa lei. b-) Explique quais as vantagens da lei. c-) Apesar da boa inteno da lei, houve problemas prticos de sua aplicao, explique que problemas foram esses. 7 - Abaixo encontra-se um mapa segundo o colgio eleitoral americano mostrando o resultado das eleies em 2012.

a-) Obama venceu com 332 votos. Explique o funcionamento do sistema eleitoral americano que permite que o vitorioso vena quando ultrapassa 270 pontos. b-) Faa uma anlise do mapa eleitoral, levando em conta regies americanas e explicando o motivo destas terem apoiado a um ou a outro candidato.

8 Abaixo encontram-se 3 charges, produzidas nos Estados Unidos a respeito do Ir e seu programa nuclear.

(Ns declaramos que vamos usar a energia nuclear apenas para propsitos pacficos ----- descanse em paz)

(Deixar eles possurem uma bomba nuclear irresponsvel / Ir / Lanar as bombas nucleares)

(Ir / Sem problemas / Ir Nuclear / Naes Unidas) a-) Explique a polmica a respeito do programa nuclear iraniano. b-) Demonstre a opinio de cada um dos cartunistas atravs de elementos presentes nas mesmas. 9 Abaixo existem dois grficos a respeito da crise na Europa:

a-) Por que motivo os pases que possuem as maiores dvidas pblicas no so os que tiveram os piores impactos com a crise internacional? b-) Quais sos as principais diferenas e as principais semelhanas entre o cenrio de crise econmica na Grcia e o na Espanha? 10 Explique qual seriam as possveis consequncias para a economia brasileira caso a greve das universidades federais tivesse se alongado por mais de um ano. Classifique as matrizes energticas a baixo quanto a seu impacto ambiental, quanto a ser renovvel ou no renovvel, quanto ao seu grau de utilizao no Brasil ( uma das principais fontes de energia eltrica utilizada, medianamente utilizada, pouco utilizada ou no utilizada) e o seu grau de utilizao no mundo como um todo. Termoeltrica / Termonuclear / Elica / Solar / Hidreltrica / Biomassa / Geotrmica Sobre o movimento ocupe? a-) Explique sua origem. b-) Qual a sua relao com a crise econmica mundial? c-) Escolha dois pases para explicar os seus desdobramentos.

10 Sobre o Egito Responda: a-) Qual o impacto da Primavera rabe sobre este pas? b-) Como est a atual situao do Egito quase dois anos aps a Primavera rabe?

Veja as duas charges a respeito dos impactos da crise mundial na Espanha.

Fundo de recuperao do Euro

a-) Compare a crise espanhola com a crise grega, definindo as semelhanas e as diferenas entre elas. b-) Explique cada uma das charges, as inserindo no contexto da crise espanhola. 6 Utilizando-se do grfico abaixo e do fragmento de notcia, produza um pargrafo explicando a questo da presena das mulheres nas eleies no Brasil e no mundo

Mulheres ganham espao das eleies municipais de 2012 Roberto Paiva, So Paulo, SP As mulheres ganharam espao nas eleies municipais. Foram eleitas centenas de novas prefeitas pelo Brasil. Houve um aumento de 31% em relao ao primeiro turno de 2008. E as eleies tiveram algumas curiosidades. (...) As mulheres avanaram nesta eleio. J somam 12% dos prefeitos eleitos, o que representa um aumento de 31% em relao ao primeiro turno de 2008. (...) Na cmara de So Luis, o nmero de vereadoras vai passar de uma para quatro.

A mulher tem uma sensibilidade muito grande com as pessoas, e acho que a gente observa esse reflexo no eleitorado, mas pessoas, no acompanhamento no decorrer de toda a campanha, diz Luciana Mendes da Fonseca, vereadora eleita em So Lus. Fonte - http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/10/mulheres-ganhamespaco-das-eleicoes-municipais-de-2012.html 1 - ENEM 2011 No mundo rabe, pases governados h dcadas por regimes polticos centralizadores contabilizam metade da populao com menos de 30 anos; desses, 56% tm acesso internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnao da economia, esses jovens incubam vrus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, pe fogo no prprio corpo em protesto por trabalho, justia e liberdade. Uma srie de manifestaes eclode na Tunsia e, como uma epidemia, o vrus libertrio comea a se espalhar pelos pases vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais como o Facebook e o Twitter ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da frica a ilhas do Golfo Prsico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMA, L. A epidemia da Liberdade. Isto Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado). Considerando os movimentos polticos mencionados no texto, o acesso internet permitiu aos jovens rabes A- reforar a atuao dos regimes polticos existentes. B- tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. C- manter o distanciamento necessrio sua segurana. D- disseminar vrus capazes de destruir programas dos computadores. E- difundir ideias revolucionrias que mobilizaram a populao 3 - ENEM 2011 A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currculo dos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, pblicos ou particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira e determina que o contedo programtico incluir o estudo da Histria da frica e dos africanos, a luta dos

negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil, alm de instituir, no calendrio escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do Dia da Conscincia Negra. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado). A referida lei representa um avano no s para a educao nacional, mas tambm para a sociedade brasileira, porque: A- legitima o ensino das cincias humanas nas escolas. B- divulga conhecimentos para a populao afro-brasileira. C- refora a concepo etnocntrica sobre a frica e sua cultura. D- garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso educao. -E impulsiona o reconhecimento da pluralidade tnicoracial do pas 4 ENEM-2010

Democracia: regime poltico no qual a soberania exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidados JAPIASSU, H; MARCONDES, D Diciondio Bsico de Filosofia, Rio de Janeiro, Zahar, 2006 Uma suposta vacina contra o despotismo, em um contexto democrtico, tem por objetivo: a- Impedir a contratao de familiares para o servio pblico b- reduzir a ao das instituies constitucionais c- Combater a distribuio equilibrada de poder d- Evitar a escolha de governantes autoritrios e- restringir a atuao do parlamento

5 - ENEM-2009* Trs pases, Etipia, Sudo e Egito usam grande quantidade da gua que corre pelo Rio Nilo, na frica. Para atender s necessidades de populaes que crescem com rapidez, a Etipia e o Sudo planejam desviar mais gua do Nilo do que j desviam. Diante das dificuldades naturais que caracterizam o ciclo hidrolgico nessa regio, como baixa pluviosidade e altas taxas de evaporao, esses desvios feitos no rio acima, poderiam reduzir a quantidade de recursos hdricos disponveis para o Egito, o ltimo pas, ao longo da extenso do rio, que no pode sobreviver sem esses recursos naturais MILLER, Jr, Cincia Ambiental, So Paulo, 2007

7 - (PUC-RIO 2007)

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,OI979048-EI294,00.html A charge apresentada, alm de lembrar os tristes acontecimentos ocorridos h vinte anos, aps o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na Ucrnia, lembra que seus efeitos ainda esto presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupao em escala mundial. Das opes a seguir, marque a nica que NO corresponde a uma

preocupao relacionada ao uso e produo desse tipo de matriz energtica. A) a alta rentabilidade da produo e comercializao de tal energia pode no compensar os eventuais problemas socioambientais e polticos causados pelo vazamento de lixo txico das usinas. B) os projetos de usinagem termonuclear da atualidade esto ligados, na sua totalidade, a desejos geopolticos preocupantes de pases que tm por objetivo o desenvolvimento de um arsenal nuclear que poder, dentre outros problemas, acionar conflitos regionais de impactos globais. C) os custos na construo de um sistema de proteo das usinas termonucleares so muito superiores aos gastos com a manuteno de usinas hidroeltricas, apesar destas, no continente europeu, dependerem dos aspectos morfoclimticos. D) o perigo de doenas graves causadas pelo contato com produtos agrcolas, gua potvel, ar atmosfrico e outros materiais contaminados por radioatividade fazem com que, constantemente, movimentos polticos diversos e a sociedade civil organizada lutem pela no proliferao da produo e comercializao desse tipo de energia. E) o acmulo de lixo txico gerado pelas usinas necessita de cuidados especiais de longo prazo e a proteo permanente para os efeitos nocivos da radioatividade no consenso entre os pesquisadores. 8 - (UDESC 2009-adap) - Sobre a produo de energia nuclear no Brasil, assinale a alternativa correta. A) Das quarenta usinas j previstas apenas 4 esto construdas: Angras 1, 2, e34 B) Santa Catarina o Estado do Brasil com maior produo de energia termonuclear C) Aps os acidentes nucleares no Japo em Fukoshima, os projetos de construo de novas usinas nucleares no brasil esto paralisados D) O custo de gerao de uma usina nuclear menor do que o de todas as demais fontes utilizadas no Brasil, o que pode encarecer o preo mdio da energia no pas E) A energia nuclear responde por uma fatia de 17% da gerao eltrica no

Brasil. 9 - (CEFET-PR) dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renovveis mais utilizadas no Brasil: a) Solar, b) Hidrulica, c) Hidrulica, d) Petrleo, e) lcool, elica e solar. hidreltrica lenha xisto solar e e e e elica. biomassa. solar. lenha.

10 - (FGV) Sobre o consumo de energia no Brasil correto afirmar que: a) a Regio Sudeste no consegue consumir toda a energia que produz; b) o setor residencial e de comrcio representam 80% do consumo total de energia; c) mais da metade da energia consumida no pas provm de fontes renovveis, como a hidrulica e a biomassa; d) nesta dcada, devido s sucessivas crises econmicas, no tem havido aumento do consumo de energia; e) o petrleo e o carvo mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no pas. 11 (ENEM-2008) Uma fonte de energia que no agride o ambiente, totalmente segura e usa um tipo de matria-prima infinita a energia elica, que gera eletricidade a partir da fora dos ventos. O Brasil um pas privilegiado por ter o tipo de ventilao necessria para produzi-la. Todavia, ela a menos usada na matriz energtica brasileira. O Ministrio de Minas e Energia estima que as turbinas elicas produzam apenas 0,25% da energia consumida no pas. Isso ocorre porque ela compete com uma usina mais barata e eficiente: a hidreltrica, que responde por 80% da energia do Brasil. O investimento para se construir uma hidreltrica de aproximadamente US$ 100 por quilowatt. Os

parques elicos exigem investimento de cerca de US$ 2 mil por quilowatt e a construo de uma usina nuclear, de aproximadamente US$ 6 mil por quilowatt. Instalados os parques, a energia dos ventos bastante competitiva, custando R$ 200,00 por megawatt-hora frente a R$ 150,00 por megawatt-hora das hidreltricas e a R$ 600,00 por megawatt-hora das termeltricas. De acordo com o texto, entre as razes que contribuem para a menor participao da energia elica na matriz energtica brasileira, inclui-se o fato de a) haver, no pas, baixa disponibilidade de ventos que podem gerar energia eltrica. b) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser de aproximadamente 20 vezes o necessrio para a construo de hidreltricas. c) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser igual a 1/3 do necessrio para a construo de usinas nucleares. d) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1,2 multiplicado pelo custo mdio do megawatt-hora obtido das hidreltricas. e) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1/3 do custo mdio do megawatt-hora obtido das termeltricas. 12 (IFG) - Para a produo de energia eltrica, faz-se necessrio represar um rio, construindo uma barragem, que ir formar um reservatrio (lago). A gua represada mover as turbinas, que produziro a energia. Os principais impactos ambientais causados por essa construo so: a) aumento da temperatura local e chuva cida; b) alagamentos e desequilbrio da fauna e da flora; c) alagamento de grandes reas e aumento do nvel dos oceanos; d) alterao do curso natural do rio e poluio atmosfrica; e) alagamentos e poluio atmosfrica. 1 (ENEM 2011)

O movimento representado na imagem, do incio dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cvico, A-) aliou-se aos partidos de oposio e organizou a campanha Diretas J. B-) manifestou-se contra a corrupo e pressionou pela aprovao da Lei da Ficha Limpa. C-) engajou-se nos protestos relmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestaes. D-) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou aes revolucionrias armadas. E -) Tornou-se porta-voz da sociedade pressionando no processo de impeachment do ento presidente Collor. 2 (ENEM-2011) No mundo rabe, pases governados h dcadas por regimes polticos centralizadores contabilizam metade da populao com menos de 30 anos; desses, 56% tm acesso internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnao da economia, esses jovens incubam vrus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, pe fogo no prprio corpo em protesto por trabalho, justia e liberdade. Uma srie de manifestaes eclode na Tunsia e, como uma epidemia, o vrus libertrio comea a se espalhar pelos pases vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais como o Facebook e o Twitter ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da frica a ilhas do Golfo Prsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMA, L. A epidemia da Liberdade. Isto Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado). Considerando os movimentos polticos mencionados no texto, o acesso internet permitiu aos jovens rabes A-) reforar a atuao dos regimes polticos existentes. B-) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. C-) manter o distanciamento necessrio sua segurana. D-) disseminar vrus capazes de destruir programas dos computadores. E-) difundir ideias revolucionrias que mobilizaram a populao.

3 (ENEM 2011) TEXTO I A ao democrtica consiste em todos tomarem parte do processo decisrio sobre aquilo que ter consequncia na vida de toda coletividade. GALLO, S. et al. tica e Cidadania. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado). TEXTO II necessrio que haja liberdade de expresso, fiscalizao sobre rgos governamentais e acesso por parte da populao s informaes trazidas a pblico pela imprensa. Disponvel em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010. Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicao, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por: A-) orientarem os cidados na compra dos bens necessrios sua sobrevivncia e bem-estar. B-) fornecerem informaes que fomentam o debate poltico na esfera pblica. C -) apresentarem aos cidados a verso oficial dos fatos. D-) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientizao poltica. E-) promoverem a unidade cultural, por meio das transmisses esportivas

4 (ENEM-2011) Os chineses no atrelam nenhuma condio para efetuar investimentos nos pases africanos. Outro ponto interessante a venda e compra de grandes somas de reas, posteriormente cercadas. Por se tratar de pases instveis e com governos ainda no consolidados, teme-se que algumas naes da frica tornem-se literalmente protetorados. BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na frica: neocolonialismo ou mudanas na arquitetura global? Disponvel em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado). A presena econmica da China em vastas reas do globo uma realidade do sculo XXI. A partir do texto, como possvel caracterizar a relao econmica da China com o continente africano? A-) Pela presena de rgos econmicos internacionais como o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes no se preocupam com a preservao do meio ambiente. B-) Pela ao de ONGs (Organizaes No Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relao aos problemas sociais africanos. C-) Pela aliana com os capitais e investimentos diretos realizados pelos pases ocidentais, promovendo o crescimento econmico de algumas regies desse continente. D-) Pela presena cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaa soberania dos pases africanos ou manipulao das aes destes governos em favor dos grandes projetos. E-) Pela presena de um nmero cada vez maior de diplomatas, o que pode levar formao de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaando os interesses ocidentais 5 - (UNIV. CATLICA Pelotas - Adap) A Bacia Platina formada por grandes bacias secundrias, possuindo o maior potencial hidreltrico instalado no Brasil, e a segunda maior usina hidreltrica construda at hoje. Trata-se da Hidreltrica de: a) Tamoios

b) Sobradinho c) Belo Monte d) Itaipu e) Paraguai 6 (PUC) A Usina de Itaipu um empreendimento conjunto: Paraguai Paraguai; Argentina; Argentina; Paraguai;

a) Brasil b) Brasil c) Brasil d) Argentina e) Brasil Uruguai..

7 - (ENEM- Adap) Assinale a alternativa que demonstra corretamente uma situao atual da geopoltica da Amrica do Sul a-) As FARC continuam atuando em solo Colombiano mesmo sob o governo de Santos, recebendo apoio oficial e militar da Venezuela, Brasil e Bolvia b-) O Candidato Evo Morales, da Venezuela desponta como principal opositor de Hugo Chaves, podendo gerar uma mudana de poltica em breve neste pas. c-) Recentemente o Paraguai passou por uma alterao de poder, onde o presidente Federico Franco foi julgado por opor-se ao interesse popular, sendo substitudo por Francisco Lugo d-) A presidente Kirchner da Argentina entrou em disputa diplomtica com a Inglaterra ao fazer o pedido para que as Malvinas fossem devolvidas ao pas sul americano e-) Recentemente no Chile iniciou-se uma revoluo popular, originada nos estudantes universitrios, que derrubou o governo do Presidente Correa, instaurando um governo de extrema esquerda com coletivizao da terra 8 - (ADVISE 2009) - O Mercosul um processo de integrao econmica regional que objetiva a construo de um mercado comum na Amrica do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta: A) um acordo que regula o livre-comrcio entre os pases membros e entrou em vigor em 1 de janeiro de 1995.

B) um movimento de resistncia ao processo de globalizao econmica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chvez. C) um processo de integrao econmica regional que objetiva a construo de um mercado comum na Amrica do Sul. D)Prope a eliminao das barreiras tarifrias e no-tarifrias no comrcio entre os pases membros e a livre circulao de mo-de-obra e de capitais. E) um bloco econmico fundado na dcada de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. 9 - (UFPB 2009-Adap) - O MERCOSUL e outros blocos econmico-comerciais, como o PACTO ANDINO, o MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (rea de Livre Comrcio das Amricas), constituem tentativas de integrao de alguns pases latinoamericanos para promover os seus interesses diante do comrcio internacional. Que alternativa incorreta ao que se refere ao Mercosul em sua comparao com outros blocos econmicos: A) O MERCOSUL passa por dificuldades de ordem poltica e econmica, uma vez que a Argentina imps barreiras tarifrias aos produtos Brasileiros e recentemente o Paraguai foi suspenso do grupo como punio por alteraes em sua poltica interna B) Desde o momento de sua formao o MERCOSUL teve no somente crescimento de seu PIB como tambm dos pases membros, havendo vrias adeses de pases da Amrica do Sul C) Apesar de vantagens para os pases envolvidos o PIB do MERCOSUL muito inferior ao de outros blocos como a Unio Europeia e o NAFTA D) O PIB do MERCOSUL, entre 1999 e 2011, sofreu considervel reduo, devido desvalorizao das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econmico desses pases. E) Apesar de um nmero crescente de pases adentrarem ao MERCOSUL esse bloco ainda precisa importar produtos de alta tecnologia que no so produzidos pelos pases membros

10 - (VESTIBULAR-TERRA-Adap) Poucos dias aps o incio do processo de revoltas chamado de Primavera rabe, o regime de trs dcadas do ditador egpcio no resistiu presso de militares e da populao, fazendo com que aps 18 dias de violentos protestos este ditador tambm deixasse o poder, em 11 de fevereiro de 2011. Que alternativa demonstra corretamente o nome do exditador e o antigo regime vigente A) Muamar Khadafi Governo Autocrtico, unipartidrio, com censura oficial e nico canal de televiso governamental B) Muamar Khadafi Governo oficialmente democrtico, mas com regras eleitorais que impediam a candidatura de quem no tivesse o apoio do antigo presidente e censura no oficial C) Hosni Mubarak - Governo Autocrtico, unipartidrio, com censura oficial e nico canal de televiso governamental D) Hosni Mubarak - Governo oficialmente democrtico, mas com regras eleitorais que impediam a candidatura de quem no tivesse o apoio do antigo presidente e censura no oficial E) Mahmoud Ahmadinejad - Governo Autocrtico, unipartidrio, com censura oficial e nico canal de televiso governamental

11 (VESTIBULAR-TERRA)O dia 17 de dezembro de 2010 considerado o incio do movimento: nessa data, o comerciante Mohamed Bouazizi ateou fogo ao prprio corpo, em protesto contra as condies de vida em seu pas. O ato motivou uma multido ir s ruas protestar contra o governo, gerando um movimento incontrolvel que se espalhou por diversos pases da regio. Qual foi o pas em que comearam os movimentos que deram origem Primavera rabe? A) Egito B) Bahrein C) Tunsia D) Arbia Saudita E) Lbia

13 - ENEM-2009* Trs pases, Etipia, Sudo e Egito usam grande quantidade da gua que corre pelo Rio Nilo, na frica. Para atender s necessidades de populaes que crescem com rapidez, a Etipia e o Sudo planejam desviar mais gua do Nilo do que j desviam. Diante das dificuldades naturais que caracterizam o ciclo hidrolgico nessa regio, como baixa pluviosidade e altas taxas de evaporao, esses desvios feitos no rio acima, poderiam reduzir a quantidade de recursos hdricos disponveis para o Egito, o ltimo pas, ao longo da extenso do rio, que no pode sobreviver sem esses recursos naturais MILLER, Jr, Cincia Ambiental, So Paulo, 2007 Diante das ameaa qual seria a melhor opo do Egito? a- Entrar em guerra contra a Etipia e o Sudo para garantir seus direitos ao uso da gua b- Estabelecer acordos com a Etipia e o Sudo visando o uso compartilhado dos recursos hdricos c- Aumentar sua produo de gros e export-los elevando sua capacidade econmica de importar gua de outros pases d- Construir aquedutos para trazer a gua de pases que tenham maior disponibilidade deste recursos natural, como o Ir e o Iraque e- Estimular o crescimento de sua populao e, desse modo, aumentar sua fora de trabalho e capacidade de produo em condies adversas. 14 - A seguir temos um grfico que demonstra a variao do preo do barril de petrleo segundo a bolsa de valores de Nova York

Qual alternativa melhor analisa esse grfico? a-) O preo do petrleo se manteve relativamente estvel no perodo, apesar de todos os conflitos no Mundo Islmico b-) O preo do petrleo teve um aumento significativo aps as revolues no Mundo Islmico c-) O preo do petrleo vinha em uma queda grande, devido grande produo, tendo tido uma reverso ao preo original com as atuais crises no Mundo Islmico d-) O preo do petrleo sempre est em ascenso uma ver que se trate de um recurso no renovvel

15 - (Ufba 2010 adap)

Pases com arsenais nucleares

Pases com programa de armament o nuclear

Inglate rra Paquist o ndia

Estado s Unidos Rssia

Frana

Nmero de ogivas

27000

484 0

180

30 0

160 60

60

80

Meno s de 0 10

Gastos militares anuais (em 546 bilhes de dlares) Signatrio do Tratado de No Sim Prolifera o Nuclear

35

58

53

35

4,5

24

12

12

Sim Sim

Si m

Si m

N o

N o

N o

No

O que falso a respeito de possveis anlises da tabela acima: a-) Os Estados Unidos visivelmente investem mais em poder militar do que qualquer outro pas do mundo, possuindo um poder destrutivo incrivelmente maior b-) Os pases que so membros do conselho de segurana da ONU tambm so os que possuem o maior arsenal nuclear c-) Claramente Ir e Coreia do Norte so ameaas nucleares e fazem investimentos exorbitantes em exrcito, se comparados aos outros pases do mundo d-) Os pases que no assinaram o tratado de No Proliferao Nuclear possuem uma quantidade mnima de armas nucleares se comparados aos

Coreia do Norte Ir
6,6 Sim

China

Israel

pases que assinaram o tratado 1 2012 ano de eleies no Brasil a-) Para quais cargos as pessoas votaro nestas eleies? b-) Que outros cargos so eletivos, mas no esto em disputa nessas eleies c-) Cite outros 4 cargos que existem no governo brasileiro mas no so eletivos d-) Quais as diferenas nas funes de um vereador para um prefeito? 2 O Cartunista Glauco apresenta em forma de charges uma crtica ao processo eleitoral brasileiro:

Utilizando-se de elementos presentes na charge explique por que motivo as doaes annimas para a campanha eleitoral podem prejudicar a democracia em nosso pas 3 Abaixo encontram-se dois quadros finais de medalhas olmpicas: Londres

2012 e Montreal 1976, demonstrando respectivamente as medalhas de ouro, prata, bronze e o nmero total de medalhas Em seguida encontra-se o quadro de medalhas das paraolimpadas de Londres 2012. Olimpadas Londres 2012

Montreal - 1976

Paraolimpadas Londres 2012

a-) Que grandes transformaes do cenrio geopoltico das ltimas dcadas pode ser percebida atravs das mudanas no quadro de medalhas? b-) Comparando o quadro de medalhas olmpicas de 2012, com o quadro de medalhas paraolmpicas, podemos chegar a que dedues a respeito da incluso dos portadores de deficincia nos pases envolvidos?

4 Recentemente o Paraguai passou por uma troca presidencial, o ento presidente Lugo foi substitudo por Franco. a-) Explique dentro de um contexto interno do Paraguai o processo que levou troca presidencial b-) Explique como uma situao que era interna do Paraguai tomou ares internacionais com o envolvimento da Venezuela, Brasil, Argentina e Uruguai c-) Relacione a charge abaixo com o episdio do Paraguai, explicando os elementos contidos na mesma.

5 Explique o que o site Wikileaks, criado por Julian Assange 1 Os dois discursos citados abaixo foram apresentados por candidatos prefeitura de So Caetano, no processo de propaganda eleitoral de 2012. Leia os dois fragmentos e depois responda s questes: Fragmento I Segundo a pesquisa encomenda o candidato A tem 38% das intenes de voto. So quase cinquenta mil votos! O candidato A j tem 50 mil votos! Votar em outro candidato seria jogar o seu voto fora Fragmento II importante para que So Caetano volta a crescer que alm de escolher o

candidato B para que como prefeito possa criar leis que faam nossa cidade avanar, tambm se vote nos vereadores do mesmo partido para que possam fiscalizar o prefeito garantindo que esse faa as melhores leis pra nossa cidade Apesar de serem informaes oficiais realizadas durante a campanha , em ambos os casos elas apresentam erros. Analisando cada uma dos fragmentos demonstre o erro cometido em cada um deles, explicando por que motivo a argumentao apresentada incorreta. Abaixo h dois fragmentos de notcias de pases diferentes. Leia cada um dos fragmentos e depois responda questo Fragmento I BBC LONDRES Reino Unido Em embaixada, Assange visto como frio e tem cota para receber visitas Aps mais de dois meses de "refgio" na embaixada equatoriana em Londres, o australiano Julian Assange passou aos diplomatas do local a imagem de "frio" e "discreto". Ele ocupa uma das oito salas do edifcio e pode receber uma cota mxima de convidados por dia. (...)Embora tenha recebido asilo do governo do Equador, a Gr-Bretanha j afirmou que pretende prend-lo e entreg-lo ao governo da Sucia, com o objetivo de cumprir um acordo de extradio. O governo britnico chegou a cogitar uma invaso do edifcio, baseando-se em uma lei interna que retiraria o status de embaixada do local. Assange e sua defesa sustentam que, na realidade, so os Estados Unidos que querem julgar o fundador do WikiLeaks por ter divulgado milhares de documentos secretos. (...) Entretanto a acusao formal realizada de crime sexual, tanto no Reino Unido como na Sucia. (...)Estas duas mulheres tm o direito de que juzes decidam sobre seu caso e que no haja impunidade" Fragmento II Ahora Havana Cuba Assange louva o corajoso e independente Equador

O fundador do site de mdia alternativo Wikileaks Julian Assange, atualmente sob asilo poltico na embaixada equatoriana em Londres agradece ao presidente Rafael Correa do Equador, em Quito, por seu ato de ousadia e coragem de se opor a poderosas foras internacionais em nome da verdade e da liberdade de expresso. Segundo Assange no da Inglaterra e nem do seu pas natal, a Austrlia, que chegou a oportunidade de continuar seu heroico trabalho de expor as atrocidades cometidas pelas grandes potncias, mas de um simples pas da Amrica Latina, terra de liberdade de independncia de pensamento. (...) De forma autoritria o governo do Reino Unido ameaa invadir a embaixada Equatoriana para retirar Assange a fora e proceder com a extradio que pode leva-lo aps escalas na Sucia, at os Estados Unidos, onde o co-fundador do Wikileaks, Manning, est preso incomunicvel h mais de 800 diase sem ter recebido julgamento desde 2010 a-) Explique com as suas palavras a questo que ambos os jornais apresentam b-) Demonstre como, apesar de no haver nenhuma informao incorreta sendo passada em nenhuma das duas notcias, o posicionamento ideolgico de cada jornal pode ser facilmente percebido. 9 (ENEM- Adap) Assinale a alternativa que demonstra corretamente uma situao atual da geopoltica da Amrica do Sul a-) As FARC continuam atuando em solo Colombiano mesmo sob o governo de Santos, recebendo apoio oficial e militar da Venezuela, Brasil e Bolvia b-) O Candidato Evo Morales, da Venezuela desponta como principal opositor de Hugo Chaves, podendo gerar uma mudana de poltica em breve neste pas. c-) Recentemente o Paraguai passou por uma alterao de poder, onde o presidente Federico Franco foi julgado por opor-se ao interesse popular, sendo substitudo por Francisco Lugo d-) A presidente Kirchner da Argentina entrou em disputa diplomtica com a Inglaterra ao fazer o pedido para que as Malvinas fossem devolvidas ao pas sul americano e-) Recentemente no Chile iniciou-se uma revoluo popular, originada nos estudantes universitrios, que derrubou o governo do Presidente Correa, instaurando um governo de extrema esquerda com coletivizao da terra

12 PPUC_PR - Transportes e comunicaes esto estreitamente ligados ao desenvolvimento de uma regio, um pas ou do prprio mundo. Conforme as especificidades da rea onde so usados, os transportes obedecem a uma hierarquia de economia e rendimento. I - O transporte fluvial normalmente necessita de uma intensa infraestrutura de apoio em forma de eclusas, canais, dragagem, terraplanagem do vale, etc, tornando esse transporte muito caro, apesar de eficiente, como acontece no rio Amazonas e Paraguai por sua grande declividade. II - O transporte martimo fundamental na movimentao de grandes cargas como petrleo e granis em geral. O gasto de energia baixo, mas implica construo e utilizao de portos e a sujeio aos cartis internacionais do frete. III - O transporte rodovirio passvel de maior desgaste e consome mais combustvel. Entretanto no necessita de baldeaes e leva, vantagem nas distncias curtas com a entrega porta a porta. IV - O transporte ferrovirio atualmente lento se comparado ao rodovirio, no se prestando por isso para levar cargas a grandes distncias. Alm disso, em confronto com as modernas rodovias, o material das ferrovias de pouca durabilidade e elevado custo de manuteno. Os trens so muito pouco usados na Amrica anglo-saxnica. So afirmaes certas apenas a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) II, III e IV. e) I, II e III.

2 Sobre a revoluo ocorrida no incio de 2011, no Egito responda: a-) Situe a revoluo Egpcia dentro do contexto mundial da primavera rabe b-) Explique como que aps a derrubada do governo ditatorial o Egito se organizou, especialmente a polmica causada em torno do novo presidente eleito

c-) Explique o posicionamento do autor de cada uma das charges abaixo em referncia ao governo de Mursi, utilize-se de elementos da charge para justificar a sua colocao

3 - Recentemente o Paraguai passou por uma troca presidencial, o ento presidente Lugo foi substitudo por Franco. a-) Explique dentro de um contexto interno do Paraguai o processo que levou troca presidencial b-) Explique como uma situao que era interna do Paraguai tomou ares internacionais com o envolvimento da Venezuela, Brasil, Argentina e Uruguai c-) A charge abaixo foi produzida no prprio Paraguai, se referindo s repercusses internacionais sobre o ocorrido em sua poltica interna. Utilize-se de elementos presentes na charge para explicar a opinio do cartunista sobre o ocorrido

4 Em agosto de 2012 o governo brasileiro aprovou novas regras para o sistema de cotas universitrias nas universidade federais, ampliando a ideia das cotas raciais para as cotas sociais. a-) Explique como funciona o sistema de cotas e a diferena das cotas raciais para as sociais b-) Explique a argumentao que fundamenta a poltica de cotas c-) Atravs de elementos das charges abaixo demonstre a opinio de seu criador a respeito das cotas.

5 No processo de regulamentao da categoria de trabalho dos caminhoneiros no Brasil o governo brasileiro imps leis referentes jornada mxima de trabalho e obrigatoriedade de perodos de descanso. Essas medidas que teoricamente deveriam defender os caminhoneiros foi recebida de forma negativa e gerou paralizaes em diversos estados do Brasil. a-) Por que motivo uma medida que aparentamente d mais direitos trabalhistas aos caminhoneiros pode ser recebida negativamente por eles b-) Os impactos da nova regulamentao j est sendo sentido em diversos setores da economia brasileira. O milho, transportado da regio centro oeste, j est cerca de 20% mais caro e o preo do frango e gado podem sofrer um acrscimo de at 40%. Produtos como empanados de frango popularmente conhecidos por nuggets podem receber reajuste ainda maior. Explique como que a mudana da regulamentao de trabalho dos caminhoneiros pode ter um impacto de forma to exponencial em nossa economia. 3 - A recente troca de poder presidencial no Paraguai, com a substituio do presidente Lugo pelo presidente Fraco demonstra como que os pases no so estanques ou podem ser entendidos isoladamente, pelo contrrio um complexo cenrio internacional formado no por pases homogneos, mas por grupos diversos, ora nacionais ora internacionais, criam um complexa teia onde ocorridos em um pas podem ter repercusses mundiais. a-) Explique como o ocorrido no Paraguai pode se tratar de um exemplo para a

situao descrita no enunciado b-) Na charge a seguir identifique pelo menos 4 personagens que simbolizam posicionamentos ideolgicos em seus pases e interprete a charge a partir da relao de elementos da mesma com os posicionamentos representados

5 Produza um pequeno texto (entre 10 e 15 linhas) contextualizando a situao das revoltas populares na Sria no cenrio da primavera rabe. Estabelea as principais diferenas e as principais semelhanas entre o caso da Sria e seus pases vizinhos.

Questo 2 No incio de 2012 o Brasil comemorou atingir o 6 lugar na lista dos pases com melhores PIBs, ao mesmo tempo somos apenas o 84 Lugar no que diz respeito ao IDH, o que demonstra que o Brasil um pas de contradies a-) Explique o que significam esses dois indicadores (no somente as siglas, mas o que esses dados significam na prtica) b-) Veja os dois grficos abaixo e o relacione com o contexto poltico e econmico que o Brasil est vivendo

(DICA: O grfico Raking de IDH demonstra a posio que o Brasil se encontro no IDH, portanto quanto mais alto, mais pases possuem o IDH mais evoludo que o do Brasil.)

Questo 3 O Brasil, a semelhana de outras democracias modernas como Frana e Estados Unidos, vivencia uma democracia indireta, representativa, dividida em 3 poderes: legislativo, executivo e judicirio a-) Explique as funes de cada um destes trs poderes b-) Explique todos as etapas para uma lei ser criada no Brasil segundo essa tripartio (desde a sua elaborao at ela passar a valer de fato)

Questo 4 A prxima Copa do Mundo, 2014, ser sediada pelo Brasil, sendo a segunda vez que nosso pas recebe tal evento (a primeira foi em 1950). Entretanto uma srie de polmicas esto sendo geradas a esse respeito, desde a intromisso da FIFA em leis brasileiras como o atraso nas obras. a-) Produza um pargrafo demonstrando as vantagens e as desvantagens do Brasil sediar um evento como esse b-) Qual o posicionamento de cada um dos chargistas sobre o Brasil sediar a copa? Explique usando elementos da charge.

Questo 5 Leia a notcia a seguir: Petrobrs anuncia que vai insistir em reajustes 26 de junho de 2012 | Categoria: Empresas Os reajustes da gasolina e do diesel autorizados pelo governo na semana passada so insuficientes para amenizar as perdas da Petrobrs e a estatal vai exigir novos aumentos. A posio da empresa foi reafirmada ontem pela diretoria durante a apresentao do plano de negcios para o perodo 20122016. No evento, os diretores insistiram em demonstrar que os reajustes da gasolina (7,83%) e do diesel (3,94%), em vigor desde ontem, no compensaram integralmente a defasagem de preos. Entretanto o governo brasileiro negou a possibilidade de um reajuste de 20% dos combustveis conforme o solicitado, informando que isso poderia desestabilizar a economia brasileira em poca de crise. Jornal da Tarde (adap) a-) Por que motivo um reajuste de 20% no combustvel poderia desestabilizar a economia? Explique que setores e que valores da economia brasileira poderiam ser afetados com isso. b-) Caso esse reajuste ocorresse em um pas europeu ou nos Estados Unidos esse impacto poderia ser ainda maior. Explique o motivo disso levando em conta a matriz energtica dos pases citados.

Questo 6 - Uma lista promulgada pelo ONU no incio de 2012 colocou o Brasil como um dos seis pases do mundo onde o trabalho escravo, embora seja proibido por lei, seja uma prtica ainda vigente. Esta lista agilizou o governo brasileiro a votar a chamada PEC do Trabalho Escravo, aprovada em carter de urgncia no final de maio. a-) O Que uma PEC? b-) Explique trs formas pelas quais o trabalho escravo ainda existe no Brasil nos dias de hoje. Questo 7 Desde 2008 a crise internacional j levou a falncia milhares de empresas, entre elas a Ferrari e GM (matriz mundial), j levou a derrubadas de governo como na Grcia ou na Itlia, a milhes de manifestantes em protestes desde os Estados Unidos, Inglaterra, Frana, entre outros. a-) Explique como essa crise se originou e como foi possvel que ela se espalhasse para os demais pases a nvel mundial. b-) Nem todos os pases sofrem de forma igual com a crise. Cite e explique o caso de dois pases onde a crise foi benfica para a economia. Questo 8 Utilizando-se do que aprendemos sobre anlise de charge responda s perguntas Questo 3 O Brasil, a semelhana de outras democracias modernas como Frana e Estados Unidos, vivencia uma democracia indireta, representativa, dividida em 3 poderes. a-) Explique qual a funo de cada um destes trs poderes. b-) Explique como essa tripartio de poderes agiu no que diz respeito aprovao do cdigo florestal c-) Explique a relao que essa tripartio de poderes tem com a crise da base aliada do governo Dilma Questo 4 A prxima Copa do Mundo, 2014, ser sediada pelo Brasil, sendo

a segunda vez que nosso pas recebe tal evento (a primeira foi em 1950). Entretanto uma srie de polmicas esto sendo geradas a esse respeito, desde a intromisso da FIFA em leis brasileiras como o atraso nas obras.

a-) Explique, atravs de exemplos presente na charge a seguir, o conflito ocorrido entre a FIFA e o Brasil no que diz respeito Lei Geral da Copa

b-) Qual o posicionamento de cada um dos chargistas abaixo sobre o Brasil sediar a copa? Explique usando elementos da charge. Questo 5 A Palestina em 2011 entrou com novo pedido na ONU para ser reconhecida como Estado Independente segundo das fronteiras de 1967. Entretanto tal solicitao foi negada pelo conselho de segurana. a-) Explique as origens do conflito entre Israelenses e Palestinos b-) Atravs de elementos presentes nas charges determine o posicionamento ideolgico poltico de cada um dos cartunistas a seguir:

Legenda: Eu quero ser com voc quando eu explodir

Questo 6 - Uma lista promulgada pelo ONU no incio de 2012 colocou o Brasil como um dos seis pases do mundo onde o trabalho escravo, embora seja proibido por lei, seja uma prtica ainda vigente. Esta lista agilizou o governo brasileiro a votar a chamada PEC do Trabalho Escravo, aprovada em carter de urgncia no final de maio. a-) Explique trs formas pelas quais o trabalho escravo ainda existe no Brasil nos dias de hoje. b-) Explique porque motivo to difcil combater esse tipo de trabalho mesmo em um pas que possui modernas tecnologias como o Brasil atual Questo 7 Foi aprovado em junho de 2012 um novo cdigo florestal para o Brasil, apesar de ter tido algumas partes vetadas a maior parte do cdigo comear a valer aps a sua publicao no dirio oficial, caso no haja objeo no congresso parte vetada pela presidente Dilma. a-) O cdigo foi intensamente polmico pois recebeu crticas severas tanto por parte dos ruralistas como por parte dos ecologistas. Explique o que cada grupo criticava neste cdigo b-) Cada uma das charges abaixo possui alguma crtica especfica a situaes envolvendo a aprovao do novo cdigo. Relacione a opinio do cartunista com o aspecto criticado demonstrando a relao atravs de elementos presentes na charge

Legenda: atirem a vontade Nos tanques: wwf, greenpeace, sos mata atlntica, oxfarm

Questo 8

Observe o mapa abaixo que mostra os pases nos quais os Estados Unidos possuem bases militares permanentes:

a-) Nomeie as principais regies que possuem as tropas americanas b-) Cite ao menos 3 pases na imagem e explique o motivo pelo qual os Estados Unidos mantm as suas tropas nestas regies

a-) Qual o tema da charge? b-) Defina o posicionamento do chargista a partir de elementos presentes na charge

Questo 9 Veja o grfico abaixo sobre a dvida de pases europeus:

a-) A partir de que ano as dvidas pblicas comeam a subir? Que importante acontecimento deste ano levou ao crescimento da dvida pblica? b-) Explique o impacto dos dados apresentados neste grfico com a situao atual da Grcia.

Questo 10 Utilize as informaes deste grfico para explicar o crescimento dos protestos populares nos pases indicados e a sua relao com o movimento Anonimous

2 Ano Questo 1 - Trs importantes leis esto tramitando no congresso americano a respeito do controle da Internet, e geram muita polmica. Trata-se da SOPA, PIPA e ACTA. Segundo o governo americano essas leis tem como objetivo o combate da pirataria online, entretanto segundo vrios movimentos de oposio, elas poderiam ser usadas como instrumento de censura de contedo ou punio por posicionamento poltico ideolgico. a-) Quais seriam as mudanas legais a partir da criao destas trs leis? O que elas modificam de fato na antiga forma de se combater a pirataria? b-) Explique como essas leis impactaram o mundo como um todo, usando como exemplo ao menos 3 pases alm do Brasil. c-) Explique atravs de elementos presentes na charge, o posicionamento de cada um dos dois autores a respeito destas leis:

Questo 8 Veja o mapa abaixo sobre a distribuio das reservas de petrleo

no mundo em 2010

a-) Alm da gasolina, cite e explique duas outras aplicaes que o petrleo possui b-) Faa um texto demonstrando a relao entre as reservas de petrleo demonstradas no mapa e a presena das tropas americanas em outros pases do mundo.

1 Foi aprovado ms passado um novo cdigo florestal para o Brasil, este polmico cdigo est sendo discutido desde o governo Lula e j foi vetado algumas vezes. Mesmo aps anos de discusso algumas de suas partes ainda foram vetadas pela atual presidente Dilma. a-) Quais so os principais pontos contraditrios deste cdigo b-) Uma das principais crticas que est sendo feita a respeito do cdigo se recai do PC do B, conforme demonstra a charge a seguir. Explique que atitudes deste partido referente ao cdigo permitiram a crtica presente na charge

2 - Uma lista promulgada pelo ONU no incio de 2012 colocou o Brasil como um dos seis pases do mundo onde o trabalho escravo, embora seja proibido por lei, seja uma prtica ainda vigente. Esta lista agilizou o governo brasileiro a votar a chamada PEC do Trabalho Escravo, aprovada em carter de urgncia no final de maio. a-) O Que uma PEC? b-) Explique trs formas pelas quais o trabalho escravo ainda existe no Brasil nos dias de hoje. 3 Veja a seguir um conjunto de grficos demonstrando o compartamento de alguns ndices de bolsas de valores do Brasil e do mundo.

a-) Faa uma anlise comparativa entre o comportamento das trs bolsas indicadas b-) Demonstre e explique a relao entre o comportamento da Bovespa e as transformaes na Taxa Selic criadas pelo governo nestes meses. 4 - (Fuvest 2010 Adaptada) Analise os grficos a seguir e a partir deles produza um pargrafo estabelecendo um panorama da distribuio de terras no Brasil, especialmente no que diz respeito entre a existncia de latifndios e minifndios.

5 Explique o que foi o encontro chamado de Cpula das Amricas, ocorrido na colmbia em 2012. Dentro deste eventos 3 pontos principais de polmica ocorreram, a questo das Malvinas, do combate ao Narcotrfico e a questo de Cuba. Explique o porque cada um destes assuntos to complexo de ser discutido e em nenhum dos casos houve consenso. 6 A seguir temos duas charges a respeito da reeleio do presidente russo Vladmir Putin:

a-) O que representa o urso, animal que aparece nas duas charges? b-) Qual a opinio de cada um dos chargistas a respeito das eleies na Rssia e especificamente do presidente reeleito? 7 Ocorridos em diversos pases, entre eles Frana e Grcia, permitem que alguns analistas polticos estejam falando na possibilidade do retorno do socialismo. Explique, em especial, como o socialismo est em uma escalada de crescimento da Grcia, os motivos que levam a isso e a relao deste crescimento com o grupo chamado Syriza. 8 Leia o fragmento da notcia abaixo: Kirchner chega ONU para reivindicar Malvinas aps anncio de referendo Reunio em Nova Iorque coincide com o 30 aniversrio do final da guerra de 1982 que terminou com a vitria britnica Publicado em 13/06/2012, s 17h27 Da AFP

A presidente argentina, Cristina Kirchner, apresenta-se nesta quinta-feira (14) diante do Comit de Descolonizao da ONU para reivindicar a soberania de seu pas sobre as Malvinas, em uma indita visita apimentada pelo recente anncio da Gr-Bretanha de um referendo entre os moradores da ilha. A reunio em Nova Iorque coincide com o 30 aniversrio do final da guerra de 1982 que terminou com a vitria britnica, e se espera que nessa ocasio Kirchner responda ao anncio de tera-feira da realizao de um referendo em 2013 para que os 3.000 habitantes das ilhas se pronunciem sobre seus status poltico. (Jornal do Comrcio http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2012/06/13/ kirchner-chega-a-onu-para-reivindicar-malvinas-apos-anuncio-de-referendo45451.php) a-) Explique os motivos que levam atual disputa a respeito das Malvinas e ao menos um argumento utilizado por cada um dos lados b-) Qual o posicionamento do jornal a esse respeito? Demonstre isso por fragmentos do texto.

9 As reas de livre comrcio, muito populares nos anos 90 e 2000, enfrentam dificuldades atualmente devido ao agravamento da crise internacional. Explique por que motivo tanto o mercosul, como a Unio Europeia passam por dificuldades e que fatores nestes dois grupos colocam em risco a prpria existncia do grupo. 10 Como funciona a diviso de trs poderes existente no Brasil. 2 A seguir encontra-se um pequeno acervo de charges a respeito das leis SOPA, PIPA e ACTA. a-) O que so essas trs leis e onde esto sendo criadas? (0,5) b-) Escolha duas destas charges para as relacionar com o contexto em que esto sendo produzidas. Utilize elementos presentes nelas para demonstrar o

posicionamento de seu criador. (1,5)

(Ns somos annimos Nossa corporao est pronta para vencer milhes destas mscaras e camisetas para os que protestam no movimento Occupy em WallStreet

- Ns estamos protegendo vocs dos piratas!

- Mas eu estava procurando no google a constituio.

(Descanse em Paz) - Ainda no

- O intuito destas leis combater a pirataria on-line e no dar ao governo o poder de censurar a Internet e a liberdade de expresso - A segunda parte foi apenas um feliz acidente.

- Mas eu no fiz nada de errado - Voc emprestou o quarto que guardou um computador que j tinha sido usado para acessar um site que algum dia chegou a possuir alguns arquivos, ou seja, voc to culpado como todos os outros.

- Super Autoestrada da informao 3 Em cada uma das charges a seguir, explique, atravs de elementos presentes nas mesmas, qual a opinio de cada um dos autores sobre a mdia. (1,0)

4 Sobre a permanncia das tropas americanas no Iraque e no Afeganisto responda: a-) Qual a justificativa dada pelos E.U.A. para cada um destes casos? (0,25) b-) Utilizando-se de elementos presentes em cada uma das charges abaixo demonstre o posicionamento dos seus autores a esse respeito (0,75)

Dilema do Afeganisto Devo ir ou devo ficar?

4 Leia a notcia a seguir e depois responda s questes: Novas regras para estrangeiros Desde quarta-feira, estudantes estrangeiros participantes do Programa de Estudantes Convnio de Graduao (PEC-G) no Brasil tiveram suas bolsas reajustadas no valor do novo salrio mnimo (R$ 622). De acordo com portaria publicada no Dirio Oficial da Unio, novas regras foram estipuladas para estes estudantes. As bolsas podero ser emergenciais ou regulares, com durao de seis meses, passveis de renovao. O estudante no pode acumular a bolsa de estudos com outros benefcios financeiros e precisa estar sujeito s normas vigentes do PEC-G e s normas internas da instituio de ensino superior onde est matriculado. O PEC-G oferece oportunidades de formao superior a cidados de pases em desenvolvimento com os quais o Brasil mantm acordos culturais. Desenvolvido pelos ministrios das Relaes Exteriores e da Educao, em parceria com universidades pblicas e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com ensino mdio completo, para realizar

estudos de graduao no Brasil. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduao. Em contrapartida, deve atender a alguns critrios, entre eles, provar que capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de concluso do ensino mdio e proficincia em lngua portuguesa, no caso dos alunos de naes fora da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP). A cada seis meses, o Ministrio das Relaes Exteriores abre, mediante edital, prazo para candidaturas de estudantes s bolsas regulares, vinculadas ao bom desempenho do beneficirio. Fonte: http://www.correio24horas.com.br/ a-) O programa PEC-G descrito na notcia acima possui algumas semelhanas com outro programa governamental, o Cincias sem Fronteiras, que estudamos durante o bimestre. Explique o que e quais os objetivos deste programa. (0,5) b-) De acordo com os dados presentes na notcia, explicite quais so as principais diferenas entre os programas (0,5) c-) Escreva um pargrafo expondo ou argumentos favorveis ou argumentos desfavorveis ao programa PEC-G tal como apresentado aqui. (1,0) 5 A seguir encontra-se um mapa demonstrando o resultado do PISA-2009. Trata-se de um exame internacional visando comparar a qualidade do ensino Olhando no mapa cite dois pases que esto na categoria melhores desempenhos e dois pases que esto na categoria piores desempenhos (0,25) a-) Olhando no mapa cite dois pases que esto na categoria melhores desempenhos e dois pases que esto na categoria piores desempenhos (0,25) b-) Que caractersticas temos em comum entre os melhores colocados? E quais as caractersticas em comum aos piores? (0,5) C-) Relacione os dados presentes neste mapa com os dados referentes ao PIB, que esto apresentados na questo 1. Escreva um pargrafo demonstrando possveis relaes que podem ser feitas entre essas informaes. (0,75)

6 Leia a notcia a seguir:

Crise na base aliada de Dilma impede votao 22/03/12 s 00:00 atualizado s 21:36 A crise na base aliada da presidente Dilma Rousseff impediu a votao do projeto da Lei Geral da Copa ontem. O principal foco de insatisfao a falta de uma data para a votao do novo cdigo florestal, mas partidos aliados aproveitaram o clima de insatisfao na Casa para impedir a aprovao do projeto da Copa.

A sesso foi tumultuada. Quase todos os partidos da base aliada se posicionaram contra a votao do projeto. Eles ameaaram apoiar um requerimento da oposio que pedia a retirada de pauta. Por fim, decidiram por obstruir a sesso impedindo que se alcanasse o qurum de 257 deputados para a votao do requerimento. Com isso, o presidente da Cmara, Marco Maia (PT-RS), encerrou os trabalhos. A votao da Lei da Copa ficou para a prxima semana. Um dos lderes a encaminhar pela obstruo, Henrique Eduardo Alves (PMDBRN). Se fosse votar o mrito temo que no tivssemos votos para aprovar, o que seria uma sinalizao ruim do pas para a Fifa. Ento precisamos trabalhar para que essa maioria silenciosa de hoje se transforme numa maioria estridente a favor na semana que vem. Fonte: http://www.bemparana.com.br a-) O que original a crise na base aliada citada na notcia? (0,5) b-) Se a presidente Dilma j foi eleita e ainda estamos h mais de dois anos de uma possvel candidatura reeleio, por que motivo a oposio partidria pode ser prejudicial a ela? (0,5) c-) Segundo a notcia, quais so os impactos imediatos e a mdio prazo caso essa crise poltica se mantenha? (0,5) Comunicado do Ipea analisa as relaes Brasil-China

Estudo precede visita da presidenta Dilma Rousseff ao pas asitico Foto: Sidney Murrieta

Ipea divulga estudo sobre as relaes bilaterais entre Brasil e China A China j o maior importador dos produtos brasileiros desde 2009 quando deslocou os Estados Unidos, absorvendo 15,2% do total exportado pelo Brasil, (chegando a quase 30% no incio de 2012). Estados Unidos e Europa, que eram os principais importadores brasileiros, perdem sua importncia nos ltimos anos, tendo um recuo de quase 50% para algo em torno de 15% das importaes brasileiras. As relaes comerciais Brasil-China, entre 2000 e 2010, tiveram crescimento superior elevao do comrcio entre o Brasil e o mundo. Entre 2000 e 2010, as exportaes brasileiras para a China elevaram-se de US$ 1,1 bilho 2% do total das exportaes do Brasil para US$ 30,8 bilhes 15% do total, ao passo que as importaes brasileiras da China cresceram de US$ 1,2 bilho 2% do total para U$ 25,6 bilhes 14% do total. Ao longo desse perodo, o saldo foi positivo para o Brasil em seis anos.

Carta Resposta do site PirateBay localizado na Sucia: como vocs podem no saber, a Sucia no um estado nos Estados Unidos da Amrica. A Sucia um pas ao norte da Europa. A no ser que j tenham percebido agora, a lei americana no se aplica aqui. Para a sua informao

nenhuma lei sueca foi violada. Qualquer novo contato em forma de ameaa legal ser considerado: a- Motivo de divulgao pblica de nossa resposta para a vergonha de vocs b- Levantamento deste ocorrido ao governo sueco uma vez que segundo nossas leis proibido que qualquer estrangeiro faa ameaa aos cidados suecos em territrio sueco baseando-se em leis internacionais

3 - Sobre a permanncia das tropas americanas no Iraque e no Afeganisto responda: a-) Qual a justificativa dada pelos E.U.A. para cada um destes casos? (0,5) 4 Desde a crise de 2008-9 at os dias de hoje o mundo viu uma srie de intensos protestos anti-governamentais ou anti-capitalistas, que vo desde derrubadas de governo na regio do Magreb a movimentos como o Occupy que atingiram os principais pases do mundo, ou ainda o grupo anonymous. A seguir

encontra-se um mapa mostrando parte destes conflitos.

a-) Qual a origem do movimento Occupy? Explique como ele se desenvolveu em pelo menos dois pases (0,5) b-) Escolha ao menos dois pases pintados em laranja e explique a situao presente nele que faz com que ele esteja nesta categoria de intensa disputa pelo poder (0,5) c-) Produza um pargrafo relacionando a situao de protestos e instabilidades governamentais apresentados neste mapa com o cenrio econmico apresentado pelos grficos de PIB na questo 1 desta avaliao (1,0)

5 Sobre a atual situao de conflitos entre Israel e Palestina responda: a-) Quais so as origens histricas do conflito? (0,5)

b-) Posicionamento atual da ONU sobre a situao. (0,5) c-) Exponha dois argumentos ou contrrios, ou favorveis proposta da volta das fronteiras histricas segundo estabelecidas pela ONU na formao de Israel ou ento segundo o armistcio aps a guerra dos 6 dias. (1,0)

You might also like