You are on page 1of 15

CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAO SOCIAL

HABILITAO EM JORNALISMO

PROJETO DE PESQUISA PARA TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

JUIZ DE FORA ABRIL DE 2012

A VISIBILIDADE DA PARTICIPAO BRASILEIRA NAS OLIMPADAS SEM A COBERTURA DA REDE GLOBO MICHELLE DA SILVA LUCIANO

Projeto de Pesquisa apresentado disciplina Projeto Experimental I, como requisito para elaborao da monografia ou projeto experimental de concluso do curso de graduao em Comunicao Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

JUIZ DE FORA ABRIL DE 2012

SUMRIO

1- DELIMITAO E JUSTIFICATIVA DO TEMA

2- FUNDAMENTAO TERICA

3- OBJETIVOS 3.1- GERAL 3.2- ESPECFICO

4- METODOLOGIA

5- SUMRIO PRELIMINAR

6- CRONOGRAMA

7- REFERNCIAS PRELIMINARES

1- DELIMITAO E JUSTIFICATIVA DO TEMA

O esporte capaz de despertar os mais loucos sentimentos em curto espao de tempo, quebrar barreiras, deixar de lado as diferenas e unir povos em nome de uma paixo, torcer pelo seu time. De tempos em tempos essa paixo ganha um pouco mais de destaque e importncia com grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpadas. Pases param para acompanhar seus atletas e se sentem realizados com suas conquistas, como se naquele momento nada mais importasse e a vitria fosse o suficiente. No Brasil no diferente. A torcida se envolve, se mobiliza, acorda de madrugada para acompanhar os jogos, enfeita as ruas, vai para a casa do vizinho, rene a famlia, tudo festa. Principalmente quando se trata de futebol, que o esporte nmero um do torcedor brasileiro. Essa paixo se mistura com a histria da ascenso do jornalismo esportivo, que tinha um espao restrito nos veculos impressos at o incio do sculo XX. S em meados de 1920, com a popularizao do futebol, que as notcias esportivas comearam a ter maior destaque. O rdio marcou a histria da imprensa esportiva no Brasil. Foi com as transmisses de rdio que a populao pode acompanhar a Seleo Brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1938, na Frana, o fato foi um marco no s para o futebol do pas, mas principalmente para a comunicao que, pela primeira vez, enviou uma equipe para fazer a cobertura de um evento internacional. Pode- se dizer que foi atravs do rdio que o brasileiro ampliou sua paixo por futebol e mesmo por outros esportes. Alm disso, o rdio criou tendncias no modo de narrar e cobrir as competies esportivas. Com o passar dos anos e o surgimento da TV, aos poucos o esporte tambm ganha seu espao nas telinhas. O aumento do interesse do pblico em acompanhar as competies e novidades do mundo esportivo fez com que tivessem investimentos em programas com contedo exclusivo sobre esportes. Nessa linha surge o Esporte Espetacular, em 1973, e o Globo Esporte (produzido e transmitido pela rede Globo), 1978, comeava uma histria que deu muito certo e que mais tarde iria se transformar em excelncia e tradio nas transmisses esportivas.

A Rede Globo passou a investir pesado no esporte a partir de meados dos anos 80, com equipamentos de ltima gerao e sempre qualificando os melhores profissionais. Muitos brasileiros no conhecem outra emissora quando se fala em coberturas internacionais, j que desde essa poca, quase todos os grandes eventos esportivos mundiais foram transmitidos, com exclusividade, pela emissora. Agora, os torcedores brasileiros tero uma outra opo, j que a Record garantiu o direito de transmisso dos jogos Panamericanos de Guadalajara/2011 e das Olimpadas de Londres 2012. Do ponto de vista democrtico no representa uma grande mudana ao acesso informao, visto que houve apenas uma troca de exclusividade. Essa alternncia de direitos de transmisso pode representar um momento exemplar para a observao e anlise ao olhar acadmico que se interessa por jornalismo esportivo. Alm do interesse pela rea, a experincia vivida como telespectadora e futura jornalista na cobertura realizada pela Record no PAN/2011 coloca em questo alguns aspectos importantes a serem analisados. A Globo, que sempre deteve soberania em coberturas de grandes eventos esportivos, encontrou- se sem ao durante as duas semanas de competies. No comeo, ignorou os jogos, como se nada estivesse acontecendo, depois tentou compensar com notas cobertas diante das limitaes do uso de imagens. Outras emissoras, incluindo canais fechados, tambm impedidas de utilizar imagens dos jogos, apenas divulgavam o quadro de medalhas e destacavam desempenho de alguns atletas. Outro aspecto importante a prpria Record, que pecou por sua inexperincia em transmisses esportivas. Faltou organizao e planejamento na grade de programao, que reprisava algumas modalidades enquanto no mesmo horrio havia disputa de outras, at mesmo com brasileiros envolvidos. Ou mesmo os reprteres que pareciam inseguros em suas entradas, como Adriana Arajo, que ao entrevistar os atletas da natao aps suas baterias/participaes fazia perguntas obvias ou comentrios desnecessrios, como ao falar que Cesar Cielo estava bastante vermelho aps vencer a disputa dos cinqenta metros. Esse um dos vrios exemplos de erros que podem acontecer, mas que repetidamente podem comprometer a qualidade do que transmitido.

A Record realmente investiu para conseguir no s os direitos de transmisso, mas tambm para levar informao de qualidade. Investiu em equipamento e em equipe, contratando nomes experientes, inclusive os da rede Globo. Mas infelizmente investir dinheiro no garante, em momento algum, que haver qualidade no que se deseja transmitir. A experincia recente vivenciada por todos ns na cobertura do PAN/2011 no foi das mais satisfatrias, e os telespectadores acostumados ao padro Globo de qualidade sofreram com a mudana no modelo de transmisso. Mesmo no sendo um dos principais eventos em que os brasileiros tm tradio em acompanhar, mesmo aqueles que assistem mais de perto o esporte acabaram optando por uma torcida mais contida, provocando uma audincia abaixo do esperado. Agora com a proximidade de um evento de maior importncia, como os jogos olmpicos, fica a expectativa para acompanhar a cobertura que ser realizada pela Record, para ver se a experincia com o PAN de Guadajalara serviu para que a emissora se preparasse melhor a fim de trazer para o povo brasileiro uma transmisso digna de Olimpadas. Desta forma despertou- nos o olhar de pesquisador para o seguinte problema: observar como a Globo vai se comportar diante da limitao da falta de imagens e o compromisso de informar. Diante de todos esses fatores h ainda o impacto para o destaque da participao dos atletas brasileiros nos jogos, j que a falta de costume em assistir esse tipo de evento em outra emissora, que no a Globo, pode afetar o envolvimento do torcedor com a competio, tendo no s uma queda na audincia, mas na prpria visibilidade da participao brasileira nas Olimpadas de Londres 2012. A presente pesquisa pretende acompanhar e analisar a cobertura realizada pela Record, detentora dos direitos de transmisso, dos jogos Olmpicos de Londres 2012. A fim de verificar a evoluo, ou no, da emissora aps sua primeira experincia com grandes eventos esportivos, baseando- se em fundamentos do jornalismo, de como e o que informar. Alm de observar a cobertura feita pela Globo, descrevendo e caracterizando a divulgao de informao jornalstica feita por ela frente nova posio em que se encontra, sem direito de imagens.

Face ao exposto, justifica- se o presente projeto de pesquisa tendo em vista que o mesmo poder trazer importantes contribuies para o campo do jornalismo esportivo, por discutir temas relevantes como a hegemonia que a rede Globo teve ao longo dos anos em transmisses internacionais de grandes eventos esportivos, o padro Globo comparando com o que ser feito pela Record, vnculo Globo/ grandes eventos/ telespectador brasileiro.

2- FUNDAMENTAO TERICA

O intuito apresentar aqui alguns elementos tericos- conceituais preliminares, que sero mais bem abordados e desenvolvidos ao longo da pesquisa, e que iro ajudar na anlise sobre a cobertura realizada pelas duas emissoras escolhidas, a rede Globo e a Record. Alm de contribuir para uma breve ponderao sobre o momento atual do jornalismo esportivo brasileiro. Uma das questes a ser discutida o monoplio das transmisses esportivas nos canais abertos da televiso brasileira. E o esporte sem dvida o maior exemplo e objeto dessa discusso. Sem um marco regulatrio atualizado, muito difcil proteger os direitos dos envolvidos, seja o jornalista na tentativa de exercer seu direito de informar, seja a populao, querendo ser informada.

Com um cdigo de 1962, o seu decreto regulador sendo do regime militar e uma lei de imprensa tambm do regime militar (esta com vrios artigos inconstitucionais, dadas as menes explcitas censura), h um consenso acerca da inaplicabilidade de diversos artigos das legislaes citadas, de modo que em se tendo leis que no podemos utilizar, na verdade no temos lei nenhuma. Essa espcie de mercado livre, onde tudo permitido, acaba sendo muito interessante para aquelas empresas com um longo histrico de direitos adquiridos no setor (e, portanto, de posies cristalizadas), porm, extremamente nociva para a sociedade como um todo.

(apud

De Souza, p10)

No h dvida que as negociaes de direitos exclusivos de transmisses, principalmente de megaeventos, alm de lucrativos investimentos para as emissoras, so tambm vantajosas para os clubes e atletas envolvidos. Uma vez que, durante as competies h maior visibilidade do atleta, possibilitando aumento nos patrocnios e at mesmo investimento na profissionalizao de algumas prticas esportivas, sobretudo dos esportes olmpicos, que em sua maioria ainda tem pouca visibilidade e incentivo. Esse monoplio nas transmisses esportivas no novidade desse mundo globalizado onde comunicao , tambm, negcio. Essa prtica surgiu h algumas dcadas atrs, ainda quando o rdio engatinhava com as primeiras transmisses de partidas de futebol. Dirigentes comearam a ver no rdio uma nova fonte de renda, decidiram ento proibir as transmisses alegando que isso fazia com que o pblico no comparecesse ao estdio, mas era o comeo das negociaes de venda da exclusividade de transmisso. A deciso de vender os direitos exclusivos de transmisso dos jogos disputados em qualquer estdio de So Paulo gerou protestos de toda a mdia da poca. Em pouco tempo descobriu- se a verdadeira razo para que os clubes tomassem essa atitude. Em troca da exclusividade, Alberto Byington, dono da poderosa empresa, garantia aos clubes iluminao de seus estdios a preos bem camaradas. (Ribeiro, 2007, p.86)

Outro fator a ser apresentado quanto ao contedo das informaes, no caso as competies, j que o que divulgado e transmitido na maioria das vezes aquilo que d audincia. Sendo assim entramos na discusso entre o interesse pblico, que contribui para a formao da cidadania, sendo til individualmente e coletivamente, referindo- se sociedade. J o interesse do pblico refere- se informaes destinadas a satisfazer a curiosidade mais imediata do receptor, seja ela dramtica, incomum ou mais especfica. A partir da categoria valores- notcia, que trata dos critrios de noticiabilidade, essa distino em relao informao miditica tambm pode ser idealizada como notcias importantes, as que so de interesse pblico, e notcias interessantes, que se

destinam ao interesse do pblico, conforme Correia (1997, apud HATJE e BIANCHI, 2006). O esporte , sobretudo, entretenimento. Isso vale tanto para quem pratica quanto para quem acompanha. No meio termo est o jornalismo esportivo, que com suas transmisses nos megaeventos esportivos deve trazer notcias interessantes/ informao de interesse do pblico, como as solenidades da festa de abertura, quanto notcias importante/ informao de interesse pblico, como quadro de medalhas, resultados e conhecimentos sobre as modalidades, uma vez que diz respeito a todos brasileiros, que so representados por esses atletas. A primeira grande cobertura de megaevento esportivo que a imprensa brasileira enviou uma equipe exclusiva para coletar informaes foi a Copa do Mundo de Futebol de 1938, na Frana. Nessa poca, a imprensa esportiva do Brasil passa por grandes mudanas no modo de noticiar (j que antes no havia uma preocupao em divulgar o dia a dia dos atletas e clubes, principalmente dos times de futebol), fazendo uma cobertura completa desde a preparao da Seleo at o embarque para a competio. Como relata Ribeiro, 2007, em seu livro Os donos do Espetculo. O esporte, h algum tempo, inserido no campo do espetculo e do entretenimento de massa, resultando em um maior desafio no fazer jornalstico. O jornalismo esportivo tem colaborado mais para a construo de dolos e mitos do espetculo esportivo, do que exercer seu desgnio profissional, que informar com tica aquilo que do interesse pblico (BARBEIRO; RANGEL, 2006, apout GURGEL, 2009). Durante as Olimpadas no ocorre uma mobilizao to grande quanto durante a Copa do Mundo de futebol masculino, mas, ainda assim, os brasileiros gostam de acompanhar algumas modalidades. Nas ltimas edies a participao de atletas brasileiros aumentou e isso tambm refletiu no desempenho e no quadro de medalhas, gerando maior interesse do pblico em assistir s Olimpadas. A prpria postura da imprensa esportiva brasileira se d de modo diferente quando aborda futebol e quando o assunto so os esportes olmpicos, que aparecem geralmente quando algum brasileiro fica em posio de destaque.

Talvez por no termos tanta tradio- se traduzindo em medalhas- na maioria dessas modalidades, diferentemente do que acontece no futebol- onde ainda vangloriamos o maior nmero de ttulos-, a cobertura realizada desses esportes predomina em tempos de megaeventos esportivos, como no caso das Olimpadas de Londres. Guedes afirma que: se qualquer esporte pode produzir a identificao coletiva atravs das vitrias, apenas o futebol o faz permanentemente, nas vitrias e nas derrotas (1998:41 apud GURGEL, 2009). No comeo, assim como no restante do mundo, o jornalismo esportivo no Brasil era deixado margem e tinha pouco prestgio. Os reprteres que ocupavam essa funo geralmente eram aqueles que iniciavam a carreira ou mesmo entusiastas que mais se confundiam com torcedores. A partir do momento em que essa editoria vista como fonte de lucro, por ser um espao propcio para anncios publicitrios, aumenta o interesse pelos negcios do esporte. Diante deste novo contexto em que o jornalismo esportivo est inserido h o impasse entre o tipo de jornalismo que deveria ser exercido, voltado informao esportiva, e o que se v preso a cobertura de esportes que trazem maior retorno financeiro, no dando espao para prticas menos populares. At mesmo o modo como essas coberturas so realizadas pode ser questionada, quando um fato esportivo transformado em evento de entretenimento, ou quando se d preferncia a temas mais leves e notcias contadas com humor. Essa mistura de jornalismo e entretenimento, que toma conta da programao da televiso brasileira, pode ser encarada como um desafio a mais para o profissional da rea, que em meio a tanto interesse financeiro deve buscar o equilbrio entre o espetculo esportivo, que precisa cobrir, e seu comprometimento com esportes- com carter mais amador- que garantam acesso e participao de outra parcela da sociedade. desse compromisso em informar com qualidade e ir alm do futebol que Maluly prope em seu livro.

Os jornalistas [esportivos] esto envolvidos na dura tarefa de cobrir os eventos [olmpicos] e, ao mesmo tempo, estarem atentos e desconfiados quanto questo dos investimentos em infraestrutura,

que envolve desde o desenvolvimento das vrias modalidades, especialmente as pouco conhecidas [...], at a questo poltica de saber quem so os integrantes das comisses fiscalizadoras (MALULY, 2010, p. 3) Nesse universo de aes que desafiam o jornalista esportivo na apurao e escrita da informao, h ainda a esforo de repensar as formas da sua apresentao. Saindo do mesmo, que jornalismo/entretenimento, para informar com clareza, iseno e responsabilidade social (GURGEL, 2009). Esse um dos pontos que iremos abordar com mais calma no decorrer da pesquisa. Atravs do acompanhamento do trabalho jornalstico realizado durante as olimpadas pretende- se avaliar at que ponto as emissoras cumpriram o desafio de informar.

3- OBJETIVOS

Os objetivos do presente estudo sero apresentados sob a forma geral e especfica. 3.1- Geral: Analisar o jornalismo esportivo da TV Globo sem a exclusividade de transmisso em Londres Colar Grau

3.2- Especfico: Explicar a importncia do esporte no Brasil como identidade e seu papel na histria da imprensa esportiva do pas Caracterizar o padro Globo nas transmisses de megaeventos esportivos, ao qual o telespectador brasileiro se acostumou Relatar como foi a cobertura da Record e Globo analisando o espao dedicado aos jogos e o tipo de programao Avaliar a qualidade das transmisses da Record, contedo das informaes e imagens, tomando como parmetro as normas de jornalismo

Analisar a postura dos apresentadores Descrever como a rede Globo realizou a cobertura sem a transmisso dos jogos; se com notas cobertas, quadro de medalhas, etc.

Tratar da exclusividade nas transmisses esportivas, tendo em vista a hegemonia exercida pela rede Globo nas transmisses de megaeventos esportivos, pelo menos nas ltimas dcadas

4- METODOLOGIA

No primeiro momento iremos colher dados durante a realizao dos jogos Olmpicos de Londres 2012, que iro acontecer no perodo de 27/07 a 12/08 do ano de 2012. Por ser um perodo extenso e elevado nmero de competies vamos nos deter a algumas modalidades que sero escolhidas na primeira semana de julho. A definio dessas ir depender, tambm, da grade de programao da Rede Record. J para a anlise da cobertura da Rede Globo iremos verificar o contedo do Jornal Nacional e do Globo Esporte. O primeiro por ser o principal jornal da emissora, e o segundo por ser um telejornal que tem seu contedo voltado para o esporte. Paralelamente s gravaes, o estudo tambm ser voltado para a pesquisa bibliogrfica, de modo a dar uma base terica ao trabalho. Alm de livros sobre Jornalismo Esportivo iremos nos voltar a literaturas que abordem temas como critrios de noticiabilidade, teorias da comunicao e conceito de agenda-setting. Alm disso, monografias e artigos, que se relacionam com o tema, sero utilizados. Com a base terica para a anlise e comparao das coberturas realizadas pelas emissoras, iremos recorrer aos elementos de anlise de contedo de Bardin, utilizando sempre como objeto de estudo o material coletado, para observar e comparar as coberturas feitas por uma emissora detentora dos direitos de transmisso e a outra que no conta com esse recurso. Porm, ambas com o dever de informar ao brasileiros tudo o que acontece durante o perodo dos jogos.

5- SUMRIO PRELIMINAR

1- Introduo

2- A imprensa esportiva brasileira 2.12.22.3A histria e formao da imprensa esportiva no Brasil A Record A Globo

3- O esporte e a mdia 3.1- Os direitos de transmisso de jogos 3.2- Valores- notcia: esporte X entretenimento 3.3- Cobertura de megaeventos esportivos

4- Olimpadas de Londres 4.1- Origem da Olimpadas 4.2- A cobertura da Record 4.3- A cobertura da Globo 4.4- Comparao entre as emissoras

6- Concluso 7- Anexos 8- Referncias

6- CRONOGRAMA

Atividades Gravao Pesquisa Bibiogrfica Anlise de contedo e comparativa Escrever parte terica e anlise Reviso e redao final Defesa

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

XXX XXX XXX XXX XXX XXX XXX XXX XXX XXX XXX XXX

7- REFERNCIAS PRELIMINARES

BARDIN, Laurence. Anlise de contedo, Ed. revista e atualizada. Lisboa: Edies 70, 2009. BARROS, Chalini Torquato Gonalves. Radiodifuso brasileira e marco regulatrio: Confecom e propostas recentes de reformulao. Estudos em Jornalismo e Mdia v. 8, n. 1, jan-jun/2011.

BETTI, Mauro. Copa do mundo e jogos olmpicos: inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educao Fsica escolar. Motrivivncia, Florianpolis/SC, ano XXI, n 32/33, p. 16-27. JunDez./2009.

BIANCHI, Paula; HATJE, Marli. Mdia e esporte: os valores-notcia e suas repercusses na sociedade contempornea. Motrivivncia,

Florianpolis/SC, ano XVIII, n. 27, dezembro/2006. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televiso. De SOUZA, Gulherme. Comunicaes no Brasil: da Confuso Legal Necessidade de Regular1 GURGEL, Anderson. Desafios do jornalismo na era dos megaeventos esportivos. Motrivivncia, Florianpolis/SC, ano XXI, n 32/33, p. 193210, Jun-Dez./2009.

MALULY, Luciano Victor Barros. Jornalismo esportivo desafios e propostas. Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 33, Anais... Caxias do Sul, 2-6/9/2010.

MEZZAROBA, Cristiano. Os Jogos Pan-americanos Rio/2007 e o agendamento miditico-esportivo: um estudo de recepo com escolares. 2008. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2008. RIBEIRO, Andr. Os donos do espetculo: Histrias da imprensa esportiva no Brasil, So Paulo, Editora Terceiro Nome, 2007 RODRIGUES, Rejane Penna et al. (orgs.). Legados de megaeventos esportivos. Brasilia: Ministrio do Esporte, 2008. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicao, 6 ed. Lisboa: Presena, 2001.

You might also like