You are on page 1of 5

2222

Artigo 2.
Entrada em vigor

Dirio da Repblica, 1. srie N. 74 15 de Abril de 2008 Neste quadro, o presente decreto-lei define quais as instalaes consideradas com consumo intensivo de energia, estendendo a sua aplicao a um conjunto mais abrangente de empresas e instalaes com vista ao aumento da sua eficincia energtica tendo em ateno a necessidade de salvaguardar a respectiva base competitiva no quadro da economia global, ao mesmo tempo que estabelece um regime diversificado e administrativamente mais simplificado para as empresas que, actualmente, j esto vinculadas a compromissos de reduo de emisses de CO2 definidos no PNALE (Plano Nacional de Atribuio de Licenas de Emisso), embora permitindo a ambas as categorias de instalaes o acesso s isenes e demais estmulos e incentivos vocacionados para a promoo de eficincia energtica. Foram ouvidos os rgos de governo prprio das Regies Autnomas. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Objecto

A presente portaria entra em vigor no dia imediato data da sua publicao. Em 31 de Maro de 2008. O Ministro de Estado e das Finanas, Fernando Teixeira dos Santos. O Ministro da Justia, Alberto Bernardes Costa. O Ministro das Obras Pblicas, Transportes e Comunicaes, Mrio Lino Soares Correia.

MINISTRIO DA ECONOMIA E DA INOVAO


Decreto-Lei n. 71/2008
de 15 de Abril

A Estratgia Nacional para a Energia, aprovada pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 169/2005, de 15 de Outubro, prev como uma das medidas para a promoo da eficincia energtica a reforma do Regulamento de Gesto do Consumo de Energia (RGCE), com vista a compatibiliz-lo com as novas exigncias ao nvel das emisses de gases de efeito estufa, com a reviso da fiscalidade do sector energtico e com a necessidade de promover acordos para a utilizao racional de energia. O Programa Nacional para as Alteraes Climticas, aprovado pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 104/2006, de 23 de Agosto, estabelece trs medidas adicionais para o sector da indstria: a alterao do imposto sobre os produtos petrolferos e energticos (ISP) sobre os combustveis industriais estabelecendo um mecanismo de incentivo reduo de gases de efeito estufa (MAi1), a definio de um novo RGCE que fomente a eficincia energtica no sector industrial atravs de acordos (MAi2) e a reviso do RGCE para o sector dos transportes (MAt7). O Oramento do Estado para 2008 implementa j a medida MAi1 ao rever os limites mximos para o ISP aplicvel aos combustveis industriais com vista a imputar aos utilizadores de carvo, coque de petrleo ou fuelleo os custos associados s emisses de CO2 adicionais relativamente utilizao de gs natural e ao substituir os critrios sectoriais de iseno deste imposto por critrios ambientais e de eficincia energtica, em linha com o artigo 17. da Directiva n. 2003/96/CE, de 27 de Outubro, que reestrutura o quadro comunitrio de tributao dos produtos energticos e da electricidade. Por outro lado, o Oramento do Estado para 2008 prev a iseno do ISP nestes combustveis para os utilizadores abrangidos pelo comrcio europeu de licenas de emisso ou que realizem acordos de racionalizao do consumo de energia, a definir nos termos do presente decreto-lei. Assim, no intuito de dar execuo Estratgia Nacional para a Energia, ao Programa Nacional para as Alteraes Climticas e de operacionalizar a iseno prevista na lei do OE/2008 e tendo em conta os objectivos estabelecidos na Directiva n. 2006/32/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Abril, relativa eficincia na utilizao final de energia e aos servios energticos e que revoga a Directiva n. 93/76/CEE, do Conselho, importa redefinir um conjunto de regras que actualizem a disciplina de gesto do consumo de energia constantes do regulamento para a eficincia energtica na indstria, estabelecido no Decreto-Lei n. 58/82, de 26 de Fevereiro, e sua regulamentao.

O presente decreto-lei regula o sistema de gesto dos consumos intensivos de energia, abreviadamente designado por SGCIE, institudo com o objectivo de promover a eficincia energtica e monitorizar os consumos energticos de instalaes consumidoras intensivas de energia. Artigo 2.
mbito de aplicao

1 O regime previsto no presente decreto-lei aplica-se s instalaes consumidoras intensivas de energia (CIE) que no ano civil imediatamente anterior tenham tido um consumo energtico superior a 500 toneladas equivalentes petrleo (500 tep/ano), com excepo das instalaes de co-gerao juridicamente autnomas dos respectivos consumidores de energia. 2 No caso das empresas de transportes e das empresas com frotas prprias consumidoras intensivas de energia a aplicao do regime previsto no presente decreto-lei deve ser adaptada nos termos a estabelecer em legislao especfica para o efeito. 3 O regime previsto no presente decreto-lei no se aplica aos edifcios que se encontrem sujeitos aos regimes previstos nos Decretos-Leis n.os 78/2006, 79/2006 e 80/2006, de 4 de Abril, excepto nos casos em que os edifcios se encontrem integrados na rea de uma instalao consumidora intensiva de energia. 4 Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, o regime previsto no presente decreto-lei pode ser aplicvel s empresas que tendo um consumo energtico inferior aos limites previstos no n. 1 ou que se encontrem na situao referida no nmero anterior pretendam, de forma voluntria, celebrar acordos de racionalizao de consumo de energia. Artigo 3.
Organizao e funcionamento do SGCIE

1 So intervenientes no SGCIE a Direco-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a Direco-Geral das Alfndegas e Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), a Agncia para a Energia (ADENE) e os operadores que

Dirio da Repblica, 1. srie N. 74 15 de Abril de 2008 exploram instalaes CIE, bem como os tcnicos credenciados ao servio destes. 2 Compete DGEG a superviso e fiscalizao do funcionamento do SGCIE e exercer as demais competncias que lhe esto cometidas pelo presente decreto-lei. 3 Compete DGAIEC a concesso e controlo das isenes do ISP, nos termos previstos no artigo 11. 4 atribuda Agncia para a Energia (ADENE) a gesto operacional do SGCIE, cabendo-lhe, nomeadamente: a) Assegurar o funcionamento regular do sistema; b) Organizar e manter o registo das instalaes CIE; c) Receber os planos de racionalizao do consumo de energia, submetendo-os aprovao da DGEG; d) Receber e analisar os pedidos de credenciao de tcnicos ou entidades, submetendo-os aprovao da DGEG; e) Acompanhar a actividade dos operadores e tcnicos no mbito do cumprimento da disciplina do presente decreto-lei. 5 A ADENE apresenta DGEG e DGAIEC, at 31 de Maro de cada ano, relatrio anual sobre a actividade desenvolvida e o funcionamento do sistema. Artigo 4.
Operador de instalaes CIE

2223
2 O registo promovido no prazo de quatro meses contados do final do primeiro ano em que a instalao atinja o estatuto de CIE ou, se j verificado data da entrada em vigor do presente decreto-lei, em igual prazo contado desta ltima data. 3 A ADENE disponibiliza formulrio da declarao para registo online no seu site na Internet. 4 O operador deve promover a extino do registo se a instalao deixar de preencher os requisitos determinantes do mesmo, fazendo prova de que j no se encontra nas condies definidas no mbito do artigo 2. Artigo 6.
Auditorias energticas

1 obrigatria a realizao das seguintes auditorias energticas: a) Nas instalaes com consumo de energia igual ou superior a 1000 tep/ano, com uma periodicidade de seis anos, sendo que a primeira destas auditorias deve ser realizada no prazo de quatro meses aps o registo. b) Nas instalaes com consumo de energia igual ou superior a 500 tep/ano mas inferior a 1000 tep/ano, com uma periodicidade de oito anos, sendo que a primeira destas auditorias deve ser realizada no ano seguinte ao do registo. 2 As auditorias incidem sobre as condies de utilizao da energia, bem como a concepo e o estado da instalao, devendo ainda ser colhidos os elementos necessrios elaborao do Plano de Racionalizao do Consumo de Energia (PREn) e verificao do seu subsequente cumprimento. 3 Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, o operador pode realizar as auditorias que considerar necessrias promoo da eficincia energtica da instalao consumidora intensiva de energia. Artigo 7.
Plano de Racionalizao do Consumo de Energia

1 O operador que explore instalaes CIE fica sujeito s seguintes obrigaes: a) Promover o registo das instalaes; b) Efectuar auditorias energticas que avaliem, nomeadamente, todos os aspectos relativos promoo do aumento global da eficincia energtica, podendo tambm incluir aspectos relativos substituio por fontes de energia de origem renovvel, entre outras medidas, nomeadamente, as de reduo da factura energtica. c) Elaborar Planos de Racionalizao do Consumo de Energia (PREn), com base nas auditorias previstas na alnea anterior, visando o aumento global da eficincia energtica, apresentando-os ADENE; d) Executar e cumprir os PREn aprovados, sob a responsabilidade tcnica de um tcnico credenciado. 2 O operador que explore instalaes CIE sujeitas ao PNALE fica isento do cumprimento das obrigaes previstas no nmero anterior, sem prejuzo do disposto no n. 4 do artigo 12. Artigo 5.
Registo

1 O registo da instalao CIE processa-se mediante declarao do operador que contenha: a) Identificao completa do declarante e respectivo endereo postal e electrnico; b) Indicao da CAE identificadora da actividade em que se insere a instalao; c) Localizao da instalao, mediante indicao da morada do estabelecimento; d) Memria descritiva sucinta da mesma, o consumo anual de energia no ltimo ano, a data do licenciamento e respectiva entidade licenciadora.

1 O Plano de Racionalizao do Consumo de Energia elaborado com base nos relatrios das auditorias energticas obrigatrias, devendo prever a implementao, nos primeiros trs anos, de todas as medidas identificadas com um perodo de retorno do investimento inferior ou igual a cinco anos, no caso das instalaes com consumo de energia igual ou superior a 1000 tep/ano, ou com um perodo de retorno do investimento inferior ou igual a trs anos no caso das restantes instalaes. 2 O PREn deve ainda estabelecer metas relativas intensidade energtica e carbnica com base nas medidas previstas no nmero anterior, tendo em conta os seguintes indicadores: a) Intensidade energtica, medida pelo quociente entre o consumo total de energia (considerando apenas 50 % da energia resultante de resduos endgenos e de outros combustveis renovveis) e o valor acrescentado bruto das actividades empresariais directamente ligadas a essas instalaes industriais e, sempre que aplicvel, pelo quociente entre o consumo total de energia (considerando apenas 50 % da energia resultante de resduos endgenos e de outros combustveis renovveis) e o volume de produo;

2224
b) Intensidade carbnica, medida pelo quociente entre o valor das emisses de gases de efeito de estufa resultantes da utilizao das vrias formas de energia no processo produtivo e o respectivo consumo total de energia. 3 As metas referidas no nmero anterior esto sujeitas aos seguintes valores: a) No mnimo, uma melhoria de 6 % dos indicadores referidos na alnea a) do nmero anterior em seis anos, quando se trate de instalaes com consumo intensivo de energia igual ou superior a 1000 tep/ano, ou melhoria de 4 % em oito anos para as restantes instalaes; e b) No mnimo, a manuteno dos valores histricos de intensidade carbnica. Artigo 8.
Aprovao do PREn

Dirio da Repblica, 1. srie N. 74 15 de Abril de 2008 3 O relatrio final de execuo de cada ARCE elaborado por tcnico ou entidade credenciados, escolhido pela ADENE e por conta desta, que no tenha intervido na elaborao das auditorias energticas, no PREn ou nos relatrios intercalares. Artigo 10.
Reconhecimento de tcnicos ou entidades

1 O PREn apresentado ADENE nos quatro meses seguintes ao vencimento do prazo para a realizao da auditoria energtica. 2 Se o PREn estiver devidamente instrudo, a ADENE, no prazo de 5 dias, submete-o aprovao da DGEG, acompanhado do relatrio de auditoria energtica que lhe serve de base. 3 Nos casos em que as medidas identificadas no PREn no permitam a definio de objectivos de melhoria da intensidade energtica nos termos do previsto no artigo anterior, a aprovao do PREn depende da realizao de uma nova auditoria por tcnico ou entidade credenciada que no tenha intervido na elaborao do PREn, da responsabilidade da ADENE, e da verificao do cumprimento do previsto no n. 1 do artigo anterior. 4 A DGEG pronuncia-se sobre o PREn no prazo de 30 dias aps a sua apresentao nos termos do n. 1, sem o que o mesmo se considera como tacitamente aprovado. 5 O prazo previsto no nmero anterior de 60 dias para os casos previstos no n. 3. 6 A DGEG pode solicitar informaes complementares ao operador, incluindo a realizao de uma nova auditoria nos termos do n. 3 e, fundamentadamente, recomendar alteraes ao contedo do PREn tendo em vista a sua aprovao, suspendendo-se a contagem do prazo previsto no nmero anterior at resposta do operador. 7 O PREn quando aprovado pela DGEG designa-se por Acordo de Racionalizao dos Consumos de Energia (ARCE). 8 O ARCE comunicado pela DGEG DGAIEC, com vista instruo dos mecanismos de iseno previstos na legislao fiscal aplicvel. Artigo 9.
Controlo de execuo e progresso do ARCE

1 Para cumprimento das obrigaes previstas no presente decreto-lei deve o operador recorrer a tcnicos ou entidades devidamente habilitadas para a elaborao de auditorias energticas e planos de racionalizao, e para o controlo da sua execuo e progresso, incluindo a elaborao dos relatrios de execuo e progresso. 2 Para efeitos do nmero anterior os tcnicos ou pessoas colectivas so credenciados pela DGEG, com base em critrios de competncia tcnica, de acordo com os requisitos a definir na portaria a que se refere o n. 1 do artigo 19. 3 Os tcnicos interessados em se credenciar devem apresentar os pedidos de credenciao ADENE, demonstrando que preenchem os requisitos mnimos de habilitao acadmica e profissional e a experincia adequados aos objectivos em causa. 4 Tratando-se de pessoa colectiva, devem os respectivos representantes legais fazer prova de que o objecto estatutrio consiste na actividade de consultoria e projecto em reas adequadas e dispor de tcnicos que preencham os requisitos a que se refere o nmero anterior. 5 O despacho de credenciao deve especificar o mbito e o prazo de caducidade da mesma, que no pode exceder cinco anos, prorrogveis automaticamente em caso de realizao por cada tcnico de pelo menos cinco relatrios ou planos no perodo, ou mediante pedido do interessado a apresentar antes de terminar o respectivo prazo. 6 Nos casos em que no haja prorrogao automtica, a DGEG profere deciso sobre os pedidos de credenciao, ou sua prorrogao, no prazo de 15 dias aps a sua remessa pela ADENE. 7 A DGEG, mediante parecer fundamentado da ADENE e ouvido o interessado, pode rejeitar o pedido de prorrogao, ou obstar sua automaticidade, nos casos em que o tcnico ou entidade, enquanto credenciados, tenham repetidamente subscrito relatrios de auditoria energtica cujo diagnstico no identifique deficincias manifestas, segundo as boas prticas da indstria, no funcionamento das instalaes CIE por si auditadas que originem ausncia de medidas ou medidas notoriamente desadequadas eficincia na utilizao final de energia. 8 Os relatrios de auditoria energtica, os planos de racionalizao energtica e os respectivos relatrios de monitorizao da execuo so subscritos pelo tcnico ou entidade credenciados, os quais, no mbito tcnico, respondem solidariamente com o operador pelo seu contedo. Artigo 11.
Iseno de ISP

1 O operador deve apresentar ADENE, a cada dois anos de vigncia do ARCE e at 30 de Abril do ano subsequente ao termo daquele perodo, relatrio de execuo e progresso verificados no perodo de implementao do ARCE a que respeita o relatrio, o qual deve referir as metas e objectivos alcanados, desvios verificados e medidas tomadas ou a tomar para a sua correco. 2 O relatrio relativo ao ltimo perodo de vigncia do ARCE deve incluir o balano final da execuo da totalidade do mesmo, considerando-se como relatrio final.

1 O operador explorador de instalaes sujeitas ao PNALE, incluindo das novas instalaes, ou abrangidas por um ARCE, previamente aprovadas pela DGEG, ser por esta direco-geral identificado em declarao, para efeitos de reconhecimento da iseno do ISP, por parte da DGAIEC. 2 A DGAIEC procede ao reconhecimento da iseno do ISP e notifica os operadores exploradores das referidas instalaes, da data a partir da qual a mesma produz efeitos,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 74 15 de Abril de 2008 ou da revogao da mesma, caso o operador explorador deixe de cumprir o estabelecido no nmero anterior. Artigo 12.
Incentivos

2225
pelo operador do montante de 50 por tep/ano no evitado, o qual agravado em 100 % em caso de reincidncia; b) Quando o desvio a apurar no final do perodo de vigncia do ARCE for igual ou superior a 50 %, para alm do pagamento previsto na alnea anterior, o pagamento do valor recebido em virtude da concesso dos apoios previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 12., e do valor proporcional correspondente aos benefcios decorrentes do facto da instalao se encontrar abrangida pelo ARCE. 2 O valor da penalidade prevista na alnea a) do nmero anterior deve ser actualizado anualmente, com base na evoluo do ndice mdio de preos no consumidor do continente, sem habitao, verificado no ano anterior e publicado pelo Instituto Nacional de Estatstica. 3 Os montantes apurados em virtude da cobrana pela DGEG dos montantes referidos no n. 1 revertem integralmente para o Fundo de Eficincia Energtica. 4 Os montantes pagos nos termos do n. 1, mediante despacho do director-geral da DGEG, so reembolsveis em 75 %, desde que o operador recupere no ano subsequente aplicao da penalidade os desvios ao cumprimento do ARCE que determinaram a aplicao da penalidade. Artigo 15.
Contra-ordenaes e coimas

1 O operador de instalaes abrangidas por um ARCE beneficia dos seguintes estmulos e incentivos promoo da eficincia energtica: a) No caso de consumos inferiores a 1000 tep/ano, ao ressarcimento de 50 % do custo das auditorias energticas obrigatrias, at ao limite de 750 e na medida das disponibilidades do fundo de eficincia energtica existentes para o efeito, recuperveis a partir do relatrio de execuo e progresso que verifique o cumprimento de pelo menos 50 % das medidas previstas no ARCE; b) Ao ressarcimento de 25 % dos investimentos realizados em equipamentos e sistemas de gesto e monitorizao dos consumos de energia at ao limite de 10 000 e na medida das disponibilidades do fundo de eficincia energtica existentes para o efeito. 2 No caso das instalaes que consumam apenas gs natural e ou renovveis, os limites previstos nos nmeros anteriores so majorados em 25 % no caso das renovveis e 15 % no caso do gs natural. 3 As instalaes sujeitas ao regime do PNALE tm tambm acesso aos benefcios previstos nos nmeros anteriores desde que cumpram as exigncias estabelecidas no presente artigo para as instalaes com consumos iguais ou superiores a 1000 tep/ano. 4 Os regulamentos de acesso aos benefcios previstos no n. 1 so definidos por portaria dos membros do Governo responsveis pela rea da economia e da inovao e do desenvolvimento regional. Artigo 13.
Fiscalizao

1 Constituem contra-ordenaes, punveis com coima: a) A violao de qualquer das obrigaes previstas nas alneas a), b) e c) do n. 1 do artigo 4., as quais so punveis com a coima cujo montante mnimo de 250 e mximo de 3500; b) A violao do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 9. e no n. 2 do artigo 10., a qual punida com coima cujo montante mnimo de 150 e mximo de 300. 2 Tratando-se de pessoas colectivas os montantes mnimo e mximo das coimas previstas no nmero anterior so elevadas ao dobro. 3 A negligncia punvel. Artigo 16.
Sanes acessrias

1 A fiscalizao do cumprimento das obrigaes do operador previstas no presente decreto-lei, bem como a aplicao das penalidades nele previstas cabe DGEG, que neste mbito e na medida do necessrio pode, nomeadamente: a) Solicitar informaes e dados relativos instalao e seu funcionamento; b) Aceder aos servios e instalaes e nesse mbito realizar vistoria e recolher os registos relativos ao funcionamento da mesma. 2 Os tcnicos da DGEG ou os consultores externos incumbidos da fiscalizao esto obrigados a assegurar a confidencialidade perante terceiros dos dados, anlises e informaes obtidos neste mbito. Artigo 14.
Penalidades

Consoante a gravidade da infraco e a culpa do agente, pode ser aplicada, simultaneamente com a coima, a sano acessria da privao dos direitos a subsdios ou benefcios outorgados por servios ou entidades pblicas. Artigo 17.
Competncia sancionatria e destino das receitas das coimas

1 O no cumprimento das metas ou a no implementao das medidas definidas no ARCE, e nos casos em que no ano seguinte ao relatrio final de execuo o operador no recupere os desvios, implica: a) Quando o desvio a apurar no final do perodo de vigncia do ARCE for igual ou superior a 25 %, o pagamento

1 O processamento das contra-ordenaes e a aplicao das coimas e sanes acessrias compete DGEG. 2 O produto das coimas cobradas em aplicao do presente decreto-lei reverte: a) 60 % para o Estado; b) 40 % para o Fundo de Eficincia Energtica.

2226
Artigo 18.
Taxas

Dirio da Repblica, 1. srie N. 74 15 de Abril de 2008 cionalizao energtica e nos relatrios de execuo e progresso; c) O regulamento interno do SGCIE. Artigo 20.
Norma revogatria

1 So devidas taxas pelos actos e nos montantes a seguir indicados: a) Pela apreciao e acompanhamento do PREn 350, e no caso de instalaes com consumos iguais ou superiores a 1000 tep/ano 750, agravados em 50 % nos casos previstos no n. 3 do artigo 8.; b) Pela credenciao de tcnicos 200, no caso da credenciao de entidades ou pessoas colectivas este valor elevado ao dobro. No caso de prorrogaes no automticas, estes valores so reduzidos a 75. 2 As taxas previstas no nmero anterior so devidas pelo operador, excepo da referida na alnea b) do nmero anterior, que constitui encargo do tcnico ou entidade credenciada, devendo ser pagas no prazo de 30 dias aps a notificao do respectivo documento de cobrana a emitir pela ADENE. 3 Os actos a que se refere o n. 1 podem ser praticados aps a emisso do respectivo documento de cobrana da taxa devida. 4 Os montantes resultantes da cobrana das taxas previstas no nmero anterior revertem para a ADENE. 5 O valor das taxas previstas neste artigo deve ser actualizado bianualmente, com base na evoluo do ndice mdio de preos no consumidor do continente, sem habitao, verificado no ano anterior e publicado pelo Instituto Nacional de Estatstica. Artigo 19.
Regulamentao tcnica

1 Com a entrada em vigor do presente decreto-lei so revogados os Decretos-Leis n.os 58/82, de 26 de Novembro, e 428/83, de 9 de Dezembro, e a Portaria n. 359/82, de 7 de Abril, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte. 2 A Portaria n. 228/90, de 27 de Maro, que aprova o Regulamento da Gesto do Consumo de Energia para o Sector dos Transportes e respectivos anexos, mantm-se at entrada em vigor da legislao especfica aplicvel a que se refere o n. 2 do artigo 2. Artigo 21.
Disposies finais e transitrias

1 O presente decreto-lei entra em vigor 60 dias aps a sua publicao. 2 A entrada em vigor do presente decreto-lei no prejudica o reconhecimento de tcnicos ou a manuteno dos planos de racionalizao de consumos de energia, j concedidos e aprovados nos termos e pelos prazos previstos nos termos dos Decretos-Leis n.os 58/82, de 26 de Novembro, e 428/83, de 9 de Dezembro, podendo os respectivos titulares, propondo as necessrias alteraes, requerer a aplicao do regime deste decreto-lei com vista credenciao ou converso em ARCE. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Fevereiro de 2008. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Teixeira dos Santos Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira Alberto Bernardes Costa Humberto Delgado Ubach Chaves Rosa Antnio Jos de Castro Guerra Mrio Lino Soares Correia. Promulgado em 3 de Maro de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 4 de Abril de 2008. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

1 Os requisitos de habilitao e experincia profissional a observar para a credenciao de tcnicos ou entidades devem ser aprovados mediante portaria do membro do Governo responsvel pela economia. 2 Com vista aplicao do presente decreto-lei, o director-geral da DGEG aprova, por despacho a publicar no Dirio da Repblica, a seguinte regulamentao tcnica: a) Factores de converso para equivalente a petrleo de teores em energia de combustveis seleccionados para utilizao final; b) Elementos a ter em considerao na realizao de auditorias energticas, na elaborao dos planos de ra-

I SRIE

DIRIO DA REPBLICA
Depsito legal n. 8814/85

Preo deste nmero (IVA includo 5%)

1,40

ISSN 0870-9963

Dirio da Repblica Electrnico: Endereo Internet: http://dre.pt Correio electrnico: dre@incm.pt Linha azul: 808 200 110 Fax: 21 394 5750

Toda a correspondncia sobre assinaturas dever ser dirigida para a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A., Departamento Comercial, Sector de Publicaes Oficiais, Rua de D. Francisco Manuel de Melo, 5, 1099-002 Lisboa

You might also like