You are on page 1of 3

CESPE TJ-CE 2008 - As tarifas denominadas azul e verde so modalidades tarifrias que possibilitam aplicaes de preos diferenciados para

a demanda de potncia e o consumo de energia eltrica, de acordo com o horrio de utilizao e os perodos do ano. A respeito dessas modalidades de tarifas, julgue os prximos itens.
101 - De maneira geral, as tarifas praticadas no perodo seco so mais caras que as do perodo mido.

102 - Na modalidade de tarifa azul, no possvel aplicar preos diferenciados para consumo de energia

eltrica e para demanda de potncia. CESPE CAM DEP 2012 - Em relao s modalidades tarifrias previstas na Resoluo Normativa n. 414/2010 da ANEEL e alteraes, julgue os itens a seguir. 135 - Na modalidade tarifria horria azul, h diferenciao da demanda de potncia para os postos tarifrios na ponta e fora de ponta; na modalidade tarifria horria verde, uma nica tarifa de demanda de potncia aplicada. 136 - O posto tarifrio intermedirio, aplicado s unidades consumidoras do grupo B que optem pela tarifa branca, corresponde tipicamente ao perodo de horas conjugado ao posto tarifrio ponta, sendo uma hora imediatamente anterior e outra imediatamente posterior. 137 - Entre as modalidades tarifrias aplicveis ao subgrupo B1 residencial incluem-se a tarifa convencional monmia, caso em que apenas o consumo de energia eltrica tarifado, e a tarifa horria branca, situao em que tanto o consumo de energia eltrica quanto a demanda de potncia so tarifados. CESPE CEHAP PA 2009 - Com referencia a aplicacao de tarifas sobre faturamento de energia eletrica, assinale a opcao que contem uma subclasse da classe estabelecida como residencial. A residencial baixa renda B fabricacao de produtos texteis C construcao civil D agua, esgoto e saneamento CESPE CEF 2006 - Considere que determinada concessionria de energia eltrica atenda somente consumidores enquadrados no grupo B referente classificao de unidades consumidoras, de acordo com a Resoluo n.o 456/2000 da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL). Com respeito a essa situao, julgue os itens subseqentes. 99 - O subgrupo de unidades consumidoras classificado como residencial baixa renda se enquadra no grupo B. 100 - A concessionria dever efetuar o faturamento das contas de seus consumidores com base nos critrios de tarifas horosazonais, considerando os respectivos segmentos aos quais tais consumidores pertencem. 101 - A concessionria no poder cobrar o consumo de energia eltrica reativa excedente no faturamento das unidade consumidoras. CESPE Hemobras 2011 - Suponha que um consumidor de energia eletrica, enquadrado como sendo do Grupo A, utiliza estrutura convencional ou horosazonal. Julgue os itens a seguir a respeito dos criterios e das condicoes que esse consumidor precisa atender.

96 - Considere que o consumidor opte pela estrutura tarifaria convencional. Esse tipo de estrutura tarifaria podera ser adotada por um consumidor atendido em 138 kV, caso o consumidor seja do tipo especial. 97 - Esse consumidor sera atendido compulsoriamente na estrutura horo-sazonal, com aplicacao da tarifa azul, caso a sua unidade consumidora seja atendida pelo sistema interligado brasileiro e com tensao maior ou igual a 69 kV. 98 - Uma vez classificado na estrutura de tarifa horo-sazonal, o consumidor tera tarifas diferenciadas de consumo de energia eletrica e de demanda de potencia, conforme as horas do dia e os periodos do ano. CESPE CEF 2010 - ANULADA Segundo a Resoluo n.o 456/2000 da Agncia Nacional de Energia Eltrica, a estrutura tarifria de energia eltrica definida como o conjunto de tarifas aplicveis s componentes de consumo de energia e(ou) demanda de potncia ativa, de acordo com a modalidade de fornecimento. A esse respeito, assinale a opo correta. A - A tarifa horossazonal verde aplicada compulsoriamente s unidades consumidoras atendidas pelo sistema eltrico interligado, com tenso de fornecimento igual ou superior a 69 kV. B - Unidades consumidoras residenciais, com fornecimento em nvel de tenso de 220 V, so faturadas utilizando-se a estrutura tarifria convencional. C - A tarifa horossazonal azul possui um preo nico para a demanda de potncia em kW, independentemente das horas de utilizao ao longo do dia. D - Independentemente das horas de utilizao ao longo do dia e dos perodos do ano, a tarifa horossazonal verde possui um preo nico para o consumo de energia em kWh. E - A tarifa de ultrapassagem aplicvel unidade consumidora faturada na estrutura tarifria convencional deve corresponder a trs vezes o valor da tarifa normal de fornecimento. CESPE Hemobras 2008 - luz da legislao vigente, julgue os itens subseqentes a respeito da leitura e do faturamento de energia eltrica no Brasil. 84 - A concessionria efetuar leituras, bem como faturamento, em intervalos exatos sempre de trinta dias. 85 - O faturamento de unidade consumidora do Grupo B realizado com base no consumo de energia eltrica ativa. Mas, quando aplicvel, dever levar em conta, tambm, o consumo de energia eltrica reativa excedente. 86 - Na modalidade de tarifa azul, com relao somente demanda de potncia ativa, existe um preo para o horrio de ponta e um preo para o horrio fora de ponta. CESPE CEEE-RS 2005 - Com relao Resoluo n. 456/2000, da ANEEL, que estabelece as condies gerais
de fornecimento de energia eltrica, julgue os itens abaixo 79 - As tarifas azul e verde integram a estrutura tarifria horo-sazonal. 80 - O grupo A o grupamento composto das unidades consumidoras com fornecimento em tenso igual ou superior a 2,3 kV. As unidades consumidoras com fornecimento em tenso abaixo de 2,3 kV so enquadradas no grupo B. 81 - Em geral, quando a demanda contratada pela unidade consumidora for igual a 5 MW, essa unidade dever ser alimentada com tenso primria de fornecimento igual ou superior a 69 kV.

CESPE SERPRO 2008 - O sistema de tarifao atualmente utilizado no pas o da tarifao horosazonal, que contempla trs tipos de tarifa, a convencional, a verde e a azul. Com relao a esse sistema detarifao, julgue os prximos itens. 82 - Na tarifa convencional, aplicado um preo nico independentemente do perodo do dia, mas diferenciado em funo do perodo (seco ou mido) do ano. 83 - Na tarifa azul, o preo do consumo de energia diferente para os perodos de ponta e fora de ponta. 84 - A tarifa verde aplicada a consumidores residenciais no perodo de ponta, das 12 s 14 horas, de segunda-feira sexta-feira.

You might also like