You are on page 1of 5

As teorias de relaes internacionais pensando a cooperao

O significado etimolgico da palavra cooperar atuar conjuntamente com outros para conseguir um mesmo fim. Assim, os seres humanos cooperariam para satisfazer necessidades ou realizar aes que gerem felicidade. Pois, ao cooperar estaramos desenvolvendo aes coordenadas para problemas comuns para os quais no possumos resposta ou capacidade individual para solucion-los. No entanto, possvel estabelecer um paralelo de cooperao entre homens e estados?

Em resposta dinmica belicista, intrinsecamente relacionada formao do Estado Moderno, diversos autores escreveram sobre a paz como forma de redimensionar a relao entre esses entes. No sculo VIII o abade Saint-Pierre j propunha uma unio federativa da Europa em favor da paz para o continente. Rousseau foi o responsvel pela disseminao e aprofundamento das ideias do abade de SaintPierre. No sculo XVIII, Kant dedicou um tratamento jurdico-poltico ao tema da paz, reformulando a lgica religiosa presente nas reflexes do abade. Kant v a instabilidade do estado de natureza como invivel, sendo a alternativa racional o estabelecimento do pacto social que garantisse a liberdade civil, e isso deveria ser feito por meio da repblica. O diferencial de Kant que ao olhar o estado de natureza que impera no plano internacional, ele vislumbra a possibilidade de uma convivncia pacfica, mesmo que no haja um Leviat que governe a todos. A tendncia racional que os Estados se aproximem por interesse, percebendo que a paz vantajosa e a guerra irracional. O pacto internacional deveria ser feito pelas repblicas, formando uma federao de povos livres. O direito desta federao seria o direito cosmopolita (direito das gentes), garantindo a isonomia entre os Estados. Desta forma, o pacto federativo no seria utpico, e sim necessrio, e tambm no seria um tratado de paz, j que um tratado desse gnero pe fim a uma guerra. O pacto federativo poria fim a todos os conflitos, criando a possibilidade da paz permanente. As anlises de cunho realista sobre o surgimento da cooperao entendiam-na como uma ferramenta para ampliao do poder de determinado Estado ou para a manuteno do equilbrio de poder entre diversos Estados no sistema internacional. Na tica hobbesiana, o desenvolvimento da cooperao parte do pressuposto da alteridade, respeitando-se a existncia dos outros Estados, inclusive os objetivos delimitados por cada um desses. A cooperao seria a manifestao do desejo de ausncia de guerras e equilbrio no sistema.

As duas Grandes Guerras como ponto de inflexo em prol da cooperao Quando a 1 Guerra Mundial acabou, a economia e a estrutura social dos pases envolvidos estavam altamente debilitadas. Ento, foi promovido o Tratado de Versalhes, que acabou por resultar na criao da Liga das Naes, em 1919. Mesmo no tendo o poder de proibir a guerra, a Liga tinha o intento de implantar nas relaes internacionais uma certa estrutura que desestimulasse a guerra. Ainda no

incio do sculo XX houve o surgimento de diversas organizaes internacionais, com o intuito de potencializarem um relacionamento mais eficiente entre os Estados. Em paralelo ocorria a evoluo do prprio Direito Internacional como forma de regular as aes no sistema internacional. A devastao da Primeira Guerra estimulou vrios estudos. As escolas liberais e realistas surgiram como forma de explicar as guerras interestatais e, por meio de suas teorias, passaram a refletir sobre a realidade internacional. A cooperao mtua daria margem para que os liberais pensassem em uma sociedade internacional, com regras comuns de convivncia, havendo a lgica de supranacionalidade dessas normas. Pode-se dizer que o pacto da Liga das Naes como um todo foi uma espcie de contrato kantiano. Porm, os autores realistas criticavam ferrenhamente a criao da Liga, j que viam no fato de no haver nada que obrigasse os Estados a cumprirem as regras estabelecidas como o fator chave para que essa instituio fracassasse. Aps o fracasso da Liga das Naes e a exploso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os ideais pacifistas ganharam nova fora com a Organizao das Naes Unidas (ONU), em 1945, criada a partir do discurso de se repensar a incapacidade dos Estados de cooperarem para a construo de uma espcie de paz estvel. A Carta da ONU reconhece no seu artigo 1 a cooperao tcnica internacional como ferramenta para a promoo do desenvolvimento econmico, social, cultural e humanitrio, alm de convocar o respeito aos direitos humanos como forma de garantir uma convivncia pacfica entre todas as populaes. Alm disso, os artigos 55 e 56 do captulo IX da Carta estabelecem os princpios gerais da cooperao tcnica, solicitando que todos os membros da ONU se comprometessem a cooperar mutuamente, como forma de possibilitar um convvio pacfico entre todos os pases.

O estabelecimento da cooperao tcnica internacional a partir do ps-Segunda Guerra. Dentro do contexto do ps-Segunda Guerra e da Guerra Fria, entre 1944 e 1949, a cooperao tcnica se resumiu basicamente aos esforos de reconstruo da Europa. Nesse sentido, a cooperao internacional cresceu inserida na lgica do sistema de alianas estabelecida pelas duas grandes potncias da poca, disseminando-se num contexto estratgico. Ao longo dos anos 1950, a cooperao se tornou uma ferramenta mais disseminada, mas ainda prevalecia o conceito de ajuda ou assistncia internacional para atenuar as seqelas produzidas pelo subdesenvolvimento. Enquanto isso, j haviam diversas reaes oposicionistas ao mundo bipolar e s zonas de influncia. Trs grupos: a) a Europa comeou a delinear a integrao de alguns de seus pases em um mercado comum. b) os pases de economia mais frgil da frica, sia e Europa exigiam a superao de um mundo dividido em zonas de influncia. c) a Amrica Latina, baseada nas idias da Cepal, tambm exigia melhores condies para o desenvolvimento (industrializao). Em 1959, a ONU reviu o conceito de assistncia tcnica e o substituiu pelo termo cooperao tcnica. Dando-o um carter mais congruente e a possibilidade de aprendizado e ganhos mtuos a partir de uma relao de trocas entre partes iguais e/ou desiguais.

Tendo em vista as dificuldades do sistema internacional em meados da dcada de 1970 (endividamentos externos, segunda crise do petrleo), o desenvolvimento de projetos de cooperao tornava-se difcil. Isso serviu de impulso para que as Naes Unidas a desenvolverem, no decorrer da dcada de 1970, o conceito de Cooperao Tcnica entre Pases em Desenvolvimento (CTPD), tambm conhecida como cooperao horizontal. A CTPD tinha o intuito de fomentar uma cooperao mais ampla entre os pases do Sul. A partir do incio da dcada de 1980, as dificuldades econmicas e o protecionismo das grandes potncias, por conta da mencionada recesso mundial, significaram fortes limitaes para os pases do Sul em relao ao recebimento de recursos por meio de cooperao internacional. Isso significou a suspenso de auxlios para diversos pases do Sul. Esse cenrio impulsionou ainda mais o desenvolvimento da cooperao Sul-Sul como alternativa para a promoo do desenvolvimento nesses pases. No decorrer da dcada de 1990, diversas conferncias da ONU propuseram mudanas nos modos de ajuda aos pases mais pobres para que fossem alcanados nveis de desenvolvimento humano mais satisfatrios. Nesse cenrio, a cooperao internacional foi influenciada pelas determinaes da Conferncia de Monterrey (2002) e da Declarao de Paris (2005), ambas objetivando a potencializao da eficcia da ajuda ao desenvolvimento, procurando revisarem os ditames formulados na Declarao do Milnio e expostos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM), mantendo-os como norteadores da cooperao a nvel mundial.

As teorias de relaes internacionais pensando a cooperao


As diversas teorias sobre a crescente interdependncia entre os Estados ajudam a explicar a relevncia adquirida pela cooperao tcnica internacional como ferramenta de relacionamento e desenvolvimento mtuo no ambiente internacional. Um exemplo dessas relevncias foi a disseminao dos regimes internacionais que auxiliam na almejada manuteno da ordem, por meio de uma srie de fatores que criam diversas normas e regras que direcionam as aes dos Estados, possibilitando expectativas de uma convivncia cooperativa. A natureza dos regimes a intersubjetividade, j que h uma mtua constitutividade entre normas e atores. Tal dinmica nos faz lembrar o dilema do prisioneiro, pois a tentativa de criar meios de contato e negociao entre os prisioneiros sendo importante que o negociador possua neutralidade, fora, eficcia, etc. gerar a gradativa confiana entre as partes, possibilitando uma soluo mais agradvel para todos. Essas pontes de negociao entre os prisioneiros seriam as instituies, que podem ser as organizaes e os regimes internacionais. Processos dotados de uma lgica de consenso baseado na confiana geram mais segurana e previsibilidade nas negociaes internacionais, que passam a ser mais organizadas.

Teoria Neo-institucionalista A discusso sobre regimes internacionais faz parte do argumento desenvolvido por Robert

Keohane e Joseph Nye em Power and Interdependence (1977) que, ao criticarem a anlise focada no poder e na segurana nacional quer os realistas fazem das relaes interestatais, propem um olhar mais amplo da realidade internacional, que abarque as diversas foras transnacionais que deixam essa realidade mais complexa. Considerando a idia de Kant de que os Estados cooperam por serem egostas, e no altrustas Keohane e Nye apontam para a crescente interdependncia entre os Estados, o que possibilitaria o alcance da paz por meio da cooperao. Ou seja, esse jogo de trocas que caracteriza a interdependncia (cada vez mais necessria para a sobrevivncia no sistema internacional) no exclui competies ou assimetrias. Eles criaram um critrio de avaliao da quantidade de poder do Estado, baseada nos conceitos de sensibilidade e vulnerabilidade. Portanto, para esses autores h um crescimento dos intercmbios sociais e econmicos, que em conjunto com as organizaes internacionais, movimentos sociais transnacionais e corporaes multinacionais criam um mundo sem fronteiras, no qual o poder militar no se mostra como alternativa vivel para uma coexistncia com comodidade

Teoria construtivista Essa lgica de confiana mtua faz parte do argumento da escola construtivista. Essa escola procura compreender e explicar o modo como ocorre a construo social dos diversos atores e das estruturas sociais nas quais eles se encontram. O papel das normas como influenciadora do comportamento dos atores nas relaes internacionais enfatizado, e as instituies so capazes de alterar as identidades e interesses dos Estados. Sem esquecer que os atores e as estruturas sociais se constituem mutuamente. Portanto, as instituies no s influenciam atuando como frum que propicia a discusso e a mtua transformao dos atores mas se transformam de maneira correlata. Por fim, os construtivistas iro considerar o aumento do conhecimento recproco adquirido por meio dos regimes. Os construtivistas levam em conta as condies histricas e o aprendizado resultante das relaes neste processo, considerando que os Estados so atores sociais.

Teoria realista e neo-realista Avaliam as motivaes para a cooperao internacional. Aqui, o sistema internacional ainda deve ser analisado por meio da idia de estado de natureza hobbesiano, no qual a sobrevivncia e a segurana estatal determinam as polticas externas e as cooperaes internacionais. A poltica exterior no seria definida pela moralidade, e sim pelo interesse nacional. A amoralidade marcaria a cooperao entre os Estados, pois esses entes agem num mundo em que prevalece o jogo de soma zero, quando para um ganhar o outro tem que perder. A cooperao internacional serviria para os Estados manterem seu poder e crescimento, para conseguirem influncia poltica, prestgio, vantagens geoestratgicas e intensificao do comrcio, para garantirem investimentos ou, tambm, como forma de oferecerem subornos para as elites dos pases em desenvolvimento em troca de apoios, por exemplo, em organismos internacionais. Dessa forma, as polticas de cooperao seriam inseparveis das relaes de poder, aonde no haveria espao para consideraes ticas.

Teoria Estruturalista Possuem um enfoque de razes marxistas - entendem que a cooperao internacional uma manifestao do imperialismo. A ajuda reforaria os padres de desigualdade e injustia herdados do perodo colonial, impedindo as reformas estruturais para o desenvolvimento dos pases do sul. Alguns autores consideram a ajuda para o desenvolvimento como um instrumento estratgico de dominao das grandes potncias para com os pases do sul.

Teoria Neoliberal O enfoque neoliberal aponta que o processo de cooperao extremamente prejudicial para o desenvolvimento real, que apenas seria garantido no ambiente do livre mercado. A ajuda penalizaria o crescimento, pois seria uma ao intervencionista do Estado sobre as leis da oferta e demanda, prejudicando a dinmica competitiva do mercado mundial. Dessa forma, uma poltica de cooperao para o desenvolvimento deveria se resumir a assegurar o livre fluxo de capitais e a liberalizao dos acessos ao mercado mundial.

Mas, muito alm da pregao do discurso liberal, construtivista, etc., como base central para o desenvolvimento da cooperao tcnica, tambm preciso entender as transformaes ocorridas na forma de governar durante o mesmo perodo. A cooperao pode ser entendida por meio da anlise da complexificao do sistema internacional e da reformulao dos modelos de governamentalidade. Diversos projetos de cooperao poderiam ser entendidos como mais um exemplo de como os Estados se retiraram de diversas funes (fim do Estado Providncia) e novos atores passaram a auxili-lo no objetivo de governar. Muito alm de objetivos altrustas, a manuteno do equilbrio do sistema que est em questo, e no a sua contestao.

You might also like