You are on page 1of 16

Rua Jorge Tibiri, 451 Centro - So Jos do Rio Pardo - SP CEP 13720-000 - Tel.

: (19) 3681-2655

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

ANDREI AUGUSTO LUCIANO - A8133C0 DOUGLAS VENCIGUERI DE CASTRO - B10IBI3 EDIPO HERBERT LOPES - A8225F8 FABIANO PEREIRA DOS SANTOS - A986693 FILIPE DONIZETI DA SILVA MELLO - B16HEE9 FREDERICO CARVALHO PRESTUPA - B051060 JAIME DE ARRUDA JUNIOR - T508FG5 JUNIO CESAR GARCIA A96CBB3 LUCAS DONIZETTI M MADEIRA - A6356D4 NELCIDES PEREIRA DE OLIVEIRA - A938958 RENAN THEODORO DA S CAMARGO - A728FF5

Trabalho apresentado UNIP-Campus Rio Pardo vinculado s Atividades Prticas Supervisionadas, como parte dos requisitos para avaliao semestral, no Curso de EngenharIa Bsico.

So Jos do Rio Pardo / Novembro - 2012

Sumrio

1. 2. 3. 4.

Introduo ............................................................................................................................. 4 Objetivos................................................................................................................................ 4 Material utilizado .................................................................................................................. 4 Procedimento para Construo da Ponte ............................................................................. 5 4.1 4.2 Construo das barras para estrutura da ponte ........................................................... 6 Montagem de ponte...................................................................................................... 8

5. 6. 7.

Concluso ............................................................................................................................ 11 Referncias Bibliogrficas ................................................................................................... 12 Anexos ................................................................................................................................. 13

1. Introduo

O trabalho proposto consiste na construo e o teste de carga de uma ponte, utilizando macarro e cola, conforme especificado no regulamento da competio. A ponte deve ser capaz de vencer um vo livre de 1 metro, e ser submetida a um ensaio destrutivo na Competio de Pontes de Espaguete realizada pela Universidade Paulista, Campus de So Jos do Rio Pardo.

2. Objetivos

O objetivo do trabalho proposto o desenvolvimento de habilidades que nos permitam: aplicar conhecimentos bsicos para resolver problemas de engenharia, analisar e projetar sistemas estruturais simples, e execut-los com o trabalho em grupo.

3. Material utilizado
Para este procedimento, foram utilizados os seguintes materiais: 2 Pacotes de Macarro Spaghettoni n.7, marca Barilla (Fig. 1) 2 Colas Instantneas marca Amazonas (Fig. 2) 1 pote de cola Epxi (Fig. 3) 1 Massa Epxi (Fig. 4)

4. Procedimento para Construo da Ponte


Depois de ler as normas para a realizao construo da ponte (Anexo 1), primeiramente decidimos o tipo de ponte que iramos fazer e como no temos ainda nenhuma formao em estruturas e conhecimento em resistncia de materiais, buscamos na internet solues em vrias competies feitas anteriormente. Depois de muitas pesquisas e anlise dos modelos pelos componentes do grupo, decidimos fazer o modelo com arco, porque em vrias competies, foi um modelo com os melhores resultados nos testes de ruptura. Segue abaixo modelo da ponte escolhido:

Figura 5 Projeto da ponte escolhida, feito em SolidWorks.

Escolhido o modelo da ponte, decidimos fazer a arco tubular, depois de observar vrios modos de construo dessa estrutura. Antes de iniciar a construo da ponte, foi feito um desenho em tamanho real, para analisarmos as medidas de cada parte da ponte, esse depois seria utilizado na hora da montagem da ponte como molde.

4.1- Construo das barras para estrutura da ponte

Utilizamos 38 fios de macarro inteiro em cada tubo, e com a ajuda de um cano, utilizamos a cola instantnea Amazonas (Fig. 2), para colar as bordas dos tubos. Segue abaixo detalhe dos tubos depois de acabados.

Figura 6 Detalhe dos tubos para a construo da estrutura do arco.

Depois construmos as barras para unir o arco a base central da ponte, foram utilizados dois tipos de barras, uma com 9 fios de macarro e outra com 16 fios de macarro, com tamanho de 18 cm, conforme esquema abaixo.

Figura 7 Barra feita com 9 fios de macarro, no detalhe o encaixe das barras

Figura 8 Barra feita com 12 fios de macarro, no detalhe o encaixe das barras

Depois de todas as barras e tubos prontos, utilizamos a cola epxi (Figura 3), para reforar as juntas das barras, visto que observado em testes realizados anteriormente que a cola instantnea ressecava o macarro, ento decidimos passar essa cola epxi, para no ter mais esse tipo de problema.

4.2 Montagem de ponte


Depois de tudo colado e com o devido tempo para secagem da cola epxi, iniciamos a montagem da ponte. Utilizamos o projeto em escala real, para usar como molde da estrutura (Figura 9), para facilitar na montagem e colagem da ponte. Para fazer a unio dos tubos utilizamos a massa epxi (Figura 4).

Figura 9 Montagem da estrutura da ponte

Com o auxilio de escoras, para nos auxiliar na altura da ponte onde fizemos com 46 cm, montamos a estrutura do arco da ponte, conforme figura 10, tendo o devido cuidado de deixar a ponte alinhada, tomando como base a linha inferior no projeto.

Figura 10 Montagem da estrutura do arco da ponte

Com o arco pronto, iniciamos a colagem das barras, utilizando cola instantnea conforme figura 11.

Figura 11 Colagem das barras

Chegando assim ao resultado final, que ficou de acordo com o projeto, com o peso de 1,106 Kg, descontando 0,172kg da barra central e dos canos, o peso fico dentro do permitido no regulamento da competio, com 0,934 Kg.

Figura 12 Ponte acabada, com 1,106kg

10

5. Concluso

Mesmo sem a realizao da competio at a presente data desse relatrio, conclumos atravs de testes feitos anteriormente da construo da ponte final, que possvel fazer uma ponte, com um material de certa forma de baixa resistncia, e com certas limitaes de materiais, que suporte uma quantidade de peso muito superior a empregada na construo, mesmo sem o conhecimento para aplicar corretamente os conceitos de estruturas e resistncias de materiais. Mas nesse momento do curso de engenharia, talvez o que mais se tornou importante na realizao desse trabalho, foi o trabalho em equipe, onde a equipe buscou, analisou e discutiu sobre formas da construo da ponte, como se poderia chegar a um melhor resultado sem ter ainda os conhecimentos necessrios, e depois partindo para a construo, separando para cada um do grupo uma parte do trabalho para ser feito, e mostrando que o trabalho em equipe, com o comprometimento de todos, nos d uma base para futuros projetos e experincias em nossa caminhada profissional.

11

6. Referncias Bibliogrficas
http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/imagens/20121/index.html , data de acesso 28/10/2012. http://www.cpgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/, data de acesso 28/10/2012

12

7. Anexos

Anexo 1 Normas para construo e teste de carga da ponte

I. NORMAS PARA A CONSTRUO DA PONTE (adaptado do edital da UFRGS).

1. A ponte dever ser indivisvel, de tal forma que partes mveis ou encaixveis no sero admitidas. 2. A ponte dever ser construda utilizando apenas massa do tipo espaguete nmero 7 da marca Barilla e colas quente ou fria, ficando a escolha a critrio dos componentes do grupo. 3. O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) no poder ser superior a 1000g (1 Kg). 4. No limite da massa prescrita (1000 g), no sero considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de ao para fixao da carga (descrito no item 11). 5. A ponte no poder receber nenhum tipo de revestimento ou pintura. 6. A ponte dever ser capaz de vencer um vo livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixao das extremidades no ser admitida.

OBSERVAES: Cada grupo indicar um ou mais de seus membros para a realizao do teste de carga da ponte. Durante o teste de carga, os alunos devero utilizar equipamentos de proteo para evitar acidentes no momento do colapso da ponte (luvas, culos de proteo, etc.).

13

7. Na parte inferior de cada extremidade da ponte, dever ser fixado um tubo de PVC para gua fria de 1/2" de dimetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nvel. O peso dos tubos de PVC no ser contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4.

8. Cada extremidade da ponte poder prolongar-se at 5,0 cm de comprimento alm da face vertical de cada bloco de apoio. No ser admitida a utilizao das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da ponte.

9. A altura mxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo at o seu ponto mais alto, no dever ultrapassar 50 cm.

10. A ponte dever ter uma largura mnima de 5 cm e mxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.

14

11. Para que possa ser realizado o teste de carga da ponte, ela dever ter fixada na regio correspondente ao centro do vo livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nvel das extremidades apoiadas, uma barra de ao de construo de 8 mm de dimetro e de comprimento igual largura da ponte. A carga aplicada ser transmitida ponte atravs desta barra. O peso da barra no ser contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4.

II. Normas para a realizao dos testes de carga:

1. A ordem da realizao dos testes de carga das pontes ser definida pelos membros da comisso organizadora, presidida pela coordenao do curso. 2. A carga inicial a ser aplicada ser de 2 kgf. Se aps 10 segundos da aplicao da carga, a ponte no romper, ser considerado que a mesma passou no teste de carga mnima, estando apta a continuar o teste de ruptura.

3. Se a ponte passou no teste da carga mnima, as cargas posteriores sero aplicadas em incrementos definidos pelo membro do grupo que est realizando o teste. Ser exigido um mnimo de 10 segundos entre cada aplicao de incremento de carga.

4. Ser considerado que a ponte atingiu colapso se ela apresentar severos danos estruturais menos de 10 segundos aps a aplicao de incremento de carga. A carga de colapso oficial da ponte ser a ultima carga que a ponte foi capaz de suportar durante um perodo de 10 segundos, sem que ocorressem severos danos estruturais.

5. Se na aplicao do incremento de carga ocorrer a destruio do ponto de aplicao da carga, ser considerado que a ponte atingiu o colapso, pela impossibilidade de aplicar mais incrementos de carga (ainda que o resto da ponte permanea sem grandes danos estruturais).

6. Aps o colapso de cada ponte, os restos da ponte testada podero ser examinados por membros da comisso de fiscalizao da competio, para verificar se na sua construo

15

foram utilizados apenas os materiais permitidos. Caso seja constatada a utilizao de materiais no permitidos, a ponte estar desclassificada.

7. Qualquer problema, dvida ou ocorrncia no contemplada neste regulamento, dever ser analisado pela comisso organizadora, e a deciso final sobre o assunto em questo caber coordenao do curso ou por professor por ele designado.

16

You might also like