You are on page 1of 38

USINAGEM CONVENCIONAL AJUSTAGEM o trabalho realizado geralmente de forma manual, a fim de promover o ajuste, encaixe entre diferenas peas

s ou elementos. A disciplina de Ajustagem est dividida em mdulos da seguinte forma: Manual Corte Mquina Arco de Serra. Operao de Serrar. Alternativa. Fita Horizontal. Fita Vertical.

Marcao

Ajustagem

Desbaste

Tinta, mesa e traador. Rgua, riscador e esquadro. Puno de bico. Martelo. Limas. Uso da lima. Operao de limar. Morsa de bancada. Furadeira. Broca helicoidal. Escareador. Operao de escarear e rebaixar. Machos. Operao com machos. Cossinetes. Operao com cossinetes.

1.1. Corte Manual 1.1.1. Arco e Lmina de Serra A operao manual de serrar tem trs finalidades: 1) Cortar barras ou chapas metlicas em pedaos; 2) Cortar segundo um contorno traado previamente; 3) Abrir fendas numa pea (com a finalidade, por exemplo, de apertar um parafuso por meio de chave de fenda, engastar uma mola de lmina, ou dar pea certa elasticidade). Para serrar, o mecnico usa o arco de serra, ao qual adapta uma lmina de serra adequada.

Fig. 1 Arco de serra do tipo ajustvel (comum).

Fig. 2 Arco de serra do tipo ajustvel (pouco usual).

Fig. 3 Arco de serra do tipo ajustvel, com cabo revlver. uma armao de ao, provida de um cabo de madeira ou de plstico. Apresenta-se, geralmente, num dos tipos indicados nas figuras 1, 2 e 3. Nos arcos de serra ajustveis ou regulveis podem-se montar lminas de 8, 10 e 12 (comprimentos comerciais).

Em todos os modelos de arco de serra h um dispositivo, nos extremos, para girar a lmina num ngulo de 90. Torna-se, assim, possvel serrar grande comprimento, como mostra a figura 4. 1.1.2. Lmina de Serra uma pea estreita e fina (figura 5), de ao ao carbono tempervel ou de ao rpido. Estas ltimas: em geral, so empregadas nas mquinas de serrar. Quando a tmpera abrange toda a lmina, ela chamada rgida, devendo ser usada com cuidado, porque se torna frgil. Quando apenas o dentado temperado ela denominada flexvel, ou semi-flexvel.

Fig. 5 Lmina de serra. A lmina de serra funciona como se fosse uma lima, de uma s srie de dentes. Ela corta atritando e destacando pequenas partculas do material. As figuras 6 a 9 mostram algumas das disposies laterais dos dentes, inclinados para um e outro lado, com alteraes variadas (TRAVA). Assim se evita, como mostra a figura 10, que a lmina se agarre na fenda do corte que produz. A figura 11 indica os ngulos dos dois flancos do dente e tambm mostra a orientao dos dentes com relao direo do golpe: o flanco a 90 o que ataca o material. As lminas de serra so especificadas pelo comprimento (8, 10 ou 12), pela largura (1/2 ou 1) e pelo numero de dentes por polegada. A lmina de serra deve ser escolhida tendo em conta a natureza do trabalho, a qualidade e a espessura do metal a cortar. Quanto mais duro o metal a trabalhar, mais estreito o dentado da lmina. Tambm, quanto mais fino o metal a trabalhar, mais estreito o dentado da lmina. Comercialmente, o dentado largo de 18 dentes por polegada, o dentado mdio de 24 dentes por polegada, e o dentado fino de 32 dentes por polegada. 1.1.3. Indicaes Prticas para a Escolha da Lmina de Serra Materiais muito duros ou muito finos usar lmina de serra de 32 dentes / polegada, materiais de dureza ou de espessura mdia usar lmina de serra de 24 dentes / polegada, materiais macios e espessos - usar lmina de serra de 18 dentes / polegada. Os metais muito macios (chumbo, estanho, zinco) no devem ser serrados com lmina para metais acima especificada, pois que o dentado se cega facilmente. prefervel o uso de serras para a madeira.

1.1.4. Operao de Serrar Serrar material, empregando-se o arco de serra muito comum nas oficinas mecnicas. uma operao simples que permite, em certos casos, maior facilidade e rapidez de execuo do que quando se empregam mquinas de serrar, alm do menor custo, considerando-se o preo das mesmas. 1.1.5. Fases de Execuo 1 Fase: Preparar o arco de serra. a) Coloque a serra no arco, com dentes voltados para frente conforme a figura 1. b) Estique a folha de serra, girando a borboleta com a mo. Fig. 1 Preparar o arco de serra. 2 Fase: Serrar a) Inicie o corte, guiando a serra com o dedo polegar conforme mostra a figura 2. Mantenha a serra ao lado do risco e levemente inclinada para frente conforme a figura 3. (Obs.: Essa inclinao facilita o inicio do corte e evita que se quebrem dentes da serra).

b) Serre, guiando-se pelo trao de referncia (figuras 4 e 5).

Observaes: 1) A presso da serra sobre o material feita apenas durante o avano e no deve ser excessiva. No retorno, a serra deve correr livremente sobre o material da pea.

2) A serra deve ser usada em todo o seu comprimento e o movimento deve ser dado apenas com os braos. 3) Folgue a serra ao terminar a operao. 1.2. Corte Mquina 1.2.1. Mquina de Serrar Horizontal Alternativa A mquina de serrar horizontal alternativa usada exclusivamente para o fracionamento de materiais em pedaos a serem trabalhados depois manualmente ou em outras mquinas. Para se tornar mquina de grande produo, tem sido constantemente aperfeioada, a partir de um tipo simples, de total acionamento mecnico, at os tipos modernos, com certos movimentos hidrulicos e dotados de diferentes velocidades de corte. 1.2.2. Nomenclatura e Funcionamento da Serra Horizontal Alternativa O mecanismo principal da mquina, que o de acionamento da lmina de serra, obedece, em qualquer tipo, ao princpio de transformao do movimento circular contnuo do motor eltrico, por meio do sistema de biela-manivela e corredia, em movimento retilneo alternativo. A figura 1 apresenta o tipo mais simples de mquina de serrar horizontal alternativa, de uma s velocidade. A rotao do motor, atravs de correia e polias, pinho e engrenagem, se transmite ao volante da biela. A articulao biela-manivela faz com que o arco da serra deslize na corredia, em movimento retilneo alternativo (movimento de vai e vem). A cada rotao completa do volante, no sentido da seta, corresponde um golpe da serra, em duas fases: a de corte ou ativa na ida, e a de retorno, na qual a lmina no corta. A corredia articulada e tem um suporte que lhe da guia para o levantamento e o abaixamento do arco, quando se procede colocao e ao aperto do material na morsa. Caso se torne necessrio aumentar a presso da serra sobre a pea, usa-se o contrapeso, que deslocvel. Compreende-se que, na mquina da figura 1, o contrapeso, deslocado para a esquerda, faz com que a presso da lmina sobre o material aumente, acontecendo o contrrio quando o contrapeso movido para a direita.

1.2.3. Mquina de Serrar Horizontal Hidrulica Excetuando o mecanismo do movimento alternativo (para o qual a transmisso mecnica por meio do sistema bielamanivela), os movimentos da mquina de serrar da figura 2 so de transmisso hidrulica. Os rgos da bomba hidrulica (vlvulas, cilindros, etc.) constituem um s mecanismo, cujas partes interiores trabalham em banho de leo. A lmina da serra corta no curso de volta. O dispositivo hidrulico permite: 1) avano progressivo da lmina, durante o corte, isto , a presso da lmina sobre o material aumenta com regularidade; 2) na segunda fase do curso, a lmina no tem contato com o material; 3) no final do corte completo, automaticamente o arco se levanta e o motor desligado. A mquina do tipo da figura 2 tem trs velocidades de trabalho: 80, 100 ou 135 golpes da lmina por minuto. As maiores velocidades so para materiais macios e as menores velocidades para materiais duros. 1.2.4. Relao entre o Nmero de Golpes da Lmina e a Velocidade de Corte Sejam: D o dimetro da biela (em mm) e N o nmero de golpes por minuto. Em cada golpe, o caminho percorrido por um dente qualquer da lmina 2D. N o fim de N golpes (ou seja, em 1 minuto), tem-se a velocidade V: V = 2 xDxN milmetros ou V =
V = DN m/min 500 2 DN m/min ou 1000 500V . D

Resulta, como valor de N: N =

A velocidade V um valor obtido por experincias e, em geral, dado por tabelas, conforme o material a cortar. Regulando-se a biela, mede-se D. Dessa forma, pode-se adotar, na mquina, a velocidade de trabalho (nmero de golpes por minuto) que mais se aproxima do valor calculado da frmula.

1.2.5. Nmero de Dentes da Lmina So muito usadas as lminas de 14 dentes por polegada. Em materiais mais macios, empregam-se as lminas de 10 dentes por polegada (10 dentes/1). 1.2.6. Mquina de Serrar Horizontal de Fita A mquina de serrar horizontal de Fita, devido ao movimento contnuo da Fita de serra, apresenta maior rendimento que a mquina de serrar alternativa. 1.2.7. Nomenclatura e Funcionamento A figura 1 apresenta o aspecto geral de uma serra horizontal de fita de um dos modelos mais modernos. A figura 2 mostra a mesma mquina, destacando apenas, entretanto, os mecanismos mais importantes que, na figura 1, esto encobertos pela caixa da armao da serra e pelo barramento. Os volantes ou as polias da serra tem os seus eixos girando em mancais adaptados a uma armao complexa, de cantoneiras e placas de ao. Serve ela, ao mesmo tempo, de assento para a cobertura de chapa que constitui a caixa da armao. Estas partes no aparecem na figura 2, para no complic-la. As polias ou volantes da serra de fita esto dispostas num mesmo plano, inclinado em relao ao plano superior do barramento.

A fita de serra adaptada nos gornes dos volantes e esticada por um dispositivo de parafuso. Nas guias, h trs rolos, dois horizontais e um vertical (figura 3), entre os quais passa a fita de serra, em posio vertical. Como os volantes so inclinados, resulta que a fita de serra sofre

uma certa toro, antes e depois de passar entre os rolos. A pea, apertada horizontalmente na morsa, cortada pela serra segundo um plano vertical. A mola helicoidal, presa ao p e armao, facilita o levantamento desta e serve para aliviar a presso da serra (figura 4). Por outro lado, a bomba a leo, com o corpo preso ao barramento e o mbolo articulado com a armao, serve para permitir seguro e constante avano fita de serra, medida que executa o corte (figura 4). A transmisso do motor eltrico ao volante condutor se d por polias escalonadas (em degraus) e correia, e por meio de um mecanismo de reduo de velocidade. No tipo de mquina apresentado nas figuras 1 e 2, as polias permitem 4 velocidades e o mecanismo redutor de velocidade o que esta esquematicamente mostrado na figura 5: o eixo da polia, escalonada, superior, com um parafuso sem fim, engrena com uma roda dentada presa no mesmo eixo do pinho dentado que, por sua vez, engrena com a engrenagem interior do volante condutor da serra de fita. 1.2.8Velocidades Prticas Menores velocidades para materiais mais duros; maiores velocidades para materiais mais macios. Velocidade 1 Velocidade 2 Velocidade 3 Velocidade 4

Aos ferramentas, Bronze, Aos duros, Ferro fundido, Ao de baixo liga, Perfilados pesados de ao, Figura 6 Variao de velocidades.

Ao forjado a frio, Perfilados leves de ao, Lato (tubos e barras) Tubos de ao e ferro,

Cobre, Alumnio, Madeira,

1.2.9. Nmeros de Dentes por Polegada da Fita de Serra Materiais Perfilados de ao doce leves, tubos de ao e de ferro. Perfilados de ao doce pesados, tubos de lato. Aos duros, bronze, ferro fundido, lato em vergalhes. Alumnio, cobre, metal patente, ao forjado a frio. Madeira. Figura 7 Aplicao das fitas de serra.

Dentes por Polegada 14 12 10 8 6

2. Marcao 2.1. Traagem com Graminho Antes de usinar uma pea, o mecnico precisa, s vezes, executar um traado em uma ou mais de suas faces, para localizar, com rigor, rebaixos, ranhuras, furos, recortes, planos ou outras superfcies que iro caracterizar e dar a forma definitiva pea. Tal traado exige, antes de tudo, que as superfcies da mesma recebam uma pintura que, nos casos mais comuns, feita com sulfato de cobre ou Verniz, ou Alvaiade, para que os traos se destaquem com bastante nitidez. Alm disso, para essa traagem num s plano, tornam-se necessrios: 1) Um plano rigoroso de referncia ou mesa de traagem, sobre os quais possa deslizar livremente o instrumento que executa os riscos; 2) O instrumento que faz os riscos. 2.1.1. Pintura para Traagem Passa-se leve camada, por meio de pincel, mas faces da pea que devem receber o traado. Utiliza-se, geralmente, verniz ou sulfato de cobre em faces j usinadas. Resulta um fundo com uma cor determinada, no qual, depois, a ponta do instrumento de traar deixa riscos bem ntidos. Ao usar sulfato de cobre, deve-se tomar cuidado com os instrumentos para no ficarem manchados. Nas faces brutas de peas fundidas ou forjadas emprega-se o alvaiade, dissolvido em gua.

2.1.2. Mesa de Traagem um bloco robusto, retangular ou quadrado, construdo em ferro fundido, com a face superior rigorosamente plana (figuras 1 e 2). Constitui esta face o plano de referncia para o traado com graminho. Sobre ela se coloca a pea que vai receber o traado, assim como o instrumento de traar. Tambm, sobre esta face plana, se dispem os instrumentos necessrios para medidas e controle, tais como escalas, esquadros, porta-escala (figura 3), etc. A mesa de traagem tambm conhecida nas oficinas como desempeno de traagem.

2.1.3. Graminho o instrumento que executa os traos ou riscos nas faces da pea (figuras 4 e 6). A base do graminho, cuja face inferior plana, se desloca sobre a superfcie plana do desempeno. A haste, em graminhos comuns, perpendicular ao plano da base. A ponta da agulha do graminho, enquanto este se desloca, risca a face da pea. Qualquer que seja a inclinao da agulha, sua ponta traa sempre, na face da pea, uma linha paralela ao plano de referncia, ou seja, paralela face da mesa de traar. As figuras 4 a 6 mostram tipos de graminhos. No de preciso (figura 5), um parafuso de regulagem permite ajustes precisos da ponta da agulha. O graminho da figura 6 possui uma graduao na haste suporte e um vernier junto a esta haste. Um parafuso de regulagem produz deslocamentos para ajustes de medida. Neste graminho, as alturas da ponta da agulha so, pois, medidas e aproximadas no prprio instrumento. Para os graminhos que no possuem escala, para se acertar a altura da ponta da agulha para executar o traado, necessrio uma rgua graduada vertical, cujo zero esteja no seu topo inferior e que fique montada numa base plana bem ajustada ao desempeno. A figura 3 apresenta uma rgua graduada vertical, montada no porta escala. Para us-la, aproxima-se ponta do riscador da graduao e acerta-se esta ponta na altura desejada. 2.2. Rgua de Traar, Riscador e Esquadro Na maioria das tarefas que executa, o mecnico precisa fazer antes um traado sobre uma ou mais faces da pea. Este traado orienta-o na execuo de diversas fases do seu trabalho. O traado tem por finalidade marcar linhas ou pontos de referncia na pea, tais como: contorno da pea, rebaixos, posies de eixos e de furos, etc. Quando a traagem em faces planas, os instrumentos de mais freqente uso so: Rgua de traar, Riscador e Esquadro.

2.2.1. Rgua de Traar , em geral, uma lmina de ao (figura 1) de faces planas e paralelas. Suas bordas ou seus fios so paralelos eretos. Como seus fios so retos, fazendo-se correr, junto a qualquer dos dois, uma ponta aguda, esta risca uma reta na face plana da pea. 2.2.2. Riscador uma haste de ao, de ponta aguda, endurecida pela tmpera. Os tipos mais usados esto nas figuras 2, 3 e 4. Deslizando-o, com ligeira presso, sobre uma superfcie de material mais macio, ser riscada ou traada uma linha. Se usado com a rgua ou o esquadro, o riscador traa retas. Pode tambm o riscador ser utilizado juntamente com um gabarito, que um molde ou modelo. Neste caso, fazendo com que sua ponta acompanhe o contorno do gabarito, o risca dor reproduzir este contorno na superfcie plana da pea. Em alguns tipos de riscador (figura 4), uma das extremidades curvada, para facilitar certos traados. A ponta do riscador deve ser sempre afiada na forma cnica. 2.2.3. Esquadro O esquadro um instrumento com lmina de ao (figura 5), que serve para o traado de retas perpendiculares, isto , de retas que tenham entre si o ngulo de 90 (ngulo reto). Sua base pode ser de ao, alumnio, ou madeira chapeada com metal. A lmina, de faces paralelas e de fios paralelos e retos, montada na base. Seus fios ou bordas formam ngulo rigoroso de 90 com as faces da base. Estas so tambm retas e paralelas. Correndo junto a um dos fios da lmina, a ponta do riscador traa uma reta, que perpendicular a qualquer das duas faces da base. 2.2.4. Condies para um Bom Traado 1) Use riscador de ao com ponta bem afiada. 2) De trao fino e ntido.

3) No repasse o riscador em trao j dado. 4) Na maioria dos casos, pinte, antes, a superfcie a traar com uma fina camada de verniz ou alvaiade. Dessa forma, os traos feitos pelo riscador se destacaro com nitidez. 2.2.5. Uso dos Instrumentos Nas figuras 6, 7, 8, 9 e 10 verificamos o uso correto dos instrumentos de marcao.

2.2.6. Conservao dos Instrumentos de Traagem 1) Limpe e lubrifique os instrumentos de traagem, aps o uso. 2) Evite que sofram choques. No os ponha em contato com outras ferramentas. 3) De preferncia, guarde-os em estojos prprios. 4) Em caso de oxidao (ferrugem), limpe-os com pedra-pomes e leo. Jamais use lixa no esquadro ou na rgua de traar. 5) O esquadro merece um cuidado especial. Verifique ou afira a exatido do ngulo de 90, de vez em vez, em comparao com um ngulo reto padro, ou por outro processo adequado. NOTA: O esquadro de preferncia usada para verificar perpendicularidade; neste caso, em trabalhos de preciso, deve ser empregado, de preferncia, esquadro de fio retificado (figura 10). 2.3. Puno de Bico Para localizar o centro de um furo a ser executado, ou para marcar traados feitos nas faces de uma pea, o mecnico usa um instrumento de ponta cnica, chamado Puno de bico.

2.3.1. Puno de Bico de Centrar um instrumento de ao cujo corpo se apresenta prismtico (sextavado ou octogonal) ou recartilhado (figuras 1 e 2) para que no deslize na mo. O bico, agudo, deve ser temperado. No traado de uma pea, o centro de qualquer furo a executar determinado, em geral, pelo cruzamento de duas retas ou de dois arcos de circunferncia sobre este local, coloca-se a ponta aguda do puno de centrar (figura 3) e, na sua cabea, d-se uma leve, mas firme pancada de martelo (figura 4). Resulta, no lugar, uma marca do bico do puno, que um minsculo furo cnico. Esta marca ajudar, assim, iniciar bem a operao de furar com a broca. A marca do puno, que resulta da energia do golpe do martelo, regulada de acordo com o tamanho do furo a ser executado. O ngulo da ponta do Puno de centrar varia de 90 a 120, ou seja, aproximadamente igual variao do ngulo da ponta da broca. 2.3.2. Puno de Bico de Marcar um instrumento de ao, de ponta cnica e temperada, semelhante ao puno de bico de centrar, A nica diferena est no ngulo do bico: no puno de marcar este ngulo de 60.

2.3.3. Finalidades do Puno de Bico de Marcar Feito o traado nas superfcies de uma pea, como, por exemplo, se v na figura 7, necessrio marcar pontos de referncia que permitam manter os traos, pois estes podem apagar-se durante o trabalho de usinagem.Ento sobre as linhas do traado, imprimem-se pontos de referncia, utilizando-se o puno de marcar, em cuja cabea se d uma leve e firme pancada com o martelo. Chama-se a isto confirmar o traado. Pode-se admitir, pois, que este trabalho de marcar a fase final do traado da pea.

O modo de usar o puno de marcar idntico ao do puno de centrar (figuras 3 e 4). As marcas do puno devem ser leves e sua distribuio feita de modo que possam desaparecer completamente com a usinagem da pea. 2.3.4. Puno de Bico Automtico O puno de bico automtico, de pouco uso, dispensa o martelo (figura 8). Apia-se a ponta sobre o trao e calca-se o puno. Um mecanismo de mola, dentro da bainha, dispara e produz choque na haste, cujo bico imprime a marca na pea. A presso pode ser regulada, girando a bainha, para aumentar ou diminuir a profundidade da marca. O puno automtico imprime marcas uniformes. 2.4. Martelo O martelo uma ferramenta auxiliar do mecnico, de uso freqente na oficina. Serve para produzir choques, cuja energia ou potncia se aplica: 1) A uma ferramenta de corte, fazendo-a atacar o material (exemplos: talhadeira, bedame); 2) A peas em montagem ou desmontagem (exemplos: eixos, chavetas, pinos, cunhas); 3) Para obter deformaes permanentes (exemplos: trabalhos de forja, rebitagem, dobrar a frio). 2.4.1. Nomenclatura do Martelo

Compe-se de duas partes (figura 1): 1) Martelo propriamente dito, que uma pea de ao de forma especial. 2) Cabo de madeira, de seo oval, com um ligeiro estreitamento na parte prxima ao martelo.

2.4.2. Tipos de Martelos So usuais, na oficina mecnica, os tipos apresentados nas figuras 1, 2, 3 e 4. Os pesos desses martelos variam desde 150 gramas, para trabalhos delicados, at 800 gramas, para tarefas mais pesadas.

2.4.3. Caractersticas das Partes do Martelo 1) Face de choque (tambm chamada pancada) ligeiramente abaulada. 2) A bola (semi-esfrica) e a pena (arredondada no extremo) so usadas para trabalhos de rebitagem e de forja. 3) O olhal, orifcio de seo oval, onde se introduz a espiga do cabo, geralmente estreitado na parte central. 4) A cabea e a bola (ou a pena) so temperadas e revenidas, para aumentar a dureza e a resistncia ao choque. 5) Madeira do cabo flexvel, sem defeitos, de boa qualidade. 6) O estreitamento do cabo aumenta a flexibilidade e ajuda o golpe, pois age como amortecedor e diminui a fadiga do punho do mecnico. 7) A seo oval do cabo possibilita maior firmeza para empunh-lo. 8) O engastamento do cabo no olhal garantido por uma cunha de ferro cravada no extremo. Esta cunha abre as fibras da madeira e o extremo do cabo fica bem apertado contra a superfcie cnica do olhal. 2.4.4. Condies de um Bom Acabamento 1) Madeira de boa qualidade, flexvel, sem defeitos. 2) Ajustamento forado do extremo do cabo no olhal do martelo. 3) Uso da cunha para aperto efetivo. 4) Grossura do cabo de acordo com o peso do martelo e com as propores da mo de quem martela.

5) Comprimento do cabo: 300 a 350 milmetros. 2.4.5. Modo de Usar o Martelo A preciso do golpe a condio essencial. No se deve empregar muita forca, a fim de evitar rpida fadiga. A energia do golpe bem aproveitada quando se segura o martelo pela extremidade do cabo (figura 5). Esta a posio correta, pois, com maior alavanca (distncia D), consegue-se maior eficincia com menor esforo. No golpe, trabalha, sobretudo o punho de quem martela. O antebrao auxilia apenas o impulso. A amplitude do movimento do martelo de cerca de um quarto de crculo (90).

3. Desbaste 3.1. Lima A lima uma ferramenta temperada, feita de ao carbono. Suas faces so estriadas ou picadas. Quando a lima atritada contra a superfcie de um material mais macio, desgasta-o, arrancando pequenas partculas (limalha). 3.1.1. Para que Serve a Lima Com a crescente utilizao de mquina na indstria, o uso da lima tem diminudo. hoje usada somente em pequenos trabalhos de desbaste e leve acabamento, em peas previamente desbastadas em maquinas. Deve ser usada em pequenas espessuras de material a desgastar (cerca de 0,2 a 0,3 milmetros). a ferramenta manual que o ajustador mecnico mais utiliza (figura 1).

3.1.2. Classificao Trs fatores influenciam na classificao da: limas: picado, seo (ou forma) e comprimento. Picado: Pode ser simples ou cruzado. Os dois podem apresentar estrias mais prxima, mais afastada ou em distancias mdias. Existem, assim, trs tipos principais de lima, de cuja escolha depende o desbaste ou o acabamento (figuras 2 a 7).

Seo ou forma: As figuras 9 a 16 indicam os tipos mais usados.

Comprimento: dado em polegadas e corresponde a medida do corpo (figura 1). 3.1.3. Exemplos de Especificaes de Limas Lima paralela bastarda de 10", lima redonda mursa de 6", lima faca bastarda de 4" , etc. 3.1.4. Limpeza A limalha, prendendo-se entre as estrias do picado, prejudica o corte da lima. necessrio manter o picado sempre limpo. Usa-se, para isso, uma escova de fios de ao e, em certos casos, uma vareta de cobre de ponta achatada (figura 17). 3.1.5. Conservao 1) No coloque limas em contato, para que seus dentes no se choquem e no se estraguem. 2) Evite choques com a lima. 3) Proteja-a contra: oxidao (ferrugem). 4) Mantenha sempre a lima com cabo prprio. Engaste a espiga no cabo, com firmeza. 3.2. Uso da Lima O uso da lima apresenta certas particularidades. O seu conhecimento indispensvel ao mecnico, para que faa melhor trabalho e obtenha maior rendimento.

3.2.1. Presso Sobre a Lima Ao iniciar o golpe (figura 1), a presso da mo, no cabo, deve ser menor do que a presso da mo, na ponta, isto , Pl deve ser menor do que P2, porque distncia da presso Pl pea maior. medida que a lima avana, a presso P2 deve ir decrescendo e a presso Pl deve ir aumentando. Assim, no meio do golpe (figura 2), Pl deve ser igual a P2, porque as distncias so iguais. No fim do golpe (figura 3), Pl deve ser maior do que P2, porque a distncia de P1 pea menor. O movimento de volta da lima se faz aliviando as presses, pois. no retorno, no deve ocorrer o corte, evitando-se o desgaste ou quebra dos dentes. Nos casos mais comuns de limar, o modo de segurar a lima deve ser o indicado nas figuras 1 a 4.

3.2.2. Recomendaes Sobre o Uso da Lima 1) No use lima mal engastada no cabo. Ajuste o cabo espiga. 2) A colocao e a retirada devem ser feitas como indicam as figuras 5 e 6. 3) No trabalhe com lima muito gasta ou com lima que tenha limalha agarrada ao picado. 4) Em superfcie estreita, no use lima nova. 5) Qualquer crosta de ferro fundido, ou de forja, ou oxidada (enferrujada), somente deve ser limada com lima bastarda que j tenha bastante uso. aconselhvel, s vezes, eliminar essa crosta, raspando com a ponta da lima. 6) Para desbaste, use lima bastarda: Para acabamento, limas muras.

7) As limas muras usadas, que no sirvam para ao duro, so as melhores para limar lato e cobre. A lima bastarda no convm, por que geralmente desliza sobre o lato e oferece muita resistncia ao movimento sobre o cobre. 8) No lime com rapidez nem vagarosamente; 60 golpes por minuto boa mdia. 9) No d golpe de lima nem muito longo, nem muito curto. Use todo o comprimento til da lima. 10) No lime continuamente. Controle o trabalho, nos intervalos. 3.3. Operao de Limar A ao cortante da lima depende de trs fatores: picado (tipo de dente), qualidade do ao da lima e tmpera da parte picada. 3.3.1. Modo de Ao da Lima Sobre a Superfcie da Pea

A presso sobre a lima deve ser feita durante a fase de ida (figura 1). Na volta, aliviase essa presso. O picado da lima (a figura 2 mostra uma parte aumentada) um conjunto de numerosos dentes de ao. Como recebem presso e, alm disso, so pontiagudos e mais duros que o material da pea, os dentes fazem inmeros riscos na superfcie que est sendo limada. E, assim, arrancada uma grande quantidade de pequenos cavacos (limalha). Pouco apouco, a superfcie da pea vai sendo desgastada. Conforme o tipo da lima, o picado apresenta certa distncia entre os dentes ou entalhes. Distncias aproximadas, nos tipos usuais: Em lima bastarda -1 milmetro Em lima bastardinha -0,4 do milmetro Em lima mura -0,2 do milmetro A qualidade do Ao da lima deve ser tal que produza eficiente desgaste do material a limar. Alm disso, o prprio picado da lima deve resistir ao uso, o mais possvel. Na fabricao das limas empregado Ao carbono especial, cuja qualidade bem controlada por anlises e experincias.

A tmpera da parte picada da lima para o fim de endurec-la, dando-lhe, pois, melhores condies de corte. 3.3.2. Acabamento da Superfcie da Pea A profundidade dos riscos feitos pelos dentes da lima que determina o grau de acabamento da superfcie da pea. A aspereza ou rugosidade causada pelos riscos ser diminuda pelo emprego de limas de picado mais fino e por uma tcnica de trabalho mais eficiente (limagem a traos cruzados). 3.3.3. Mudanas de Limas Partindo de superfcie bruta, atinge-se gradualmente o acabamento fino, usando-se sucessivamente limas de picado mais fino. Para cada tipo de so aconselhveis os seguintes limites na espessura do material a desgastar na pea: Lima bastarda - Para remover espessuras de 0,3 mm at 0,2 mm Lima bastardinha - Para remover espessuras de 0,2 mm at 0, 1 mm Lima mura - Para remover espessuras abaixo de 0, 1 mm No se deve usar lima bastardinha ou lima mura seno depois do desbaste por lima bastarda, para que o trabalho no seja cansativo. 3.3.4. Limagem a Traos Cruzados No se consegue bom acabamento, limando sempre na mesma direo. Convm limar a traos cruzados (figuras 3 e 4). O cruzamento em duas direes reduz a profundidade dos riscos da lima. Alm disso, d um controle visual do trabalho, pois os ltimos riscos da lima se distinguem bem dos anteriores.

Cuidados a observar, na limagem a traos cruzados: a) A lima deve ser inclinada a 45. b) Em cada golpe, no retorno da lima, desloque-a lateralmente cerca de metade da sua largura. c) D uma passada, a 45, de um extremo a outro da pea.

d) Cruze a passada seguinte, a 45, de um extremo a outro da pea, e assim sucessivamente. 3.4. Morsa de Bancada A morsa serve para fixar, por aperto, a pea na qual o mecnico trabalha. A adaptao da pea na morsa e seu aperto so feitos por meio de um dispositivo de parafuso e porca. 3.4.1. Morsa Paralela O tipo usual o da figura 1. chamada porque as faces internas das suas mandbulas ficam sempre paralelas nos movimentos de abrir e fechar. geralmente-fabricada de ao fundido ou de ferro fundido. As morsas que suportam maior esforo so de ao forjado. As figuras 2 e 3 mostram claramente como funciona o mecanismo de abertura e fechamento das mandbulas.

A figura 4 apresenta uma morsa paralela giratria. Sua base pode girar horizontalmente, por ser articulada sobre outra base fixa. Para aperto ou desaperto da pea, o manpulo deve ser sempre segurado nas condies indicadas na figura 4. Esta posio aproveita todo o comprimento do manpulo. Como a alavanca maior, o mecnico ter que empregar menor esforo. O movimento, no sentido da seta, aperta a pea entre as mandbulas. O movimento contrrio desaperta a mesma. 3.4.2. Mordentes Fixos As duas mandbulas da morsa possuem, em geral, mordentes de ao carbono duro e temperado. Suas faces de aperto so estriadas. Assim, se evita deslizamento da pea presa, em trabalhos que devam suportar choques ou grandes esforos. Exemplos: martelar, cortar, talhar.

As figuras 5 e 6 mostram detalhes de mordentes aparafusados nas mandbulas.

3.4.3. Mordentes de Proteo Servem para proteger as faces j acabadas da pea e so adaptados conforme mostra a figura 7. Devem ser sempre de material mais macio que o da pea. A escolha do mordente depende do material da pea e do tipo de trabalho a executar. H mordentes de cobre, chumbo, alumnio, madeira e couro. Na proteo de peas de ao e de ferro fundido, comum o uso de mordentes de chapas de cobre dobradas sobre as mandbulas. 3.5. Furadeira A furadeira a mquina com a qual se produzem furos circulares nas peas, por meio do giro de uma ferramenta de corte, com certa velocidade. Tem a sua penetrao forada no material da pea, mediante presso longitudinal. A ferramenta de corte usada na furadeira , em geral, uma Broca ou um Escareador. 3.5.1. Furadeira Eltrica Porttil A figura 1 mostra um tipo usual. A transmisso da rotao do motor ao eixo porta-broca ou rvore se faz atravs de um jogo de engrenagens. A presso axial, para a penetrao da broca, dada pelo esforo manual do operador. O mandril porta-broca um acessrio com garras de ao que serve para fixar a broca. O mais comum do tipo "Jacobs". 3.5.2. Furadeira Sensitiva de Bancada Furadeira sensitiva toda aquela em que o avano (penetrao da broca) feito manualmente. Na figura 2 est um modelo comum. O funcionamento claro, simples vista da figura.

A transmisso d.a rotao se faz por correia adaptada aos gornes de duas polias em degraus, o que permite a mudana da rotao. No caso da figura 2, a broca pode girar com trs velocidades, conforme a correia estejam no 1, 2 ou 3 degraus. O mecanismo de penetrao (Avano da Broca) idntico ao da figura 4, referente furadeira sensitiva de coluna. 3.5.3. Furadeira Sensitiva de Coluna Na figura 3 se v uma furadeira sensitiva de coluna. A transmisso da rotao se faz: 1) Por polias em degraus e correia, do motor ao eixo intermedirio superior; 2) por engrenagem cnica, do eixo intermedirio superior ao eixo porta-broca ou rvore. Para o avano, o mecanismo usado , geralmente, o que indica a figura 4: 1) o eixo porta-broca ou rvore gira dentro de uma bainha, em cuja parte posterior h uma cremalheira (figura 4); 2) o eixo porta-broca ou rvore, ao mesmo tempo em que gira, pode abaixar-se (Avano da Broca) ou elevar-se, por meio da alavanca de avano ligada ao pinho; quando se puxa a alavanca, no sentido da seta, o pinho gira, arrasta a cremalheira, a rvore desce e a broca, girando, exerce, ao mesmo tempo, presso contra a pea (figura 4). 3.5.4. Velocidade de Rotao definida pelo nmero de rotaes da broca em um minuto (rpm). Depende do motor e da transmisso. No caso da furadeira da. figura 3, por exemplo, h trs velocidades diferentes, conforme a correia esteja no 1, no 2 ou no 3 degraus da polia. 3.5.5. Especificaes de uma Furadeira As caractersticas a considerar so: 1) Dimetro mximo do furo que faz. 2) Velocidade de rotao do eixo porta-broca rvore. 3) Curso ou avano mximo da broca.

4) Distncia mxima entre a rvore e a mesa. 5) Distncia mxima entre o centro da rvore e a coluna. 3.5.6. Componentes de uma Furadeira 1) O motor eltrico (para o giro da broca). 2) O dispositivo de transmisso do giro do motor broca. 3) O mecanismo de presso longitudinal ou axial, para forar a penetrao da broca na pea. 4) O dispositivo fixador da broca (mandril porta-broca). 5) O dispositivo fixador da pea. 3.5.7. Classificao Geral das Furadeiras 1) Furadeiras portteis. 2) Furadeiras sensitivas (de bancada e de coluna). 3) Furadeira de avano automtico (geralmente so de coluna). 4) Furadeiras radiais. 5) Furadeiras mltiplas.

3.6. Broca Helicoidal A broca helicoidal a ferramenta que, adaptada mquina, produz na pea um furo cilndrico, em conseqncia de dois movimentos que se realizam ao mesmo tempo: rotao e avano. O nome "helicoidal" devido ao aspecto da broca, cujo corpo se apresenta com arestas e canais em forma de uma curva denominada hlice. A broca helicoidal tambm chamada broca americana. 3.6.1. Material da Broca fabricada, em geral, de ao ao carbono. Para trabalhos que exijam, porm, altas rotaes, usam-se brocas de ao rpido. Estas oferecem maior resistncia ao corte e ao calor do atrito, desgastam-se menos, podem trabalhar com mais rapidez, sendo, portanto mais econmicas.

3.6.2. Tipos Usuais e Nomenclatura As figuras 1 e 2 apresentam dois tipos usuais, que se diferenciam pela haste. As brocas de haste cilndrica usuais tm, em geral, dimetros no mximo at 1/2". So presas por meio de mandris. As brocas de haste cnica so, quase sempre, as de dimetros acima de 1/2". Prendem-se por meio de adaptao em furo cnico do prprio eixo, ou por meio de buchas de reduo de furo cnico.

3.6.3. Funes e Caractersticas faz Partes da Broca 1) Ponta da broca: constituda por duas superfcies cnicas que, no seu encontro, formam a aresta da ponta (figuras 1 a 3). O ngulo destas duas superfcies cnicas denominado ngulo da ponta. A ao da aresta a de calcar o material, mediante a grande presso causada pelo movimento de avano (figura 3). A aresta da ponta no corta o material. A figura 4 mostra, bem ampliado, um aspecto da ponta de uma broca helicoidal. As duas superfcies, cnicas da ponta da broca se encontram com as superfcies dos canais, formando as Arestas Cortantes (Fios ou Gumes da broca). Na furao, o corte produzido por estas arestas, como se v na figura 5: c o ngulo do gume, f o ngulo de folga ou de incidncia e s o ngulo de sada do cavaco tambm conhecido por ngulo de ataque. 2) Corpo da Broca: a) Guias -So estreitas superfcies helicoidais que mantm a broca em posio correta dentro do furo, sem produzir corte. O dimetro da broca medido entre as duas guias (figura 4). b) Canais -So ranhuras helicoidais (figura 5). Devido a esta forma helicoidal e ao giro da broca, os cavacos produzidos pelas arestas cortantes vo sendo elevados e lanados para fora do furo.

c) Alma - a parte central da broca (figura 4), entre os dois canais. A alma aumenta ligeiramente de espessura medida que se aproxima da haste, ou seja, os canais vo se tornando mais rasos. Isso aumenta a resistncia da broca, que sujeita constantemente a um esforo de toro, durante o corte. O corpo da broca diminui ligeiramente de dimetro, a partir da ponta at a haste na relao de 1: 2.000. Dessa maneira, a broca no se agarra superfcie do furo, quando este for profundo. 3) Haste da broca: Destina-se fixao da broca na mquina. Pode ser cilndrica ou cnica. As hastes cnicas do um aperto mais, enrgico. Por isso, so usadas nas brocas de maiores dimetros, que produzem maior esforo no corte. 3.7. Escareamento Ao mecnico se apresenta, por vezes, a necessidade de rebaixar furos cilndricos, de modo a formar um encaixe. Destina-se este, em geral, adaptao da cabea de uma pea de ligao, que, pelas condies do conjunto mecnico a ser construdo, no possa ou no deva ficar saliente. Tais so os casos de alguns tipos de pinos com cabea, parafusos, rebites de cravao, etc. 3.7.1. Tipos de Encaixes ou Escareados Os casos mais comuns so os indicados nas figuras abaixo: encaixe cilndrico (figura 1), ou rebaixo cilndrico, de maior dimetro que o furo cnico, ou escareado propriamente dito (figura 2); fundo esfrico (figura 3).

3.7.2. Escareador Para executar a operao de rebaixar o furo ou de escare-lo, usa o mecnico um escareador. uma ferramenta de ao ao carbono ou de ao rpido, que, como a broca, se pode adaptar diretamente no eixo porta-broca, ou em bucha de reduo, ou ainda em mandril. A figura 4 mostra um escareador cilndrico, com guia. A figura 5 apresenta um escareador cnico de haste cilndrica e a fig. 6 um escareador cnico de haste cnica.

A figura 7 apresenta outro tipo de escareador cnico. Na figura 8 se v um escareador esfrico, com espiga sextavada para encaixe em mandril prprio.

3.7.3. Medidas e ngulos dos Escareadores So variadas as medidas, de acordo com os furos cilndricos em que devem ser usados os escareadores. Quanto aos ngulos dos escareadores cnicos, variam de 60 a 90. 3.7.4. Montagem e Centragem do escareador Na maioria das vezes, o escareador utilizado logo aps a execuo do furo. Em tais casos no h nenhum problema quanto a centragem. Retirando-se a broca, e, montando-se o escareador (ou na rvore, ou na bucha de reduo, ou no mandril), j est feita a centragem para o escareador, que a mesma centragem da broca. No caso de escareador cnico, desejando-se escarear um furo que j tenha sido deslocado, pode-se fazer uma centragem simples que d resultados aceitveis. Para isso, deixa se ligeiramente frouxa a pea, aproximando-se do furo o escareador em movimento, sem fazer presso. A prpria rotao do escareador centra o furo. Pra-se a furadeira e aperta-se a pea. Pode-se, depois disso, fazer o escareado no furo. 3.7.5. Escareador com Guia de Navalhas Intercambiveis A figura 9 mostra um escareador com guia e de navalhas intercambiveis, usado para rebaixar furos. As navalhas intercambiveis se montam com as guias correspondentes, que so cilndricas, ajustam-se ao furo j executado e mantm exata centragem.

3.8. Operao de escarear e rebaixar Escarear furo uma operao que consiste em chanfrar as bocas dos furos, nos quais sero alojados parafusos ou rebites. Esta operao executada com brocas, escareadores ou fresas e aplicados em juntas de caldeiras, tubulaes, mquinas, arruelas anis de encosto, rguas de ajuste, etc. 3.8.1. Fases de Execuo 1 Fase: Prenda a pea, ou segure-a com a mo. 2 Fase: Prepare a mquina: a) Escolha a ferramenta adequada ao servio (figura 1) e prenda no mandril. b) Determine a R PM, consultando a tabela. 3 Fase: Escareie a pea: a) Ligue a mquina. b) Inicie o escareado (figuras 2 e 3). (obs.: O escareador com guia usado quando o escareado deve ficar bem centrado). c) Continue a escarear a pea com avano manual lento. (obs.: Use fluido de corte adequado ao material). 4 Fase: Verifique o escareado com parafuso (fig. 4) ou com paqumetro (figura 5). (Obs.: Se houver diversos furos a escarear, regule a penetrao do escareador na escala de profundidade da mquina.). 3.9. Execuo de Rosca com Macho s vezes, necessita o mecnico abrir rosca manualmente, ou num furo passante, ou num furo no passante. Utiliza, ento, uma ferramenta chamada macho (figura 1), capaz de penetrar, pouco a pouco, por meio do movimento de rotao que lhe d outra ferra menta chamada desandador (figura 1) num furo feito em medida conveniente.

O desandador funciona como uma alavanca, que possibilita imprimir o movimento de rotao necessrio penetrao do macho no furo.

3.9.1. Machos So ferramentas de ao de boa qualidade, temperado e revenido. Seu corpo apresenta a maior parte roscada e interrompida por quatro ranhuras longitudinais (figuras 2, 3 e 4). No se usa o macho isoladamente. Em geral so repassados no furo trs tipos de machos que apresentam entre si algumas diferenas. 3.9.2. Macho Desbastador Reconhecido pelo n 1, ou por entalhe circular, ou por um colar na haste: cnico em certa poro, a partir da extremidade roscada, tendo, por isso, alguns filetes achatados (figura 2). 3.9.3. Macho Intermedirio N 2, ou com dois entalhes circulares: Sua parte cnica menor do que a do macho n 1, apresentando uns poucos filetes achatados (figura 3). 3.9.4. Macho Acabador N 3, ou com trs entalhes circulares: Apenas a entrada (cerca de dois filetes achatados) cnica, o restante do corpo apresenta dentes de perfil triangular de vrtice agudo (figura 4). 3.9.5. Desandadores Os desandadores so de ao. Para machos grandes e mdios usa-se o tipo mostrado na figura 1 (vista lateral) e na figura 5 (vista de planta).

Neste tipo os braos so rosqueados. Desse modo, possvel a adaptao, no corpo, de braos de comprimentos diferentes, conforme o esforo exigido pela operao. Sendo C o comprimento total do desandador e d o dimetro do macho a experincia aconselha adotar os seguintes valores: C= 25 d, para metais duros; C= 18 d, para metais macios. Os furos mais profundos exigem maior esforo para a penetrao.

O desandador funciona como alavanca. Assim, quanto maior for o seu comprimento, menor esforo ser necessrio para a penetrao do macho. Para roscar com machos pequenos, o que exige menor esforo, empregam-se os desandadores dos tipos apresentados nas figuras 6 e 7. 3.9.6. Modo de Roscar com Macho e desandador A figura 8 mostra a posio de segurar o desandador para girar o macho e faz-lo penetrar no furo. necessria, a princpio, certa presso nos braos do desandador, para que as arestas cortantes dos filetes do macho ataquem a parede do furo, penetrando no metal. A partir de certo, momento, o esforo de corte dificultado pela acumulao dos cavacos de metal nas ranhuras do macho. Gira-se ento o desandador em sentido contrrio, evitando-se assim que, pelo excesso de presso, venha o macho a quebrar-se. Para roscar furos passantes, bastam os machos n 1 e 2 (desbaste e corte). Para furos no passantes que se torna necessrio o n 3.

3.9.7. Tabelas de Furao para Rosca Mtrica e Whitworth Normal Rosca Mtrica Normal - Milimtrica Dimetro Furo Dimetro Rosca 2,0 18 2,5 20 3,3 22 4,2 24 4,6 27 5,0 30 6,0 33 6,8 36 7,8 39 8,5 42 9,5 45 10,5 48 12,0 52 14,0

Dimetro Rosca 2,6 3 4 5 5,5 6 7 8 9 10 11 12 14 16

Dimetro Furo 15,5 17,5 19,5 21,0 24,0 26,5 29,5 32,0 35,0 37,5 40,5 43,0 47,0

Dimetro Rosca 1/16 3/32 1/8 5/32 3/16 7/32 5/16 3/8 7/16 1/2 9/16 5/8 3/4

Rosca Whitworth Normal - Polegada Dimetro Furo Dimetro Rosca 1,2 7/8 2,0 1 2,4 1 1/8 3,2 1 1/4 3,6 1 3/8 4,4 1 1/2 5,2 1 5/8 6,4 1 3/4 8,0 1 7/8 9,1 2 10,7 2 1/4 12,3 2 1/2 13,5 2 3/4 16,7 3

Dimetro Furo 19,4 22,2 25,0 28,2 31,0 34,1 36,5 39,7 42,1 45,2 51,2 57,6 63,1 69,5

3.10. Operao de Roscar com Machos Na juno de peas de mquinas muito utilizado o sistema porca-parafuso. As porcas, isto , os furos roscados so muitas vezes feitos com machos. Roscar com machos , portanto, uma operao que o ajustador faz com muita freqncia. Os furos roscados tm dimenses variadas e o tipo de rosca pode ser direita ou esquerda. O perfil do filete tambm pode variar: por exemplo, triangular, trapezoidal, etc. A forma e a dimenso da rosca dependem da funo que a pea vai desempenhar no conjunto. 3.10.1. Fases de Execuo l Fase: Coloque o macho no furo e inicie a rosca, dando umas trs voltas. (Obs.: Use desandador adequado ao tamanho do macho). 2 Fase: Verifique a perpendicularidade do macho (figura 1) e, se necessrio, corrija. 3 Fase: Termine de passar o primeiro macho. OBSERVAES: a) Consulte a tabela e use um fluido de corte adequado ao material.

b) Sendo grande a resistncia encontrada, gire o macho ligeiramente em sentido contrrio, a fim de quebrar o cavaco (figura 2). c) Para roscas direitas, o corte feito girando-se o desandador no sentido dos ponteiros do relgio. 4 Fase: Termine a rosca, passando o segundo e o terceiro macho. 3.10.2. Observaes: a) Ao passar estes machos, no necessrio girar o desandador em sentido contrrio. b) Para roscas de pequenos dimetros, deve-se movimentar o desandador com as pontas dos dedos (figura 3). Neste caso muito importante observar o tamanho do desandador, pois, no sendo o mesmo proporcional ao dimetro do macho, este poder vir a quebrar-se. c) Gire o desandador com mais cuidado em furo no passante (figura 4), a fim de que, no caso de atingir o fundo do mesmo, o macho no se quebre. 5 Fase: Faa o controle da rosca com o calibrador (figura 5) ou com um parafuso (figura 6). O calibrador utilizado na verificao de roscas de preciso para ajustes de peas.

3.11. Operao de Roscar com Cossinetes Os eixos roscados, parafusos, estojos, etc. so geralmente executados em tornos ou em mquinas especiais. H, entretanto, alguns casos em montagens de aparelhos e mquinas, em que o mecnico executa essas peas ou as repara manualmente, com cossinete. O modo de executar roscas com cossinete varia, conforme o mesmo seja inteirio ou bipartido.

3.11.1. Fases de Execuo 1 Fase: Prenda o material na morsa, usando mordente apropriado (figura 1). (Obs.: Caso o material no esteja chanfrado, chanfre-o com lima (figura 2) ou no esmeril, a fim de facilitar o incio da rosca. O dimetro do chanfro (figura 3) dever permitir que o cossinete penetre um pouco no eixo).

2 Fase: Coloque o cossinete no desandador e prenda-o por meio dos parafusos de regulagem (figura 4). 3 Fase: Inicie a rosca, girando o desandador (figura 5). (Obs.: Exera presso uniforme nos dois braos, a fim de manter o cossinete perpendicular ao eixo que est sendo roscado. Para roscas direitas, o corte feito girando-se o desandador no sentido dos ponteiros do relgio).

4 Fase: Continue a execuo da rosca; sendo grande a resistncia encontrada, gire o desandador ligeiramente em sentido contrrio, a fim de quebrar o cavaco. (Obs.: Use um fluido de corte adequado ao material, conforme mostra a figura 6). 5 Fase: Controle o comprimento da rosca com escala ou paqumetro (figura 7). 6 Fase: Termine o primeiro passe e retire a tarraxa. (Precauo: Retire o cossinete cautelosamente e tome cuidado para no ferir a mo em cavacos ou rebarbas).

Questes de ajustagem 1) 2) 3) 4) Conceitue ajustagem: Cite os trs grandes grupos em que as ajustagem pode se dividir: Quais so as duas formas de cortar material na ajustagem? O que um arco de serra? Quais so as dimenses mais comuns dos arcos de serra? 5) O que uma lamina de serra? 6) De que material feito uma lmina de serra? 7) O que uma lamina de serra bimetal? 8) O que o travamento de uma lmina de serra? 9) Qual o significado dos nmeros 12/32 colocados sobre uma lmina de serra? 10) Cite 3 regras de trabalho para o corte manual com arco de serra: 11) Quais so os dois tipos de serras de fita, quanto a posio da mesma? 12) O que uma serra de fita do tipo horizontal? 13) Quais so os tipos de corte que se pode fazer com a serra de fita horizontal? 14) O que uma serra de fita do tipo vertical? 15) Que tipos de cortes podemos realizar com uma serra de fita vertical? 16) O que uma serra horizontal alternativa? 17) O que a tinta de traagem? 18) Cite o nome e as cores das tintas de traagem: 19) O que um puno de bico? 20) De que material feito o puno de bico? 21) Cite diferentes ngulos dos punes de bico e as suas funes: 22) Cite outro tipo de puno de bico: 23) O Que uma mesa de traagem? 24) De que materiais podem ser feitas as mesas de traagem? 25) O que um traador de alturas? 26) O que um riscador? 27) Qual a funo da morsa durante a ajustagem?

28) Como podemos proteger uma pea presa na morsa para que a mesma no seja riscada? 29) O que um martelo de pena? 30) Porque o cabo de uma martelo deve ser de madeira? 31) Porque e como devemos usar uma cunha para fixar o cabo no martelo? 32) Quando devemos usar o macete de madeira na ajustagem? 33) Para que serve a escala na ajustagem? 34) Para que serve o esquadro durante a ajustagem? 35) O que um esquadro de encosto? 36) O que um esquadro redondo? 37) O que um esquadro biselado? 38) Porque usamos uma cantoneira de ferro fundido sobre a mesa de traagem? 39) O que um graminho? 40) Para que usamos o compasso durante a ajustagem? 41) O que uma lima? 42) De que material feita uma lima? 43) Quanto ao picado, que tipo de limas posso ter? 44) Qual lima usada para o desbaste de uma superfcie grosseira? 45) Qual a lima utilizada para o acabamento final de uma superfcie? 46) Cite 5 formatos de limas: 47) Cite 3 regras durante a utilizao de uma lima: 48) O que umas lima tipo agulha? 49) Como devemos limpar uma lima que est incrustada de cavacos? 50) Qual a altura ideal de uma morsa para a operao de limagem? 51) Que cuidado ou recurso devemos adotar para a limagem de chapas muito finas na morsa? 52) Como deve ser o movimento da lima ao limar uma superfcie cncava? 53) O que um verificador de raios? 54) O que um sintel? 55) O que uma suta? 56) O que um transferidor de graus? 57) Qual a diferena entre um transferidor de graus e um gonimetro? 58) O que uma furadeira de coluna? 59) O que uma mesa de coordenadas? 60) O que uma mandril? 61) O que uma mandril de aperto rpido? 62) O que um porta pinas? 63) O que um cone Morse? 64) Como so identificados os cones do tipo Morse? 65) Como devemos prender uma pea redonda para a furao na morsa? 66) O que uma broca helicoidal? 67) O que a alma de uma broca? 68) De que material geralmente feito uma broca helicoidal? 69) Qual o valor da velocidade de corte para uma broca de HSS? 70) Qual a frmula utilizada para calcular a rotao de uma broca? 71) Qual a rotao recomendada para uma broca de ao rpido de dimetro 15 mm? 72) O que uma broca com cobertura TiN? 73) Porque devemos fazer um pr-furo para furaes de grande dimetro? 74) Porque utilizamos fludo de corte ao realizar uma furao? 75) Qual o tipo de fludo de corte mais utilizado para os aos em geral? 76) Qual o fludo de corte utilizado para o alumnio?

77) O que uma broca de haste cnica? 78) O que um cone redutor? 79) Como desmontamos um cone redutor adaptado a uma broca cnica? 80) Qual o ngulo de ponta de uma broca helicoidal para um ao SAE 1020? 81) Como deve ser uma broca para furar uma chapa de ao de 1 mm? 82) O que acontece com o dimetro de um furo quando as arestas de corte de um,a broca esto com comprimentos diferentes? 83) Qual a aplicao de um alargador do tipo H7? 84) Qual a diferena entre um alargador mquina e um manual? 85) Qual o valor do ngulo entre as arestas de corte de um alargador? 86) O que um alargador expansivo? 87) O que um alargador regulvel? 88) Cite uma aplicao de um alargador cnico? 89) Como deve ser a rotao para o alargador? 90) O que um rebaixador? 91) O que um escareador? 92) Quais so os tipos de escareadores quanto ao ngulo de ponta? 93) Como deve ser rotao para o escareador? 94) O que um macho manual? 95) O que um macho mquina? 96) Como podemos identificar os machos manuais de um jogo pela ordem de utilizao? 97) Cite 3 cuidados na hora de fazer uma rosca com macho manual: 98) Qual dever ser o dimetro do furo para fazer uma rosca M 12 X 1,75? 99) O que um cossinete? 100)O que um desandador?

USINAGEM CONVENCIONAL APOSTILA DE AJUSTAGEM

PROFESSOR: JULIO CESAR ROLOFF

PANAMBI, MARO DE 2007

You might also like