You are on page 1of 3

Publicado em 22 de outubro de 2010 em Filosofia Imprimir RSS O "olhar" na perspectiva do filosofo Jean-Paul Sartre

O olhar A perspectiva sartreana sobre o existencialismo se mostra bastante significativa, j que seu principal pressuposto que "a existncia precede a essncia"; assim Sartre quer valorizar a categoria da existncia j que em toda tradio filosfica est sempre ficou margem. A filosofia existencialista tambm pode ser chamada de "filosofia da crise" em vista dessa filosofia nascer em plena crise da civilizao ocidental. Queremos aprimorar de forma perspicaz um pequeno fragmento que faz parte do texto de Sartre o "Ser e o Nada". Tal fragmento tem como subttulo "O olhar". Percebemos nesse opsculo que existe uma forma de relao entre sujeito e objeto, uma relao de conhecimento. Pois Sartre no deixa de ser filho do cogito, pois est dentro da perspectiva da filosofia da conscincia, mesmo com toda uma fundamentao ontolgica. Nesse fragmento "O olhar" aparece dois momentos: o eu- objeto e outro- objeto, isto , a relao entre o sujeito e objeto que para Sartre significa o para-si e o em-si. A relao com o outro sempre conflituosa, existe um circulo vicioso; no olhar o outro objeto para mim e eu sou objeto para o outro. Tanto o Eu como Outro est na categoria da objetividade. Nesse sentido Sartre diz: na revelao e pela revelao de meu ser-objeto para o outro que devo poder captar a presena do seu ser-sujeito. Por que, assim como o outro para meu ser-sujeito um objeto provvel, tambm s posso descobrir-me no processo de me tornar objeto provvel para um sujeito certo . Dando continuidade a esta primeira parte do texto, Sartre focaliza que atravs da co-relao dada pelo olhar, eu posso me tornar um objeto para o outro, pois o outro me escapa, nisto ele diz: A liberdade do outro revela-se a mim atravs da inquietante indeterminao de ser que sou para ele. Assim, este ser no meu possvel, no est sempre em questo no cerne de minha liberdade: ao contrario, o limite de minha liberdade, seu "revesso", nesse sentido que nos referimos ao "revesso da moeda"; tal ser me dado como um fardo que carrego sem que jamais possa virar o rosto para conhec-lo sem se quer poder sentir seu peso . E diz ainda: Com o olhar do outro a "situao" me escapa, ou, para usar de expresso banal, mas que traduz bem nosso pensamento: j no sou dono da situao . Nesse sentido, que, quando sou objeto, eu sempre fico do "lado de fora", pois todo o

momento aprendido pelo outro-sujeito. Para isto ele diz: O olhar do outro, na medida em que o apreendo, vem atribuir ao meu tempo uma dimenso nova, enquanto presente captado pelo outro como meu presente, minha presena possui um lado de fora; esta presena que se presentifica para mim, para mim se aliena em um presente ao qual o Outro se faz presente; sou lanado no presente universal enquanto outro se faz presena a mim . Ademais, o outro para mim antes de tudo o ser para qual sou objeto, ou seja, o ser pela qual adquiro minha objetividade, assim, posso reverter esse processo no qual eu no mais serei objeto, mas sujeito. Assim aparece o segundo momento, isto , o outro-objeto. Dado que eu tenho de reconhecer a minha condio de objeto (no posso ficar preso sempre m-f), pois assim como o outro me reduz a objeto eu tambm posso reduzir o outro a condio de objeto. Eis aqui aquilo que Sartre chama de metamorfose; para isso Sartre diz: Portanto, na medida em que tomo conscincia (de) mim como uma de minhas livres possibilidades, e me projeto rumo a mim mesmo para realizar esta ipseidade, eis-me responsvel pela existncia do outro: sou eu, pela afirmao de minha livre espontaneidade que fao com que haja um outro, e no simplesmente uma remisso infinita da conscincia a si mesmo. O outro se encontra, pois, posto de lado, como aquele que depende de mim no ser, e, por isso, sua transcendncia no mais transcendncia que me transcende rumo a si,e sim transcendncia puramente contemplada, circuito de ipseidade simplesmente dado .

Nessa tica, o outro vai aparecer a partir de agora como presena degradada, j que tomo conta de minhas possibilidades. Nesse sentido devo procurar o mximo de tempo deixar o outro na condio de objeto, para isso Sartre afirma: Assim, o outro - objeto um instrumento explosivo que manejo com cuidado, por que antevejo em torno dele a possibilidade permanente que o faam explodir e, com esta exploso, eu venha a experimentar de sbito a fuga do mundo para fora de mim e a alienao de meu ser. Meu cuidado constante , portanto conter o outro em sua objetividade, e minhas relaes com o outro - objeto so feitas essencialmente de ardis de destinados a faz-lo permanecer como objeto .

Assim sendo, necessrio um cuidado nessa relao j que em nenhum momento estvel, pois no h simultaneidade. Nesse pressuposto o prprio Sartre diz que: sou remetido da transfigurao degradao e da degradao a transfigurao. Pois nenhuma sntese dessas duas formas possvel. Portanto, dado esses dois momentos: o eu-objeto e o outro-objeto, pode-se perguntar por que h outros? J que o outro ameaa a minha liberdade e as minhas possibilidades. Nesse sentido que o prprio Sartre vai dizer que "meu inferno so os outros", devido a tal ameaa.

necessrio um verdadeiro cuidado sobre o ser. Pois este ser enquanto presente um ser de possibilidades que vive devidamente em angustias. Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-olhar-na-perspectiva-do-filosofo-jeanpaul-sartre/50111/#ixzz2VIZ4VaxV

You might also like