You are on page 1of 7

ASTROFOTOGRAFIA

Concurso Nacional de Astrofotografias


Apostila volume I

O princpio da astrofotografia

O mundo da astrofotografia muito divulgado e voc provavelmente j fez parte dele. Se voc j registrou um belo luar ou eclipse, ou simplesmente contemplou uma bela imagem tirada pelo telescpio Hubble, voc j foi exposto ao mundo das astrofotografias. A astrofotografia consiste em fotografar o espao, seja com uma cmera simples, ou as fotos captadas pelo telescpio Hubble, ou outro. O tema da astrofotografia livre, indo da Lua at as fronteiras da Via - Lctea. Astrofotgrafos, amadores ou profissionais direcionam suas cmeras para o cu e registram imagens impressionantes do espao. A procura por temas diferenciados e ao mesmo tempo belos e interessantes sempre atraram os fotgrafos com suas cmeras, tornando a astrofotografia cada vez mais popular no mundo. medida com que a tecnologia e o estudo avanam na rea, cada dia o nmero de tcnicas e laboratrios espaciais aumentam a tradio de fotografar o espao infinito, cada dia com novos recursos e mais preciso nas imagens registradas.

Telescpio Astrofotgrafo

Com o avano na tecnologia atual e o interesse em registrar e estudar o espao, agncias espaciais investem em telescpios espaciais que fotografam com preciso objetos do espao infinito. Vamos falar, em especial, do telescpio espacial Hubble. Vamos esquecer por um momento a astrofotografia amadora e entender como funciona esse conhecido telescpio.
Concurso Nacional de Astrofotografias- Apostila volume I

O incio da era dos telescpios fora da Terra

A desvantagem de observar o espao com um instrumento ptico daqui da Terra a luz das estrelas tem que passar por toda a atmosfera terrestre, alm disso, o clima influncia na contemplao dos astros e consequentemente para fotografar estes. Alm das nuvens e do clima a nossa atmosfera h poeira, correntes de ar elevando, correntes de ar frio descendo, vapores e, tambm, vrias cidades localizadas em grandes metrpoles como So Paulo, a poluio no s do ar como a iluminao inadequada, so alguns problemas enfrentados para observar e fotografar os astros. Em 1946, um astrofsico chamado Dr. Lyman Spitzer (1914-1997) props que fosse construdo um telescpio que atuasse fora do nosso planeta. Afinal de contas, um telescpio no espao revelaria imagens mais ntidas e de objetos muito mais distantes, que no podem ser vistos com nossos telescpios na Terra. Nessa poca os avanos na aera da astronomia eram insignificantes, nem sequer havia lanado o primeiro foguete no espao. Porm,em 1975, a Agncia Espacial Europia (ESA) e a Nasa,comearam a desenvolver o programa espacial de construo desse telescpio que mais tarde atuaria no espao.Dois anos depois,em 1977 os fundos para o incio do programa foram aprovados e em 1983,surge o telescpio espacial Hubble. O nome do telescpio foi dado em homenagem ao astrnomo americano Edwin Hubble. A construo do telescpio espacial Hubble levou 8 anos, o telescpio portaria 400 mil peas, 42 mil quilmetros de afiao, e 5 instrumentos cientficos. O telescpio era 50 vezes mais sensvel e 10 vezes melhor (quanto resoluo) do que qualquer outro telescpio em solo terrestre. O projeto teve atraso com o acidente do nibus espacial Challenger.Por fim o Hubble entrou em rbita em 1990. O Hubble representou um grande avano cientfico, mudou nossa viso do espao. O telescpio descobriu importantes coisas, trazendo novas grandes informaes sobre a idade do universo, buracos negros distantes e estrelas a beira da morte.

Problemas tcnicos e reparos

Logo aps o incio do trabalho do Hubble no espao um problema tcnico (50 vezes menor que um fio de cabelo), preocupou os cientistas, uma vez que estes no conseguiam focar o telescpio por um defeito de fabricao do espelho primrio. O problema, apesar de pequeno tecnicamente, causaria grandes aberraes nas imagens feitas pelo telescpio. E imagens poderiam sair embaadas. A soluo foi usar lentes substitutas especiais, denominadas COSTAR. O COSTAR consistia de vrios espelhos bem menores, que interceptam o feixe do espelho defeituoso, o COSTAR resolveria todos os problemas de foco. A correo do problema foi realizada em 1993. Os astronautas do nibus espacial realizaram a instalao. A manuteno no telescpio foi simplesmente a criao de um novo Hubble, que agora poderia seguir seu trabalho registrando imagens em melhores condies. Imagem da galxia M100 antes e depois da manuteno:

Concurso Nacional de Astrofotografias- Apostila volume I

ltima misso corretiva


A ltima misso para correo do telescpio espacial Hubble, aconteceu em 2009. A misso, com cinco caminhadas espaciais, trocou quase todos os equipamentos do telescpio. O funcionamento do telescpio, aps essa ltima manuteno deve durar at 2014. Praticamente todos os acessrios que precisam ser trocados, foram construdos e instalados para fcil retirada destes.

Por dentro do Hubble

O telescpio espacial Hubble, funciona basicamente como os demais telescpios que existem e conhecemos aqui na Terra. Tem um longo tubo aberto em uma extremidade e espelhos que captam e trazem a luz at o foco, onde esto os olhos do Hubble. Uma das diferenas que o Hubble pode ver diferen tes tipos de luzes no universo. O telescpio no somente um mero telescpio, mas uma espaonave tambm precisa de energia para trabalhar no espao. Antes de falarmos sobre o interior do telescpio, veja a ficha do Hubble logo abaixo:
INFORMAES SOBRE O TELESCPIO ESPACIAL HUBBLE Comprimento: 13,2 metros. Largura: 4,2 metros. Peso: 11 toneladas. Abertura: espelho primrio 2,4 metros e secundrio 0,3 metros. rbita: 612 quilmetros. Inclinada a 28,5 em relao ao equador. Perodo orbital: 97 minutos. Velocidade orbital: 28.000 quilmetros por hora. Custo: 2,2 bilhes at o lanamento em 2009. Durao do telescpio: mais 30 anos, aps a manuteno em 2009.

Funes do telescpio: -tica


Espelho primrio. Espelho secundrio. tica de correo.

-Instrumentos cientficos
Cmera planetria de Campo de Viso Amplo 3 (WFPC3) Cmera de infravermelho prximo e espectgrafo multi objeto (NICMOS) Espectrgrafo Imageador do telescpio espacial (STIS) Cmera avanada para pesquisa (ACS) Espectrgrafo de origem csmica (COS) Sensores de orientao fina (FGS)

-Sistemas de espaonave
Energia Comunicao Navegao Computao Estrutura

Concurso Nacional de Astrofotografias- Apostila volume I

tica

A luz entra no telescpio por meio da abertura e reflete no espelho primrio, voltando a um espelho secundrio, que reflete a luz por meio de um buraco no espelho primrio, que fica no centro e chegando finalmente a um ponto focal atrs dele. J no ponto focal, os seus espelhos menores parcialmente transparentes e refletivos distribuem a luz para os demais instrumentos cientficos. Os espelhos do Hubble so feitos de vidro e revestidos com camada de alumnio puro e fluoreto de magnsio para fazer refletir a luz visvel, infravermelho e ultravioleta. O espelho primrio chega a pesar quase 840 quilos, j o secundrio bem menos, chegando a pouco mais de 12 quilos.

Energia

Para um grande telescpio, com cerca de 10 toneladas como o Hubble, necessrio energia para o trabalho. Todo o sistema de computao dentro do telescpio precisa de energia eltrica para funcionar. Essa energia fornecida por meio de duas placas solares, com 12 metros cada uma delas. Os painis solares podem fornecer 2.400 watts de eletricidade. Mas e quando o Hubble no est ao alcance da luz solar? Quando o Hubble est na sombra da Terra, por exemplo, a energia transmitida pelo sistema por meio de 6 baterias de nquelhidrognio.Essas baterias voltam a ser carregadas quando o Hubble est ao alcance da luz solar novamente,.

Comunicao no solo

O Hubble pode se comunicar com os controladores que esto aqui na Terra. Essa comunicao importante para o telescpio mandar os dados recolhidos e receber comandos sobre seus prximos alvos de estudo. Para essa comunicao, o telescpio utiliza uma srie de satlites de transmisso, chamados de Sistema de Satlites de Transmisso de Dados e Rastreamento (TDRSS). Este mesmo sistema utilizado pela Estao Espacial Internacional.

Concurso Nacional de Astrofotografias- Apostila volume I

O que o Hubble no v

O telescpio no pode estudar o Sol, pois a luz e calor queimariam seus instrumentos que so muito sensveis. E no o s o Sol. O Hubble nunca pode estudar os planetas que esto nas proximidades da nossa estrela, como Mercrio e Vnus. H tambm estrelas, que so muito brilhantes estas no podem ser estudadas pelo Hubble. Outro fator que influncia a direo que o gigante telescpio apontado, sua rbita em torno do nosso planeta, que limita muito. Apesar de alguns problemas no incio do programa, o Hubble tem sido muito til tanto na rea de pesquisas cientficas quanto na rea da astrofotografia.

Galeria de astrofotografias do Hubble

Dentre os milhares de astrofotografias registradas pelo Hubble selecionamos algumas belas imagens.

NEBULOSA DO ANEL- FORMA VERDADEIRA

SUPERNOVA 1994

Concurso Nacional de Astrofotografias- Apostila volume I

MARTE

NEBULOSA HELIX

Concurso Nacional de Astrofotografias- Apostila volume I

SATURNO

NEBULOSA DO CARANGUEJO

Concurso Nacional de Astrofotografias


Participe do Concurso Nacional de Astrofotografias enviando uma astrofotografia sua por meio do site oficial:
http://concursodeastrofotografia.weebly.com/

Acesse mais fotos tiradas pelo telescpio Hubble na galeria:


http://hubblesite.org/

Essa apostila virtual foi criada pelo Concurso Nacional de Astrofotografias 2013. Fonte: Nasa.

Concurso Nacional de Astrofotografias- Apostila volume I

You might also like