You are on page 1of 2

O TEATRO PR- VICENTINO

Gil Vicente foi o primeiro dramaturgo portugus que deu consistncia literria s representaes teatrais que, que, desde sculos, proliferaram e que se podem agrupar em dois grandes gneros: o teatro religioso e o teatro profano. Estas so as modalidades teatrais pr-vicentinas de que se tem conhecimento: TEATRO Data Modalidades Mistrios e Autos Laudes Milagres Moralidades Caractersticas Representaes religiosas tendo por assunto o Natal, a Paixo e a Ressurreio de Jesus Cnticos de louvor recitados e representados pelos frades e pelo povo Representaes cujo tema principal era as vidas de santos Peas de inteno didtica empregando figuras alegricas personificando vcios e virtudes Representaes em que os homens se disfaram de animais e onde participam fidalgos e o prprio rei Cenas breves representadas por bobos e de feio geralmente poltica Representaes dos defeitos e acontecimentos cmicos da vida com inteno satrica Monlogos representados por atores jograis.

RELIGIOSO

Sc. XIII a Sc. XV

Momos e entremezes Sc. XIII a Sc. XV Sotties Farsas Sermes Burlescos

PROFANO

O TEATRO VICENTINO
Dramaturgo e poeta verdadeiramente popular, com Gil Vicente que entramos na histria do teatro portugus. No incio da sua carreira sofreu a influncia de obras de dramaturgos espanhis (que lhe trouxeram conhecimentos da lngua castelhana, ex. Juan del Encina *) mas rapidamente se libertou e criou um teatro de razes marcadamente nacionais dando-lhe forma dramtica e estilo pessoal, constituindo-se no verdadeiro criador de teatro portugus. A sua linguagem incorpora a lngua do povo no momento de transio entre a fase arcaica e moderna, documentando recursos sugestivos, aspetos folclricos, poticos e at anedticos dos diversos registos sociais

Classificao das obras


Moralidades: Monlogo do Vaqueiro (ou Auto da Visitao), Auto do Pastoril Castelhano, Auto dos Reis Magos, Auto da F, Auto da Mofina Mendes, a Trilogia das Barcas (Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatrio, Auto da Barca da Gloria), Auto da Alma, Auto da Feira entre outras. - Farsas: Auto da India, O Velho da Horta, Quem tem farelos?, Farsa de Ins Pereira, O Juiz da Beira, Farsa dos Almocreves, Romagem dos Agravados entre outras. - Comdias /Tragicomdias: Comdia de Rubena, Comdia do Vivo, Floresta de Enganos, Amadis de Gaula, Auto da Lusitnia (tragicomdia) entre outras.

* Juan del Encina era um poeta pastoril, tendo escrito todas as suas obras sobre pastores, relacionando-os com temas da piedade crist (autos e mistrios religiosos). Utilizou uma linguagem especial - o sayaguez, lngua convencional, forjada pelo poeta e baseada nos diferentes falares do oriente peninsular, para tentar reproduzir o ambiente rstico em que se moviam os seus pastores.

You might also like