You are on page 1of 31

Atos Administrativos ATOS ADMINISTRATIVOS ATO ADMINISTRATIVO: 1.

Conceito: Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, ato administrativo a declarao do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei, sob o regime jurdico de direito pblico e sujeita ao controle pelo Poder Pblico. Observao: elementos presentes no conceito: - Manifestao de vontade; - Praticada pela Administrao Pblica ou por quem lhe faa s vezes; - Sob o regime de direito pblico > Com prerrogativas em relao ao particular; - Submisso ao controle judicial. Diferenas: Fato administrativo (para algumas bancas examinadoras sinnimo de atos materiais) > so atos praticados pela Administrao desprovidos de manifestao de vontade cuja NATUREZA MERAMENTE EXECUTRIA. Ex. Demolio de uma casa, construo de uma parede na Administrao, realizao de um servio etc. Atos da Administrao > so atos praticados pelo Poder Pblico sob o amparo do direito privado. Neste caso, a Administrao tratada igualitariamente com o particular. o caso, por exemplo, da permuta, compra e venda, locao, doao etc. Diante desta ltima diferenciao, possvel alegar que existem atos da Administrao (por terem sido praticados pelo Poder Executivo) que no so atos administrativos (pois no so regidos pelo direito pblico).
Pgina 1 de 31

Atos Administrativos 2. Atributos (caractersticas). P- Presuno de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; A- Autoexecutoriedade; T- Tipicidade; I- Imperatividade. a) Presuno de legitimidade e veracidade dos atos administrativos: Conceito > os atos administrativos so presumidos verdadeiros e legais at que se prove o contrrio. Assim, a Administrao no tem o nus de provar que seus atos so legais e a situao que gerou a necessidade de sua prtica realmente existiu, cabendo ao destinatrio do ato o encargo de provar que o agente administrativo agiu de forma ilegtima. Este atributo est presente em todos os atos administrativos. - Principais informaes sobre o atributo: Fundamento > Rapidez e agilidade na execuo dos atos administrativos. Natureza da presuno > Relativa, uma vez que pode ser desconstituda pela prova que deve ser produzida pelo interessado prejudicado. Inverso do nus da prova > O particular prejudicado que possui o dever de provar que a Administrao Pblica contrariou a lei ou os fatos mencionados por ela no so verdadeiros. - Conseqncias: - At a sua desconstituio, o ato continua produzir seus efeitos normalmente; - Tanto a Administrao como o Poder Judicirio tm legitimidade para analisar as presunes mencionadas.

Pgina 2 de 31

Atos Administrativos b) Autoexecutoriedade Conceito > os atos administrativos podem ser executados pela prpria ADMINISTRAO PBLICA diretamente, independentemente de autorizao dos outros poderes. De acordo com a doutrina majoritria, o atributo da autoexecutoriedade NO EST PRESENTE em todos os atos administrativos, mas SOMENTE: > QUANDO A LEI ESTABELECER. Ex. Contratos administrativos (reteno da cauo quando houver prejuzo na prestao do servio pelo particular). > EM CASOS DE URGNCIA. Ex. Demolio de um prdio que coloca em risco a vida das pessoas. c) Tipicidade Conceito> o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos. O presente atributo uma verdadeira garantia ao particular que impede a Administrao de agir absolutamente de forma discricionria. Para tanto, o administrador somente pode exercer sua atividade nos termos estabelecidos na lei. SOMENTE EST PRESENTE NOS ATOS UNILATERAIS. NO EXISTE tipicidade em atos BILATERAIS, j que no h imposio de vontade da Administrao perante a outra parte. o caso dos contratos, onde a sua realizao depende de aceitao da parte contrria. d) Imperatividade Conceito > Os atos administrativos so IMPOSTOS a todos independentemente da vontade do destinatrio. De acordo com Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, rigorosamente, imperatividade traduz a possibilidade de a administrao pblica, unilateralmente, criar obrigaes para os administrados, ou impor-lhe restries. Este atributo decorre do poder EXTROVERSO do Estado, cuja principal caracterstica de impor seus atos independentemente da concordncia do particular.
Pgina 3 de 31

Atos Administrativos Basta que o ato exista no mundo jurdico para que produza imperatividade. No entanto, o atributo SOMENTE EST PRESENTE nos atos que impem ao particular obrigao (comandos administrativos). H imperatividade, portanto, nos atos de apreenso de alimentos, interdio de estabelecimento etc. 3.Requisitos ou elementos do ato: > Sujeito competente ou Competncia; > Forma; > Finalidade; > Motivo; > Objeto ou contedo. a) Sujeito competente ou Competncia: o poder decorrente da lei conferido ao agente administrativo para o desempenho regular de suas atribuies. Somente a lei pode determinar a competncia dos agentes na exata medida necessria para alcanar os fins desejados. um elemento SEMPRE VINCULADO. Celso Antonio Bandeira de Mello enumera as principais caractersticas do elemento: > Exerccio obrigatrio para rgos e agentes pblicos; > Intransfervel. Vale lembrar que a delegao permitida pela lei no transfere a competncia, mas sim a execuo temporria do ato. > Imodificvel pela vontade do agente; > Imprescritvel, j que o no exerccio da competncia no gera a sua extino. A Lei 9784/99 permite a delegao e a avocao dos atos administrativos. Contudo, em face do primeiro, a lei menciona:
Pgina 4 de 31

Atos Administrativos Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. b) Finalidade A finalidade, segundo os ensinamentos de Di Pietro, o resultado que a Administrao deve alcanar com a prtica do ato. aquilo que se pretende com o ato administrativo. De acordo com o princpio da finalidade, a Administrao Pblica deve buscar sempre o interesse pblico e, em uma anlise mais restrita, a finalidade determinada pela lei. um elemento sempre vinculado. Assim, o elemento pode ser considerado em seu sentido amplo (qualquer atividade que busca o interesse pblico) ou restrito (resultado especfico de determinada atividade previsto na lei). O vcio no elemento finalidade gera o desvio de finalidade, que uma modalidade de abuso de poder. c) Forma O ato deve respeitar a forma exigida para a sua prtica. a materializao, ou seja, como o ato se apresenta no mundo real. A regra na Administrao Pblica que todos os atos so formais, diferentemente do direito privado que se aplica a liberdade das formas. um elemento sempre vinculado, de acordo com a doutrina majoritria. Todos os atos, em regra, devem ser escritos e motivados. Excepcionalmente, podem ser praticados atos administrativos atravs de gestos e smbolos. Ex. semforos de trnsito, apitos de policiais etc. d)Motivo
Pgina 5 de 31

Atos Administrativos Consiste na situao de fato e de direito que gera a necessidade da Administrao em praticar o ato administrativo. O pressuposto de direito a lei que baseia o ato administrativo, ao passo que o pressuposto de fato corresponde as circunstancias, situaes, acontecimentos, que levam a Administrao a praticar o ato. No confundir motivo e motivao. Esta, por sua vez, a demonstrao dos motivos, ou seja, a justificativa por escrito de que os pressupostos de fato realmente existiram. Por fim, vale lembrar que O MOTIVO PODE SER DISCRICIONRIO OU VINCULADO. Segundo Edimur Ferreira de Faria, o motivo deve estar previsto na lei explcita ou implicitamente. Se explcito, autoridade no compete escolha; deve praticar o ato de acordo com o motivo, sempre que a hiptese se verificar. No estando o motivo evidenciado na lei, cabe ao agente, no exerccio da faculdade discricionria, escolher ou indicar o motivo, devidamente justificado. O renomado autor mineiro menciona a possibilidade de o motivo ser um elemento vinculado na primeira situao narrada, ou discricionrio na parte final de sua concluso. e)Objeto ou contedo a modificao ftica realizada pelo ato no mundo jurdico. So as inovaes trazidas pelo ato na vida de seu destinatrio. Exemplos: Ato > licena para construir; Objeto > permitir que o interessado edifique legitimamente; Ato > Aplicao de multa; Objeto > efetivar uma punio.

Pgina 6 de 31

Atos Administrativos Segundo Fernanda Marinela, o objeto corresponde ao efeito jurdico imediato do ato, ou seja, o resultado prtico causado em uma esfera de direitos. Representa uma conseqncia para o mundo ftico em que vivemos e, em decorrncia dele, nasce, extingue-se, transforma-se um determinado direito. um elemento vinculado e discricionrio. Competncia >Vinculado; Forma > Vinculado; Finalidade > Vinculado; Motivo > Vinculado / Discricionrio Objeto > Vinculado/ Discricionrio

1. Espcies de atos administrativos: Atos Punitivos Atos Ordinatrios Atos Negociais Atos Enunciativos Atos Normativos a) Atos normativos DERD > emanam (originam) atos gerais e abstratos visando correta aplicao da lei. Ex: D3RD Decreto > atos normativos exclusivo do CHEFE DO EXECUTIVO; Regulamento > visa ESPECIFICAR MANDAMENTOS previstos ou no em leis; Regimento > tem fora normativa interna e visa REGER FUNCIONAMENTO DE RGOS; Resoluo > expedidos pelas ALTAS AUTORIDADES DO EXECUTIVO PARA REGULAMENTAR MATRIA EXCLUSIVA. Deliberao > Decises tomadas por rgos colegiados.
Pgina 7 de 31

Atos Administrativos b) Atos ordinatrios PICADO> VISA DISCIPLINAR (pe ordem) o funcionamento da Administrao e a conduta de seus agentes. Ex: Portarias > atos emanados por chefes de rgos pblicos aos seus subalternos determinando a realizao de atos gerais ou especiais; Instrues > ORIENTAO DO SUBALTERNO pelo SUPERIOR HIERRQUICO de como desempenhar certa funo; Circulares > ordem ESCRITA E UNIFORME expedida para DETERMINADOS funcionrios ou agentes; Avisos >atos de TITULARIDADE DE MINISTROS em relao ao Ministrio; Despachos administrativos > DECISES tomadas pela ADMINISTRAO Ofcios > Comunicaes oficiais realizadas pela Administrao a terceiros; c) Atos negociais DRALHAPV> declarao de vontade da Administrao coincidente com interesses do particular. Ex: Dispensa > ato administrativo que exime o particular do cumprimento de determinada obrigao at ento exigida por lei. Ex. Dispensa de prestao do servio militar; Renncia > ato administrativo pelo qual o poder Pblico extingue unilateralmente um direito prprio, liberando definitivamente a pessoa obrigada perante a Administrao Pblica. A sua principal caracterstica a irreversibilidade depois de consumada Autorizao > ato discricionrio e precrio (pode ter fim a qualquer momento) em que a Administrao concede ao administrado a faculdade de exercer uma atividade. Licena > ato vinculado e definitivo (no precrio) em que a Administrao concede ao Administrado a faculdade de realizar uma atividade. Homologao > anlise da convenincia e legalidade de ato praticado pelos seus rgos como forma de lhe dar eficcia;
Pgina 8 de 31

Atos Administrativos Aprovao > anlise pela prpria administrao de atividades prestadas por seus rgos; Permisso > ato discricionrio e precrio em que a Administrao concede ao administrado a faculdade de exercer certa atividade nas condies estabelecidas por ela; Visto > a declarao de legitimidade de certo ato praticado pela prpria Administrao como forma de exeqibilidade (executvel); d) Atos enunciativos PAC > a Administrao certifica ou atesta um fato sem vincular ao seu contedo. Ex: Pareceres > so manifestaes de rgos tcnicos sobre assuntos submetidos sua considerao; Atestado > so atos pelos quais a Administrao Pblica comprova um fato ou uma situao de que tenha conhecimento por seus rgos competentes; Certido > so cpias ou fotocpias fiis e autenticadas de atos ou fatos constantes em processo, livros ou documentos que se encontrem na repartio pblica. e) ATOS PUNITIVOS > atos que emanam punies aos particulares e servidores. Assim, podem ser originados do Poder de Polcia ou do Poder Disciplinar. 2. Classificao dos atos administrativos: a) Quanto ao seu regramento: Atos vinculados > praticados de acordo com a vontade da lei. So aqueles em que a lei estabelece as condies e o momento da sua realizao.

Pgina 9 de 31

Atos Administrativos Atos discricionrios > praticados com liberdade pelo administrador. Ou seja, so aqueles que a Administrao pode praticar com certa liberdade de escolha de seu contedo, destinatrio, convenincia, oportunidade e modo de execuo. b) Quanto ao destinatrio: Atos gerais > dirigidos a coletividade em geral. Tem finalidade normativa, atingindo uma gama de pessoas que estejam na mesma situao jurdica nele estabelecida. Por ter natureza erga omnes (aplicabilidade coletiva) no pode ser objeto de impugnao individual. Atos individuais > dirigidos a pessoa certa e determinada, criando situaes jurdicas individuais. Por gerar direitos subjetivos (direitos individuais) podem ser objeto de contestao por seu titular. c) Quanto ao seu alcance: Atos internos > praticados no mbito interno da Administrao, incidindo sobre rgos e agentes administrativos. Atos externos > praticados no mbito externo da Administrao, atingindo administrados e contratados. Contudo, vale ressaltar que a obrigatoriedade destes atos somente comea incidir aps a sua publicao no Dirio Oficial. d) Quanto ao seu objeto: Atos de imprio > praticados com supremacia em relao ao particular e servidor, impondo o seu obrigatrio cumprimento. Atos de gesto > praticados em igualdade de condio com o particular, ou seja, sem usar de suas prerrogativas sobre o destinatrio. Atos de expediente > praticados para dar andamento a processos e papis que tramitam internamente na administrao pblica. So atos de rotina administrativa. e) Quanto a formao (processo de elaborao):
Pgina 10 de 31

Atos Administrativos Ato simples > nasce por meio da manifestao de vontade de um rgo (unipessoal ou colegiado) ou agente da Administrao. Ato complexo > nasce da manifestao de vontade de mais de um rgo ou agente administrativo. Ato composto > nasce da manifestao de vontade de um rgo ou agente, mas depende de outra vontade que o ratifique para produzir efeitos e tornar-se exeqvel. 3. Extino dos atos administrativos: O ato administrativo permanecer no mundo jurdico at que seja verificada situao que demonstre algum vcio gentico de legalidade ou que simplesmente comprove a sua desnecessidade superveniente. Alguns atos ao serem elaborados podem vir defeituosos no que tange a sua legalidade. Neste caso, a Administrao Pblica ou o Poder Judicirio so legitimados para declarar a sua extino por meio da anulao. Por ser um vcio verificado desde o seu nascedouro, ao ser declarada a sua anulao os efeitos desta retroagem a data de sua criao, apagando todos as situaes determinadas pelo ato extinto. No entanto, s vezes o ato ao nascer pode estar de acordo com a legislao, mas deixa de ser conveniente e oportuno com o passar do tempo. Desta forma, a sua extino somente poder ser declarada pela Administrao Pblica atravs da revogao. Apesar de inconvenientes, os atos so considerados legais, ou seja, de acordo com a lei vigente. Porm, estes atos no trazem mais benefcios para a coletividade. Assim, os efeitos produzidos so mantidos, j que a revogao passa a valer a partir do momento de sua decretao, no possuindo efeito retroativo. Memorizar: FORMAS DE EXTINO:
Pgina 11 de 31

Atos Administrativos Anulao: Razo > Quando o ato extinto por ser ilegal. Efeito > ex tunc (retroatividade). Legitimidade para anular o ato > Administrao Pblica e Poder Judicirio. Revogao: Razo > Quando o ato se extingue por ser inconveniente ou inoportuno; Efeito > Ex nunc (irretroatividade) Legitimidade para revogar > Somente a Administrao Pblica pode revogar o ato. Outras formas de extino do ato: RETIRADA Cassao (Recusa a condies) > retirada do ato em virtude do descumprimento pelo beneficirio de uma condio imposta pela Administrao. Caducidade (Lei superveniente) > Retirada do ato administrativo em razo da supervenincia da norma jurdica que impede a sua manuteno. Contraposio ou derrubada (Ato contraditrio) > retirada em virtude da edio de um ato que impede a manuteno do ato at ento vigente. Renncia (Rejeio pelo beneficirio)> retirada do ato pela rejeio realizada pelo beneficirio do ato. Convalidao (validao) do ato administrativo: Convalidao o ato jurdico praticado pela Administrao Pblica para corrigir determinado ato anulvel, de forma a ser mantido no mundo jurdico para que possa permanecer produzindo seus efeitos regulares.
Pgina 12 de 31

Atos Administrativos O instituto pode ser utilizado em atos vinculados ou discricionrios. A Lei 9784/99 prev a convalidao, e assim prescreve: Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. Com base na legislao mencionada, podemos entender que a convalidao uma faculdade concedida a Administrao. Desta forma, o administrador poder ao constatar um defeito de legalidade anular ou convalidar o ato. Somente poder ser objeto de convalidao os atos cujos defeitos forem sanveis, ou seja, se for um vcio que recaia no elemento competncia (salvo se for exclusiva) ou forma (salvo se esta for substncia do prprio ato administrativo). Ao ser convalidado, a correo do ato retroage a data de sua elaborao, tendo, assim, efeito ex tunc. (pode retroagir) OUTRA FONTE: WIKIPEDIA Ato administrativo Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da administrao pblica que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. ndice 1 Brasil 1.1 Condies de existncia 1.2 Requisitos dos atos administrativos 1.3 Teoria dos motivos determinantes 1.4 Mrito
Pgina 13 de 31

Atos Administrativos 1.5 Atributos 1.6 Procedimento administrativo 1.7 Classificao 1.8 Espcies de ato administrativo 1.9 Extino dos atos administrativos 1.10 Observaes Na Administrao pblica brasileira, um ato administrativo o ato jurdico que concretiza o exerccio da funo administrativa do Estado. Como todo ato jurdico, constitui, modifica, suspende, revoga situaes jurdicas. Em geral, os autores adotam o conceito restrito de ato administrativo, restringindo o uso do conceito aos atos jurdicos individuais e concretos que realizam a funo administrativa do Estado. O ato administrativo a forma jurdica bsica estudada pelo direito administrativo. Para Jos dos Santos Carvalho Filho, o ato administrativo a exteriorizao da vontade de agentes da Administrao Pblica ou de seus delegatrios que, sob regime de direito pblico, visa produo de efeitos jurdicos, com o fim de atender ao interesse pblico. Segundo o Professor Hely Lopes Meyrelles, "o ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos seus administrados ou a si prpria." J para Celso Antnio Bandeira de Mello, o Ato administrativo a "declarao do Estado (ou de quem lhe faa as vezes como, por exemplo, um concessionrio de servio pblico), no exerccio de prerrogativas pblicas, manifestada mediante

Pgina 14 de 31

Atos Administrativos providncias jurdicas complementares da lei a ttulo de lhe dar cumprimento, sujeitas a controle de legitimidade por rgo judicial." Condies de existncia A administrao pblica deve usar de sua supremacia de poder pblico para a execuo do ato administrativo. Todo ato administrativo ato jurdico de direito pblico. H atos da Administrao que no so atos administrativos em sentido estrito, pois a Administrao tambm pode praticar atos de direito privado. Os atos de direito privado praticados pela Administrao esto na categoria dos atos da administrao, mas no na categoria dos atos administrativos. Mantenha manifestao de vontade apta; Provenha de agente competente, com finalidade pblica e revestido na forma legal; Requisitos dos atos administrativos Diz respeito aos requisitos para a validade de um ato administrativo: Competncia: Conjunto de poderes que a lei confere aos agentes pblicos para que exeram suas funes com eficincia e assim assegurem o interesse pblico. A competncia um poder-dever, uma srie de poderes, que o ordenamento outorga aos agentes pblicos para que eles possam cumprir a contento seu dever de atingir da melhor forma possvel o interesse pblico. Nenhum ato ser vlido se no for executado por autoridade legalmente competente. requisito de ordem pblica, ou seja, no pode ser derrogado (modificado)pelos interessados nem pela administrao. Pode, no entanto, ser delegada (transferncia de funes de um sujeito, normalmente para outro hierarquicamente inferior) e avocada (rgo superior atrai para si a competncia para cumprir determinado ato atribudo a outro inferior). Se a competcia for, legalmente, exclusiva de certo rgo ou agente, no poder ser delegada ou avocada.
Pgina 15 de 31

Atos Administrativos Caractersticas da competncia: A mais importante de todas as caracterstica desse requisito a irrenunciabilidade, que tem carter relativo, e o que a relativiza so os institutos da delegao e avocao. Inderrogabilidade: A competncia no pode ser derrogada, isto , a modificao de seu contedo ou titularidade no pode ser operada por mero acordo de vontades entre particulares e/ou agentes pblicos. Trata-se de uma caracterstica de carter absoluto. Improrrogabilidade: Veda-se aos agentes pblicos que atuem alm da lei, ou seja, alm das competncias previstas em lei. Tem carter relativo, pois se refere ao exerccio da competncia (passvel de transferncia atravs delegao e avocao) e no sua titularidade. Imprescritibilidade: As competncias devem ser exercidas a qualquer tempo. O agente pblico obrigado a exercer suas competncias a qualquer tempo, salvo nas hipteses a que a lei estabelece prazos da administrao. Finalidade: Deve sempre ser o interesse pblico. o objetivo que a administrao pretende alcanar com a prtica do ato administrativo, sendo aquela que a lei institui explcita ou implicitamente, no sendo cabvel que o administrador a substitua por outra. A finalidade deve ser sempre o interesse pblico e a finalidade especfica prevista em lei para aquele ato da administrao. nulo qualquer ato praticado visando exclusivamente ao interesse privado, no entanto vlido o ato visando ao interesse privado (desde que, cumulativamente, ele vise tambm ao interesse pblico). Forma: o revestimento exteriorizador do ato administrativo. Todo ato administrativo , em princpio, formal. Em sentido amplo, a forma o procedimento previsto em lei para a prtica do ato administrativo. Em sentido estrito, refere-se ao conjunto de requisitos formais que devem estar presentes no ato administrativo.

Pgina 16 de 31

Atos Administrativos Motivo: a situao de direito ou de fato que autoriza ou determina a realizao do ato administrativo, podendo ser expresso em lei (atos vinculados) ou advir do critrio do administrador (ato discricionrio)2 . Difere da motivao, que a exposio dos motivos. Objeto ou contedo: o efeito jurdico imediato que o ato deve produzir. Por exemplo, o ato administrativo de demisso produz o desligamento do servidor pblico. Teoria dos motivos determinantes Segundo essa teoria, o motivo do ato administrativo deve sempre guardar compatibilidade com a situao de fato que gerou a manifestao de vontade. Assim sendo, se o interessado comprovar que inexiste a realidade ftica mencionada no ato como determinante da vontade, estar ele irremediavelmente inquinado de vcio de legalidade. de ressaltar que sempre que o motivo for discricionrio o objeto tambm ser. Mrito O conceito de mrito do ato administrativo empregado entre os administrativistas brasileiros por influncia da doutrina italiana3 traduz-se na valorao dos motivos e na escolha do objeto desse ato, tarefas que podem ser expressamente atribudas pela lei ao agente que realizar determinados atos nela previstos. A convenincia, oportunidade e justia do ato administrativo somente podem ser objeto de juzo da Administrao Pblica quando o ato a ser praticado for caracterizado em lei como discricionrio. Os atos administrativos podem ser classificados em discricionrios ou vinculados. Os atos discricionrios so atos realizados mediante critrios de oportunidade, convenincia, justia e eqidade, implicando maior liberdade de atuao da
Pgina 17 de 31

Atos Administrativos Administrao. Em anlise sob o ngulo dos requisitos do ato administrativo, competncia, finalidade e forma sempre vinculam o administrador, mesmo nos atos discricionrios. Assim, apenas motivo e objeto tornam-se mais abertos para a livre deciso do administrador no caso de um ato discricionrio. Os atos administrativos vinculados, ao seu turno, possuem todos os seus requisitos definidos em lei, de modo que no est presente nesses atos o conceito de mrito. Nos atos vinculados, o administrador no tem liberdade de atuao e est rigidamente atrelado ao que dispe a lei. A doutrina jurdica brasileira frisa a diferena entre discricionariedade e arbitrariedade. Mesmo nos atos discricionrios, a liberdade de deciso da Administrao Pblica fica limitada pelas balizas da legislao. Se a apreciao subjetiva do administrador no se ativer aos limites permitidos em lei, tornar-se- um juzo arbitrrio e passvel de questionamento. Atributos Presuno de legitimidade: Decorrente do princpio da legalidade da administrao, o que faz esta presuno ser inerente ao nascimento do ato administrativo, ou seja, todos os atos nascem com ela. Tal pressuposto faz com que o nus da prova em questo de invalidade do ato administrativo se transfira para quem a invoca, fazendo que o ato seja de imediata execuo, mesmo argido de vcios que o invalidem. Autoexecutoriedade: torna possvel que a administrao execute de imediato o ato administrativo, independentemente de ordem judicial. Existem duas excees para a no auto-executoriedade, sendo que umas delas que tem que haver o processo de execuo. Imperatividade ou Coercibilidade: impe a coercibilidade para o cumprimento ou execuo do ato administrativo, decorrendo da prpria existncia do ato, independentemente da declarao de validade ou invalidade daquele.
Pgina 18 de 31

Atos Administrativos Exigibilidade: coero indireta, no Direito administrativo corresponde multa. Tipicidade: O ato administrativo deve corresponder a tipos previamente definidos pela lei para produzir os efeitos desejados. Assim, para cada caso, h a previso de uso de certo tipo de ato em espcie. A esse atributo denomina-se tipicidade. A lei deve sempre estabelecer os tipos de atos e suas conseqncias, garantindo ao particular que a Administrao Pblica no far uso de atos inominados, impondo obrigaes da forma no prevista na lei. Por igual motivo, busca impedir a existncia de atos totalmente discricionrios, pois eles sempre devero obedincia aos contornos estipulados em lei, contudo a tipicidade est presente somente nos atos administrativos unilaterais. Procedimento administrativo a sucesso ordenada de operaes que propiciam a formao de um ato final objetivado pela administrao pblica. Constitui-se de atos intermedirios, preparatrios e autnomos, porm, sempre interligados, de maneira tal que a sua conjugao d contedo e forma ao ato principal. CLASSIFICAO Quanto supremacia do poder pblico Atos de imprio: atos onde o poder pblico age de forma imperativa sobre os administrados, impondo-lhes obrigaes, por exemplo. Exemplos de atos de imprio: a desapropriao e a interdio de atividades. Atos de expediente: so aqueles destinados a dar andamento aos processos e papis que tramitam no interior das reparties.

Pgina 19 de 31

Atos Administrativos Os atos de gesto (praticados sob o regime de direito privado. Ex: contratos de locao em que a Administrao locatria) no so atos administrativos, mas so atos da Administrao. Para os autores que consideram o ato administrativo de forma ampla(qualquer ato que seja da administrao como sendo administrativo), os atos de gesto so atos administrativos. Quanto natureza do ato Atos-regra: traam regras gerais (regulamentos). Atos subjetivos: referem-se a situaes concretas, de sujeito determinado. Atos-condio: so os que permitem que o administrado escolha se ir submeter-se regulamentao do poder pblico, ou seja, somente surte efeitos caso determinada condio se cumpra. Quanto ao regramento Atos vinculados: possui todos seus elementos determinados em lei, no existindo possibilidade de apreciao por parte do administrador quanto oportunidade ou convenincia. Cabe ao administrador apenas a verificao da existncia de todos os elementos expressos em lei para a prtica do ato. Caso todos os elementos estejam presentes, o administrador obrigado a praticar o ato administrativo; caso contrrio, ele estar proibido da prtica do ato. Atos discricionrios: o administrador pode decidir sobre o motivo e sobre o objeto do ato, devendo pautar suas escolhas de acordo com as razes de oportunidade e convenincia. A discricionariedade sempre concedida por lei e deve sempre estar em acordo com o princpio da finalidade pblica. O poder judicirio no pode avaliar as razes de convenincia e oportunidade (mrito), apenas a legalidade, a competncia e a forma (exteriorizao) do ato. Quanto formao Atos simples: resultam da manifestao de vontade de apenas um rgo pblico. Atos complexos: resultam da manifestao de vontade de mais de um rgo pblico.
Pgina 20 de 31

Atos Administrativos Atos compostos: so os praticados por um rgo, porm necessitam da aprovao de outro rgo. Quanto aos efeitos Constitutivo: gera uma nova situao jurdica aos destinatrios. Pode ser outorgado um novo direito, como permisso de uso de bem pblico, ou impondo uma obrigao, como cumprir um perodo de suspenso. Declaratrio: simplesmente afirma ou declara uma situao j existente, seja de fato ou de direito. No cria, transfere ou extingue a situao existente, apenas a reconhece. Tambm dito enunciativo. o caso da expedio de uma certido de tempo de servio. Modificativo: altera a situao j existente, sem que seja extinta, no retirando direitos ou obrigaes. A alterao do horrio de atendimento da repartio exemplo desse tipo de ato. Extintivo: pode tambm ser chamado desconstitutivo, que o ato que pe termo a um direito ou dever existentes. Cite-se a demisso do servidor pblico. Quanto abrangncia dos efeitos Internos: destinados a produzir seus efeitos no mbito interno da Administrao Pblica, no atingindo terceiros, como as circulares e pareceres. Externos: tem como destinatrias pessoas alm da Administrao Pblica, e, portanto, necessitam de publicidade para que produzam adequadamente seus efeitos. So exemplos a fixao do horrio de atendimento e a ocupao de bem privado pela Administrao Pblica. Quanto validade Vlido: o que atende a todos os requisitos legais: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. Pode estar perfeito, pronto para produzir seus efeitos ou estar pendente de evento futuro.

Pgina 21 de 31

Atos Administrativos Nulo: o que nasce com vcio insanvel, ou seja, um defeito que no pode ser corrigido. No produz qualquer efeito entre as partes. No entanto, em face dos atributos dos atos administrativos, ele deve ser observado at que haja deciso, seja administrativa, seja judicial, declarando sua nulidade, que ter efeito retroativo, desde o incio, entre as partes. Por outro lado, devero ser respeitados os direitos de terceiros de boa-f que tenham sido atingidos pelo ato nulo. Cite-se a nomeao de um candidato que no tenha nvel superior para um cargo que o exija. A partir do reconhecimento do erro, o ato anulado desde sua origem. Porm, as aes legais eventualmente praticadas por ele durante o perodo em que atuou permanecero vlidas. Anulvel: o ato que contm defeitos, porm, que podem ser sanados, convalidados. Ressalte-se que, se mantido o defeito, o ato ser nulo; se corrigido, poder ser "salvo" e passar a vlido. Atente-se que nem todos os defeitos so sanveis, mas sim aqueles expressamente previstos em lei e analisados no item seguinte. Inexistente: aquele que apenas aparenta ser um ato administrativo, manifestao de vontade da Administrao Pblica. So produzidos por algum que se faz passar por agente pblico, sem s-lo, ou que contm um objeto juridicamente impossvel. Exemplo do primeiro caso a multa emitida por falso policial; do segundo, a ordem para matar algum. Quanto executabilidade Perfeito: aquele que completou seu processo de formao, estando apto a produzir seus efeitos. Perfeio no se confunde com validade. Esta a adequao do ato lei; a perfeio refere-se s etapas de sua formao. Imperfeito: no completou seu processo de formao, portanto, no est apto a produzir seus efeitos, faltando, por exemplo, a homologao, publicao, ou outro requisito apontado pela lei. Pendente: para produzir seus efeitos, sujeita-se a condio ou termo, mas j completou seu ciclo de formao, estando apenas aguardando o implemento desse acessrio, por isso no se confunde com o imperfeito. Condio evento futuro e incerto, como o casamento. Termo evento futuro e certo, como uma data especfica.

Pgina 22 de 31

Atos Administrativos Consumado: o ato que j produziu todos os seus efeitos, nada mais havendo para realizar. Exemplifique-se com a exonerao ou a concesso de licena para doar sangue. Espcies de ato administrativo Segundo Hely Lopes Meirelles, podemos agrupar os atos administrativos em 5 cinco tipos: Atos normativos: so aqueles que contm um comando geral do Executivo visando ao cumprimento de uma lei. Podem apresentar-se com a caracterstica de generalidade e abstrao (decreto geral que regulamenta uma lei), ou individualidade e concreo (decreto de nomeao de um servidor). Segundo Mrcio Fernando Elias Rosa so exemplos: regulamento, decreto, regimento e resoluo. Atos ordinatrios: so os que visam a disciplinar o funcionamento da Administrao e a conduta funcional de seus agentes. Emanam do poder hierrquico, isto , podem ser expedidos por chefes de servios aos seus subordinados. Logo, no obrigam aos particulares.Segundo Rosa, so exemplos: instrues, avisos, ofcios, portarias, ordens de servio ou memorandos. Atos negociais: so todos aqueles que contm uma declarao de vontade da Administrao apta a concretizar determinado negcio jurdico ou a deferir certa faculdade ao particular, nas condies impostas ou consentidas pelo Poder Pblico.De acordo com Rosa, so exemplos: licena, autorizao e permisso. Atos enunciativos: so todos aqueles em que a Administrao se limita a certificar ou a atestar um fato, ou emitir uma opinio sobre determinado assunto, constantes de registros, processos e arquivos pblicos, sendo sempre, por isso, vinculados quanto ao motivo e ao contedo.Segundo Rosa, so exemplos: certides, atestados e pareceres. Atos punitivos: so aqueles que contm uma sano imposta pela lei e aplicada pela Administrao, visando a punir as infraes administrativas e condutas irregulares de servidores ou de particulares perante a Administrao.Segundo Rosa,

Pgina 23 de 31

Atos Administrativos so exemplos: multa administrativa, interdio administrativa, destruio de coisas e afastamento temporrio de cargo ou funo pblica. Extino dos atos administrativos Extino natural: extingue-se pelo natural cumprimento do ato. Revogao: em virtude de a administrao no mais julgar oportuno e conveniente o ato administrativo, pode aquela revog-lo motivadamente e garantindo a ampla defesa dos interessados, fazendo cessar seus efeitos a partir do momento da revogao. Assim, todos os efeitos surgidos enquanto o ato permaneceu vlido tambm o so. A revogao prerrogativa da administrao, no podendo ser invocada por meio judicial. Anulao ou invalidao: se um ato administrativo possuir vcios insanveis, deve a administrao anul-lo de ofcio ou por provocao de terceiro. Tambm o judicirio pode anular tal ato. A anulao age retroativamente, ou seja, todos os efeitos provocados pelo ato anulado tambm so nulos. Convalidao: no espcie de extino, mas sim o processo de que se vale a administrao para aproveitar atos administrativos com vcios sanveis, de modo a confirm-los no todo ou em parte. Convalidam-se tais atos pelos seguintes modos: Retificao: a autoridade que praticou o ato ou seu superior hierrquico decide sanar o ato invlido anteriormente praticado, suprindo a ilegalidade que o vicia; Reforma ou converso: o novo ato suprime a parte invlida do anterior, mantendo sua parte vlida. Cassao: extingue-se o ato administrativo quando seu beneficirio descumpre as condies que permitiam a manuteno do ato e seus efeitos. Caducidade ou decaimento: ocorre a retirada de um ato administrativo se advir legislao que impea a permanncia da situao anteriormente consentida, ou seja, o ato perde seus efeitos jurdicos em virtude de norma superveniente contrria quela que respaldava a prtica do ato.
Pgina 24 de 31

Atos Administrativos Observaes Os temas fundamentais envolvidos nos estudos dos atos administrativos so: anulao, convalidao e revogao dos atos administrativos discricionariedade e vinculao na edio de atos pressupostos e elementos administrativos. Os atos administrativos so estudados no direito administrativo, que se encarta tambm na disciplina direito do estado. Mais sobre anulao e revogao dos atos administrativos A Smula n 473 do Supremo Tribunal Federal (STF) dispe: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados dos vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, a ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. uma decorrncia do princpio da legalidade. A anulao refere-se ao vcio de legalidade e pode ser realizada pela Administrao Pblica (de oficio ou mediante provocao - princpio da autotutela administrativa e da legalidade CF/88, art. 37, caput - controle interno), ou pelo Poder Judicirio (mediante provocao princpio da inafastabilidade do controle judicial CF/88, art. 5, 35). A anulao do ato ter efeito ex tunc (a declarao da nulidade do ato ir retroagir a data da sua feitura, e todos os efeitos que o ato gerou sero apagados, voltando ao status quo ante). Tanto os atos vinculados, quanto os atos discricionrios so passiveis de anulao. Devemos lembrar que vige a presuno de legalidade, legitimidade e veracidade do ato, valendo este at que seja declarada a sua nulidade. Mesmo anulado o ato, o princpio da boa-f e a teoria da aparncia, resguardam os efeitos j produzidos em relao aos terceiros de boa-f. Ex. a anulao da investidura do
Pgina 25 de 31

Atos Administrativos servidor no afeta os atos que praticou com terceiros de boa-f. Requisitos para que o ato praticado por quem no tem competncia tenha validade em relao a terceiros - 1) o terceiro tem que estar de boa-f (princpio da boa-f); 2) o sujeito tem que ter aparncia de agente pblico (teoria da aparncia); 3) o ato tem que ser praticado em situao de normalidade (sem guerra, calamidade pblica, enchente, terremoto, maremoto, estado de defesa, estado de stio, interveno federal, etc.). Isto no significa que o ato nulo gere direito adquirido. O ato de investidura invlido e no h direito adquirido para o servidor (direito nomeao, direito a tempo de servio, frias, anunio, etc., todos estes efeitos sero apagados). Mas os atos praticados para os terceiros de boa-f (recebimento dos impostos, expedio de certides, sentenas prolatadas, etc.) sero vlidos. Na revogao o ato legal, mas se tornou inoportuno e/ou inconveniente para a Administrao Pblica. Somente esta pode reanalisar o mrito administrativo (oportunidade e convenincia, justia e eqidade) e por isso somente a Administrao pode decidir revogar o ato administrativo (o Poder Judicirio s pode realizar a revogao no exerccio da sua funo administrativa). A revogao do ato ter efeito ex nunc (o ato deixar de existir, e os efeitos gerados pelo ato at ento sero preservados). Somente os atos discricionrios so passveis de revogao. A Administrao Pblica controla seus prprios atos em toda a sua plenitude, isto , sob os aspectos da legalidade, oportunidade, convenincia, justia e eqidade. Existem duas teorias em Direito Administrativo sobre a validade do ato pela teoria monista, o ato administrativo pode vlido ou nulo (no h como convalidar). Pela teoria dualista, o ato administrativo pode ser vlido, anulvel (sujeito convalidao), nulo (no h como convalidar). A Administrao Pblica, deparando com o ato nulo, dever anul-lo, salvo 1).quando houver fato consumado, que por interesse pblico, entende-se melhor no invalidar - a desconstituio do ato geraria agravos maiores ao interesse pblico do que sua permanncia. Prevalece o princpio do interesse pblico sobre o da legalidade estrita; Ex: o loteamento irregularmente licenciado s vem a ser descoberto depois que inmeras famlias regularmente edificaram neste. Apontamentos a respeito da revogao e da invalidao dos atos administrativos e suas principais diferenas.

Pgina 26 de 31

Atos Administrativos Por Helosa Caldas Ferreira A revogao o ato pelo qual a Administrao Pblica retira definitivamente um ato do ordenamento jurdico, mediante outro ato administrativo, ou seja, a Administrao Pblica, por razes de mrito convenincia e oportunidade retira o ato que no mais atende ao interesse pblico, podendo a revogao ser total (ab-rogao), ou parcial (derrogao). Verifica-se, pois, que esse instituto surgiu em obedincia ao Princpio do Interesse Pblico, pois se um ato no est condizendo com este princpio, no h motivos para que ele continue existindo no ordenamento jurdico, no havendo um poder de escolha da Administrao Pblica em revogar referido ato, mas sim, um dever. A revogao declarada de ofcio somente pela prpria Administrao Pblica e pode ser realizada a qualquer momento, portanto, ao Poder Judicirio, bem como ao Poder Legislativo, no cabe esta tarefa. Excepcionalmente, o Poder Judicirio e o Poder Legislativo, quando estejam exercendo funo administrativa, podem revogar seus atos administrativos. Tem-se que, a Administrao Pblica, quando exerce sua atribuio de revogao dos atos administrativos, no pode sofrer interferncia do Poder Judicirio, pois a este no admitido qualquer juzo de valorao. O Poder Judicirio somente pode anular o ato administrativo ilegtimo. Assim, o objeto da revogao aquele ato vlido que se tornou inconveniente ou inoportuno ao sistema jurdico, sendo este o seu motivo. Destaca-se, quanto aos efeitos da revogao, que esta no atinge os efeitos passados que foram produzidos pelo ato, tendo efeitos ex nunc, ou seja, produz efeitos a partir do presente.

Pgina 27 de 31

Atos Administrativos Alm disso, cumpre destacar que a revogao pode ser expressa ou tcita, ou seja, expressa quando a Administrao Pblica declara que o ato est revogado e tcita, quando a Administrao Pblica dispe a respeito de uma situao de maneira incompatvel com outra j existente, devendo ser respeitada a hierarquia e a forma do ato revogando. No que tange aos atos vinculados, verifica-se, porm, um limite ao poder de revogar, pois, em tais atos, no existe o poder de escolha na convenincia e oportunidade, sendo que caber indenizao pelos danos causados caso haja revogao nesse sentido. Quanto aos atos consumados, tambm no cabe a revogao, tendo em vista que estes j foram exauridos. Com relao aos atos que criam direito adquirido tambm no caber, pois so preservados pelo artigo 5, XXXVI, da Constituio Federal, sendo inatingveis. Ao contrrio da revogao, a invalidao o ato administrativo praticado em desconformidade com o ordenamento jurdico, devendo ser extinto. Referido ato deve ser desconstitudo pela Administrao Pblica por afrontar o ordenamento, tendo efeitos ex tunc, com a pretenso de retirar os efeitos que foram produzidos pelo ato at o momento da invalidao e impedir que continua produzindo efeitos, sendo que a Administrao Pblica poder invalidar de ofcio ou pela provocao de qualquer interessado. Ressalta-se que nada impede que o Poder Judicirio anule atos administrativos, proferindo sentena que fundamente a desconformidade do ato com o Direito, pois o artigo 5, XXXV, da Constituio Federal dispe que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Um ponto relevante a ser considerado a questo da obrigatoriedade ou no da Administrao de invalidar um ato administrativo. Ao verificar a ilegalidade de um ato, ou seja, a sua desconformidade com o ordenamento jurdico, a
Pgina 28 de 31

Atos Administrativos Administrao deve, a princpio, anul-lo, em respeito ao Princpio da Legalidade. Porm, no impossvel o aparecimento de situaes em que a Administrao Pblica deixe de invalid-lo por motivo de interesse pblico e em virtude da gravidade do vcio, pois, em determinados momentos, o instituto da invalidao traria prejuzos muito maiores se fosse aplicado. H diversas correntes doutrinrias que dispem a respeito dos atos invlidos no direito administrativo brasileiro, sendo a teoria de Seabra Fagundes a adotada e analisada no presente estudo, que classifica os atos administrativos em absolutamente invlidos, no produzindo qualquer efeito; relativamente vlidos ou anulveis, com efeitos passados que ainda persistem e os irregulares, com defeitos irrelevantes que permitem a convalidao. Primeiramente, no que diz respeito aos atos absolutamente invlidos, tem-se que estes so aqueles atos praticados de forma contrria ao que dispe o ordenamento jurdico brasileiro, no que se refere finalidade, forma, motivo e competncia. Assim, em face do interesse pblico, somente as infraes muito graves que levaro nulidade absoluta dos atos. A nulidade ter efeitos retroativos data da expedio do ato no permitindo a convalidao, sendo que a ao objetivando a nulidade absoluta do ato imprescritvel, podendo ser realizada a qualquer momento. Os atos relativamente vlidos ou anulveis so aqueles que possuem qualquer um de seus elementos em contrariedade ao ordenamento jurdico, sendo relativamente invlidos ou anulveis em observncia ao Princpio do Interesse Pblico, pois este ser melhor atendido com a permanncia parcial dos efeitos do ato. Estes atos se diferenciam dos atos nulos em face da permanncia de alguns efeitos pretritos que foram produzidos pelo ato, aps a declarao da anulabilidade. Esta dever ser decretada dentro do prazo de 5 (cinco) anos, conforme o Decreto n 20.910, de 06/01/1932, porm, conforme a consolidao da jurisprudncia, no caso de aes pessoais, o prazo prescricional de 5 (cinco) anos e no caso de aes reais de 20 (vinte) anos. No artigo 54 da Lei de Processo

Pgina 29 de 31

Atos Administrativos Administrativo Federal, de 5 (cinco) anos o prazo para a Administrao Pblica anular seus atos, quando decorram efeitos favorveis aos particulares. Por fim, quanto aos atos irregulares, so aqueles que possuem vcios irrelevantes, que no atingem os elementos essenciais do ato, aparecendo, geralmente, no defeito de forma, no prejudicando qualquer interesse. Portanto, podem ser convalidados. Com relao ao instituto da convalidao, este utilizado para suprir a invalidade de um ato com efeitos ex tunc, tornando o ato perfeito. A convalidao ir aproveitar o ato administrativo, desde que este no seja absolutamente nulo. A convalidao, assim, s poder ocorrer quando o ato administrativo tiver a possibilidade de ser produzido de forma vlida no presente. Aps a explanao a respeito dos institutos da revogao e da invalidao, cabe finalizar a presente exposio com breves apontamentos a respeito das diferenas entre os dois institutos. A primeira diferena encontra-se na verificao dos motivos, ou seja, na revogao, o ato deve ser retirado por motivo de inconvenincia e oportunidade, sendo inicialmente vlido, ao contrrio do que ocorre com a invalidao, na qual o ato retirado por estar em desconformidade com o ordenamento jurdico por motivo de ilegalidade, j nascendo com este vcio. A segunda diferena encontrada nos efeitos dos dois institutos. Na revogao os efeitos so ex nunc, no retroagem data em que o ato foi expedido, enquanto que, na invalidao, os efeitos so ex tunc, ou seja, retroagem data da expedio do ato.

Pgina 30 de 31

Atos Administrativos Por fim, destaca-se o critrio dos sujeitos na diferenciao da revogao e da invalidao dos atos administrativos, pois, enquanto que na primeira somente permitida a decretao pela prpria Administrao Pblica, na segunda possvel a declarao tanto pela Administrao Pblica como pelo Poder Judicirio, por provocao.

Pgina 31 de 31

You might also like