You are on page 1of 4

DIREITO ADMINISTRATIVO II Prof. Msc. Ana Maria Barata ana.barata@uol.com.br Aula 01 22.04.

4.2013 CONTEDO PROGRAMTICO: UNIDADE I UNIDADE II UNIDADE III UNIDADE IV UNIDADE V UNIDADE VI UNIDADE VII UNIDADE VIII UNIDADE IX Agentes e Servidores Pblicos Processo Administrativo Disciplinar (Lei n. 8.112/90) Responsabilidade Civil do Estado Bens Pblicos Interveno do Estado na Propriedade Licitao (Lei n. 8.666/93) Contratos Administrativos Concesses de Servios e Obras Pblicas Consrcios Pblicos UNIDADE I AGENTES E SERVIDORES PBLICOS Agentes Pblicos so aqueles que atuam em nome do Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Indireta, em carter permanente ou ocasionalmente, podendo estar a ele vinculados ou no. Divide-se em quatro categorias: a) agentes polticos; b) servidores pblicos; c) militares; e d) particulares em colaborao com o Poder Pblico. a) Agentes polticos: A ideia de agente poltico liga-se de governo (aspecto subjetivo) e de funo poltica (aspecto objetivo). Celso Antnio Bandeira de Mello considera como agentes polticos os Chefes do Executivo no mbito federal, estadual e municipal (Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos) e seus respectivos auxiliares, bem como Senadores, Deputados e Vereadores. OBS: Algumas doutrinas considerando os Membros da Magistratura e do Ministrio Pblico como sendo agentes polticos, nos casos em que sua funo considerada poltica, no que concerne a ditar ou controlar os Poderes Pblicos na garantia dos ditames constitucionais. b) Servidores pblicos: So servidores pblicos (em sentido amplo) as pessoas fsicas que estabelecem um vnculo empregatcio com a Administrao Pblica Direita e Indireta, compreendendo servidores estatutrios, empregados pblicos e servidores temporrios. Os servidores estaturios submetem-se ao regime estatutrio, estabelecido em lei, comum ou especial; ocupam cargos pblicos (efetivos e comissionados). Os empregados pblicos so contratados sob regime celetista e em parte derrogatrio, regime este suspenso por ADI; ocupam empregos pblicos. Os servidores temporrios so aqueles contratados para exercer funes sob regime jurdico especial a ser disciplinado em lei de cada unidade da federao. Os Membros da Magistratura, do Ministrio Pblico, do Tribunal de Contas, da Advocacia Pblica e da Defensoria Pblica, so agentes pblicos vitalcios, que ocupam cargos pblicos criados por lei, regidos por regime estatutrio prprio (leis orgnicas), sendo desligados do cargo pblico somente em face de processo judicial transitado em julgado.

Insta colocar que, portanto, o ocupante de emprego pblico tem um vnculo contratual com a Administrao Publica, sob a regncia da CLT (Decreto-Lei n. 5.452/43), enquanto o ocupante do cargo pblico tem um vnculo estatutrio, regido, na Unio, pelo Regime Jurdico nico (Lei n. 8.112/90). funo pblica quando determinadas atribuies so exercidas por agentes pblicos contratados temporariamente para atender necessidades emergentes da Administrao, ou so ocupantes de funes de confiana (que no exigem concurso pblico), como chefia, direo, assessoramento, dentre outros. Ingresso no Servio Pblico O art. 37, II, da Constituio Federal de 1988, com redao dada pela Emenda Constitucional n. 19/98, assevera que a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. A ressalva a que o dispositivo se refere deve obedecer aos casos, condies e percentuais mnimos a serem estabelecidos em lei, bem como no se pode deixar de lado a Smula Vinculante n. 13, do STF, que restringe o nepotismo. Nota-se, tambm, que o texto constitucional supracitado no faz qualquer meno acerca de realizao de concurso pblico para preenchimento de funo pblica. A validade do concurso de dois anos, prorrogvel uma vez por igual perodo e a critrio da Administrao, conforme disposto no art. 37, III, da Carta Magna.

Aula 03 13.05.2013 UNIDADE II PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR (LEI N 8.112/90) SINDICNCIA Procedimento administrativo que investiga, apura e pune o servidor pblico, no caso de fraudes consideradas leves, como infraes que ensejam advertncia disciplinar, penalidade ou suspenso de at 30 dias. Caso a penalidade ou suspenso seja superior a 30 dias, cabe instaurao de Processo Administrativo Disciplinar Ordinrio. Se, durante o percurso do processo de sindicncia para apurar causa considerada, a priori, leve, for verificada gravidade no fato, dever ser feito relatrio da situao, arquivamento da sindicncia e instaurao do PAD. Espcies de Sindicncia: a) Investigativa: no existem informaes precisas acerca do fato ou da autoria ou nos casos de denncia annima. A partir do momento em que essas informaes so descobertas, instaura-se o devido processo disciplinar. b) Patrimonial: a autoridade j sabe do fato e de sua autoria, entretanto, tem o objetivo de investigar o autor, quando o servidor pblico apresenta enriquecimento ilcito que no condiz com o que o mesmo percebe da administrao pblica. Tem carter sigiloso. c) Processual ou apuratria: quando presentes fatos e acusados, s cabendo nos casos de faltas leves (advertncia, penalidade ou suspenso, at 30 dias). Por vezes a lei estabelece quais as faltas consideradas leves, bem como por vezes deixa dvida acerca do grau de gravidade, ficando a cargo da comisso de sindicncia avaliar cada caso.

PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR a) Sumrio (art. 140): se aplica s faltas consideradas objetivas, aquelas que j demonstram o fato e o autor. Via de regra no existe prova testemunhal, salvo se a parte acusada o requerer. O processo de apurao rpido. Como exemplo tem-se os processos que apuram assiduidade do servidor pblico ou os que apuram acumulao ilcita de cargos pblicos. b) Ordinrio (arts. 143 e 148) A instaurao do devido processo administrativo disciplinar pela Administrao Pblica no discricionria: havendo indcios de cometimento de falta no exerccio do cargo pblico, dever ser apurada a situao com a devida instaurao do processo, garantida a ampla defesa e o contraditrio ao acusado. FASES a) Instaurao: uma fase preparatria, que antecipa o PAD, como sua fase inicial, onde a autoridade administrativa rene a documentao relacionada aos fatos; faz capeamento do processo, juntada e lavratura de documentos; anlise da denncia; juzo de admissibilidade; e portaria de instaurao (inaugural), a qual tem que conter: quem o acusado (se for o caso), designar os membros da comisso, descrio dos fatos e enquadramento em tese. b) Instruo: a fase cognitiva (probatria) do processo, onde ser arrolado todo o contedo do processo, percias e as provas testemunhais e documentais necessrias para conferir ao processo a maior segurana jurdica possvel, destacando que dever da Administrao Pblica buscar as provas de cunho acusatrio. cabvel o saneamento de vcios que ocorram no processo, preferencialmente no seu decorrer. Por ser estabelecido constitucionalmente o devido processo legal, faz-se importante asseverar que o interrogatrio posterior a toda instruo do processo.

Aula 04 20.05.2013 (cont. Aula 03) c) Defesa (art. 5, incisos LIV e LV, da CF/88): uma fase do processo que deve atender aos seguintes requisitos: notificao do processo (devendo o acusado ser informado da origem e das causas da instaurao do processo, alm de outras informaes acerca do mesmo); arrolamento das testemunhas e reinquirio das mesmas; arguio de excees (suspeio e impedimento) e nulidades; interrogatrio ps-testemunhos; direito a percia; acompanhamento de diligncias; alegaes finais (remdio que tem o fim de, com a vista dos autos pela parte acusada, possibilitar a promoo de vcios e demais argumentos que considere necessrias para o julgamento); recursos; reviso; etc.. c.1) a Smula Vinculante n 5 diz que a falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no afeta a Constituio. J a Smula n 343 do STJ diz que obrigatria a presena de advogado no processo administrativo disciplinar. c.2) a defesa deve ser escrita. c.3) revelia (defensor dativo), quando o acusado no comparece na(s) fase(s) do processo, deve a administrao designar um defensor dativo para atuar em nome daquele. c.4) pedido de alegaes finais (facultativo). d) Relatrio: a comisso vai analisar o processo como um todo, que servir como base para que o julgador sentencie adequadamente. As fases do relatrio so: d.1) histrica, relatando o histrico do processo.

d.2) analtica, analisando as provas e defesa. d.3) conclusiva, absolvendo caso verificada a ausncia de fato e insuficincia de provas; ou condenando, enquadrando o acusado pela tipificao legal da infrao, bem como averiguando se h atenuantes e/ou agravantes. d.4) sugestes. d.5) encaminhamento. e) Julgamento: chegando condenao ou absolvio. Pode o julgador vincular ou no sua deciso ao relatrio; pode pedir a anulao do PAD; decretar sua prescrio; solicitar retificaes; minorao ou agravamento da pena; reenquadramentos; sugerir indiciamento. PENALIDADES a) Espcies: b) Efeitos: PRESCRIO (ver art. 142) O prazo de prescrio comea a contar a partir da data em que o fato se tornou conhecido, sendo de cinco anos quando infrao punvel com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso, de dois anos quando infrao punvel com suspenso, de 180 dias quando infrao punvel com advertncia e repreenso. Frisa-se que, quando instaurado o procedimento administrativo disciplinar, se interrompe a prescrio, sendo o prazo de concluso de 80 dias (30+30+20) se sindicncia e de 140 dias (60+60+20) se PAD, o qual encerra-se com a publicao no dirio oficial do resultado do julgamento. Caso ultrapasse esse tempo, no h nulidade do processo, porm recomea a contagem do prazo de prescrio correspondente.

You might also like