You are on page 1of 5

Porteflio Refletivo de Aprendizagem UFCD: Sociedade, Tecnologia e Cincia - Fundamentos

Com este mdulo que teve a prtica durao de 50 horas com o formador Nuno rainha, viemos a desenvolver e a comentar sobre diversos mtodos cientficos de descoberta de fundamentos da sociedade tcnica nos dias de hoje e a sua modernizao. No incio das aulas comeamos por falar e a conhecer sobre a estrutura atmica e a sua experimentao e os conceitos chave sendo eles: Estrutura Atmica Constituintes bsicos da clula Construo da cincia Conhecimento histrico Metodologia Cientifica Mtodo Cientifico Senso Comum e Conhecimento cientfico STC Atividade de um tema selecionado para debate na sala de aula A prostituio.

De que se trata uma estrutura atmica? Quando ouvi pela primeira vez isso, nada me veio a cabea a no ser nmeros e letras misturados que dava supostamente algo que eu desconhecia na altura, uma estrutura atmica tem muito que se diga sinceramente, composta por um ncleo atmico que contem protes com partculas com carga positiva e neutres que so partculas sem carga, temos depois a nuvem eletrnica que contem os eletres que so partculas com carga negativa, assim sendo, os tomos so neutros, porque tm tantos protes como eletres, os tomos vieram a evoluir imenso desde a sua descoberta e modelo atmico foi proposto por John Dalton em 1807, para ele o tomo era indivisvel e com forma esfrica, o ultimo modelo a ser usado na atualidade a nuvem eletrnica, foi uma matria muito interessante, envolvia um pouco de matemtica, inicialmente no entendia, mas com o que aprendi vim a gostar imenso da matria.

De que se trata uma clula? Todas as molculas que fazem parte da constituio dos seres vivos so designadas biomolculas, as quais por seu turno, se formam a partir da unio de determinados elementos qumicos, os bio elementos, da totalidade de elementos qumicos existentes somente cerca de 23 fazem parte da constituio das biomolculas. Os bio elementos combinam-se entre si, atravs de ligaes qumicas, dando origem s biomolculas, que podem ser orgnicas ou inorgnicas. Uma das suas funes fundamentais : Funo estrutural que constituem estruturas biolgicas, Funo reguladora que intervm nas reaes do metabolismo dos seres vivos e funo energtica que liberta e armazenam energia. Do medo cincia? A evoluo humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligncia, sendo assim podemos definir 3 nveis de desenvolvimento da inteligncia dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros homindeos: o medo, o misticismo e a cincia. - O medo: Os seres humanos pr histricos no conseguiam entender os fenmenos da natureza por este motivo as suas reces eram sempre de medo, tinham medo das tempestades e do desconhecido, como no conseguiam compreender o que se passava diante deles, no lhes restava outra alternativa seno o medo e o espanto daquilo que presenciavam. O misticismo: Num segundo momento, a inteligncia humana evolui do medo para a tentativa da explicao dos fenmenos atravs do pensamento magico das crenas e das supersties, era sem duvida uma evoluo j que tentavam explicar o que viam, assim as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolncia dos mitos, as desgraas ou as fortunas do casamento do humano com o mgico. E por final o 3 conceito, temos a cincia como as explicaes mgicas no bastavam para compreender os fenmenos os seres humanos finalmente evoluram para a busca de resposta atravs de caminhos que pudessem ser comprovados, desta forma nasceu a cincia metdica que procurava sempre uma aproximao com a lgica.

Seguinte com a matria lecionada na sala de aula viemos a dar o conhecimento histrico e a sua importncia, um francs chamado Ren Descartes mostrou ser a razo a essncia dos seres humanos, surgindo a frase penso, logo existo. Os seres humanos sempre tiveram uma forte influncia de crenas e dogmas religiosos, na idade mdia a igreja catlica serviu de marco referencial para praticamente todas as ideias discutidas na poca, a populao no participava do saber pois foi no perodo do renascimento aproximadamente entre os sculos XV e XVI (anos 1400 e 1500) que, segundo alguns historiadores, os seres humanos retomaram o prazer de pensar e produzir o conhecimento atravs das ideias. sabido que para se fazer uma anlise desapaixonada de qualquer tema necessrio que o pesquisador mantenha uma certa distncia emocional do assunto abordado, mas ser isso possvel? Seria possvel um padre naquela poca ao analisar a evoluo histrica da igreja manter-se afastado de sua prpria histria de vida? Entrando assim viemos a dar conhecimento sobre a metodologia cientifica, que vim a saber que se trata de um conjunto organizado dos conhecimentos disponveis pela humanidade, a cincia o maior patrimnio da humanidade, obtido ao longo da evoluo numa trabalhosa conquista atravs do constante aperfeioamento do pensamento, envolvia o Mundo e a sua tecnologia e os conhecimentos adquiridos, as descobertas nos ltimos 30 anos vieram a rebentar o conhecimento acumulado em 2000 anos e em 8 anos dobra-se o conhecimento, o espirito cientifico algo magnifico porque uma atitude do pesquisador em busca de sempre vrias solues para o problema que venha a enfrentar. Continuamos com as restantes aulas a dar conhecimento aprofundado ao Mtodo cientfico, que mtodo vem do grego met hodos que significa literalmente caminho para chegar a um fim o que se trata afinal de mtodo? Pelo que entendi um conjunto de regras bsicas para desenvolver uma experiencia a fim de reproduzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pr-existentes. Na maioria das disciplinas cientficas consistem em juntar evidncias observveis, empricas, mensurveis e analisadas com o uso da lgica, o mtodo cientfico composto por vrios elementos, sendo alguns deles: Caracterizao, hipteses, previses, experiencia, descrio, controlo. Com esses elementos, nessas condies de anlise etc. Os seguintes requerimentos so vistos como importantes no entendimento cientfico.

Senso comum e conhecimento cientfico um senso que fornece determinadas solues que se revelam satisfatrias e que incentivam a investigao cientfica, algumas vezes esta vem confirmar de forma logica e racional o que no senso comum um saber intuitivo, outras vezes a investigao cientifica refuta as crenas do senso comum, ambos os conhecimentos surgem para resolver necessidades prticas, embora o conhecimento cientifico no se desenvolva apenas com esse objetivo, uma das suas divergncias a linguagem que utiliza termos vagos da linguagem comum que podem designar um numero indeterminado de coisas suscitando mltiplas interpretaes, tem tambm obviamente o aspeto critico, pois este est aberto refutao estabelecendo o campo dos factos que podem ocorrer para a teoria ser valida assim como os que no podem. E por ltimo o procedimento de forma racional que um abrangente e generalizador (indutivo) a partir do que ocorre frequentemente retira concluso de que ocorre sempre e em todas as situaes, sem especificar as diferenas. E por ultimo temos STC (Sociedade tecnolgica e cincia), mais que uma sigla, algo que constitui uma trade conceitual complexa, descobertas cientificas que influenciam o mundo moderno constantemente e que o mundo exige solues dos cientistas, culturalmente foi passada a imagem de que a tecnologia est diretamente associada s civilizaes e ao progresso induzindo-nos adoo de novos padres sociais, na industria a automatizao alterou o perfil profissional, isto exigiu dos trabalhadores a busca por uma atualizao constante, o no acesso s tecnologias por parte de toda a populao acentua a uma concluso do desenvolvimento dos pases que est diretamente ligado ao acesso e desenvolvimento de novas tecnologias. Foi-nos proposto nas ltimas aulas realizarmos, um trabalho de grupo por temas sugeridos pelos alunos para debatermos na sala de aula, o meu foi com o grupo de 2 pessoas sobre a prostituio, viemos a concluir depois com opinio generalizada que a noo de que a prostituio um negcio legal e no legal h muitos anos, Na atualidade um problema causado pela dependncia de drogas; maus tratos; escravas sexuais obrigadas; condies financeiras e religies. um grande problema existente em todo o mundo mesmo onde a prostituio legal, assim dizendo, como um problema de anos tambm vais ser impossvel acabar com uma das profisses mais antigas do mundo. Foi uma atividade muito bem realizada na sala de aula, pois todos tiveram o seu papel e teve-se na pele de como um debate e ter a conversa debaixo da lngua para responder para trs estrategicamente.

Concluso:
Concluindo assim esta minha PRA, que no posso vir a incorporar na minha rea de informtica, como tcnico de segurana e higiene no trabalho: Que no posso incorporar no meu futuro trabalho muita coisa relativa ao conhecimento que adquiri neste mdulo, foi mais na teoria que abrangemos todo o tipo de curiosidade da origem da vida, as clulas, gostei da matria dada, mas no vejo forma de poder vir a incorporar na minha rea, tanto assim pude tirar muita curiosidade minha relativa ao conhecimento, origens tericas da vida, religio, etc.; O que posso talvez incorporar seria no caso se algum dirige-se a mim e pergunta-se algo relativo ao que aprendi neste mdulo a poderia abranger um pouco o meu conhecimento. Concluo assim que isto foi uma matria muito bem composta e cumprida pelo programa que era demonstrado, foi muito interessante e o formador que nos deu a matria soube explicar imenso e expressar o seu conhecimento nas salas de aula.

Formador: Nuno Rainha

O Formando: Jos Manuel Costa Branco

You might also like