You are on page 1of 4

UmaHistriadeLetramento

AliceRomeiroMarina MelloBittencourt

TEXTO

Concebendo os adultos pouco escolarizados como indivduos ativos e cognoscentes, em interao com o mundo letrado ao seu redor, criando recursos diversos de interpretao, para lidar com as representaes da lngua, tornase realmente impossvel considerlos analfabetos. De formas variadas,todospossuemconhecimentossobreaescritacomorepresentao dalngua
.1

RelatodeumaexperinciavividapelaProfessoraAliceRomeiro Cssia, 38 anos, criada em Belford Roxo/RJ, atualmente moradora da Rocinha, no chegou a frequentar uma escola. Isso porque perdeu a me cedo e teve que cuidar dos irmos, possibilitando, inclusive,quetodoselespudessemestudar. Trabalhou em minha casa duas vezes por semana, no ano de 2003. Tinha uma grande vontade: conseguir ler a Bblia. Diziase analfabeta e incapaz de aprender a ler e escrever, pois j tinha vivenciado umatentativafrustrante,nacasadeoutrapessoa,ondetrabalhouanteriormente. Pensandoque,dificilmente,umadultopodeserconsideradototalmenteanalfabeto,vivendoemumcentro urbano das dimenses do Rio de Janeiro, combinei que reservaramos algum tempo dos seus dias de trabalhoparadarmoscontinuidadeaoseuprocessodeletramento. Inicialmente,teriaeuquevencerduasresistnciasdaCssia:aprimeiraeraconvencladequetodoadulto possuiconhecimentosrelevantessobrealnguaescritaeasegunda,dequeningumincapazdeaprender a ler e escrever. Pela minha convico, o fato de acreditar que os alunos pensam, que so capazes, fundamentalparaqueelesprogridam,poisnoslevaarespeitloseapoilos. Compreendendoqueoprocessodedesenvolvimentodaleiturasocorreatravsdoprprioatode ler, selecionei alguns materiais que considerei significativos para ela; jornais, livros, conjunto de letras mveis,lpisepapel. Nos primeiros encontros dediqueime a levantar os conhecimentos prvios. Cssia relatou que sabia escrever o nome dela, pois havia treinado muito, visto que precisava tirar a carteira de identidade, e queconheciaalgumasletrasdoalfabeto. Apresentei para Cssia o jornal, comentando e discutindo algumas manchetes, estimulandoa a ler. Inicialmente, surpreendeuse, pois achava que no poderia ler, uma vez que no conhecia todas as letras.

DURANTE, Marta. Alfabetizao de adultos. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 28.

As notcias lidas, no eram novidade para ela, j que assistia com frequncia, os telejornais. Essa primeira iniciativa, embora simples, fez com que Cssia comeasse a ler, cotidianamente, manchetes de jornais e a prpria Bblia textos que sabia de cor. Reconhecia nos evangelhos, citaes, comumente ouvidas por ela, nos sermes do pastor. Concomitantemente, selecionei alguns textos para ler com ela A Histria da ChiquinhaGonzaga,porcaptulos,umlivrodaLgiaBojunga,poemasetrechosdoAntigoTestamento. As primeiras atividades foram um grande desafio, pois a minha aluna avaliava que no era importante, naquele momento, escrever. Mantinhase firme em sua posio: conseguir ler a Bblia. Para incentivla, usei como recursos as letras mveis e o computador. Nesse processo, descobri que Cssia, embora inconscientemente, conhecia o valor sonoro de muitas letras e que era capaz de produzir escritas silbicoalfabticas,comofaziaaoanotarrecadoseelaborarlistasdecompras.Diantedaresistnciaaouso dolpisepapel,utilizavaasletrasmveisparadesequilibrarahipteseemqueseencontrava,bemcomoo computador,questionandoafaltadealgumasletras: Queletrasestofaltandonessapalavra,enaoutra? Ondepossocolocartalletra?

Como minha aluna pouco falava, fazia relatos curtos e imprecisos, optei por investir nos textos fbulas, interessantes para qualquer faixa etria. Nessa proposta de trabalho houve uma progresso. Inicialmente,eraeualeitora.AestaatividadeacrescentvamoscomentrioserecontosfeitospelaCssiae registradospormim.Posteriormente,euliaalgunstrechoseelaliaoutros. Umfatosignificativoaconteceu,noprocessodaaprendizagemdeCssia:apresenadaPriscila,sua sobrinha, uma adolescente que vinha apresentando problemas na escola e que tambm veio buscar a minha ajuda. Passamos a trabalhar a trs, pelo menos por um curto perodo. Avalio que a interao entre ns fez com que o trabalho se tornasse mais dinmico e produtivo. As aulas ficaram mais movimentadas e desafiadoras. Priscila ditava e Cssia escrevia ou viceversa. Pena que os compromissos da sobrinha impediramna de continuar! Mas, nossas conversas sobre a escola e uma carta que escrevi para sua professoraforamobastanteparaquesesentisseoutra. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita proporcionou a minha aluna a alegria de quem conseguiu se inserir em outro mundo. Cssia passou a acompanhar e ler a Bblia, a movimentarse com mais segurana nos espaos da cidade, a ler receitas e a conversar sobre diferentes assuntos. Parece incrvel,mas,emmuitopoucotempo,tudoissofoiconquistado.

Relao teoria/prtica
IOConhecimentoPrvioimportantefazerperguntas uma questo bastante complexa saber aquilo que o aluno sabe ou no sabe. Alguns professores avaliam que preciso ter uma boa noo do que os alunos j sabem do ponto de vista do contedo a ser ensinadoenodocontedoaseraprendido,conhecimentoestefundamentalparafazeroalunoavanar.

Quando o aprendiz faz uso de um sistema silbico ou prximo dele, frequentemente, isso no costuma ser considerado um saber do ponto de vista de como se escreve na Lngua Portuguesa. Sabemos, no entanto, que esse um conhecimento importante que deve ser reconhecido no processo de aprendizagemdalnguaescrita. Quando o aluno incentivado a escrever, ainda sem fazer uso de uma escrita alfabtica, ele d pistas ao professor das intervenes a serem feitas, uma vez que fundamental saber o que o aluno sabe paraensinaroqueelenosabe. Exemplificaodateoria No caso da Cssia, a professora observava constantemente as produes orais e escritas da aluna, planejando,apartirda,atividadesqueafizessemavanar.

IIOusodediferentesportadoresdetextoegnerostextuais preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleo do material de leitura deve ter como critrios: a variedade de gneros, a possibilidade de o contedo interessar, o atendimentoaosprojetosdeestudo,almdefavoreceroaprofundamentoeampliaodosconhecimentos queosalunospossuemsobrealinguagem. Para formar usurios competentes da linguagem necessrio que o ensino de Lngua Portuguesa, durante todooEnsinoFundamental,seorganizeemtornododesenvolvimentodasseguintescompetncias: ESCUTARLER TEXTOSDEDIFERENTESGNEROS

FALARESCREVER

Exemplificao da teoria
Com a Cssia foram utilizados diferentes suportes (jornais e livros) contendo diversidade de gneros fbulas, biografia, manchetes, receitas, poemas, notcias e artigos em situaes didticas envolvendoascompetnciasdeescutar,ler,falareescrever.Aprofessora,porsuavez,valorizandosempre ostextosselecionados,liaeescreviabastanteparaecomaaluna.

IIISituaesdidticasdeleituraedeescrita Paraaprenderalereescreverprecisopensarsobreaescrita,pensarsobreoqueaescritarepresentae comoelarepresentagraficamentealinguagem.

Algumas situaes didticas favorecem especialmente a anlise e reflexo sobre o sistema alfabtico de escrita e a correspondncia fonogrfica. So atividades que exigem uma ateno anlise tanto quantitativa como qualitativa da correspondncia entre segmentos falados e escritos. So situaes privilegiadasdeatividadeepilingstica,emque,basicamenteoalunoprecisa: ler,emboraaindanosaibaler;e escrever,apesardeaindanosaberescrever.

Emambasnecessrioqueeleponhaemjogotudooquesabesobreaescritaparapoderrealizlas. Nas atividades de leitura o aluno precisa analisar todos os indicadores disponveis para descobrir o significadodoescritoepoderrealizaraleituradeduasformas: peloajustedaleituradotexto,queconhecedecor,aossegmentosescritos;e pela combinao de estratgias de antecipao (a partir de informaes obtidas no contexto por meio de pistas) com ndices providos pelo prprio texto, em especial os relacionados correspondnciafonogrfica. Exemplificaodateoria NocasodaCssia,houvesituaesdidticasdeajustedaleituraaotextojconhecido,envolvendo estratgiasdeleituraedereflexoeanlisequantitativaequalitativadasletrasaseremutilizadasnagrafia daspalavrasousodasletrasmveis,porexemplo. IVAaprendizagematravsdainterao Oconhecimentoavanaquandooaprendizenfrentaquestessobreasquaisaindanohavia parado para pensar. Quando observa como os outros a resolvem e tenta entender a soluo que os outros do. Isso o que justifica a exigncia pedaggica de garantir a mxima circulaodeinformaes.Significapermitirqueasperguntascirculemeasrespostastambm, e que cada aluno faa com isso que a informao o que lhe possvel em cada momento. Exemplificaodateoria AentradadaPriscila,sobrinhadaCssia,feztodaadiferena,possibilitandomaiorestrocasde conhecimentos,fazendocomqueambasavanassemnoconhecimentoemconstruo.
2 a a

BRASIL, Parmetros Curriculares Nacionais (1 . 4 srie) Lngua Portuguesa, pp 82 e 83 Braslia,1997) WEISZ, Telma. O dilogo entre o ensino e a aprendizagem. So Paulo: tica, 1999, p 71.

You might also like