You are on page 1of 2

No sculo XVI, observou-se um crescimento na ideia de que no era mais o divino a fonte da verdade, mas sim a exatido matemtica

e a geomtrica, sendo a reta razo, destarte, o guia das aes humanas. A partir da, a prpria cincia jurdica desligou-se das concepes mtico-religiosas, adotando tambm a razo como fundamento ltimo. Dessa mesma ideia marcado o jusnaturalismo. Mas o direito natural nem sempre teve essa conotao prioritariamente racional. Na Grcia, onde teve incio a sua primeira fase, usa-se a natureza como fonte da lei e ela tem a mesma fora em toda parte independente da diversidade das opinies. Entende-se que a natureza das coisas, a essncia daquilo que nos cerca, gera, por si s, um tipo de direito, baseado, alm da vontade divina, no justo, naquele que seria o direito ideal. Seus princpios, por serem originados de algo esttico, so fixos, absolutos e intemporais, independendo do direito positivo, ou seja, das variaes do ordenamento da vida social que se originam no Estado. Isso porque ele parte do princpio de que existe um direito comum a todos os homens, ou seja, um sistema de normas universal. Sua caracterizao como universal, imutvel e cognoscvel significa, como j se disse, que abrange todos os seres humanos, em todos os tempos e lugares; imutvel em consequncia da prpria imutabilidade da natureza humana, e pode ser conhecido naturalmente por todos. J na segunda fase, apesar de que alguns adeptos desse direito ainda se mantiveram fiis ao pensamento de que Deus a fonte do direito natural, Hugo Grcio, grande expoente dessa etapa, acreditava que o princpio ltimo de todas as coisas agora apenas a razo. Grcio acreditava que a natureza humana e a natureza das coisas era o substrato do direito, e que ele existia independentemente da existncia de Deus. As regras da natureza eram encontradas atravs da deduo, do raciocnio matemtico e geomtrico. Enquanto isso, o discpulo de Grcio, Pufedorf, defendia que a reta razo podia ser muito bem conciliada com a existncia do divino, uma vez que Deus seria o prprio criador da inteligncia humana e das sociedades polticas que esses construram.

O carter imutvel que se acreditava ter o direito natural, para esse jusfilsofo, vinha do prprio mtodo matemtico, pois se extraa dele um princpio, uma formula que permaneceria a mesma apesar da evoluo da sociedade. Anteriormente, o direito natural tinha o papel de regular o convvio social dos homens, que no necessitavam de leis escritas, tendo, dessa forma, um carter objetivo. Com o surgimento do direito positivo, atravs do Estado, sua funo passa a ser uma espcie de contrapeso s atividades legitiferantes (atividades de criao de leis) deste, fornecendo subsdios para a reivindicao de direitos pelos cidados. Dessa forma, passa a ter um carter subjetivo. As leis positivas estariam ento submissas ao Direito Natural, pois este est em um plano superior, metafsico, atuando como delimitador, estabelecendo o que fundamental e como o legislador, humano, poder agir na criao das normas. No entanto, vale salientar que o Direito Natural mais conhecido atravs de outros grandes nomes, pela profundidade e detalhamento de suas teorias. por essa razo que esses jusfilsofos merecem especial destaque.

You might also like