You are on page 1of 4

Plano Cruzado Wikipdia, a enciclopdia livre

Plano Cruzado
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econmicas, lanado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei n 2.283, de 27 de fevereiro de 1986,1 sendo Jos Sarney o presidente da Repblica e Dilson Funaro o ministro da Fazenda. Foi o primeiro plano econmico nacional em larga escala desde o trmino da ditadura militar. As principais medidas contidas no Plano eram: congelamento de preos de bens e servios nos nveis do dia 27 de fevereiro de 1986; Congelamento da Taxa de Cmbio por um ano em 13,84 Cruzados = 1 Dlar e 20,58 Cruzados = 1 Libra reforma monetria, com alterao da unidade do sistema monetrio, que passou a denominar-se cruzado (Cz$), cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro; substituio da Obrigao Reajustvel do Tesouro Nacional ORTN, ttulo da dvida pblica institudo em 1964, pela Obrigao do Tesouro Nacional (OTN), cujo valor foi fixada em Cz$106,40 e congelado por O Presidente do Brasil, Jos Sarney, um ano; promoveu o Plano Cruzado. congelamento dos salrios pela mdia de seu valor dos ltimos seis meses e do salrio mnimo em Cz$ 804,00, que era igual a Aproximadamente a US$ 67,00 de Salrio Mnimo como a economia fora desindexada, institui-se uma tabela de converso para transformar as dvidas contradas numa economia com inflao muito alta em dvidas contradas em uma economia de inflao praticamente nula; criao de uma espcie de seguro-desemprego para aqueles que fossem dispensados sem justa causa ou em virtude do fechamento de empresas; os reajustes salariais passaram a ser realizados por um dispositivo chamado "gatilho salarial" ou "seguroinflao", que estabelecia o reajuste automtico dos salrios sempre que a inflao alcanasse 20% 2

ndice
1 Autores 2 Medidas iniciais 3 Diferenas entre plano cruzado e plano austral 4 Polmicas 4.1 Datas utilizadas nas converses de preos e salrios 5 Fatores de fracasso 5.1 Congelamento e cristalizao de preos relativos 5.2 Ausncia de controle de gastos do governo 5.3 Proximidade eleitoral 6 Resultado 7 Ver tambm 8 Referncias

Autores
Alm de Dilson Funaro, outros economistas participaram da elaborao do Plano, como o Ministro do Planejamento
1 de 4

Plano Cruzado Wikipdia, a enciclopdia livre

Joo Sayad, Edmar Bacha, Andr Lara Resende e Persio Arida. No dia 16 de janeiro, Joo Sayad, Persio Arida, Andr Lara Resende, Oswaldo de Assis e Jorge Murad (genro do presidente Sarney) votaram a favor do Plano, ao passo que Dilson Funaro, Joo Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo, Andrea Calabi e Edmar Bacha acharam-no muito arriscado. Com a recusa da maioria, Joo Sayad, Ministro do Planejamento, afirmou que iria pedir demisso. Em um momento poltico delicado, de insegura consolidao da Nova Repblica, Jorge Murad convenceu Sarney a adotar o Plano Cruzado, apoiando Sayad, Persio Arida, Andre Lara Resende e Jorge Murad, a favor do Plano. Uma vez adotado, o plano logo conquistou macio apoio popular. A hiperinflao criou tumultos no dia-a-dia das pessoas, nas tarefas do cotidiano. Ento, de repente a gente acorda no dia 28 de fevereiro de 1986 e fala assim: acabou a inflao, a moeda outra, corta zeros, tudo agora vai ser diferente, tem uma "tablita" para voc pagar suas contas e cobrar as dvidas dos outros, e tudo diferente. Os preos vo ser tabelados. Est aqui a tabela.3 Assim, mesmo os seus opositores iniciais acabaram por apoi-lo com entusiasmo. Todos reivindicaram para si a paternidade do plano, enquanto fez sucesso, mas quando mostrou suas deficincias, seus "pais" passaram a rejeitar o "filho".

Medidas iniciais
Um exemplo de medida heterodoxa e keynesiana na economia, o objetivo principal do plano foi conter a inflao e para isso foram adotadas vrias medidas, sendo as principais: Substituio da moeda do Brasil de Cruzeiro para o Cruzado e diviso do valor de face por 1000, fazendo Cr$ 1.000,00 = Cz$ 1,00. Suspenso da correo monetria generalizada. A correo monetria provocava uma indexao quase completa da economia e realimentava a expectativa inflacionria (Kirsten, 1986); O congelamento de preos pelo prazo de um ano, isto , a fixao de todos os preos nos nveis de 27 de fevereiro de 1986 - medida adotada para eliminar a memria inflacionria. O congelamento era fiscalizado por cidados que ostentavam, orgulhosos, buttons de fiscal do Sarney, depredavam estabelecimentos que aumentavam preos e chegaram dar voz de priso a gerentes de supermercados; Antecipao dos reajustes salariais, unificando a poca dos dissdios, inclusive com antecipao de 33% do salrio mnimo (Kirsten, 1986); Implantao da escala mvel de salrios ou "gatilho salarial", isto , correo automtica dos salrios sempre que a inflao acumulada pelo IPCA ultrapassasse 20%.

Diferenas entre plano cruzado e plano austral


Israel e Argentina j haviam implementado planos similares e uma adoo de um plano no Brasil era questo de tempo pois a inflao de 12% a 14% ao ms era irreversvel, mas ainda no explosiva (Longo, 1986). Com isso, ainda no havia uma sincronizao das datas de reajustes, apresentando discrepncias como o reajuste dirio do cmbio do dlar e reajuste semestrais para salrios, aluguis e prestaes do SFH (Martone, 1986)

Polmicas
Datas utilizadas nas converses de preos e salrios Um erro foi terem esquecido de trazer os preos a prazo de 30, 60, 90 dias ao seu valor presente a vista. Em vez de congelamento, ocorreu um aumento de 17%, 34%. Produtos vendidos com 30 dias tiveram um aumento real de 17%, a inflao media da poca embutida nos preos. Produtos como brinquedos que tinham 180 dias de prazo, tiveram aumentos reais de 256%, no caso de empresas do setor de brinquedos como, por exemplo a Trol [1]
2 de 4

Plano Cruzado Wikipdia, a enciclopdia livre

(http://www.geocities.com/hptrol/index3.html), de propriedade do ministro da fazenda. Persio Arida se desculpou do erro, alegando que estudara Argentina e Israel que estavam em hiper-inflao, quando no h mais vendas a prazo. Este erro na propria regra de congelamento desorganizou os preos relativos da economia, paralisou a produo por um mes e criou a famosa briga pelo "deflator" onde fornecedores e clientes discutiam novos preos reais.

Fatores de fracasso
Congelamento e cristalizao de preos relativos O plano comeou a fracassar exatamente devido ao desequilbrio dos preos relativos da economia. Por no equalizarem o valor presente dos preos, muitos produtores que corrigiam seus preos entre dia 1 a 15 do ms, ficaram com o preo tabelado abaixo da rentabilidade desejada ou at mesmo abaixo do custo de produo: algo que ou inviabilizava a venda dos produtos para o consumo, ou levava a uma queda na sua qualidade. Saram beneficiadas as empresas que reajustaram seus preos nos dias anteriores ao plano. Como o congelamento no permitiu o ajuste dos preos sujeitos sazonalidade, houve um desequilbrio de preos. E como resultado disso, vieram o desabastecimento de bens e o surgimento de gio para compra de produtos escassos, principalmente os que se encontravam na entressafra (carne e leite) e de mercados oligopolizados (automveis). Alm desses fatores, alguns economistas apontam o abono concedido ao salrio mnimo(aumento real de 16%), e ao funcionalismo pblico (abono de 8%) como responsvel por um aumento do consumo - algo que pressionou ainda mais a demanda, impedida de ser contrabalanceada por um aumento de preos. Ausncia de controle de gastos do governo Outros fatores que levaram ao fracasso do plano: a falta de medidas econmicas por parte do governo para controlar os gastos pblicos; o congelamento da taxa de cmbio, algo que levou o pas a perder uma parcela considervel de reservas internacionais; os juros reais da economia estavam negativos, algo que desestimulava a poupana e pressionava o consumo. Proximidade eleitoral Algumas medidas corretivas ainda foram tomadas pelo governo. A proximidade das eleies, entretanto, fez com que o governo evitasse medidas impopulares que garantissem a sobrevivncia do Plano. S depois das eleies - em que, alis, o PMDB elegeu 22 governadores e o PFL, tambm governista, 1 governador -, o governo imps tais medidas por exemplo, o descongelamento de preos. Mas j no ano seguinte, a inflao se reaceleraria num grau maior que o do anterior ao plano. Para muitos oposicionistas - entre eles, Delfim Netto -, o Plano Cruzado era inconsistente, populista e eleitoreiro: um plano que visava apenas a aumentar a popularidade do governo e de seus candidatos durante a eleio. Nas eleies de novembro, o PMDB obteve a maioria absoluta das cadeiras no Congresso Nacional. Foi at cunhada, por isso tudo, a expresso "Estelionato Eleitoral". Seja como for, o plano naufragou de vez logo aps as eleies. A populao se revoltou com quebra-quebra de nibus e invaso de supermercados. A hiperinflao se instalou, sem controle.

Resultado
O Plano Cruzado no apenas fracassou, como dele resultaram muitas aes judiciais at hoje em curso, na qual cidados comuns exigem de bancos e governos a reparao das perdas monetrias sofridas. "Cada brasileira ou brasileiro ser um fiscal dos preos em qualquer lugar do mundo. Ningum poder, a partir de hoje, praticar a industria da remarcao. O estabelecimento que o fizer poder ser fechado, e esta prtica ensejar a priso dos representantes"
3 de 4

Plano Cruzado Wikipdia, a enciclopdia livre

O Plano Cruzado tambm teve como resultado uma deteriorao na balana de pagamentos do pas com a consequente queda nas reservas internacionais. Sem condies para honrar os compromissos externos, o Brasil teve que decretar a moratria da dvida externa em 1987.

Ver tambm
Fiscal do Sarney

Referncias
1. Revogado pelo Decreto Lei n 2.284, de 1986. Dispe sobre a instituio da nova unidade do sistema monetrio brasileiro, do Seguro-Desemprego e d outras providncias. (http://www.planalto.) 2. SANDRONI, Paulo. Dicionrio de Economia do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2005, p.652 apud "Os planos econmicos e o fortalecimento do jornalismo de servio", por Hrica Lene. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. XXXI Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Natal, RN, setembro de 2008. (http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0424-1.pdf) 3. Miriam Leito, apud Hrica Lene, 2008 (http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0424-1.pdf).

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Plano_Cruzado&oldid=35766188" Categorias: 1986 no Brasil Histria econmica do Brasil Planejamento econmico Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 01h20min de 16 de maio de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

4 de 4

You might also like