You are on page 1of 7

Avaliao Heurstica, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf

um mtodo de avaliao de usabilidade onde um avaliador procura identificar problemas de usabilidade numa interface com o usurio, atravs da anlise e interpretao de um conjunto de princpios ou heursticas. Este mtodo de avaliao baseado no julgamento do avaliador e, normalmente, descobre 75% dos problemas de usabilidade.

Heursticas
1. Visibilidade do status do sistema 2. Compatibilidade entre o sistema e o mundo real 3. Liberdade e controle do usurio 4. Consistncia e padres 5. Preveno contra erros 6. Reconhecimento em lugar de lembrana 7. Flexibilidade e eficincia de uso 8. Projeto minimalista e esttico 9. Auxiliar os usurios a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros 10. Ajuda e documentao

1. Visibilidade do status do sistema


Refere-se ao fato do sistema manter os usurios informados sobre o que eles esto fazendo, com feedback imediato.

2. Compatibilidade entre o sistema e o mundo real


O sistema deve utilizar a linguagem do usurio, com palavras, frases e conceitos familiares a ele, fazendo as informaes aparecerem em ordem lgica e natural, de acordo com as convenes do mundo real.

3. Liberdade e controle do usurio


Esto relacionados situao em que os usurios escolhem as funes do sistema por engano e ento necessitam de uma sada de emergncia clara para sair do estado no desejado sem ter de percorrer um longo dilogo, ou seja, necessrio suporte a undo e redo.

4. Consistncia e padres
Referem-se ao fato de que os usurios no deveriam ter acesso diferentes situaes, palavras ou aes representando a mesma coisa. A interface deve ter convenes no ambguas.

5. Preveno contra erros


O erros so as principais fontes de frustrao, ineficincia e ineficcia durante a utilizao do sistema.

6. Reconhecimento em lugar de lembrana


Diz respeito caracterstica da interface de ter objetos, aes e opes visveis e coerentes, para que os usurios no tenham que lembrar as informaes entre os dilogos, ou seja, as instrues de uso do sistema devem ser visveis ou facilmente recuperadas sempre que necessrio.

7. Flexibilidade e eficincia de uso


A ineficincia das tarefas de usurio podem reduzir a eficcia do usurio e causar-lhes frustraes.

8. Projeto minimalista e esttico


Os dilogos no deveriam conter informaces que so irrelevantes ou raramente necessrias. Cada nova informao em um dilogo compete com as informaes relevantes, diminuindo sua relativa visibilidade.

9. Auxiliar os usurios a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros


As mensagens devem ser expressas em linguagem simples (sem cdigos), indicando o problema e sugerindo uma soluo.

10. Ajuda e documentao


Por melhor que seja a interface, pode ser necessrio fornecer ajuda e documentao. Qualquer informao deveria ser fcil de achar, e estar focalizada nas tarefas do usurio. Tambm deve estar disponvel uma lista das etapas concretas a serem realizadas (informaes breves).

You might also like