You are on page 1of 2

FICHAMENTO REGIS DE MORAIS

Aluno: Adelson Marelly Diniz Ponciano Prof(a): Myrna Barreto Disciplina: Filosofia e Metodologia Cientfica Filosofia da cincia e da Tecnologia. Introduo Metodolgica e Crtica.

MORAIS, Regis de. Filosofia da cincia e da tecnologia: Introduo metodolgica e citica. 7 ed. Campinas, SP : Papirus, 2002. 180 p. Sendo a cincia um produto humano, vem marcada das riquezas e das precariedades do homem. O objetivo desfazer a figura surreal que est associada a cincia e apresent-la como uma forma de conhecer, de demonstrar a natureza, que assim como outras, possui vrios erros e acertos, como citado Em uma colocao sensata, portanto, teramos que o razovel nmero de xitos da cincia emerge de um mar de fracasso. O autor no equipara o senso comum ao conhecimento cientfico, pois o segundo supera a ingenuidade do primeiro atravs do desenvolvimento de mtodos especiais de pensamento que permitem resultados mais seguros e verdadeiros. Mesmo com erros, a cincia no abre mo de sua busca pelo conhecimento verdadeiro e correto. Teorias falsas so revistas e corrigidas para garantir um conhecimento verdadeiro, isso, atravs de um processo denominado mtodo. Neste caso o senso comum se apoia na experincia e o conhecimento cientfico visa relacionar cada efeito a uma causa. Outro ponto importante o conhecimento filosfico, esse que se apoia em uma racionalizao dos fatos que levam a certa concluso e o conhecimento cientfico que leva a realizao de experimentos que comprovem as hipteses. Nos primrdios da humanidade na Idade Antiga, a cincia se desenvolveu quase que unicamente no ramo das cincias formais, como a matemtica e a lgica, pois nesse tempo, o homem atravessava uma fase de cultivo das ideias e pensamentos (racionalizao), com uma forte mentalidade dedutivista, em detrimento das atividades de induo e experimentao das cincias fatuais, rea que pouco se desenvolveu nesta poca. J na Idade Mdia, pouco se desenvolveu na cincia de um modo geral, pois nesse perodo histrico o homem se caracterizou teocntrico, em que sempre predominavam as preocupaes religiosas. Deste modo, o homem se privou de questionamentos da natureza, uma vez que acreditava que o divino no

deveria ser questionado. A grande mudana veio em seguida com a Idade Moderna, onde a cincia sofreu um enorme avano com o surgimento do experimentalismo como mtodo cientfico. Nesse perodo, o homem voltou a acreditar em si mesmo como elemento central (racionalismo), o que lhe guardava o direito de explorar e manipular a natureza. A cincia e a tcnica uniram-se, dando origem a cincia aplicada como ns vemos hoje. Na Idade Contempornea, que compreende at os dias de hoje, a evoluo cientfica foi grandiosa com os inmeros avanos tecnolgicos, mas, como o autor define, tambm um perodo de escurido, em que a cincia passou a ser regida por interesses poltico-econmicos.

Indicado para estudantes de Filosofia e suas Metodologias

M.R Comacchia Livraria e Editora LTDA Papirus Editora, So Paulo, Brasil.

You might also like