You are on page 1of 92

QUALIFICAO EM SEGURANA, MEIO AMBIENTE E SADE

CEFET-RN/MOSSOR

RAIMUNDO EDSON LIMA DE MEDEIROS


edson@cefetrn.br

O que se ouve de QSMS


QSMS... chato ? muito chato....

At que...

... algo como isto... ... Ou isto...

Pense
Acontece....

Como gerenciamos algo que pode passar de chato a ESTRESSANTE em questo de minutos?
Necessitamos de qualificar em QSMS !

NO SE EXPONHA SEM NECESSIDADE

INTRODUO
Objetivo

Procedimentos de segurana que devem ser obedecidos na execuo das nossas atividades de trabalho, aos os riscos de acidentes, as formas de preveno e a relao entre segurana, meio ambiente e sade. Origem do trabalho Garantir a sobrevivncia; Crie processos de tecnologias; Capital X Trabalho; Grande nmeros de acidentes.

HOMEM X MQUINA X ORGANIZAO


Em conseqncia da produo em massa pelas indstrias, um grande nmero de acidentes e doenas relacionadas ao trabalho passou a fazer parte da rotina dos trabalhadores, como resultado da interatividade entre o homem, a mquina e a organizao do trabalho. Trabalhar com mquinas sem a devida proteo, alm de causar acidentes pode causar danos permanentes sade.

O QUE CAUSOU TUDO ISSO?


Motivao econmica; Fazer, transformar e produzir sem preocupar as conseqncias medidas de preveno e controle para eliminao e reduo dos impactos negativos.

SEGURANA NO BRASIL
As atividades econmicas evoluram sem qualquer preocupao com a segurana, sade do trabalhador e porque no dizer com a preservao do meio ambiente. Utilizou-se mo-de-obra escrava at o fim do sculo XIX. O escravo trabalhava at 18 horas por dia e seu proprietrio podia castig-lo sem interferncia do poder pblico. As perdas econmicas resultantes das graves epidemias (clera, febre amarela e outras), associadas s precrias condies de trabalho, despertaram os interesses da sociedade, uma vez que afetavam negativamente a produo os engenhos e as reas de plantio.

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO


Na medida que os locais de trabalho se tornam cada vez mais complexos, surgem novas exigncias de uma melhor compreenso das causa e meios de preveno dos acidentes, leses e doenas relacionadas ao trabalho.

SEGURANA DO TRABALHO
o conjunto de medidas tcnicas, administrativas, educacionais, mdicas e psicolgicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condies ambientes de insegurana, quer instruindo ou convencendo pessoas na implantao de prticas preventivas.

PERIGO X RISCO
Nas atividades cotidianas, devemos estar sempre atentos s medidas de preveno de acidentes. Para planejarmos e aplicarmos medidas de preveno de acidentes devemos considerar os conceitos de riscos e perigo.

PERIGO
uma fonte ou uma situao com potencial para provocar danos em termos de leso, doena, prejuzos propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinao destes.

RISCO
a combinao da probabilidade de ocorrncia e da severidade de um determinado evento perigoso, isto , todo perigo ou possibilidade de perigo, existindo a probabilidade de perda ou de causar algum dano.

SITUAO A
Em um servio de escavao, os trabalhadores verificam a profundidade do buraco, que estava quase passado de 1,25m. Ento, eles decidem fazer o escoramento das paredes do buraco com tbuas.

SITUAO B
Em outro servio de escavao, os trabalhadores no se preocuparam em interromper o trabalho para medir a profundidade do buraco, que j passado de 2m, e no estava escorado.

ANLISE DAS SITUAES

O perigo identificado o mesmo (trabalho de abertura de vala) com possibilidade de deslizamento de terra, mas na primeira situao, o risco de acidente baixo e na segunda o risco de acidente alto.

PT

CONTROLE
Quando trabalhamos na construo e montagem de dutos , estruturas ou a manuteno de equipamentos, devemos lembrar que sempre haver perigo envolvido, e que para garantirmos nossa integridade fsica, o risco de acidentes deve ser analisado e controlado.

Devemos fazer planejar e organizar os servios, utilizando os recursos adequados (sem improvisao) e controlando permanentemente a tarefa, para que se tenha um risco tolervel e a probabilidade de ocorrncia e dano de um acidente sejam bem baixas.

ACIDENTE, INCIDENTE E DESVIO

DESVIO
quaisquer ao ou condio em desacordo com as normas de trabalho, procedimentos, regulamentos, requisitos do sistema de gesto, postura do trabalhador ao improvisar, etc., que podem gerar um acidente ou incidente so classificadas de desvios
Desvio Sistmico - o desvio que ocorre de forma repetitiva e freqente ou aquele que caracterizado por englobar um conjunto de desvios semelhantes que ocorrem de forma repetitiva e freqente.

ACIDENTE DE TRABALHO
So eventos no planejados e no desejados, em que h perdas de qualquer natureza. Perda: qualquer tipo de dano as pessoas, ao meio ambiente as instalaes ou ao processo produtivo.

INCIDENTE OU QUASE ACIDENTE

o evento no planejado com potencial que, em condies diferentes das normais, podem causar um acidente. No h perda de qualquer natureza.

SITUAO
Um empregado, que realiza um servio em cima de um andaime, no protege a ferramenta, como determina as instrues de segurana, deixando-a cair. A ferramenta no atinge ningum. Este um incidente (queda da ferramenta sem atingir ningum) ocasionado por um desvio (no proteger a ferramenta como determinam as instrues de segurana). Vamos supor que a ferramenta que cai da mo do trabalhador atinge um colega de trabalho. A queda da ferramenta causou-lhe um profundo corte no ombro. Isso caracteriza um acidente, com leso corporal.
Os acidentes no so obras do acaso, tm causas que devem ser identificadas, analisadas e eliminadas.

POR QUE OCORREM OS ACIDENTES?


Prticas Inseguras; Condies ambientes de insegurana

Os acidentes no ocorrem por uma nica causa e sim por mltiplas causas, ou seja, eles decorrem de uma combinao de fatores que se relacionam sob determinada circunstncia.

FATOR PESSOAL
So os gestores da empresa, os supervisores, os trabalhadores, os visitantes, os fornecedores, o pblico, enfim o elemento humano, atravs de suas aes ou omisses.

Ex:deixar de usar EPI; usar ferramentas defeituosas ou improvisar.

FATOR EQUIPAMENTOS
So as ferramentas e mquinas com que as pessoas trabalham diretamente ou que se encontram no ambiente de trabalho. Ex: Equipamentos, veculos, ferramentas manuais; EPI ; Uniformes pessoais, outros

FATOR MATERIAL/PROCESSOS

So as matrias primas, os produtos qumicos e outras substncias que as empresas usam e processam.

FATOR AMBIENTE DE TRABALHO


So os elementos presentes no local onde est sendo realizado o servio ou tarefa.

Ex : Instalaes fsicas; arrumao dos equipamentos e materiais; ordem e limpeza; riscos qumicos, risco fsicos,

PRINCPIO DAS CAUSAS MLTIPLAS


Os acidentes no ocorrem por uma nica causa e sim por mltiplas causas, ou seja, eles decorrem de uma combinao de fatores que se relacionam sob determinada circunstncia.

TIPOS DE CAUSAS DE ACIDENTES


Imediatas - so as causas que levaram diretamente ocorrncia do acidentes.
Ex. distrao, No dispor de mecanismos ou instrumentos de controles e fechamento automtico impedindo a entrada de pessoas durante o trabalho, presena de gs txico no duto.

Bsicas - so falhas ou sucessivas falhas no sistema de gesto que permitem a ocorrncia das causas imediatas no acidente. Ex. no ter treinamento, falha no projeto de construo,

TIPOS DE CAUSAS DE ACIDENTES


Administrativas - so as causas que do incio seqncia dos eventos que iro resultar em acidentes..
Ex. A falta de um programa de SMS, ou um programa inadequado ao risco de atividade.

PROCESSO DE TRATAMENTO DOS ACIDENTES, INCIDENTES E DESVIOS

Estabelecer relao da organizao, dos fatores de trabalho e dos fatores pessoais.


Organizao - enfatiza que desvios dos procedimentos de SMS estabelecidos so inaceitveis. Fatores de Trabalho Influenciam diretamente o desempenho individual e o controle dos riscos. Planejamento e capacitao. Fatores Pessoais So atributos das pessoas, que podem ser pontos fortes ou fracos em relao necessidade das tarefas que o trabalhador realiza. Atributos fsicos, psicolgicos (personalidade, hbitos, atitudes e habilidades).
A omisso, a falta de cuidado, demora de prevenir um acidente.

IMPRUDNCIA
a atuao intempestiva e irrefletida. Consiste em praticar uma ao sem as necessrias precaues, isto , agir com precipitao.

IMPERCIA
a falta de atitude especial, habilidade ou experincia ou de previso no exerccio de determinada funo, profisso, arte ou ofcio.

NEGLIGNCIA
a omisso voluntria de cuidado, falta ou demora em prevenir ou obstar um dano.

Ex. No cumprir o que determina uma PT.

COMPORTAMENTO SEGURO

Quando adotamos um comportamento seguro, com ateno aos procedimento e s medidas de SMS, certamente o risco de acidentes ser baixo e nosso trabalho, mais seguro. Para que o trabalho seja seguro, deve ser precedido de anlise do seu risco e do estabelecimento de medidas adequadas de preveno.

Assim como a empresa tem obrigaes legais, o profissional tambm tem as suas obrigaes: Que so conhecer, observar e colaborar como o cumprimento dos procedimentos de SMS, e ter conhecimento de que o no cumprimento desses procedimentos , alm de poder gerar acidentes , pode gerar medidas administrativas.

Entre as obrigaes dos trabalhadores est a responsabilidade de usar o equipamento de proteo individual (EPI) determinado pela empresa, que serve justamente para proteg-lo. Os trabalhadores devem ter ateno especial no uso das ferramentas. Essas ferramentas devem estar em bom estado de conservao e no deve ser usadas de forma incorreta, improvisada ou quando apresentarem defeitos.

PERMISSO PARA O TRABALHO - PT


um documento interno da empresa que tem como objetivo informar aos funcionrios os riscos das atividades industriais e as suas formas de preveno com a finalidade de preservar a integridade fsica das pessoas, os equipamentos, o meio ambiente e a continuidade de operacional .

manuteno; montagem; desmontagem; construo; reparos ou inspees de equipamentos.

Exigir que a liberao da PT seja no local de trabalho;


Analisar e viabilizar o servio em conjunto com o responsvel que emitiu a PT; Ler a PT e verificar se o servio descrito corresponde ao servio a ser executado; Analisar a tarefa avaliando o que pode causar acidentes; Fazer uma inspeo visual na ferramentas manuais para ver se no oferecem riscos de acidentes; Verificar se o equipamento em que vai trabalhar o que consta na PT; No caso de trabalho em equipe, orientar os demais membros do grupo quanto aos procedimentos de SMS;

Solicitar os EPIs especiais para cada tarefas; Verificar as condies gerais da rea; Pedir apoio da equipe de SMS, se for necessrio ou previsto na PT; Colocar as etiquetas de advertncias e/ou outras formas de sinalizao para o alerta; Remover a sinalizao e os recursos utilizados, deixando a rea limpa; Dar baixa na PT junto ao operador, informando a condies do equipamento/rea, caso o trabalho no seja concludo.

DIREITO DE RECUSA

A empresa garante que o direito de recusa, nos termo acima no implicar em sano disciplinar.
Clusula 105 Acordo coletivo da Petrobras (2005).

importante lembrarmos: s devemos comear o trabalho com a PT nas mos. responsabilidade de cada um atender sempre a todas as recomendaes exigidas na PT.

TRANSPORTE TERRESTRE DE PESSOAS


Os veculos utilizados para o transporte da pessoas , devem possuir os itens previsto no Cdigo Nacional de Trnsito e passar periodicamente por manuteno preventivas.

PROCEDIMENTOS DE SEGURNA
Os Veculos utilizados devem possuir cintos de segurana, que devem ser utilizado por todos;

As ferramentas podem ser transportadas em conjunto com as pessoas desde que em local apropriado;
Deve evitar as caronas;

As pessoas no devem levar objetos cortante ou contundentes soltos ou junto ao corpo;


Deve ser evitada o transporte de cargas soltas, de qualquer forma; Os acessos aos veculos devem ser seguros. Os condutores de veculos, somente podero dirigir veculos da empresas, se tiverem autorizados e portarem a Autorizao para Conduo de Veculos e devero estar legalmente habilitado para a categoria dos veculos que iro dirigir;

PROCEDIMENTOS DE CONDUTORES
O condutor deve conhecer e checar o plano de contingncia e comunicao para a regio;

O condutor responsvel pelo estado geral do veiculo e pela forma de uso. Deve checar o estado de conservao ou validade dos itens de segurana do veculos. Antes de dar a partida o condutor deve verificar se todas as pessoas esto como cinto de segurana e a carga esta bem acondicionada;
O condutor deve manter sempre atento a sinalizao de trnsito. No caso de atropelamento de animal silvestres deve-se informar imediatamente a chefia.

CUIDADOS COM AS MANGUEIRAS E CONEXO

Bom estado de funcionamento sem emendas e nem reparos; Inspecionar antes de usar; Evitar o trnsito de veculos sobre as mangueiras; Organizar de forma que no obstrua a circulao, evitando quedas; As vlvulas de fcil acesso do trabalhador; Recomendaes tcnicas ao uso das mangueiras e conexes.

TRABALHOS COM USO DE FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DIVERSOS

Ferramentas inadequadas ao trabalho;

Uso de ferramentas em ms condies;


Manuseio incorreto;

Improvisao;
Falta de manuteno adequada.

MAIS SEGURO SE SERGUIMOS AS RECOMENDAES

Pisos devem ser vistoriados e limpos quando apresentarem graxas, leos e outras substncias; No utilizar ar comprimido para limpar o corpo e as roupas;
Pessoas qualificadas podem fazer reparos nas ferramentas, principalmente eltrica; Equipamentos eltricos no devem ser usados sobre superfcies midas; Desligar as tomadas eltricas puxando pelo seu corpo, nunca puxar pelos fios;

TRABALHO COM USO DE SOLDA

TRABALHO COM USO DE SOLDA


Todos equipamentos de eletricidades devem estar aterrados;
Usar material em bom estado sem defeitos; Equipamento em local seco bem ventilado;

No utilizar solda eltrica em rea molhada;


Uniformes deve ser obrigatoriamente de algodo; Obrigatrio o uso de EPIs.

ESMERILHADEIRA

USO DE ESMERILHADEIRA
No devemos utilizar esmerilhadeira que no estejam com o plugue de tomada apropriado para o uso na corrente eltrica;
O uso de esmerilhadeira no deve ser utilizada por pessoas sem treinamento prvio; Antes do uso, devemos deixar a esmerilhadeira funcionando com a face de operao virada para o piso (sem encostar) por aproximadamente 30 segundos; No devemos transitar sem culos, perto de pessoas com esmerilhadeira ligada.

ESPAO CONFINADO

ESPAO CONFINADO
rea limitada de entrada e sada; Ventilao insuficiente; Devem ser adequadamente sinalizados, identificados e isolados para evitar que as pessoas no autorizadas entrem nestes locais. Antes dever ser verificado:
Concentrao de oxignio; Gases e vapores inflamveis; Contaminantes de ar altamente perigosos.

Inspeo do local de preferncia tcnico do SMS Condies do ar, EPIs e iluminao; Deverar ser seguida a rigor as normas de SMS e especialmente o que consta na PT;

PLANEJAMENTO E INSPEO NAS OPERAES

Conhecimento tcnico Fruto de estudos e pesquisas, atravs de experincias acumuladas ao longo de anos de trabalho, melhorando o desempenho dos resultados (fora de trabalho). Disciplina operacional Procedimentos de trabalhos documentados, nas melhores prticas de trabalho conhecidas em padres internacionais de qualidade, segurana, sade e meio ambiente. Inspeo prvia As inspees planejadas so uma forma de garantir que os principais itens de controle sero observados e executados.

EPIS
Proteo para o rosto e cabea Protetor facial; culos de segurana Mscara; Capacetes de segurana. Proteo para membros superiores Luvas e mangas de proteo. Proteo para membros inferiores Botas com biqueira de ao.

USO DE CORES NA PREVENO DE ACIDENTES NR 26


O vermelho dever ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteo e combate a incndio. No dever ser usado na indstria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparao com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).

O branco dever ser usado em passarelas e corredores de circulao, por meio de faixas (localizao e largura);
O preto ser empregado para indicar as canalizaes de inflamveis e combustveis de alta viscosidade (ex: leo lubrificante, asfalto, leo combustvel, alcatro, piche, etc.).

Canalizaes de ar comprimido

USO DE CORES NA PREVENO DE ACIDENTES NR 26


O verde a cor que caracteriza "segurana". Chuveiros de segurana. CIPA, emblema de segurana, dispositivo de segurana. O laranja dever ser empregado para identificar: partes mveis de mquinas e equipamentos; dispositivos de corte, borda de serras, prensas. A prpura dever ser usada para indicar os perigos provenientes das radiaes eletromagnticas penetrantes de partculas nucleares. O lils dever ser usado para indicar canalizaes que contenham lcalis. As refinarias de petrleo podero utilizar o lils para a identificao de lubrificantes. Cinza claro - dever ser usado para identificar canalizaes em vcuo; Cinza escuro - dever ser usado para identificar eletrodutos.

USO DE CORES NA PREVENO DE ACIDENTES NR 26


O alumnio ser utilizado em canalizaes contendo gases liquefeitos, inflamveis e combustveis de baixa viscosidade (ex. leo diesel, gasolina, querosene, leo lubrificante, etc.).

O marrom pode ser adotado, a critrio da empresa, para identificar qualquer fludo no identificvel pelas demais cores.
O corpo das mquinas dever ser pintado em branco, preto ou verde.

FOGO
Fogo, cientificamente chamado de combusto, a reao qumica entre o combustvel e oxignio do ar (comburente), face a uma fonte de calor, produzindo luz e calor.

FOGO INCNDIO
Fogo - o evento com gerao de chamas, sob o controle.

Incndio - o evento com gerao de chamas, fora do controle.

TRINGULO DO FOGO
A unio de 3 elementos essenciais de combusto, chamado tringulo do fogo.

CLASSES DE INCNDIO
Os incndios so classificados de acordo com os materiais com eles envolvidos bem como a situao como se encontram, essa classificao feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incndio especfico.
Para facilitar a maneira de se combater os incndios, vamos dividi-los em quatro classes: CLASSE A- Combustveis slidos; CLASSE B- Combustveis Lquidos; CLASSE C- Equipamentos Energizados; e CLASSE D- Materiais Pirofricos.

CLASSES
CLASSE A- incndios envolvendo combustveis slidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha:

CLASSE B- incndio envolvendo combustveis lquidos inflamveis graxas e gases combustveis:

CLASSES
CLASSE C incndio envolvendo materiais energizados.

CLASSE D - incndio envolvendo materiais combustveis pirofricos (magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, zircnio). caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns, principalmente os que contm gua:

MTODOS DE EXTINO DO FOGO


Os mtodos de extino do fogo baseiam-se na eliminao de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo.
RESFRIAMENTO

o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. Ao jogarmos gua em um incndio, estaremos resfriando, ou seja, retirando o componente calor

MTODOS DE EXTINO DO FOGO


ABAFAMENTO

Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Ao abafarmos, impediremos que oxignio entre na reao, estaremos retirando o componente comburente (oxignio).
ISOLAMENTO

Ao separarmos o combustvel da reao, Estaremos isolando. Ex. Se abrir uma trilha (aceiro) no mato para que o fogo no passe. Desta forma estaremos tirando o componente combustvel.

EXTINTORES

RESFRIAMENTO

CLASSE A : SIM
CLASSE B : CLASSE C : CLASSE D : NO NO NO

EXTINTORES

ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO

CLASSE A : NO
CLASSE B : CLASSE C : SIM SIM

CLASSE D :

NO

EXTINTORES

ABAFAMENTO

CLASSE A : NO
CLASSE B : CLASSE C :
P QUMICO

SIM NO

CLASSE D :

SIM

REQUISITOS MNIMOS PARA AS EMPRESAS

Sistemas de Proteo contra incndio; Sadas suficientes para retirada do pessoal em servio; Equipamentos suficientes para combate do fogo em seu incio;

Pessoas treinadas no uso correto dos equipamentos de combate a incndio.

Transporte Inadequado

OPs cad a luva companheiro?e os devidos equipamentos?

Vazamento Vapor

Cabo de Solda com Emenda ou avarias...

Perigo na Estrada Noite...

Cad a corda guia amigo? Se cair? Se tombar?

Ferramenta Inadequada

Leso por Estilhao da Mareta

Rebarba acentuada nas talhadeiras.

Condies inseguras

Como Vencer Desnveis e Acidentar-se

???

ACIDENTE COM VASO SANITRIO


- EXPRESSAMENTE PROIBIDO SUBIR NOS VASOS SANITRIOS, POR SEREM FEITOS DE LOUA NO FORAM FEITOS PARA SUPORTAR PESO. - CASO NO HAJA COMO SENTAR NO VASO POR MOTIVO DE LIMPEZA, LIMPE E FORRE-O COM PAPEL HIGINICO.

Abaixo, fotos do acidente ocorrido a semana passada, onde o vaso sanitrio quebrou com uma uma mocinha de 13 anos que estava sobre ele.

You might also like