You are on page 1of 108

em

Portugus

Volume 1, Nmero 2, Outubro de 2012

Dossi Primavera rabe


As Linguagens das Revolues rabes
Abdou Filali-Ansary

Por que no h Democracias rabes?


Larry Diamond

A Transio na Tunsia e a Mtua Tolerncia


Alfred Stepan

Dossi Sudeste Asitico


Reforma Econmica e Autoritarismo no Vietn, Laos e Camboja
Martin Gainsborough

Estados Fortes e Democratizao na Malsia e Singapura


Dan Slater

CONSELHO EDITORIAL

Bernardo Sorj Sergio Fausto Diego Abente Brun Mirian Kornblith


CONSELHO ASSESSOR

Fernando Henrique Cardoso Antonio Mitre Larry Diamond Marc F. Plattner Simon Schwartzman
TRADUO

Elis Lavanholi
REVISO TCNICA

Rodrigo Brando

Apresentao

Este segundo nmero do Journal of Democracy em Portugus traz dois conjuntos de artigos. O primeiro se refere s visveis mudanas polticas no convulsionado mundo rabe. O segundo, s praticamente invisveis perspectivas de mudana poltica em slidos regimes no democrticos do Sudeste Asitico. O interesse pela chamada Primavera rabe quase dispensa justificao. At dois anos atrs, quando protestos pr-democracia tomaram as praas de Tnis e do Cairo, ningum acreditava que as longevas autocracias da Tunsia e do Egito estivessem perto do fim. Hoje a pergunta se sero realmente democrticos os regimes que se esto erguendo naqueles dois pases, bem como na Lbia. E se as mudanas que se iniciaram no Norte da frica podero alastrar-se pelo Oriente Mdio. Essas questes so abordadas, respectivamente, por Alfred Stepan, em A Transio na Tunsia e a Mtua Tolerncia, e por Larry Diamond, em Por que no h Democracias rabes?. Stepan professor da Universidade de Columbia, em Nova York, e se destacou no estudo comparativo de transies para a democracia em pases do Ocidente, entre eles o Brasil. Faz dez anos, suas atenes se voltaram para o mundo rabe. Desde ento, Stepan sustenta o argumento de que a infrequncia de democracias no mundo rabe se explica menos pela existncia de populaes majoritariamente mulumanas e mais pelas estruturas sociais e polticas associadas ao controle familiar-estatal sobre fontes abundantes de petrleo. O autor encontra na Tunsia, pas de maioria mulumana e pobre em petrleo, mais um exemplo a sustentar sua tese. No artigo aqui publicado, ele reconstri a tessitura dos acordos que permitiram a deposio relativamente incruenta de Ben Ali e a transio pacfica

para a democracia. A narrativa pontuada por referncias a entrevistas por ele realizadas com lderes polticos da chamada Revoluo de Jasmim ao longo de 2011. Stepan identifica nos acordos polticos da transio tunisiana a formao do que ele chama de uma tolerncia mtua. De um lado, a aceitao, por parte dos cidados religiosos, de que apenas as leis constitucionais - e no supostas leis divinas - podem limitar a liberdade de deciso dos chefes de governo e parlamentos democraticamente eleitos. De outro, a aceitao, por parte do Estado laico, de que os cidados religiosos tm o direito de se organizar e manifestar politicamente com base nos valores de suas crenas religiosas. Para o autor, o desenvolvimento da mtua tolerncia seria indispensvel consolidao da democracia na Tunsia. Embora ainda em aberto, Stepan otimista em relao a essa possibilidade. Otimismo que no se repete em relao ao Egito, por razes que o leitor encontrar no artigo. Em Por que no h Democracias rabes?, Larry Diamond segue a mesma trilha de Stepan e se aprofunda nas causas da inexistncia de democracias em pases rabes com grande produo e exportao de petrleo. Embora esse artigo tenha sido escrito em 2010, antes portanto do incio da Primavera rabe, decidimos inclui-lo porque os Petroestados rabes continuam inclumes s mudanas desencadeadas a partir da Tunsia e do Egito. Os pases da Pennsula Arbica, com a Arbia Saudita ao centro, constituem ainda uma fortaleza autoritria aparentemente inexpugnvel. Se ampliarmos o mapa, surgir o Iraque, onde a ditadura de Saddam Hussein j no mais existe. Mas ali se tratou de uma transio at gun point, no bojo de uma ocupao militar estrangeira, cujos desdobramentos polticos, alis, so ainda muito incertos. O terceiro artigo do dossi sobre a Primavera rabe na verdade, o primeiro, por ordem de apresentao difere dos anteriores por trafegar no no mundo das instituies polticas, mas, sim, da linguagem poltica. Abdou Filali-Ansary o escreveu para a confe-

rncia The Seymour Martin Lipset Lecture on Democracy in the World, de 2012, ocasio em que anualmente o National Endowment for Democracy distingue destacados lderes polticos e intelectuais comprometidos com a democracia. Em seu texto, Filali-Ansary faz uma fascinante incurso pelos sentidos nem sempre nicos de palavras e slogans empregados por lderes e militantes da Primavera rabe. Para o autor, est em formao uma nova linguagem da poltica em pases como o Egito e a Tunsia. Ela se alimentaria de duas vertentes distintas: a apropriao de conceitos e palavras da tradio poltica ocidental, como sociedade civil e direitos humanos, e a ressignificao de conceitos e palavras da tradio islmica. A depender do contexto, exemplifica, um apelo ao retorno da sharia pode significar tanto o desejo de imposio legal generalizada de um cdigo de conduta pessoal severo e discriminatrio contra as mulheres como, alternativamente, a moralizao da vida pblica contra a corrupo e o abuso do poder. Filali-Ansary no desconhece o risco de que as revolues rabes produzam regimes polticos fundamentalistas, embora seja otimista quanto s chances de que acabem por prevalecer fundamentos democrticos de legitimao do poder poltico. Seu artigo , na verdade, um alerta contra um secularismo de mente estreita, incapaz, segundo o autor, de perceber a ressignificao de parte do lxico religioso por novas prticas e aspiraes potencialmente democrticas nas sociedades rabes. Passemos ao segundo conjunto de artigos deste nmero, referidos ao Sudeste Asitico. A regio uma pea cada vez mais importante do complexo quebra-cabea geopoltico e geoeconmico do mundo atual. Isso se d pela crescente integrao dos pases da regio ao sistema produtivo organizado em torno da China e pela contraofensiva econmica e militar dos Estados Unidos para contrabalanar o peso do gigante chins naquela parte do mundo. Alm disso, o Sudeste Asitico frequenta o debate global sobre modelos de desenvolvimento, com prestgio ascendente depois do colapso do socialismo e da crise do chamado Consenso de Washington.

Ali, parece haver-se estruturado uma frmula estvel de crescimento econmico, progresso social e autoritarismo, em que o fortalecimento do primeiro e segundo termos da equao no resulta em enfraquecimento do terceiro, contrariando a crena de que o desenvolvimento econmico e social acarretaria inevitavelmente a liberalizao poltica dos regimes autoritrios. O mesmo se passa na China, em escala ampliada, onde reformas capitalistas graduais desencadearam um processo de crescimento econmico e mobilidade social ascendente sem paralelo na histria, sem que isso tenha colocado em xeque o regime de partido nico. Esse modelo (desenvolvimentista, autoritrio e eficiente) encontra adeptos em outros lugares no mundo, em especial entre governantes africanos que buscam os benefcios do crescimento sem os riscos sobretudo para eles da liberalizao poltica e econmica. Mesmo na Amrica Latina h quem veja o modelo com bons olhos, como contraponto, quando no uma alternativa, aos modelos ocidentais de capitalismo liberal-democrtico. As semelhanas entre os pases do Sudeste Asitico escondem, porm, realidades distintas, mesmo entre os que se desenvolvem sob regimes no democrticos. dessas realidades distintas que tratam os artigos de Martin Gainsborough, sobre Vietn, Camboja e Laos, e de Dan Slater, da Universidade de Chicago, sobre Malsia e Singapura. O primeiro grupo de pases foi palco de um dos mais prolongados conflitos do perodo da Guerra Fria, no qual se envolveram direta ou indiretamente Estados Unidos, Unio Sovitica e China. Desses conflitos resultou a implantao de regimes comunistas a partir da segunda metade da dcada de 1970. J Malsia e Singapura se mantiveram relativamente margem da Guerra Fria porque suas elites locais, em aliana com os antigos colonizadores ingleses, conseguiram fazer frente aos movimentos sociais e sindicais de esquerda j na primeira etapa da vida poltica ps-colonial. Criaram-se ali ditaduras capitalistas amparadas por Estados com grande capacidade no apenas de reprimir opositores, mas tambm de orquestrar o crescimento econmico e distribuir a renda.

Nos ltimos vinte anos, Vietn, Laos e Camboja seguiram os passos da China, introduzindo reformas econmicas sem alterar o regime poltico, ao passo que Malsia e Singapura caminharam lentamente na direo de uma democracia com eleies mais disputadas, embora estejam ainda muito aqum de uma real alternncia no poder. A existncia de um Estado com alta capacidade de gesto da economia e da sociedade e de uma classe mdia ampla e interessada em conservar os ganhos obtidos sob o autoritarismo faz Slater prever uma transio estvel de Malsia e Singapura em direo a regimes mais plenamente democrticos. Eles faro, acredita o autor, percurso semelhante ao realizado por Taiwan e Coreia do Sul a partir do final dos anos 80. J Gainsborough mais ctico em relao a uma transio democrtica no Vietn, Laos e Camboja, pases no apenas mais pobres que Malsia e Singapura, mas tambm com classes mdias mais dependentes do Estado. Nos prximos anos, mudanas polticas mais significativas nesses trs pases s ocorreriam, na viso do autor, se provocadas por mudanas maiores na China. Com um dossi sobre a Primavera rabe e outro sobre pases no democrticos do Sudeste Asitico, este segundo nmero segue as pegadas do primeiro. Reafirmamos, assim, a linha editorial de oferecer ao pblico de lngua portuguesa informao e anlise de qualidade sobre processos polticos que esto moldando o mundo multipolar e ampliando o leque de desafios prticos e tericos organizao democrtica da vida social e poltica.

Bernardo Sorj e Sergio Fausto

Diretores de Plataforma Democrtica

Dossi Primavera rabe

As Linguagens das Revolues rabes*


Abdou Filali-Ansary

Abdou Filali-Ansary professor do Instituto para o Estudo das Civilizaes Muulmanas da Universidade de Aga Khan, em Londres, na qual atuou como diretor-fundador de 2002 a 2009. Ele trabalhou como diretor-fundador da Fundao Rei Abdul-Aziz para Estudos Islmicos e Cincias Humanas em Casablanca, Marrocos, e como secretrio-geral da Universidade Mohammed V, em Rabat (198084), onde tambm foi professor de filosofia moderna. Em 1993, foi co-fundador da publicao bilngue rabe-francs Prologues: revue maghrbine du livre, da qual foi editor at 2005.

A Questo a partir do ponto de vista da Legitimidade Poltica


regio rabe focaram principalmente o legado cultural, assumindo um tipo de continuidade entre passado e presente, uma persistncia de caractersticas fundamentais presentes em qualquer pas ou sociedade da regio. Tentativas de explicaes marxistas acerca do passado da regio, bem como debates sobre questes de desenvolvimento econmico foram deixadas de lado ou ignoradas at desaparecerem. Desde o abrupto crescimento do islamismo, pode-se afir*Publicado originalmente como The Languages of the Arab Revolutions, Journal of Democracy, Volume 23, Nmero 2, Abril de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press. O texto original no est publicado na ntegra. Apenas a seo inicial e o primeiro pargrafo da seo A Questo a partir do ponto de vista da Legitimidade Poltica referentes ao colquio The Seymour Martin Lipset Lecture on Democracy in the World foram suprimidos, o que no altera o contedo da verso orginal.

Nas ltimas dcadas, as atenes dedicadas aos acontecimentos na

Journal of Democracy em Portugus

mar que toda a ateno tem sido direcionada ao legado religioso da regio e aos importantes efeitos que ele teria sobre o presente. Aqui, a abordagem sugerida por Lipset nos ajuda a separar premissas implcitas e incontrolveis que no podem ser provadas ou falseadas, e a focar no que podemos observar e interpretar. Ele comea com uma definio esclarecedora:
A legitimidade envolve a capacidade de um sistema poltico criar e manter a convico de que as instituies polticas existentes so as mais adequadas para a sociedade. A extenso da legitimidade dos sistemas polticos democrticos depende em larga medida dos modos pelos quais foram resolvidas as questes que, historicamente, dividiram a sociedade 1.

A legitimidade poltica assim compreendida se aplica a todas as sociedades, atravessando clivagens culturais e histricas, e traz tona suas histrias e sistemas de valores de forma a nos permitir estudar seus efeitos sobre o presente. Em outras palavras, agora, o que deveria importar para ns no o passado reconstitudo por acadmicos, mas a memria do passado que sobrevive na conscincia das pessoas, a qual d forma s suas atitudes nos desafios que enfrentam hoje. necessrio acrescentar, no entanto, que memrias no so estveis. Elas variam significativamente entre pocas e lugares diferentes, e a maior parte das sociedades no ligada por uma narrativa nica sobre seus passados. Um bom exemplo disso pode ser encontrado na histria recente do mundo rabe, onde aparentemente dois discursos diferentes surgiram ao mesmo tempo, muitas vezes interagindo e algumas vezes at interligados, permanecendo, porm, como duas vertentes claramente distintas. Um desses discursos destaca o papel do Isl e de suas tradies religiosas, enfatizando a influncia massiva do passado remoto sobre as sociedades rabes atuais. O outro geralmente chamado de Renascimento rabe ou Nahda surgiu no sculo XIX, unindo cristos, muulmanos e judeus que
Journal of Democracy em Portugus Volume 1, Nmero 2, Outubro de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

Abdou Filali-Ansary

falavam a lngua rabe e que sentiam pertencer a uma nica cultura e compartilhar as mesmas aspiraes para o futuro. O Nahda era secular por definio e convergente com ideais do Iluminismo europeu. Participaram dele personalidades brilhantes, como Rifaa al-Tahtawi, Butros al-Bustani e Khalil Gibran, que deram grandes contribuies literatura, histria e ao pensamento poltico e cuja influncia continua forte. Atualmente, os acadmicos que estudam a histria moderna das sociedades muulmanas geralmente focam ou a restaurao islmica ou o Nahda (na verdade, mais o primeiro), embora ambos tenham se desenvolvido na mesma poca e se engajado em um debate intenso e mtuo, destacando diferentes momentos ou aspectos do passado e oferecendo pontos de referncia distintos que as sociedades poderiam escolher para moldar o futuro. Muito frequentemente, pensadores e ativistas pertencentes a um dos dois movimentos adotaram e utilizaram ideias, conceitos e categorias do outro. Embora a impresso que prevalea hoje seja a de que a opinio pblica rabe se mostrou a favor da corrente que se transformou no fundamentalismo islmico ou no islamismo, h provas claras de que os ideais do Nahda tambm continuam a exercer uma influncia profunda. Em outras palavras, tendemos a pensar atualmente que h dois campos separados, um de fundamentalistas e outro de secularistas. Entretanto, a realidade mais matizada e complexa. As provas disso so substanciais e bvias quando observamos os modos como as pessoas falam, pensam e agem em relao poltica. Roger Scruton, autor de um dicionrio popular de pensamento poltico, nos pede para considerar o que aprenderamos de tivssemos de extrair, tanto do debate ativo quanto das teorias e das intuies que o cercam, as principais ideias pelas quais as crenas polticas modernas se expressam2. Algo que imediatamente chamaria nossa ateno a variedade e o ineditismo dos conceitos que esto sendo usados pelos povos rabes atualmente para expressar suas frustraes e aspiraes. Ainda existem por toda parte slogans

Journal of Democracy em Portugus

que transmitem a impresso de que invocar momentos gloriosos do passado ou um retorno religio (ou a tradies relacionadas religio) a nica alternativa aos males do presente. Provavelmente, os mais conhecidos desses slogans so Retorno sharia e O Isl a soluo. No entanto, junto a eles, existem diversos novos termos ou expresses. Conceitos que, aparentemente, no possuem origens rastreveis no legado islmico tornaram-se comuns, como, por exemplo, direitos humanos e democracia. Portanto, pode-se dizer que, embora continuem a surgir chamados para um retorno a abordagens baseadas no passado ou construdas com base na religio, os impactos desses chamados podem ser sobrestimados, principalmente por observadores que consideram as palavras em seu sentido literal e buscam seus significados em dicionrios ao invs de procura-los em contextos e prticas. Como afirmou o historiador alemo do mundo muulmano Reinhard Schulze, um discurso com termos e smbolos islmicos pode estar menos relacionado religio do que a uma certa abordagem cujo objetivo chegar a um acordo com o mundo moderno. Em outras palavras, noes religiosas so usadas para enfrentar o grande desafio dos conceitos modernos. Schulze faz a seguinte descrio da situao no incio do sculo XX:
Ambos os tipos de discurso [isso , o islmico e o europeu] se comunicam com as sociedades islmicas e permitem um processo de traduo cultural. Isso significa que os termos e smbolos islmicos podem constantemente ser traduzidos em termos e smbolos europeus, e vice-versa. Isso permite a mudana do cdigo, ou seja, o uso de uma ou outra linguagem cultural da modernidade, dependendo do contexto. Portanto, partidos islamitas interpretaram os principais temas do pblico poltico europeu com vocabulrio prprio, o que deu a impresso a observadores de fora que tais partidos eram grupos religiosos. Mas, de fato, os discursos islmicos e europeus tornaram-se muito parecidos, e foram separados apenas pela nfase em novos pontos de referncia. Isso conferiu um impulso dinmico poltica

Abdou Filali-Ansary

em pases islmicos. O recurso a uma linguagem islmica tambm aprimorou a conscincia de pertencimento a uma nica e mesma comunidade cultural3.

Assim, a oposio aparentemente irredutvel entre discursos islmicos e modernos observada atualmente reflete uma virada recente resultado de uma polarizao que, pode-se afirmar, nunca chegou a ser completa ou definitiva. Quem prestou ateno ao discurso rabe em perodos anteriores percebeu nele uma forma de acomodar os ideais modernos ao fundament-los ou encapsul-los em um arcabouo de marcos islmicos familiares. A Primavera rabe revela que, enquanto essa forma de apropriao se mostrou mal sucedida e recuou face a uma intensa polarizao, uma onda inesperada tomou fora e produziu uma nova linguagem poltica. Isso pode ser observado na formao e na disseminao de novos conceitos, que alinhados aos ideais polticos modernos e, ao mesmo tempo, ajustados s condies de cada populao local capturam as aspiraes e esperanas das novas geraes do mundo rabe. Em alguns casos, h equivalncia total entre os termos originados em outros lugares como, por exemplo, democracia, direitos humanos ou sociedade civil e os termos correspondentes em rabe (dimukratiya, huquq al-insan e mujtama madani, respectivamente) que se tornaram parte da lngua comum. Em outros casos, h ajustes ou criaes completamente novas, como imprio da lei, que se tornou dawlat al-haq wa al-qanun (um Estado circunscrito pela lei e que respeita os direitos) ou dawlat al-muassassat (literalmente, um Estado formado por instituies, em contrapartida a um Estado formado por e para governantes individuais). Vale enfatizar aqui o impacto crucial da imprensa escrita, ampliado pelas estaes de TV via satlite, como, por exemplo, a al-Jazeera. O papel da internet e das mdias sociais de estimular e apoiar os movimentos de protesto de 2011 recebeu a devida ateno, mas em

Journal of Democracy em Portugus

relao ao longo processo que levou emergncia de uma nova linguagem poltica o papel decisivo foi o da imprensa escrita. Entretanto, muitas lnguas continuam sendo faladas ao mesmo tempo. Conceitos como sharia, jihad e ijtihad foram incorporados s lnguas europeias, sendo utilizados com conotaes especficas. Em contextos muulmanos, esses termos se referem a perspectivas bem arraigadas na memria coletiva; em alguns crculos, eles so usados para expressar expectativas concretas, como, por exemplo, sharia, que se refere a conjuntos particulares de prescries relacionadas s leis da famlia e a questes penais. O alarme que tais termos causaram nos ocidentais so justificveis em alguns casos. Isso requer ateno redobrada s formas como memrias coletivas (ou a conscincia histrica, como estamos propondo que essas memrias coletivas sejam designadas) so sustentadas e moldadas pela educao moderna e pela mdia. Porm, o acontecimento mais significativo pode ser precisamente o que tem sido negligenciado pela maioria dos estudos sobre a regio: o surgimento de um novo conjunto de noes, frases e expresses que so modernas, locais e representativas de aspiraes populares. Essas frases e expresses novas influenciaro a forma como as mais antigas so compreendidas, e expandiro o discurso sobre as normas e os ideais que deveriam guiar as polticas pblicas. Atualmente, h no mundo rabe uma nova linguagem da poltica. Ela inclui no apenas tradues de conceitos familiares aos falantes de ingls, mas tambm outras formulaes de vises sobre direitos populares e aspiraes claramente modernas. O fato marcante que essa nova linguagem agora o discurso comum de todos os partidos, inclusive o dos islmicos. Seus termos, portanto, adquiriram status de padro universal utilizado para avaliar ou medir todas as questes, inclusive conceitos arraigados na tradio e na religio. Pode-se at afirmar que hoje as vises religiosas esto sendo sustentadas e justificadas por meio das normas modernas.

Abdou Filali-Ansary

Eu afirmaria que, devido em grande parte influncia dessa nova linguagem poltica, a legitimidade democrtica est se tornando a nica forma de legitimidade poltica aceitvel nas sociedades rabes. Mas, se essa anlise est correta, como podemos entender a persistncia de chamados a um retorno sharia e o endosso que tais chamados parecem receber quando rabes podem exercer seu direito democrtico de votar em eleies livres?

A Sharia no Contexto das Revolues rabes


Wael Hallaq, um dos mais proeminentes acadmicos contemporneos que pesquisa a lei islmica, afirma:
No h dvidas de que a lei islmica hoje a pedra angular na reafirmao da identidade islmica, no apenas no mbito da lei positiva, mas tambm, e ainda mais importante do que isso, como a base de uma singularidade cultural. De fato, para muitos dos muulmanos hoje em dia, seguir a lei islmica no apenas uma questo legal, mas sim de natureza nitidamente psicolgica4.

O escopo dessa afirmao precisa ser considerado luz das observaes que fizemos anteriormente sobre o surgimento de novos modelos de expresso da opinio pblica. Ele tambm reducionista ao tratar a piedade pessoal, a qual bastante evidente entre aqueles que buscam obedincia sharia em suas vidas e uma forte inclinao para muitos indivduos em todas as sociedades, como um fenmeno puramente psicolgico. No entanto, embora a afirmao de Hallaq seja exagerada, ela captura as impresses que prevalecem hoje em dia entre aqueles que estudam o mundo rabe. Para entender como memrias do passado moldam atitudes do presente em relao sharia, devemos prestar ateno forma como se desdobrou a histria dos muulmanos. Aps as divises que se seguiram morte de Maom em 632 e.c., a ordem poltica que estabilizou e persistiu por sculos na maior parte dos contextos muulmanos estava longe de um despotismo sem limites. Ao mesmo tempo, no

Journal of Democracy em Portugus

entanto, ela tambm estava longe dos conceitos de poder coletivo, compartilhado ou distribudo a que geraes antigas de muulmanos haviam aspirado e que havia sido santificado pela autoridade religiosa amplamente aceita. Tendo ficado claro que o sistema islmico de poder inteiramente legtimo no poderia ser mantido ou restaurado, a maioria dos muulmanos estabeleceu um objetivo menos ambicioso: a aceitao dos governantes de facto, contanto que eles se comprometessem a obedecer e a aplicar a lei, compreendida como o corpo de prescries elaboradas por acadmicos independentes do Estado a partir das escrituras sagradas. Nas palavras de Noah Feldman:
Em sua essncia, a sharia pretende ser a lei aplicvel igualmente a todos os seres humanos, grandes ou pequenos, governantes ou governados. Ningum est acima dela, e todos esto o tempo todo conectados por ela. Embora a estrutura constitucional desenvolvida historicamente para implementar a sharia tenha garantido a flexibilidade necessria inovao e a um governo eficaz, tal estrutura tambm manteve o ideal de legalidade. Nesse sentido, juzes devotos sharia so, portanto, devotos ao imprio da lei, e no ao imprio do Estado. A legitimidade de um Estado cujos representantes acatam essa estrutura de crenas dependeria de sua fidelidade em implementar a lei5.

Tal disposio de fato protegeu o povo contra a arbitrariedade dos governantes e permitiu a ele viver a vida de acordo com os regulamentos considerados em conformidade com a vontade de Deus. Isso deixou consequncias duradouras, principalmente uma conscincia tica fortemente arraigada entre muulmanos que ultrapassou as fileiras daqueles motivados por sentimentos de piedade pessoal ou por um compromisso com o que ficou conhecido como uma ordem islmica. Vale enfatizar tambm que chamados a um retorno sharia no possuem o mesmo significado em todas as situaes. Em alguns casos, eles transmitem claramente uma aspirao moralizao da vida pblica. Em crculos populares, onde o analfabetismo ainda prevalece, bem como entre aqueles cuja educao baseou-se em habilidades

Abdou Filali-Ansary

cientficas e tcnicas, com pouca abertura s humanidades, formulaes religiosas tradicionais permanecem como a forma de expressar um desejo para o que seria descrito no Ocidente como decoro bsico (a ausncia de abuso exagerado de poder, de corrupo generalizada ou de cinismo geral). isso que confere significado e fora a slogans como O Isl a soluo e que explica o sucesso de islamitas em tantos lugares. Aps permanecerem na oposio por tanto tempo, reprimidos e rejeitados pelas elites governantes, eles encontraram palavras para expressar o desgosto difundido pelo mau comportamento daqueles no poder, palavras que ressoam com pedidos populares de um retorno s regras bsicas da decncia. Os islamitas esto colhendo os frutos de falar com e para as pessoas em uma lngua que elas entendem. Ao mesmo tempo, no entanto, isso pode levar a diversos equvocos, como pode ser observado em tendncias e reviravoltas recentes. A sharia venerada pelas camadas populares, pois, alm de se referir ideia de ordem moral, possui o prestgio de um sistema que por muito tempo ajudou a proteger comunidades da arbitrariedade e do abuso de dspotas. A sharia ofereceu meios para refrear os dspotas, pois invocava um imprio da lei absoluto e divino (uma lei conferida por Deus, que est alm do alcance do homem, inclusive dos ricos e poderosos). Entretanto, o absolutismo da sharia s vezes transferido de seus princpios a suas prescries, da regra geral que sustenta o imprio da lei a regras particulares formuladas e implementadas por meio de interpretaes de contextos especficos. Essas regras so extradas de seus contextos sociais e histricos e utilizadas como elementos de um sistema jurdico moderno. Essa forma de codificao da sharia teve incio no sculo XIX, e muitas vezes incluiu provises especficas de direito de famlia que discriminam mulheres ou punies severas totalmente inaceitveis luz dos princpios ticos modernos. Tais punies eram raramente implementadas, exceto quando dspotas pretendiam passar mensagens fortes s populaes

10

Journal of Democracy em Portugus

rebeldes. Mas, hoje, elas so consideradas caractersticas fundamentais da sharia por secularistas de mentalidade estreita. Como expus anteriormente, acredito que conceitos modernos da legitimidade poltica, formulados no que chamo de nova linguagem poltica dos muulmanos, devero prevalecer em debates polticos futuros. No entanto, muito cedo para excluir o risco apresentado pelas vises mais rgidas que consideram a sharia como um catlogo de prescries, muitas das quais so incompatveis com o senso moral adquirido pelos seres humanos de diferentes culturas. Tais vises obtm sua resilincia contnua de uma educao religiosa tradicional acrtica e de mente fechada.

A Poltica Weltanschauung Retornar?


No devemos esquecer que processos de democratizao so facilitados por combinaes de fatores (ou pr-requisitos), e que esses processos continuam ameaados por condies adversas mesmo quando tais pr-requisitos esto presentes. O extremismo aparece de formas variadas, algumas das quais so aceitas mais facilmente do que outras. Lipset afirma:
A poltica Weltanschauung tambm mitigou as possibilidades de uma democracia estvel, j que partidos caracterizados por essas ideologias totalitrias tentaram com frequncia criar o que Sigmund Neumann designou como um ambiente integrado, um ambiente em que o mximo possvel das vidas de seus membros est encapsulado por atividades ideologicamente relacionadas. Essas aes so baseadas na premissa de que importante isolar seus seguidores da falsidade expressa pelos que no creem nelas6.

O que impediu a maioria dos pases europeus do incio do sculo XX de aderir democracia? Pode-se apontar, com poucas chances de erro, para o que Lipset chamou de poltica Weltanschauung (doravante PW), que na Europa assumiu as formas do fascismo, do comunismo e de nacionalismos diversos. Movimentos pertencentes a

Abdou Filali-Ansary

11

essa categoria mantiveram forte controle do poder em alguns pases por dcadas, e no foram completamente superados at 1989, o ano da queda do Muro de Berlim, o que abriu os caminhos para o fim real e talvez definitivo da PW na Europa. No mundo rabe, a PW surgiu logo aps a criao dos Estados modernos. Ela tomou a forma de regimes nacionalistas (dos quais as variantes do bahasmo eram as mais violentas), que prevaleceram em muitos pases rabes, muitas vezes combinados a um compromisso declarado com o socialismo7. As monarquias que restaram na regio foram poupadas desse destino, mas em muitos casos sofreram outra forma de extremismo, resultante do desencadeamento de foras tribais ou ultra-tradicionalistas. Agora, no entanto, a PW est arrefecendo na regio e as pessoas esto comeando a ter direito a se expressar na poltica, usando diferentes linguagens simultaneamente: uma delas a da sharia, compreendida como um quadro tico, uma linguagem de referncias morais compreensveis para a maioria da populao; outra uma nova linguagem moderna que, como j descrevemos, deixou sua marca no cenrio poltico. Deveramos apelar a um forte contraste e a uma clara distino entre essas duas formas de debater ideais polticos e polticas para evitar a ambiguidade e o risco que isso traz? Teoricamente, e de um ponto de vista puramente intelectual, nada que no seja completamente transparente deveria ser aceito. Na prtica, entretanto, quando a maioria da populao escolhe, por meio de um processo democrtico, manter em sua constituio uma referencia sharia ou ao Isl, a vontade popular no deve ser aceita? Sabemos que, para aqueles educados aos moldes tradicionais, o conceito de imprio da lei equiparado supremacia da sharia, compreendida no como um catlogo de prescries especficas, mas sim como um arcabouo para a implementao de normas morais na ordem poltica e social. Dado que a sharia um tipo de bandeira um smbolo de identidade e uma forma de expressar valores morais e a necessidade de

12

Journal of Democracy em Portugus

sustent-los na prtica poltica mais ou menos como a monarquia britnica considerada um smbolo de uma identidade especfica e de apego a estimadas tradies, no h motivos para se opor vontade da maioria. Nenhuma democracia pode se desenvolver rejeitando as formas como foram solucionadas as principais questes que historicamente dividiram a sociedade. Uma abordagem meramente secularista, seguindo o modelo francs da lacit, pode por si s tornar-se uma forma de PW se imposta ao povo como uma ideologia externa. De fato, foi isso o que ocorreu na Sria sob o regime bahasta, que hoje revela seu verdadeiro carter desprezvel. Ao mesmo tempo, devemos continuar prevenidos contra a volta da PW pelo outro lado do espectro ideolgico, ou seja, pela forma de uma insistncia em restaurar o sistema islmico como se imagina que ele tenha sido no passado e pela implementao da sharia como um catlogo de prescries. Sabemos que tais conceitos derivam da ignorncia disfarada no traje de estudos religiosos islmicos, e hoje so sustentados principalmente por monarquias retrgradas. O perigo aqui vem de um gnero de pseudo-aprendizado, uma variedade de abordagens que usam a apologtica como forma de glorificar seu prprio legado em vez de explor-lo de forma honesta e acadmica. Devemos enfatizar que, no curto prazo, a melhor forma de enfrentar o surgimento de tais atitudes deve incluir a aceitao de lderes polticos que sejam capazes de alcanar as sensibilidades morais de seus cidados ao abordar suas preocupaes em uma linguagem que possa ser compreendida por eles. No mdio e no longo prazo, porm, deve-se priorizar uma educao que ajude as pessoas a aprender sobre seu legado religioso de forma a respeitar sua inteligncia ao invs de se beneficiar da falta de uma base slida de conhecimentos. Em concluso, parece que, agora, estamos em um momento em que grandes camadas das sociedades rabes (principalmente nos pases em desenvolvimento) atingiram um grau de desencanto real com utopias, e a impresso de que esto prontas para outras formas de

Abdou Filali-Ansary

13

participao poltica. Essa a grande notcia da Primavera rabe, e talvez sua lio mais importante. Essa convico de que h alternativas aos tipos de regimes que por tanto tempo se impuseram s sociedades rabes que a vida sob essa ou aquela forma de ditadura e poder incontrolvel no precisa ser o destino dos rabes parece ter tomado conta da imaginao coletiva. A abertura da conscincia histrica dos povos rabes aos ideais, modelos e experincias democrticas que emergiram em tempos modernos se tornou uma possibilidade distinta. Isso evidente para qualquer um que oua atentamente ao que as pessoas esto dizendo e pedindo. Mas a notcia dessas mudanas favorveis no curso dos eventos no deve nos fazer baixar a guarda. O debate continua, e apoiadores da democracia ainda devem enfrentar grandes desafios. Slogans utpicos pedindo a restaurao da sharia como uma lista de prescries severas utilizadas h muitos sculos ainda atraem seguidores principalmente entre as muitas pessoas que no veem claramente a distino entre a sharia como uma determinao geral para promover o imprio da lei e a sharia como a implementao de provises legais especficas. Nos confrontamos aqui com interpretaes equivocadas do legado islmico que no encontram apoio em uma avaliao histrica detalhada do desenvolvimento das sociedades muulmanas. As interpretaes equivocadas ganham alguma autoridade pelo apoio que recebem de estudos tradicionais que se recusam a aceitar qualquer forma de autocrtica. O outro aspecto de seu apelo vem do sentimento, ainda arraigado em algumas camadas sociais, de que apenas o pleno retorno ao legado religioso pode ajudar a moralizar a ordem pblica. Sero necessrios esclarecimentos para disseminar um bom entendimento do passado e encontrar formas adequadas de aprender com ele. Esse processo pode se beneficiar do fato incontestvel de que a sociedade tomou conhecimento da fraqueza do despotismo e da possibilidade de encontrar e implementar alternativas teis que ofeream dignidade e esperana s massas.

14

Journal of Democracy em Portugus

Nestas pginas, em 1996, comentando um artigo de Robin Wright que discutia as duas vises da reforma islmica, a de Rachid Ghannouchi (o atual lder do partido Ennahda [ou Al-Nahda] na Tunsia) e do pensador iraniano exilado Abdul Karim Soroush, cheguei seguinte concluso:
H vozes, como a de Ghannouchi, que pedem o retorno da constituio implcita que o Isl teria fornecido (e que pode no se opor democracia, ou que pode at encontrar nela uma boa expresso de algumas exigncias do Isl). Geralmente, esses chamados so para resistir ocidentalizao e para retomar a constituio islmica original (e nunca implementada por inteiro) por meio de uma reforma geral que normalmente envolve a moralizao de questes pblicas e de relaes polticas e sociais. Apelos como esse so uma reminiscncia do reflexo natural e cclico da busca por uma verso purificada e mais convincente do Isl do que a observada pelo historiador rabe do sculo XIV Ibn Khaldun em sociedades muulmanas quando governantes ultrapassavam o limite do tolervel. Devido sua sinceridade e eficiente influncia sobre as massas, tais apelos surgem de atitudes que esto presas ao passado. De forma alguma eles podem levar real democratizao da sociedade 8.

Hoje, eu mudaria essa avaliao. Ao escolher Seymour Martin Lipset como guia, reconheo a necessidade de reavaliar concluses antigas. Eu insistiria que pensadores como Soroush, Fazlur Rahman, Abdelmajid Charfi e muitos outros so necessrios para que se possa oferecer aos muulmanos uma educao que os permita recuperar uma conscincia histrica saudvel e, com ela, uma religiosidade centrada no indivduo e em sua perspectiva tica. Mas, nos dias de hoje, eu concordaria tambm que personalidades como Ghannouchi so importantes para facilitar a transio do despotismo ao governo constitucional. Considerando-se que o governo da Tunsia muito antes da Primavera rabe j havia implementado reformas que impedem qualquer recurso a interpretaes estreitas da sharia, Ghannouchi ter de encontrar meios de adaptar seu islamismo a leis, re-

Abdou Filali-Ansary

15

gulamentos e procedimentos de um Estado moderno tudo isso sob o olhar atento das elites e dos cidados bem-educados que mostraram saber se livrar de dspotas. Como Lipset nos lembra, No se conquista a democracia apenas com atos; mas a vontade dos homens, por meio da ao, pode moldar instituies e acontecimentos de forma a reduzir ou a aumentar as chances de desenvolvimento e de sobrevivncia da democracia9. Os desafios enfrentados pelas sociedades rabes que aspiram ao autogoverno democrtico e ao imprio da lei (incluindo o respeito pelos direitos humanos) deveriam ser abordados de forma positiva em relao formao de instituies e aos processos de determinao das aes do Estado e no buscando lutas quixotescas contra slogans e utopias. At mesmo as futuras lutas sobre o papel da sharia podem e devem ocorrer nas arenas da educao das massas e da poltica democrtica. Entretanto, como essas lutas dirias continuam, tambm fundamental que pensadores e acadmicos crticos busquem esclarecer os diversos significados que a sharia teve no passado e explorem como ela pode ser interpretada de forma a satisfazer as necessidades e aspiraes dos cidados modernos. NOTAS
1. Lipset, Some Social Requisites of Democracy, 86. 2. Roger Scruton, Prefcio Terceira Edio, Palgrave Macmillan Dictionary of Political Thought, 3rd ed. (Londres: Palgrave Macmillan, 2007), xii. 3. Reinhard Schulze, A Modern History of the Islamic World (Londres: I.B. Tauris, 2002), 10. 4. Wael B. Hallaq, The Origins and Evolution of Islamic Law (Cambridge: Cambridge University Press, 2005), 1. 5. Noah Feldman, The Fall and Rise of the Islamic State (Princeton: Princeton University Press, 2008), 149. 6. Lipset, Some Social Requisites of Democracy, 94.

16

Journal of Democracy em Portugus

7. O Lbano a nica exceo aqui, dado que foi projetado para ser e permanecer como um mosaico de comunidades fechadas. 8. Abdou Filali-Ansary, Islam and Liberal Democracy: The Challenge of Secularizaltion, Journal of Democracy 7 (abril de 1996): 7980. 9. Lipset, Some Social Requisites of Democracy, 103.

Dossi Primavera rabe

Por que no h Democracias rabes?*


Larry Diamond

Larry Diamond pesquisador snior do Instituto Hoover e do Instituto Freeman Spogli da Universidade de Stanford e diretor do Centro de Stanford para a Democracia, o Desenvolvimento e o Estado de Direito. Entre suas principais obras, est The Spirit of Democracy: The Struggle to Build Free Societies Throughout the World (2008) (O Esprito da Democracia: A Luta para Construir Sociedades Livres pelo Mundo, em traduo livre). Ele coeditor fundador do Journal of Democracy.

de ser um fenmeno primordialmente ocidental e tornou-se global. Quando a terceira onda comeou em 1974, havia apenas cerca de 40 democracias no mundo, sendo que poucas estavam fora do Ocidente. Quando o Journal of Democracy comeou a ser publicado em 1990, existiam 76 democracias eleitorais (o que representava pouco menos da metade dos Estados independentes do mundo). Em 1995, esse nmero pulou para 117 trs em cada cinco Estados. Nessa poca, havia uma massa crtica de democracias em todas as principais regies do mundo, com exceo de uma o Oriente Mdio1. Alm disso, cada um dos principais centros culturais do mundo tornou-se anfitrio de uma significativa presena democrtica, embora novamente com uma nica exceo o mundo rabe2. Quinze anos depois, essa exceo ainda existe.
*Publicado originalmente como Why Are There No Arab Democracies?, Journal of Democracy, Volume 21, Nmero 1, Janeiro de 2010 2010 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

Durante a terceira onda de democratizao, a democracia deixou

18

Journal of Democracy em Portugus

A ausncia contnua de um regime democrtico no mundo rabe uma anomalia notvel a principal exceo globalizao da democracia. Por que no h uma democracia rabe? De fato, por que, entre os 16 Estados rabes independentes do Oriente Mdio e da costa da frica do Norte, o Lbano o nico que j foi uma democracia? A suposio mais comum sobre a ausncia de uma democracia rabe que isso est relacionado religio ou cultura. Afinal, o nico aspecto que os pases rabes compartilham o fato de serem rabes. Eles falam a mesma lngua (ou pelo menos compartilham a lingua franca do rabe clssico), e acredita-se que existam crenas culturais, estruturas e prticas mais ou menos comuns a todos os pases da regio. Alm disso, eles compartilham a mesma religio predominante, o Isl embora, no Lbano, historicamente, cerca de metade da populao seja crist (atualmente, esse nmero inferior a isso) e outros locais, como o Egito, tambm possuam significativas minorias crists. Mas, como irei demonstrar, nem a cultura, nem a religio oferecem uma explicao convincente para a inexistncia de uma democracia rabe. Talvez pases como o Egito, a Jordnia, o Marrocos e o Imen no sejam democracias por ainda no serem economicamente desenvolvidos. No entanto, esse argumento no se sustenta quando se compara os nveis de desenvolvimento dos pases rabes e no-rabes, como farei de modo resumido. Talvez os efeitos sociopolticos perversos de ser um pas to abundante em reservas petroqumicas (a chamada maldio do petrleo) seja o motivo; mas como que esses efeitos explicam a falta de democracia nos pases que no so ricos em petrleo, como o Egito, a Jordnia, o Marrocos e a Tunsia? Como explicarei, responder o enigma da ausncia de democracia rabe envolve economia poltica, bem como geopoltica. E isso exige uma anlise das estruturas polticas internas dos Estados rabes. Mas, primeiro, necessrio eliminar pressupostos incapazes de resistir ao teste das evidncias.

Journal of Democracy em Portugus Volume 1, Nmero 2, Outubro de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

Larry Diamond

19

Religio e Cultura
Como Alfred Stepan e Graeme Robertson demonstraram nestas pginas, h uma grande lacuna democrtica entre os pases do mundo, mas trata-se de uma lacuna muito mais rabe do que muulmana. Ao comparar os 16 pases de maioria muulmana que so predominantemente rabes com outros 29 pases de maioria muulmana, Stepan e Robertson encontraram entre esses ltimos um nmero de pases (incluindo Albnia, Bangladesh, Malsia, Senegal e Turquia) com registros significativos de concesso de direitos polticos democrticos aos seus cidados. Entre os pases rabes, o nico a se alinhar a essa descrio o Lbano anterior guerra civil que comeou em 1975. Alm disso, considerando-se o nvel de direitos polticos que se poderia prever a partir do nvel de renda per capita, eles encontraram diversos casos com desempenho eleitoral acima da mdia entre os Estados de maioria muulmana que no so predominantemente rabes, e nenhum entre os estados rabes3. Minha mais profunda e recente anlise revela os seguintes pontos adicionais. Em primeiro lugar, se perguntarmos se regimes atendem ao teste mnimo de democracia eleitoral (eleies livres e justas para determinar quem governa), ento h, hoje, oito Estados no-rabes de maioria muulmana classificados pela Freedom House como democracias, e nenhum Estado rabe4. Em segundo lugar, h uma vasta lacuna de liberdade entre os Estados de maioria muulmana rabes e no-rabes. No fim de 2008, os 16 Estados rabes do Oriente Mdio registraram uma pontuao mdia entre as duas escalas da Freedom House de 5,53 (a pior possvel sete, que indica menos livre). Os outros 30 Estados de maioria muulmana tiveram uma pontuao mdia de liberdade de 4,75. A diferena entre dois grupos como esses de quase um ponto em uma escala de sete pontos significativa. Alm disso, enquanto 11 dos pases no-rabes (cerca de um tero) esto no ponto mdio (4) ou em uma colocao melhor do que essa na escala mdia da liberdade, entre

20

Journal of Democracy em Portugus

os Estados rabes apenas o Kuwait apresenta uma pontuao to boa quanto essa. E em relao cultura, o que dizer? Pode-se argumentar, como o fez em 1992 o falecido historiador britnico Elie Kedourie, que no h nada nas tradies polticas do mundo rabe que so as tradies polticas do Isl capaz de tornar familiares, ou mesmo inteligveis, as ideias organizadoras de governo constitucional e representativo6. Mas, fora do mundo rabe, diversos pases com tradies polticas muulmanas tiveram experincias significativas com a democracia. E mesmo que se omitisse a equao de Kedourie sobre as tradies polticas rabes e islmicas, ainda seria preciso explicar por que as ideias organizadoras alheias da democracia moderna ganharam fora em uma srie de pases da frica e da sia nos quais no havia precedentes para elas, mas no o fizeram no mundo rabe. Se o problema, como postulado por Kedourie, que os pases rabes esto habituados [...] autocracia e obedincia passiva, por que isso permaneceu como um obstculo intransponvel no mundo rabe, embora no tenha impedido a democratizao em grandes reas do resto do mundo que outrora tambm conheceram apenas a dominao autoritria? Tambm possvel argumentar e assim tem sido feito em relao ao Iraque e ao Lbano que as divises sectrias e tnicas so profundas demais para permitir a democracia nesses pases. No entanto, o Iraque e o Lbano com todas as suas divises rebeldes e polarizadas so, hoje, os dois pases rabes mais prximos a uma completa democracia eleitoral, enquanto dois dos pases mais homogneos o Egito e a Tunsia so tambm dois dos mais autoritrios. Na verdade, as diferenas tnicas ou religiosas dificilmente representam um obstculo mais grave para a democracia no mundo rabe do que em pases como Gana, ndia, Indonsia e frica do Sul. Novamente, algo mais deve estar ocorrendo. Talvez seja porque as populaes rabes simplesmente no queiram ou no valorizem a democracia eleitoral da mesma forma que os

Larry Diamond

21

pblicos de massa de outras regies do mundo passaram a desejar e valorizar essa forma de autogoverno7. Mas, ento, como entender as significativas parcelas de populaes rabes bem mais de 80% na Arglia, na Jordnia, no Kuwait, no Marrocos, na Autoridade Palestina e at mesmo no Iraque que concordam que, apesar de seus inconvenientes, a democracia o melhor sistema de governo e que um sistema democrtico seria bom para o nosso pas8? O apoio democracia no apenas bastante amplo no mundo rabe; ele tambm no varia de acordo com o nvel de religiosidade. Na verdade, os muulmanos mais religiosos so to propensos quanto aqueles menos religiosos a acreditar que a democracia, apesar de seus inconvenientes, o melhor sistema poltico9. Repare como os iraquianos votaram trs vezes em 2005, em meio a riscos generalizados e terrveis para sua segurana fsica. Fica difcil concluir que os rabes no se preocupam com a democracia. Por outro lado, quando as eleies (como no Egito) oferecem pouca escolha significativa ou nas quais (como no Marrocos) so de pouca importncia na determinao de quem realmente vai governar, no de se estranhar que a maioria das pessoas se desiluda e opte por no votar. Apesar dos dados agregados sobre o apoio rabe democracia, existe uma histria mais complexa. Em cinco pases pesquisados entre 2003 e 2006 pelo Barmetro rabe, 56% dos entrevistados concordaram que os homens da religio devem ter influncia sobre as decises do governo10. Um levantamento feito em 2003 e 2004 tambm apurou que metade ou mais de quatro populaes rabes concordavam que o governo deveria implementar como lei nada mais do que a sharia islmica. Quando o apoio democracia e o apoio a algum tipo de forma islmica de governo so comparados entre si, o padro geral algo como: 40% a 45% de cada pblico apoia a democracia secular, enquanto aproximadamente a mesma proporo apoia uma forma islmica da democracia; enquanto isso, de 5% a 10% do pblico apoia o autoritarismo secular e a mesma proporo apoia o autoritarismo islmico11.

22

Journal of Democracy em Portugus

Aqui, onde a religio e as atitudes revelam-se como fatores significativos. Com base nos dados atuais do Barmetro rabe, no sabemos ainda entre aqueles que optam pela democracia e pela influncia islmica sobre o governo qual a proporo que interpreta a democracia no apenas como uma regra fundamental da maioria, mas tambm como algo que inclui os direitos de minorias incluindo o direito da minoria de tentar se tornar a maioria na eleio seguinte. Os dados analisados por Amaney Jamal e Mark Tessler sugerem que as posies dos defensores da democracia secular variam pouco em relao s de seus compatriotas que apoiam a democracia islmica quando se trata de valores democrticos, tais como abertura, tolerncia e igualdade, com a diferena de que os democratas seculares parecem ligeiramente mais liberais quando se trata de tolerncia racial e dos direitos das mulheres. Jamal e Tessler concluem que os rabes valorizam a democracia mesmo que a preocupao deles com a estabilidade os leve a querer que ela seja implementada gradualmente e que nem a poltica religiosa, nem a religiosidade pessoal representam um grande obstculo democracia. Mas um problema ainda persiste. Entre os democratas seculares do mundo rabe esto intelectuais liberais da classe mdia, profissionais e empresrios que tm pressionado pela democracia em outros lugares do mundo. Muitos desses democratas seculares (alguns dos quais tambm so membros de minorias religiosas ou tnicas) no esto examinando de modo minucioso, a partir dos dados do Barmetro rabe, em que acreditam os seus concidados. Em vez disso, eles imaginam qual seria a alternativa poltica subsequente ao regime autoritrio que desaprovam. Eles temem que essa alternativa no seja uma verso islmica atenuada de uma democracia decididamente constitucional, mas sim um regime dominado pela Irmandade Muulmana egpcia, pela jordaniana Frente de Ao Islmica ou por alguma outra fora poltica islamita radical e antidemocrtica uma hegemonia nova e mais ameaadora. Alm disso, eles temem que essa alternativa islmica produza a frmula uma pessoa, um voto,

Larry Diamond

23

uma vez antes de desvirtuar uma revoluo eleitoral democrtica, assim como o fez o aiatol Khomeini com a Revoluo Iraniana em 1979. Ou temem que um esforo de ltima hora para impedir uma situao como essa mergulhe o pas no terrvel cenrio da Arglia de 1991, quando o exrcito tomou o controle para impedir que a Frente Islmica de Salvao vencesse as eleies nacionais, desencadeando uma guerra civil de quase uma dcada de durao que custou provavelmente cerca de 150.000 vidas. No preciso justificar a escolha feita pelas elites polticas e militares da Arglia poca e nos anos brutais que se seguiram para reconhecer o obstculo democratizao representado pelo medo de um islamismo radical como a alternativa espera nos bastidores no caso de um colapso do regime. Nas ltimas dcadas, houve apenas um paralelo em outros lugares: o medo de uma virada eleitoral radical de esquerda ou comunista. No coincidncia que nesses pases (na Amrica Latina e na frica do Sul), onde esse medo tomou conta de governantes autoritrios e de alguns de seus adversrios liberais as elites tenham se mostrado dispostas a negociar transies para a democracia apenas quando a perspectiva de conquista do poder pela esquerda antidemocrtica havia se dissipado como resultado de uma represso brutal ou do fim da Guerra Fria.

Desenvolvimento Econmico e Estrutura Social


Como Seymour Martin Lipset afirmou h cinquenta anos, quanto mais rico for um pas, melhores sero suas perspectivas de ganhar e manter a democracia, e isso vale at hoje. Atualmente, no entanto, muitos pases rabes esto em uma tima situao. Se compararmos os nveis de renda per capita (de 2007, em paridade do poder de compra em dlares), o Kuwait quase to rico como a Noruega; o Bahrein est no mesmo nvel da Frana; a Arbia Saudita, da Coreia; o Om, de Portugal; e o Lbano, da Costa Rica. Apenas o Egito, a Jordnia, o Marrocos, a Sria e o Imen ficam na ponta inferior, mas ainda assim esses pases no so mais pobres em termos per capita

24

Journal of Democracy em Portugus

do que a ndia ou a Indonsia, onde a democracia funciona, apesar da falta de uma prosperidade ampla. claro que os dados de renda per capita podem enganar. A distribuio de renda pode ser extremamente desigual e o no mundo rabe. Alm disso, os pases produtores de petrleo parecem ser muito mais desenvolvidos do que realmente so. A maioria deles classificada muito abaixo na categoria desenvolvimento humano do que em renda per capita (a Arbia Saudita est 31 lugares abaixo e a Arglia, 19). Ainda assim, quando olhamos para os nveis de desenvolvimento humano (que levam em conta educao e sade), os pases produtores de petrleo mais ricos esto no mnimo nos mesmos nveis de Portugal e Hungria, enquanto a Arbia Saudita se equipara Bulgria e ao Panam. Em relao aos Estados rabes que no exportam ou exportam pouco petrleo, vemos que o Egito equipara-se Indonsia, enquanto o Marrocos equipara-se frica do Sul. Em outras palavras, pode-se encontrar, em qualquer nvel de desenvolvimento e por qualquer medida, diversas democracias que so to desenvolvidas quanto as respectivas no-democracias rabes. Se o problema no o nvel econmico, talvez seja a estrutura da economia. Dos 16 pases rabes, 11 so Estados rentistas no sentido de dependerem fortemente da renda do petrleo e do gs (basicamente, ganhos espontneos) para se sustentar. Esses 11 estados obtm do petrleo e do gs mais de 70% (em alguns casos, mais de 90%) de suas receitas de exportao. A maioria tem tanto dinheiro que no precisa tributar seus prprios cidados. E isso parte do problema eles no conseguem desenvolver nem expectativas internas de prestao de contas, nem de responsividade e de responsabilizao dos governantes (accountability) que surgem quando os Estados cobram impostos dos cidados. Como Samuel P. Huntington observou em The Third Wave:
As receitas do petrleo vo para o Estado: elas aumentam, portanto, o poder da burocracia estatal e, porque reduzem ou eliminam a

Larry Diamond

25

necessidade de tributao, tambm reduzem a necessidade de o governo solicitar a aquiescncia de seus cidados tributao. Quanto menor o nvel de tributao, menos razo para o pblico exigir representao. Nenhuma tributao sem representao foi uma demanda poltica; nenhuma representao sem tributao uma realidade poltica12.

mais pujante a maldio do petrleo do que o fato de um Estado ser grande ou de seus cidados serem apticos. Pases produtores de petrleo no so apenas grandes eles tambm so fortemente centralizados, uma vez que a riqueza do petrleo revertida para o Estado central. Alm disso, normalmente, eles so altamente policiados, pois h muito dinheiro para se esbanjar em um enorme e ativo aparelho de segurana estatal. Eles so profundamente corruptos, porque o dinheiro flui para os cofres estatais como renda, e realmente um dinheiro de ningum (certamente, o dinheiro de impostos de ningum), e, portanto no sentido de uma normativa deformada , livre para o uso. Nesses sistemas, o Estado grande, centralizado e repressivo. Ele pode apoiar qualquer nmero de burocracias inchadas, assim como programas de empregos de facto destinados a comprar a paz poltica com salrios do governo. A sociedade civil fraca e cooptada. E o que se passa economia de mercado est muito distorcido. O verdadeiro empreendedorismo pouco evidente, uma vez que a maioria das pessoas de negcios trabalha para o Estado ou para o setor petrolfero, ou alimenta-se de contratos com o governo ou representa empresas estrangeiras. Onde o petrleo domina, baixa a criao de riqueza por meio de investimentos e da tomada de risco; pois por que correr riscos quando h possibilidade de lucros estveis sem nenhum risco? H tambm as outras dimenses sombrias do paradoxo da abundncia, como os ciclos de expanso e retrao associados dependncia de commodities primrias, bem como a tendncia mais geral de rendimentos inesperados advindos de minerais para atenuar ou suprimir o desenvolvimento da indstria e da agricultura (a chamada Do-

26

Journal of Democracy em Portugus

ena Holandesa). Essas consequncias so evitveis apenas quando economias de mercado fortes, assim como Estados e sistemas fiscais bem desenvolvidos e transparentes, existem antes de o petrleo gerar receitas abundantes (como ocorreu, por exemplo, na Noruega e na Gr-Bretanha)13. H, portanto, uma base econmica para a falta de democracia no mundo rabe. Mas ela estrutural. Tem a ver com as formas como o petrleo distorce o Estado, o mercado, a estrutura de classes e toda a estrutura de incentivos. Principalmente em uma era de alta global nos preos do petrleo, os efeitos da maldio do petrleo so implacveis: hoje, nenhum dos 23 pases cuja maior parcela da receita de exportao advm do petrleo e do gs uma democracia. E, para muitos pases rabes, a maldio do petrleo no ser eliminada to cedo: o Oriente Mdio rabe compreende cinco dos nove pases com as maiores reservas petrolferas, sendo que juntos esses cinco pases representam pouco mais de 46% das reservas mundiais confirmadas14.

Estatismo Autoritrio
Os dois pilares-chave do autoritarismo rabe so polticos. Eles abrangem tanto os padres e instituies pelas quais os regimes autoritrios administram suas polticas e mantm o poder, quanto as foras externas que ajudam a sustentar seu domnio. Essas estruturas e prticas autoritrias no so exclusivas do mundo rabe, mas os governantes rabes as elevaram a um alto grau de refinamento e as utilizam com extraordinria habilidade. Embora o tpico Estado rabe no seja eficiente no dia a dia, sua mukhabarat (polcia secreta e aparelho de inteligncia) normalmente amplamente financiada, tecnicamente sofisticada, altamente penetrante, legalmente ilimitada e esplendidamente preparada para se beneficiar de uma extensa cooperao com instituies-pares da regio e com agncias de inteligncia ocidentais. Em termos mais gerais, esses Estados so os lderes mundiais em termos de proporo do PNB gasto em segurana15.

Larry Diamond

27

No entanto, a maioria das autocracias rabes no confia na coero absoluta e no medo para sobreviver. Pelo contrrio: a represso seletiva e fortemente misturada com (e, portanto, muitas vezes escondida por) mecanismos de representao, consulta e cooptao. Eleies pluralistas limitadas desempenham um papel importante em cerca de metade das 16 autocracias rabes. Como Daniel Brumberg escreveu nestas pginas sete anos atrs:
A autocracia liberalizada se mostrou muito mais durvel do que se imaginava. A mistura tpica de pluralismo orientado, eleies controladas e represso seletiva no Egito, na Jordnia, no Marrocos, na Arglia e no Kuwait no apenas uma estratgia de sobrevivncia adotada pelos regimes autoritrios, mas sim um tipo de sistema poltico cujas instituies, regras e lgica desafiam qualquer modelo linear de democratizao.16

De fato, em tais sistemas, mesmo a liberalizao no linear, mas sim cclica e adaptativa. Quando a presso aumenta, tanto de dentro quanto de fora da sociedade, o regime afrouxa suas restries e permite mais atividades cvicas e uma arena eleitoral mais aberta at que a oposio poltica comece a parecer muito sria e eficaz. Ento, o regime recupera os mtodos mais repressivos de manipulao de eleies, de diminuio do espao poltico e de deteno dos suspeitos de sempre. A arena eleitoral nesses Estados , portanto, algo semelhante a um enorme par de pulmes polticos, respirando (s vezes profundamente e com entusiasmo) e expandindo, e, em seguida, inevitavelmente expirando e se contraindo quando os limites so atingidos. A trajetria poltica que o Egito seguiu em 2004 e 2005 foi um exemplo perfeito dessa dinmica. O velho autocrata o Presidente Hosni Mubarak estava sofrendo crescente presso interna de uma coalizo de oposio surpreendentemente ampla conhecida como Kifaya (que significa basta a qual resumia sucintamente o humor do pas), bem como do presidente dos EUA George W. Bush, que tambm estava pressionando por eleies presidenciais e legislativas mais abertas e competitivas. Relutantemente, Mubarak concordou

28

Journal of Democracy em Portugus

em permitir que, em 2005, fosse realizada uma controvertida eleio presidencial e, em seguida, eleies legislativas mais transparentes. Mas a disputa presidencial foi grosseiramente injusta e trs meses aps a votao (que os nmeros oficiais apontam ter sido vencida pelo detentor do poder, com 88,6%) o adversrio de Mubarak, Ayman Nour, foi condenado a cinco anos de priso. Naquela ocasio, o regime tambm havia intervindo nas segunda e terceira rodadas das eleies parlamentares para minar a contagem independente dos votos, para neutralizar os monitores da sociedade civil e tambm para interromper o ritmo de vitrias da oposio por parte dos candidatos da Irmandade Muulmana que concorriam como independentes de jure. No muito tempo depois, o partido governante iniciou uma campanha de reforma constitucional para garantir que nenhum acidente poltico ocorresse no futuro, enquanto uma oposio desmoralizada e dividida enfraquecida por prises e intimidaes assistia impotente o que se passava, com pouco apoio concreto do governo Bush. A manobra institucional foi parte de um padro geral rabe de reforma gerenciada, no qual autocracias rabes ou adotam a linguagem da reforma poltica a fim de evitar a realidade ou promovem reformas econmicas e sociais limitadas na busca pela modernizao sem democratizao17. Na medida em que so permitidas a competio poltica e o pluralismo nesses regimes rabes (que incluem a Arglia, a Jordnia, o Kuwait e o Marrocos, bem como o Egito), os oponentes do regime se veem em desvantagem e com seu poder enfraquecido graas a regras e parmetros cuidadosamente desenvolvidos para deixa-los em tal situao. Prticas eleitorais (como o uso do Voto nico Intransfervel, ou VUI, na Jordnia) so escolhidas e enviesadas de modo a privilegiar relaes pessoais e candidatos tribais em detrimento dos partidos polticos organizados, especialmente os islmicos18. Parlamentos que resultam dessas eleies limitadas no tm poder real de legislar ou governar, j que a autoridade mais ou menos ilimitada continua nas mos de reis hereditrios e presidentes imperiais.

Larry Diamond

29

No entanto, os partidos de oposio pagam um alto preo se boicotam essas semifarsas ou se participam delas. Se os opositores participam das eleies e do parlamento, eles correm o risco de serem cooptados ou, pelo menos, de serem vistos de tal maneira por um eleitorado cnico e descrente. Todavia, se boicotam o jogo interno da poltica eleitoral e parlamentar, o jogo externo de protesto e resistncia oferece pouca perspectiva realista de influncia, muito menos de poder. Presas nas encruzilhadas desses dilemas, as oposies polticas no mundo rabe se dividem, se tornam suspeitas e despedaadas por dentro. Elas esto em uma situao difcil tanto se boicotam, quanto se no o fazem. At mesmo os islmicos em pases como Egito, Kuwait e Marrocos esto fragmentados em diferentes campos, ao longo de linhas moderadas e militantes (e tambm de outras linhas tticas e de faces). Partidos islmicos que esto decididamente fora do sistema, enquanto constroem redes de bem-estar social e laos religiosos e ideolgicos junto a setores sociais, renem uma base de apoio popular de longo prazo. Em contraste, os partidos seculares parecem marginais, hesitantes e sem vigor. Presos entre regimes que garantem um espao legal estreito [...] e movimentos islmicos populares que esto claramente em ascendncia [...] eles esto lutando por influncia e relevncia, e, em alguns casos, at mesmo pela sobrevivncia.19.

As Tenses da Geopoltica
A situao geopoltica desfavorvel que confronta a democracia rabe se estende bem alm do notvel fator do petrleo, embora esse seja um dos principais motivos de interesse das grandes potncias na regio. O apoio externo aos regimes rabes, que historicamente vinha em parte da Unio Sovitica e que agora vem principalmente da Europa e dos Estados Unidos, confere s autocracias rabes recursos econmicos fundamentais, assistncia em matrias de segurana, e legitimidade poltica. Nessas circunstncias, para regimes no-petrolferos como o Egito, a Jordnia e o Marrocos a ajuda externa

30

Journal of Democracy em Portugus

como o petrleo: outra fonte de renda que os regimes utilizam para a sobrevivncia. Como o petrleo, as ajudas externas vo para os cofres centrais do Estado e do-lhe meios tanto para cooptar quanto para reprimir. Desde 1975, a ajuda para desenvolvimento dos EUA para o Egito somou mais de US$28 bilhes, excluindo-se os quase US$50 bilhes que chegaram ao pas em ajuda militar incondicional desde os Acordos de Paz de Camp David, de 197820. Menos conhecida a enorme ajuda financeira e militar dos EUA ao Estado muito menos populoso da Jordnia, que tem recebido uma mdia de US$650 milhes por ano desde 2001. A ajuda ocidental torna possvel a estratgia-chave do regime poltico de gastar enormes quantias em cargos pblicos sem a imposio de impostos altos. De 2001 a 2006, a assistncia estrangeira que a Jordnia arrecadou representou 27% da receita domstica total21. Dois outros fatores externos reforam ainda mais a hegemonia interna das autocracias rabes. Um deles o conflito rabe-israelense, que paira como um miasma txico sobre a vida poltica do Oriente Mdio. Ela fornece um meio fcil e conveniente de desviar a frustrao pblica da corrupo e dos abusos de direitos humanos dos regimes rabes, fazendo com que cidados enraivecidos se concentrem no que as mdias rabes privada e estatal emotivamente retratam como opresso israelense contra os palestinos e, por extenso simblica, contra todo o povo rabe. Protestos contra as falhas dos regimes rabes a m qualidade da educao e dos servios sociais, a falta de empregos, de transparncia, de acolhimento de demandas populares por parte dos governantes e de liberdade so proibidos, mas as populaes rabes podem descarregar sua raiva na imprensa e nas ruas em um meio seguro: a condenao de Israel. O segundo fator externo so os outros Estados rabes, que reforam um ao outro em seu autoritarismo e em suas tcnicas de controle, manipulao e represso, e que ao longo das dcadas transformaram a Liga rabe de 22 membros em um clube de autocratas sem remorso. De todas as grandes organizaes regionais, a

Larry Diamond

31

Liga rabe a mais desprovida de normas democrticas e meios de promov-las ou incentiv-las. Na verdade, a sua Carta, que no foi alterada em meio sculo, no faz qualquer meno democracia ou a direitos individuais. Alm de tudo isso, existe a falta de um nico exemplo claro de democracia rabe, o que significa que no h nenhuma fonte de difuso ou de rivalidade democrtica em qualquer lugar no mundo rabe. Mesmo em uma era globalizada, isso importante: ao longo da terceira onda de democratizao, os efeitos de demonstrao foram mais fortes entre os pases que eram geograficamente prximos e culturalmente semelhantes22.

Ser que Alguma Coisa Vai Mudar?


Estaria o mundo rabe simplesmente condenado a um futuro indefinido de governo autoritrio? Eu acredito que no. Mesmo vestgios de mudana na poltica externa dos EUA de 2003 a 2005 foram suficientes para encorajar a abertura poltica e pelo menos deram espao para a mobilizao democrtica popular em pases como Egito, Lbano e Marrocos, bem como para a Autoridade Palestina. Embora tenha sido parcial ou totalmente fechada a maioria dessas aberturas, pelo menos as oposies e as sociedades civis rabes puderam vislumbrar como pode ser a poltica em um regime democrtico. Pesquisas de opinio sugerem que eles obviamente querem mais, e novas ferramentas de mdia social, como o Facebook, o Twitter, a blogosfera, e a revoluo da telefonia mvel esto dando aos rabes novas oportunidades de expresso e de mobilizao. Trs fatores poderiam encorajar uma mudana democrtica na regio. Um deles seria o surgimento de ao menos um sistema poltico democrtico na regio, especialmente em um pas que possa ser visto como modelo. Para o Lbano, seria difcil desempenhar esse papel, dadas as suas faces extremamente complicadas e sua fragmentao consociacional de poder, bem como o forte envolvimento contnuo da Sria em sua poltica. Mas, se o Iraque progredisse politicamente elegendo, em primeiro lugar e de modo

32

Journal of Democracy em Portugus

democrtico, um novo governo neste ano (2010) e, em seguida, este novo governo funcionasse decente e pacificamente enquanto as foras americanas se retirassem , isso poderia mudar a percepo na regio de forma gradual. O Egito tambm continua atento, com o sol lentamente se pondo nas trs dcadas de domnio pessoal de Hosni Mubarak, que hoje tem 81 anos. Quer seu filho Gamal de 46 anos de idade seja, ou no, o seu sucessor, o regime vai passar por novas tenses e necessidades de adaptao quando este fara moderno sair de cena. O segundo fator seria uma mudana na poltica dos EUA para retomar tanto um engajamento baseado em princpios, quanto uma assistncia prtica mais ampla com vistas a promover e pressionar por reformas democrticas no apenas na esfera eleitoral, mas tambm no que diz respeito ao reforo da independncia judicial, da transparncia governamental, da liberdade de imprensa e da sociedade civil. Se se buscasse isso de forma mais moderada e se isso fosse reforado por uma presso europeia, poder-se-ia ajudar a rejuvenescer e proteger foras polticas internas que agora esto desanimadas e em desordem. Porm, para seguir esse caminho, os Estados Unidos e seus aliados europeus teriam de superar sua viso indiferenciada dos partidos islmicos e engajar os atores islmicos dispostos a se comprometer mais claramente com normas liberais-democrticas. O principal agente de mudana seria uma queda prolongada e acentuada nos preos mundiais do petrleo (digamos, para a metade dos nveis atuais). Mesmo o menor reinado do Golfo do petrleo continuaria rico a qualquer preo concebvel do barril. Pases grandes como a Arbia Saudita (populao de 29 milhes) , no entanto, achariam necessrio abordar a questo de uma nova barganha poltica com as populaes crescentes (e muito jovens). A Arglia e o Ir enfrentariam presso ainda maior, e embora o Ir no seja um estado rabe, ele tem uma minoria rabe, mas isso no deve ser subestimado, pois alm de ser um grande pas do Oriente Mdio o Ir o nico exemplo da regio de um regime inteiramente islmico. Por

Larry Diamond

33

isso, mudanas no pas apresentariam um impacto positivo nas perspectivas democrticas da regio. Quando se olha para o que aconteceu com a democracia na Nigria, na Rssia e na Venezuela aps o forte aumento no preo do petrleo nos ltimos anos, a ideia de que politicamente imperativo reduzi-lo torna-se ainda mais atraente. Antes que seja tarde, no entanto, uma acelerao da mudana climtica dever conduzir a uma resposta muito mais radical para este desafio. Quando a revoluo global da tecnologia relacionada energia atingir sua fora plena quebrando, finalmente, o cartel do petrleo , a excepcionalidade da poltica rabe ter um fim definitivo. NOTAS
Sou grato por todos os valiosos comentrios que recebi quando foram apresentadas verses desse artigo em 2009 na Universidade de Stanford, na Universidade de Indiana e no Instituto Ash para Governana Democrtica e Inovao da Universidade de Harvard. 1. Por Oriente Mdio, designo os 19 Estados do Oriente Mdio e a frica do Norte. Quando me refiro ao mundo rabe, incluo os 16 Estados rabes dessa regio: Arglia, Bahrein, Egito, Iraque, Jordnia, Kuwait, Lbano, Lbia, Marrocos, Om, Qatar, Arbia Saudita, Sria, Tunsia, Emirados rabes Unidos e Imen. 2. A Liga rabe possui 22 membros, embora um deles (a Palestina) ainda no seja um Estado. Dos outros 21, mais fcil analisar cinco no contexto da frica subsaariana: Comores, Djibuti, Mauritnia, Somlia e Sudo. Desses, Comores , atualmente, a nica democracia. A Mauritnia foi uma democracia por um breve perodo h no muito tempo e o Sudo passou por duas tentativas frustradas de democratizao. 3. Alfred Stepan e Graeme B. Robertson, An Arab More Than a Muslim Democracy Gap, Journal of Democracy 14 (Julho de 2003): 3044. 4. Os oito democracias so a Albnia, Bangladesh, Comores, Indonsia, Mali, Senegal, Serra Leoa e Turquia. 5. Dos 47 pases que Stepan e Robertson listam como de maioria muulmana, eu excluo da minha anlise apenas a Nigria, onde ningum sabe realmente o que a populao geral ou o qual o equilbrio entre os grupos religiosos. Tambm inclu dois pases (Brunei e Maldivas), dos quais eles no tm dados. 6. Elie Kedourie, Democracy and Arab Culture (Washington, D.C.: Instituto de Washington para Poltica do Oriente Prximo, 1992), 56.

34

Journal of Democracy em Portugus

7. Ns documentamos esses altos nveis de apoio em diversos artigos do Journal of Democracy na ltima dcada, alguns dos quais foram recentemente reunidos na obra de Larry Diamond e Marc F. Plattner, How People View Democracy (Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2008). 8. Mark Tessler e Eleanor Gao, Gauging Arab Support for Democracy, Journal of Democracy 16 (Julho de 2005): 8297, e Amaney Jamal e Mark Tessler, The Democracy Barometers: Attitudes in the Arab World, Journal of Democracy 19 (Janeiro de 2008): 97110. 9. Jamal e Tessler, Attitudes in the Arab World, 101. 10. Jamal e Tessler, Attitudes in the Arab World, 102. 11. Consulte, por exemplo, a tabela em Tessler e Gao, Gauging Arab Support for Democracy, 91. 12. Samuel P. Huntington, The Third Wave: Democratization in the Late Twentieth Century (Norman: University of Oklahoma Press, 1991), 65. 13. Terry Lynn Karl, The Paradox of Plenty: Oil Booms and Petro-States (Berkeley: University of California Press, 1997), 56, 1517, 21321, e 23642. 14. Os pases rabes com maiores reservas de petrleo so a Arbia Saudita, o Iraque, o Kuwait, os Emirados rabes Unidos, a Lbia e a Arglia, nesta ordem. A Arbia Saudita possui o maior nmero mundial de reservas confirmadas de petrleo, que totalizam cerca de 267 bilhes de barris, ou quase 20% do total mundial. O Ir fica em terceiro lugar no mundo, com aproximadamente 140 bilhes de barris de reservas confirmadas. 15. Eva Bellin, Coercive Institutions and Coercive Leaders, em Marsha Pripstein Posusney e Michele Penner Angrist, eds., Authoritarianism in the Middle East: Regimes and Resistance (Boulder, Colo.: Lynne Rienner, 2005), 31. Os pases do Oriente Mdio gastaram em mdia 6,7% do PNB em defesa em 2000, comparado mdia global de 3,8%. Bellin enxerga os regimes rabes no Oriente Mdio como extraordinariamente robustos no sentido de serem excepcionalmente capazes de e abertos a reprimir iniciativas de reformas das bases (p. 27). Mas isso vale tambm para muitos regimes autoritrios. As autocracias rabes tambm tm se mostrado mais flexveis e hbeis do que outras. 16. Daniel Brumberg, Democratization in the Arab World? The Trap of Liberalized Autocracy, Journal of Democracy 13 (Outubro de 2002): 56. 17. Michele Dunne e Marina Ottaway, Incumbent Regimes and the Kings Dilemma in the Arab World: Promise and Threat of Managed Reform, em Marina Ottaway e Amr Hamzawy, eds., Getting to Pluralism: Political Actors in the Arab World (Washington, D.C.: Carnegie Endowment for International Peace, 2009): 1340. 18. Julia Choucair, Illusive Reform: Jordans Stubborn Stability, Carnegie Papers No. 76, Democracy and Rule of Law Project, Carnegie Endowment for International Peace, Dezembro de 2006, 7. Disponvel em www.carnegieendowment.org/ files/cp76_chou- cair_final.pdf.

Larry Diamond

35

19. Marina Ottaway e Amr Hamzawy, Fighting on Two Fronts: Secular Parties in the Arab World, em Ottaway e Hamzawy, Getting to Pluralism, 41. 20. Consulte www.usaid.gov/our_work/features/egypt e www.fas.org/asmp/profiles/egypt.htm. Essa fonte relata ajuda militar de US$38 bilhes at 2000, mas a cada ano adicional aportou US$1 bilho a mais. 21. Sean Yom, Jordan: Ten More Years of Autocracy, Journal of Democracy 20 (Outubro de 2009): 163.
22. Huntington, Third Wave, 102.

Dossi Primavera rabe

A TRANSIO NA TUNSIA E A mtua TOLERNCIA*


Alfred Stepan

Alfred Stepan Professor de Governo da cadeira Wallace S. Sayre, da Universidade de Colmbia, e diretor do Centro de Estudos da Democracia, Tolerncia e Religio na mesma instituio. O presente artigo baseia-se em seu texto Religion, Democracy, and the Twin Tolerations (Religio, Democracia e a Mtua Tolerncia, em traduo livre), publicado na edio de outubro de 2000 do Journal of Democracy.

Para muitos dos mais influentes tericos do secularismo e da mo-

dernizao, a religio era algo tradicional e irracional uma fora para o autoritarismo e um obstculo busca da modernidade e racionalidade que por si s levariam democracia1. Estaria correta tal percepo? Meu estudo dos esforos atuais de democratizao em diversos pases, como Brasil, Chile, ndia e Indonsia, passando por Senegal, Espanha, Turquia e agora a Tunsia, mostram o contrrio. As experincias desses pases nas ltimas dcadas sugerem que o secularismo severo, aos moldes da Terceira Repblica Francesa ou da Turquia ps-otomana de Mustafa Kemal Atatrk, no necessrio para a democratizao e pode at criar problemas para ela. Uma anlise da transio da Tunsia ajuda a ilustrar o ponto. No ano passado, fiz trs viagens de pesquisa a esse pequeno pas predominantemente muulmano sunita da frica do Norte, onde teve

* Publicado originalmente como Tunisias Transition and the Twin Tolerations, Journal of Democracy, Volume 23, Nmero 2, Abril de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

Alfred Stepan

37

incio a Primavera rabe. A histria recente da Tunsia complexa, e consigo cobrir apenas parte dela aqui mas uma parte importante que observadores, principalmente no Ocidente, devem tomar cuidado para no ignorar ou subestimar. Em 2011, a Tunsia alcanou uma bem sucedida transio democrtica, embora ainda no tenha atingido a consolidao da democracia. Isso foi possvel ao aderir a uma relao entre religio e poltica que segue o padro do que chamo aqui e em outros artigos de mtua tolerncia. Em que consiste essa mtua tolerncia? A primeira a de cidados religiosos para com o Estado. Ela exige que eles confiram a funcionrios do Estado eleitos democraticamente a liberdade de legislar e governar sem ter de enfrentar negaes de sua autoridade baseadas em afirmaes religiosas como, por exemplo, Apenas Deus, e no o homem, pode estabelecer leis. A segunda diz respeito tolerncia do Estado em relao a cidados religiosos. Esse tipo de tolerncia exige que leis e representantes do Estado permitam que cidados religiosos, por uma questo de direito, expressem livremente suas vises e valores na sociedade civil, bem como participem livremente da poltica, contanto que ativistas e organizaes religiosas respeitem os direitos constitucionais e a lei. Em uma democracia, a religio no precisa estar fora da ordem do dia, e, de fato, forar sua retirada violaria a segunda tolerncia2. Adotar essa mtua tolerncia dar um passo rumo democracia liberal, pois envolve a rejeio no apenas de uma teocracia, mas tambm do iliberalismo que inseparvel das verses do secularismo que se pautam na agressividade, na abordagem de cima para baixo, no controle da religio, como o kemalismo turco ou o lacit avesso religio associado Terceira Repblica Francesa e sua Lei da Separao entre a Igreja e o Estado, de 1905. Antes de explorar como a mtua tolerncia ganhou espao na Tunsia o que contribuiu para o promissor incio do pas como uma democracia , vale revisar a transio da prpria Tunsia. Em 23 de outubro de 2011, aps a Revoluo de Jasmim, que em janeiro
Journal of Democracy em Portugus Volume 1, Nmero 2, Outubro de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

38

Journal of Democracy em Portugus

destituiu do poder o ditador de longa data Zine al-Abidine Ben Ali, a Tunsia conduziu sua primeira eleio livre aps tornar-se independente da Frana em 1956. Eleitores formaram uma Assembleia Constituinte formada por 217 membros, cujo partido com maior representatividade (41% dos assentos) o movimento islmico conhecido como Ennahda (tambm chamado de al-Nahda). Desde ento, a Assembleia elegeu um primeiro-ministro, o antigo secretrio geral do Ennahda, Hamadi Jebali, e um presidente, o ativista de direitos humanos Moncef Marzouki. Juntamente com os outros membros do governo, eles tomaram posse e iniciaram seus trabalhos em 23 de dezembro de 2011, marcando a conquista de uma bem sucedida transio na Tunsia. Cerca de doze a quinze meses aps a concluso da constituio, sero realizadas novas eleies para esses cargos. Em minha opinio, pode-se afirmar que a Tunsia conquistou tal transio e, agora, enfrentar o desafio mais complexo de consolidao democrtica por ter atendido aos quatro requisitos que Juan J. Linz e eu defendemos, com base em nosso estudo envolvendo diversos casos, serem cruciais para tal mudana3. O primeiro desses requisitos acordo suficiente sobre procedimentos para criar um governo eleito. O segundo um governo que chegue ao poder como resultado direto do voto livre e popular. O terceiro a posse de facto pelo governo da autoridade para criar novas polticas, e o quarto que os poderes executivo, legislativo e judicirio resultantes da nova democracia no devem compartilhar poder com outros rgos de jure (como lderes militares ou religiosos). claro que nada disso certo. A democracia sempre um mero governo transitrio, e sempre enfrenta perigos que devem ser combatidos por uma constituio com protees contra a tirania da maioria, um judicirio independente cauteloso, uma sociedade civil crtica e robusta, e uma imprensa livre. Embora a Tunsia precise de reformas e de consolidao institucional, ela j conta com um nmero considervel de constrangimentos crveis que devero ajudar a tornar a democracia mais segura e a oferece-la uma chance de criar razes e consolidar-se.

Alfred Stepan

39

Uma limitao importante que o Ennahda perdeu a maioria na Assembleia Constituinte. Ele ganhou seus 89 assentos ao conseguir 37% dos votos populares. Portanto, teve de formar uma coalizo com dois partidos seculares: o Congresso pela Repblica (CPR), de Marzouki, que ganhou 29 assentos, e o Ettakatol, que ganhou 20 assentos. Se o Ennahda sucumbir presso de militantes islmicos em sua base, seus parceiros seculares podero se afastar necessrio um total de 109 assentos para formar e sustentar um governo com o objetivo de ameaar seu controle na Assembleia. De fato, de acordo com os procedimentos parlamentares da Assembleia, o Ennahda poderia at ser submetido a um voto de desconfiana que poderia garantir acesso a uma nova maioria dominante naquele rgo. Outra limitao sugerida pelo acordo sobre o carter livre e justo da votao de outubro de 2011 por praticamente todos os partidos de oposio e pelos lderes de governo com quem falei principalmente Ahmed Nejib El Chebbi, do Partido Democrata Progressivo (PDP), o principal partido secular de oposio, cujo desempenho ficou abaixo das expectativas. Ao mesmo tempo em que afirma a integridade da votao, Chebbi exprimiu sua certeza de que outra eleio ser realizada de um ano a dezoito meses aps a concluso dos trabalhos da Assembleia Constituinte. Quando perguntei por que seu partido teve desempenho to insatisfatrio, ele afirmou que falhou ao seguir os conselhos de consultores eleitorais norte-americanos de priorizar anncios de campanha na TV. Ele contou que, da prxima vez, o Partido Democrata Progressista adotar uma organizao mais participativa e estimou que, dados os problemas com a economia mundial e a presso sobre o Ennahda para alcanar expectativas e promessas materiais, uma coalizo mais ampla de partidos da oposio ter grandes chances de governar. Chebbi, assim como praticamente todos os lderes do partido com quem falei, enxerga a eleio como o nico jogo existente quando se trata de ganhar poder poltico. Ele e outros elogiaram o trabalho desenvolvido pela Comisso Eleitoral Independente e pelos observa-

40

Journal of Democracy em Portugus

dores internacionais, e querem e esperam que eles tenham um papel importante na prxima eleio. Atitudes como essas, como Linz e eu discutimos, so fundamentais para a consolidao da democracia.

Preparando o Caminho para a Transio


Como a Tunsia, no fim de 2011, realizou um processo de transio que foi aprovado at pelos partidos que surgiram (por enquanto, pelo menos) no curto prazo? A resposta est nos acontecimentos do incio de 2011, quando um processo de tomada de deciso nacional e consensual estabeleceu as regras para o que iria acontecer no fim daquele ano. Dias aps a partida de Ben Ali rumo ao exlio na Arbia Saudita em 14 de janeiro, um governo provisrio formado por pessoas designadas por ele decretou uma nova organizao para desenvolver os procedimentos para uma rpida eleio presidencial, supostamente para permitir que o primeiro-ministro de longa data de Ben Ali, Mohamed Ghannouchi, se tornasse o novo chefe do executivo. Na sequncia, no entanto, um protesto forte e pacfico da sociedade civil do lado de fora do escritrio do primeiro-ministro e pedidos de participao integral na tomada de decises pelos grupos fortemente unidos e emergentes da sociedade poltica mudaram o rumo dos acontecimentos. Constituir-se-ia uma nova entidade composta no apenas pelos apoiadores de Ben Ali, mas tambm por representantes de todos os partidos e pela sociedade civil. Conhecida, em geral, como Comisso Ben Achour em homenagem a seu presidente, o advogado Yadh Ben Achour , esta tornou-se um dos mais eficazes rgos de formao de consenso na histria das transies democrticas elaboradas. Ela contrasta especialmente com a situao do vizinho Egito, onde o ditador Hosni Mubarak caiu logo aps Ben Ali, mas foi substitudo no por um rgo civil aberto, mas pelo Conselho Supremo das Foras Armadas (CSFA), que possui a tendncia de tentar gerenciar mudanas polticas fundamentais por meio de comunicados unilaterais (at agora, mais de 150 comunicados desse tipo foram emitidos).

Alfred Stepan

41

Em novembro de 2011, conversei longamente com o prprio Ben Achour, dois de seus consultores jurdicos (que no possuem participao nos votos) e vrios membros de comisses de partidos polticos, bem como da sociedade civil. Tambm recebi cpias de diversos documentos-chave votados pela Comisso. Seguem os principais pontos exaustivamente discutidos e as decises tomadas por eles: 1. Os membros da Comisso reconheceram que muitas mudanas foram importantes para a melhoria da situao da Tunsia e para a consolidao da democracia. Entretanto, eles adotaram uma viso de processo em primeiro lugar e, como um rgo, concordaram em se concentrar apenas em decises indispensveis para a criao de um governo democrtico capaz de implementar reformas com legitimidade e com consenso pblico. Decises-chave, portanto, envolviam questes como regras de votao e garantias de liberdade eleitoral e justia. 2. A Comisso decidiu que a primeira votao popular a ser realizada seria para eleger membros para uma assembleia constituinte. Como o nome sugere, a tarefa central desse rgo seria esboar uma nova constituio para aprovao dos eleitores, estabelecendo um sistema presidencial, semi-presidencial ou parlamentar. Essa deciso de deferir a deciso era importante, pois um rumo alternativo, como uma eleio direta antecipada de um presidente, ofereceria menos incentivos para a formao de partidos, uma vez que personalidades nacionais proeminentes se preparavam para concorrer como candidatos apartidrios presidncia (como ocorreu no Egito), e teria dado a quem quer que fosse eleito presidente amplos poderes para formular a ainda inacabada constituio. 3. A Comisso concordou que a Assembleia Constituinte, como um rgo eleito com legitimidade, deveria ser investida de poderes como um parlamento, no sentido de selecionar um governo responsvel por ela e estar sujeita (como nas transies ocorridas na ndia e na Espanha) a seu voto de desconfiana.

42

Journal of Democracy em Portugus

4. A Comisso concordou que o sistema eleitoral seria baseado em representao proporcional (RP) pura. A deciso foi corretamente compreendida como contendo cruciais implicaes antimajotrias e a favor da democracia e da formao de coalizes. Caso tivesse sido escolhido um sistema de eleies por maioria simples de votos, ao estilo Westminster de o vencedor leva tudo, o Ennadha teria conseguido quase nove de cada dez assentos, ao invs dos pouco mais de quatro que conseguiu com a RP. 5. Para ajudar a garantir a forte participao das mulheres no processo de criao da constituio, ficou acordada a busca pela paridade homem-mulher entre os candidatos, estabelecendo-se que, na lista de candidatos, ter-se-ia uma mulher a cada dois nomes4. De acordo com todos os relatos, o primeiro partido a acatar tal proviso de paridade de gnero foi o Ennadha, inspirado no Isl. 6. Para garantir que todos os partidos concorrentes confiassem na validade dos resultados eleitorais, decidiu-se pela criao da primeira comisso eleitoral independente da Tunsia e pelo convite a diversos observadores eleitorais internacionais, oferecendo-lhes amplas prerrogativas de superviso. No Egito, em contraste, o CSFA barrou, a princpio, observadores internacionais, alegando que eles estariam violando a soberania do pas. Porm, o CSFA acabou permitindo a entrada de acompanhadores de eleies (autoridades insistiram que eles no deveriam ser chamados de observadores) em menor nmero e com prerrogativas mais fracas do que na Tunsia. 7. Sobre o que fazer em relao ao partido oficial de Ben Ali, a Comisso decidiu impedir o partido e alguns de seus principais lderes de se candidatar primeira eleio. No entanto, para no excluir a participao de um grande grupo de cidados nas primeiras eleies livres, a Assembleia declarou que antigos membros ou apoiadores do partido de Ben Ali estariam livres para formar novos partidos.

Alfred Stepan

43

Em 11 de abril de 2011, aproximadamente 155 membros da Comisso Ben Achour votaram esse pacote de medidas para a criao de uma transio democrtica. Dois membros desistiram e outros dois se abstiveram, mas todos os outros votaram a favor do pacote. Foi estabelecida a base formal de uma transio para a democracia, preparando os fundamentos para a eleio de outubro de 2011.

Comparao com o Egito


A literatura acadmica sobre transies democrticas geralmente distingue as tarefas de resistncia na sociedade civil que ajudam a desconstruir o autoritarismo e as tarefas da sociedade poltica que ajudam a construir a democracia. Dentre as funes implcitas da sociedade poltica est a construo de acordos entre lderes da oposio sobre planos para um governo provisrio e sobre eleies capazes de gerar autoridades com legitimidade democrtica para estabelecer uma constituio. Quando realizar tais eleies e quais regras aplicar so geralmente as principais questes que lderes ps-autoritarismo devem resolver. Para mim, as sociedades civis da Tunsia e do Egito desenvolveram alguns dos mais criativos e eficazes movimentos de resistncia cvica da histria das batalhas pela democratizao. Entretanto, quando da produo deste texto em maro de 2012, o Egito havia feito muito pouco no sentido de criar uma sociedade poltica eficaz, enquanto a Tunsia tinha dado grandes passos a fim de dotar-se de uma sociedade poltica relativamente autnoma, democrtica e eficaz. Grande parte das principais conquistas da Tunsia em relao a isso pode ser creditada a lderes islmicos e seculares que tm trabalhado para superar seus medos e desconfianas mtuas por meio de acordos e garantias crveis na sociedade poltica. No processo, eles comearam a construir (ou reconstruir) um tipo de acordo religio-Estado-sociedade compatvel com a mtua tolerncia, que, por muitos anos, ficou abafada pelo agressivo secularismo de cima para baixo dos autocratas modernizadores.

44

Journal of Democracy em Portugus

Com base nas experincias contrastantes do Egito e da Tunsia, eu sugiro que, em pases com fortes tendncias ao conflito religioso, melhor ser se os principais partidos seculares e religiosos aceitarem o quanto antes a mtua tolerncia. Na prtica, isso significa que partidos com razes religiosas devem se abster de pregar orientaes especiais, baseadas no acesso ao divino, a fim de exercer uma autoridade capaz de anular ou substituir leis humanas. Isso significa tambm que partidos seculares no devem negar o direito de cidados influenciados pela religio de articular seus valores democraticamente na sociedade civil e poltica. Uma segunda lio que, da perspectiva da democratizao, o ponto crtico a se estudar no so as foras militares, mas sim o carter das relaes civis-militares. Quanto menos propensos estiverem os civis a renunciar a favor dos soldados de seu direito de governar em uma troca ao estilo 18 Brumrio por proteo militar contra ameaas percebidas de rivais de classe ou sectaristas recentemente dotados de poder pela democracia , maiores so as chances de uma transio democrtica bem sucedida, no limitada pela influncia ou privilgios excessivos nas mos dos militares5. A terceira lio que, quanto mais os atores polticos entrarem em um acordo consensual acerca das regras da competio democrtica por meio de negociaes entre si, melhor. No ano passado, a Tunsia parecia estar prestando ateno a todas essas lies, enquanto o Egito parecia estar fazendo o oposto. Isso pode explicar em grande parte por que a Tunsia cumpriu todos os quatro requisitos clssicos para uma transio democrtica antes do fim de 2011, enquanto o Egito no atendeu a nenhum deles6. Essa afirmao no procura negar que foram desencadeados medos profundos e tentaes brumarianas na Tunsia. Em maro de 2011, quando entrevistei jornalistas e alguns dos mais importantes secularistas em Tnis, descobri que muitos estavam assustados pela ideia de eleies livres e pela esperada influncia dos islamitas. De

Alfred Stepan

45

fato, alguns dos entrevistados estavam como seus pares no Egito jogando com a ideia de trocar um potencial governo democrtico civil pela segurana que um rgo autoritrio como o exrcito supostamente oferece. No entanto, em um ms, o desejo de bater s portas dos quartis se no o medo por trs dessa vontade comeou a recuar na Tunsia. Por qu? Em 1997, entrevistei em Londres e em Oxford o lder exilado do Ennahda, Rachid Ghannouchi. Em maro de 2011, aps Ghannouchi retornar a Tnis, nos encontramos novamente imediatamente aps minhas entrevistas com os trs principais representantes da Irmandade Muulmana (IM) no Egito. Eu logo perguntei a Ghannouchi sua opinio sobre a ainda no repudiada base da plataforma de 2007 da Irmandade Egpcia segundo a qual nenhuma mulher ou cristo poderia ser um presidente aceitvel do Egito. Ele no hesitou: Democracia significa igualdade de todos os cidados. Essa plataforma exclui 60% de todos os cidados e inaceitvel7. Ele se intitula um defensor da igualdade absoluta entre homens e mulheres8. Ghannouchi afirmou haver fechado acordos (o que foi confirmado por diversas entrevistas e documentos) com muitos partidos polticos logo em 2003, prometendo que o Ennahda no tentaria reverter o cdigo de famlia. Tambm discutimos o proposto Conselho da Sharia, que aparece na plataforma de 2007 da IM do Egito como um frum para reviso das decises parlamentares a fim de garantir a conformidade delas com a lei islmica. Ghannouchi deixou claro que enxergava isso como uma invaso injustificada da autoridade religiosa na esfera da autoridade poltica constituda democraticamente uma violao da mtua tolerncia. Ele insistiu que nem ele nem seu partido apoiariam tal rgo. Em maio, reencontrei Ghannouchi. Dessa vez, tambm participou de nossa conversa Hamadi Jebali, que servia como secretrio-geral e que, mais tarde, seria eleito primeiro-ministro pela Assembleia Constituinte. Quando perguntei se o Ennahda se considerava mais perto

46

Journal of Democracy em Portugus

da IM egpcia ou do Partido da Justia e Desenvolvimento (AKP) da Turquia, Jebali respondeu:


Somos muito mais prximos do AKP do que da Irmandade Muulmana. Somos um partido cvico que emana da realidade da Tunsia, e no um partido religioso. Um partido religioso acredita ter legitimidade no das pessoas, mas de Deus. Um partido religioso acredita ser dono da verdade e que, portanto, ningum pode se opor a ele.

Ghannouchi concordou, e acrescentou que o objetivo era tornar a Tunsia um Estado cvico, no um Estado religioso9. Durante a campanha, Ghannouchi e Jebali continuaram tentando acalmar temores em relao ao fundamentalismo islmico. Muitos secularistas, se no a maioria, no se convenceram disso, mas pelo menos o Ennahda no teve uma plataforma (como a da IM do Egito) claramente hostil mtua tolerncia e aberta a denncias secularistas. Ao contrrio do Egito, onde militares permaneceram na presidncia desde que os Oficiais Livres tomaram o poder em 22 de julho de 1952, a Tunsia nunca teve um homem-militar forte. O presidente fundador, Habib Bourguiba e, mais tarde, Ben Ali deliberadamente mantiveram o exrcito reduzido, e preferiram governar por meio de uma polcia dispersa e odiada e recorrendo tambm a servios de inteligncia que ofuscavam o minsculo exrcito. No entanto, um soldado snior, o General Rachid Ammar, desempenhou um papel-chave ao enfrentar a polcia e expulsar Ben Ali do pas. Poderia ter havido um movimento para convenc-lo de alguma forma a assumir a presidncia, mas no houve. Em menos de um ms da partida de Ben Ali, civis da sociedade poltica exigiram e receberam responsabilidades para estabelecer as regras-chave necessrias para assegurar o sucesso da transio democrtica.

Um Passado til
Se necessrio compreender o xito das deliberaes da Comisso Ben Achour para compreender o xito das eleies de outubro,

Alfred Stepan

47

a compreenso dos dois fenmenos em conjunto exige uma viso ainda mais ampla, a qual abrange eventos ocorridos h uma dcada, em junho de 2003. Na Frana, naquele ms, representantes de quatro dos principais partidos extra-regime da Tunsia (Ennahda, CPR, Ettakatol e PDP os quais tm assento na Assembleia Constituinte) se reuniram para negociar e assinar um Chamado de Tnis10. Esse documento aprovou os dois princpios fundamentais da mtua tolerncia: 1) qualquer governo futuramente eleito teria de ser baseado na soberania do povo como nica fonte de legitimidade; e 2) o Estado, ao mostrar respeito pela identidade do povo e seus valores rabes-muulmanos, ofereceria a garantia da liberdade de todas as crenas a todos e a neutralizao poltica de templos de adorao. O Ennahda aceitou ambos os acordos fundamentais. O Chamado exigiu tambm total igualdade entre homens e mulheres. A partir de 2005, esses quatro partidos polticos, juntamente com representantes de partidos menores, se reuniram para reafirmar e at mesmo aprofundar seu compromisso com os princpios do Chamado. Produzido por eles, o documento A Coalizo de 18 de Outubro pelos Direitos e Liberdades na Tunsia enfatizou que, aps um dilogo de trs meses entre lderes dos partidos, foram construdos consensos sobre diversos temas crticos. Todos os partidos, inclusive o Ennadha, apoiaram o liberal cdigo de famlia existente11. Alm disso, afirmava o documento, qualquer Estado democrtico futuro teria de ser um Estado cvico [...] baseando sua legitimidade na vontade do povo, pois a prtica poltica uma disciplina humana [sem] qualquer forma de santidade. Por fim, o manifesto afirmava que no pode haver compulso na religio. Isso inclui o direito de adotar, ou no, uma religio ou doutrina12. Na construo do futuro, geralmente til olhar para o passado. H provas histricas de que a Tunsia estaria se tornando o que podemos chamar de compatvel com a mtua tolerncia j no sculo XIX (e at antes disso, se pesquisarmos razes culturais de tolerncia e abertura nas eras Otomana e medieval). Recentemente, democratas

48

Journal of Democracy em Portugus

tunisianos evocaram de modo explcito tal legado para explicar seu ponto de vista e esperanas para o pas. Importantes aspectos do legado cultural da Tunsia so de fato compatveis com a mtua tolerncia. A Tunsia tem uma tradio educacional e intelectual que combina elementos seculares e espirituais relevantes. Alm disso, a Tunsia do sculo XIX desempenhou um papel pioneiro na construo de estruturas constitucionais e de Estado que eram religiosamente neutras e que promoviam os direitos, alm de ter acolhido pensadores islmicos que defendiam uma interpretao do Isl baseada nos direitos, principalmente na rea de direitos da mulher. Talvez a figura icnica na histria cultural da Tunsia seja Ibn Khaldun (13321406), um autor nativo do pas, visto por muitos como o pensador que fundou as reas de sociologia, historiografia e economia devido a seus mtodos racionais e sistemticos de estudar imprios e culturas e compar-los uns aos outros. Hoje, sua esttua a nica que adorna a grande praa situada ao longo da Avenida Habib Bourguiba, o centro da vida pblica, social e gastronmica da capital da Tunsia. Mas o que fez de Ibn Khaldun um grande pensador, acadmico e heri da cultura tunisiana? Muitos analistas no mencionam seu apreo pela contemplao religiosa por si s e tambm como uma forma de apoiar o pensamento racional. De fato, muitos afirmam que a forma de pensar de Khaldun tinha pouco a ver com o Isl. Eles tendem a ignorar sua grande ateno intelectual e espiritual no apenas anlise racional, mas tambm ao estudo do sufismo, de santos e do misticismo. Entre os aspectos mais importantes da histria cultural da Tunsia, esto as ligaes do pas ao antigo reino muulmano da Andaluzia no sul da Espanha e ao Imprio Otomano, do qual a Tunsia foi uma regio autnoma de facto de 1580 at a imposio do Protetorado Francs em 188113. Ibn Khaldun, descendente de uma famlia andaluz, enfatiza em seu monumental Muquaddimah que, em sua poca, Tnis havia se tornado o principal destino para emigrantes muulma-

Alfred Stepan

49

nos e judeus. Ele estimava que a maior parte dos habitantes da Tnis do sculo XIII compreendia famlias da Andaluzia que emigraram do Levante Espanhol14. Esses emigrantes muulmanos e judeus trouxeram da Espanha vasta experincia de governo e administrao em cargos de alto nvel, o que os possibilitou deter altos cargos durante sculos na Dinastia Hafsid (12291574)15. Algumas das mais prestigiosas instituies da Tunsia eram religiosas, enquanto outras eram seculares. A Universidade da Mesquita de Zeitouna, baseada no islamismo, foi fundada em Tnis em 737, dois sculos antes da fundao da Universidade Al-Azhar, no Cairo. A Faculdade Sadiki foi fundada como uma instituio secular em 1875, tendo rapidamente se tornado a faculdade mais prestigiosa e competitiva da Tunsia. Sadiki era conhecida pela diversidade religiosa de seus estudantes: no fim da dcada de 1950, cerca de um tero de seus quase quatro mil alunos eram judeus tunisianos. Uma parte importante do passado relevante da Tunsia ao qual gostam de fazer aluso ativistas democrticos tanto seculares, quanto religiosos a metade do sculo XIX, uma poca que testemunhou uma importante reforma constitucional e passos rumo construo de um Estado religiosamente neutro. O alto nvel de autonomia de facto que a Tunsia e o Egito gozavam como provncias do decadente Imprio Otomano permitiu que ambos principalmente a Tunsia se tornassem as regies mais liberais e defensoras dos direitos no mundo rabe. Em 1846, dois anos antes de a Frana abolir a escravido em suas colnias, a Tunsia o fez por meio de uma campanha de presso e argumentos motivada por grupos religiosos e seculares. A abolio foi indita no mundo muulmano, tendo ocorrido 19 anos antes do que nos Estados Unidos (1865), 42 anos antes do que no Brasil (1888) e 116 anos antes do que na Arbia Saudita (1962)16. Em 1861, a Tunsia adotou a primeira constituio escrita da histria rabe. O cientista social francs Jean-Pierre Filiu, que mo-

50

Journal of Democracy em Portugus

rou quatro anos na Tunsia, defende em um livro escrito recentemente que essa constituio santificou um poder politico distinto da religio: o Isl raramente era mencionado, apenas para enfatizar que seu texto no contradizia seus princpios, e nem era explcito que o Bey [o governante] deveria ser muulmano17. Os artigos 86 a 104 da Constituio de 1861, escritos sob a influncia do estadista e terico poltico Khayr al-Din (que mais tarde serviu brevemente como gro-vizir do Imprio Otomano), declaravam que todos no reino, independentemente de sua religio, tinha(m) o(s) direito(s) de serem julgados por tribunais que inclussem seus correligionrios, de gozar de total segurana fsica e de praticar qualquer forma de comrcio. Filiu observa que essa lei bsica foi precedida por um Pacto de Paz Social, o qual enfatizava o interesse pblico, a igualdade perante a lei e a liberdade religiosa18. O Pacto e a constituio nunca entraram completamente em vigor, mas ao menos introduziram no discurso tunisiano a ideia de que povos de todas as religies deveriam gozar dos mesmos direitos. Como observa Albert Hourani:
[Essa experincia da Tunsia] em governo constitucional [...] deixou sua marca: ela ajudou a criar uma nova conscincia poltica em Tnis e a dar visibilidade a um grupo de estadistas, representantes e escritores que defendiam a reforma [...] at serem dispersos pela ocupao francesa em 1881. Esse grupo teve duas origens: uma foi a [Universidade] da Mesquita de Zaytuna, onde se fez sentir a influncia de Shaykh Muhammad Qabadu, um professor que defendia a reforma; a outra foi a nova Faculdade de Cincias Militares19.

Zeitouna e Sadiki, juntamente com a nova Faculdade de Cincias Militares, originaram os principais pensadores polticos que defendiam, do ponto de vista islmico, a expanso dos direitos, inclusive os direitos da mulher. O trabalho mais importante nesse sentido foi escrito por Tahar Haddad (18991935), que, em 1924, foi o co-fundador do maior sindicato livre da Tunsia. Haddad defendeu em sua obra Notre femme dans la Lgislation Musulmane et

Alfred Stepan

51

dans la Socit que a leitura correta do Alcoro levaria igualdade da mulher. A capa desse livro, publicado pela primeira vez em 1930, mostra, no primeiro plano, uma mulher parada e totalmente coberta por um vu, e, atrs dela, uma jovem de cabelos encaracolados, jogadora de basquete, em traje esportivo20. Haddad se baseava no trabalho de Khayr al-Din, que, segundo Nathan J.Brown, lana um argumento poderoso para uma poltica constitucionalista, e aplica o constitucionalismo no apenas prtica europeia, mas tambm tradio islmica21. No Chamado de Tnis, de 2003, que mostrou que opositores seculares e islmicos estavam prontos para cooperar, al-Din e Haddad so elogiados como defensores do constitucionalismo e dos direitos da mulher. Portanto, sem seguir um caminho rumo ao humanismo exclusivo ou ao lacit severo e avesso religio, a Tunsia, durante a independncia, em 1956, era um pas onde o pensamento e as percepes racionais e religiosas tinham espao na discusso pblica em um ambiente relativamente compatvel com a mtua tolerncia. O que aconteceu na independncia para prejudicar esse processo por um tempo?

As Dcadas Perdidas, 1956-2011


Como lder do movimento de independncia, Bourguiba recorreu aos sentimentos muulmanos. Como presidente, ele seguiu uma poltica severa de modernizao conduzida pelo Estado ao estilo francs e turco, acompanhada de rigorosas denncias da chamada crena religiosa22. Ele fechou a Universidade de Zeitouna, apesar de seu amplo currculo, e a substituiu pela secular Universidade de Tnis, inspirada na tradio francesa. Como parte de seu agressivo programa de reforma agrria, ele nacionalizou o pious trusts (na prtica, fundaes fundirias cujas rendas pagaram a construo de mesquitas e alguns programas sociais muulmanos). Ele reduziu o estudo de religio em escolas pblicas para uma hora semanal e exigiu que os professores fossem capazes de ensinar em francs e rabe

52

Journal of Democracy em Portugus

(a grande maioria dos ims sabia apenas o ltimo). Escolas privadas voltadas ao Alcoro praticamente desapareceram23. Ao mesmo tempo que muitos religiosos saram perdendo com Bourguiba, muitos secularistas saram ganhando, principalmente as mulheres, que no apenas passaram a gozar de maior proteo sob o novo cdigo de famlia de Bourguiba, como comearam a se matricular em grande nmero em cursos de educao superior. Em seus 31 anos no poder, Bourguiba nunca permitiu uma eleio livre. Parte da razo de seu distrito eleitoral urbano de classe mdia, entre mulheres e homens, no ter exigido eleies foi o fato de, implicitamente, estar posta a questo: Depois de mim, o qu?. Todos sabiam que suas reformas modernizadoras e secularizadoras haviam sido impostas pelo poder do Estado de ignorar as apreenses dos muulmanos tradicionais. O que aconteceria em eleies livres e qual seria o destino das mudanas promovidas por Bourguiba? Em 1987, Ben Ali expulsou Bourguiba do poder por meio de um golpe de mdicos (alegava-se que Bourguiba sofria de demncia), ao que se seguiu um breve alvio. Os principais dissidentes voltaram do exlio, e eleies legislativas um pouco mais competitivas foram realizadas em 1989. No contexto da Revoluo Iraniana de 1979, do crescimento da Frente Islmica de Salvao na vizinha Arglia, da revolta contida entre muulmanos tunisianos por sua excluso da poltica e da emergncia de Rachid Ghannouchi graduado em Zeitouna e Sadiki, como lder de um grupo polti co, o Ennahda, que poderia mobilizar essa oposio, muulmanos mais agressivos desafiaram Ben Ali. O Ennahda no foi legalizado e, portanto, no poderia competir como partido, mas ele nomeava candidatos independentes. Em uma eleio que certamente no foi justa, at mesmo representantes do governo de Ben Ali reconheceram que os candidatos do Ennahda receberam 15% dos votos totais do pas (e 30% na regio metropolitana de Tnis). Em um ambiente polarizado, duas pessoas mor-

Alfred Stepan

53

reram em exploses. Ainda no se sabe quem foram os responsveis por elas, mas Ben Ali acusou o Ennahda. De acordo com estimativas de um grupo de direitos humanos tunisiano, da Anistia Internacional e do Ennahda, nos anos seguintes pelo menos vinte mil membros do Ennahda foram julgados por subverso e presos, e cerca de dez mil foram exilados, muitos aps passar pela Arglia, como Ghannouchi24 . O degelo das amarras polticas virara gelo. A nova polarizao ajudou Ben Ali a prolongar seu domnio autoritrio por mais duas dcadas. Ao aviso de Bourguiba de que os islamitas reverteriam os ganhos do secularismo, Ben Ali com a ajuda do espetculo da sangrenta guerra civil entre islmicos e o exrcito que se desenrolou ao longo da dcada de 1990 na vizinha Arglia trouxe tona o medo da violncia islmica, que, segundo ele, apenas poderia ser evitada por ele prprio e seu regime25. Porm, na Tunsia ps-Ben Ali, tal violncia no se materializou. Na verdade, os partidos seculares do pas e os islamitas tm a chance de contribuir para o repertrio mundial de relaes democrticas possveis entre religio, sociedade e Estado. Analistas geralmente ignoram a importncia da Tunsia, que ocultada pelo vizinho Egito, que possui maiores dimenses e estrategicamente mais relevante. Contudo, dado que a Tunsia , at agora, o nico pas rabe que atendeu aos quatro requisitos de uma transio democrtica, analistas e ativistas deveriam dar-lhe mais ateno, principalmente devido a seu exemplo de como atores seculares e religiosos podem negociar novas regras e formar coalizes. Ao considerar pases muulmanos, muitos analistas focam nos fatores faltantes que julgam necessrios para a democracia nesses pases. Muito do que consideram faltar, no entanto, baseia-se no repertrio do que esses observadores acreditam, com razo ou no, ter existido nesse ou naquele pas ocidental quando se tornou democrtico. Uma abordagem melhor e mais criativa pode ser analisar aes e acontecimentos deliberados ou fortuitos que promovam o surgimento de prticas compatveis com a mtua tolerncia. E

54

Journal of Democracy em Portugus

importante estar ciente de que tais prticas no pressupem a necessidade de um humanismo exclusivo e de um secularismo agressivo para triunfar, ou de menor participao religiosa, ou de uma variante do mundo muulmano da Reforma Protestante (e suas consequentes guerras religiosas?) para se revelar, ou de autoritrios uniformizados que imponham o secularismo como na Turquia Kemalista. Durante cerca de um sculo antes da independncia em 1956, a Tunsia mostrou sinais de estar caminhando rumo ao modelo da mtua tolerncia, o que foi arruinado pelo autocrata modernizador Bourguiba ao impor o secularismo autoritrio. Pior que isso: ele criou um distrito eleitoral objetivamente pr-autoritrio de secularistas assustados, o qual serviu como fonte de apoio para seu governo e tambm para o de seu sucessor. O mais surpreendente que, j em 2003, ativistas de oposio tanto seculares, quanto religiosos estavam entrando em acordo sobre um programa em comum para o primeiro dia aps Ben Ali. De certa forma, eles se basearam em seus passados comuns para construir um futuro democrtico. Com secularistas concordando que islamitas poderiam participar da poltica democrtica e islamitas concordando que a soberania popular a nica fonte de legitimidade, a Tunsia, surpreendentemente, mostrou-se bem preparada para realizar uma transio democrtica quando a oportunidade de faz-lo apresentou-se. NOTAS
1. Alfred Stepan, Multiple Secularisms of Modern Democratic and Non-Democratic Regimes, em Craig Calhoun, Mark Juergensmeyer, e Jonathan VanAntwerpen, eds., Rethinking Secularism (New York: Oxford University Press, 2011), 11444. John Rawls chegou ao ponto de afirmar que, em nome da construo da sobreposio de consensos, argumentos religiosos deveriam ser retirados da agenda de discusso pblica. Consulte sua obra Political Liberalism (New York: Columbia University Press, 1993), 15154. Charles Taylor, em seu livro A Secular Age (Cambridge: Harvard University Press, 2007), explicou os processos complexos que levaram o mundo do Atlntico Norte a acatar a ideia de que um humanismo exclusivo, prati-

Alfred Stepan

55

camente livre de religio, a nica base sobre a qual polticas pblicas podem ser desenvolvidas e defendidas. Veja especificamente as pginas 1921, 2628, 642, e 674. 2. Consulte Alfred Stepan, The Worlds Religious Systems and Democracy: Crafting the Twin Tolerations, em Arguing Comparative Politics (Oxford: Oxford University Press, 2001), 21353. Uma verso mais breve e com menos comentrios desse artigo foi publicada sob o ttulo Religion, Democracy, and the Twin Tolerations, Journal of Democracy 11 (outubro de 2000): 3757. 3. Juan J. Linz e Alfred Stepan, Problems of Democratic Transition and Consolidation: Southern Europe, South America, and Post-Communist Europe (Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1996), 1. 4. O resultado real das eleies infelizmente no gerou a paridade esperada. Embora 50% dos candidatos de todos os partidos tenham sido mulheres, a maioria deles (com a exceo notvel do Ennahda) no colocou o nome de nenhuma mulher em primeiro lugar. Em diversos distritos eleitorais, apenas um candidato do partido ganhou, e portanto muito mais homens do que mulheres ganharam assentos. No entanto, cerca de um quarto dos membros da Assembleia Constituinte so mulheres. 5. Meu uso do termo Dezoito Brumrio que ficou famoso com a obra de Karl Marx de 1852 O 18 Brumrio de Luis Bonaparte uma referencia data do calendrio da Revoluo Francesa (9 de novembro de 1799), quando Napoleo deu um golpe no Diretrio, estabelecendo-se ditador militar. As tenses entre distintas faces revolucionrias levaram algumas delas a entrar em acordo com Napoleo (na esperana de us-lo para seus prprios interesses), dando abertura para que ele ganhasse o poder. 6. Por motivos de espao, esse artigo foca na Tunsia, mas apresento provas substanciais acerca de minhas afirmaes sobre o Egito no artigo The Recurrent Temptation to Abdicate to the Military in Egypt, datado de 13 de janeiro de 2012, disponvel em http://blog.freedomhouse.org/weblog/2012/01/ two-perspectives-on-egypts-transition.html. 7. Entrevista do autor com Rachid Ghannouchi, Tunes, 26 de maro de 2011. 8. Desde cerca de 1980, Ghannouchi (nascido em 1941) tem enfatizado a necessidade de maior igualdade entre homens e mulheres no Isl. Veja Azzam S. Tamimi, Rachid Ghannouchi: A Democrat Within Islamism (Oxford: Oxford University Press, 2001). 9. Entrevista do autor com Rachid Ghannouchi e Hamadi Jebali, Tunes, 30 de maio de 2011. 10. Recebi uma cpia do Appel de Tunis de 17 juin 2003, com os nomes dos signatrios e suas afiliaes, de vrios daqueles que participaram das reunies onde foi produzido. Uma verso em francs est disponvel em www.cprtunisie.net/spip. php?article30. Entre os participantes esto os atuais presidentes do CPR, do Ettakatol e do PDP. Os dois principais lderes do Ennahda foram, respectivamente, preso e incapaz de obter um visto francs, portanto o movimento islmico foi representado pelo chefe de sua Central Poltica.

56

Journal of Democracy em Portugus

11. O cdigo de famlia da Tunsia, amplamente reconhecido por ser o cdigo mais progressista do mundo rabe, foi decretado pelo Presidente Habib Bourguiba em 1956. Ele abole a poligamia; exige acordo mtuo antes do casamento; permite que mulheres entrem com pedidos de divrcio e tenham direito igual diviso de bens aps o divrcio; probe maridos de acabar com o casamento de forma unilateral; e estabelece uma idade mnima para meninas poderem casar. Em 1966, o governo de Bourguiba lanou um programa de planejamento familiar que incluiu a distribuio de plulas anticoncepcionais e aborto permitido por lei. 12. Recebi uma cpia desse documento em 11 de novembro de 2011, durante uma visita sede em Tnis do partido mais secular da atual coalizo, o Ettakatol, doado por um de seus organizadores, Zied Dooulotli. O documento foi traduzido do rabe para o ingls por Mostofa Henfy. 13. Como exemplo, veja Maria Rose Menocal, The Ornament of the World: How Muslims, Jews, and Christians Created a Culture of Tolerance in Medieval Spain (New York: Little, Brown, 2002). Sobre a tolerncia religiosa no Imprio Otomano, veja Karen Barkey, An Empire of Difference: The Ottomans in Comparative Perspective (Cambridge: Cambridge University Press, 2008). 14. Para essa estimativa de Khaldun, veja John D. Latham, Towards a Study of Andalusian Immigration and Its Place in Tunisian History, Les Cahiers de Tunisie (1957): 20352. 15. Para consultar os nomes de funcionrios judeus que ocupavam altos cargos do governo e quais eram os cargos que detinham na Tunsia, veja Latham, Towards a Study of Andalusian Immigration, 21620. 16. Sobre motivos religiosos e seculares por trs da abolio antecipada na Tunsia, veja Roger Botte, Esclavages et abolitions en terres dIslam (Brussels: Andr Versaille, 2010), 5992. 17. Veja Jean-Pierre Filiu, The Arab Revolution: Ten Lessons from the Democratic Uprising (London: C. Hurst, 2011), 142. 18. Filiu, Arab Revolution. 19. Albert Hourani, Arabic Thought in the Liberal Age: 17981939 (New York: Cambridge University Press, 1983), 65. 20. Para ver uma foto da capa, consulte Penses de Tahar Haddad (Tunis: Snipe, 1993), 38. J em 1904, o influente Xeique Thaalibi defendeu em The Liberal Spirit of the Koran que uma leitura verdadeira do Alcoro levaria a reformas polticas e sociais ultrapassadas. 21. Nathan J. Brown, Constitutions in a Nonconstitutional World: Arab Basic Laws and the Prospects for Accountable Government (Albany: State University of New York Press, 2002), 19. 22. Esse e outros discursos so citados em Mark A. Tessler, Political Change and the Religious Revival in Tunisia, Maghreb Review 5 (janeiro-fevereiro de

Alfred Stepan

57

1980): 819. Veja tambm Lotfi Hajji, Bourguiba et llslam: Le politique et le religieux, trans. Shiem Bouzgarou Ben Ghachem (Tunes: Sud Editions, 2011). 23. Tessler, Political Change and the Religious Revival in Tunisia, 10. 24. Entrevista do autor com Samir Ben Amor, advogado de defesa e secretrio geral da Associao de ex-prisioneiros, Tnis, 29 de maio de 2011. Veja tambm Anistia Internacional, Tunisia: Prolonged Incommunicado Detention and Torture, maro de 1992, MDE 30/004/1992. 25. Esse duplo medo orquestrado pelo regime beneficiou Ben Ali. Um relato dizia: Muitos democratas seculares foram cmplices a contragosto do autoritarismo de Ben Ali [...] [considerando isso] o menor entre dois males. Christopher Alexander, Tunisia: Stability and Reform in the Modern Maghreb (London: Routledge, 2010), 66.

Dossi Sudeste Asitico

Reforma Econmica e Autoritarismo no Vietn, Laos e Camboja*


Martin Gainsborough

Martin Gainsborough professor de poltica de desenvolvimento na Faculdade de Sociologia, Poltica e Estudos Internacionais da Universidade de Bristol. Entre suas publicaes esto: Vietnam: Rethinking the State (2010) (Vietn: Repensando o Estado, em traduo livre) e Changing Political Economy of Vietnam: The Case of Ho Chi Minh City (2003) (Economia Poltica do Vietn em Transformao: O caso da Cidade de Ho Chi Minh, em traduo livre). em conjunto, Vietn, Camboja e Laos podem ser comparados a um quebra-cabea. Enquanto o Vietn e o Laos permanecem como Estados comunistas unipartidrios, o Camboja sob a superviso da comunidade internacional passou por uma transio democrtica em 1993. No entanto, a poltica dos trs pases acabou se tornando notavelmente semelhante, caracterizada pela falta de compromisso com valores liberais. Na busca por uma explicao para o fato, devemos levar em considerao a importncia da cultura poltica e da poltica do dinheiro (money politics), ao mesmo tempo em que o ativismo da sociedade civil e os protestos espontneos tornam-se cada vez mais comuns. Vietn, Camboja e Laos so frequentemente agrupados para fins de anlise. H motivos bvios para isso. Todos so antigas colnias
*Publicado originalmente como Elites vs. Reform in Laos, Cambodia, and Vietnam, Journal of Democracy, Volume 23, Nmero 2, Abril de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

Considerados

Martin Gainsborough

59

da Frana no passado, conhecidas, em conjunto, como a Indochina Francesa e prximos uns dos outros no sudeste do continente asitico. Todos testemunharam a ascenso de partidos comunistas ao poder nacional em meados da dcada de 1970. Outra questo relevante a tentativa mal sucedida do Vietn durante a Guerra Fria de desempenhar um papel de importante liderana na Indochina, incorporando o Camboja e o Laos aps invadir o primeiro em 1978. Desde o fim da Guerra Fria, os trs pases so considerados um conjunto por estarem entre os Estados mais pobres do Sudeste Asitico, por serem ligados pela sub-regio do Grande Mekong e por estarem entre os membros mais recentes da Associao de Naes do Sudeste Asitico (ANSA). Os trs pases tambm tm registrado alto crescimento econmico e diminuio da pobreza desde a dcada de 1990 e passam por um processo de reforma que envolve uma mudana de planejamento central para uma economia de mercado. No entanto, Vietn, Camboja e Laos so Estados soberanos independentes, com histrias e influncias pr-coloniais distintas. Cada um deles passou por uma experincia diferente sob o domnio colonial francs e apresenta ainda que de modo sutil caractersticas ps-coloniais igualmente distintas. Tambm no se pode afirmar que os trs Estados seguiram a mesma trajetria desde o fim da Guerra Fria. O Vietn e o Laos no passaram por uma transio democrtica e continuam sendo Estados comunistas unipartidrios. O Camboja, por outro lado, passou por tal transio (supervisionada pela comunidade internacional) em 1993, embora muitos de seus progressos democrticos tenham sido revertidos. Alm disso considerando-se que os trs esto mais integrados economia do sudeste asitico e economia global , suas circunstncias distintas os fazem reagir de maneiras diferentes a foras externas econmicas, polticas e culturais. Essas circunstncias incluem problemas de dimenso e localizao. O Vietn, com 86 milhes de habitantes, deixa para trs o Camboja (com 15 milhes) e o Laos (com apenas sete milhes), que alm de montanhoso e de no posJournal of Democracy em Portugus Volume 1, Nmero 2, Outubro de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

60

Journal of Democracy em Portugus

suir sada para o mar o mais pobre e o menor dos trs pases. A economia do Vietn tambm supera em oito vezes a do Camboja e em quinze vezes a do Laos. Em resumo, os trs pases permanecem comparveis mas distintos, com trajetrias que so e continuaro sendo diferentes. Especialistas regionais geralmente consideram que esses trs pases adotaram por fora de uma deciso consciente de suas elites uma poltica econmica nacional reformista (voltada para o mercado). Considera-se que o Vietn e o Laos o tenham feito em 1986, nos congressos nacionais dos partidos comunistas de cada um deles realizados naquele ano. poca, os dois pases j eram governados por partidos comunistas. O Vietn adotou uma poltica denominada doi moi (que, literalmente, significa nova mudana, mas que em geral traduzida como renovao), enquanto o Laos anunciou um novo mecanismo econmico baseado em um novo pensamento1. Diz-se que o Camboja seguiu o exemplo em 1989, aps a sada das tropas vietnamitas. Em relao ao que se postula ter sido feito pelas elites, o consenso que, em cada caso, as mudanas tiveram uma dimenso poltica e econmica, ainda que a ltima tenha tido um alcance maior que a primeira. Esse consenso, no entanto, d demasiada nfase mudana, s polticas formais e s iniciativas das elites, ao passo que subestima o significado da continuidade econmica e poltica e a importncia de outros fatores alm das iniciativas polticas das elites que moldaram os acontecimentos nesses trs Estados. Nesse contexto, relevante a medida em que as elites dos trs pases apenas formalizaram iniciativas ou experimentos espontneos, de baixo para cima, de representantes, diretores de empresas, moradores das cidades ou agricultores. Em geral, as elites preferem parecer estar no controle, e no admitem quando no esto agindo, mas sim reagindo. No entanto, como se afirma em relao ao caso chins, qualquer relato que negue o papel das iniciativas informais

Martin Gainsborough

61

ou no autorizadas altamente oficialesco, desviando-nos da dinmica real do processo de reforma2. Isso no significa negar que as elites tenham dado incio a mudanas, mas sim defender uma avaliao equilibrada que observa o papel do informal e do formal e que considera a continuidade e a mudana. Tal equilbrio igualmente importante ao se avaliar mudanas polticas mesmo onde elas se encontram aqum de uma transio democrtica completa e reformas econmicas.

Limites da Reforma Poltica Formal


Nos limites de seus respectivos regimes unipartidrios, Vietn e Laos adotaram rumos semelhantes na reforma de seus sistemas polticos. A trajetria do Camboja foi diferente, embora tenha tido politicamente o mesmo desfecho de seus vizinhos, apesar da transio democrtica pela qual passou no incio dos anos de 1990. Embora as reformas lanadas no Sexto Congresso do Partido Comunista do Vietn e no Quarto Congresso do Partido Revolucionrio do Laos em 1986 sejam muitas vezes consideradas preponderantemente econmicas, em ambos os casos elas tiveram um componente poltico evidente. No Vietn, a principal declarao poltica daquele ano destacou problemas que incluam a m coordenao entre o Partido Comunista e o governo e a tendncia de representantes do Partido de agir fora da lei e violar procedimentos eleitorais. Essa crtica deu incio a movimentos formais do Partido para instituir o imprio da lei, fortalecer o papel da Assembleia Nacional e esclarecer o relacionamento entre o Partido, o governo e os cidados. Tais questes permanecem atuais: exatamente como o Partido enxerga o imprio da lei e o relacionamento correto entre cidados e o Estado so questes em aberto. As reformas no Laos tambm focaram no Estado de direito e incluram a promulgao da primeira constituio ps-colonial do pas em 1991, com nfase no fortalecimento da burocracia. Nos dois pa-

62

Journal of Democracy em Portugus

ses, houve uma flexibilizao na esfera social por meio da desestalinizao da vida cotidiana3. Restries para viagens domsticas e at internacionais foram enfraquecidas; a vigilncia diria tornou-se menos difusa e intensa; e foram autorizados novos veculos de mdia e associaes e tambm grupos informais, incluindo grupos religiosos. Embora nada disso tenha culminado em uma transio democrtica no Vietn ou no Laos o controle do Partido Comunista continuou e foras de segurana permaneceram sendo expressivas , em ambos os pases a atmosfera tornou-se sensivelmente mais livre. No fim da dcada de 1980 e incio da dcada de 1990, protestos populares na Praa Tiananmen, a queda do Muro de Berlim e o colapso do comunismo na Europa Central, no Leste Europeu e na antiga Unio Sovitica abalaram o mundo, dando incio a discusses sobre o futuro dos sistemas polticos do Vietn e do Laos. Grande parte dessas discusses continuou nos bastidores desses regimes fechados. difcil saber exatamente o que foi dito. Porm, o veredicto bsico foi evidente. No incio da dcada de 1990, o Vietn e o Laos silenciaram o que pareciam ser vozes minoritrias clamando por pluralismo poltico. No Laos, dois antigos vice-ministros e um representante do Ministrio da Justia foram detidos por terem supostamente tramado a derrubada do regime4. No Vietn, um membro do politburo foi demitido antes do Stimo Congresso do Partido Nacional em 1991, aparentemente por ter advogado por uma poltica multipartidria. Reforando sua oposio poltica democrtica, ambos os partidos governantes emitiram declaraes rejeitando decisivamente o que chamaram de demandas liberais extremas (Vietn) e um sistema multipartidrio (Laos)5. Desde ento, os partidos continuaram estagnados. Ambos continuam a tratar do desenvolvimento da democracia. Todavia, isso no significa uma democracia liberal. Ao contrrio. Eles se referem, por exemplo, a aumentar o nmero de membros do partido governante com direito a voto nas eleies dos principais lderes, elevao do nmero de cargos no

Martin Gainsborough

63

governo local eleitos diretamente, e garantias para que o Partido Comunista d mais ateno a membros do Estado, legisladores e cidados. Desde o incio da dcada de 1990, o Vietn e o Laos abriram suas portas a diversas organizaes doadoras bilaterais e multilaterais e tambm a organizaes no-governamentais (ONGs), recebendo delas significativa ajuda e assistncia tcnica nesse processo. Entre os doadores, encontram-se asiticos e ocidentais. No Laos, h forte presena chinesa, tailandesa e vietnamita. O grande doador asitico ao Vietn a China, mas a presena chinesa gerenciada com cautela (os dois pases travaram uma curta porm amarga guerra de fronteira no incio de 1979 e continuaram com confrontos armados de fronteira at 1990). Doadores ocidentais tm trabalhado com os governos do Vietn e do Laos em reas relacionadas governana como administrao pblica e reforma do sistema judicirio , combate corrupo e desenvolvimento da sociedade civil. Todavia, nada disso causou um impacto muito expressivo na poltica dos dois pases. A trajetria do Camboja foi um pouco diferente. Aps a invaso vietnamita em 1978 para expulsar o violento Khmer Vermelho, o Camboja foi governado por um regime apoiado por Hani e liderado a partir de 1985 pelo primeiro-ministro Hun Sen. Na dcada de 1980, uma guerra civil emergiu: de um lado, uma coaliso entre monarquistas e o Khmer Vermelho; do outro, o regime apoiado por Hani. A paz foi possvel apenas quando o Vietn, por motivos polticos domsticos, decidiu que no seria mais possvel sustentar sua presena militar no Camboja. Aps o acordo de paz (assinado em Paris em 1991), a ONU executou uma importante operao que culminou nas eleies de 1993, disputada por 19 partidos. Ao menos no curto prazo, a ONU teve um impacto significativo. O Camboja adquiriu alguns dos preceitos formais do constitucionalismo liberal, inclusive uma nova lei fundamental alinhada aos princpios de tal constitucionalismo. As atividades da sociedade civil tambm aumentaram significativamente, e surgiram mdias crticas

64

Journal of Democracy em Portugus

e diversas. No entanto, esse florescimento liberal logo comeou a definhar. As eleies continuaram em intervalos regulares, mas os ganhos obtidos no incio da dcada de 1990 foram revertidos nas mos de Hun Sen e de seu Partido do Povo Cambojano (PPC), determinados a manter o forte controle sobre o poder. O resultado tem sido a supresso sistemtica da oposio poltica, inclusive do partido monarquista conhecido como FUNCIN- PEC (o antigo parceiro de coalizo do PPC) e do Partido Sam Rainsy. Crticos do governo na mdia, sindicatos trabalhistas e a sociedade civil em geral tm sido comprados ou silenciados por uma combinao de clientelismo, intimidao, mudanas nas leis eleitorais e recursos a tribunais politicamente tendenciosos6. Na eleio mais recente, conduzida em julho de 2008, o PPC conquistou 90 dos 123 lugares, e pela primeira vez desde 1993 pde formar um governo prprio. O Partido tambm controla 90% de todas as comunas e comits de governos locais7. Essa uma transformao notvel para um partido que como muitos tendem a esquecer ficou em segundo lugar, atrs do FUNCIN- PEC, na eleio de 1993. A exemplo de seus pares no Vietn e no Laos, o governo cambojano permitiu a operao da comunidade internacional de doadores, trabalhando com ela, desde a dcada de 1990, em uma gama de reformas da governana. Tambm no caso cambojano, os doadores so asiticos e ocidentais, com a China e o Vietn se destacando em relao aos ltimos. Assim como no Vietn e no Laos, foi fortemente limitado o efeito da atuao dos doadores internacionais sobre a orientao poltica bsica do Camboja.

As Formidveis Foras da Continuidade


Por que esses trs pases vizinhos o Camboja aps o interldio da transio de 1993 e os outros dois mais ou menos continuamente seguiram to insistentemente um caminho no democrtico? A resposta pode estar nas culturas polticas de suas elites, que so ex-

Martin Gainsborough

65

tremamente parecidas. Foge do escopo deste artigo buscar tal semelhana desde suas origens8, mas podemos documentar as caractersticas em comum compartilhadas por tais culturas polticas e descrever seus efeitos. No cerne das culturas polticas do Vietn, Camboja e Laos, esto presentes doses elevadas de elitismo e paternalismo. Sob sua influncia, premissas culturais sobre o relacionamento adequado entre o Estado e seus cidados, ou entre governantes e governados, contrastam fortemente com o observado no Ocidente. Nessas sociedades do Sudeste Asitico, h uma forte convico implcita de que a boa vontade e a alta capacidade moral de quem detm o poder e no os pesos e contrapesos impessoais apoiados pela tradio liberal devem agir como limitadores fundamentais do poder9. A relevncia dessa mentalidade cultural pode ser percebida tambm na nfase dada famlia (ou, mais precisamente, em quem so os pais) nos trs pases. Considerando-se a cultura poltica, fica mais fcil entender por que os trs partidos governantes rejeitam o pluralismo e sentem-se profundamente desconfortveis em relao sociedade civil ou a qualquer forma de organizao que atue fora das estruturas do Estado ou do partido governante. Nesse sentido, importante ressaltar que os regulamentos que legalizam ONGs e suas relaes tm progredido lentamente muitas vezes de forma controversa nos trs Estados. O foco da cultura poltica tambm ajuda a entender a natureza das eleies. Nos trs pases, as instncias superiores de poder consideram o ato de votar menos como uma competio de alternativas do que como uma chance para os cidados confirmarem os mritos intrnsecos de seus lderes10. Portanto, no Vietn e no Laos, o Estado busca controlar quem eleito para o parlamento. J no Camboja, Hun Sen agiu como que por instinto para apagar qualquer imagem de eleies como competies srias. Atribuir cultura poltica seu peso adequado levanta questes profundas sobre o que acontece quando os partidos governantes

66

Journal of Democracy em Portugus

trabalham com a comunidade de doadores internacionais em reas como reforma da administrao pblica ou de combate corrupo. As reformas defendidas por esses doadores envolvem tipicamente pesos e contrapesos institucionais que as elites dos pases em questo consideram ambivalentes. Independentemente do que os doadores pensem estar fazendo, a realidade que ou as elites locais no esto to engajadas nas reformas liberais institucionais ou insistem em interpret-las e aplic-las de maneira no liberal. Por fim, um foco na cultura poltica torna mais fcil compreender (embora no tolerar) a tendncia dos governantes de tratar dissidentes e outros crticos de maneira to severa. Direitos, parecem acreditar os governantes, derivam da submisso mentalidade paternalista e centrada nas elites. No se submeter, portanto, significa no ter direitos11. Alm de uma cultura poltica hostil, outro grande obstculo que a poltica liberal enfrenta nos trs pases est relacionado ascenso da poltica do dinheiro e consequente mercantilizao do Estado. O relato convencional sobre as reformas no Sudeste Asitico as associa (implcita ou explicitamente) liberalizao econmica e neutralizao do Estado. Mas no foi isso o que aconteceu. De fato, nos trs casos, os anos de reforma presenciaram uma expanso do mercado, mas presenciaram tambm uma forma de avano e no de isolamento do Estado, uma vez que polticos, membros do Estado e aqueles prximos a eles ampliaram, para enriquecimento prprio, o acesso privilegiado a oportunidades de negcios associadas expanso do mercado e globalizao. No Vietn, esse processo foi observado pela primeira vez em relao ao surgimento de novos interesses de negcio por parte do Estado a partir da dcada de 1980, medida que aqueles com relaes polticas comearam a acumular capital por meio de transaes de mercado mesmo sob um esquema de planejamento central. No Laos, a mercantilizao do Estado evidenciada pelas referncias frequentes a polticos e familiares de polticos que so conhecidos por ocuparem os principais cargos da economia do pas. No

Martin Gainsborough

67

Camboja, o processo comeou no fim da dcada de 1980, com a venda de ativos do Estado, principalmente pelo PPC, com Hun Sen procurando fazer amigos e influenciar pessoas em antecipao s mudanas no cenrio poltico. As caractersticas dessa economia poltica da era de reformas so similares nos trs pases. Em primeiro lugar, as ligaes e relaes polticas so fundamentais. Elas so necessrias obteno de proteo poltica e ao acesso terra, ao capital e a contratos, ou para se obter (ou contornar) autorizaes necessrias. Conflitos de interesse so comuns, com membros do Estado (frequentemente agindo por meio de amigos ou parentes) atuando em setores da economia cujas regulamentaes esto sob sua responsabilidade. So comuns tambm a especulao e a obteno de benefcios pelo uso indevido de informaes privilegiadas obtidas graas ocupao de um cargo pblico. A especulao fundiria ou, no caso do Camboja, a apropriao definitiva de terra existente nos trs Estados revelou-se um caminho fcil para o enriquecimento instantneo de muitos atores estatais, principalmente desde que a terra recuperou seu status de commodity comercializvel no fim da dcada de 1980. Para muitos nessas sociedades, h uma forte relao entre deter um cargo pblico e acumular riqueza privada. No mbito da cultura poltica elitista, estamos presenciando um fenmeno com razes histricas profundas, mas que tambm foi impulsionado por novas circunstncias nesse caso, aquelas associadas reforma econmica baseada no mercado. Nos trs Estados, os salrios dos cargos pblicos so baixos, mas aspirantes pagam caro para det-los e, consequentemente, ter fcil acesso a benefcios. Portanto, um suborno oferecido em troca da preferncia para um cargo parece um investimento que pode ser facilmente recuperado com rendimentos e outras oportunidades disponveis a um burocrata bem posicionado12. Nos trs pases, essa economia poltica tem impactado fortemente a poltica. A desigualdade alta, no apenas em termos de renda, mas tambm em relao concentrao da propriedade da terra. No Cam-

68

Journal of Democracy em Portugus

boja, por exemplo, onde o processo de acumulao tem sido mais ganancioso, um dcimo da populao detm quase dois teros das terras, e um dcimo desse um dcimo ou um por cento de todos os cambojanos detm cerca de 20% a 30%. Uma em cada cinco famlias rurais sem-terra, e esse nmero aumenta dois pontos de porcentagem por ano13. Interesses econmicos exercem crescente influncia sobre a poltica, s vezes ao ponto de capturar o Estado. Presses de bastidores sobre o governo aumentam sensivelmente medida que empresas tentam modelar as regulaes de modos que as beneficiem. Agora, os partidos comunistas no poder permitem que empresrios juntem-se a eles e que figuras importantes do setor privado tenham lugar no parlamento. Por fim, o estreitamento de laos entre o governo e as empresas est fazendo surgir um pendor estatal em benefcio do capital em disputas comerciais, alm de estar reforando os sentimentos instintivamente hostis da elite poltica em relao a sindicatos trabalhistas independentes. Por fim, h uma relao direta entre a economia poltica da era das reformas e o fracasso de grandes avanos na governana liberal. Na rea da reforma da administrao pblica por muito tempo, o cerne dos esforos dos pases doadores , tentativas de se evitar burocracias desnecessrias falham continuamente, uma vez que cargos ou funes eliminados so substitudos por novas funes ou gabinetes. Isso geralmente confunde quem est de fora, mas faz total sentido para qualquer um que entenda a forte relao entre a deteno de um cargo pblico e a acumulao de riquezas nessas sociedades. Fechar estruturas burocrticas ou esclarecer detalhadamente as funes dos cargos pblicos entra em confronto com o comportamento discricionrio dos atores estatais que permite a eles complementar seus salrios. Portanto, para eles, o aprimoramento da burocracia deve ser subvertido.

Protesto Espontneo e Sociedade Civil


Embora intensas, as foras da cultura e os interesses que impem obstculos poltica liberal no foram capazes de evitar o surgimen-

Martin Gainsborough

69

to de novas formas de protesto e ativismo civil no Sudeste Asitico comunista. Na dcada de 1980, protestos populares ou, mais precisamente, qualquer forma de organizao fora do mbito do Estado unipartidrio eram extremamente raros. Isso comeou a mudar na dcada de 1990. Ainda que o ambiente regulatrio que rege o ativismo da sociedade civil permanea incerto ou limitado, no houve uma re-stalinizao da vida cotidiana, e esse ativismo social no ficou estagnado. Protestos de pequenas propores tornaram-se comuns e os de maiores dimenses no so raros, com cidados ocupando ruas ou acampando fora de reparties pblicas em busca de solues para suas reivindicaes. Nas trs sociedades, a maior parte dos protestos relacionada a disputas por terras ou a queixas contra a corrupo. Entretanto, catlicos vietnamitas tm se manifestado tambm pela liberdade religiosa, enquanto os cambojanos tm protestado em virtude de disputas por um templo religioso com a Tailndia. O Vietn tambm vem testemunhando protestos de seus cidados contra aes chinesas no Mar da China Meridional, onde as Ilhas de Spratly desabitadas, mas ricas em hidrocarbonetos so objeto de disputas territoriais sino-vietnamitas. No Camboja, a oposio realizou comcios polticos no fim da dcada de 1990. Agora, o espao para isso limitado e os riscos so grandes. No Vietn e no Laos, alguns indivduos e grupos buscaram se reunir contra o Estado, apesar de restries impostas aos partidos da oposio. Houve um nico protesto de estudantes e professores no Laos em 1999, e, em 2006, dissidentes vietnamitas lanaram o Bloco 8406, mas, em ambos os casos, a represso oficial bateu o martelo com fora, suprimindo o florescimento da liberdade de expresso e de manifestao. No que tange s foras capazes de promover mudanas polticas, as atividades de dissidentes ou da oposio tm sido superadas em importncia por um novo ativismo de bastidores das classes mdias

70

Journal of Democracy em Portugus

que emergem nos trs pases. Por meio de diversas redes e ONGs, vietnamitas, cambojanos e (em menor proporo) os laocianos com acesso a algum recurso e educao esto comeando a pressionar seus respectivos governos em questes que vo desde a proteo de recursos proteo dos direitos das mulheres e dos portadores de deficincia. Em geral, esses processos so, na melhor das hipteses, pouco institucionalizados e dependem de contatos pessoais dos ativistas e da boa vontade de rgos estatais para engajar a sociedade. No entanto, nota-se um certo progresso, com ONGs bem relacionadas sendo capazes de fazer funcionar o sistema e alcanar resultados. Nesse ponto, vale ressaltar que, em diversas ocasies, o ativismo da sociedade civil apresenta um aspecto fortemente nacionalista e no est (ou pelo menos no ainda) pressionando pela substituio do sistema unipartidrio. Em vez disso, busca-se apenas reformar um Estado em relao ao qual alguns ativistas professam fervorosa lealdade. O surgimento da sociedade civil no teria sido possvel sem as diversas mudanas sociais que ocorreram no Vietn, Camboja e Laos desde 1986. Os cidados, sobretudo os pertencentes s classes mdias urbanas, esto, em geral, mais ricos e educados do que antes. Eles viajam mais, tm mais chances de trabalhar para organizaes internacionais e, portanto, tm mais experincia de como as coisas so feitas em outros pases. Alm disso, esto mais expostos a uma variedade maior de mdias antigas e novas, inclusive internacionais. Eles so mais confiantes e menos tolerantes a abusos por parte do Estado. Isso no significa necessariamente que eles estejam exigindo o fim do sistema unipartidrio, mas sim que esto cientes de seus direitos e querem mais voz nos assuntos que os influenciam. Certamente, h tenso entre essa mentalidade das classes mdias emergentes e a cultura poltica elitista resistente a mudanas. No entanto, a tenso menos forte do que se imagina, em parte por que elites e classes mdias influenciam-se mutuamente. Grande parte da classe mdia do Sudeste Asitico surgiu no muito longe do Estado e

Martin Gainsborough

71

permanece ligada a ele, muitas vezes por meio de familiares que so membros do Estado, sejam eles eleitos ou no-eleitos. Por outro lado, esses atores estatais tambm viajam, admitem meios de comunicao estrangeiros e interagem com as organizaes internacionais mudanas sociais afetam tanto os membros do Estado quanto outros cidados. Portanto, a natureza das elites governantes vietnamitas, cambojanas e laocianas est mudando por meio de um processo que dever influenciar tambm os partidos no poder, embora a um passo mais lento do que o observado na sociedade (principalmente na sociedade urbana) em geral14.

Perspectivas Futuras
O que o futuro reserva para a poltica dos trs Estados? improvvel um colapso dos regimes dos trs pases os governantes em Hani, Phnom Penh e Vientiane no esto contra a parede. A legitimidade do Estado unipartidrio de cada um deles advm de fontes diversas: desempenho econmico, nacionalismo, preocupaes com a ordem e o carisma pessoal dos principais atores estatais, por exemplo. No entanto, difcil estimar qual a dimenso do apoio ao regime e quo forte ele , uma vez que as pessoas relutam em falar abertamente sobre isso e no h pesquisa de opinio objetiva e cientfica. Em relao s eleies, todos os candidatos no Vietn e no Laos devem ser sancionados pelo Partido Comunista, e a maior parte deles de membros do Partido. No Camboja, partidos de oposio se enfrentam nas eleies, mas a compra de votos e a intimidao so importantes fatores de preocupao. Alm disso, os trs Estados possuem imponentes foras de segurana. O regime de Hun Sen, no Camboja, considerado o menos estvel, devido forma mais violenta e gananciosa que as elites procuram acumular riquezas. Porm, tambm o Estado com mais fora no combate oposio. O colapso do comunismo na China provavelmente teria repercusso nos trs Estados, assim como o colapso do comunismo no Vietn afetaria o Camboja e o Laos. Mesmo assim, poucos acadmicos es-

72

Journal of Democracy em Portugus

peram um desfecho como esse no curto ou no mdio prazo. O PPC, do Camboja, poder enfrentar dificuldades aps a sada de Hun Sen. Contudo, ele tem 60 anos de idade e, portanto, dever governar por mais alguns anos. Por outro lado, os estados unipartidrios do Vietn e do Laos possuem lideranas coletivas. Por isso, h menos motivos para preocupao em relao a uma crise de sucesso. parte a questo sobre a sucesso de Hun Sen, nossa anlise nos leva a crer na continuidade dos regimes atuais dos trs Estados por mais alguns anos, ainda que combinada a uma gradual evoluo do sistema poltico. Tal evoluo vem ocorrendo nos ltimos quinze ou vinte anos. Isso significa que, embora no tenham ocorrido mudanas nos partidos governantes (mesmo no Camboja, onde o PPC se valeu de tticas violentas para reconquistar o poder logo aps perder a eleio de 1993), a sociedade como um todo no ficou estagnada e seu fermento impactou a elite no poder. Com o tempo, isso expandir o escopo do que considerado, ou no, possvel. No longo prazo, no descartamos a possibilidade dos partidos comunistas vietnamita e laociano permitirem a formao de outros partidos polticos, ou que o PPC no Camboja d mais liberdade aos partidos de oposio. No entanto, as culturas polticas no liberais desses trs pases esto mudando lentamente, e o controle de cargos pblicos ainda significa muito dinheiro. Assim, o longo prazo pode ser realmente longo. A mesma afirmao poderia ser feita em relao a outros pases do Sudeste Asitico. Talvez os acontecimentos evoluam para uma situao semelhante da Coreia do Sul, que cerca de um quarto de sculo aps sua transio democrtica uma democracia em pleno funcionamento, mas na qual persistem costumes tradicionais (como a tendncia de tudo girar em torno do presidente), o que confere vida poltica sul-coreana um carter diferenciado15. Ser que uma evoluo como essa ocorrer nos trs pases do Sudeste Asitico em anlise? Em relao ao Camboja, no possvel afirmar com muita certeza. As (enfraquecidas) foras da oposio

Martin Gainsborough

73

como as de l no se separaram totalmente dos valores autoritrios da cultura poltica tradicional e tambm no esto firmemente baseadas no liberalismo constitucional clssico. Portanto, se algum modelo de oposio chegar perto de encontrar seu rumo ao poder, o que no dever acontecer no curto prazo, ele levar consigo premissas elitistas e paternalistas sobre como conduzir a vida poltica. Em relao ao Vietn e ao Laos, admirvel o crescimento do ativismo de suas sociedades civis e as influncias liberais que isso revela. Todavia, os dois pases no apresentam uma perspectiva totalmente liberal. Portanto, no caso dos trs pases, no seria correto assumir que uma mudana do regime poltico na direo do multipartidarismo significaria o triunfo dos valores liberais. Ainda assim, a mudana de um regime unipartidrio representaria enorme progresso. Portanto, vale considerar como isso poderia vir a acontecer. Se a experincia de outros Estados servir como exemplo, uma possibilidade que o partido governante enxergue o sistema poltico atual como uma grande responsabilidade e faa algo para mud-lo. Podero ocorrer protestos generalizados, como na Coreia do Sul da segunda metade da dcada de 1980. Ou o processo poder ser mais tranquilo, como ocorreu em Taiwan por volta da mesma poca. L, os Nacionalistas Chineses no poder iniciaram dilogos com a oposio em 1986 no em resposta presso popular, mas sim como parte de uma estratgia para mitigar a crescente marginalizao da Repblica da China no mundo, aps Pequim ter retomado o dilogo poltico16. Na Coreia do Sul, a mudana ocorreu em 1987, quando Roh Tae-woo, o candidato presidncia do Partido Democrtico da Justia, rompeu acordos com o ento mandatrio Chun Doo-hwan ao acatar face a importantes preocupaes sociais e trabalhistas pedidos da oposio por eleies presidenciais diretas17. claro que divises na elite motivadas por crises internas constituem alavancas de mudana poltica em diversos lugares. Tanto no caso da Coreia como no de Taiwan, o partido governante ganhou

74

Journal of Democracy em Portugus

tempo para si medida que adotou o multipartidarismo por alguns anos antes de a oposio chegar ao poder. No difcil imaginar uma situao semelhante ocorrendo nos trs casos nos prximos anos. Em outro cenrio, possvel que os partidos governantes conspirem contra qualquer oposio emergente, formando grupos de oposio leais ao regime. O Partido de Ao do Povo de Singapura, h muito tempo no poder, fez algo semelhante com seus membros designados ao parlamento18. Tal abordagem pode parecer atrativa para antigas elites governantes preocupadas com a possibilidade de uma real poltica de oposio. Todavia, difcil prever como uma oposio domada possa gerar legitimidade ou tranquilizar aqueles que busquem uma mudana profunda. No entanto, no est descartada a hiptese de elites do Vietn ou do Laos escolherem esse caminho para evitar o que temeriam ser um processo divisivo e desestabilizador de formao de partidos polticos. Quaisquer que sejam os caminhos assumidos no Vietn, Camboja e Laos, o desfecho menos provvel o do surgimento repentino e global de uma poltica liberal. NOTAS
1. Borje Ljunggren, ed., The Challenge of Reform in Indochina (Cambridge: Harvard University Press, 1993). 2. Barry Naughton, Growing Out of the Plan: Chinese Economic Reform, 1978 93 (Cambridge: Cambridge University Press, 1995), 22. 3. Adam Fforde, The Political Economy of Reform in Vietnam: Some Reflections, material no publicado, 1991, 8. 4. Sren Ivarsson, Thommy Svensson e Stein Tnnesson, The Quest for Balance in a Changing Laos: A Political Analysis, NIAS Reports 25, 1995, Nordic Institute for Asian Studies, Copenhagen, 5152. 5. Partido Comunista do Vietn, Stimo Congresso Nacional: Documentos (Hani: Vietnam Foreign Languages Publishing House, 1991), 104; e Ivarrson et al., Quest for Balance, 3839. 6. Caroline Hughes, The Political Economy of the Cambodian Transition, 1991 2001 (London: Routledge, 2003).

Martin Gainsborough

75

7. David Chandler, Cambodia in 2009: Plus Cest la Mme Chose, Asian Survey 50 (janeiro/fevereiro de 2010): 229. 8. Sem pretenso de ser determinista ou de esquecer o carter mutvel da cultura, eu afirmaria que a resistncia democracia nessas sociedades reside na interseo entre algo nico do Sudeste Asitico e um legado de longo domnio comunista. A noo de algo nico do Sudeste Asitico refere-se influncia da ndia na China ou a unio da influncia Indiana e Chinesa na era pr-colonial e como essa influncia se desdobrou de forma diferente no Vietn, Camboja e Laos, respectivamente, resultando em um legado que permanece at hoje. Para mais informaes sobre o assunto, consulte Alexander Woodside, Vietnam and the Chinese Model: A Comparative Study of Nguyen and Ching Civil Government in the First Half of the Nineteenth Century (Cambridge: Harvard University Press, 1971); Robert S. Newman, Brahmin and Mandarin: A Comparison of the Cambodian and Vietnamese Revolutions, Centro de Estudos do Sudeste Asitico, Documentos de Trabalho, Universidade de Monash, 1978. 9. Geir Helgesen e Li Xing, Good GovernanceDemocracy or Minzhu, em Hans Antlov and Tak-Wing Ngo, eds., The Cultural Construction of Politics in Asia (Richmond, Surry: Curzon, 2000), 175202. 10. R.H. Taylor, ed., The Politics of Elections in Southeast Asia (Cambridge: Cambridge University Press, 1996). 11. Antlov e Ngo, Cultural Construction of Politics. 12. Martin Gainsborough, Dang Ngoc Dinh e Tran Thanh Phuong, Corruption, Public Administration and Development: Challenges and Opportunities as Viet Nam Moves Towards Middle-Income Status, em Jairo Acu~na-Alfaro, ed., Reforming Public Administration Reform in Vietnam: Current Situation and Recommendations (Hani: National Political Publishing House, 2009), 377427. 13. Caroline Hughes, Cambodia in 2007: Development and Dispossession, Asian Survey 48 (janeiro/fevereiro de 2008): 71. 14. Embora seja raro encontrar dados comparativos confiveis, os trs pases passaram por altos nveis de migrao da zona rural para a zona urbana nos anos de reforma. As cidades do Vietn e do Camboja so muito maiores do que as do Laos. Mesmo assim, o processo de urbanizao e seus efeitos no foram menos significativos nesses dois pases. Massas de imigrantes rurais impactam a infraestrutura urbana e causam novas presses sociais. Em relao classe mdia urbana, h sinais de expanso nos trs pases, evidenciados pelo consumo, viagens internacionais e educao e maior tempo de lazer. O ativismo poltico da classe mdia, geralmente de natureza reformista, mais marcante no Vietn, embora o Camboja e o Laos tambm estejam presenciando o surgimento de redes de ativistas nesse segmento social. Para apoio, consulte Sarthi Acharya, Labour Migration in the Transitional Economies of South-East Asia, Economic and Social Commission for Asia and the Pacific, dezembro de 2003, 121; e Lisa Drummond e Mandy Thomas, eds., Consuming Urban Culture in Contemporary Vietnam (London: RoutledgeCurzon, 2003). 15. Tat Yan Kong, Power Alternation in South Korea, Government and Opposition 35 (julho de 2000): 37091.

76

Journal of Democracy em Portugus

16. Laurence Whitehead, Afterword: On Cultures and Contexts, em Antlov and Ngo, Cultural Construction of Politics, 234. 17. Han Sung-Joo, South Korea in 1987: The Politics of Democratization, Asian Survey 28 (Janeiro de 1988): 5261. 18. Michael Barr, Perpetual Revisionism in Singapore: The Limits of Change, Pacific Review 16, no. 1 (2003): 7797.

Dossi Sudeste Asitico

Estados Fortes e Democratizao na Malsia e Singapura*


Dan Slater

Dan Slater professor associado de cincia poltica na Universidade de Chicago. Ele autor de Ordering Power: Contentious Politics and Authoritarian Leviathans in Southeast Asia (2010) (Ordenando o Poder: Poltica Contenciosa e Leviats no Sudeste Asitico, em traduo livre) e coeditor de Southeast Asia in Political Science: Theory, Region, and Qualitative Analysis (2008) (Sudeste Asitico na Cincia Poltica: Teoria, Regio e Anlise Qualitativa, em traduo livre).

regimes autoritrios distintos de todos os outros do mundo com exceo deles mesmos. A distino compartilhada por esses dois vizinhos comea com o obstinado desafio que impem correlao entre desenvolvimento econmico e democracia. Como afirmam Adam Przeworski e Fernando Limongi, Singapura e Malsia so os dois pases que se desenvolveram durante um longo perodo, tornaram-se ricos e ainda se mantm como regimes ditatoriais1. Igualmente dominados durante dcadas por partidos aparentemente invencveis, esses dois regimes tambm parecem distintos por serem regimes hbridos, nos quais as eleies s vezes do a impresso de serem significativamente competitivas, apesar de uma grande parcela do poder
*Publicado originalmente como Strong-State Democratization in Malaysia and Singapore, Journal of Democracy, Volume 23, Nmero 2, Abril de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

Malsia e Singapura foram governados durante muito tempo por

78

Journal of Democracy em Portugus

nunca mudar de mos. Um terceiro motivo para agrupar Malsia e Singapura como um par bastante singular a centralidade das consideraes tnicas em todos os assuntos polticos, dadas as relaes historicamente difceis entre os malaios muulmanos e os malaios de etnia chinesa o primeiro grupo constituindo a maioria no poder na Malsia e o segundo, em Singapura2. Desde o fim da Guerra Fria, no entanto, Malsia e Singapura tornaram-se menos distintos em todos esses aspectos. Para os nefitos, tornou-se absolutamente banal a ideia de que desenvolvimento e democracia no caminham, por natureza, de mos dadas. O autoritarismo permanece em pases cujas economias crescem a um passo acelerado (como, por exemplo, na China e na Rssia), enquanto a democracia sobrevive em alguns dos cantos mais pobres da frica e da Amrica Latina, e luta para nascer em regies extremamente empobrecidas do Oriente Mdio. Em segundo lugar, embora os regimes hbridos fossem considerados curiosidades, o autoritarismo competitivo ou, de forma mais ampla, o autoritarismo eleitoral hoje um dos regimes mais comuns do mundo3. Por fim, um nmero crescente de pases luta, como Malsia e Singapura o fizeram por muito tempo, para conciliar poltica eleitoral e conflitos tnicos. A aparente contribuio da disputa eleitoral ao conflito tnico em casos como o do Iraque, do Qunia e da Srvia mostram com clareza como o destino dos regimes depende de sua capacidade de preservar a paz. Cada vez mais, em todos esses aspectos, Malsia e Singapura assemelham-se regra global, e no exceo. Ambos os pases certamente diferem em todas essas dimenses. Eles possuem a semelhana (e a rivalidade) de irmos, e no de gmeos idnticos. De qualquer forma, o peculiar autoritarismo compartilhado por ambos sempre foi muito mais profundo do que suas eleies, economias e polticas tnicas. a extraordinria fora do aparelho estatal nos dois pases que melhor distingue o tipo semelhante de autoritarismo exposto por ambos, e que melhor explica por que ele provou ser to estvel e duradouro em ambos os lados do Estreito de Johor. A fora do
Journal of Democracy em Portugus Volume 1, Nmero 2, Outubro de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

Dan Slater

79

Estado a caracterstica mais importante da poltica da Malsia e de Singapura a ser lembrada ao se ponderar se eles poderiam se democratizar e, em caso positivo, o que aconteceria depois. Compreender a direo desses regimes de notria durabilidade requer compreender primeiro de onde vieram seus Estados extraordinariamente fortes. muito significativo o fato de que os partidos governantes da Malsia e de Singapura no tenham construdo seus poderosos aparelhos de Estado, mas sim os tenham desenvolvido. Esses poderosos Leviats foram, a princpio, um produto das formas excepcionalmente intensas de cooperao contrarrevolucionria entre as elites locais e as britnicas no fim do domnio colonial nas dcadas de 1940 e 1950. Portanto, Estados fortes precederam a ascenso do domnio da Organizao Nacional para a Unidade Malaia (ONUM) e do Partido da Ao Popular (PAP), de Singapura. Por essa razo, elevados nveis de poder do Estado tambm sobreviveriam a esses partidos dominantes se eles perdessem completamente seu controle autoritrio ou at mesmo seu poder. O poder do Estado uma fonte de estabilidade poltica muito mais confivel do que o domnio autoritrio, ainda que seja muito mais difcil de ser construdo4. Uma vez construdo, ele no depende de nenhuma forma de regime poltico; democracias, assim como ditaduras, podem ter Estados fortes. Dado que a democratizao no enfraqueceria os Leviats malaio e singapurense, ela no desestabilizaria a poltica, como geralmente afirmam os governantes desses dois pases. O autoritarismo atinge seu pice quando amplamente encarado como um elemento necessrio estabilizao; e a durabilidade do autoritarismo na Malsia e em Singapura sempre se baseou nessa percepo. As expectativas de instabilidade aps a democratizao so, portanto, cruciais para a democratizao dos dois pases. O Nordeste da sia oferece lies comparativas valiosas nesse aspecto. No obstante as particularidades das polticas malaia e singapurense, uma mudana de regime em ambos os casos constituiria

80

Journal of Democracy em Portugus

novas formas de um processo histrico mais geral que chamo de democratizao de Estados fortes (strong-state democratization). Alm da Europa Ocidental, o Nordeste Asitico tem sido o lder mundial nesse quesito. O Japo passou por um processo desse tipo na dcada de 1940, seguido pela Coreia do Sul na dcada de 1980 e por Taiwan na dcada de 1990. Em todos os casos, os legados herdados do poder do Estado perduraram aps o fim do autoritarismo, assim como a subjacente estabilidade poltica e a governana eficiente. Dcadas de desenvolvimento e de reduo da pobreza patrocinadas pelo Estado sob condies autoritrias produziram eleitorados moderados, predominantemente de classe mdia, que rejeitam polticas radicais e que, nas eleies, do preferncia a partidos conservadores, que a princpio eram autoritrios. Quando ditaduras de Estados fortes promovem a democratizao em pocas de relativa prosperidade e estabilidade, como na Coreia e em Taiwan, a estabilidade e a democracia coincidem. Flexibilizar o poder autoritrio no significa perder o Leviat. Entretanto, a reside a ironia. A mesma fora de Estado que facilita transies estveis para a democracia tambm permite que governantes evitem a democratizao por muito mais tempo do que determinariam preocupaes plausveis com a estabilidade. Portanto, o principal motivo pelo qual a democratizao ocorreria de forma suave na Malsia e em Singapura tambm o principal motivo pelo qual ela pode nunca vir a se concretizar nesses dois pases.

Origens Hobbesianas
apropriado chamar os aparelhos de Estado da Malsia e de Singapura de Leviats em virtude da dinmica hobbesiana que guiou seus anos de formao5. A curta ocupao do Sudeste Asitico pelo Japo durante a Segunda Guerra Mundial dizimou as estruturas de Estados coloniais minimalistas da regio existentes antes da guerra, enquanto a colonizao mais intensa pelos japoneses na Coreia (de 1910 a 1945) e em Taiwan (de 1895 a 1945) gerou estruturas coercivas e administrativas muito mais fortes. A ocupao japonesa tam-

Dan Slater

81

bm deu origem formao de Estados no Sudeste Asitico, mas de forma indireta, ao desencadear a mobilizao de movimentos armados de resistncia inspirados no comunismo. Aps o Japo se render, esses movimentos trouxeram grandes desafios aos colonialistas do Ocidente que retornaram regio, estimulando esforos de criao de aparatos estatais capazes de lidar com as ameaas explosivas que advinham das bases. Mais do que em qualquer outro lugar do Sudeste Asitico, a Malaia* e Singapura testemunharam a resistncia antijaponesa da poca da guerra se transformar em poderosos e radicais movimentos trabalhistas ps-guerra. A militncia urbana incentivou os ingleses e seus colaboradores locais a se empenhar na construo de estruturas estatais. Inicialmente, isso tomou a forma de reorganizao dos aparelhos coercivos de ambos os Estados para fins de controle do trabalho e, na Malaia, tomou a forma de contrainsurgncia declarada. No incio da dcada de 1950, ambas as colnias inglesas haviam literalmente se tornado Estados policialescos, com eficientes instituies civis de coero para refrear o comunalismo** endmico e o radicalismo de esquerda. Outra resposta das autoridades inglesas s tenses esquerdistas e comunalistas foi a implementao de grandes reformas na administrao civil e a imposio da cobrana direta de impostos sobre as elites econmicas. Isso proporcionou aos dois pases e a todos os regimes que os governariam depois uma base fiscal slida. Nesse quesito, os responsveis pela criao dos aparatos estatais foram muito bem-sucedidos quando introduziram, em 1947, impostos diretos sobre rendimentos de pessoas fsicas e jurdicas na Malaia e em Singapura. Isso implicou uma mudana dramtica na estratgia fiscal dos dois nicos Estados que eram, antes da Segunda Guerra Mundial, os dois nicos do Sudeste Asitico a no terem sistemas significativos de arrecadao direta de impostos. Foi durante esse perodo imediatamente posterior Guerra que Malaia e Singapura
*Nota do editor: A Malaia foi renomeada como Malsia apenas em 1963. ** Nota do editor: O termo comunalismo e seus correlatos - como, por exemplo, comunal e comunalista - fazem referncia a situaes de tenso ou de choque entre comunidades de raas, idiomas, religies ou memria histrica diferentes.

82

Journal of Democracy em Portugus

comearam a superar os vizinhos, como Filipinas e Tailndia, na capacidade de arrecadar impostos diretos; capacidade essa que os distingue desde ento. Em 1951, as tenses esquerdistas tambm proporcionaram s autoridades coloniais a oportunidade poltica de introduzir o Fundo de Previdncia dos Funcionrios (FPF) da Malaia, o primeiro fundo do tipo entre os pases em desenvolvimento. Autoridades inglesas reagiram de forma semelhante ao agravamento das tenses estudantis e trabalhistas chinesas de 1955 em Singapura, implementando um esquema de poupana compulsria conhecida como Fundo de Previdncia Central (FPC). Esses fundos garantiram que a maior parte das poupanas nacionais permanecesse nas mos do setor pblico e no do setor privado , complementando o poder fiscal de Estados j altamente capacitados a extrair renda de suas populaes. Portanto, aparelhos estatais que arrecadavam receitas abundantes e eram dotados de um leque amplo de mecanismos de interveno surgiram antes dos partidos dominantes que mais tarde os controlariam. O xito dos ingleses na criao de novas instituies no fim da era colonial na Malaia e em Singapura sempre dependeu do apoio ativo de elites locais poderosas. Esse apoio se baseava em percepes compartilhadas pelas elites de que instituies estatais mais fortes eram necessrias para contrabalanar a considervel ameaa imposta pelo comunalismo e pela esquerda radical. Uma vez que a ameaa advinda das bases persistiu no perodo ps-independncia, o poder do Estado no foi apenas herdado em ambos os casos, mas foi tambm intensificado aps a ONUM e o PAP ganharem o poder. Embora tenham governado de forma extremamente totalitria, ambos os partidos chegaram ao poder de forma democrtica. Como a poltica burocrtica do fim do colonialismo deu lugar poltica eleitoral de descolonizao durante a dcada de 1950, os dois partidos cultivaram o apoio das massas com promessas de alavancar o poder do Estado para fornecer bens pblicos. Considerando-se que a estabilidade poltica na Malsia e em Singapura o produto

Dan Slater

83

conjunto de partidos governantes robustos e de Estados altamente eficientes, vale ressaltar que esses partidos ganharam apoio estabilizador entre diferentes classes por meio de presses associadas a intensas disputas democrticas, e no por meio de uma posio de hegemonia autoritria. A ONUM, da Malsia, alcanou sua posio de dominao antes do PAP, embora seu desempenho e popularidade tenham arrefecido mais rapidamente. Aps garantir o poder em uma srie de eleies marcadas pela descolonizao, a Aliana multitnica liderada pela ONUM manteve supermaiorias parlamentares nas votaes ps-independncia de 1959 e 1964. No entanto, sua falta de resposta s presses das comunidades malaia e chinesa por redistribuio levou a um choque desagradvel nas eleies de 1969. A Aliana perdeu sua maioria de dois teros aps adversrios populistas fazerem incurses surpreendentes entre os eleitores malaios e, especialmente, entre os eleitores chineses. Revoltas ps-eleitorais entre oposicionistas chineses da classe operria e malaios pr-ONUM levaram os lderes da ONUM a declarar lei marcial e a suspender o Parlamento por mais de dois anos. Desse interregno eleitoral emergiu um arranjo poltico muito mais autoritrio com a expanso da Aliana para uma coalizo mais ampla de partidos, o Barisan Nasional (BN, ou Frente Nacional) , o qual restaurou a maioria governamental de dois teros (uma vantagem que no seria perdida novamente at 2008). Assim como a ONUM, o PAP teve que atravessar barreiras democrticas a fim de alcanar as margens plcidas da dominao autoritria. Inicialmente um movimento que perpassava diversas classes abarcando tanto esquerdistas radicais, quanto quase-nacionalistas mais conservadores , o PAP conquistou a vitria nas eleies de 1959 que levaram ao autogoverno singapurense. O partido logo comeou a alavancar o poder do Estado para recompensar o trabalho pelo apoio. No entanto, a proviso estatal sob condies capitalistas no era o que os pelotes e as fileiras radicais do PAP tinham em mente. As elites no comunistas do partido eram amplamente supera-

84

Journal of Democracy em Portugus

das em nmero por suas massas pr-comunistas. Assim, os lderes do PAP aceleraram o rompimento do partido em 1961 usando leis draconianas de segurana para reprimir sindicalistas radicais. A Frente Socialista de esquerda se separou do partido, deixando o PAP sem os trabalhadores organizados, o seu principal eleitorado de massa. Apesar de se divorciar de seu eleitorado mais poderoso na sociedade, o PAP foi capaz de florescer graas a seu casamento com o Estado. Ao elaborar uma coligao entre a liderana poltica e a burocracia civil6, o PAP acumulou amplo poder coercivo e administrativo para oprimir a oposio. A coero sistemtica era o instrumento mais grosseiro do arsenal do partido-estado, utilizado de maneira mais assustadora quando 24 lderes da oposio e mais de uma centena de ativistas de esquerda foram detidos na Operao Frigorfico (Operation Coldstore) em fevereiro de 1963. As eleies posteriores garantiram 37 dos 51 assentos parlamentares ao PAP. Com sua posio garantida, os lderes do PAP rapidamente ordenaram outras rodadas de prises e deportaes para continuar arruinando as perspectivas da oposio. Entretanto, o domnio do partido era apenas local. Com a incorporao iminente de Singapura pela federao da Malsia, o PAP foi forado a continuar a cultivar o apoio das massas para disputar eleies democrticas nacionais. O breve perodo de incorporao de Singapura pela Malsia (196365) no deu certo. Eram grandes as tenses entre o PAP e a ONUM, e novamente surgiram conflitos comunalistas. Singapura finalmente foi expulsa da federao, o que fez da ilha uma cidade-estado independente na qual o PAP pde exercer livremente o domnio de partido nico autoritrio. Assim, em Singapura, em 1965 como na Malsia, em 1969 , um partido que conquistou o poder de modo democrtico tornou-se o partido governante autoritrio que o mundo conhece hoje. Como seus antecessores coloniais, o PAP e a ONUM aproveitaram os conflitos desestabilizadores de carter comunalista e promovidos pela esquerda para construir instituies polticas que se mostravam as mais adequadas para se evitar a recorrncia de conflitos desse tipo.

Dan Slater

85

O resultado dessas origens hobbesianas semelhantes foi que o autoritarismo na Malsia e em Singapura foi fundado sob pactos de proteo: amplas coalizes de elite unificadas tanto pelo apoio a um poder maior do Estado, quanto pelo apoio a controles autoritrios mais rgidos como baluartes institucionais contra tipos contenciosos de poltica especialmente ameaadores7. No entanto, o poder do Estado havia sido expandido muito antes de serem estabelecidos os controles autoritrios dos dois partidos. Ainda que as substanciais viradas autoritrias dos partidos governantes tenham significado mudanas nos tipos de regime, a criao subsequente de estruturas estatais apenas aumentou o poder do Estado em uma questo de grau. Em processos que se estendiam desde a segunda metade da dcada de 1940, a insurgncia das agitaes de esquerda e de carter comunalista levaram a novas rodadas de criao de aparatos estatais em Singapura no meio da dcada de 1960 e na Malsia no fim desse mesmo perodo. Na Malsia, o impacto dos conflitos sectrios de 1969 fez com que o centro poltico reforasse suas amarras sobre a periferia, conduzindo o pas a uma era de inequvoca centralizao8. Desde ento, os lderes polticos malaios no tm sido constrangidos pelo contrapeso de centros de poder dos diferentes estados, mesmo quando eles perdem as eleies estaduais. Tanto em Singapura quanto na Malsia, a utilizao intensiva das herdadas instituies coercivas e extrativas de renda esteve no corao da criao de aparatos estatais autoritrios. Na parte fiscal, a ONUM e o PAP expandiram suas extraes de renda da populao; extraes essas que poca j eram expressivas. O mais notvel que o FPF e o FPC proveram os dois Estados de mecanismo ideais para que fincassem suas garras fiscais na classe mdia que se expandia. Os dois regimes utilizaram as contribuies compulsrias para dependerem menos de outros pases e para cultivarem o apoio poltico interno. As taxas de contribuio de empregadores e de empregados em Singapura e na Malsia tm sido apontadas como as mais altas no mundo9. Dado que h um lapso de dcadas entre a arrecada-

86

Journal of Democracy em Portugus

o e o gasto, os lderes dos dois regimes sempre possuem supervits expressivos de reservas fungveis que, com a mxima flexibilidade e com o menor controle possvel, podem ser alocados ao uso poltico. Tambm no que diz respeito coero, o poder do Estado foi herdado e intensificado. Inicialmente, os poderes de polcia dos dois governos foram expandidos para que se pudesse lidar com a ameaa combinada de comunalismo e agitaes de esquerda, mas esses poderes tm sido mais do que adequados para limitar as ameaas aos regimes tal qual eles as veem. As guinadas autoritrias posteriores a 1965 em Singapura e a 1969 na Malsia deram ao PAP e ONUM a autoridade legal para que eles fizessem o que, na prtica, j vinham fazendo h tempos, graas ao legado propcio das estruturas estatais construdas no fim do perodo colonial. Em suma, os Estados malaio e singapurense tm servido como aparatos ideias aos regimes autoritrios que os controlam. Em larga medida isso o que explica por que a ONUM e o PAP, alm de no terem perdido o poder, nunca estiverem prestes a perde-lo. Dado que a raison detr original de ambos era preservar a estabilidade poltica de cenrios polticos entendidos como endemicamente instveis, as perspectivas de democratizao na Malsia e em Singapura dependem da percepo popular de que democracia e estabilidade podem coincidir.

Democratizao de Estados Fortes


Tanto na Malsia quanto em Singapura, o poder do Estado serviu como a pedra angular da apreciada estabilidade poltica conquistada pelos partidos governantes. Inicialmente, preocupaes com conflitos tnicos e com radicalismos redistributivos motivaram o estabelecimento, a um s tempo, de regras e de aparatos estatais autoritrios. Portanto, se a Malsia e Singapura passassem por um processo de democratizao, como o poder estatal poderia desvencilhar-se do autoritarismo e com quais consequncias estabilidade poltica?

Dan Slater

87

Nenhuma das instituies de Estado discutidas acima perderia sua impressionante fora se a Malsia e Singapura passassem por uma mudana de regime. Isso inclui instituies fiscais como o FPF, o FPC e os ministrios voltados coleta de impostos diretos. Igualmente importante o fato de que a democratizao no impediria a atuao de instituies coercivas responsveis pela preservao da ordem pblica. Mesmo democracias realizam vigilncias e policiam seus cidados, e poucas democracias novas estariam to bem equipadas para fazer isso de modo to profissional e eficiente. Isso porque, na Malsia e em Singapura, alm de serem eficientes, as instituies coercivas so desmilitarizadas. Enquanto regimes militares geralmente veem suas principais instituies de represso serem desmanteladas durante processos de democratizao, regimes autoritrios dotados de partidos fortes e de aparatos civis de policiamento no precisam enfrentar nenhuma suspenso repentina e sria da ordem pblica enquanto esto passando por uma mudana de regime. claro que, na histria recente da sia, a Malsia e Singapura no seriam os primeiros casos de democratizao de ditaduras de Estados fortes com partidos dominantes h muitos anos no poder. Taiwan e Coreia do Sul configuram-se como paralelos regionais instrutivos. Na Coreia, em 1987, Roh Tae Woo o sucessor presidencial designado do Partido Democrtico da Justia (PDJ) recebeu as presses populares crescentes por democratizao com medidas preventivas voltadas liberalizao. Praticamente no mesmo momento histrico, o governo de Taiwan em um movimento ainda mais preventivo do que o da Coreia afrouxou os controles autoritrios, medida que o presidente Chiang Ching-kuo em meio a fracas presses populares pela mudana do regime revogou a lei marcial e, apesar de no extinguir o Kuomintang (KMT), aboliu sua dominao de partido nico. Um quarto de sculo aps os partidos dominantes de Taiwan e da Coreia comearem a flexibilizar seus controles autoritrios, quais lies as experincias deles podem ter oferecido democratizao de Estados fortes na Malsia e em Singapura?

88

Journal of Democracy em Portugus

A lio mais importante que a democratizao de Estados fortes no se traduziu em desestabilizao poltica. A relativa estabilidade da Coreia e de Taiwan baseou-se, principalmente, em trs fatores. Em primeiro lugar, ao democratizarem a poltica em seus prprios termos e de modo constitucional, o taiwans KMT e o coreano PDJ asseguraram seus lugares entre as principais foras na verdade, como as principais foras na poltica nacional durante a nova era democrtica. Os dois pases demonstraram como partidos autoritrios que do incio a processos democrticos podem neles prosperar, contrariando, assim, a sabedoria convencional segundo a qual partidos dominantes mantm-se firmemente arraigados ao poder a fim de evitar a obsolescncia sob regimes democrticos10. Alm de vencer com facilidade as primeiras eleies democrticas das dcadas de 1980 e de 1990, o KMT e o PDJ acompanhados de seus sucessores retornaram ao poder nos anos 2000, aps os triunfantes partidos de oposio no conseguirem governar de modo to eficiente quanto seus antecessores autoritrios. Isso aponta para o segundo pilar da estabilidade contnua durante processos de democratizao de Estados fortes. Aps dcadas de industrializao e de reduo da pobreza promovidas pelo Estado, os regimes autoritrios de Taiwan e da Coreia haviam incubado uma classe mdia vibrante dotada de tendncias polticas moderadas e at mesmo conservadoras. Especialmente em Taiwan, a democratizao estava mais relacionada expanso da incluso poltica do que imposio de uma redistribuio radical. Quando, aparentemente, a democratizao incentivou agitaes trabalhistas e aumentos exorbitantes dos salrios na Coreia, eleitores de classe mdia tornaram-se mais conservadores, abandonando o apoio que davam a reformas e democratizao [...] diante de ameaas reais ou percebidas como tal estabilidade poltica e econmica11. Isso tem sido verdade nos anos 2000 assim como o foi durante a dcada de 1990, uma vez que o Grande Partido Nacional (um sucessor do PDJ) retomou de modo contundente o controle da presidncia e do parlamento em 2008, aps o conturbado mandato do presidente Roh Moo Hyun (2003-

Dan Slater

89

2008), do Partido Uri. Essa sucesso de fatos semelhante que se deu em Taiwan, onde o governo relativamente populista do Partido Democrtico Progressista foi contrabalanado por um decisivo retorno eleitoral ao controle conservador do KMT. As recorrentes alternncias de poder e os episdios de escndalos que tm caracterizado as democracias coreana e taiwanesa podem reforar a noo de que democracia assemelha-se falta de estabilidade. No entanto, abaixo das ondas espumosas de escndalos e de rancores partidrios, a Coreia e Taiwan possuem uma fonte mais profunda de estabilidade poltica duradoura: como herana, elas possuem um Estado forte. Esse o terceiro fator que contribui continuidade aps a democratizao de Estados fortes. As grades de ferro de Leviats autoritrios tm sido reposicionadas de acordo com propsitos democrticos na Coreia e em Taiwan, mas de modo algum elas tm sido desmanteladas. As colocaes de Qingshan Tan sobre uma Taiwan democrtica mostraram-se vlidas tambm para a democracia coreana: O Estado burocrtico no se enfraqueceu12. possvel identificarmos mudanas na Coreia e em Taiwan no sentido de um Estado desenvolvimentista para um Estado de BemEstar Social13, mas no uma mudana de Estados fortes para Estados fracos. Assim como seus pares ricos do Ocidente, essas democracias asiticas enfrentam o desafio crnico de controlar gastos e dvidas pblicas, mas no enfrentam adversrios radicais contrrios a um modelo conservador de desenvolvimento capitalista. Dotadas de instituies fiscais relativamente fortes, a Coreia e Taiwan esto mais bem equipadas do que pases da Amrica Latina e do sul da Europa para lidar com presses pela expanso do Estado de Bem-Estar Social. Dado que Malsia e Singapura possuem foras similares s de Coreia e Taiwan em suas eras autoritrias, a democratizao dos dois Estados mais fortes do Sudeste Asitico seria acompanhada pelo mesmo tipo de continuidade no sistema partidrio, no conservadorismo eleitoral e na capacidade estatal que presenciamos aps a democratizao nos Estados mais fortes do Nordeste Asitico.

90

Journal of Democracy em Portugus

Fortalecendo Oposies, Enfraquecendo Regimes?


Para que a democratizao de Estados fortes possa ocorrer, os detentores autoritrios do poder devem estar dispostos a refrear o uso que fazem da coero. Essa disposio, por sua vez, pode depender da capacidade das foras de oposio de impor um desafio capaz de pressionar os lderes autoritrios a reconsiderar seus prprios padres de governo. No entanto, Malsia e Singapura tiveram durante muito tempo oposies excepcionalmente fracas e divididas convivendo com Estados excepcionalmente fortes. Isso significa que os dois pases estiveram seguros tanto para a democratizao, quanto contra a democratizao. Em anos recentes, os partidos de oposio tm se tornado mais fortes e unificados tanto na Malsia quanto em Singapura. Entretanto, os poderes que a ONUM e o PAP detm ainda so superiores aos de seus respectivos adversrios; superioridade essa que ampla o suficiente para que eles impeam a democratizao no futuro prximo se assim o desejarem. A igualdade de condies entre situao e oposio poder se igualar e a democratizao desses Estados fortes poder de fato ocorrer apenas se os lderes malaios e singapurenses abrirem mo das tticas coercivas que vm sendo to teis a eles e que h tanto tempo eles utilizam. Prever se e quando a ONUM e o PAP podero aprovar uma vitria da oposio mais tarefa de um vidente do que de um cientista social. O que muito mais claro que o desenvolvimento conduzido pelo Estado ajudou a formar oposies moderadas. Isso sugere que, na Malsia e em Singapura assim como em Taiwan e na Coreia , processos de liberalizao iniciados pelos prprios regimes no se mostrariam desestabilizadores, mesmo se eleies mais livres e justas fizessem com que o poder fosse parar nas mos dos principais lderes oposicionistas. Todavia, o que muito menos claro se as oposies na Malsia e em Singapura esto bem posicionadas ou preparadas para assumir

Dan Slater

91

o manto do poder. Isso poderia convencer os lderes da ONUM e do PAP de que a liberalizao desnecessria, mas poderia aprofundar tambm a confiana desses lderes de que a democratizao no necessariamente os levaria derrota eleitoral no futuro prximo. Nas ltimas dcadas, a oposio poltica fez mais progressos na Malsia do que em Singapura. Durante os primeiros 25 anos do domnio do BN, a coalizao governante da poltica malaia obteve vitrias esmagadoras a cada cinco anos, nunca perdendo a maioria de dois teros que ela havia perdido momentaneamente em 1969. Em 1987, um racha dramtico no interior da ONUM aparentou ameaar a dominao do BN, mas essa ciso teve pouco impacto nas urnas. Do incio da dcada de 1970 at o meio dos anos 1990, o BN enfrentou a oposio fragmentada de dois partidos que tinham s um pouco mais em comum entre si do que tinham com o BN: o Partido Pan-Islmico Malaio (PAS), ligeiramente islmico e mais rural, e o Partido da Ao Democrtica (PAD), com tendncias moderadas de esquerda e predominantemente chins. Como partidos tnicos em uma realidade poltica multitnica, ocasionalmente eles venciam em um ou dois Estados nas eleies nacionais, mas eles nunca conseguiam chegar perto de ameaar a primazia multitnica do BN sobre o poder nacional. A poltica malaia sofreria sua primeira mudana dramtica da era BN em 1998, quando a crise financeira asitica deu incio a uma sria crise poltica. Como resposta crise econmica (e ao espectro da deposio de Suharto na vizinha Indonsia), o primeiro-ministro Mahathir Mohamad despediu e prendeu Anwar Ibrahim, seu popular mas no confivel vice-primeiro-ministro. A demisso e as agresses fsicas sofridas por Anwar enquanto estava sob a custdia da polcia deram origem ao reformasi o maior movimento de protesto da histria ps-independncia da Malsia , o qual clamou por justia legal no caso de Anwar e por reformas democrticas mais amplas. Enquanto outros primeiros-ministros da Malsia optaram por uma combinao entre represso e acolhimento de algumas das

92

Journal of Democracy em Portugus

reivindicaes em suas respostas a protestos populares14, Mahathir demonstrou pouca hesitao em usar apenas a coero, ordenando, entre o fim de 1998 e o incio de 1999, que o reformasi fosse totalmente oprimido pela fora. O severo tratamento de Mahathir a Anwar, ao movimento reformasi e ao Partido da Justia Popular (PJP) que emergiu sob a bandeira da deteno de Anwar teve consequncias diversas. Por um lado, o ressentimento generalizado em relao Mahathir gerou entre os malaios um significativo voto de protesto nas eleies de 1999. A vantagem parlamentar da ONUM sobre o PAS diminuiu de 89-7 para 72-27. Por outro lado, o apoio ao BN entre os no-malaios permaneceu praticamente inalterado, e a priso de Anwar e de outras cinco figuras de destaque do PJP por Mahathir impediu que essa fora poltica multitnica potencialmente importante tivesse um impacto eleitoral significativo. Dado que os principais partidos polticos de oposio eram de natureza tnica, o BN no poderia ser seriamente ameaado nas urnas. Aps Mahathir abdicar do poder em 2003 e entregar o cargo a seu vice Abdullah Badawi menos agressivamente autoritrio , o voto de protesto na Malsia desapareceu, e, nas eleies de 2004, a ONUM e o BN impuseram oposio malaia a derrota mais acachapante de todos os tempos. A ONUM e o BN pareciam ter voltado era de ouro da hegemonia. O PAP, de Singapura, marchou da dcada de 1960 pelos anos 2000 com colises e hematomas ainda menores. O PAP ganhou o monoplio dos assentos parlamentares nas eleies nacionais de 1968, quando a Frente Socialista em uma estratgia compreensvel, mas que lhe causou uma derrota deliberada boicotou o processo autoritrio de eleio. Na sequncia, o partido ganhou todos os assentos parlamentares nas eleies de 1972, 1976 e de 1980. Quando o PAP finalmente perdeu um nico assento parlamentar em 1981, isso foi visto por alguns como uma demonstrao de que a partir de ento no s era possvel haver oposio, mas tambm que ela no iria inevitavelmente acabar com a vontade da nao e com a sua

Dan Slater

93

capacidade de sobreviver; uma ameaa comumente alardeada pelo PAP15. Porm, isso deu pouca fora oposio. A intimidao legal e poltica de opositores (e dos distritos que pareciam preparados para apoi-los) fez com que o PAP no tivesse de enfrentar sequer um adversrio em mais da metade dos distritos de Singapura at 2006. Nesse ano, a oposio finalmente reuniu um nmero suficiente de candidatos para forar o PAP a esperar at o dia da eleio para declarar a vitria, embora tenha conquistado apenas dois assentos. Somente nas eleies mais recentes da Malsia e de Singapura a mar pareceu virar. Em 2008, a Malsia causou um grande choque. Com a sada de Anwar Ibrahim da priso, sua incipiente coalizo a Aliana do Povo (AP), que reunia com dificuldade o PJP, o PAS e o PAD tirou do BN a maioria de dois teros pela primeira vez desde 1969, firmando-se como lder absoluto em um nmero sem precedentes de cinco entre 13 estados. Igualmente importante foi a retomada do multitnico PJP, de Anwar, o qual se tornou o maior partido na coalizo de oposio, ganhando 31 assentos parlamentares, ultrapassando, portanto, os 28 do PAD e os 23 do PAS. O fato de ser multitnica a natureza do principal partido de oposio significa que uma derrota eleitoral do BN deixou de ser uma fantasia para se transformar em uma possibilidade real. Isso teve um efeito moderador sobre o PAD e o PAS, que, sozinhos, jamais poderiam tornar-se mais do que partidos marginais, mas, agora, podem esperar compartilhar o poder nacional no rastro do multitnico PJP. Certamente a coalizo de oposio AP tem lutado com afinco para manter seu instvel equilbrio e coeso desde seus xitos de 2008, e permanece perigosamente dependente da liderana pessoal de Anwar. Esse o destino tpico de partidos e coalizes que lutam para sair do deserto da oposio em cenrios controlados por partidos dominantes. Seja como for, os ganhos recentes da oposio representam uma mudana radical, se no irreversvel, na poltica da Malsia. Uma iminente derrota eleitoral do PAP continua sendo uma fantasia, embora um pouco menos improvvel aps as eleies de

94

Journal of Democracy em Portugus

2011. Ainda que a oposio tenha conquistado apenas seis assentos parlamentares (um deles em um Eleitorado de Representao por Grupo especialmente difcil de conquistar e que representou uma derrota que o PAP nunca havia sofrido), a campanha de 2011 em Singapura foi curiosamente semelhante eleio pouco coercitiva da Malsia sob o domnio de Badawi em 2008. Primeiramente, a vibrao das novas mdias fora do alcance das garras do governo ajudou os partidos da oposio a ganhar mais ateno dos eleitores e a realizar comcios de campanha mais expressivos. Em segundo lugar, os partidos de oposio fizeram progressos na coordenao de suas candidaturas entre os diferentes crculos eleitorais, evitando competies que acabariam por enfraquec-los. Por fim, os temas da campanha de 2011 em Singapura (assim como os da campanha de 2008 na Malsia) focaram em questes bsicas de responsabilidade e desempenho do governo, e os eleitores passaram a acreditar cada vez mais que freios e contrapesos ao governo promoveriam uma governana melhor. Guiados pelo seu slogan inteligentemente inquestionvel (Rumo a um Parlamento de Primeiro Mundo), a oposio de Singapura ironicamente apresentou-se como extremada em apenas um aspecto: sua acentuada moderao. No h maneira fcil de prever se os lderes da Malsia e de Singapura permitiro que essas oposies cada vez mais robustas e organizadas floresam. Contudo, h diversas maneiras teis de se analisar a questo. Pode-se comear medindo quo repressivos ou responsivos tm sido os governantes ao lidar com a oposio. Nesse aspecto, ironicamente, h maiores motivos para otimismo no caso mais fechado (Singapura) do que no caso em que, historicamente, a oposio obteve mais xito (Malsia). Na Malsia, a reduo da represso testemunhada sob o mandato do primeiro-ministro Abdullah Badawi (2003-2009) foi revertida por seu sucessor, Najib Razak, que parece mais propenso a seguir a cartilha de Mahathir do que a de Badawi ao lidar com a oposio. Isso est patente nas persistentes investidas judiciais contra Anwar (cuja absolvio em uma nova rodada de

Dan Slater

95

acusaes de sodomia atualmente objeto de recurso do governo) e na represso dos pacficos protestos Bersih 2.0 por eleies mais limpas em julho de 2011. Talvez porque os desafios impostos pela oposio permaneam muito mais fracos em Singapura, e porque a bateria dos controles autoritrios dirios do Estado de Singapura permanea muito mais difcil de quebrar, os lderes do PAP parecem estar respondendo a ganhos da oposio com alguma tranquilidade. uma questo em aberto se esse cenrio continuar assim. Todavia, no se trata de uma questo impossvel de ser respondida. Sob o fluxo e o contra fluxo de alguns lderes e suas inclinaes para a represso, tanto a Malsia quanto Singapura passaram por mudanas histricas muito mais profundas. Em resumo, h fortes motivos para se acreditar que as eras de pactos de proteo desses pases podem, finalmente, ser coisa do passado. A esquerda radical h muito deixou de ser um elemento significativo, e no h mais motivos para suposies de que competies democrticas mais livres permitiriam a um grupo poltico minoritrio conquistar todo o poder ou que elas gerariam uma radicalizao da poltica comunalista. Uma vez que a justificativa mais forte do autoritarismo na Malsia e em Singapura tem sido a de que esse autoritarismo uma proteo necessria contra a desestabilizao, o carter moderado e multitnico da oposio que emerge nos dois pases alimenta a esperana de que a represso no ser vista como necessria para se evitar um retorno aos dias hobbesianos anteriores ao regime autoritrio. O paradoxo que essas oposies mais moderadas e crveis representam uma ameaa eleitoral maior para o BN e para o PAP, o que pode convencer os lderes partidrios de que a represso ser necessria para proteger seu prprio poder poltico, se no for para preservar a ordem social.

Flexibilizao do Autoritarismo, No a Perda do Leviat


Um debate importante surgiu recentemente nos meios acadmicos e polticos sobre a melhor forma de se estabelecer a sequncia entre democratizao e construo de aparatos estatais. Uma pers-

96

Journal of Democracy em Portugus

pectiva defende que Estados fortes devem ser construdos antes da democratizao poder prosseguir de um modo sereno. Portanto, a prioridade nos diversos Estados fracos do mundo fortalecer o Estado, e no implementar ou aprofundar a democracia. Outros analistas no acreditam que haja razo para que a democratizao seja adiada at a concluso da construo das estruturas estatais, argumentando que os dois fenmenos podem acontecer simultaneamente16. Considerando-se que a construo de tais estruturas uma tarefa mais rdua do que a mudana de um regime, esperar que a primeira seja realizada antes da segunda to intil como esperar Godot. Para Malsia e Singapura, mais do que para qualquer outro regime autoritrio na Terra, esse debate sequencial totalmente irrelevante. Mesmo observadores mais tmidos da democracia seriam fortemente pressionados se defendessem que Malsia e Singapura precisam da construo de mais aparatos estatais antes de se tornarem seguros para disputas democrticas mais amplas. certo que o desempenho geral do governo tem sido muito mais comprometido na Malsia do que em Singapura nos ltimos anos, especialmente desde que a personalizao do poder por Mahathir nas dcadas de 1980 e 1990 agravou a corrupo oficial e os abusos de autoridade partidria. Entretanto, no se deve confundir o desempenho de nenhum regime com o carter subjacente de poder do Estado. A corrupo e a personalizao indicam abuso e explorao do Estado por lderes polticos, no um Estado incapaz de cumprir seu trabalho desde que apoiado politicamente para faz-lo. Como seu par singapurense, o Leviat malaio continua forte o suficiente para suportar as tenses de uma mudana de regime. Sem nenhum argumento hobbesiano crvel e defensvel a favor da continuidade do autoritarismo, os partidrios das prticas autoritrias dos atuais regimes devem recorrer a uma defesa mais particularista: a democracia no a forma de regime que malaios e singapurenses preferem. Argumentos como esse costumam se basear em conceitos culturalmente relativistas e at essencialistas de atitudes polticas no Leste Asitico. No entanto, no preciso pintar toda a

Dan Slater

97

regio com o mesmo pincel essencialista para se evocar o argumento crvel segundo o qual especificamente na Malsia e em Singapura nivelar a disputa entre regime e oposio pode realmente fazer com que, de vrias maneiras importantes, o governo seja menos representativo dos desejos populares. De acordo com uma linha de pensamento, a democracia liberal ocidental simplesmente mal preparada para sociedades conservadoras como Malsia e Singapura. Esse argumento equivocado, pois a democracia no implica necessariamente em resultados menos conservadores como atestam, por exemplo, as polticas pblicas de muitos estados dos EUA. A democratizao simplesmente um afrouxamento de restries autoritrias de modo que a oposio poltica possa competir em um campo de quase igualdade, sem medo de ser alvo de represso ou restries. Isso implica maior liberdade organizao e expresso de pontos de vista alternativos em espaos pblicos, mas no exige o leque completo de protees aos direitos humanos que os crticos internacionais desses regimes compreensivelmente priorizam. Por exemplo, a Malsia e Singapura podem se tornar democrticos ao mesmo tempo em que preservam sua disseminada aplicao da pena de morte e a proibio de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Polticas iliberais contnuas sobre questes como essas manteriam os dois pases como politicamente conservadores, mas no os tornariam menos democrticos em termos procedimentais. Uma segunda preocupao relaciona-se questo das diferenas comunais, particularmente no campo da religio. Uma das tenses mais persistentes da democracia que ela exige tanto a regra da maioria quanto a proteo das minorias. medida que as minorias no podem esperar proteo contra as maiorias aps as eleies, os procedimentos da democracia ameaam dar as bases da etnocracia. Uma democracia que no possa preservar a paz no uma democracia que a maioria das pessoas (asiticos ou no) consideraria til ter. No entanto, mais de quarenta anos aps Malsia e Singapura

98

Journal of Democracy em Portugus

testemunharem suas respectivas viradas autoritrias, no h razo para acreditar que a democratizao geraria insegurana fsica de qualquer tipo em qualquer pas. O frequente refro do PAP de que necessrio o autoritarismo em Singapura devido a ameaas externas risvel em uma perspectiva comparada: Taiwan e a Coreia do Sul enfrentam inimigos geopolticos imensamente maiores e mais imediatos, ainda assim os dois pases foram capazes de se democratizar sem comprometer a segurana nacional. Quanto a ameaas internas, nenhum partido que busque acabar com antigas barganhas tnicas ameaa capturar o poder na Malsia ou em Singapura. A terceira e ltima possibilidade que os eleitores em geral percebam o autoritarismo como melhor do que a democracia na criao de polticas econmicas prudentes. Mas as polticas econmicas so feitas por partidos governistas e implementadas pelos aparelhos de Estado, e no pelo tipo de regime. Os eleitores que acreditam que o BN ou o PAP podem lidar melhor com a economia podem continuar a votar neles depois da democratizao. Se as experincias da Coreia do Sul e de Taiwan servirem como parmetro, a maioria dos eleitores da Malsia e de Singapura viria a concluir exatamente isso e apoiaria em massa o BN e o PAP. medida que o crescente descontentamento popular atual se concentra nessas prticas repressivas, a flexibilizao desses controles beneficiaria no apenas a democracia, mas tambm o BN e o PAP. NOTAS
1. Adam Przeworski e Fernando Limongi, Modernization: Theories and Facts, World Politics 49 (Janeiro de 1997): 15583. O PIB total da Malsia e de Singapura so praticamente equivalentes, mas o PIB per capita de Singapura aproximadamente cinco vezes superior. 2. Para no se considerar as categorias malaio e chins ou suas subdivises como eternas ou inevitveis, veja Anthony Reid, Imperial Alchemy: Nationalism and Political Identity in Southeast Asia (New York: Cambridge University Press, 2009), chs. 34, para um importante relato histrico. 3. Sobre autoritarismo competitivo, consulte Steven Levitsky e Lucan A. Way, Competitive Authoritarianism: Hybrid Regimes After the Cold War (New

Dan Slater

99

York: Cambridge University Press, 2010). Sobre o autoritarismo eleitoral, que engloba mais claramente a Malsia e Singapura, consulte Andreas Schedler, ed., Electoral Authoritarianism: The Dynamics of Unfree Competition (Boulder, Colo.: Lynne Rienner, 2006). Para um argumento de que Singapura recentemente passou de um autoritarismo fechado para um competitivo, de acordo com definies de Levitsky e Way, veja Stephan Ortmann, Singapore: Authoritarian but Newly Competitive, Journal of Democracy 22 (Outubro de 2011): 15364. 4. Sobre a distino do regime estatal em ambientes autoritrios e o papel do poder do Estado em apoiar o autoritarismo duradouro, consulte Dan Slater e Sofia Fenner, State Power and Staying Power: Infrastructural Mechanisms and Authoritarian Durability, Journal of International Affairs 65 (Outono-Inverno de 2011): 1529. 5. A seguinte anlise histrica baseada em Dan Slater, Ordering Power: Contentious Politics and Authoritarian Leviathans in Southeast Asia (New York: Cambridge University Press, 2010), cap. 4 e 8. 6. Cho-Oon Khong, Singapore: Political Legitimacy Through Managing Conformity, em Muthiah Alagappa, ed., Political Legitimacy in Southeast Asia: The Quest for Moral Authority (Stanford: Stanford University Press, 1995), 115. 7. Slater, Ordering Power, 5. 8. Robert O. Tilman, The Centralization Theme in Malaysian Federal-State Relations, 195775, Instituto para Estudos do Sudeste Asitico (Singapore), Occasional Paper No. 39, Maio de 1976, 63. 9. Mukul G. Asher, Issues in Forced Savings and National Economic Development: The Management of National Provident Fund Systems, em Al Alim Ibrahim, ed., Generating a National Savings Movement (Kuala Lumpur: Instituto para Estudos Estratgicos e Internacionais, 1994), 238. 10. Barbara Geddes, What Do We Know About Democratization After Twenty Years? Annual Review of Political Science 2 (1999): 11544. 11. John Kie-Chiang Oh, Korean Politics: The Quest for Democratization and Economic Development (Ithaca: Cornell University Press, 1999), 114, 115. Sou muito grato a Sofia Fenner por suas perspectivas sobre o conservadorismo de eleitores na sequencia de democratizao de Estados fortes. 12. Qingshan Tan, Democratization and Bureaucratic Restructuring in Taiwan, Studies in Comparative International Development 35 (Junho de 2000): 4864. 13. Stephan Haggard e Robert R. Kaufman, Development, Democracy, and Welfare States: Latin America, East Asia, and Eastern Europe (Princeton: Princeton University Press, 2008); e Joseph Wong, Democracys Double Edge: Financing Social Policy in Industrial East Asia, em Yin-wah Chu e Siu-lun Wong, eds., East Asias New Democracies: Deepening, Reversal, Non-Liberal Alternatives (Nova York: Routledge, 2010).

100

Journal of Democracy em Portugus

14. Sobre o regime de resposta represso da Malsia, consulte Harold Crouch, Government and Society in Malaysia (Ithaca: Cornell University Press, 1996). 15. Beng-Huat Chua, Communitarian Ideology and Democracy in Singapore (Nova York: Routledge, 1995), 174. 16. Para argumentos mais otimistas, consulte Thomas Carothers, How Democracies Emerge: The Sequencing Fallacy, Journal of Democracy 18 (Janeiro de 2007): 1227. Do lado mais pessimista, consulte Edward D. Mansfield e Jack Snyder, The Sequencing Fallacy, Journal of Democracy 18 (Julho de 2007): 59.

Plataforma Democrtica (www.plataformademocratica.org) uma iniciativa da Fundao iFHC e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais dedicada a fortalecer a cultura e as instituies democrticas na Amrica Latina, atravs da produo de conhecimento e do debate pluralista de ideias sobre as transformaes da sociedade e da poltica na regio e no mundo. Oferece uma infraestrutura virtual com um banco de dados e uma biblioteca on-line que facilita o acesso a instituies de pesquisa que trabalham temas relacionados democracia na Amrica Latina e sua produo intelectual. Por sua vez, desenvolve pesquisas em reas-chave para a consolidao da democracia na regio, que posteriormente so discutidas com intelectuais pblicos latino-americanos e transformadas em textos amplamente difundidos. Conjuntamente com 21 centros de pesquisas associados, localizados em 11 pases da Amrica Latina, realiza fruns para promover o dilogo entre os produtores de conhecimento e os diferentes atores sociais e polticos. As principais reas de trabalho da Plataforma Democrtica so: Transformaes Geopolticas Globais e instituies democrticas:
http://www.plataformademocratica.org/Portugues/ PublicacoesAmericaLatina.aspx http://www.plataformademocratica.org/Portugues/ PublicacoesBrasilAmericaSul.aspx

Meios de comunicao e Democracia:


http://www.plataformademocratica.org/Portugues/PublicacoesPlataforma. aspx#MediosComunicacion http://www.plataformademocratica.org/Arquivos/Poder_politico_e_meios.pdf

Sociedade civil e democracia:


http://www.plataformademocratica.org/Arquivos/Usos_abusos_e_ desafios_da_sociedade_civil_na_America_Latina.pdf

Biblioteca virtual:
http://www.plataformademocratica.org/Portugues/BuscaPublicacoes.aspx
Journal of Democracy em Portugus Volume 1, Nmero 2, Outubro de 2012 2012 National Endowment for Democracy and The Johns Hopkins University Press

You might also like