You are on page 1of 19

MEMRIA

Prof. Ms. Mara Neves

O que memria?
Memria significa aquisio, formao, conservao e evocao de informaes (Izquierdo, 2011) Processo de reteno d e informaes,no qual nossas experincias so arquivadas e recuperadas quando a chamamos. (Cardoso, 2010)

Qual a importncia da memria?


Base da aprendizagem. Arquivamento e recuperao de informaes.

Qual a relao entre aprendizagem e memria?


A aprendizagem:aquisio de novos conhecimentos e a memria: reteno daqueles conhecimentos aprendidos. Aprendizagem e memria: suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento.

Quais so os tipos de memria?


1. QUANTO AO TEMPO DE DURAO: Ultra-rpida: dura poucos segundos Curto prazo ou curta durao ou operacional: dura minutos ou horas Longo prazo ou longa durao: traos duradouros (dias,semanas,anos)

2. QUANTO AO CONTEDO:
Operativas: armazenamos temporariamente informaes que sero teis apenas para o raciocnio imediato e a resoluo de problemas, ou para a elaborao de comportamentos. Declarativas: memria para fatos e eventos. verbalizada. Episdica(datas) e Semntica(significado das palavras). No declarativas: no precisa ser verbalizada . memria para procedimentos e habilidades. Memria adquirida e evocada por meio de "dicas, memria de procedimentos, memria associativa, memria no-associativa.

O que preciso para memorizar?

Ateno Repetio Associaes Emoo Coerncia Motivao

O que envolve o processo de memorizao?


1. Aquisio: informao chega ao crebro por meio dos sentidos, ativando reas cerebrais responsveis pela memria. Depois de compreendida, enviada amgdala cerebral (decide a relevncia da informao). 2. Consolidao: processo de armazenamento de informaes na memria de longa durao. A informao segue para o hipocampo, transformando-se em memria,por meio das sinapses. 3. Evocao: lembrar da informao armazenada por meio de estmulos.

Onde chegam no crebro as informaes para serem armazenadas?

Explicando melhor...
Hipocampo: processo de transio da memria a curto prazo para memria a longo prazo consolidando a memria para aquela informao. Hipotlamo:controla a temperatura corporal, o apetite e o balano de gua no corpo, principal centro da expresso emocional e do comportamento sexual, faz a integrao entre os sistemas nervoso e endcrino, atuando na ativao de diversas glndulas produtoras de hormnios. Amgdala:centro regulador do comportamento sexual e da agressividade,bem como medo e ansiedade. Glndula pituitria(hipfise): responsvel pela regulao da atividade de outras glndulas e de vrias funes do organismo como o crescimento e secreo do leite atravs das mamas.

Como chegam as informaes no crebro?

Como nosso crebro?

Clulas nervosas ou neurnios...

E as sinapses(redes neurais)?

Como acontecem as sinapses...


Quando uma clula ativada, desencadeada a liberao de substncias qumicas(neurotransmissores) nas sinapses, tornando-as mais efetivas. Neurnios "exercitados" possuem um nmero maior de ramificaes (dendritos) se comunicando com dendritos de outros neurnios. Para que as memrias sejam criadas, preciso que as clulas nervosas formem novas interconeces e novas molculas de protena.

E ainda...
A memria envolve mudanas ou aumentos nos circuitos nervosos. Circuitos nervosos so conjuntos de neurnios que se comunicam entre si atravs de junes denominadas de sinapses. Plasticidade: alteraes celulares decorrentes da aprendizagem e memria.Capacidade das clulas nervosas mudar as suas repostas a determinados estmulos.

Referncias Bibliogrficas
IZQUIERDO, Ivn. Memria. POA: Artmed, 2011. SPRENGER, Marilee. Memria:como ensinar para o aluno lembrar. POA: Artmes, 2008. COSENZA,Ramon e GUERRA, Leonor. Neurocncia e Educao: como o crebro aprende. POA: Artmed, 2011.

O que podemos fazer para termos boa memria?


Leitura Exerccios mentais e fsicos Alimentao saudvel Fuga do estresse Evitar a depresso Prestar ateno e relaxar De 6 a 8 horas dirias de sono Ser um eterno aprendiz!

You might also like