You are on page 1of 8

MODALIDADES ORGANIZATIVAS, MODALIDADES DIDTICAS DE ENSINO E TIPOS DE ATIVIDADES1

Ktia Lomba Brkling2

A gesto do tempo pedaggico


Para organizarmos o trabalho de ensino de linguagem, preciso que se leve em conta a maneira mais adequada para fazermos a gesto do tempo, considerando modalidades didticas que otimizem a utilizao do mesmo. Considerando-se: a) o princpio de organizao do currculo em espiral pois os alunos precisam ter contato com os contedos em diferentes momentos do processo de aprendizado, de maneira a dele se apropriarem melhor ; b) a natureza de cada contedo e suas necessidades de abordagem; c) a necessidade de haver uma seleo dos contedos em funo do tempo de que se dispe para ensinar e das expectativas de aprendizagem colocadas para os alunos, inspirando-nos em Lerner (2002) mas no apenas , podemos dizer que trs podem ser as modalidades organizativas3 nas quais o trabalho didtico pode ser organizado: a) os projetos de leitura, escuta e produo de textos; b) as seqncias de atividades; c) as atividades independentes. Estas ltimas do ponto de vista da freqentao sala de aula, podem ser habituais ou permanentes e ocasionais. As primeiras seriam aquelas que possuem uma periodicidade freqente e definida, possibilitando ao aluno contato constante com a mesma e com o contedo nela tematizado. As atividades independentes ocasionais seriam aquelas tratadas de maneira no regular, para dar conta de um contedo eventualmente considerado como necessrio. So exemplos de atividades independentes permanentes as situaes de leitura em voz alta realizada pelo professor, sistematicamente trs vezes na semana; ou a Roda de Leitores, realizada toda segunda-feira, por exemplo; ou, ainda a leitura de escolha pessoal, realizada a cada quinze dias, nas sextas-feiras. So exemplos de atividades independentes ocasionais as leituras espordicas de notcias do jornal; ou sobre um determinado tema relevante em um momento especfico. As seqncias de atividades ou seqncias didticas de atividades4 so como o prprio nome j indica uma seqncia de atividades organizadas para trabalhar determinado contedo, seja ele discursivo, textual ou gramatical em leitura, escuta ou produo de modo a possibilitar ao sujeito uma apropriao efetiva dos aspectos do conhecimento implicados, de maneira progressiva. So exemplos de atividades
1

BRKLING, K, L. Referencial Curricular de Lngua Portuguesa. Verso Preliminar. Colgio Hebraico Brasileiro Renascena. So Paulo (SP); jun/08. Professora da Ps-Graduao ISE Vera Cruz (So Paulo SP); Coordenadora de Lngua Portuguesa do Colgio Hebraico-Renascena (So Paulo); Assessora de Instituies de Ensino na rea de Ensino da Linguagem Verbal. A esse respeito, consultar LERNER, D. possvel ler na escola?. Artigo publicado originalmente na revista Lectura y Vida, ano 17, n 1, mar. 1996. Traduo para o portugus de Daniel Revah, Mara Libertad Soligo Takemoto, Rosangela Moreira Veliago e Suzana Mesquita Moreira. Reviso de Heloisa Cerri Ramos. A mesma discusso est presente no livro LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio. Porto Alegre (RS): Artmed; 2002 (pp. 87-92). Inspirado em: DOLZ, J.; B. SCHNEUWLY & J.-F. DE PIETRO 1998 Rcit dlaboration dune squence: Le dbat publique. IN: J. DOLZ & B. SCHNEUWLY (eds) Pour un Enseignement de lOral: Iniciation aux genres formels lcole. Paris: ESF Editeur, 1998.

organizadas nessa modalidade, as seqncias de leitura planejadas com a finalidade de se estudar um determinado tema (Lerner; 2002); para se estudar as caractersticas de determinado gnero (Schneuwly; 1998); e, tambm, ampliando-se o espectro da modalidade, para se estudar determinada regularidade ortogrfica; caractersticas de determinado movimento esttico da literatura, entre outros. Os projetos de leitura, escuta e produo de textos so atividades planejadas de maneira seqenciada, orientadas para a elaborao de um produto final destinado a interlocutores e lugares de circulao externos sala de aula ou escola. Um projeto pode ser composto por seqncias didticas de atividades e, ainda, por atividades independentes. As diferentes modalidades podem articular-se no desenvolvimento de um nico trabalho. Por exemplo: no desenvolvimento de um projeto de leitura que vise o conhecimento da obra de determinado autor, a leitura feita pelo professor pode realizar-se nos momentos da leitura diria juntamente com a leitura feita por aluno, pais, encarregado da sala de leitura, e outros profissionais. Da mesma forma, nesse mesmo projeto, possvel organizar-se uma seqncia de leitura para se estudar recursos lingsticos e estticos de apresentao de personagens, por exemplo, ou de pontuao, ou de criao de suspense, utilizados pelo autor em sua obra. So exemplos de projetos: a. elaborao de uma coletnea de lendas indgenas, tendo como produto final a montagem de um mural contendo as 10 lendas mais representativas das culturas indgenas do Brasil, com a finalidade de divulgar esse aspecto dessa cultura para os alunos da escola. b. elaborao de uma coletnea de poemas de bichos, tendo como produto final um livro, para circular entre os alunos da escola; c. gravao de um CD de causos de diferentes regies brasileiras, para compor o acervo da escola. d. organizao de seminrio temtico sobre biomas brasileiros e os problemas ambientais respectivos, envolvendo a escola e a comunidade escolar ampliada; e. elaborao de um dossi da obra de determinado autor, contendo resenhas das diferentes obras e uma anlise das suas caractersticas estticas e estilsticas, com a finalidade de disponibilizar na biblioteca da escola; f. elaborao de uma coletnea de contos de fadas modernos elaborados pela classe; g. elaborao de um fichrio de resenhas para ser socializado na biblioteca. Podemos dizer, ento, que as modalidades organizativas procuram garantir tanto a organizao do tempo escolar, quanto a adequao do tratamento a ser dado ao tipo de contedo com o qual se trabalhar. Alm disso, importante lembrar que fundamental organizar uma rotina de trabalho equilibrada, na qual as modalidades selecionadas possibilitem o trabalho com os diferentes contedos de leitura. A rotina precisa ser conhecida pelos alunos, de maneira que possam preparar-se para ela.

Modalidades Didticas e Tipos de atividades


Alm das modalidades organizativas bsicas, a prtica de ensino de linguagem tambm se pauta por alguns tipos especficos de atividades ou modalidades didticas - sejam de leitura, de produo ou de anlise lingstica. Estas atividades podem tanto se constiturem como atividades habituais ou ocasionais, quanto como seqncias de atividades ou seqncias didticas - e Projetos. muito importante que sejam consideradas intencionalmente na organizao do trabalho educativo, pois possibilitam um tratamento mais adequado dos diferentes contedos de ensino. As atividades relacionadas a seguir podem, todas elas, comporem as modalidades mais complexas, especialmente os projetos de leitura e de escrita, que se caracterizam pela organizao mais extensa no tempo de um trabalho de leitura e de escrita, possibilitando o trabalho com diferentes aspectos do contedo, com um tratamento adequado, ao longo do perodo previsto. A seguir so apresentados diferentes quadros nos quais estas atividades so descritas.

MODALIDADES DIDTICAS DE TRABALHO COM LINGUAGEM5 ATIVIDADES DE LEITURA TIPOS FINALIDADES Para trabalhar com a constituio da necessidade de ler regularmente, com diferentes finalidades, em especial, para informar-se a respeito de atualidades e temas relevantes para a vida cidad ou assuntos em desenvolvimento e estudo em aula. Trata-se de instituir um dia fixo na semana, no qual se leia em determinado horrio. Os leitores podem ser tanto o professor quanto os alunos, se o tema for socializado e combinado previamente. Trabalhar com as capacidades de leitura, estudando o texto coletivamente, por meio de leitura que mobilizem nos alunos capacidades (estratgias) de leitura necessrias para a construo da sua proficincia. A idia que a explicitao dos modos de obter informao para responder as perguntas, tornem observveis as estratgias que cada um utiliza para significar o texto, possibilitando a apropriao dessas estratgias por quem ainda no as construiu. Trabalhar com a ampliao da proficincia dos alunos no que se refere leitura de textos mais extensos, programando a leitura parte a parte. A partir da leitura prvia de cada parte, a professora promove a discusso coletiva das mesmas, ensinando procedimentos de recuperao da parte lida anteriormente. O trabalho de discusso compreende tambm a mobilizao de capacidades de leitura para a atribuio de sentido ao texto, considerando suas caractersticas mais especficas. Algumas finalidades: explicitar ao aluno por meio da fala do professor comportamentos de leitor (critrios de escolha e apreciao das obras, por exemplo; recursos que utilizou para a escolha do texto autor, gnero, editora, ilustraes, entre outros); possibilitar aos alunos que no lem o contato com textos em linguagem escrita de boa qualidade; possibilitar aos alunos contato com textos que no escolheriam de maneira independente; ampliar repertrio de leitura. Possibilitar o estudo de determinado tema por meio de uma seqncia de atividades que prevem a leitura de textos com grau crescente de ampliao e/ou aprofundamento de informaes. Possibilitar aos alunos a escolha de obras que contemplem suas preferncias pessoais, permitindo que o professor tenha uma referncia do tipo de leitura que j da competncia autnoma dos alunos. Possibilitar a socializao das leituras realizadas de maneira independente, com a finalidade de observar comportamentos leitores j construdos pelos alunos e, ao mesmo tempo, ampliar seu repertrio por meio da explicitao dos comportamentos de todos. Trata-se de atividade que permite ao professor analisar qual a proficincia autnoma de seu aluno em relao s capacidades de leitura que devero ser mobilizadas para responder as questes propostas. No se trata, portanto, de atividade que permita interveno processual na leitura, mas verificao de competncia j constituda. importante focalizar que a compreenso do aluno ser traduzida na escrita, o que requer a utilizao de uma proficincia diferente, que a de produzir textos. Atividade que permite o trabalho com os aspectos relativos oralizao de texto escrito como dico, entonao, dramatizao, entre outros. preciso que acontea em um contexto no qual oralizar texto escrito faa sentido. Para tanto, recorrer s situaes enunciativas nas quais essa capacidade solicitada: ler discurso em cerimnia de encerramento de ano letivo, de comemorao, ler textos em saraus literrios, ler textos

Leitura Diria ou Semanal

Leitura Colaborativa

Leitura Programada

Leitura em voz alta feita pelo professor Atividades seqenciadas de leitura Leitura de Escolha Pessoal Roda de leitores Leitura Individual com questes para interpretao escrita Leitura em voz alta

Sntese elaborada por Ktia Lomba Brkling para trabalho de assessoria e formao de professores (set/07).

vrios, em voz alta, para gravar CD de divulgao, anunciar, em supermercado, produtos e promoes, entre outras.

MODALIDADES DIDTICAS DE TRABALHO COM LINGUAGEM ATIVIDADES DE ANLISE LINGSTICA6 TIPO DE ATIVIDADE FINALIDADES E ORIENTAES GERAIS So atividades de anlise do texto produzido pelos alunos, buscando ajust-lo ao contexto de produo e demais contedos discursivos, textuais, pragmticos, gramaticais e notacionais anteriormente discutidos. Consideraes importantes: a) selecionar contedos especficos para fazer a reviso. A reviso de todos os aspectos implicados pode resultar improdutiva, dada a complexidade da articulao de diferentes aspectos; b) considerar, em revises futuras, aspectos que podem ir sendo articulados, paulatinamente; c) organizar a reviso nos trs momentos de agrupamento: coletivo maior, grupo/duplas, individual; d) quando organizados em duplas, os dois alunos devem revisar um texto, primeiro, indicando aspectos que precisem de ajustes, e, depois, o outro texto; aps a indicao dos aspectos a serem ajustados, cada aluno reescreve seu texto; e) no processo de reviso, tomar como critrio os relativos a: a. adequao do texto ao contexto de produo; b. adequao do textos aos aspectos textuais, gramaticais e notacionais discutidos em aulas anteriores. So seqncias de atividades elaboradas com a finalidade de se estudar determinado contedo de linguagem, sejam eles discursivos, pragmticos, textuais, gramaticais ou notacionais. As atividades devem ser proporcionar aos alunos uma reflexo a cada vez mais ampliada ou complexa sobre determinado contedo (acentuao, pontuao, coerncia, coeso, entre outros). Alm disso, devem prever estudo concentrado em espao no muito longo de tempo. Devem prever movimento metodolgico que considere: Seqncia Didtica A - Ao do professor: a) Levantamento de necessidades de trabalho a partir de uma produo inicial. b) Isolamento, entre os diversos componentes da expresso oral ou escrita, do fato lingstico a ser estudado, tomando como ponto de partida as capacidades j dominadas pelos alunos: o ensino deve centrar-se na tarefa de instrumentalizar o aluno para o domnio cada vez maior da linguagem. c) Priorizao dos aspectos a serem trabalhados. d) Construo de um corpus que leve em conta a relevncia, a simplicidade, bem como a quantidade dos dados, para que o aluno possa perceber o que regular. B - Ao do aluno: a) Anlise do corpus, promovendo o agrupamento dos dados a partir dos critrios
6

Reviso

Idem nota anterior.

construdos para apontar as regularidades observadas, por meio de um processo de observao e comparao. b) Organizao e registro das concluses a que os alunos tenham chegado. C Ao do professor: a) Apresentao da metalinguagem, aps diversas experincias de manipulao e explorao do aspecto selecionado, o que, alm de apresentar a possibilidade de tratamento mais econmico para os fatos da lngua, valida socialmente o conhecimento produzido. Para esta passagem, o professor precisa possibilitar ao aluno o acesso a diversos textos que abordem os contedos estudados. Este momento do processo apenas ocorrer quando as atividades de sistematizao, ocorridas num nvel metalingstico se fizerem necessrias. b) Exercitao sobre os contedos estudados, de modo a permitir que o aluno se aproprie efetivamente das descobertas realizadas. D Ao do Aluno: a) Reinvestimento dos diferentes contedos exercitados em atividades mais complexas, na prtica de escuta e de leitura ou na prtica de produo de textos orais e escritos. Importante: organizar os registros do conhecimento discutidos, os quais sero referncia para a produo e reviso de textos.

ATIVIDADES DE PRODUO DE TEXTOS - TIPOS DE ATIVIDADES E CONTEDOS QUE MOBILIZAM


CONTEDOS MOBILIZADOS ATIVIDADES FINALIDADE DA ATIVIDADE
CONTEDO TEMTICO CARACTERSTICAS DO GNERO ASPECTOS TEXTUAIS COMPREENSO DO SISTEMA E ORTOGRAFIA

RECONTO ORAL7 (em linguagem escrita, sem registro escrito)

Possibilitar a apropriao das caractersticas da linguagem escrita, por meio do reconto oral como se fosse o autor do texto. Aspectos fundamentais: expresses lexicais, uso de pronomes do caso oblquo, articuladores temporais e causais tpicos da linguagem literria, anteposio do adjetivo ao substantivo, entre outros aspectos. J est dado J esto dadas

Sero mobilizados

No sero mobilizados

RECONTO ORAL DE TEXTO PARA REESCRITA ( tendo o professor como escriba)

Possibilitar a apropriao das caractersticas da linguagem escrita referentes ao lxico, organizao sinttica, coeso e coerncia textuais e progresso temtica, assim como de procedimentos de escritor: planejamento, reviso processual e final.

J est dado

J esto dadas

Sero mobilizados

Sero mobilizados pelo professor, podendo ser tematizados ou no. importante que, nessa atividade, o foco seja no textual (coeso, coerncia, seleo lexical). Sero mobilizados, podendo ou no serem focalizados pelo professor. importante que, nessa atividade, o foco seja no textual (coeso, coerncia, seleo lexical).

PRODUO COLETIVA ORAL, tendo o professor como escriba.

Possibilitar a apropriao de caractersticas do gnero, aspectos textuais - nos quais se articulam a produo do contedo temtico e do texto -, e notacionais, assim como de procedimentos de escritor - planejamento, reviso processual e final por meio da modelizao realizada pelo professor.

Ser mobilizado

Ser mobilizado

Sero mobilizados

Trata-se, aqui, de uma atividade com uma finalidade especfica, apresentada a seguir, no quadro. No foco desse texto a explorao e discusso de todas as possibilidades de reconto oral, com a diversidade de finalidades possveis. importante salientar, ainda, que a anlise a respeito de se est ou no trabalhando com a linguagem oral quando se solicita recontos est diretamente ligada com as finalidades colocadas para o trabalho; alm disso, o trabalho com a linguagem oral e a oralidade no so compreendidos, nesse documento, como idnticos. Considera-se que a utilizao da linguagem oral instrumento indispensvel nas atividades escolares, o que no significa que, toda vez que se fala em classe, se est tomando a linguagem oral como objeto de ensino. Trabalhar com a capacidade de seqenciar eventos em um conto de literatura infantil, por exemplo, estabelecendo relaes de causalidade e temporalidade, tarefa que pode ser desenvolvida oralmente, o que no significa que estejamos trabalhando com algum gnero de linguagem oral.

ATIVIDADES DE PRODUO DE TEXTOS - TIPOS DE ATIVIDADES E CONTEDOS QUE MOBILIZAM (CONT.) CONTEDOS MOBILIZADOS ATIVIDADES FINALIDADE DA ATIVIDADE
CONTEDO TEMTICO CARACTERSTICAS DO GNERO ASPECTOS TEXTUAIS
COMPREENSO DO SISTEMA E ORTOGRAFIA

ESCRITA DE TEXTO QUE SE SABE DE MEMRIA (escrita de prprio punho)

Possibilitar a apropriao das caractersticas do sistema de escrita.

J est dado

J esto dadas

J esto dados

Sero mobilizados

REESCRITA DE TEXTO QUE NO SE SABE DE MEMRIA

Possibilitar ao aluno a apropriao de recursos da linguagem escrita e de organizao do texto, assim como de procedimentos de escritor: planejamento, reviso processual e final. Considerando ele no ter que se preocupar com aspectos temticos, a dificuldade concentra-se em ele articular os procedimentos de registro do texto, considerando-se aspectos textuais, gramaticais e notacionais. Possibilitar ao aluno a aprendizagem da articulao de procedimentos de textualizao, escrita e criao, focalizando apenas uma parte do texto, o que diminui a complexidade em relao a produo totalmente de autoria. Possibilitar ao aluno a aprendizagem de partes determinadas de um texto organizado em determinado gnero, focalizando apenas uma parte de sua organizao interna. No processo de aprendizagem de conto de fadas, por exemplo, possvel focalizar o cenrio, ou a complicao, ou a resoluo, apresentando-se ao aluno contos dos quais falte a parte que se deseja tematizar. diferena do exerccio acima, a parte excluda do texto no conhecida do aluno, que ter como tarefa articular o que vai escrever aos demais trechos do texto. Possibilitar ao aluno a produo de textos na qual se articulem produo temtica e textual. Ser mobilizado Sero mobilizadas J est dado J esto dadas

Sero mobilizados

Sero mobilizados

REESCRITA COM MODIFICAES (mudar o final, por exemplo)

(PRODUES HBRIDAS)
PRODUO DE PARTES DO TEXTO QUE NO SE CONHECE, APRESENTANDO-SE AS DEMAIS (Para se trabalhar com aspectos da organizao textual)

Ser mobilizado (em parte)

Sero mobilizadas

Sero mobilizados

Sero mobilizados

Ser mobilizado

Sero mobilizadas

Sero mobilizados

Sero mobilizados

TEXTO DE AUTORIA

Sero mobilizados

Sero mobilizados

You might also like