You are on page 1of 40

O REINO DE DEUS NA TERRA

Augusto Esteves

NDICE

INTRODUO

I O PROPSITO DE DEUS DESDE (antes de...) A FUNDAO DO MUNDO

evidente em textos como:


Pai nosso, que ests no cu, santificado seja o teu nome, VENHA O TEU REINO, SEJA FEITA A TUA VONTADE, NA TERRA COMO NO CEU .......... TEU O REINO, O PODER E A GLRIA, PARA SEMPRE. Mat 6.9-13:

evidente o relevo que Jesus d ao REINO DE DEUS na orao fundamental e nica que nos ensinou.
Vinde benditos de meu Pai, possu por herana, O REINO QUE VOS EST DESTINADO DESDE A FUNDAO DO MUNDO. Mat 25.31....34

O ESTUDO APROFUNDADO DAS SAGRADAS ESCRITURAS PARECE EVIDENCIAR QUE DEUS D REALIZAO AO SEU ETERNO E MAGISTRAL PLANO DE ESTABELECER O SEU REINO NA TERRA ATRAVS DE OITO PACIENTES E PERSEVERANTES FASES. este o objectivo deste estudo.

PRIMEIRA FASE
NO DEN DEUS INCUMBE ADO E EVA DE DAR EXPRESSO AO REINO DE DEUS NA TERRA

1 Deus prepara o Jardim do den e pe nele o primeiro casal a quem concede O DOMNIO DE TODA A CRIAO. Isto evidente de vrios textos como os seguintes: Gen. 1.26 E disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme nossa semelhana; e DOMINE sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos cus, e sobre o gado, e SOBRE TODA A TERRA, e sobre todo o reptil que se move sobre a terra. Deus deu, portanto, ao primeiro casal o domnio sobre a Terra. Como lhe deu tambem a ordem de FRUTIFICAR E SE MULTIPLICAR, esse domnio pertenceria igualmente aos seus descendentes.

Esta mesma e grande verdade foi revelada ao SALMISTA: ...pouco menor o fizeste (ao homem) do que os anjos e de glria e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domnio sobre as obras das tuas mos; tudo puseste debaixo dos seus ps. Sal. 8.5,6

Deus imps ao casal uma nica LEI RESTRITIVA. Qual a sua importncia?

Gn 2.16,17 E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: de toda a rvore do jardim comers livremente. Mas da rvore da cincia do bem e do mal, dela no comers, porque no dia en que dela comeres, certamente morrers. da mxima importncia compreender a razo de ser desta lei.

Deus pretende ter uma humanidade constituida por seres inteligentes, livremente atraidos pelo DIVINO SER e que, irresistivelmente cativados pelo Seu

Amor, obedeam com alegria e gratido Sua vontade, encontrando nessa obedincia expontnea, a sua mais ampla liberdade.

Este supremo objectivo divino determinou que o Senhor Deus impuzesse aquela lei ao homem.

- O mistrio da interveno de Satans

* Deus permitiu essa interveno. * Deus podia ter impedido que tal acontecesse. * Mas permitiu-o apesar de conhecer perfeitamente as consequncias. * Permitiu-o porque tal era absolutamente necessrio paraa concretizao do Seu Propsito.

Meditemos em alguns aspectos deste sombrio mistrio.

**Ado foi criado e dotado de fulgorosa inteligncia e tremendo conhecimento intuitivo

Note-se o seguinte texto Havendo pois o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo e toda a ave dos ceus, os trouxe a Ado, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Ado chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Ado ps os nomes a todo o gado, e s aves dos cus, e a todo o animal do campo. (Gn. 2.19,20)

Nos tempos patriarcais, os nomes eram atribuidos em funo das caractersticas intrnsecas dos seres a quem eram atribuidos.

Ado s pde desempenhar a gigantesca tarefa de dar nomes a toda a alma vivente (S CENTENAS DE MILHAR? AOS MILHES?) porque estava dotado de uma suprema inteligncia e conhecimento intuitivo. Ado era inocente; no tinha o conhecimento do bem e do mal. Mas, para alem disso, porque a imagem de Deus a que foi feito lhe transmitia o conhecimento intuitivo de todas as coisas, ele pde desempenhar perfeitamente a herclea tarefa de administrar nomes a todos os seres. Foi a este ser impar, o mais inteligente e intuitivo de todos os homens, que Deus imps a obedincia LEI RESTRITIVA .

** Ado, extremamente dotado, perante a lei restritiva, ainda no inteiramente livre.

Um pequeno verso de Gnesis lana jorros de luz sobre esta questo: E OUVIRAM A VOZ DO SENHOR DEUS, QUE PASSEAVA NO JARDIM PELA VIRAO... DO DIA (Gn 3.8)

Parece legtimo inferir que esta experincia pessoal, com a presena fsica do Senhor, no aconteceu uma vez, esporadicamente, mas que constituia uma experincia diria no den.

Todavia, to profunda, gloriosa, e sobrenatural experincia com Deus, condicionava seguramente o CasaL Como poderiam voluntariamente desobedecer ao Senhor Deus, cuja majestosa presena e indiscritivel beleza estava com eles todas as tardinhas?

Tal condicionamento paralizava-os no lhes permitindo encontrar estmulos para desobedecer.

** Para poder vir a concretizar OS SEUS ETERNOS PROPSITOS, DEUS PERMITIU A INTERVENO DE SATANS NO DEN.

No Velho Testamento o mistrio de Satans no inteiramente revelado. Tal revelao s claramente explanada no Novo Testamento e especialmente no Apocalipse. Deus no quiz revelar a sinistra personagem, sem revelar primeiro a bemdita Pessoa do Redentor. na proporo em que jorra luz sobre a Pessoa do Filho de Deus que Satans posto a nu aos olhos dos crentes.

O autor deste estudo inclui-se entre aqueles que acreditam: - que os dois textos do V. T. que aprofundam a revelao do Inimigo so Isaias 14.417 e Ezeq. 28.12-16

- que a existncia dele muitssimo anterior do homem e que a mesma est indelevelmente ligada criao original da Terra e do Cosmos

- Job 38.4...7 parece confirmar isso mesmo onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-no saber, se tens inteligncia. Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus (anjos-ver Gn 6.2) rejubilavam. Os dois textos citados acima revelam o pecado e a queda de Lcifer. - com a queda DO ANJO DE LUZ, e como consequncia disso, a Terra tornou-se SEM FORMA E VAZIA e eventualmente o Cosmos (pelo menos o Sistema Solar).

** A Bblia revela que, sempre que h no Planeta profundas alteraes na ESFERA ESPIRITUAl, as mesmas refletem-se tambm na ESFERA FISICA

Exemplos:

1. A queda de Lcifer......................o caos de Gn 1. 2 A queda da Humanidade...............O dilvio 3. A desobedincia da humanidade ordem divina de se espalhar

pela face da Terra.......................A torre de Babel A fracturao da Terra nos dias de Peleg, que deu lugar aos vrios continentes 4. A morte de Cristo.......................O vu do Templo Terramoto Trevas Ressurreio de morto 5. A segunda vinda de Cristo...........Montes e Ilhas removidos Natureza animal transformada Clima alterado Fenmenos no Sol, Lua E Estrelas 6. Nos caps. 1 e 2 do Gnesis, no temos a criao original, mas sim A RESTAURAO FISICA DA TERRA, tendo em vista a criao de novos seres intrinsicamente humanos

E, assim, Deus permitiu a Satans intervir no den...

Tendo permitido a interveno de Satans no den, para tentar Ado e Eva, Deus possibilitou que eles ficassem, agora, perfeitamente equilibrados e, portanto, livres.

De facto, agora, o casal, est, por um lado, sob a influncia sobrenatural da presena de Deus, por outro, fica tambm exposto presena sobrenatural de Lcifer. Agora a sua liberdade est equilibrada. Agora so verdadeiramente livres para OBEDECER ou DESOBEDECER lei restritiva de Deus.

** Tendo Satans consumado a tentao, sobre o casal, este caiu e ficou sob a condenao da morte (decadncia e morte fsicas, e separao, de facto, de Deus).

** Consumada a desobediencia, Deus drama:

julga os intervenientes neste dramtico

A Serpente: A mulher: O homem e a Terra:

Gen. 3.14 3.1

3.17-19, 22-23

** Ao pronunciar o Seu severo julgamento sobre a serpente, O SENHOR DEUS ANUNCIA A REDENO

A sentena sobre a serpente, em Gn. 3.14,15, constitui um texto fundamental das Sagradas Escrituras. A respeito do mesmo, notem-se as seguintes ilaes:

1. decretada a perptua INIMIZADE entre a SERPENTE e a MULHER, entre A SEMENTE da SERPENTE e A SEMENTE DA MULHER. 2. Por outras palavras decretado o perptuo CONFLITO entre Satans e Cristo, que, na Sua encarnao, , de facto, A SEMENTE DA MULHER.

3. Este conflito manifesta-se atravs de todas as geraes e assim ser at ao fim dos tempos. 4. Este O CONFLITO de onde derivam todos os outros conflitos.. 5. uma maravilhosa demonstrao da graa de Deus que, em simultneo com a condenao daquele que induziu os nossos pais a pecar, seja revelado o Redentor e o cerne da Redeno.

6. dado grande relevo INIMIZADE ENTRE SATANS E A MULHER. De facto, a partir da Satans perseguiu a Mulher na ESPERANA DE CORROMPER A SUA SEMENTE e assim prejudicar, OU INVALIDAR MESMO, o plano divino da redeno. Veja-se Gn 6. 7. Ficou estabelecido que O CONFLITO no seria resolvido entre A MULHER e SATANS mas entre SATANS e a SEMENTE DA M ULHER (CRISTO). Logo, a ascendncia da mulher foi implicitamente rejeitada pelo Senhor Deus

8. Em oposio a Deus, Satans sempre se tem esforado por eleger a mulher como agente da redeno. O seu sucesso em persuadir muitos (mesmo muitos) a ver na mulher agente da redeno, e at co-autora da mesma, relatado por Jeremias (Jer.7.18;44.17,18,19, 25). A ascenso da mulher relatada e condenada em Ap. 17 e 18 e um impressionante facto numa grande parte da Cristandade. 9. A dimenso plena do grande CONFLITO expressar-se-ia assim: - a semente da mulher (Cristo) feriria A CABEA DA SERPENTE: Satans perder todo o seu poder e domnio e finalmente a sua liberdade quando for confinado para sempre ao lago de fogo

- A serpente feriria o calcanhar da Semente da mulher; no O mataria; feririLO-ia apenas no calcanhar. Estava revelada, em figura, a Sua crucificao e ressurreio

**Tendo consumado A QUEDA DO HOMEM, Satans reconquista O DOMINIO DO PLANETA at que a REDENO DIVINA esteja consumada NO TEMPO e NA ESFERA Fsica.

- Sob o domnio de Satans, a raa humana corrompe-se inteiramente, aliena-se, paganiza-se rapidamente (Gn. 6). Termina, assim, com o juizo do DILVIO, a Primeira Fase do Plano de Deus para estabelecer o Seu Reino na Terra. - Esta fase teve uma longa durao, cerca de 1600 anos desde Ado. O plano divino no foi anulado; foi simplesmente adiado.

SEGUNDA FASE DO DILVIO A BABEL E PELEG

- Deus recomea, o Seu plano de estabelecer o Seu Reino na Terra, com O PACTO COM NO, aps o Dilvio. (Gnesis 9. 1-3, 7)

As ordenanas que Deus deu a No so, nos seus aspectos fundamentais, iguais s que deu a Ado e Eva. Nomeadamente:FRUTIFICAR - MULTIPLICAR-SE - ENCHER A TERRA - POVO-LA BUNdANTEMENTE - DOMINAR SOBRE TODA A CRIAO ANIMAL

Deus concede que o homem passe a ter alimentao carnvora e piscvora.

Deus estabelece a pena de morte para os criminosos.

- A ESTRATGIA DE SATANS CONSISTIU EM LEVAR OS HOMENS A CONTRARIAR A ORDEM DIVINA DE SE ESPALHAREM PELA FACE DA TERRA INCENTIVANDO-OS A CONCENTRAREM-SE EM GRANDES CENTROS URBANOS, para assim OS MANIPULAR MELHOR.

* NIMROD, bisneto de No, e neto de Cam,foi o primeiro grande construtor de cidades, entre as quais Babel, Acas, e Ninive /Gn. 10

v No v Cam v Cuxe v Ninrode (200 a 250 anos depois do Dilvio) * Foi possivelmente nos dias de Ninrode que decorreu o drama descrito em Gn. 11.19:

E disseram: eia, edifiquemos ns uma cidade e uma torre cujo cume toque os cus e faamo-nos um nome , para que no sejamos espalhados sobre a face de toda a Terra.

Notem-se os seguintes aspectos:

- Vemos em marcha acelerada O CONFLITO entre Satans e o Senhor Deus que ordenou a No: FRUTIFICAI MULTIPLICAI-VOS ABUNDANTEMENTE ENCHEI A TERRA POVOAI-A

Satans disse: (em aces) . No nos vamos espalhar pela face da Terra . Vamos ficar todos juntos. Para isso vamos construir cidades e, entre estas, BABEL e, nesta, uma

TORRE que toque nos ceus. E assim nos faremos um grande nome

TRATA-SE DE UM VERDADEIRO DESAFIO A DEUS; DE UMA TOTAL REBELIO CONTRA DEUS. TAL NO PODERIA FICAR IMPUNE.E NO FICOU, NEM FICAR.

. H, porm, outro aspecto muito importante, envolvido na expresso:

...uma torre cujo cume toque nos cus

Uma traduo alternativa, que tem sido defendida por alguns, :

uma torre e no seu cume os cus

Para no fugir ao tema que se est a tratar, analiz-lo- emos no estudo BABILNIA E O EVANGELHO NAS CONSTELAES

TODAVIA, DESDE J DIREMOS QUE ALGO EXTREMAMENTE TENEBROSO E MALFICO TRADUZIDO POR AQUELA EXPRESSO. TAL MALIGNIDADE NO PODERIA FICAR IMPUNE; NO FICOU, NEM FICAR. A PUNIO DIVINA NO TARDOU. DEUS OPEROU A CONFUSO DAS LNGUAS

Num momento, aquele magote de gente passou a falar lnguagens diferentes; no se entendiam e a obra no podia prosseguir. Tiveram que separar-se e partir em direces diferentes juntamente com aqueles que falavam as mesmas lnguas.

E ASSIM COMEOU A REALIZAR-SE A DISPERSO PRETENDIDA POR DEUS.

O SENHOR OS ESPALHOU DALI, SOBRE A FACE DE TODA A TERRA (Gn. 11.8). O TRABALHO DIVINO DE DISPERSAR A HUMANIDADE POR TODA A Terra, CONCLUIU- - SE NOS DIAS DE PELEG (TETRANETO DE NO)

...PORQUANTO NOS SEUS DIAS SE REPARTIU A TERRA Gn. 10.25

A palavra repartir, no original , significa: quebrar, abrir e separar por fissura

Deus operou a fragmentao e divisou do nico continente, que ento existia (Gn. 19.10), nos vrios continentes, que se afastaram uns dos outros, e da nica massa de gua existente, repartida nos vrios oceanos e mares. (A diviso do nico continente deve ter ocorrido cerca de 100 anos depois da Torre de Babel)

Agora, sim, a humanidade estava nesmo dispersa e separada, por vezes, por milhares de kilmetros, por mares e por oceanos. *COM OS JUIZOS DA CONFUSO DAS LNGUAS, E DA DIVISO DO SUPER CONTINENTE, TERMNOU A SEGUNDA FASE DO MAGISTRAL PLANO DE DEUS. Esta fase foi de curta durao; talvez cerca de 500 anos.

TERCEIRA FASE A FORMAO DA NAO DE ISRAEL **A CHAMADA DE ABRAO, ISAAC, E JACOB, A ESCRAVIDO NO EGIPTO; A PEREGRINAO NO DESERTO. O RELATO INSPIRADO DE Act 7. 2 a 37

Este relato extraordinrio porque extremamente simples. muito condensado, mas abrange um longo perodo da histria de Israel. extremamente fiel s Escrituras do Velho Testamento. . impressionante que este extraordinrio discurso tenha sido proferido por um simples dicono .Que gloriosas figuras, verdadeiras chaves da vida e da histria dos Hebreus, esto contempladas neste discurso: ABRAO ISAAC JACOB - JOS -MOISS ARO JOSU - SALOMO . Que extraordinrias manifestaes do poder de Deus a favor do Seu povo:

A preservao do povo Hebreu ao longo de cerca de 400 anos de servido. A preservao da vida e integridade de Moiss ao longo de tres perodos de 40 anos, no total de 120 anos. As 10 pragas do Egipto - A morte dos primognitos e a instituio da Pscoa - A travessia do Mar Vermelho - A presena divina na COLUNA DE FOGO e na NUVEM - A morte dos exrcitos egpcios no Mar Vermelho - Os contnuos milagres divinos durante a longa travessia do deserto.

** AS REITERADAS DESOBEDINCIAS, MURMURAES E CONTNUOS PECADOS DO POVO DE ISRAEL APS ATRAVESSAREM O MAR VERMELHO ATINGEM O SEU PONTO MAIS ALTO COM O PECADO EM CADES BARNEA, NO DESERTO DE PARAN, QUANDO O POVO, EM VEZ DE AVANAR PARA A TERRA PROMETIDA, PELA F EM DEUS, SE DEIXA PARALIZAR PELO TESTEMUNHO NEGATIVO DE 10 DOS 12 ESPIAS. (Nm. 13)

Note-se: Os pecados do povo, no deserto, foram muitos - A sua gravidade foi tanto maior quanto verdade que Deus manifestou, por muitas vezes, a sua bondade e o Seu poder supremo, manifestado em mltiplos milagres a favor dos Hebreus. Por isso mesmo, Deus no perdoaria o pecado do povo em Cades Barnea e, em consequncia, o Senhor determinou que a maioria do povo no entraria na Terra Prometida. O que Deus espera sempre, dos que NELE crem, que creiam sempre, mesmo quando as circunstncias so adversas e at, aparentemente, contraditrias ...sem f impossivel agradar a Deus... (Heb. 11.6). Este o princpio fundamental do relacionamento com Deus, que sempre posto prova.

** A TERCEIRA FASE TERMINA COM O JUIZO DIVINO QUE OBRIGA O POVO A VOLTAR PARA TRAS E A PEREGRINAR NO DESERTO DURANTE 40 ANOS, EM QUE MORRERAM TODOS OS QUE FORAM CONDENADOS A NO ENTRAR NA TERRA.

A TERCEIRA FASE DUROU CERCA DE 500 ANOS, DESDE A CHAMADA DE ABRAO AT CADES BARNEA ** NESTA FASE FOI FORMADA A IDENTIDADE E A ALMA DA NAO JUDAICA. VEJAMOS VRIOS ASPECTOS FUNDAMENTAIS:

- O FUNDAMENTO DA NAO CONSTITUIDO PELAS PROMESSAS DE DEUS AOS PATRIARCAS: ABRAO, ISAAC E JACOB - PROMESSA AQUANDO DA CHAMADA DE ABRO E far-te-ei uma grande nao, e abenoar-te-ei, e engrande- cerei o teu nome; e tu sers uma beno. E abenoarei os que te abenoarem, e amaldioarei os que te amal-dioarem; e em ti sero bemditas todas as famlia da terra.(Gn. 12.2,3) ...tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar, pela f, os gentios, anunciou primeiro o Evangelho a Abro, dizendo: todas as naes sero bemditas em ti. (Gl. 3.8)

. AQUANDO DA PROMESSA DE UM HERDEIRO GNESIS 15 ...olha agora para os ceus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: assim ser a tua semente (v. 5) E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isso por justia (v. 6) . Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos Caldeus, para dar-te a ti esta TERRA, PARA A HERDARES (V. 7) Naquele mesmo dia, fez o Senhor um concerto com Abrao dizendo: tua semente tenho dado esta terra, desde o rio Egipto at ao grande rio Eufrates, (v. 18)

CREU ELE NO SENHOR E ISSO FOI-LHE IMPUTADO POR JUSTIA

TODO O RELACIONAMENTO COM DEUS; A REDENO, O PERDO, A JUSTIFICAO, A SANTIFICAO...TUDO SE BASEIA NESTE PRINCPIO: CRER PARA SE SER JUSTIFICADO POR DEUS.

TODAVIA, A F NO SENHOR TEM DE SER AUTNTICA; CONFIAR, DEPENDER DELE, SABER ESPERAR PELO TEMPO DELE E PELA MANIFESTAO DA SUA VONTADE; ACEITAR A SUA VONTADE COM COMPLETO DESPREZO PELA VONTADE PRPRIA. QUERER O SENHOR MAIS POR AMOR DELE MESMO DO QUE PELOS BENEFICIOS QUE DELE PODEM ADVIR.

ESTA FOI A F DE ABRAO. ESTA TEM DE SER A NOSSA F HOJE.

- DEUS PROMETEU-LHE UM FILHO QUANDO ELE J TINHA AVANADA IDADE Gn 15

. os anos passaram e o filho no nascia. Alem da avanada idade de ambos, Sara era estril. . inconformada com a longa espera, Sara concebe o plano de ter um filho atravs da sua escrava egpcia, AGAR. . QUANDO, finalmente, NASCE ISAAC,ABRAO TEM 100 ANOS. Ele tinha 86 anos quando Ismael nasceu (Gen 16.16). Logo ele esperou mais de 14 anos,talvez 17, ou mais, pelo cumprimento da Promessa, que lhe foi feita alguns anos antes.

ISTO VERDADEIRA F

* Alguns anos depois, Deus pediu a Abrao que oferecesse Isaac em holocausto. impossivel imado corao de Abrao e as dvidas e interrogaes que ginar a angstia, e a aflio,

assaltaram a sua mente.

* Apesar de todo o sofrimento, Abrao obedeceu e s no ltimo instante que Deus interveio.

ISTO VERDADEIRA F As promessas de Deus a Abrao aquando do (quase) sacrificio de Isaac:

E disse: por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta aco , e no me negaste o teu filho, o teu nico, que deveras te abenoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua semente COMO AS ESTRELAS DO CU, E COMO A AREIA QUE EST NA PRAIA DO MAR; e a tua semente possuir a porta dos seus inimigos; E, NA TUA SEMENTE (CRISTO) SERO BEMDITAS TODAS AS NAES DA TERRA; porquanto obedeceste minha voz(Gn. 22. 16-18).

A SEMENTE DE ABRAO CRISTO (Gl. 3.16)

**As PROMESSAS DE DEUS FEITAS A ABRAO (posse para sempre da terra prometida, descendncia inumeravel, todas as famlias da terra abenoadas nele) FORAM CONFIRMADAS E REPETIDAS A ISAAC E JACOB.

5 GRANDES OBJECTIVOS DIVINOS PARA A NAO DE ISRAEL:

v As palavras de Deus lhe foram confiadas....................Rom. 3.2 v Fonte de toda a revelao crist Rom. 9.1-5 v Demonstrao, para toda a Humanidade, de todos os tempos, da JUSTIA E SANTIDADE DIVINAS, QUE NO FAZEM acepo de pessoas (Deut 6. 28).

v CAPITAL DO REINO MILENIAL E ETERNO DE DEUS.....Zac. 8.29-23

AS LEIS E MANDAMENTOS DE DEUS TRANSMITIDAS AOS JUDEUS, POR INTERMDIO DE MOISS

** O povo de Israel, libertado da servido do Egipto, pela poderosa mo de Deus, conduzido pelo Senhor, atravs de Moiss, ao MONTE SINAL onde recebeu A LEI DE DEUS (os 10 mandamentos) e um vasto e complexo sistema de leis que cobriam todas as reas da vida e das relaes com Deus.(xodo 19, 20 e seguintes)

**da obedincia ou desobedincia LEI DE DEUS dependiam inteiramente as benos, a prosperidade, a paz do povo (Lev. 26.3...) ou os maiores sofrimentos, aflies, perseguies, desterro pelas naes.... (Lev. 26.14...)

** A histria confirma que todas as conse quncias, anunciadas por Deus, para a desobedincia, cairam, de facto, sobre os Judeus, resultantes da sua reiterada desobedincia Lei.

**O Novo Testamento revela que ninguem consegue obedecer Lei de Deus por causa do pecado que em si habita;logo, ninguem ser salvo palas suas tentativas e esforos para obedecer LEI. (Rom.3.9...20)

**Todavia, a LEI SANTA E REVELA A INALTE- RAVEL SANTIDADE DE DEUS

** S Jesus Cristo satisfez todos os requisitos da LEI.

** A LEI serve para despertar no homem a convico do seu pecado.

** Por isso, a Ecritura afirma que A LEI NOS SERVIU DE AIO (OU PEDAGOGO) PARA NOS CONDUZIR A CRISTO, PARA QUE, PELA F , FOSSEMOS JUSTIFICADOS (revestidos, da vida santa e imaculada de Jesus Cristo.(Gl 3.24)

S O PORVIR DEMONSTRAR A INEX- CEDIVEL IMPORTNCIA DO CONTRIBUTO, INVOLUINTRIO E EXTREMAMENTE SACRIFICIAL, QUE O POVO DE ISRAEL DEU AO MUNDO PARA QUE SE DEMONSTRASASE A SANTIDADE DA LEI E AS TREMENDAS E INEVITVEIS CONSEQUNCIAS DE QUEBR-LA, E OFERECIDA EM JESUS CRISTO. TAMBEM A PRECIOSA JUSTIFICAO

QUARTA FASE

De Josu a Samuel - A teocracia em Israel Saul David Salomo O reino dividido O incio dos tempos dos gentios

1 No sculo XVI A.C. (1585 a.C) sob a direco e comando de Josu, o povo de Israel atravessa miraculosamente o Rio Jordo e entra conquista de Terra Prometida.

Esta entrada na Terra Prometida podia ter ocorrido 40 anos antes. Foi o pecado, a desobedincia e a incredulidade do Povo que determinaram o castigo de Deus, no s de no entrarem na Terra, mas de vagabundearem pelo deserto at que morressem todos os responsveis por aquelas ofensas a Deus.

2 Deus estava com Josu, como estivera com Moiss, e em poucos anos venceram todos os seu inimigos e conquistaram tada a terra.

3 Os Juizes foram 14, sendo o ltimo Samuel, homem que foi apartado para Deus desde a sua meninice

4 Sob Josu e os 14 juizes que se lhe seguiram,foi estabelecido em Israel, em grande medida, O REINO TEOCRTICO.

No existia, em Israel, nem rei, nem classe gover- nante. Em momentos de grande crise, ou de ataque de inimigos, Deus levantava homens, segundo o Seu corao, e, atravs deles, conduzia o povo vitria.

5 Nos dias de Samuel, os judeus pediram a Samuel um rei.

Samuel, profundamente amargurado, derramou o seu corao na presena do Senhor.

Esta foi a resposta de Deus:

E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo o que te disserem, pois no te teem rejeitado a ti, antes a mim me teem rejeitado, para eu no reinar sobre eles.(I Sam. 8.7)

O perodo dos juizes durou cerca de 500 anjos

6 A rejeio de Deus, como o Senhor disse a Samuel, saiu extremamente cara ao povo de Israel: a monarquia tornou-se um desastre crescente para o povo.

a. Na Sua misericrdia, Deus interveio na escolha de aluns reis. b. Apesar disso, Saul foi um pssimo rei; David, embora tendo aspectos altamente positivos, foi um adltero criminoso

c. No tempo de Salomo que foi um extraordinrio rei que, inclusiv, construiu o Templo e fez dele uma espantosa e sublime consagrao a Deus; mas que tambem pecou aos olhos do Senhor comeou a desagregao da nao.

d. Dos confrontos entre Jeroboo e Reboo (filho de Salomo) resultou a diviso de Israel; assim formou-se Israel ao norte (10 tribos com capital em Siquem, na Samaria) e Jud, ao sul, (2 tribos, com capital em Jerusalem). e. Israel acabou por sofrer a destruio e o desterro s mos da Assra em 740 A.C. f. Jud sofreu a destruio e o desterro s mos de

Babilnia. g. Babilnia invadiu Jud tres vezes: A primeira em 606 e a mais destruidora em 587 A.C. quando o Templo e Jerusalem foram destruidos e o povo levado cativo para Babilnia. h. E ASSIM COMEAM OS TEMPOS DOS GENTIOS QUE CONTINUARO AT QUE JERUSALEM DEIXE DE SER PISADA PELOS GENTIOS: E cairo ao fio da espada e para todas as naes sero levados cativos; e Jerusalem ser pisada pelos gentios, at que os tempos dos gentios se completem. (Luc. 21.24)

Neste longo perodo, desde 587 A.C. at aos dias de hoje, so passados j quase 2500 anos. Deus deixou de tratar os Judeus, como Nao Privilegiada, que usava continuamente para gerir os Seus propsitos para a Terra. Abandonou temporriamente os Seus maiores desgnios para o planeta e, por isso, permitiu que os Gentios passassem a dominar e governar o mundo sua maneira e, no fundo, segundo a vontade de Satans. Daqui resultaria que se gerasse o caos universal que acabaria por justificar e determinar a Sua interveno directa e, finalmente, que Ele enviasse o Rei Jesus que estabelecer O REINO DE DEUS NA TERRA.

De h muito que Deus estabeleceu que a Sua interveno directa e total s ocorre aps gerado o mais absoluto caos. (Gn 1.2 e seguintes?

QUINTA FASE A primeira vinda do Rei e a proclamao do Reino de Deus

1.

O ANJO GABRIEL, AO ANUNCIAR A GRAVIDEZ DE MARIA, DISSE-LHE EXPRESSAMENTE:

...O Senhor Deus lhe dar O TRONO DE DAVID, SEU PAI, E REINAR ETERNAMENTE NA CASA DE JACOB, E O SEU REINO NO TER FIM. (Luc. 1.30-33)

2 OS MAGOS SABIAM E ESTAVAM ABSOLUTA-MENTE CONVICTOS DISSO QUE AQUELE QUE PROCURAVAM NASCIDO REI DOS JUDEUS E a razo que alegaram foi: PORQUE VIMOS A SUA ESTRELA NO ORIENTE, E VIEMOS ADORLO. (Mat. 2.1,2)

3 JOO BAPTISTA ANUNCIA O REINO: E, NAQUELES DIAS, APARECEU JOO BEPTISTA PREGANDO NO DESERTO DA JUDEIA, E DIZENDO: arrependei-vos, porque chegado O reino dos cus (Mat. 3.1,2)

4 JESUS ANUNCIA O REINO Desde ento comeou Jesus a pregar, e a dizer: ARREPENDEI-VOS, PORQUE CHEGADO O REINO DOS CUS. (Mat. 4.17)

5 JESUS APRESENTA o manifesto DO REINO: Trata-se de O SERMO DA MONTANHA: Mat. 5 a 7 Neste Sermo O REINO mencionado NOVE VEZES

6. JESUS ENVIA DOZE DISCPULOS A ANUNCIAR O REINO E, INDO, PREGAI, DIZENDO: CHEGADO O REINO DOS CUS. Mat 10.7 7 JESUS ENVIA 70 DISCPULOS A ANUNCIAR O REINO ENVIOU-OS DE DOIS EM DOIS; A TODAS AS CIDADES E LUGARES AONDE ELE HAVIA DE IR:DISS-LHES PARA COMEREM DO QUE LHES OFERECESSEM; DISSE-LHES MAIS: CURAI OS ENFERMOS; E DIZEI: CHEGADO A VS O REINO DE DEUS

8 JESUS ENSINA OS DISCPULOS A ORAR MATEUS 6.9-13 No uma orao para se fazer de modo repetitivo; , antes, uma orao modelo; nesta orao aparece em relevo absoluto o Pai, a santificao do Seu nome, a realizao dos Seus supremos propsitos, a satisfao das necessidades bsicas dos discpulos;igual nfase posta na VINDA DO REINO: a) VENHA A NS O TEU REINO V.10 b) TEU O REINO, O PODER E A GLRIA

9 - A CERTA ALTURA, A NAO (representada pelos dirigentes polticos, os responsaveis religiosos, o sumo sacerdote, os sacerdotes) REJEITA O REI: *A primeira manifestao da Rejeio encontra-se em Mat. 12 quando os fariseus atribuiram, um maravilhoso milagre de Jesus, a Belzebu, prncipe dos demnios. a) A partir da Jesus abandonou o Seu discurso simples e directo e passou a falar por parbolas que, aos ouvidos do povo, eram sombrias e de significado enigmtico Jesus representou o drama da Sua rejeieo na PARBOLA DOS LAVRADORES MAUS (Mat. 21.33 dita na tera feira da Semana Santa) A expresso mxima da rejeio do Rei manifestou-se quando os judeus O entregaram aos romanos para ser crucificado.

b)

c)

10 Rejeitado o Rei, O REINO NO FOI ANULADO MAS, SIMPLESMENTE, ADIADO:

a)

O RELOGIO PROFTICO das 70 semanas (Dan. 9. 25-27), cumpridas que foram as 69 no domingo de ramos, PAROU Comeou a trabalhar O RELGIO DA GRAA, ou melhor, O RELGIO DA IGREJA. A 70 Semana ficou adiada e o seu cumprimento ter lugar quando ocorrer o pacto entre o anticristo e Israel

b)

c)

11 O JUIZO DIVINO DO ANO 70 PS FIM QUINTA FASE DO PLANO DE DEUS PARA ESTABELECER O SEU REINO NA TERRA

a) Durante 38 anos, Deus susteve o julgamento para dar tempo aos discpulos de Cristo para pregarem o Evangelho aos Judeus b) Chegado o ano 70 os romanos destruiram o Templo e Jerusalem, mataram milhares de judeus e levaram multides, em cativeiro, para as vrias regies do imprio romano. c) TERMINA ASSIM A QUINTA FASE DO PLANO DE DEUS.

SEXTA FASE Os mistrios do reino dos cus A poca da Igreja

- Jesus passou a falar por parbolas, depois da blasfmia dos fariseus (Mat. 12), que ousaram atribuir a Belzebu, prncipe dos demnios, o grande milagre que o Senhor operou num endemoninhado cego e mudo.

- e falou-lhes de muitas coisas em parbolas (Mat. 13.3) - Tendo os discpulos perguntado ao Mestre:porque lhes falas por parbolas? Ele respondeu: porque eles, vendo, no veem; e, ouvindo, no ouvem nem compreendem....porque o corao deste povo est endurecido, e ouviram de mau grado com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos.... - Jesus assegurou aos Seus discpulos: - a vs dado conhecer os mistrios do reino dos cus, mas a eles no lhes dado. (Mat. 13.11) - Estudando as 7 parbolas de Mat. 13 e as 7 cartas do Apocalipse, apercebemo-nos de que os Mistrios do Reino dos Cus representam a CRISTANDADE nesta Sexta Fase.

- A CRISTANDADE O VASTSSIMO MOVIMENTO UNIVERSAL QUE, DE ALGUMA MANEIRA, EST ASSOCIADO AO NOME DE CRISTO

-Inclui todo o tipo de igrejas, de denominaes, de rituais, de organizaes maiores ou meno- res, mais ou menos poderosas. , pois, uma mistura de verdade, de erro, e de mentira, de luz e de trevas, de tons claros, escuros e difusos. H nela valores para a eternidade e falsos valores que Deus no reconhece.

- Esta escaldante verdade transparece clara- mente das 7 parbolas PARBOLA DO SEMEADOR O primeiro e grande Semeador Cristo. Todos os que testemunham DELE e pregam o Evangelho so semeadores H 4 tipos de terrenos onde a semente cai Os primeiros tres tipos acabam por ser infrutferos S o quarto tipo de terreno, a boa terra deu fruto.

E, mesmo assim, o fruto foi a 100, 60 e 30 por cento A PARBOLA MOSTRA:

*A EXTREMA DIFICULDADE DA FRUTIFICAO DO EVANGELHO: - Os imensos obstculos frutificao do Evangelho: angstia e a perseguio; a seduo das riquezas Satanaz (o inimgo); a

PARBOLA DO TRIGO E DO JOIO (Mat. 13.24-30) A incessante actividade do inimigo O trigo representa os verdadeiros discipulos de Cristo O joio, os falsos discpulos Satans que os semeia no meio dos verdadeiros No possivel separar o joio do trigo antes da ceifa S na ceifa, que coincide com a segunda vinda de Cristo, que, por aco DELE, ser feita a separao e o joio ter o destino que lhe est reservado.

PARBOLA DO GRO DE MOSTARDA (Mat. 13.31,32) A rapidez da propagao do Reino dos Cus Reino dos Cus note-se muito bem a CRISTANDADE que j definimos atrs. AS AVES DO CEU so os agentes do inimigo

o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedimcia

PARBOLA DO FERMENTO (Mat. 13.33,34)

A farinha representa o autntico Cristianismo o fermento O PRINCPIO DO MAL INTRODUZIDO NA IGREJA pelos agentes de Satans farinha + fermento representam A CRISTANDADE O que dramtico que o fermento FEZ LEVEDAR TODA A MASSA, e assim, terrivelmente espantoso que a maravilhosa igreja primitiva tenha levedado ao ponto de se transfrormar na CRISTANDADE dos nossos dias.

PARBOLA DO TESOURO ESCONDIDO PARBOLA DA PROLA DE GRANDE VALOR ( Mat. 13.44 e 13.45,46) o tesouro escondido e a prola de grande valor figuram o que h de verdeiro, de precioso e eterno na Cristan-dade, ou seja A IGREJA DE CRISTO.

A UNIVERSAL ASSEMBLEIA E IGREJA PRIMOGNITOS, QUE ESTO INSCRITOS CUS (Heb. 12.23)

DOS NOS

O homem que vendeu tudo o que tinha por amor do TESOURO e da PROLA, figura CRISTO ...que, sendo rico, por amor de ns, se fez pobre, para que pela sua pobresa enriquecssemos (II Cor. 8.9)

A PARBOLA DA REDE (Mat 13.47,48) A rede cheia de peixes figura a esfera exterior e universal da Cristandade A separao, na praia, dos peixes bons e dos maus figura o julgamento do Senhor, que separar os que so verdadeiramente Seus dos falsos cristos

A smula desta parbola a mesma da parbola do trigo e do joio

CONCLUSO: As 7 parbolas dos Mistrios do Reino dos Cus As 7 cartas do Apocalipse * Revelam a degradao progres-siva e crescente da Cristandade que, em grande parte, se tem paganizado e idolatrado, seguindo um evangelho social, tantas vezes, adulador de Mamon e persecutrio da auto promoo, do autoritarismo e da glorifica pessoal.

* Esta fase termina, como todas as outras, em JUIZO : A.A vinda do Anticristo B.O juizo das 7 trombetas C. O arrebatamento da Igreja D. A manifestao do inquo

E. A destruio da igreja Apstata F. Os juizos apocalpticos G. A VINDA DE CRISTO EM GLRIA.

STIMA FASE

O Reino Milenial

1 Depois da grande tribulao, e dos tre- mendos sinais nos astros, Cristo voltar com poder e grande glria (Mat. 24.29,30)

2 Seguidamente, todas as naes sero reunidas diante dele para serem julgadas (Mat. 25.31 e seguintes)

- o julgamento ser em funo do comportamento activo das naes relativamente aos seus pequeninos irmos ou seja os Judeus. - as naes que tenham tido um comporta- mento amistoso, compassivo, amigavel para com Israel, sero acolhidas no Reino de Cristo:

VINDE, BEMDITOS DE MEU PAI, POSSUI, POR HERANA,O REINO QUE VOS EST PREPARADO DESDE A FUNDAO DO MUNDO. (V.34) Aos outros, que no beneficiaram os Judeus, Ele dir: APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS. (V. 41)

3 A admisso no REINO no significa salvao eterna. Esta depende, como sempre, do relacionamente pessoal com Cristo, nas circunstncias sublimes e perfeitas do Milnio onde a vida fisica extremamente longa. Folgarei em Jerusalem, exultarei no meu povo; e nunca mais se ouvir nela voz de choro, nem voz de clamor. NO HAVER MAIS NELA CRIANA DE POUCOS DIAS, NEM VELHO QUE NO CUMPRA OS SEUS DIAS; porque o jovem morrer de cem anos.... Isaias 65.19,20

4 O Reino do Filho de Deus, durante mil anos, ser o cumpriento de inmeras profecias

Notemos algumas:

- Em Daniel 2 , o profeta, interpretando o sonho do rei Nabucodonosor, revela a sucesso dos imprios mundiais, figurados na grande esttua, finalizando assim: ...nos dias desses reis (cabeas dos vrios imprios) O DEUS DO CU LEVANTAR UM REINO QUE NO SER JAMAIS DESTRUIDO (Dan. 2.44)

J PASSARAM MAIS DE 2.500 ANOS E O REINO DE DEUS EST PRESTES A SER ESTABELECIDO NA TERRA.

O mesmo profeta, nas suas vises noturnas, viu Cristo dirigir-se ao Pai e acrescenta:

E FOI-LHE DADO O DOMNIO, E A HONRA, E O REINO, PARA QUE TODOS OS POVOS, NAES E LNGUAS O SERVISSEM:

O SEU DOMNIO UM DOMNIO ETERNO, QUE NO PASSAR, E O SEU REINO O NICO QUE NO SER DESTRUIDO.

...OS SANTOS DO ALTSSIMO RECEBERO O REINO, E POSSUIRO O REINO PARA TODO O SEMPRE, E DE ETERNIDADE EM ETERNIDADE.

E O REINO, E O DOMNIO, E A MAJESTADE DOS REINOS DEBAIXO DE TODO O CU SERO DADOS AO POVO DOS SANTOS DO ALTSSIMO; O SEU REINO SER UM REINO ETERNO, E TODOS OS DOMNIOS O SERVIRO E LHE OBEDECERO.(Daniel 7.13.14,18.27; Apoc. 5)

Algumas vises profticas do Reino - e morar o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitar, e o bezerro, e o filho do leo, e a ndia ovelha vivero juntos, e um menino pequeno os guiar.

- A vaca e a ursa pastaro juntas e seus filhos juntos se deitaro; e o leo comer palha como o boi.E brincar a criana de peito sobre a toca do spide, e o j desmamado meter a sua mo na toca do basilisco. No se far mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encher do conhecimento do Senhor, como as guas cobrem o mar. Isaias 11.6-9)

5 No Reino de Deus a natureza dos ser como eram no den. O Apstolo Paulo afirmou:

animais ser transformada e eles voltaro a

A ardente expectao da criatura espera a manifestao dos filhos de Deus porque a criao ficou sujeita vaidade (INUTILIDADE, DEPRAVAO, FRAGILIDADE, FALTA DE VIGOR, ETC.). Na esperana de que a criao ser libertada da servido da corrupo, para a liberdade dos filhos de Deus.Porque toda a criao geme e est juntamente com dores de parto at agora. (Rom 8.19-23)

JERUSALEM...O CENTRO DA TERRA.

-E iro muitas naes, e diro: vinde e subamos ao monte do Senhor, e casa do Deus de Jac, para que nos ensine os seus caminhos, e ns andemos pelas suas veredas; porque de Sio sair a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalem. E julgar entre muitos povos, e castigar poderosas naes at mui longe; e convertero as suas espadas em enxadas, e as suas lanas em foices;uma nao no levantar a espada contra outra nao, nem aprendero mais a guerra. Mas assentar-se- cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e no haver quem os espante, porque a boca do Senhor dos Exrcitos o disse. Miqueias 4.1-4

- guas vivas sairo de Jerusalem, do Templo

Naquele dia tambem acontecer que correro guas vivas de Jerusalem metade delas para o mar oriental (Mar morto) e metade delas at ao mar ocidental (Mar Maditerrneo) no estio e no inverno suceder isto (Zac. 14.8) Este tema das guas vivas tratado em maior pormenor, por Ezequiel, no cap. 47:

- as guas vivas proveem do santurio, da bando do sul do altar (v. 1e12)

- medida que as guas correm para fora do SANTURIO a sua profundidade vai aumentan- do at no poderem ser atravessadas a p (Ez. 47.3 a 5)

- Quando as guas entram no Mar Morto, elas saram as guas (v.8 e 9) Passar a haver no chamado Mar Morto uma imensa abundncia de peixe e os pescadores prosperaro extraordinariamente (8 a 10)

-Aos lados dos ribeiros, que se formam com as guas vivas, que nascem do santurio, haver grande variedade e quantida de rvores de fruto, com folhas perenes que sero usadas tambem para curar doenas. (v.12; texto paralelo Ap. 22.2)

- Aguando da vinda de Cristo toda a terra de Jerusalem e dos seus arredores (pelo menos) sofrer uma grande transformao fsica (Zac. 14.4,10,11; Miq.1. 3-5)

- O sacerdcio levtico ser restabelecido no Templo (Ez. 44. 15 a 31)

O MILNIO E SATANS - Satans esteve preso no abismo para que no mais engane as naes durante mil anos. (Ap. 20.1 a 3) - depois, importa que seja solto por um - ao fim dos mil anos, Satans solto. pouco de tempo (v.3c)

- e sai imediatamente a enganar as na- es, cujo nmero como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.(V.8) - e subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada (V.9) Observaes:

- espantoso que uma grande parte da humanidade, depois da excepcional vida quen experimentou no Reino de Cristo, ainda ceda persuao de Satans.

a prova final de que o corao do homem irremediavelmente perverso.

- So pessoas que, individualmente, no foram regeneradas porque no experimentaram uma verdadeira converso a Jesus. Uma pessoa sem Cristo acabar por ceder sempre a Satans.

- Satans foi libertado proposi- adamente, para que ficasse provado que, sem a regenerao do Esprito Santo, o homem acaba sempre por ficar sob o domnio do diabo.

- DESCEU FOGO DO CU E OS DEVOROU, E O DIABO FOI LANADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE....

Esta fase termina, como todas as anteriores, com O JUIZO, no s dos exrcitos de Gog e Magogue (20.8), mas tambem com O JUIZO FINAL: - Vemos o trono do Altssimo - A ressurreio dos mortos que, sem a regenerao do Esprito de Cristo, ficaram eter- namente perdidos. O julgamento deles pelas obras e, logo, a sua condenao eterna inevitavel

Nota importante: Possivelmente, entre o Juizo de Gog e Magogue e O JUIZO FINAL, dever ocorrer o que o Apstolo Paulo diz em I Cor. 15.24-26:

-Depois vir o fim,quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o imprio, e toda a potestade e fora. PORQUE CONVEM QUE (CRISTO) REINE AT QUE HAJA POSTO A TODOS OS INIMIGOS DEBAIXO DE SEUS PS. Ora, o ltimo inimigo que h de ser aniquilado a morte.

TERMINA ASSIM A STIMA FASE DO PLANO DE DEUS PARA O ESTABE LECIMENTO DO REINO DE DEUS NA TERRA.

OITAVA FASE O REINO ETERNO

1.Estabelecer O REINO ETERNO foi sempre o objectivo de Deus Todavia, para que tal viesse a ocorrer, Ele teve de permitir as SETE FASES anteriores.

2.Com a primeira restaurao da Terra, (Gn 1) Deus deu lugar primeira fase do Seu Plano; com a segunda restaurao da Terra ((Apoc. 21 a 22.5) completa-se a ltima fase, a oitava, e O REINO ETERNO FINALMENTE ESTABELECIDO.

3.Algumas caractersticas do REINO ETERNO:

- NOVOS CEUS E NOVA TERRA (v.1)

- no haver mais mar (v.1) -a nova Jerusalem, que de Deus descia do cu adereada como uma esposa para o seu marido (v. 2) - Ela O TABERNCULO DE DEUS em que Deus habitar em perfeita comunho com os homens (v.3) - ausncia de todo o tipo de sofrimento (V.4) - O que est assentado no trono diz: EIS QUE FAO NOVAS TODAS AS COISAS (V.5) - O Cristo glorificado exclama:

EST CUMPRIDO EU SOU O ALFA E O MEGA, O PRINCPIO E O FIM (V.6) CRISTO ABRANGE O PRINCPIO E O FIM DE TODAS AS COISAS, DE TAL MANEIRA ELE EST NA GNESIS E NO FINAL DE TODAS AS COISAS QUE, ELE PRPRIO, O ALFA E O MEGA

- Esta exclamao do Cristo glorificado EST CUMPRIDO, s foi possivel porque, cerca de dois mil anos antes, pregado na cruz do Calvrio, depois de sofrimentos indescretiveis, instantes antes de entregar o Seu esprito ao Pai, Ele clamou: EST CONSUMADO. Em consequncia disso, a crte celestial cantava um novo cntico,dizendo:

DIGNO S......PORQUE FOSTE MORTO E COM O TEU SANGUE COMPRASTE PARA DEUS, HOMENS DE TODA A TRIBO, E LNGUA, E POVO E NAO.

- A Santa Cidade de Jerusalem que desce do cu A ESPOSA, A MULHER DO CORDEIRO A IGREJA. (v. 9, 10) - A inter-relao entre Israel e a Igreja (V.12-14):

NAS PORTAS TEEM OS NOMES DAS 12 TRIBOS DE ISRAEL, E NOS FUNDAMENTOS OS NOMES DOS 12 APSTOLOS DE JESUS. Veja-se tambem Efsios 2.11-16.

- Na Cidade no h templo porque o Senhor Deus Todo Poderoso e o Cordeiro so o seu templo (V.22) - A Cidade no necessita de Sol nem Lua PORQUE A GLRIA DE DEUS a tem alumiado e O CORDEIRO a sua lmpada (V.23; 22.5)) - As naes andaro na luz da Cidade (V. 23) - Os reis da terra traro para ela a sua glria e honra (V.24, 26) -nela s entraro os que esto inscritos no livro da VIDA DO Cordeiro; no entrar nela coisa alguma que contamine e cometa abomi -nao e mentira (V.27) Esta uma das razes por que o autor pensa que a Cidade descer do Cu no incio do Milnio e no no princpio do Reino Eterno. Da facto, as condies do V.27 podem existir no Milnio mas, de modo algum, no Reino Eterno. - O rio puro da gua da vida procede do Trono de Deus e do Cordeiro (22.1) - Existem duas rvores da vida, em vez da rvore da vida e da rvore do conhecimento (22.2) - Os servos de Deus e do Cordeiro os serviro e vero o seu rosto (22.3,4) - O Reino ser eterno (22.5)

O autor pensa que o Reino Eterno se expandir por toda a criao fsica, pelos motivos seguintes:

- Em Isaias 9.7 lemos do incremento (alargamento, expanso) deste principado...no haver fim sobre o trono de Davi e no seu reino......

- O reino, o domnio e a magestade dos REINOS DEBAIXO DE TODOS OS CUS sero dados ao povo dos santos do Altssimo. (Biblia de Jerusalem: Deut. 7.27)

- Aos vencedores da igreja de Tiatira, o Senhor promete: dar-lhes-ei a estrela da manh (Ap 2.27) A estrela da manh pode significar o planeta Vnus, o que, sendo assim, pode implicitar a expanso do Reino.

- A humanidade (excluindo a Igreja), sendo imortal e estando sempre a procriar nas mais perfeitas condies de vida, alcanar, em curto espao de tempo, uma multido incomensuravel que se expandir por toda a infinita criao fsica de Deus.

O SERVIO DAIGREJA NO REINO ETERNO (Efsios 2.4-7) **Deus fez-nos assentar nos lugares celestiais em Cristo para mostrar, nos sculos vindouros, as abundantes riquezas da sua graa, pela sua benignidade para connosco em Cristo Jesus.

Todos os que nascerem no Reino Eterno, donde Satans e os seus agentes tero sido excluidos; onde no haver doena, nem decadncia, nem morte; onde a imortalidade de todos.....COMO CONHECERO ELES A GRAA E A MISERICRDIA DE DEUS?

Ser A IGREJA que mostrar ento AS RIQUEZAS DA SUA GRAA atravs dos seus testemunhos pessoais!!!!

**A IGREJA, NO TRON0 COM CRISTO,REINAR COM ELE

AO QUE VENCER LHE CONCEDEREI QUE SE ASSENTE COMIGO NO MEU TRONO, ASSIM COMO EU VENCI, E ME ASSENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO. (Ap. 3.21)

E CANTAVAM UM NOVO CNTICO, DIZENDO: DIGNO S DE TOMAR O LIVRO, E DE ABRIR OS SEUS SELOS; PORQUE FOSTE MORTO, E COM O TEU SANGE COMPRASTE PARA DEUS HOMENS DE TODA A TRIBO, E LNGUA, E POVO, E NAO. E PARA O NOSSO DEUS OS FIZESTE REIS E SACERDOTES; E ELES REINARO SOBRE A TERRA. (Ap. 5.9,10)

A IGREJA ESTAR PARA CRISTO, COMO EVA ESTAVA PARA ADO, PELO QUE A IGREJA SER A COADJUTORA DE CRISTO NA ADMINISTRAO DO REINO ETERNO.

QUEM ENTRAR NO REINO DE DEUS?

** OS NASCIDOS DE NOVO Jesus disse: na verdade, na verdade te digo que AQUELE QUE NO NASCER DA GUA E DO ESPIRITO NO PODE ENTRAR NO RERINO DE DEUS (Joo 3.5)

** A CARNE E O SANGUE (o que meramente humano) NO PODE HERDAR O REINO DE DEUS - agora digo isto, irmos, que A CARNE E O SANGUE NO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS, NEM A CORRUPO HERDA A INCORRUPO. (I Cor. 15.50)

** OS DISCPULOS DE CRISTO QUE PERMANECEM FIRMES NAS TRIBULAES

...Confirmando os nimos dos discpulos, exortando-os a permanecer na f, pois que, POR MUITAS TRIBULAES NOS IMPORTA ENTRAR NO REINO DE DEUS. (Act. 14.22).

You might also like