You are on page 1of 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS CST- Comunicao Assistiva :LIBRAS e BRAILLE Disciplina: Identidade e Cultura das pessoas

surdas e Identidade das pessoas cegas. Professora:Heliane Alves de CarvalhoCosta Alunos: Danielle Camille, Gilsane , Teresinha Aparecida. Atividade avaliativa 05 PARTE 01: 01.Identidade: A identidade algo mutavel estando em constante construo sendo transformada diariamente, ou sendo permanente podendo ser at mesmo

contraditoria.(conceito modernidade tardia) Identidade surda: a identidade surda segunda a autora subordinada a alteridade cultural , mas a sua identidade depende de um outro surdo para ser formada ,segundo os surdos aquilo que idenfico no outro ele identifica em mim, assim como qualquer individuo os surdos tem suas diferenas peculiares.

02.

03. Ouvintismo deriva-se do contato entre surdo e ouvinte, e o ouvinte esta sempre em posio de superioridade .Ouvintismo tradicional: obriga o surdo a uma identidade ouvinte contando com o uso da fala e as vezes aparelhos sofisticados. Ouvintismo natural:defende uma cultura de igualdade natural porem imposta a cultura ouvinte Ouvintismo critico:Esta proximo de uma posio solidaria ver o surdo como diferente mas aceita-o e briga por suas diferenas culturais, entende o outro como a diferena multiculturais 04. Indentidades surdas: este grupo de surdos usa formas diversificada de comunicao visual , criando um espao cultural diverso e que a identidade surda recria a cultura visual , demonstrado por um depoimento que o surdo anseia em estar com o outro surdo pois o encontro o faz feliz e ali compartilham de tudo. Identidade surda hbridas: So surdos que nasceram ouvintes e que depois ficaram surdo e estes possuem dois momentos de identidades tem conhecimento atraves da audio conhece a estrutura do portugues e a usam como lingua e captam a comunicao visual passa-na para lingua portuguesa e depois para sinais, com o

depoimento podemos dizer que surgem uma implicao pensar portugues e falar Libras coisa essa que bem diferente e o conflito de pensar eu nao sou um sou duas metades como diz Perlin. Identidade surda de transio:so surdos que nao conhecia sua identidade surda e passa a conhece-la, segundo o texto costuma ser surdo filho de pais ouvintes estes passam pela des-ouvintizao ficando com sequelas na sua representao Identidade surda incompleta:so surdos que so moldados para viverem uma vida de ouvinte e que so lapidados para socializar com a cultura dominante.de acordo com o depoimento so surdos que no se aceita e querem se inserir na cultura ouvinte e com isso perde amigos surdos e nao consegue manter elos com ouvintes pela dificuldades de dico e audio e h caso de surdos que nunca tiveram o contato com outro surdo desconhece a comunicao visual Identidades surdas flutuantes:Esta ideologia de dois aspectos do individuo saber que surdo e o nao querer ser surdo ele permeia nos dois pontos nao querendo ser surdo e sendo surdo. Eles desprezam a cultura surda e sao forados a conviverem com a situao eles nao conseguem estar na comunidade ouvinte por falta de comunicao e nem a servio da comunidade surda por falta de linguas de sinais eles ficam em meio a duas culturas construindo sua identidade com multiplos fragmentos.O depoimento desde conceito, fala de uma aluna que tinha vergonha da surdez e nao suportava sua diferena em relaao a outros alunos o exemplo fala que ela queria ser ouvinte devido as imposies que a sociedade coloca.

05.

PARTE 02: 1) Instituto Santa Ins : Festival de sorvete 20/04Presente: Teresinha. Espao Relifioso Igreja Batista Templo de Adorao, Todos fianis de semanaPresente: Danielle . UFMG: Uma viagem ao mundo da libras 24/04Presente: Gilsane Instituto So Rafael: visita tecnica 22/04 Presentes Danielle, Gilsane, Teresinha.

2) Surdos: foram bem receptivos e estes tiveram pacincia quando sinalizavamos nos ajudando e corrigindo quando necessrio, percebemos que eles possuem grande interesse em que aprendamos a lngua de sinais. Cegos: o nosso contato se deu com adultos e crianas, mas a coversao ocorreu com um funcionario da biblioteca do instituto este exps exemplares de material em braille com maior presteza respondeu varios questionamentos dos estudantes, j as crianas poucas interagiram conosco, mesmo com a insitencia de alguns visitantes.

3) Em questao a visita ao Instituto Sao Rafael no percebemos um interesse em conhecer e entender o outro, no houve uma interao ou uma tentativa do grupo em fazer com que aquela visita fosse algo dinamico a turma se organizou e fez algumas lembrancinhas e a interao ficou na entrega desses. Os sentimentos a qual temos que ficou uma sensao de que ficamos observando-os como um objeto de pesquisa , parecia no que nao viviamos o mesmo mundo ou que entramos na individualidade do outro sem sua permisso. Neste contexto houve algo diferente uma de ns interagiu com uma criana e essa aluna brincou e conversaram, e o sentimento relatado por uma de nossass componentes e que viu a criana como outro qualquer e que houve uma troca de afeto entre elas.

You might also like