You are on page 1of 14

DIREITO PENAL I ANOTAES PROF. JOS RANGEL JR.

CONCEITO DE DIREITO PENAL: Conjunto de normas jurdicas que tem por objeto a determinao de infraes de natureza penal e suas sanes correspondentes penas e medidas de segurana. CARACTERES DO DIREITO PENAL: Finalidade Preventiva Cincia Normativa Funo Criadora Valorativo Sancionador DIREITO PENAL OU DIREITO CRIMINAL? A expresso Direito Penal ainda a utilizada e a mais difundida. Os defensores da expresso Direito Criminal arrazoam que a expresso Direito Penal dar nfase em demasia pena e no abrange as medidas de segurana. FINALIDADE DO DIREITO PENAL: Proteo dos bens jurdicos mais importantes e necessrios para a prpria sobrevivncia da sociedade. O critrio de seleo dos bens a serem tutelados poltico, em razo do Direito Penal viver em constante movimento, tentando adaptar-se s novas realidades sociais. CARTER PROTETIVO DE BENS JURDICOS DO DIREITO PENAL: Teve incio com Birnbaum em 1834. Antes Feuerbach afirmava que o Direito Penal tinha por fim proteger direitos subjetivos, vez que o delito significava uma leso de um direito subjetivo alheio. Atualmente, parte da doutrina, conforme o pensamento do prof. Gunther Jakobs, afirma que a finalidade do Direito Penal garantir a vigncia da norma.

SELEO DOS BENS JURDICOS-PENAIS: O legislador atravs de seu trabalho seleciona tais bens tendo como primeira fonte de pesquisa a Constituio, que exerce duplo papel, o primeiro de orientar o legislador, vez que elege valores considerados indispensveis manuteno da sociedade (tais quais, liberdade, segurana, bem-estar social, igualdade, justia,...), o segundo de limitar o poder legisferante, impedindo que se proba ou imponha determinados comportamentos violando direitos fundamentais atribudos a toda pessoa humana, consagrados na Constituio Federal. CDIGOS PENAIS DO BRASIL: Aps a proclamao da Repblica em 1822 e aps ter-se submetido s ordenaes, Afonsinas, Manoelinas e Filipinas, o Brasil j teve editado os seguintes cdigos: Cdigo Criminal do Imprio do Brasil 1830; Cdigo Penal dos Estados Unidos do Brasil 1890; Consolidao das Leis Penais 1932; Cdigo Penal Brasileiro Decreto-Lei n 2.848/40 1940; Cdigo Penal DL 1.004/69 1969/78 (nunca entrou em vigor); Cdigo Penal Lei n 7.209/84 revogou a parte geral do CPB de 1940. DIVISO DO CDIGO PENAL BRASILEIRO O CPB divide-se em duas partes: parte geral e parte especial. A parte geral vai do art. 1. ao art. 120, enquanto que a parte especial vai do art. 121 ao 361. A Parte Geral contm normas destinadas a orientar o intrprete quando da ocorrncia, em tese, de determinada infrao penal. Normas que tratam: da aplicao da lei penal, do tempo e local do crime, da conduta do agente, do nexo de causalidade e do resultado, da excluso do crime e da pena, da execuo da pena, da medida de segurana, ressaltando-se que essas regras so aplicveis a toda legislao extravagante que trata de matria penal A Parte Especial, precipuamente, cuida de definir crimes e cominar penas, trazendo no seu bojo, tambm, normas de carter explicativo.

Obs: Indicao Marginal ou Rubrica: a informao do que trata determinado artigo, na parte especial nomen iuris, o nome do delito. DIREITO PENAL OBJETIVO E DIREITO PENAL SUBJETIVO ( ius puniende): Direito Penal Objetivo: o conjunto de normas editadas pelo Estado, definindo crimes e contravenes, isto , impondo ou proibindo determinadas condutas sob ameaa de sano ou medida de segurana, trazendo, tambm, normas que tratam de questes de natureza penal, tais quais, excluso de crime, iseno de pena, explicativas. Direito Penal Subjetivo: a possibilidade que tem o estado de criar e fazer cumprir suas normas, executando as decises condenatrias proferidas pelo Poder Judicirio, o prprio ius puninende. Ius puniende positivo e ius puniende negativo: O ius puniende em sentido positivo a faculdade que tem o Estado no somente para criar os tipos penais, como tambm para executar suas decises condenatrias. O ius puniende em sentido negativo a faculdade de derrogar preceitos penais ou bem restringir o alcance das figuras delitivas, atribuio do STF, quando declara a inconstitucionalidade de uma lei penal, produzindo efeito erga omnis e vinculante ( 2. Do art. 102 da CF). O DIREITO PENAL NO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO: A Constituio Federal Brasileira, em seu art. 1., caput, definiu o perfil poltico-constitucional do Brasil como o de um Estado Democrtico de Direito. Trata-se do mais importante dispositivo da carta de 1988, pois dele decorrem todos os princpios fundamentais do nosso Estado. O Estado Democrtico de Direito muito mais do que simplesmente Estado de Direito, vez que este assegura a igualdade meramente formal entre os homens, sem atuao efetiva e interventiva do poder pblico, no sentido de impedir distores sociais de ordem material. A concepo jurdico-positivista do liberalismo burgus levou

substituio do arbtrio do rei pelo do legislador, uma vez que no estado formal de direito, todos so iguais porque a lei igual para todos e nada mais, no levando em conta que as normas, embora genricas e impessoais, podem ser socialmente injustas quanto ao seu contedo. Verifica-se o Estado Democrtico de Direito no apenas pela proclamao formal de igualdade entre todos os homens, mas pela imposio de metas e deveres quanto construo de uma sociedade livre, justa e solidria (CF, art. 3., I a IV). As leis devem possuir contedo e ser adequadas socialmente, sob pena de colidir com a Constituio, o tipo incriminador dever obrigatoriamente selecionar, dentre todos os comportamentos humanos, somente aqueles que realmente possuem real lesividade social, no se admitindo mais critrios absolutos na definio de crimes, seno, exigncias de ordem formal e material. PRINCPIOS PENAIS LIMITADORES: a) Insignificncia ou Bagatela: O direito penal no deve preocupar-se com bagatelas, do mesmo modo que no podem ser admitidos tipos incriminadores que descrevam condutas incapazes de lesar o bem jurdico. b) Alteridade ou Transcendentalidade: Probe a incriminao de atitude meramente interna, subjetiva do agente e que, por essa razo, revela-se incapaz de lesionar o bem jurdico. c) Confiana: Funda-se na premissa de que todos devem esperar por parte das outras pessoas que estas sejam responsveis e ajam de acordo com as normas da sociedade, visando a evitar danos a terceiros. d) Adequao Social: Todo comportamento que, a despeito de ser considerado criminoso pela lei, no afrontar o sentimento social de justia (aquilo que a sociedade tem por justo) no pode ser considerado criminoso. e) Interveno Mnima: a lei s deve prever as penas estritamente necessrias, ressalte-se que a principal proteo do cidado em face do poder punitivo do estado, a garantia de que somente poder ter invadida sua esfera de liberdade se realizar uma conduta descrita em um daqueles raros pontos onde a lei definiu a existncia de uma infrao penal. f) Proporcionalidade: Baseia-se na relao custo-benefcio. Ameaa de punio x proteo do interesse tutelado.

g) Humanidade: A vedao constitucional da tortura e de tratamento desumano ou degradante a qualquer pessoa (art.5., III), a proibio da pena de morte, da priso perptua, de trabalhos forados, de banimento e das penas cruis (art.5., XLVII), o respeito e a proteo figura do preso (art. 5., XLVIII, XLIX) e ainda normas disciplinadoras da priso processual (art. 5., LXI, LXII, LXIII, LXIV, LXV e LXVI), apenas para citar alguns casos, impem ao legislador e ao intrprete mecanismos de controle de tipos legais. h) Necessidade e Idoneidade: Decorrem da proporcionalidade. A incriminao de determinada situao s pode ocorrer quando a tipificao revelar-se necessria, idnea e adequada ao fim que se destina, ou seja, concreta real proteo do bem jurdico. i) Ofensividade, Princpio do Fato e da Exclusiva Proteo do Bem Jurdico: No h crime quando a conduta no tiver oferecido ao menos um perigo concreto, real, efetivo e comprovado de leso ao bem jurdico. j) Princpio da Auto-Responsabilidade: Os resultados danosos que decorrem da ao livre e inteiramente responsvel de algum s podem ser imputados a este e no aquele que o tenha anteriormente motivado. k) Princpio da Responsabilidade pelo Fato: O direito penal no se presta a punir pensamentos, idias, ideologias, nem o modo de ser das pessoas, mas, ao contrrio, fatos devidamente exteriorizados no mundo concreto e objetivamente descritos e identificados em tipos legais. l) Princpio da Imputao Pessoal: O direito penal no pode castigar um fato cometido por quem no rena capacidade mental suficiente para compreender o que faz ou de se determinar de acordo com esse entendimento. m) Princpio da Personalidade: Ningum pode ser responsabilizado por fato cometido por outra pessoa. A pena no pode passar da pessoa do condenado (CF, art. 5., XLV). n) Princpio da Responsabilidade Subjetiva: nenhum resultado objetivamente tpico pode ser atribudo a quem no o tenha produzido por dolo ou culpa, afastando-se a responsabilidade objetiva. FONTES DO DIREITO PENAL: Fonte o lugar de onde provm o direito. Espcies de fontes do direito penal:

a) De produo, material ou substancial; b) Formal, de cognio ou de conhecimento. Fonte de Produo, Material ou Substancial: refere-se ao rgo incumbido de sua elaborao. A Unio a fonte de produo do direito penal no Brasil (CF, art. 22, I). Fonte Formal, de Cognio ou de Conhecimento: Refere-se ao modo pelo qual o direito penal se exterioriza. Pode ser: imediata ou mediata. Fonte Formal Imediata: a lei; Fonte Formal Mediata: costumes e princpios gerais do direito. PARTES DO TIPO PENAL (Lei): Preceito primrio e preceito secundrio. a) Preceito Primrio: a descrio da conduta. b) Preceito Secundrio: a sano, a cominao da pena. CARACTERSTICAS DA LEI: No proibitiva, mas descritiva. Descreve-se a conduta a qual associa-se uma pena. Tcnica preconizada por karl Binding, criador do tipo penal. CLASSIFICAO DAS LEIS: a) Incriminadoras: so as que descrevem crimes e cominam penas. b) No incriminadoras: no descrevem crimes, nem cominam penas. Tornam lcitas certas condutas, afastam a culpabilidade do agente, esclarecem determinados conceitos e fornecem princpios gerais para a aplicao da lei penal. As Leis No Incriminadoras Podem Ser: b.1) Permissivas justificantes: tornam lcitas determinadas condutas tipificadas em leis incriminadoras. Art. 23 CPB; b.2) Permissivas exculpantes: destinam-se a eliminar a culpabilidade, isentando o agente de pena. Art. 26, caput, e 28, 1, do CPB; b.3) Explicativas: visam esclarecer ou explicitar conceitos. Arts. 327 e 150, 4. do CPB. b.4) Complementares: fornecem princpios gerais para aplicao da lei penal. Art. 59 do CPB.

INTERPRETAO DA LEI PENAL: a atividade que consiste em extrair da norma penal seu exato alcance e real significado. A interpretao deve buscar a vontade da lei, desconsiderando a de quem a fez. A lei terminada independe de seu passado, importando apenas o que est contido em seus preceitos. Espcies de Interpretao Quanto ao Sujeito Que a Elabora: a) Autntica ou legislativa: b) Doutrinria ou cientfica: c) Judicial: Espcies de Interpretao Quando aos Meios Empregados: a) Gramatical, literal ou sinttica: b) Teleolgica: Espcies de Interpretao Quanto ao Resultado: a) Declarativa: b) Restritiva: c) Extensiva: Interpretao Progressiva, Adaptativa ou Evolutiva: aquela que, ao longo do tempo, vai adaptando-se s mudanas poltico-sociais e s necessidades do momento. Analgica: Consiste em aplicar-se a uma hiptese no regulada por lei disposio relativa a caso semelhante.

Espcies de Interpretao Analgica: a) Legal ou legis b) Juridica ou juris c) In bonam partem: d) In malam partem: PRINCPIOS BSICOS NO DIREITO PENAL 1.PRINCPIO DA LEGALIDADE OU DA RESERVA LEGAL

Princpio da legalidade: Nulum crimen, nulla poena sine praevia lege. no h crime sem lei anterior que o defina, no h pena sem prvia cominao legal. Art. 1 CP c/c Art. 5, XXXIX da CF. 2. PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL Irretroatividade da lei penal: Art. 2. CPB: ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico: a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. REVOGAO DA LEI: Revogao expressa: a lei posterior declara textualmente que a anterior no mais produz efeitos. Revogao tcita: a lei posterior no determina expressamente a revogao da anterior, mas com esta incompatvel ou regula inteiramente a matria antes tratada. ATIVIDADE DA LEI: o fenmeno jurdico pelo qual a lei regula todas as situaes ocorridas durante seu perodo de vida, isto , de vigncia. EXTRA-ATIVIDADE DA LEI: Quando a lei regula situaes fora de seu perodo de vigncia (exceo). Pode ser: Retroatividade: quando a lei regula situaes passadas, ou seja, ocorridas antes do incio de sua vigncia. Ultra-atividade: aplica-se a lei mesmo aps a cessao de sua vigncia. CONFLITO INTERTEMPORAL: Ocorre quando a infrao penal cometida sob a vigncia de uma lei, e esta vem a ser posteriormente revogada por outra.

Hipteses de Lei Posterior: A) Abolitio criminis: B) Novatio legis in mellius: C) Novatio legis in pejus: D) novatio legis incriminadora: LEIS DE VIGNCIA TEMPORRIA: Art. 3. CPB: a lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. So tambm chamadas de leis autorevogveis. Leis Auto-Revogveis: Podem ser: A) Lei Excepcional: a feita para vigorar em perodos anormais, como guerra, calamidades, etc. Sua durao coincide com a do perodo. B) Lei Temporria: a feita para vigorar em um perodo de tempo previamente fixado pelo legislador. Caractersticas das leis auto-revogveis: So auto-revogveis: So ultrativas: SUJEITO ATIVO: a pessoa que pratica a infrao penal. o autor do delito. Somente os seres humanos podem ser sujeitos ativos. Denominaes do Sujeito Ativo: depende do momento processual, ou seja, em inqurito policial, TCO ou processo criminal. Pode ser: a) Agente:

b) Autor do Fato: c) Indiciado d) Ru: e) Condenado: f) Apelante ou Apelado: g) Paciente: Qualidade do Sujeito Ativo (Crime Comum, Crime Prprio e Crime de Mo Prpria) Crime Comum: Crime Prprio: Crime de Mo Prpria: Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica A pessoa jurdica pode ser sujeito ativo de crimes? Sobre a questo existem duas teorias: a) Teoria da Fico Jurdica: a pessoa jurdica no pode delinqir. b) Teoria da Realidade ou Orgnica: a pessoa jurdica pode delinqir.

SUJEITO PASSIVO: o titular do direito ou interesse que o delito lesou ou exps a perigo de leso. a vtima da infrao penal. Pode ser: a) Sujeito Passivo Constante ou Formal: b) Sujeito Passivo Eventual: Quem Pode Ser Sujeito Passivo do Crime: a) qualquer ser humano, ainda que incapaz; b) o Feto (nos delitos de aborto); c) Recm-nascido (nos delitos de infanticdio ou homicdio); d) a famlia (nos crimes contra a famlia); e) a Coletividade (nos delitos de quadrilha ou bando e crimes ambientais) No Podem Ser Sujeitos Passivos: a) animais (entretanto podero ser considerados objeto material); b) cadver (eventuais delitos que recaem contra cadver, como por exemplo, vilipndio de cadver art. 212 do CP tero como sujeito passivo a coletividade.

OBJETO MATERIAL DO CRIME: a pessoa ou a coisa sobre a qual recai a conduta do agente, como, por exemplo, o objeto furtado. Cabe ressaltar que em alguns delitos o objeto material pode recair sobre a prpria vtima. Ex: homicdio (vida+pessoa). Saliente-se ainda que nem todo crime possui objeto material. OBJETO JURDICO DO CRIME: o bem jurdico protegido pela lei. Ex: no roubo (patrimnio), homicdio (vida), estupro (liberdade sexual) CLASSIFICAO DOS CRIMES As classificaes dos crimes tm como fundamento encontrar o perfil do delito, suas caractersticas, quer pela gravidade do fato, quer pelo resultado, quer pelo modus operandi (meios de execuo).Podemos classificar os crimes em: a) Crimes Materiais: b) Crimes Formais: c) Crimes de Mera Conduta ou de Simples Resultado: d) Crimes de Dano ou de Leso: e) Crimes de Perigo: f) Crime Instantneo: g) Crime Permanente: h) Crime Instantneo de Efeito Permanente: i) Crime a Prazo: j) Crimes Comissivos ou de Ao: k) Crimes Omissivos: l) Crime de Conduta Mista: m) Crime Unissubjetivo ou Monossubjetivo: n) Crime Plurissubjetivo ou de Concurso Necessrio o) Crime de Subjetividade Passiva nica: p) Crime de Dupla Subjetividade Passiva: q) Crime Simples: r) Crime Complexo: s) Crime Mono-Ofensivo:

t) Crime Pluriofensivo: u) Crimes Unissubsistentes v) Crimes Plurissubsistentes: w) Crime de Forma Livre: x) Crime de Forma Vinculado: y) Crimes Transeuntes e No Transeuntes: z) Crime Progressivo: aa) Crime Multituninrio: bb) Crime Habitual: cc) Crimes de Ao Mltipla ou Contedo Variado EFICCIA DA LEI PENAL NO ESPAO A eficcia da lei penal no espao vem regulada pelo art. 5 do Cdigo Penal. Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. Princpios Relativos Lei Penal no Espao: Princpio da Territorialidade Princpio da Nacionalidade ou Personalidade, Princpio da Defesa ou Princpio Real ou da Proteo Princpio da Justia Universal Princpio da Representao Princpios Adotados Pelo Brasil: o Brasil adotou como regra o princpio da territorialidade e os demais princpios como excees. Principio da Territorialidade: art. 5 do Cdigo Penal; Princpio da Defesa: art. 7, inciso I e 3, do Cdigo Penal; Princpio da Justia Universal: art. 7, inciso II, a do Cdigo Penal; Princpio da Nacionalidade: art. 7, inciso II, b do Cdigo Penal; Princpio da Representao: art. 7, inciso II, c, do Cdigo Penal Territrio: Deve ser entendido em seu sentido jurdico. todo espao terrestre, fluvial, martimo e areo onde exercida a soberania nacional. Espao Terrestre Espao Fluvial:

Espao Martimo: Espao Areo: Espao Csmico: LUGAR DO CRIME A perfeita caracterizao do lugar do crime necessria para a correta aplicao do princpio da territorialidade temperada. Trs teorias procuram solucionar o problema: a) Teoria da Atividade: b) Teoria do Resultado: c) Teoria Mista ou da Ubiquidade: TEORIA ADOTADA PELO BRASIL Art. 6. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Conforme se verifica da leitura do artigo 6 do Cdigo Penal, o Brasil adotou a teoria da Ubiquidade ou Mista. EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL Conceito: o fenmeno segundo o qual a lei penal brasileira aplicada em territrio estrangeiro. Duas so as espcies de extraterritorialidade: incondicionada e condicionada. Prevista no artigo 7 do Cdigo Penal. Extraterritorialidade Incondicionada: Na extraterritorialidade incondicionada, a lei penal brasileira ser aplicada aos crimes cometidos no estrangeiro independentemente de qualquer requisito. As hipteses esto previstas no art. 7, inciso I e 1, do CP. Em todas as hipteses o agente ser punido segundo a lei brasileira, ainda que tenha sido absolvido ou condenado no estrangeiro. Extraterritorialidade Condicionada: a aplicao da lei penal brasileira aos crimes ocorridos no estrangeiro e depender de uma srie de fatores ou condies. Assim, em conformidade com o art. 7, inciso II,

2 e 3, do CP, ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes. Princpios Solucionadores da Extraterritorialidade Princpio da Personalidade ou Nacionalidade : Art. 7, inciso I, alnea d e II, alnea b, do CP; Princpio da Personalidade Passiva: Art. 7, 3, do CP; Princpio do Domiclio: Art. 7, inciso I, alnea d, do CP; Princpio da Defesa ou Proteo: Art. 7, inciso I, alneas a, b e c, do CP; Princpio da Justia Universal ou Cosmopolita : Art. 7, inciso II, aliena a, do CP; Princpio da Representao ou da bandeira ou do Pavilho : Art. 7, inciso II, alnea c do CP

You might also like