You are on page 1of 13

MEDIAO PEDAGGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS

MACHADO, Suelen Fernanda SEED sumachado@seed.pr.gov.br TERUYA, Teresa Kazuko UEM tkteruya@gmail.com Eixo Temtico: Comunicao e Tecnologia Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo O artigo apresenta resultados da pesquisa de campo realizada para a dissertao de mestrado intitulada: Mediao Pedaggica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, defendida na Universidade Estadual de Maring, no ano de 2009. O advento da internet propiciou a ampliao da educao a distncia (EaD) utilizando os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Porm, apesar dos avanos conquistados pela EaD com a utilizao dos AVAs, fazse necessrio um avano significativo nas prticas de mediao pedaggica do tutor para a efetivao dos processos de ensino e de aprendizagem nestes ambientes. O objetivo investigar os processos de interao e mediao pedaggica no AVA com presena constante e efetiva do tutor. Diante dos altos ndices de evaso dos cursos desenvolvidos nessa modalidade, por causa da ausncia do tutor como mediador pedaggico, foi realizada uma investigao emprica com os alunos de um curso de formao de professores desenvolvido a distncia no ambiente virtual Moodle. Utilizamos o conceito de mediao na perspectiva vigotskyana, que discute, sobretudo, as relaes entre o cognitivo e o social. Os estudos de Bakhtin (2004), Moraes (2003), Belloni (2003), Palloff e Pratt (2004), entre outros, tambm contriburam para a elaborao de um quadro terico para sustentar a anlise das linguagens e da mediao do tutor, no espao virtual. Os dados indicam que as ferramentas e recursos de interao e comunicao disponveis no ambiente apenas viabilizam a ao de mediao. Essa ao necessita de estratgias e de metodologias que se estabelecem a partir das relaes interpessoais e da interao mtua do grupo, mediada pelo tutor.

Palavras-chave: Formao de professores. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Educao a Distncia. Introduo O aparato tecnolgico e telemtico dos ltimos anos mobilizaram amplos setores de nossa sociedade, por conseqncia e de forma significativa, o campo educacional. De maneira

1727

geral, a tecnologia estabelece a base de nosso sistema social. Com recursos cada vez mais sofisticados, mexe com as estruturas culturais do mundo todo, intervindo tambm nas prticas de ensino e de aprendizagem. Nesse processo de avano tecnolgico, a EaD (Educao a Distncia) tem conquistado, cada vez mais espao no campo educacional. Utilizando maiores recursos tecnolgicos e ferramentas cada vez mais interativas, essa modalidade alcana, por meio de seus cursos, os mais longnquos lugares do mundo, pregando a democratizao e a ampliao do acesso ao ensino. Porm, a EaD ainda concebida como assunto polmico no campo educacional. Moraes (2003, p.111) declara que:

Tratar [...] da educao distncia uma questo bastante complexa, pois trata-se de analisar e avaliar a qualidade das relaes sociais nos ambientes de aprendizagem mediados por alguma tcnica.

A EaD complexa, visto que no demanda apenas mensurar a quantidade de alunos que atinge ou mesmo a quantidade de interao que se tem, mas implica em uma reflexo, em seus parmetros pedaggicos, sobre suas intencionalidades, j que podero servir tanto ao ajustamento quanto a emancipao social. Compreendemos que na EaD existe uma situao de distncia, temporal ou espacial, entre aquele que ensina e o que aprende. Contudo, no ponderado avaliar um curso de EaD pela distncia espacial, nem mesmo pelas experincias temporais de interao. Com as novas tecnologias de informao e comunicao cabe uma reflexo sobre qual a sensao de distncia que o aprendiz sente no desenvolvimento de um curso nesta modalidade (TORI, 2008). Essa sensao de distncia na EaD ocorre, na maioria das vezes, por causa das velhas prticas pedaggicas que alguns cursos a distncia ainda preconizam. Mesmo utilizando novssimos artefatos tecnolgicos de informao, comunicao e interao, ainda continuam disseminando um ensino a distncia baseado na velha instruo tecnicista. Ao se utilizar AVAs em cursos na modalidade a distncia, espera-se que a simples disponibilizao de materiais didticos, textos e mdias audiovisuais, garantam que todos os alunos, muitas vezes de forma solitria, se apropriem do conhecimento sem que haja, contudo, uma mediao pedaggica efetiva. Os momentos sncronos nesses cursos acontecem com menor freqncia e as ferramentas de interao nem sempre alcanam seus objetivos.

1728

Dessa forma, precisamos compreender porque os momentos de mediao nos cursos a distncia, frente aos grandes avanos tecnolgicos, ainda no encontraram meios eficazes para propiciar uma interao efetiva. A investigao aqui relatada, no buscou mensurar, mas sim refletir sobre a importncia da mediao pedaggica em cursos a distncia no AVA, evidenciando a necessria presena do tutor nestes espaos. Sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem Quando se fala em ambiente de aprendizagem, suprimindo aqui a palavra virtual, quase sempre imaginamos o espao da sala de aula. Docentes e discentes, carteiras e lousas compem o espao fsico onde, supostamente, deve acontecer o processo de ensino e de aprendizagem. Para Costa e Oliveira (2004, p. 118), ambientes de aprendizagem so espaos das relaes com o saber [...] ambientes que favorecem a construo do conhecimento. Dessa forma, entendemos que um bom ambiente de aprendizagem compreende vrias dimenses que vo desde a integrao de diferentes materiais didticos at a relao entre professores, alunos, metodologias e estratgias de ensino. Essas dimenses devem ter a finalidade nica de desenvolver a construo do conhecimento no aluno. No ensino presencial, o aluno encontra-se inserido em sala de aula e em contato direto com os mais diversos recursos didticos. Sejam materiais impressos ou tecnolgicos, esses instrumentos possibilitam a melhoria do ensino desde que utilizados de maneira significativa pelo docente. Alm disso, a interao face a face com colegas da turma e professores ocorre de maneira simultnea. J na EaD, em que o ensino e a aprendizagem, em grande parte, ocorrem em AVAs, os recursos didticos encontram-se dispostos em contextos diferentes, permeados pela dinmica do virtual, caracterizados principalmente pela separao (espao e tempo) entre aquele que ensina e aquele que aprende. Pereira, Schimitt e Dias (2007) observam que o termo AVA pode ganhar vrias nomenclaturas. Seja na literatura nacional ou na internacional, encontramos diferentes termos para descrever essa nova modalidade de educao, entre as quais esto: aprendizagem baseada na Internet, educao ou aprendizagem online, ensino ou educao a distncia via Internet, elearning, Web-based learning, online learning, Learning management Systems, Virtual Learning Environments, e-learning.

1729

As autoras afirmam ainda que, apesar desses ambientes serem veiculadores de contedos e permitirem a interao entre os sujeitos, a aprendizagem depende da qualidade do envolvimento das pessoas inseridas em tais espaos. De acordo com as autoras os AVAs:

[...] consistem em mdias que utilizam o ciberespao para veicular contedos e permitir interao entre os atores do processo educativo. Porm a qualidade do processo educativo depende do envolvimento do aprendiz, da proposta pedaggica, dos materiais veiculados, da estrutura e qualidade de professores, tutores, monitores e equipe tcnica, assim como das ferramentas e recursos tecnolgicos utilizados no ambiente. (PEREIRA; SCHIMITT; DIAS, 2007, p. 4. Grifo nosso).

Concordamos com este conceito por entendermos que quando o sujeito est inserido em um AVA, o aprender, o ensinar, os dilogos e as interaes ganham novo contexto. Mas, medida que o instrumento ganha maior importncia (tornando-se fim e no meio) e que somente a tcnica passa a ser utilizada, a aprendizagem fica seriamente comprometida. Nesta perspectiva, a tcnica e os recursos avanados de interao no substituiro a atuao das pessoas, habitantes destes espaos. Por isso, h necessidade de um aprimoramento nas estratgias e intervenes pedaggicas dos tutores nestes espaos.

Mediao Pedaggica

Para Kensky (2003), o professor na sala de aula presencial tem o poder da fala, enquanto que no espao virtual essa fala substituda pelo dilogo e colaborao entre os membros do grupo. Para a autora, nas idias de Vygostsky que encontramos respaldo terico que demonstre que essa ao se concretiza. Os estudos postulados por Vygotsky permitem compreender as concepes de ensino e de aprendizagem, bem como o desenvolvimento mental e social, sob a perspectiva da mediao. Isso significa que toda atividade ou ao do sujeito sobre o objeto mediada socialmente, tanto simbolicamente, por meio de signos internos e externos, quanto pelo uso da linguagem, ou ainda pela ao de outro sujeito. Nessa perspectiva, a linguagem no diz respeito, essencialmente, fala, mas tambm s diferentes formas de interao que o homem tem criado, historicamente, para interagir com o mundo. Dessa forma, o gesto, a mmica, a escrita, o desenho e um sinal representam esses meios que nos auxiliam na execuo de problemas e aes diversas.

1730

[...] todo produto natural, tecnolgico ou de consumo pode tornar-se signo e adquirir, assim, um sentido que ultrapasse suas prprias particularidades. Um signo no existe apenas como parte de uma realidade; ele tambm reflete e refrata uma outra. Ele pode distorcer esta realidade, ser-lhe fiel, ou apreende-la de um ponto de vista especfico, etc. (BAKHTIN, 2004, p.32):

Vygotsky (2007) postula a aprendizagem e o desenvolvimento baseado no mais na ao direta do sujeito sobre o objeto (S R), mas em uma ao mediada pelo outro, a qual ele intitula elo intermedirio. Dessa forma o [...] processo simples estmulo-resposta substitudo por um ato complexo [...] (p.33). A internalizao das formas culturais de comportamento, enraizadas historicamente, representa o avano qualitativo da psicologia humana. Todo esse processo tem como base as operaes com signos, que para Vygotsky (2007) representa a grande distino entre a psicologia animal e a psicologia humana. Os processos, os instrumentos e os signos que medeiam nossas aes cotidianas so alterados conforme o contexto em que nos encontramos. De acordo com Souza (2006, p.68), [...] ao entrarmos em contato com o contexto escolar, a mediao assume caractersticas diferentes, passando a ter um carter intencional e sistematizado, denominada mediao pedaggica. Esse conceito de mediao pedaggica atrela-se ao pensamento de uma ao concretizada pela ajuda do outro. No contexto escolar, teremos a figura do professor, sujeito essencial capaz de fazer um elo entre aquilo que o aprendiz traz (conhecimento do senso comum) e o conhecimento cientfico, historicamente sistematizado. Nesse sentido, compreendemos a mediao pedaggica como a ao de interveno no aprendizado do sujeito, seja presencial ou online. Essa ao de mediao concretizada essencialmente pelo professor, por meio de signos e de instrumentos auxiliares, que conduziro alunos e professores na prtica educativa. Na perspectiva vygotskyana, a mediao um processo. Ela no corresponde ao ato em si, no algum que se contrape a uma ao, mas ela mesma a prpria relao. A mediao ocorre por meio dos diferentes signos, instrumentos e at pelas formas semiticas. No necessita, obrigatoriamente, da presena fsica do outro, pois no a corporeidade que estabelecer uma relao social mediatizada. Seria, antes, um processo de significao que permite a interao e a comunicao entre as pessoas e a passagem da totalidade s partes e vice-versa (MOLON, 2008).

1731

Mediao Pedaggica no Ambiente Virtual de Aprendizagem: a perspectiva dos alunos

No ano de 2007 foi realizada uma investigao emprica com 26 alunos participantes do curso GTR1, que foi desenvolvido no ambiente virtual de aprendizagem Moodle2. Naquele ano, tendo em vista a distncia geogrfica do pesquisador com relao ao grupo pesquisado, o questionrio foi elaborado e disponibilizado de forma online, por meio do software livre denominado PHPSurveyor. O questionrio e as perguntas semi-estruturadas, seu recebimento e tabulao, foram realizados entre os meses de maro, abril e maio do ano de 2007. As questes foram divididas em quatro categorias, que correspondiam a:

Interao no AVA Mediao do tutor Ferramentas do Ambiente Linguagem no AVA

Neste artigo sintetizamos os resultados obtidos a partir da investigao acerca da categoria Mediao do tutor. Cabe ressaltar que a anlise foi pautada a partir das respostas dos alunos, bem como da observao realizada durante o desenvolvimento do referido curso. Os resultados foram explicitados por meio de grficos e citaes dos sujeitos. Para verificar questes referentes mediao pedaggica do tutor, focamos nossas perguntas nos momentos de interao ocorridos durante o curso. Tais questionamentos indicaram insatisfao dos alunos em relao s trocas entre os sujeitos do curso, como demonstra os grficos 1 e 2.

O GTR denomina-se Grupo de Trabalho em Rede e faz parte do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE ofertado pela Secretaria do Estado da Educao do Paran desde 2007. Instaurado como uma poltica de governo, o PDE foi desenvolvido com a inteno de estabelecer um dilogo entre professores da rede estadual de ensino bsico e professores universitrios. Saiba mais em: www.pde.pr.gov.br 2 Moodle corresponde Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Trata-se de um software que possibilita a criao e desenvolvimento de cursos online na web. Saiba mais em: www.moodle.org

1732

Grfico 1 - Avaliao da interao aluno-aluno

Grfico 2 - Avaliao da interao tutor-aluno

Durante o desenvolvimento do curso, no foram propostas atividades que propiciassem uma maior interao entre os participantes. A nica atividade que proporcionava, efetivamente, uma troca entre eles, era a ferramenta frum. Entretanto, as discusses resumiam-se apenas em respostas isoladas aos tutores e pouqussima discusso sobre as respostas dos mesmos. De acordo com Palloff e Pratt (2004), a interao entre alunos depende tambm da significao prvia dessa atividade no comeo do curso ou durante o desenvolvimento das atividades. As tarefas solicitadas no curso, muitas vezes, demandam apenas respostas isoladas do aluno, no ocorrendo propriamente interao. Ainda de acordo com as autoras, Os alunos precisam entender sua responsabilidade na criao de uma comunidade de aprendizagem e a importncia de sua interao. (PALLOFF e PRATT, 2004, p.91). O sujeito participante do curso desenvolvido em AVA pode esperar do tutor aes semelhantes quelas concretizadas pelos professores na educao presencial, tais como: interao simultnea e resposta imediata do professor. A dificuldade em compreender a

1733

dinmica desses ambientes conseqncia, tambm, da falta de interao do tutor, que precisa contextualizar o aluno em relao s novas formas de aprendizagem que se apresentam. o tutor quem orienta o aluno nesses novos espaos virtuais, dando significado aos contedos. Mostrar aos alunos online qual sua responsabilidade e quais so as expectativas que se tm deles pode ajud-los a entender o que a aprendizagem online antes de continuarem no curso, eliminando assim surpresas. Isso, repita-se, s pode aumentar a probabilidade de que os alunos permaneam no curso at o fim, alocando tempo suficiente e estando prontos para serem responsveis pela prpria aprendizagem. (PALLOFF e PRATT, 2004). Para Belloni (2003, p. 82-83),

A redefinio do papel do professor crucial para o sucesso dos processos educacionais presenciais ou a distncia. Sua atuao tender a passar do monlogo sbio da sala de aula para o dilogo dinmico dos laboratrios, sala de meios, email, telefone e outros meios de interao mediatizada [...]

Diretrizes mnimas de participao ajudam a conquistar e manter os alunos online. Contudo, apenas entrar no site regularmente, mas no contribuir com algo substancial para a discusso, pouco para sustentar o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem. Nas trocas realizadas nos fruns, observamos a dificuldade de manter os alunos envolvidos em uma discusso por muito tempo. Por isso que, para Palloff e Pratt (2004, p.141),

[...] cursos com altos nveis de interao tendem a obter maior ndice de satisfao e menor ndice de abandono. Assim, incentivar um alto nvel de interao papel fundamental do professor. Na verdade, talvez seja a sua tarefa mais importante no ambiente de aprendizagem on-line.

As aes realizadas nos AVAs so distintas das aes realizadas por professores da educao presencial. Alm disso, o aluno e o professor tambm devem estar preparados para essa experincia. Esse preparo pressupe, sobretudo, formao e estudo sobre a dinmica da EaD. necessrio que o tutor esclarea como e quando o feedback (retorno das atividades aos alunos) ser realizado durante o curso, ou seja, com que freqncia o aluno poder contar com suas orientaes.

1734

Vejamos a resposta de um dos alunos do curso sobre a relevncia da mediao do tutor durante o curso:

Aluno (a) 1: eu adorava quando a tutora se direcionava a mim, em particular, nas questes respondidas, nos meus pareceres. Esse procedimento remete ao aluno participante uma grande empatia na relao professor-aluno, alm da segurana e propriedade no contedo ministrado pelo tutor.

A resposta demonstra a importncia do acompanhamento do tutor em todas as aes desenvolvidas durante o curso. Palloff e Pratt (2004, p.91-92), reafirmam esta questo ao dizerem que:

Embora o papel do professor on-line seja diferente, os alunos no podem sentir-se abandonados. Entender as diferenas que existem na interao das aulas on-line e das aulas presenciais e tambm assistir os alunos na correta avaliao de sua experincia de aprendizagem on-line pode ajudar a aliviar sentimentos de isolamento.

Identificamos um grande apelo, nas respostas dos alunos, para que os tutores atendessem s suas expectativas e, para isso, era imprescindvel a presena deles durante todo o curso. Havia uma cobrana dos alunos acerca da postura que o tutor deveria manter frente s atividades realizadas durante o curso. Seja pela quantidade de alunos no curso online, ou mesmo pela aparente informalidade desses cursos, os alunos de cursos virtuais tendem a no se dedicar realizao das atividades solicitadas ou mesmo participar das discusses iniciadas nas ferramentas interativas. E, quando os tutores no conseguem acompanhar o desenvolvimento do aluno de forma efetiva, um desconforto acaba acontecendo no curso, principalmente para aqueles que cumprem suas atividades de maneira correta e pontual. Essa viso dos alunos fica explcita na seguinte resposta:

Aluno (a) 2: Uma mediao virtual de qualidade quando o tutor demonstra conhecimento e segurana sobre o contedo, expe de forma clara e objetiva os questionamentos, instigando o aluno a participar dos estudos e discusses, no se conformando com respostas vazias.

1735

A afetividade tambm manifestada como fator importante na mediao virtual para alunos no AVA. Eles consideram essencial criar laos afetivos nesses espaos, a fim de melhorar a qualidade da mediao. Os alunos afirmam que a mediao de qualidade depende de o tutor estar presente, percebendo as ausncias, possibilitando assim, que o aluno se sinta parte do grupo. Vejamos duas consideraes de mais dois alunos (as) do curso:

Aluno (a) 3: Na minha opinio, o bom tutor aquele que realmente interage com a produo dos alunos, que comenta, que chama individualmente, que percebe as ausncias, que estimula seus tutorandos a interagirem, exporem idia [..]

Aluno (a) 4: Sem o professor tutor no existiria a atividade, pois ele quem fornece o encaminhamento para a correta execuo das atividades e prope os desafios a serem suplantados como forma de elevao dos nveis de conhecimento e domnio dos contedos propostos.

As respostas demonstram o quo importante a ao de interao do tutor. E como significativa, para o aluno, a assistncia individual na realizao das atividades e, especialmente, nos momentos prprios de interao, como nos fruns e chats. Por isso que, na educao desenvolvida em AVA, apesar da aprendizagem ser mais autnoma, o aluno necessitar de uma mediao direcionada a ele. As respostas indicam tambm a necessidade de o professor tutor responder s atividades, fazendo comentrios s respostas dos alunos e, principalmente, tendo sensibilidade para perceber quando este est distante do curso, a fim de oferecer ateno especial para o mesmo. Palloff e Pratt (2004) lembram que uma das crticas que se faz aprendizagem online refere-se ausncia de interao pessoal, algo que os alunos sempre buscaro.

Se os professores so treinados no apenas para ministrar cursos usando a tecnologia, mas tm conhecimento de mtodos pedaggicos que facilitam sua vida on-line, e se, alm disso, o desenvolvimento da comunidade, se tornar uma prioridade, o resultado poder ser um curso altamente interativo [...] (Palloff e Pratt 2004, p.141).

As respostas dos alunos sobre a relevncia da mediao pedaggica do tutor no AVA englobam os seguintes fatores: o tutor deve possuir conhecimento sobre o contedo estudado; ter clareza em suas explicaes, segurana e empatia no tratamento dos assuntos discutidos; e, principalmente, interagir de modo que o aluno no se sinta excludo em suas dvidas e

1736

necessidades particulares. Ao mesmo tempo em que orienta, motiva e instiga o grupo para as trocas no AVA, deve se preocupar tambm com as atividades individuais, proporcionando um feedback especfico para a sua atividade. Dessa forma, a mediao do tutor continua sendo fundamental, mesmo que o aluno esteja no centro do processo. Nesse cenrio, o virtual no se torna um obstculo para quem inicia um curso a distncia totalmente online pela primeira vez.

Consideraes Finais

A EaD ainda tem como principal caracterstica a distncia geogrfica entre as pessoas. Porm, com os diversos recursos prprios para a interao, o grande desafio aproximar essas pessoas para trocar experincias e se apropriar dos contedos escolares dentro do espao virtual. Os AVAs proporcionam e viabilizam interaes inovadoras e, acima de tudo, sncronas, ou seja, simultneas entre os sujeitos participantes. Toda essa acessibilidade e inovao proporcionam um ambiente mais interativo no processo de ensino e de aprendizagem em comparao ao ensino por correspondncia oferecia, por exemplo. O grande desafio adaptar os alunos que vem de experincias presenciais a uma modalidade a distncia de educao, j que esses tendem a comparar os dois processos. Nessa comparao, especialmente quando se trata da educao brasileira, a dificuldade trabalhar de maneira autnoma. A metodologia utilizada no curso tambm um fator determinante para o processo de interao no AVA. Com base nas respostas dos sujeitos participantes dessa investigao, notamos que uma metodologia fundamentada em perguntas e respostas nos fruns e leituras e discusses de textos, no viabilizam uma interao efetiva e significativa para os alunos. Quando o tutor se volta para o aluno, em momentos especficos, em grupo ou individuais, os mesmos so motivados a interagirem entre si, o que os conduz a melhorar a participao na resoluo das diferentes atividades dispostas no ambiente. Nos AVAs, o tutor representa o eixo motor de toda e qualquer atividade realizada. Sem a sua interveno, motivao ou interao, a realizao de qualquer tarefa se torna mais difcil. A mediao do tutor uma ao que engloba desde a realizao de comentrios sobre as tarefas individuais, at o convite para o aluno participar da discusso, alm de identificar

1737

casos de alunos propensos evaso. Essas aes so essenciais para desenvolver o bom trabalho docente no processo de ensino e de aprendizagem no AVA. A mediao no AVA est alicerada especialmente na ao do tutor, mas tambm nas ferramentas e recursos tecnolgicos. Entretanto, o tutor que deve apresentar uma postura de orientador, motivador, demonstrando empatia e conhecimento com os contedos estudados. A mediao pedaggica no AVA ser distinta da mediao desenvolvida em experincias educacionais na modalidade presencial, e sua funo nos cursos desenvolvidos a distncia ainda primordial. A relao com o meio, com os outros, com os signos, com a palavra e com a fala norteiam todo o processo de mediao pedaggica, sendo, acima de tudo, um modo de relao e no uma ao imediata. Fatores como motivao e permanncia dos alunos em cursos desenvolvidos a distncia no AVA dependem muito mais da relao de mediao e interao entre aluno-tutor e aluno-aluno, do que da ao individualizada dos sujeitos do espao virtual. Por isso mesmo, as atividades e demais trabalhos realizados no AVA baseiam-se em discusses e dilogos estabelecidos com o grupo, seja na linguagem oral ou escrita. A aprendizagem no AVA pressupe um elo intermedirio entre os contedos, as ferramentas tecnolgicas de interao e os sujeitos. Mesmo levando em considerao a autonomia do aluno, no podemos esquecer que ele no escolher os contedos a serem trabalhados no curso, muito menos as estratgias de estudo. Educao a distncia no autodidatismo. Nesse sentido, a mediao pedaggica no demanda apenas encaminhar ou orientar os alunos dentro do espao virtual. Nem significa um trabalho de pergunta e resposta, que comumente ocorrem nesses cursos. Mediar no apenas dizer ao aluno que ele concluiu ou no uma determinada atividade. Mediar instigar o aluno, acompanh-lo em suas dvidas e, sobretudo, identificar a sua ausncia no decorrer do processo. A mediao pedaggica no AVA extremamente relevante e significativa para o aluno. Ela no se desenvolve em uma ao individualista e isolada e, por isso, no pode ser construda apenas no uso de recursos tecnolgicos.

REFERNCIAS BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. So Paulo: Hucitec, 2004.

1738

COSTA, J. W. da; OLIVEIRA, M. A. M. (Orgs). Novas linguagens e novas tecnologias: educao e sociabilidade. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004.

KENSKI, V. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distncia. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MOLON, S. I. (2000). Cultura A dimenso psicolgica e a mudana histrica e cultural. Trabalho apresentado na III Conferncia de Pesquisa Scio-cultural, Campinas, SP. Disponvel em: www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/2330.doc. Acesso em: 20 de abril de 2008.

MORAES, R. A. Educao a Distncia: aspectos histrico-filosficos. In: Linguagens e interatividade em Educao a Distncia ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. Cybis. (orgs). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda., 2007.

SOUZA, R. A M. A mediao pedaggica da professora: o erro na sala de aula. Campinas, SP: 2006. Tese de doutorado Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educao.

TORI,

R.

Avaliando

Distncias

na

Educao.

Disponvel

em:

www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=183&sid=102&UserActiveTe mplate=4abed. Acesso em: 10 de setembro de 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. 7. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007.

BELLONI, M. L. Educao a Distncia. Campinas, SP: Associados, 2003.

You might also like