You are on page 1of 8

Sumrio

1. O que afetividade?.................................................................................................2 2. Afetividade orgnica e afetividade moral..................................................................3 3. A emoo..................................................................................................................4 4. Importncia das relaes humanas para o crescimento do homem........................4 5. As paixes.................................................................................................................5 6. Afetividade e inteligncia...........................................................................................6 Referncias Bibliogrficas.............................................................................................8

AFETIVIDADE 1. O que afetividade?


A afetividade um tema central na obra de Henri Wallon. No entanto, a sua teoria no se encontra sistematizada, isto , no apresentada como conjunto de conhecimento organizado, j que as informaes encontram-se esparsas em diferentes obras. Duas dessas obras Lvolution psychologique de lenfant (1941) e Les origenes du caractre chez lenfant (1934) foram esmiuadas, buscando-se apresentar uma sistematizao do posicionamento do autor sobre esse tema. A posio de Wallon a respeito da importncia da afetividade para o desenvolvimento da criana bem definida. Na sua opinio, ela tem papel imprescindvel no processo de desenvolvimento da personalidade e este, por sua vez, se constitui sob a alternncia dos domnios funcionais 1. A afetividade um domnio funcional, cujo desenvolvimento dependente da ao de dois fatores: o orgnico e o social. Entre esses dois fatores existe uma relao estreita tanto que as condies medocres de um podem ser superadas pelas condies mais favorveis do outro. Essa relao recproca impede qualquer tipo de determinismo no desenvolvimento humano, tanto que:
a constituio biolgica da criana ao nascer no ser a lei nica do seu futuro destino. Os seus efeitos podem ser amplamente transformados pelas circunstncias sociais da sua existncia, onde a escolha individual no est ausente. (Wallon, 1959, p. 288).

Ao longo do desenvolvimento do indivduo, esses fatores em suas interaes recprocas modificam tanto as fontes de onde procedem as manifestaes afetivas, quanto as suas formas de expresso. A afetividade que inicialmente determinada basicamente pelo fator orgnico passa a ser fortemente influenciada pela ao do meio social. Tanto que Wallon defende uma evoluo progressiva da afetividade, cujas manifestaes vo se distanciando da base orgnica, tornando-se cada vez mais relacionadas ao social e isso visto tanto em 1941, quando ele fez referncia afetividade moral, quanto em suas teorias do desenvolvimento e das emoes, que permitiram evidenciar o social como origem da afetividade. Conceitualmente, a afetividade deve ser distinguida de suas manifestaes, diferenciando-se do sentimento, da paixo, da emoo. A afetividade um campo mais amplo, j que inclui esses ltimos, bem como as primeiras manifestaes de tonalidades afetivas basicamente orgnicas. Em outras palavras, afetividade o termo utilizado para identificar um domnio funcional abrangente e, nesse domnio funcional, aparecem diferentes manifestaes: desde as primeiras, basicamente orgnicas, at as diferenciadas como as emoes, os sentimentos e as paixes.

12

Wallon faz referncia a quatro domnios funcionais: o ato motor; o conhecimento; a afetividade e a pessoa. So eles que do uma determinada direo ao desenvolvimentoe no decurso da vida humana, cada um desses domnios tem seu prprio campo de ao e organizao, mas mantm em relao com os demais uma espcie de mecanismo interfuncional.

3 Embora sejam geralmente confundida, essas formas de expresso so diferentes. Enquanto as primitivas manifestaes de tonalidade afetiva so reaes generalizadas, mal diferenciadas, as emoes, por sua vez, constituem-se em reaes instantneas e efmeras que se diferenciam em alegria, tristeza, clera e medo. J o sentimento e a paixo so manifestaes afetivas em que a representao torna-se reguladora ou estimuladora da atividade psquica. Ambos so estados subjetivos mais duradouros e tm sua origem nas relaes com o outro, mas ambos no se confundem entre si.

2. Afetividade orgnica e afetividade moral


A afetividade, com esse sentido abrangente, est sempre relacionada aos estados de bem-estar e mal-estar do indivduo. A afetividade se desenvolve, podendo ser identificada, em duas etapas, sendo a primeira de base mais orgnica, e a outra de base mais social. Quando os motivos que provocam os estados de bem-estar e mal-estar esto primordialmente ligados s sensibilidades interoceptivas, proprioceptivas e exteroceptivas 2, temos uma etapa em que a afetividade de base orgnica a chamada afetividade orgnica. Quando os motivos que provocam os estados de bem-estar e mal-estar j no so limitados s sensibilidades ntero, prprio e extero, mas j envolvem a chamada sensibilidade ao outro, a afetividade passa para um outro patamar, j que de base fortemente social a chamada afetividade moral, na terminologia usada por Wallon em 1941. Assim, a afetividade evolui para uma ordem moral e seus motivos so originados das relaes indivduo-outrem, sejam relaes pessoais ou sociais. Analisando a teoria do desenvolvimento, podemos identificar, em cada estgio, os tipos de manifestao afetiva que so predominantes, em virtude das necessidades e possibilidades maturacionais. O estgio impulsivo marcado pelas expresses/reaes generalizadas e indiferenciadas de bem-estar e mal-estar; o estgio emocional pela diferenciao das emoes as reaes ou atitudes de medo, clera, alegria e tristeza; no estgio personalista e no da adolescncia e puberdade, por outro lado, evidenciam-se reaes sentimentais e passionais, sendo o sentimento mais marcante neste ltimo estgio. Assim, podemos afirmar a existncia de manifestaes afetivas anteriores ao aparecimento das emoes. As primeiras expresses de sofrimento e de prazer que a criana experimenta com a fome ou saciedade so, do nosso ponto de vista, manifestaes com tonalidades afetivas primitivas. Estas manifestaes, ainda em estgio primitivo, tm por fundamento o tnus, o qual mantm uma relao estreita com a afetividade, durante o processo de desenvolvimento humano, pois o tnus a base de onde sucedem as reaes afetivas.

23

So reaes que tm por base os estmulos recebidos pelos receptores do organismo. Estes so de trs tipos: interoceptores, cujas excitaes provm de estmulos internos e so o ponto de partida de reflexos vegetativos. Proprioceptores so habitualmente estimulados pelas atividades prprias dos rgos que os contm, por exemplo, os receptores dos msculos. Exteroceptores que so habitualmente estimulados por agentes externos ao organismo.

4 Com a influncia do meio, os gestos lanados no espao, de manifestao basicamente orgnica, transformam-se em meios de expresso cada vez mais diferenciados, inaugurando o perodo emocional. Agora, os movimentos no so carregados de pura impulsividade, nem baseados nas necessidades orgnicas, mas so reaes orientadas resultantes do ambiente social; o momento em que as reaes emocionais se diferenciam. A vida afetiva da criana, inaugurada por uma simbiose alimentar, logo substituda por uma simbiose emocional com o meio social. Com a emoo, as relaes interpessoais se intensificam; ela que une o indivduo a outrem, possibilitando a participao do outro e, conseqentemente, a delimitao do eu infantil.

3. A emoo
H que se destacar que, de todas as manifestaes afetivas, a emoo a mais explorada por Wallon. Em seu livro Les origines du caractre chez l enfant, o autor analisa a emoo em sua gnese, apresentando as modificaes que sucedem desde o seu aparecimento at o estgio personalista. Para ele, a emoo uma forma de exteriorizao da afetividade que evolui, como as demais manifestaes, sob o impacto das condies sociais. interessante perceber a relao complexa entre a emoo e o meio social, particularmente, o papel da cultura na transformao das suas expresses. Se, por um lado, a sociedade especializa os meios de expresso da emoo, transformando-os em instrumentos de socializao, por outro lado, essa especializao tende a reprimir as expresses emocionais. As formas de expresso tornam-se cada vez mais socializadas, a ponto de no expressarem mais o arrebatamento caracterstico de uma emoo autntica. Na histria da humanidade, a emoo foi responsvel pela agregao dos indivduos; como afirma o autor, nas emoes se baseiam as experincias gregrias, que so uma forma primitiva de comunho e de comunidade (1994, p. 127). As emoes revelam-se como o elo entre o indivduo e o ambiente fsico, tanto quanto entre o indivduo e outros indivduos. Estes laos interindividuais iniciam nos primeiros dias de vida e se fortalecem a partir das emoes, antes mesmo do raciocnio e da inteno.

4. Importncia das relaes humanas para o crescimento do homem


Ao se defender que a afetividade em seus primrdios basicamente orgnica, chama-se a ateno para o fato de que, mesmo nos perodos em que o desenvolvimento do ser humano sofre limites de seu aparato fisiolgico, o domnio afetivo est iniciando seu desenvolvimento. E o limite fisiolgico vai ser superado pelo importante papel desempenhado pelo meio social na evoluo da criana.

5 A importncia das relaes humanas para o crescimento do homem est escrita na prpria histria da humanidade. O meio social uma circunstncia necessria para a modelagem do indivduo. Sem ele a civilizao no existiria, pois foi graas agregao dos grupos que a humanidade pde construir os seus valores, os seus papis, a prpria sociedade. Cruzando psicognese e histria, Wallon demostrou a relao estreita entre as relaes humanas e a constituio da pessoa, destacando o meio fsico e humano como um par essencial do orgnico na constituio do indivduo. Sem ele no haveria evoluo, pois o aparato orgnico no capaz de construir a obra completa que a natureza humana, que pensa, sente e se movimenta no mundo material. No decorrer do desenvolvimento, seja em virtude das condies maturacionais, seja em virtude das caractersticas sociais de cada idade, a criana estabelece diferentes nveis de relaes sociais e estas interferem na construo do campo afetivo. Por exemplo, no estgio personalista, as relaes sociais da criana so intensas e sua autonomia conquistada nos conflitos que mantm com o outro. No bojo dessas relaes, vo sendo despertados sentimentos e paixes, manifestaes afetivas que parecem estar diretamente relacionadas a um outro indivduo. Num processo de autonomia crescente, o adolescente atravessa transformaes e experimenta, para consigo e para com o outro, os mais diversos sentimentos, que se alternam e se combinam, numa fase de ambivalncia de atitudes e sentimentos. Outrossim, o adolescente suscetvel a paixes. Quando chega a puberdade, no campo da moralidade que operam as relaes do adolescente com o mundo que o rodeia. O adolescente passa a questionar os valores e relaes sociais existentes, os quais podem passar a ser origem de manifestaes afetivas, ao lado daquelas diretamente relacionadas a outro indivduo. Um fato nos chamou a ateno ao analisar as manifestaes afetivas que ocorrem nos estgios do desenvolvimento. Pde-se perceber que, em alguns estgios, predominam uma determinada manifestao afetiva. Quanto ao fato de os sentimentos se evidenciarem mais nos estgios personalista e da puberdade, isso ficou claro pela sua dependncia da representao.

5. As paixes
As paixes no apareceram como predominantes em nenhum estgio, bem como tambm conseguimos saber pouco sobre essa categoria afetiva. Se haveria um estgio em que a paixo fosse predominante, nada se sabe a esse respeito, ficando essa questo em aberto. J as emoes so manifestaes suscetveis de aparecer em qualquer fase, muito embora Wallon no as mencione no decorrer dos estgios personalista e da puberdade. Ser que o sentimento e a paixo, por serem formas mais evoludas de manifestaes afetivas, so mais predominantes quanto mais velho se torna o indivduo?.

6 Ou melhor, se a socializao tem efetivamente sobre as expresses emocionais uma ao inibidora, isto significaria que, quanto mais culto o indivduo, menos emocional, e mais passional e sentimental ele se torna? Estas so questes que sugerem a necessidade de novos estudos. Ainda em relao aos sentimentos, Wallon oscila no que diz respeito angstia, afirmando estar ela ora relacionada paixo (o cime), ora dizendo tratarse de um sentimento ligado a uma emoo, o medo. Quanto ao fato de ser a angstia sentimento ou paixo, no obtivemos dados suficientes para defini-la. No entanto, essa oscilao d margem seguinte questo: Ser que a angstia inicialmente um estado emotivo que se transforma em um sentimento? Indo mais longe ainda, ao longo do desenvolvimento humano seriam certos estados emotivos transformados em sentimento? Novamente, essas so questes que apontam para a necessidade de novos estudos.

6. Afetividade e inteligncia
Na obra walloniana, a afetividade constitui um domnio funcional to importante quanto o da inteligncia. Afetividade e inteligncia constituem um par inseparvel na evoluo psquica, pois, embora tenham funes bem definidas e diferenciadas entre si, so interdependentes em seu desenvolvimento, permitindo criana atingir nveis de evoluo cada vez mais elevados. A afetividade, assim como a inteligncia, no aparece pronta nem permanece imutvel. Ambas evoluem ao longo do desenvolvimento; so construdas e se modificam de um perodo a outro, pois, medida que o indivduo se desenvolve, as necessidades afetivas se tornam cognitivas. mais salutar para uma criana de quatro anos ser ouvida e respeitada do que ser simplesmente acariciada e beijada. Por exemplo, no estgio personalista, em que o comportamento dominante o afetivo, a funo dominada, a inteligncia, pactua com as conquistas da afetividade, preparando-se para suced-la no prximo estgio. A evoluo da inteligncia incorporada pela afetividade de tal modo que outras relaes afetivas emergem. O advento da representao, uma conquista do campo intelectual, permite criana ter relaes afetivas mais complexas, como a paixo e o sentimento. Quanto a essas duas manifestaes de afetividade, os sentimentos e paixes, Wallon traz menos informaes do que as relativas s emoes; no entanto, o autor deixa claro que so posteriores s emoes, s aparecendo mais tarde, quando comeam a atuar as representaes. O progresso das representaes mentais d sustentao ao surgimento dessas duas manifestaes afetivas. A relao de interdependncia dos domnios afetivo e cognitivo mais uma vez se evidencia, pois ao desenvolvimento do campo da racionalidade relaciona-se a ampliao do campo afetivo, com outras manifestaes de afetividade, alm das emoes. Wallon sem dvida foi o autor que soube muito bem privilegiar a relao entre os domnos afetivo e cognitivo, na medida em que criou uma teoria de desenvolvimento da personalidade.

7 Ocupando-se em estudar a passagem do orgnico ao psquico, verificou que, nesse processo, ocorre concomitantemente o desenvolvimento de ambos os domnios. O desenvolvimento da personalidade oscila entre movimentos ora afetivos, ora cognitivos, que so interdependentes; em outras palavras, medida que a afetividade se desenvolve, interfere na inteligncia e vice-versa. Dentro do princpio dialtico, Wallon identifica a relao entre a inteligncia e uma das manifestaes da afetividade a emoo. A relao que elas mantm de carter dialtico, pois, se, por um lado, no existe nada no pensamento que no tenha surgido das primeiras sensibilidades, por outro lado, a luz da razo d s sensibilidades um novo contedo. Para Wallon, conceb-las como elementos estanques incorrer no erro antigo da separao corpo e alma, pois para ele:
entre as duas no param de desenrolar aes e reaes mtuas que mostram como vs as distines de espcies que os diferentes sistemas filosficos fazem entre matria e pensamento, existncia e inteligncia, corpo e esprito (1963, p. 65).

de se notar que entre a emoo e a atividade intelectual existe interdependncia, mas tambm oposio, pois, ao mesmo tempo em que ambas esto presentes na unidade do desenvolvimento, a emoo se esvai diante da atividade intelectual. Em nossas vidas, freqentemente, somos surpreendidos pelos surtos emotivos que nos deixam incapazes de perceber a situao nossa volta de modo a reagir de maneira corticalizada. Nesses momentos, h ausncia de interconexo entre a emoo e a razo, ou seja, no se dispe de estado de equilbrio entre ambas, pelo menos por um determinado tempo, prevalecendo os surtos emocionais. Se observarmos o comportamento humano, verificamos falta de linearidade. Ao contrrio, observamos que estados de serenidade so intercalados por crises emotivas, sendo que a intensidade dos contornos de cada um desses momentos depende de como cada indivduo integra a relao emoo e inteligncia. Assim, existe entre a emoo e a inteligncia uma relao antagnica; sua relao de interdependncia no anula a incompatibilidade de seus paroxismos. No entanto, se esse antagonismo claro, no que se refere relao intelignciaemoo, no obtivemos muitas informaes sobre as relaes intelignciasentimento e inteligncia-paixo. Como vimos, essas manifestaes afetivas so de natureza representacional, diferentemente da emoo; se so de natureza representacional, no apresentam incompatibilidade com a inteligncia. Portanto seria estranho supor que o antagonismo presente na relao emoo-inteligncia tambm ocorra nas relaes inteligncia-sentimento e inteligncia-paixo. Ao contrrio, as informaes disponveis nos textos analisados so indicativas de que essas duas ltimas manifestaes afetivas necessitam do desenvolvimento da inteligncia, levando-nos a acreditar que o antagonismo se conserva apenas na relao inteligncia-emoo. O exposto at o momento permite-nos concordar com Heloysa Dantas (1992) sobre a possibilidade de haver etapas de desenvolvimento da afetividade, pois Wallon parece propor uma evoluo da afetividade que, segundo interpretamos, inicia nos primeiros dias de vida e se prolonga no processo de desenvolvimento, diferenciando-se em suas formas de expresso sob a influncia social.

8 Acreditamos que essa proposio plausvel, na medida em que os estados de bem-estar e mal-estar apresentam-se primitivamente, j com conotaes afetivas, relacionados s sensibilidades orgnicas e posteriormente diferenciam-se em manifestaes diversas, como as emoes, os sentimentos e as paixes. Essas manifestaes vo aparecendo em perodos diferentes da evoluo infantil, e vo incorporando as conquistas realizadas no domnio cognitivo, modificando suas formas. Embora a anlise realizada no presente trabalho no apresente informaes suficientes para permitir delimitar os estgios de desenvolvimento da afetividade do indivduo, Wallon sugere sua evoluo ao mostrar que a afetividade se desenvolve em um processo que, se inicialmente tem forte componente orgnico (a chamada afetividade orgnica), posteriormente incorpora cada vez mais o fator social (a afetividade moral). De fato, Wallon sugere uma evoluo da afetividade. No entanto, sua proposta no permite vislumbrar muito alm das formas infantis de afetividade, pois no fornece dados suficientes relativos ao adolescente e ao adulto. Parece-nos que a afetividade , ainda, um campo aberto para investigaes. Wallon indica caminhos a serem trilhados para estudos complementares ao estabelecer ntida diferena, em sua obra, entre a afetividade e suas manifestaes e ao identificar que, no desenvolvimento humano, existem estgios que so predominantemente afetivos. Cremos que, se pudssemos separar os estgios predominantemente afetivos dos demais, apenas para efeito de anlise, j teramos, possivelmente, um caminho, mesmo que incipiente, a ser trilhado. Por conseguinte, acreditamos que uma aproximao cada vez maior com a proposta walloniana da afetividade permitir uma compreenso dos possveis desdobramentos e limites nela existentes.

Referncias Bibliogrficas
DANTAS, H. A afetividade e a construo do sujeito na psicogentica de Wallon. In: La Taille, Yves de et al. Piaget, Vygotski, Wallon. Teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992. WALLON, H. Les origines du caractre chez lenfant. Les prludes du sentiment de personalit. Paris: Presses Universitaire de France. 1993, ( 1 a ed., 1934). WALLON. H. Levolution psychologique de lenfant. 9a edio. Paris: Armand Colin, 1994, (1a ed., 1941). WALLON, H. Les mileux, les groupes et la psychogense de lenfant. Enfance, Paris, (3-4): 287-296, mai-oct., 1959, (1a ed., 1954). WALLON, H. Lorganique et le social chez lhomme. Enfance, Paris: (1-2) : 59-65, jan-avr., 1963, (1a ed., 1953).

You might also like