You are on page 1of 11

1

ANLISE GRAMSCIANA DO ESTATUTO DO PARTIDO REDE SUSTENTABILIDADE: CANDIDATURA CVICA INDEPENDENTE

Danielle Cristina Braz

RESUMO: O recm-fundado partido poltico brasileiro Rede Sustentabilidade traz um estatuto repleto de inovaes. Entre estas est a candidatura cvica independente, mecanismo que permite s lideranas de movimentos e causas sociais filiarem-se ao partido e lanarem candidatos, sem a necessidade de manterem vnculo orgnico com o partido. O presente artigo faz uma anlise deste instrumento atravs de conceitos gramscianos, como o conceito de vontade coletiva, de guerra de posies, de centralismo democrtico e, principalmente, atravs da proposta da forma organizativa do Moderno Prncipe. Com esta anlise pretende-se demonstrar que a candidatura cvica independente, ao mesmo tempo em que enfraquece o sistema representativo dos partidos polticos, tambm um indicativo da j instaurada crise de representatividade pela qual passam tais partidos.

PALAVRAS-CHAVE: Rede Sustentabilidade, Moderno Prncipe, Gramsci.

GRAMSCIAN ANALYSIS OF STATUTES PARTY "SUSTAINABILITY NETWORK": CANDIDATURE CIVIC INDEPENDENT

Bacharel em Direito, advogada e aluna especial do curso de Mestrado em Cincias Sociais da Unioeste Toledo (PR). E-mail: daniellebraz00@gmail.com.

ABSTRACT: The newly founded political party brazilian "Sustainability Network" brings a statute packed with innovations. Among them is the "candidature independent civic", mechanism that allows the leaders of social movements and causes affiliating to the party and engage candidates through it, without the need to maintain direct relationship with the party. This article analyzes this instrument through gramscian concepts, such as the concept of "collective will" of the "war of position", the "democratic centralism" and especially, through the proposal of the organizational form of the "Modern Prince". This analysis is intended to demonstrate that the candidature independent civic, while it weakens the representative system by political parties, is also indicative of the already established crisis of representation through which pass such parties.

KEYWORDS: Sustainability Network. Modern Prince. Gramsci.

1.

INTRODUO

O presente artigo tem por objetivo a anlise, em bases gramscianas, de um dos mecanismos trazidos pelo novo partido poltico brasileiro chamado Rede Sustentabilidade. O mecanismo escolhido chama-se candidatura cvica independente e ser analisado luz de alguns conceitos importantes da teoria de Gramsci, partindo do pressuposto que estes conceitos permanecem atuais e do conta de explicar a atual conjuntura poltica brasileira. A candidatura cvica independente vem prevista no estatuto do partido (ESTATUTO..., 2013, p. 187) da seguinte forma:
Art. 88. A REDE oferecer at 30% (trinta) do total de vagas nas eleies proporcionais para candidaturas cvica independentes que sero oferecidas sociedade para cidados no filiados e que no pretendam exercer vnculos orgnicos com nenhum partido poltico dispostos exclusivamente a disputar as eleies e exercer mandato parlamentar para defender e representar movimentos, redes e causas sociais legtimas e

relevantes para a sociedade, o Programa, o Estatuto e o Manifesto da REDE.

A proposta do partido , portanto, oferecer aos representantes de movimentos e causas sociais, a possibilidade de serem candidatos pela Rede, sem precisarem manter qualquer tipo de relao orgnica com o partido. Os representantes precisam somente apresentar uma carta de intenes, dizendo quais so seus propsitos para o mandato parlamentar, sendo que o partido ter o direito de deliberar, inclusive atravs de reunies abertas toda populao, e decidir se aceita ou no a candidatura. Uma vez eleito atravs deste sistema, o candidato no ter a obrigao de obedecer a nenhuma orientao partidria e o partido, por sua vez, no poder questionar ou interferir no mandato do parlamentar, a no ser que ele descumpra algum dos propsitos ao qual se vinculou na carta de intenes. Importa ressaltar, num primeiro momento, que apesar do partido escolhido no ser nem se auto declarar - um partido revolucionrio, na acepo gramsciana da palavra, este instrumento foi escolhido por constituir-se em uma verdadeira inovao na organizao partidria, no encontrando correspondncia em nenhum dos estatutos de partidos polticos atualmente existentes no Brasil. Desta forma, em que pese a Rede no ter uma ao poltica que interesse nossa anlise, este instrumento, no mnimo curioso, carece de maior aprofundamento terico, no sentido de demonstrar que ele talvez seja um reflexo do grave perodo de descrdito generalizado na atuao dos partidos polticos.

2. O MODERNO PRNCIPE

A concepo gramsciana do Moderno Prncipe nasce atravs de uma analogia feita entre o partido poltico e o Prncipe maquiaveliano. Na interpretao de Gramsci 1,

Para Gramsci, Maquiavel no teria escrito o Prncipe inspirado ou destinado a algum soberano especfico. Na verdade, o Prncipe seria um mito, na concepo soreliana da palavra, ou seja, uma

Maquiavel, enquanto um dos primeiros intelectuais orgnicos da burguesia escreve O Prncipe no intuito de formar entre os membros da classe burguesa uma vontade coletiva que os orientasse no sentido da unificao dos estados italianos em um s Estado-Nao. Esta unificao impulsionaria os propsitos comercias da burguesia e a fortaleceria enquanto classe progressista da poca, criando as bases para a construo de um novo Estado. Este seria, portanto, o papel do Prncipe naquele determinado momento histrico. No entanto, na sociedade moderna em que vivera Gramsci, o Novo Prncipe no poderia ser uma nica pessoa, mas sim a expresso de um grupo social, representado atravs do partido poltico (GRAMSCI, 2000, v. 3, p. 59). Nas palavras de Geraldo Magella Neres (2012, p. 17) o partido seria o moderno Prncipe, pois se consolidara como a instituio reconhecida e legitimada pelo processo histrico recente como o criador de novos Estados e de novos ordenamentos: o suscitador de uma nova vontade coletiva que aspira a se transformar em sociedade integral. Desta forma, o Moderno Prncipe se ocuparia da grande poltica, ou seja, de questes ligadas fundao, destruio, defesa e conservao de determinadas estruturas orgnicas econmico-sociais (GRAMSCI, 2000, v. 3, p. 21); e no da pequena poltica, que teria relao com as questes polticas cotidianas. Neste ponto preciso fazer algumas consideraes sobre o foco deste estudo. Embora o tema do artigo seja a anlise da candidatura cvica independente, instrumento de vis eleitoral que se enquadraria perfeitamente na pequena poltica gramsciana; no sobre a pequena poltica que se pretende falar aqui. O objetivo utilizar-se do mandato cvico independente para trazer baila toda a discusso sobre a debilidade do sistema representativo por partidos polticos. Para isto se far necessrio analisar as possveis conseqncias negativas que o instrumento em apreo causar conscincia coletiva do eleitorado brasileiro, relacionando-as com a teoria gramsciana sobre os partidos polticos, em especial sobre o Moderno Prncipe.

criao da fantasia concreta que atua sobre um povo disperso e pulverizado para despertar e organizar sua vontade coletiva (Gramsci, 2000, v. 3, p. 14). Sobre a interpretao gramsciana de Maquiavel: Neres, 2009.

Portanto, como vamos falar de conscincia coletiva, que em Gramsci ganha um contedo de classes, certamente no estaremos falando da pequena poltica, mas sim da grande poltica, o que justifica a importncia de bem conceituar o Moderno Prncipe. 3. A FORMAO DA VONTADE COLETIVA

O Moderno Prncipe, na proposta de Gramsci (2000, v. 3, p. 18), tem como principal funo ser o anunciador e o organizador de uma reforma intelectual e moral, [...] criar o terreno para um novo desenvolvimento da vontade coletiva nacional-popular no sentido da realizao de uma forma superior e total de civilizao moderna. Esta reforma intelectual e moral est umbilicalmente ligada ao conceito de guerra de posies criada por Gramsci para explicar o processo de transio socialista nas sociedades ocidentais2. Isto por que a guerra de posies pressupe a conquista paulatina de espaos no seio e atravs da sociedade civil (COUTINHO, 1984, p. 83); sendo que estes espaos uma vez conquistados, seriam preenchidos com o contedo produzido pela reforma intelectual e moral, que em ltima anlise, consolidaria a formao de uma vontade coletiva da classe proletria. No entanto para que o Moderno Prncipe tenha condies de criar tal vontade coletiva no bojo da classe operria, atravs da guerra de posies, preciso que ele observe alguns pontos fundamentais, que segundo Gramsci (1981, p. 242) seriam:
1) 2) 3) 4) la ideologia de partido; la forma de la organizacin, y su grado de cohesin; la capacidad de funciona em contacto com la masa; la capacidad estratgica y tctica.

Entre os quatro elementos elencados por Gramsci, interessa-nos para fins do presente artigo, debruar-se sobre o item 3: a capacidade do partido de funcionar em contato com a massa. Segundo Gramsci, o partido deveria ter entre seus membros,
2

Gramsci diferencia os pases ocidentais dos orientais atravs do tipo de sociedade civil existente em cada um deles. Estes ltimos possuem uma sociedade civil pouco organizada, enquanto que os primeiros possuem uma sociedade civil complexa e articulada resistente s erupes catastrficas do elemento econmico imediato funcionando como um verdadeiro sistema de trincheiras. (Gramsci, 2000, v. 3, pp. 71-74).

dirigentes que seriam parte da massa e a ela permaneceriam vinculados, mesmo que exercendo funes diretivas, como forma de garantir a constante troca com a massa e rechaar a teoria determinista de oligarquizao dos partidos prevista por Michels3. Para que isto fosse possvel, era preciso adotar um mtodo de organizao especfico, atravs de clulas profissionais, ou seja, clulas com base no local de produo e no no critrio territorial adotado pelos demais partidos burgueses. Alm disso, o partido deveria ser especialmente responsvel pela educao destes membros que seriam o principal instrumento do partido de vinculao com as massas (GRAMSCI, 1981, p. 248). Destas ltimas observaes feitas por Gramsci, sobre a necessidade do permanente contato do partido com as massas atravs da formao de dirigentes especialmente preparados para isso, podemos traar um paralelo com a candidatura cvica independente. Em primeira anlise, um leitor desatento poderia concluir que no momento em que o partido traz para perto de si representantes de movimentos e causas sociais, sem a necessria vinculao orgnica, ele estaria achando uma forma bastante capciosa de construir este contato com as massas, indispensvel para a construo do partido revolucionrio. No entanto, isto uma falcia perigosa, pois fere o mais importante princpio organizativo do partido revolucionrio: o centralismo democrtico. Gramsci conceitua o centralismo democrtico como sendo o principio de organizao partidrio mais apropriado aos partidos revolucionrios. A este instrumento ele no d contedo especfico (GRAMSCI, 2000, v. 3, p. 92), apenas traa diretrizes gerais que devem ser observados na sua aplicao. Entre estas diretrizes est a organicidade, conceituada da seguinte forma:

(...) ele (o centralismo democrtico) orgnico porque leva em conta o movimento, que o modo orgnico de revelao da realidade histrica, e no se enrijece mecanicamente na burocracia; e, ao mesmo tempo, leva em conta o que relativamente estvel e permanente ou que, pelo menos, move-se numa direo fcil de prever, etc. (Gramsci, 2000, vol. 3, p. 91).

Gramsci dedicou algumas pginas dos seus Cadernos do crcere para rebater a teoria da oligarquizao dos partidos polticos defendida por Robert Michels no livro A Sociologia dos Partidos Polticos de 1914.

A essncia do centralismo democrtico, portanto, est edificada sobre a idia da centralizao que garante a eficcia da ao partidria, e ao mesmo tempo, sobre a lgica democrtica, que permite ao partido ter movimento, no sentido de ter organicidade, ou seja, permite que seus membros sejam capazes de pensar a conjuntura poltica, discuti-la e avaliar internamente as melhores posies a serem adotadas pelo conjunto do partido. Desta forma, podemos observar que as consequncias da candidatura cvica independente seriam desastrosas para a organizao interna do partido. Isto porque ao no estabelecer relao orgnica com o partido, a liderana mesmo que advenha das massas e com ela permanea vinculado, no participar internamente da vida partidria e no se submeter s posies adotadas pelo partido. Assim, o partido internamente sofrer um esvaziamento das lideranas e externamente ter prejudicada a eficcia de sua ao poltica. Ademais, o prejuzo se dar tambm na esfera da formao poltica das prprias lideranas, que no participando da vida interna do partido e no tomando parte nas discusses, no tero a possibilidade de formarem dentro de si, por um processo dialtico de convencimento, uma conscincia verdadeiramente de classe, que enxergue no partido um instrumento necessrio para a transformao social, e assim, permanecero merc de pequenos interesses dos grupos que representam.

4. FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA PARA A CONSTRUO DO SOCIALISMO

Por fim, cabe ressaltar ainda os prejuzos que a candidatura cvica independente trar ao sistema de democracia representativa adotado pelo Brasil atualmente, e como o fortalecimento desta democracia est intimamente ligado com a construo do socialismo. O sistema de representao vigente no Brasil e na maioria dos pases do mundo o chamado sistema partidrio, em que os partidos polticos so os verdadeiros detentores do

mandato, conforme asseverou o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Csar Asfor Rocha4:
Ora, no h dvida nenhuma, quer no plano jurdico, quer no plano prtico, que o vnculo de um candidato ao Partido pelo qual se registra e disputa uma eleio o mais forte, se no o nico elemento de sua identidade poltica. O candidato no existe fora do Partido Poltico e nenhuma candidatura possvel fora de uma bandeira partidria.

Observa-se, portanto, que ao prever a candidatura cvica independente, o estatuto da Rede Sustentabilidade cria uma brecha no sistema eleitoral brasileiro, uma vez que, o candidato passa a se utilizar do partido apenas como uma ferramenta necessria homologao de sua candidatura perante a Justia Eleitoral, ferramenta esta que facilmente descartada depois da eleio, algo que poderamos chamar de prostituio dos partidos. Uma vez eleito, o parlamentar passaria a exercer o mandato cvico independente podendo atuar politicamente de forma autnoma. Legitimar-se-ia, portanto, a possibilidade do parlamentar abandonar o partido ao qual se vinculou durante a eleio, criando aqui no s uma brecha, mas uma verdadeira afronta legislao eleitoral, que ao exigir o tempo mnimo de filiao e ao reconhecer o pertencimento do mandato aos partidos, deixa claro seu objetivo de fortalecer os partidos polticos, atravs da necessria vinculao de fato e no apenas formal - entre candidatos/parlamentares e partidos. Neste sentido a candidatura cvica independente mais do que causar um prejuzo direto democracia representativa, enfraquecendo-a, causa tambm, indiretamente um prejuzo construo do socialismo. Isto porque, conforme assevera Coutinho (1984, p. 52) a luta pela construo do socialismo requer hoje, mais do que nunca, a expanso da democracia representativa, a sua articulao com mltiplos organismos de democracia de base, a defesa de uma vida cultural aberta e pluralista. Nesse sentido, ele se utiliza da contribuio dada por Rosa Luxemburgo (apud COUTINHO, 1984, p. 65) sobre a questo democrtica:

O Ministro se pronunciou durante a consulta feita por alguns partidos polticos, em abril de 2007, sobre a possibilidade de desvinculao do partido durante o mandato parlamentar. A consulta culminou na criao da Resoluo n 22.610 pelo TSE que versa sobre os casos de perda do mandato parlamentar por infidelidade partidria incluindo aqui casos de desvinculao partidria sem justo motivo -, ressaltando mais uma vez que o mandato parlamentar pertence ao partido e no ao eleito.

Jamais fomos idlatras da democracia formal, mas isso quer dizer apenas o seguinte: sempre distinguimos entre o ncleo duro de desigualdade e servido recoberto pelo suave invlucro da igualdade e das liberdades formais, mas no para rejeit-las, e sim para incitar a classe operria, a no se contentar com elas e a tomar o poder poltico, a fim de preencher esse invlucro com um contedo social novo.

A concluso que, ao enfraquecer os partidos polticos, se est ao mesmo tempo enfraquecendo a prpria idia j muito debilitada de representao poltica atravs dos partidos. Ao fazer isto, quem perde diretamente a democracia burguesa, que v desmoronar todo seu sistema de representao formal; mas perde tambm o prprio socialismo que vislumbra um retrocesso na democracia representativa, cuja conquista, mesmo no sendo suficiente, representa um patamar importante na guerra de posies gramsciana.

5. CONCLUSO

Da anlise da candidatura cvica independente e da sua correlao com alguns importantes conceitos gramscianos, podemos chegar a concluses interessantes. Em primeiro lugar, com relao ao papel central do partido poltico na revoluo proletria. Para Gramsci, o partido, na forma do moderno Prncipe, o nico capaz de ser o agente mediador entre a classe operria e a formao de uma nova sociedade. Isto porque o partido capaz de reunir interesses e valores que outras entidades e instituies no poderiam reunir. Por bvio, o contedo do moderno Prncipe deveria ser adaptado s realidades sociais e histricas de cada nao, levando em conta os princpios bsicos de organizao elencados por Gramsci, mas a sua existncia seria imprescindvel. Em segundo lugar, conclui-se que a imprescindibilidade do partido decorre em grande parte, das funes que ele possui: a realizao de uma reforma intelectual e moral e a formao de uma vontade coletiva, que represente os interesses da classe operria.

10

A formao desta vontade coletiva passa necessariamente por, pelo menos, outros dois conceitos gramscianos: a guerra de posies e o centralismo democrtico. O primeiro refere-se forma de luta poltica que deve ser adotado pelo partido na sua ao externa, conquistando posies dentro da sociedade civil; e o segundo, organizao interna do partido. Estes conceitos so muito teis para esclarecer a ideia gramsciana de como deveria se dar o contato do partido com as massas. O centralismo democrtico procura garantir ao mesmo tempo a eficcia da ao poltica unidade na ao e a construo democrtica de um consenso interno que garanta o constante movimento do partido. O contato dos dirigentes partidrios com as massas, portanto, precisa se dar de maneira efetiva, ou seja, no sentido de garantir a formao de uma verdadeira conscincia de classe entre as massas. Nesse sentido, o mandato cvico independente engana a classe operria, pois oferece ela a possibilidade de votar em lideranas que, mesmo tendo discursos compatveis com a causa do proletariado, nada podero fazer isoladamente e de forma aleatria para modificar a realidade colocada, j que alm de no serem capazes de formar a vontade coletiva, tambm no sero capazes de orientar as massas durante a ao poltica. Assim, o mandato cvico independente ao criar uma falsa contradio entre partido poltico e movimento social, com a ideia implcita de que os movimentos sociais seriam moralmente superiores aos partidos, acaba por dividir ainda mais a classe operria. A diviso do proletariado h muito prevista por Marx, como uma forma da burguesia impedir ou retardar a revoluo, ganha, portanto, mais um aliado no estatuto partidrio da Rede. A ideia muito simples: concentrar grupos cada vez menores em torno de causas cada vez mais especficas e pontuais, o que acaba por ofuscar o verdadeiro cerne da questo: a luta de classes. Ao passo que estes movimentos diminutos passam a ganhar fora, tornando-se mais importantes que o prprio partido revolucionrio - este sim capaz de traar a disputa tendo em vista a luta de classes o que ocorre o enfraquecimento do processo de construo do socialismo.

11

Por fim, o que podemos depreender que a criao de um instrumento como a candidatura cvica independente talvez seja um indicativo da crise de representatividade pela qual passam os partidos polticos atualmente. Por isso, a concluso mais importante que podemos ter neste momento sobre a necessidade dos partidos, em especial os de esquerda, repensar o seu papel na atual conjuntura poltica brasileira a tempo de recuperarem sua relao com a massa, posto que ela, em ltima anlise, ser o motor dos avanos sociais.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal e outros ensaios, 2 ed. Ampliada. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984. ESTATUTO da Rede Sustentabilidade. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, n. 38, p. 187-194, fev. 2013. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Crcere. v. 3. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Crcere. v. 6. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. GRAMSCI, Escritos Polticos. Mxico DF: Ediciones Passado y Presente, 1981. MICHELS, Robert. Sociologia dos partidos polticos. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1982. NERES, Geraldo Magella. Poltica e hegemonia: a interpretao gramsciana de Maquiavel. Curitiba: Ibpex, 2009. NERES, Geraldo Magella. Gramsci e o moderno Prncipe: a teoria do partido nos Cadernos do crcere. So Paulo: Cultura Acadmica, 2012.

You might also like