You are on page 1of 8

Camaragibe, 2013

O que Mitologia Grega?


A Mitologia Grega como a religio grega, que adiciona as histrias religiosas, seus deuses, seus rituais etc. A mitologia ficou famosa em todo mundo, e dela se exerceram vrios instrumentos culturais, que podem ser utilizados em estudos, como esttuas, esculturas, livros, outros documentos escritos, artesanato em porcelana etc. Suas histrias so muito surreais, contando estranhos acontecimentos com os deuses, sendo uma de suas caractersticas. A Mitologia Grega uma religio politesta, pois adora mais de um deus, na verdade so 72 deuses no total, mas os principais deuses so: 1. Zeus 2. Poseidon 3. Ades 4. Athena 5. Hares 6. Mtis 7. Hera 8. Cronos 9. Dionsio 10. Apolo 11. Afrodite 12. Hermes 13. rtemis 14. Hefesto 15. Demter

Como surgiram os deuses olmpicos?


A histria diz que tudo comeou com Cronos, que era o deus supremo, o deus do tempo. Cronos tinha cinco filhos: as mulheres Demter, Hera e Hstia, e os homens Zeus, Poseidon e Ades. Zeus, Poseidon, e Ades queriam tomar o poder do Olimpo, e assim esquartejaram Cronos, que mesmo sendo imortal, foi tirado do poder. Desse jeito, Zeus, Poseidon e Ades se tornaram os trs deuses grandes. Eles dividiram o mundo em trs partes: Zeus ficou com os cus, Poseidon com os mares, e, para o desgosto de Ades, ele ficou com o mundo inferior. Os outros deuses olmpicos chegaram depois, a maioria eram filhos de Zeus, como Athena, Hares, etc., e algumas tambm esposas de Zeus, como Mtis, Hera, etc.

Curiosidades sobre os deuses.


Athena Athena nasceu, estranhamente, da cabea de Zeus, j adulta e com uma mente completamente formada. deusa da sabedoria, da astcia, da estratgia, das artes, da justia, da habilidade e da civilizao. to inteligente, que venceu Hares na guerra, que o prprio deus da guerra. Ela o venceu com uma estratgia de dar inveja a um assassino dos dias de hoje. Ela tem como smbolo a coruja e carrega um escudo e uma espada chamada gis.

Athena

Poseidon Estranhamente, pai de todos os cavalos da Terra. to poderoso quanto Zeus, e por causa disso, a humanidade ficou com uma enorme dvida se o deus supremo era Zeus ou Poseidon. Athena e Poseidon se odeiam, pois eles disputaram para ver quem conquistava o povo grego, para ser nomeado o padroeiro da cidade, e o povo escolheu Athena (nome atual da capital da Grcia: Athenas), que ofereceu a eles uma oliveira, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de gua salgada.

Poseidon

Zeus Zeus o deus supremo e irmo mais novo de Poseidon e Ades. O nome Zeus em grego antigo significava rei divino. Cronos, seu pai, tinha o costume de engolir seus filhos e filhas, com medo de perder seu trono. Quando Zeus nasceu, Ria, sua esposa, percebeu que Zeus era especial, e o escondeu numa caverna. Para enganar Cronos, ela enrolou uma pedra num pano e deu para ele. Anos depois, Zeus j estava adulto e desafiou Cronos, o fazendo vomitar todos os irmos e irms vivos. Zeus casado com Hera, mas j foi casado com Mtis e tinha vrias amantes, mortais e imortais, com quem teve filhos.

Zeus

Ades Mesmo sendo irmo de Zeus e Poseidon, no viveu no Olimpo, e sim no mundo inferior. Apesar de ser o deus dos mortos, no possui uma alma maldosa, e o deus mais odiado pelos mortais. Ele tambm conhecido por ter raptado a deusa Persfone, filha de Demter, com quem teria sido fiel e nunca tivera filhos.

Ades

Referncia Bibliogrfica:
pt.wikipedia.org/wiki/Hades pt.wikipedia.org/wiki/Atena mitologiasemisterios.blogspot.com/2010/11/zeus.html pt.wikipedia.org/wiki/Zeus pt.wikipedia.org/wiki/Posdon pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia grega https:// pt.wikipedia.org/wiki/Deuses olmpicos

Prof.: Alexandro Henrique Grupo: Ana Clara, Caio Pedro, Vitor Luiz, Vitor Moiss, Luiz Felipe, Leonardo, Thyago Henrique, Marlon Mano. Disciplina: Religio.

You might also like