You are on page 1of 37

Viso geral

Neste captulo introdutrio, voc ver os componentes de um computador e as funes dos computadores em um sistema de rede. Voc usar uma abordagem "partindo do zero" para o aprendizado de redes, comeando pelo componente mais bsico de uma rede: o computador. Quanto mais voc souber sobre computadores, mais fcil ser entender as redes e como elas so projetadas e criadas. Para ajud-lo a compreender a funo que os computadores desempenham em um sistema de rede, pense na Internet. Voc pode imaginar a Internet como uma rvore e os computadores como as folhas na rvore. Os computadores so as origens e os receptores de informaes, fornecendo informaes para a Internet e recebendo informaes dela. Observe que os computadores podem funcionar sem a Internet, mas a Internet no pode existir sem computadores. Com o passar do tempo, os usurios de computador esto tornando-se cada vez mais dependentes da Internet. Os computadores, alm de serem uma parte fundamental de uma rede, tambm desempenham uma funo vital no trabalho. As empresas usam seus computadores para uma variedade de finalidades, mas tambm os usam de forma comum. Elas usam servidores para armazenar dados importantes e gerenciar contas de funcionrios. Usam software de planilhas para organizar informaes financeiras, software processador de texto para manter registros e correspondncias e navegadores da Web para acessar os sites das empresas na Web. Sabendo de tudo isso, voc comear a examinar o funcionamento interno de um computador. Isso lhe dar os fundamentos necessrios para comear o estudo de rede.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 1

1.1 - Os conceitos bsicos do hardware do computador 1.1.1 - Componentes principais de um PC


Como os computadores so constituintes importantes de uma rede, importante ser capaz de reconhecer e de saber os nomes dos principais componentes de um PC. Muitos dispositivos de rede so computadores com finalidades especiais, com muitas das mesmas partes dos PCs "normais". Para usar seu computador como um meio confivel de obter informaes, como, por exemplo, acessar o currculo baseado na Web, ele deve estar em boas condies de funcionamento, o que significa que ocasionalmente voc poder ter que solucionar problemas simples do hardware e do software do seu computador. Voc deve ser capaz de reconhecer, saber o nome e citar a finalidade dos seguintes componentes do PC:

Componentes pequenos, discretos


transistor - dispositivo que amplifica um sinal ou abre e fecha um circuito. circuito integrado - dispositivo feito de material semicondutor; contm vrios transistores e executa uma tarefa especfica. resistor - dispositivo feito de material que se ope ao fluxo de corrente eltrica. capacitor - componente eletrnico que armazena energia na forma de um campo eletrosttico; constitudo de duas placas de metal condutor separadas por um material isolante. conector - a parte de um cabo que se conecta a uma porta ou interface. diodo emissor de luz (LED, light emitting diode) - dispositivo semicondutor que emite luz quando uma corrente passa atravs dele.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 2

Subsistemas do computador pessoal


placa de circuito impresso - uma fina placa onde os chips (circuitos integrados) e outros componentes eletrnicos so colocados. unidade de CD-ROM - unidade de memria apenas de leitura de CD, um dispositivo que pode ler informaes de um CD-ROM. CPU - unidade central de processamento, o crebro do computador onde executada a maioria dos clculos. unidade de disquete - uma unidade de disco que pode ler e gravar em disquetes. unidade de disco rgido - o dispositivo que l e grava dados em um disco rgido. microprocessador - um chip de silcio que contm uma CPU. placa-me - a placa de circuito principal de um microcomputador. barramento - um conjunto de fios atravs dos quais dados so transmitidos de uma parte de um computador para outra. RAM - memria de acesso aleatrio, tambm conhecida como memria de leitura-gravao, pode ter novos dados gravados nela assim como dados armazenados lidos a partir dela. Uma desvantagem da ram que ela precisa de energia eltrica para manter os dados armazenados. Se o computador for desligado ou se faltar energia, todos os dados armazenados na ram sero perdidos, a menos que os dados tenham sido salvos em disco. ROM - memria apenas de leitura, memria do computador onde dados foram gravados previamente; uma vez que os dados tenham sido gravados em um chip de ROM, eles no podero ser removidos e s podero ser lidos. unidade do sistema - a parte principal de um PC; a unidade do sistema inclui o chassis, o microprocessador, a memria principal, o barramento e as portas, mas no inclui o teclado ou o monitor ou os dispositivos externos conectados ao computador. slot de expanso - uma abertura em um computador onde uma placa de circuito pode ser inserida para adicionar novas capacidades ao computador. fonte de alimentao - o componente que fornece energia ao computador.

Componentes de back plane


back plane - a placa de circuito grande que contm os soquetes para as placas de expanso. placa de rede - uma placa de expanso inserida em um computador de forma que o computador possa estar conectado a uma rede. placa de vdeo - uma placa que se conecta a um PC para permitir capacidade de exibio. placa de som - uma placa de expanso que permite a um computador manipular e reproduzir sons. porta paralela - uma interface capaz de transferir mais de um bit simultaneamente e que usada para conectar dispositivos externos como, por exemplo, impressoras. porta serial - uma interface que pode ser usada para a comunicao em srie, onde apenas um bit transmitido de cada vez. porta de mouse - uma porta projetada para conectar um mouse ao PC. cabo de alimentao - cabo usado para conectar um dispositivo eltrico a uma tomada eltrica para fornecer energia ao dispositivo.

A figura mostra os componentes bsicos de um computador idealizado. Voc pode imaginar os componentes internos de um PC como uma rede de dispositivos, todos conectados ao barramento do sistema. De certa forma, um PC uma pequena rede de computadores.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 3

1.1 - Os conceitos bsicos do hardware do computador 1.1.2 - Fluxo de informaes em um computador idealizado
As informaes e a energia eltrica esto em constante fluxo em um PC. Isso ajuda a entender as redes se voc pensar no computador como uma rede em miniatura, com todos os vrios dispositivos dentro da unidade de sistema ligados uns aos outros e comunicando-se entre si. Como mostrado na figura, alguns dos importantes fluxos de informaes (quase todos eles ocorrem atravs do barramento) so os seguintes:

instrues de inicializao - armazenadas na ROM, at serem enviadas. aplicativos de software - armazenados na RAM depois de serem carregados. RAM e ROM - constantemente em comunicao com a CPU atravs do barramento. informaes sobre o aplicativo - armazenadas na RAM enquanto os aplicativos esto sendo usados. informaes salvas - movem-se da RAM para alguma forma de dispositivo de armazenamento. informaes exportadas - movem-se da RAM e da CPU, atravs do barramento e dos slots de expanso, para a impressora, para a placa de vdeo, para a placa de som ou para a placa de rede.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 4

1.1 - Os conceitos bsicos do hardware do computador 1.1.3 - A relao das placas de rede com os PCs
Como mostrado na figura, uma placa de rede uma placa de circuito impresso que fornece capacidades de comunicao por rede de e para um computador pessoal. Tambm chamada de placa de LAN, ela conecta-se a uma placa-me e fornece uma porta para a conexo com a rede. Essa placa pode ser projetada como uma placa Ethernet, uma placa Token Ring ou uma placa de interface de dados distribudos por fibra (FDDI, Fiber Distributed Data Interface).

Uma placa de rede se comunica com a rede atravs de uma conexo em srie e com o computador atravs de uma conexo paralela. Cada placa precisa de uma IRQ, de um endereo de E/S e de um endereo de memria superior para funcionar com o DOS ou com Windows 95/98. Uma IRQ, ou uma linha de pedido de interrupo, um sinal que informa a uma CPU a ocorrncia de um evento que requer sua ateno. Uma IRQ enviada atravs de uma linha de hardware para o microprocessador. Um exemplo da solicitao de uma interrupo seria quando uma tecla pressionada em um teclado; a CPU deve mover o caractere do teclado para a RAM. Um endereo de E/S uma localizao na memria usada para inserir ou recuperar dados de um computador por um dispositivo auxiliar. Nos sistemas baseados em DOS, a memria superior se refere rea de memria entre os primeiros 640 kilobytes (K) e 1 megabyte (M) de RAM. Ao selecionar uma placa de rede, leve em conta os trs seguintes fatores: 1. tipo de rede (por exemplo, Ethernet, Token Ring ou FDDI) 2. tipo de meio (por exemplo, cabo de par tranado, coaxial ou de fibra ptica) 3. tipo de barramento do sistema (por exemplo, PCI ou ISA)

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 5

1.1 - Os conceitos bsicos do hardware do computador 1.1.4 - A instalao de uma placa de rede em um PC
A placa de rede permite que os hosts se conectem rede e, por isso, considerada um componente chave. De tempos em tempos, voc pode precisar instalar uma placa de rede. A seguir, algumas situaes que podem exigir que voc faa isso:

adicionar uma placa de rede a um PC que no tenha uma. substituir uma placa de rede inadequada ou danificada. fazer a atualizao de uma placa de rede de 10 Mbps para uma placa de rede de 10/100 Mbps. alterar as configuraes em uma placa de rede usando um jumper - um jumper uma bridge de metal que fecha um circuito eltrico; geralmente, um jumper consiste em um plugue de plstico que se adapta a um par de pinos como indicado na figura.

Para executar a instalao, voc deve ter os seguintes recursos:

conhecimento da configurao da placa de rede, incluindo os jumpers, o software plug and play e a EPROM (a erasable programmable read-only memory um tipo de memria que retm seu contedo at ser exposta luz ultravioleta). uso de diagnsticos de placa de rede, incluindo o diagnstico fornecido pelo fabricante e o teste de loopback (consulte a documentao da placa). habilidade para resolver os conflitos dos recursos de hardware, incluindo a IRQ, o endereo bsico de E/S e o DMA (o direct memory address usado para transferir dados da RAM para um dispositivo sem passar pela CPU).

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 6

1.1 - Os conceitos bsicos do hardware do computador 1.1.5 - Componentes do PC X componentes do laptop


Os computadores laptop e os computadores notebook esto tornando-se cada vez mais populares, da mesma forma que os computadores palm top, os assistentes pessoais digitais e outros dispositivos pequenos de computao. As informaes descritas nas sees anteriores tambm se aplicam aos laptops. A principal diferena que os componentes em um laptop so menores - os slots de expanso tornam-se slots PCMCIA, onde as placas de rede, os modems, os discos rgidos e outros dispositivos teis, geralmente do tamanho de um carto de crdito, podem ser inseridos nos slots PCMCIA que se encontram ao longo do permetro, como indicado na figura.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 7

1.2 - Os conceitos bsicos do software do computador 1.2.1 - Laboratrio: Configurao de rede necessria para conectar um PC a uma rede
Agora que voc j tem uma boa idia do que envolve o hardware do computador, voc precisa do segundo ingrediente: o software do computador. A finalidade do software permitir a interao com o computador ou com o dispositivo de rede, para lev-lo a fazer o que voc deseja. Portanto, depois que hardware do PC for instalado, o software dever ser configurado. Por exemplo, as tarefas a seguir precisam ser concludas antes da exibio do currculo baseado na Web atravs de uma rede: [Coloque o cursor do mouse sobre os nmeros na animao esquerda para exibir os exemplos de configuraes diferentes.] 1. 2. 3. 4. 5. selecionar a placa de rede para a configurao de software. fornecer o endereo TCP/IP correto . ajustar o monitor (se necessrio) . instalar e configurar o navegador. executar outras tarefas (se necessrio).

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 8

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 9

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 10

1.2 - Conceitos bsicos do software do computador 1.2.2 - Laboratrio: Verificar a configurao do navegador da Web
O navegador da Web atua em nome do usurio:

contatando um servidor da Web. solicitando informaes. recebendo informaes. exibindo os resultados na tela.

Um navegador um software que interpreta a linguagem de marcao de hipertexto (HTML) - a linguagem usada para codificar o contedo da pgina da Web. O HTML pode exibir figuras e reproduzir sons, filmes e outros arquivos de multimdia. Hyperlinks - comandos de programas de computador que apontam para outras localizaes dentro de um PC ou de uma rede (conectado a outras pginas da Web e a arquivos que possam ser descarregados). Os dois navegadores mais populares/comuns so o Internet Explorer (IE) e o Netscape Communicator. Estas so algumas das semelhanas e diferenas entre esses dois navegadores: [Coloque o cursor do mouse sobre os nmeros na animao esquerda para exibir exemplos diferentes de aplicativos da Internet.]

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 11

Netscape

primeiro navegador. ocupa menos espao em disco. muitos usurios o consideram simples de usar. exibe arquivos HTML, transmite mensagens de correio eletrnico e transfere arquivos, entre outras funes.

Netscape

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 12

Internet Explorer (IE)


poderosamente conectado a outros produtos Microsoft. ocupa mais espao em disco. considerado mais difcil de usar. exibe arquivos HTML, transmite mensagens de correio eletrnico e transfere arquivos, entre outras funes.

Microsoft

Plug-ins Existem tambm muitos tipos de arquivos especiais, ou proprietrios, que no podem ser exibidos pelos navegadores da Web padro. Para visualizar esses arquivos, voc deve configurar seu navegador para usar aplicativos plug-in. Esses aplicativos funcionam em conjunto com o navegador para iniciar o programa requerido para se visualizar os arquivos especiais.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 13

Flash - reproduz arquivos multimdia. Criado pela Macromedia Flash

Flash Player Exemplo: Instalando o Flash Plug-in. 1. 2. 3. 4. V para o site da Web da Macromedia. Faa download do arquivo .exe. (flash32.exe). Execute e instale no Netscape ou no Internet Explorer (IE). Experimente para ver se pode executar um teste e um filme.

Alm de fazer com que seu computador seja configurado para exibir o currculo baseado na Web, voc pode usar os computadores para executar muitas outras tarefas teis. Nas empresas, os funcionrios geralmente usam um conjunto de aplicativos que se apresentam na forma de conjunto para escritrio, como, por exemplo, o Microsoft Office. Os aplicativos para escritrio geralmente tm um software de planilha, um processador de texto, um software de gerenciamento de banco de dados, um software de apresentaes e um gerenciador de informaes pessoais incluindo um utilitrio de correio eletrnico. O software de planilha possui tabelas constitudas de colunas e linhas e geralmente usado com frmulas para processar e analisar dados. Um processador de texto um aplicativo usado para criar e editar documentos de texto. Os processadores de texto modernos permitem que o usurio crie documentos sofisticados, que incluem figuras e textos ricamente formatados. O software de banco de dados usado para armazenar, guardar, organizar, classificar e filtrar registros (um registro uma coleo de informaes identificada por algum tema comum, como, por exemplo, nome do cliente). O software de apresentao usado para criar e desenvolver apresentaes para reunies, aulas ou vendas. Os gerenciadores de informaes pessoais incluem correio eletrnico, listas de contatos, uma agenda e uma lista de tarefas. Os aplicativos de escritrio fazem parte do dia a dia de trabalho atualmente, da mesma forma como as mquinas de escrever, antes do computador pessoal.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 14

1.2 - Os conceitos bsicos do software do computador 1.2.3 - Laboratrio de soluo de problemas: Hardware e software

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 15

1.3 - Nmeros binrios 1.3.1 - Nmeros binrios representam dados alfanumricos


Para executar os aplicativos de software, o computador deve converter o cdigo do software para a forma binria e depois convert-lo da forma binria para a linguagem que voc entende. Os computadores operam com switches eletrnicos que podem estar ativados ou no, correspondendo a 1 ou 0.

Os computadores no vem o sistema de numerao decimal da mesma forma que os homens vem, pois os dispositivos eletrnicos so estruturados de forma que a numerao binria seja a natural - os computadores devem converter para usarem numerao decimal. Os computadores s podem entender e processar dados que estejam em um formato binrio, representado por 0s e 1s. Esses 0s e 1s representam os dois estados possveis de um componente eletrnico e so chamados de dgitos binrios (bits). A representao do nmero binrio de muitos caracteres de teclado e de controle so exibidos na planilha American Standard Code for Information Interchange (ASCII). A ASCII um dos vrios sistemas de codificao de caracteres usados nas LANs.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 16

1.3 - Nmeros binrios 1.3.2 - Bits e bytes


Os bits so dgitos binrios; eles so 0s ou 1s. Em um computador eles so representados pela presena ou ausncia de cargas eltricas.

Exemplo:

0 binrio pode ser representado por 0 volts de eletricidade (0 = 0 volts) 1 binrio pode ser representado por +5 volts de eletricidade (1 = +5 volts)

Um grupo de 8 bits igual a 1 byte, e pode representar um nico caracter de dados, como no cdigo ASCII. Alm disso, para os computadores, 1 byte representa uma nica localizao de armazenamento enderevel.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 17

1.3 - Nmeros binrios 1.3.3 - O sistema numrico de base 10 (sistema decimal)


Um sistema numrico consiste em smbolos e regras para usar esses smbolos; existem muitos sistemas numricos. O sistema numrico usado mais freqentemente, e o que talvez lhe seja mais familiar, o sistema numrico decimal ou de base 10. Ele chamado de base 10 porque usa dez smbolos e combinaes desses smbolos para representar todos os nmeros possveis. Os dgitos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 formam o sistema de base 10. Um sistema de numerao decimal baseado em potncias de 10. Cada smbolo, ou dgito, representa o nmero 10 (nmero de base) elevado a uma potncia (expoente), de acordo com a sua posio, e multiplicado pelo nmero que ocupa essa posio. Quando voc l um nmero decimal da direita para a esquerda, a primeira posio representa 100 (1), a segunda posio representa 101 (10 x 1= 10), a terceira posio representa 102 (10 x 10 x 1=100), 106 (10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 1=1.000.000)

Exemplo: 2134 = (2x103) + (1x102) + (3x101) + (4x100) Existe um 2 na posio dos milhares, um 1 na posio das centenas, um 3 na posio das dezenas e um 4 na posio das unidades.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 18

1.3 - Nmeros binrios 1.3.4 - O sistema numrico de base 2 (sistema binrio)


Os computadores reconhecem e processam os dados usando o sistema de numerao binrio (Base 2). O sistema numrico binrio usa apenas dois smbolos 0 e 1 em vez dos dez smbolos usados no sistema numrico decimal. A posio, ou lugar, de cada dgito representa o nmero 2 o nmero de base elevado a uma potncia (exponente), baseado na sua posio (20, 21, 22, 23, 24, etc.)

Exemplo: 10110 = (1 x 24 = 16) + (0 x 23 = 0) + (1 x 22 =4) + (1 x 21 = 2) + (0 x 20 = 0) = 22 (16 + 0 + 4 + 2 + 0) Se voc ler o nmero binrio (10110) da esquerda para a direita, voc ver que existe um 1 na posio 16, um 0 na posio 8, um 1 na posio 4, um 1 na posio 2 e um 0 na posio 1, o que perfaz o nmero decimal 22.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 19

1.3 - Nmeros binrios 1.3.5 - Convertendo nmeros decimais em nmeros binrios


H duas formas bsicas de se converter nmeros decimais em nmeros binrios. O fluxograma na figura principal descreve um processo com um exemplo. Uma outra abordagem chamada mtodo de resto. Esse mtodo usa divises sucessivas usando o nmero de base do sistema. Nesse caso, a base 2.

Exerccio de converso. Exemplo: Converta o nmero decimal 192 em um nmero binrio. 192/2 = 96 com resto 0 96/2 = 48 com resto 0 48/2 = 24 com resto 0 24/2 = 12 com resto 0 12/2 = 6 com resto 0 6/2 = 3 com resto 0 3/2 = 1 com resto 1 1/2 = 0 com resto 1 Pegue todos os restos, de trs para frente, e voc ter o nmero binrio 11000000.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 20

1.3 - Nmeros binrios 1.3.6 - Convertendo nmeros binrios em nmeros decimais


H duas formas bsicas de se converter nmeros binrios em nmeros decimais. O fluxograma na figura principal mostra um exemplo.

Voc tambm pode converter nmeros binrios em nmeros decimais multiplicando os dgitos binrios pelo nmero de base do sistema base 2 elevado ao expoente da sua posio.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 21

Exerccio de converso. Exemplo: Converta o nmero binrio 01110000 em um nmero decimal. (Observao: Trabalhe da direita para a esquerda.) Lembre-se de que qualquer valor elevado a 0 igual a 1; portanto 20 = 1. 0 x 20 = 0 0 x 21 = 0 0 x 22 = 0 0 x 23 = 0 1 x 24 = 16 1 x 25 = 32 1 x 26 = 64 0 x 27 = 0

1.4 - Terminologia bsica de rede 1.4.1 - Redes


Uma rede um sistema de objetos ou pessoas intrinsecamente conectado. As redes esto ao nosso redor, at mesmo dentro de ns. Nossos prprios sistemas nervoso e cardiovascular so redes. O diagrama de cluster na figura mostra vrios tipos de redes; voc pode se lembrar de outros. Observe os agrupamentos:

comunicaes transporte social biolgico servios pblicos

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 22

1.4 - Terminologia bsica de rede 1.4.2 - Redes de dados


[Coloque o cursor do mouse sobre os nmeros na animao esquerda para exibir diferentes estgios na evoluo da rede.] As redes de dados surgiram como resultado de aplicativos de computador que foram criados para empresas. . Entretanto, na poca em que esses aplicativos foram criados, as empresas possuam computadores que eram dispositivos dedicados, e cada um deles operava independentemente de outros computadores. Portanto, se percebeu que essa maneira de administrar empresas no era eficaz nem econmica. Elas precisavam de uma soluo que respondesse satisfatoriamente s trs questes a seguir: 1. 2. 3. como evitar a duplicao de equipamentos e recursos como se comunicar eficazmente como configurar e gerenciar uma rede

As empresas reconheceram o quanto poderiam economizar e ganhar em produtividade usando a tecnologia de rede. Elas comearam a implantar redes e a expandir as redes existentes quase to rapidamente quanto surgiam novos produtos e tecnologias de rede. Como conseqncia, o comeo dos anos 80 experimentou uma expanso tremenda no campo das redes e, entretanto, o incio do desenvolvimento das redes foi catico, sob vrios aspectos. Em meados dos anos 80, foram sentidos os problemas do crescimento. Muitas das tecnologias de rede que surgiram tinham sido criadas usando-se diferentes implementaes de hardware e software. Em conseqncia, muitas das novas tecnologias de rede eram incompatveis entre si. Tornou-se

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 23

cada vez mais difcil paras as redes que usavam especificaes diferentes comunicarem-se umas com as outras.

Uma das primeiras respostas a esses problemas foi a criao de redes locais (LANs). Como elas podiam conectar todas as estaes de trabalho, perifricos, terminais e outros dispositivos em uma

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 24

nico edifcio, as LANs tornaram possvel s empresas que usavam a tecnologia da computao, compartilhar, por exemplo, arquivos e impressoras, de modo eficiente.

medida que o uso do computador nas empresas cresceu, logo se percebeu que at mesmo as LANs no eram suficientes. Em um sistema de LAN, cada departamento ou empresa era uma espcie de ilha eletrnica.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 25

Era necessrio um modo de passar informaes de maneira rpida e eficiente, no s dentro da empresa, mas tambm de uma empresa a outra. A soluo, ento, foi a criao de redes de reas metropolitanas (MANs) e de redes de longa distncia (WANs). Como as WANs podiam conectar as redes usurias dentro de grandes reas geogrficas, elas tornaram possvel a comunicao entre empresas a grandes distncias.

1.4 - Terminologia bsica de rede 1.4.3 - Solues de rede de dados


Para seus estudos, a maioria das redes de dados so classificadas como redes locais (LANs) ou redes de longa distncia (WANs). As LANs esto geralmente localizadas em edifcios ou campus individuais e manipulam comunicaes internas. As WANs cobrem uma grande rea geogrfica e conectam cidades e pases. Vrios exemplos teis de LANs e WANs aparecem na figura. Esses exemplos devem ser consultados sempre que houver uma dvida sobre uma LAN ou uma WAN. As LANs e/ou as WANs tambm podem estar conectadas atravs de internetworking.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 26

1.4 - Terminologia bsica de rede 1.4.4 - Redes locais

Uma das primeiras respostas a esses problemas foi a criao de redes locais (LANs). Como elas podiam conectar todas as estaes de trabalho, perifricos, terminais e outros dispositivos em um

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 27

nico edifcio, as LANs tornaram possvel s empresas que usavam a tecnologia da computao, compartilhar, por exemplo, arquivos e impressoras, de modo eficiente. As redes locais (LANs) consistem em computadores, placas de rede, meios de rede, dispositivos de controle de trfego de rede e dispositivos perifricos. As LANs permitem que as empresas que usam a tecnologia de computao compartilhem, de modo eficaz, itens como arquivos e impressoras e usem meios de comunicao como correio eletrnico. Elas renem: dados, comunicaes, computao e servidores de arquivos. As LANs so projetadas para executar as seguintes aes:

operar dentro de uma rea geogrfica limitada permitir que muitos usurios acessem meios de grande largura de banda fornecer conectividade ininterrupta aos servios locais conectar dispositivos fisicamente adjacentes

H muitos recursos on-line que fornecem as informaes mais recentes sobre as LANs. Reserve alguns minutos para navegar em alguns desses sites.

1.4 - Terminologia bsica de rede 1.4.5 - Redes de longa distncia


medida que o uso do computador nas empresas cresceu, logo se percebeu que at mesmo as LANs no eram o suficiente. Em um sistema de LAN, cada departamento ou empresa era uma espcie de ilha eletrnica. Era necessrio um modo de passar informaes de uma empresa a outra de maneira rpida e eficiente. A soluo era a criao de redes de longa distncia (WANs). As WANs eram LANs interconectadas, que forneciam acesso a computadores ou servidores de arquivos em outros locais. Como as WANs conectavam redes usurias dentro de uma vasta rea geogrfica, elas permitiram que as empresas se comunicassem a grandes distncias. Com os computadores, impressoras e outros dispositivos em rede ou conectados em uma WAN, as empresas podiam comunicar-se, para compartilhar informaes e recursos, alm de acessar a Internet.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 28

Algumas tecnologias comuns WAN so:


modems. ISDN (Integrated Services Digital Network). DSL (Digital Subscriber Line). Frame relay. ATM (Asynchronous Transfer Mode). As sries portadoras T (USA) e E (Europa): T1, E1, T3, E3, etc. SONET (Synchronous Optical Network).

1.5 - Largura de banda digital 1.5.1 - Medidas de largura de banda digital


As LANs e as WANs tm sempre algo em comum, entretanto, e isso o uso do termo largura de banda para descrever suas capacidades. Esse termo essencial para o entendimento das redes mas, pode ser confuso no comeo, ento, vamos observar os detalhes sobre esse conceito antes de nos aprofundar nas redes. A largura de banda a medida da quantidade de informao que pode ser transferida de um lugar para o outro em um determinado perodo de tempo. H dois usos comuns da expresso largura de banda: um se refere a sinais analgicos, o outro, a sinais digitais. Voc vai trabalhar com largura de banda digital, chamada simplesmente de largura de banda at o fim do texto.

Voc j aprendeu que a unidade mais bsica usada para descrever o fluxo de informaes digitais de um lugar para o outro o bit. O prximo termo que voc precisa saber aquele usado para descrever a unidade bsica de tempo. Ele o segundo - agora voc percebe de onde o termo bits por segundo vem. Bits por segundo uma unidade de largura de banda. claro, se a comunicao se desse a essa taxa, 1 bit por 1 segundo, ela seria muito lenta. Imagine tentar enviar o cdigo ASCII do seu nome e endereo - levaria minutos! Felizmente, j so possveis comunicaes muito mais velozes. O grfico resume as vrias unidades de largura de banda.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 29

1.5 - Largura de banda digital 1.5.2 - Trs analogias para descrever a largura de banda digital
A largura de banda um elemento muito importante da rede, ainda que seja um pouco abstrato e difcil de entender. Abaixo esto trs analogias que podem ajud-lo a entender o que a largura de banda:

1. A largura de banda como o dimetro de um cano.

Pense na rede de canos que traz gua at sua casa e leva o esgoto embora. Esses canos tm diferentes dimetros: o principal cano de gua da cidade pode ter 2 metros de dimetro, enquanto a torneira da cozinha pode ter 2 centmetros. O dimetro do cano mede a capacidade do cano levar gua. Nessa analogia, a gua como a informao, e o dimetro do cano como a largura de banda. Na verdade, muitos especialistas em rede falam em termos de "colocar canos maiores", o que significa mais largura de banda, ou seja, mais capacidade de transmitir informaes.

2. Largura de banda como o nmero de pistas de uma rodovia. Pense em uma rede de estradas que atenda sua cidade ou municpio. Pode haver rodovias com oito pistas, com sadas para estradas de 2 e 3 pistas, que podem, por sua vez, levar a ruas com duas pistas no divididas e, finalmente, garagem da sua casa. Nessa analogia, o nmero de pistas como a largura de banda, e o nmero de carros como a quantidade de informao que pode ser transportada.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 30

3. A largura de banda como a qualidade do som em um sistema de udio.

O som a informao, e a qualidade do som que voc ouve a largura de banda. Se pedissem para que voc classificasse como preferiria ouvir sua msica favorita - pelo telefone, por uma rdio AM, por uma rdio FM ou por CD-ROM provavelmente voc escolheria o CD em primeiro lugar, depois a rdio FM, a rdio AM e finalmente o telefone. As larguras de bandas analgicas reais para eles so, respectivamente, de 20 KHz, 15 KHz e 3 KHz.

Lembre-se de que o significado de largura de banda verdadeiro e real, no nosso contexto, o nmero mximo de bits que podem passar teoricamente atravs de uma rea determinada por um tempo especfico (sob dadas condies). As analogias usadas so apenas para tornar mais fcil entender o conceito de largura de banda.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 31

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 32

1.5 - Largura de banda digital 1.5.3 - Diferenas da largura de banda dos meios
A largura de banda um conceito muito til. Porm tem limitaes. No importa como voc envia mensagens, ou que meio fsico voc usa, a largura de banda limitada. Isso se deve tanto s leis da fsica quanto aos atuais avanos tecnolgicos.

A figura ilustra a largura de banda digital mxima possvel, com as limitaes de comprimento, para alguns meios de rede comuns. Lembre-se sempre de que os limites so fsicos e tecnolgicos.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 33

A figura resume diferentes servios WAN e a largura de banda associada a cada servio. Que servio voc usa em casa? E na escola?

1.5 - Largura de banda digital 1.5.4 - Throughput de dados em relao largura de banda digital

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 34

Imagine que voc tenha muita sorte e tenha um modem do ltimo tipo, ou que a loja local tenha acabado de instalar uma linha ISDN, ou que sua escola tenha acabado de receber uma LAN Ethernet de 10 Megabits. Imagine que aquele filme que voc quer ver, ou a pgina da Web que deseja carregar, ou o software do qual deseja fazer download leve um tempo enorme para ser recebido. Voc acreditou que estava usando toda a largura de banda anunciada? H outro conceito importante que voc devia ter levado em conta; chama-se throughput. Throughput se refere largura de banda real, medida a uma determinada hora do dia, com o uso de rotas especficas da Internet, enquanto feito download de um determinado arquivo. Infelizmente, por muitas razes, o throughput muito menor que a largura de banda digital mxima possvel do meio que est sendo usado. Alguns dos fatores que determinam o throughput e a largura de banda esto listados abaixo:

dispositivos de internetworking. tipos de dados sendo transferidos. Topologia. nmero de usurios. computador do usurio. computador servidor. falhas de energia ou induzidas pelo tempo.

Ao se projetar uma rede, importante que voc leve em conta a largura de banda terica. Sua rede no ser mais veloz do que o seu meio permitir. Quando voc realmente trabalhar com redes, voc vai querer medir o throughput e decidir se o throughput adequado ao usurio.

1.5 - Largura de banda digital 1.5.5 - Clculo da transferncia de dados

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 35

Uma parte importante da rede envolve a tomada de decises quanto a que meio usar. Isso leva freqentemente a questes relacionadas s larguras de bandas que os aplicativos do usurio requerem. A figura resume uma frmula simples que vai ajud-lo a tomar essas decises. A frmula Tempo estimado = tamanho do arquivo / largura de banda (consulte a figura). O resultado representa o mais rpido que os dados poderiam ser transferidos. Ele no leva em conta nenhuma das questes previamente discutidas que afetam o throughput, mas fornece uma estimativa aproximada do tempo que levar para enviar informaes usando-se esse aplicativo/meio especfico. Agora que voc est familiarizado com as unidades de largura de banda digital, tente resolver o problema a seguir: O que levaria menos tempo, enviar um disquete (1.44 MB) cheio de dados por uma linha ISDN ou enviar um disco rgido de 10 GB cheio de dados por uma linha OC-48? Use os valores do grfico de largura de banda mostrado anteriormente para descobrir a resposta.

1.5 - Largura de banda digital 1.5.6 - A importncia da largura de banda


Por que a largura de banda importante? 1. Primeiro, a largura de banda finita. Independentemente dos meios, a largura de banda limitada pelas leis da fsica. Por exemplo, as limitaes da largura de banda, devido s propriedades fsicas dos fios telefnicos de par tranado que existem em muitas casas, o que limita a 56 kbps o throughput dos modems convencionais. A largura de banda do espectro eletromagntico finita - h apenas um determinado nmero de freqncias nas ondas de rdio, nas microondas e no espectro infravermelho. Por causa disso, o FCC tem um departamento totalmente voltado para o controle da largura de banda e de quem a usa. A fibra ptica tem largura de banda virtualmente ilimitada. Entretanto, o resto da tecnologia para fazer redes de largura de banda extremamente alta que use inteiramente o potencial da fibra ptica apenas agora est sendo desenvolvida e implementada.

2. Voc pode economizar muito dinheiro se souber como a largura de banda funciona e que ela finita. Por exemplo, o custo de vrias opes de conexo de provedores de servios de Internet

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 36

depende, em parte, de quanta largura de banda voc requer - em mdia e no pico de uso. De certa forma, o que voc paga a largura de banda. 3. Como profissional de rede, esperado que voc tenha conhecimento sobre largura de banda e throughput. Eles so fatores importantes na anlise do desempenho da rede. Alm disso, como um projetista de redes totalmente novas, a largura de banda sempre ser uma das principais questes de projeto. 4. H dois conceitos principais para entender sobre a "supervia da informao". O primeiro que qualquer forma de informao pode ser armazenada como uma longa seqncia de bits. O segundo que armazenar informaes como bits, embora seja til, no uma tecnologia verdadeiramente revolucionria. O fato de que podemos compartilhar esses bits - trilhes deles em 1 segundo - significa que a civilizao moderna est se aproximando do tempo em que um computador, em qualquer lugar do mundo ou do espao, pode comunicar-se com qualquer outro, em poucos segundos ou menos. 5. No incomum que uma vez que uma pessoa ou uma instituio comece a usar uma rede, acabe querendo mais e mais largura de banda. Novos programas de software de multimdia requerem ainda mais largura de banda do que os programas usados em meados dos anos 90. Programadores criativos esto sempre ocupados projetando novos aplicativos que sejam capazes de executar tarefas de comunicao mais complexas, o que requer uma largura de banda maior.

CCNA Sem 1 Cap 2 O Modelo OSI

Pg. 37

You might also like