You are on page 1of 10

CONCORDNCIA NOMINAL OBJETIVO

Saber aplicar na prtica as regras de concordncia nominal e verbal, desenvolvendo habilidades indispensveis ao se comunicar utilizando o padro culto da lngua. Considerando o exemplo citado abaixo, verifica-se a relao entre dois termos: regente e regido. Esto na estrutura do perodo simples categorias gramaticais j estudadas- artigo, substantivo, verbo, adjetivo, preposio e pronome. Temos a concordncia do artigo e adjetivo em relao ao substantivo trabalho. Tambm temos um exemplo de regncia nominal (assunto a ser tratado posteriormente).

O enunciado trata da regra geral de concordncia nominal- o artigo, o adjetivo, o pronome, o numeral, a locuo adjetiva, concordam em gnero (masculino e feminino) e nmero (singular e plural) com o nome a quem se refere. Mais um exemplo: Aqueles trs garotos malvados destruram os livros antigos da biblioteca. Aqueles, trs e malvados concordam em gnero e nmero com o substantivo garotos. Os e antigos concordam em gnero e nmero com o substantivo livros.

CASOS ESPECIAIS DE CONCORDNCIA NOMINAL


Um nico adjetivo referindo-se a mais de um substantivo. Podemos distinguir dois casos: 1- Se o adjetivo vem antes dos substantivos a que se refere- a concordncia se d com o substantivo mais prximo.

Tivemos m ideia e pensamento. Tivemos mau pensamento e ideia. Quando funciona como predicativo do sujeito ou do objeto, o adjetivo poder concordar com o substantivo mais prximo ou ir para o plural. Estava ansioso o aluno e a aluna. Estavam ansiosos o aluno e aluna.

Se o adjetivo referir-se a nomes prprios, o plural ser obrigatrio.


As simpticas, Helena e Judite so irms. Estavam curiosos Andr e Jnior. 2- Se o adjetivo vem depois dos substantivos- h duas opes de concordncia: O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo Encontramos uma jovem e um homem preocupado. O adjetivo vai para o plural concordando com os substantivos. Encontramos uma jovem e um homem preocupados. O adjetivo concordar apenas com o ltimo substantivo se apenas ele estiver sendo qualificado: Comeu fgado e laranja madura. Da janela avistava o sol e o mar azul. Um nico substantivo determinado por mais de um adjetivo- h duas construes possveis: Quando vrios adjetivos determinam um nico substantivo, h duas construes possveis: Estudava os idiomas ingls, alemo e japons. Estudavam o idioma ingls, o alemo e o japons.

NOTA- quando se coloca o substantivo no plural, no se usa o artigo, porm se o substantivo estiver no singular, ser obrigatrio o uso do artigo a partir do segundo adjetivo.

Concordncia com as expresses bom/ necessrio/ proibido.


As expresses formadas de verbo ser mais um adjetivo ( bom, necessrio, proibido, etc.) no variam. Entretanto se o sujeito vier antecedido de artigo (ou outro determinante), a concordncia ser obrigatria: Aspirina bom para dor de cabea. A aspirina boa para dor de cabea. necessrio f em Deus. necessria muita f em Deus Bebida alcolica proibido para menores. A bebida alcolica proibida para menores.

AS PALAVRAS ANEXO / INCLUSO.


Anexo e incluso so palavras que funcionam como adjetivo; devem, portanto, concordar com o substantivo (ou pronome)substantivo) a que se referem. Segue anexo o arquivo. Segue anexa a carta. Seguem anexos os arquivos. Seguem anexas as cartas. Vai incluso o documento. Vo inclusos os documentos. Esta mesma regra se aplica s seguintes palavras: mesmo, prprio, obrigado, agradecido, grato, quite, leso, apensa: Ele mesmo falou obrigado. Ele prprio disse: agradecido. As meninas ficaram gratas. O documento est apenso aos autos. A duplicata est apensa aos autos. As palavras meio e bastante como advrbio so invariveis. Ela meio louca.

Ele meio louco. Elas falam bastante. Nesta regra, podemos incluir ainda as seguintes palavras: muito, pouco, caro, barato, longe.

A concordncia das palavras meio e bastante depende da palavra a que se refere.


aQuando se referem a substantivo, concordam com ele. Tomei duas meias garrafas de gua. Meias- numeral Garrafas- substantivo Tenho bastantes amigos leais. Bastantes- pronome indefinido/ equivale a muitos Amigos- substantivo

A PALAVRA S
Quando a palavra s adjetivo, equivalendo a sozinho, concorda normalmente com a palavra a que se refere. Ela ficou s / elas ficaram ss Quando um advrbio no varia. Pode ser substitudo por apenas. Depois de tanto trabalho s resta cansao. A locuo adverbial a ss invarivel. Gostaria que nos deixssemos a ss.

A PALAVRA POSSVEL

Em expresses superlativas como o mais, a menos, o melhor, o pior, o maior, a menor , varia conforme o artigo que integra essas expresses. Quero uma motocicleta a mais barata possvel. Vestia roupas as mais modernas possveis. A expresso quanto possvel invarivel: Obteve informaes quanto possvel

CONCORDNCIA VERBAL
Princpio gramatical que determina como o verbo deve flexionar-se para concordar com o sujeito da orao. Dois aspectos so considerados para a adequao do verbo da orao ao respectivo sujeito: tipo de sujeito e regra de concordncia. PRINCIPAIS REGRAS DE CONCORDNCIA VERBAL

Concordncia do verbo com o sujeito simples


REGRA GERAL- o verbo concorda com o ncleo do sujeito em nmero (singular e plural) e pessoa (1, 2 e 3).

Ns nunca discordamos de voc.


Ns- sujeito na 1 pessoa do plural Discordamos- verbo na 1 pessoa do plural

Os alunos faltaram aula.


Os alunos- sujeito na 3 pessoa do plural Faltaram- verbo na 3 pessoa do plural

Sumiam no caminho de espinhos os sertanejos.


Os sertanejos- sujeito na 3 pessoa do plural Sumiam- verbo na 3 pessoa do plural

VERBO + SE- existem duas formas de concordncia constitudas pelo VERBO + SE. aVerbo + se na voz passiva pronominal. Nas reunies, nunca se discutiu assunto to polmico. Se- pronome apassivador Discutiu- verbo no singular Assunto to polmico- sujeito no singular bVerbo + se indeterminando o sujeito. Naquela poca, no se dispunha de informao atualizada. Se- ndice de indeterminao do sujeito Dispunha- 3 pessoa do singular (VTI) De informao atualizada- objeto indireto. EXPRESSES PARTITIVAS- a maior parte de, a menor parte de, grande nmero de + nome no plural, o verbo vai para o singular ou plural. A maioria dos torcedores invadiu/invadiram o campo. Invadiu- concorda com maioria Invadiram- concorda com torcedores

PRONOMES RELATIVOS QUE E QUEM


Se o sujeito da orao for o pronome relativo QUE, a concordncia se d com seu antecedente. Fui eu que escrevi a carta. Eu- antecedente do pronome relativo Que- pronome relativo Escrevi- verbo na 1 pessoa do singular concordando com o antecedente do relativo (eu). Se o sujeito da orao for o pronome relativo QUEM, o verbo fica na terceira pessoa do singular concordando com o pronome relativo ou com seu antecedente. Fui eu quem escreveu a carta Escreveu- verbo na 3 pessoa do singular concordando com o pronome relativo QUEM.

Fui eu quem escrevi a carta. Escrevi- concorda com o antecedente do pronome relativo (eu)

CONCORDNCIA DO VERBO COM O SUJEITO COMPOSTO


SUJEITO COMPOSTO ANTES DO VERBO Se os ncleos do sujeito so sinnimos, o verbo pode ficar no singular ou no plural. A paz e a tranquilidade dominava/dominavam aquele vilarejo. Se os ncleos esto resumidos pelos pronomes indefinidos (tudo, nada, ningum etc.), o verbo fica, necessariamente, no singular. A ameaa, o terror, a agresso, nada o amedrontaria. Nada- palavra que resume o sujeito composto Amedronta- 3 pessoa do singular concordando com a palavra que resume o sujeito.

SUJEITO COMPOSTO DEPOIS DO VERBO


Se o sujeito est posicionado depois do verbo a concordncia se d no plural ou com o ncleo mais prximo. Protegiam as cidades medievais uma espessa muralha e pesados portes. Uma espessa muralha e pesados portes- sujeito composto depois do verbo. Protegiam- verbo na 3 pessoa do plural concordando com o sujeito composto. Protegia as cidades medievais uma espessa muralha e pesados portes. Uma espessa muralha- 1 ncleo do sujeito composto. Protegia- verbo na 3 pessoa do singular concordando com o ncleo mais prximo, muralha.

SUJEITO COMPOSTO DE PESSOAS GRAMATICAIS DIFERENTES


Se o sujeito formado pela 1 pessoa (eu/ns) mais outras pessoas gramaticais, o verbo ir para a 1 pessoa do plural (ns).

Voc, eu e nosso amigo viajaremos juntos. Voc, eu e nosso amigo- sujeito composto Viajaremos- verbo na 1 pessoa do plural Se o sujeito for formado de 2 pessoa (tu/vs) mais 3 pessoa do plural (eles/elas), o verbo ir para a 2 pessoa do plural (vs) ou na 3 pessoa do plural (vocs). O cliente e tu fareis a reviso do texto do contrato. (vs- pouco usado.) O cliente e tu faro a reviso do texto do contrato. (vocs/eles)

SUJEITOS LIGADOS POR OU OU NEM


Se o OU exprime ideia de excluso o verbo fica no singular. Um paulista ou um carioca treinar o Clube de Regatas Vasco da Gama. Se o OU no exprime ideia de excluso o verbo fica no plural. Palavras rudes ou insinuaes irnicas magoam pessoas sensveis.

VERBOS LIGADOS POR NEM


Se o fato verbal for atribudo apenas a um dos ncleos, o verbo fica no singular. Nem o vice-prefeito, nem o presidente da cmara ser o prximo prefeito. Se o fato verbal for atribudo a todos os ncleos. Nem o vice-prefeito, nem o presidente da cmara apoiam o projeto.

CONCORDNCIA DO VERBO SER.


O verbo SER pode apresentar variaes de concordncia: s vezes com o sujeito, s vezes com o predicativo.

Sujeito no singular e predicativo no plural (ou vice-versa).

Se um dos termos (sujeito ou predicativo) representado por palavra que designa pessoa ou por pronome pessoal, o verbo SER concorda obrigatoriamente com esse termo. Os amigos de escola eram sua grande alegria Os amigos de escola- sujeito pessoal Sua grande alegria- predicativo. O problema da empresa so os funcionrios desmotivados O problema da empresa- sujeito. So os funcionrios desmotivados- predicativo (pessoal) [...] o maior defeito deste livro, s tu, leitor. (Machado de Assis) O maior defeito deste livro- sujeito. Tu- predicativo (pronome pessoal) Se nenhum dos dois termos designa pessoa o verbo SER pode concordar com um ou com outro, indiferentemente. A tua comida era gafanhotos e mel silvestre. (Rubem Braga) A tua comida eram gafanhotos e mel silvestre.

VERBO SER INDICANDO HORAS, DISTNCIA E DATAS


Na indicao de horas e distncias, o verbo SER concorda com o ncleo da expresso numrica; na indicao de datas, concorda com a palavra dia/dias (explcita ou subtendida). Agora so quatro horas; quando ele chegou era uma e vinte. Daqui a cidade um quilmetro, mas at a fazenda Santa Rita so quinze. Hoje dia 7 de fevereiro. ( concorda com dia) Hoje so 7 de fevereiro. (so concorda com dias, subtendida depois do numeral)

CONCORDNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS


Os dois verbos impessoais mais comuns so haver e fazer, quando empregado em alguns sentidos especficos.

Verbo haver no sentido de existir ou acontecer.

Antigamente, no havia luz eltrica na minha cidade. (haver no sentido de existir- sempre na 3 pessoa do singular) Aqui nunca houve nem haver intrigas. (haver no sentido acontecer) Observaes: O verbo existir, diferentemente de haver, tem sujeito e, obviamente, concorda com ele. Antigamente, existiam poucas casas aqui. Poucas casas- sujeito Existiam- 3 pessoa do plural concordando com o sujeito poucas casas. VERBO FAZER- esse verbo impessoal indicando tempo transcorrido (ou a transcorrer), ficando na 3 pessoa do singular. J faz anos que no a vejo. Amanh far doze anos que trabalho nesta empresa.

You might also like