You are on page 1of 4

LIDERANA UM FATOR DE TEMPERANA

Fabiano Rodrigues Tischer

RESUMO Neste breve artigo, foram apresentados caractersticas do ato de liderar, baseado no livro O MONGE E O EXECUTIVO de James C. Hunter. O ato de liderar est presente em todos os momentos, acarretando defeitos em nossa sociedade, deixando-a em um sistema falvel e evidentemente previstos corrupes e crimes. Logo a liderana se caracteriza em distines entre a autoridade e o poder, sendo necessrias dosagens diversas e equitativas para cada caso. Este artigo de base qualitativa. Contudo nos leva a pensar que liderar exige se doar a preencher as necessidades dos outros, nunca vontades.

Palavra- Chave: autoridade, poder, dosagens diversas e equitativas, doar, preencher necessidades.

1. INTRODUO Nos dias de hoje viver em grupo e em sociedade um fator que determina nossas aes e nossos comportamentos. Como podemos ser um bom lder? Bom, primeiramente o lder parte de uma virtude. Essa virtude se baseia em um comportamento com um bem comum, um bem a todos. O lder para se dar bem com todos, necessariamente precisar usar duas distines entre dois estados, sendo o primeiro a autoridade e o segundo o poder. Um bom lder necessariamente precisa ter um carter de autoridade, sendo necessrio ter uma influncia perante os demais. De acordo com Hunter (2004, p.28) a liderana a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Portando o lder encarregado de autoridade, ou seja, uma habilidade de influenciar as pessoas a fazerem alguma coisa por vontade prpria, pelo aquilo que voc representa aquela pessoa.
1 Fabiano Rodrigues Tischer : Acadmico do 1 Perodo de Direito 1

Contudo, no h apenas a autoridade como parte de uma liderana, o poder est fortemente ligado, mas o necessrio uma pequena dosagem, pois o fruto da rebeldia, pois o poder um ato de coao, a faculdade de aplicar a fora, fazendo s vezes o contraditrio do que se pensa. Durante esse processo o lder deve se reconhecer como um suporte, uma doao s aes de seu cargo. O ato de se doar preencher as necessidades dos outros, nunca as suas vontades. Neste caso, dizemos que as necessidades so as coisas essenciais para a vida em sociedade, como fazer um livro, o essencial ter o papel, caso no tenha o lder dever preencher, ou seja, lhe oferecendo o papel, mas, e se fosse o desejo do funcionrio ter um lanche para acompanhar a produo do livro nas custas do patro? Isto seria cabvel um ato de poder exercido pelo funcionrio. Ento, este no o serve para um lder.

2. DESENVOLVIMENTO A construo de uma autoridade comea com caractersticas bsicas, sendo a honestidade, compromisso, bom ouvinte, confiana, atitude positiva, respeito entre outras tantas. Essas caractersticas nos remetem a perceber que so coisas boas, coisas que todas as pessoas queriam para s mesmas. Esse fato quer dizer que a autoridade a forma de tratamento de uma pessoa como eu queria ser tratado, uma forma de apresentar uma forma tica de viver em sociedade, tratar as pessoas da forma correta, da forma em que ela possa fazer algo por mim, ou seja, a influncia. Voltando a questo do poder e da autoridade, os casos podem ser voltados a dosagens diversas, pois, se um pai de famlia usar a sua influncia logo seria uma famlia solidaria, mas e agora pensa se este mesmo pai aplicasse o poder, ele pedisse a seu filho para jogar lixo na rua, e este o recusasse logo ele pediria com uma dosagem de poder, Leve o lixo para fora filho, ou voc ir apanhar. Logo neste caso a aplicao de uma pequena dosagem de poder poderia ocasionar uma rebeldia do filho, ento h casos em que o poder no se aplica, mas ainda necessrio. Outro caso em uma empresa, o patro lhe pede para fazer um servio, muitas das vezes ele faz pelo poder, mas no pela autoridade, a autoridade serve para fazer o funcionrio fazer aquele servio pelo fato de gostar da empresa, gostar de seu patro, de estar ali fazendo um servio para o bem da empresa, visto que estaria remunerado. Mas caso no tenha essa autoridade, o poder neste caso no poder ser deixado de mo, pois h um contrato de prestao de servio, logo se o funcionrio no fizer aquilo que se pede, ele pode estar sujeito a ser demitido. So casos parecidos, mas com dosagens do poder distintas. O ato de liderar um ato de se doar e preencher as necessidades dos outros, algum por acaso consegue conquistar algum fazendo coisas que vo contra os preceitos delas? Com certeza no, pois aquela pessoa no estaria submetida ao poder, logo, ela estaria a caminho de

1 Fabiano Rodrigues Tischer : Acadmico do 1 Perodo de Direito

se afastar ou no gostar daquela pessoa, visto que, o poder a obriga a ir contra suas ideias, j a autoridade no, ela o faz mudar a forma de pensar, atravs da influencia. Jesus Cristo foi o maior pregador de autoridade, ningum jamais ouviu falar que ele obrigou as pessoas o escutarem e segui-lo, ele apenas utilizava a autoridade, ele conquistava as pessoas por aquilo que ele era, as pessoas o escutavam e o seguiam pelo fato de gostarem de estar ali, de escutarem aquelas palavras, e no pela obrigao.

3. CLONCLUSO Contudo uma essncia da liderana que deve sempre estar presente o amor incondicional, um amor que no espera nada em troca, um amor que se doa literalmente aquilo que se acha necessrio, pois a autoridade necessariamente se liga ao fato de doar ( preencher as necessidades), logo, a autoridade nos remete ao melhor fator de liderar. Como se no fosse o bastante, um ato simblico de justia nos remete a um fator comum a todos, uma coisa que certa, honesta, um fator tico, ou seja, a prpria autoridade est ligada com a justia, logo podemos correlacionar que algumas das vezes a liderana faz um bem as pessoas, s vezes precisamos de pessoas que nos regulem, que nos mantenham em um carter de sociedade. Logo a sociedade necessita de lideres competentes, lideres que tenham autoridade, que tenham amor e menos poder, pois somos precursores de um Estado que se diz Democrtico, e muitas das vezes a democracia est ausente no cotidiano das pessoas, o que resulta hoje em polticos corruptos, crianas rebeldes, pssimos funcionrios, ou seja, eles foram alvos de pssimos lideres, por onde, no foram preenchidas suas necessidades, forem alvos do poder, da coao. Baseando nisso, podemos ver um forte ponto fraco de nosso pas, temos poucos lideres capazes de orientar essa massa de pessoas desorientadas, isso comea na prpria escola, onde os professores no conseguem ter influencia e tentam usar a base do poder e corrompe os mesmos. O sistema utilizado em nosso pas uma base falvel por um simples erro no fato de liderar, uma coisa sria e que deve ser levada em conta todas as maneiras possveis de autoridade, uma maneira de usar menos a fora e mais o dom da bondade, honestidade, amor, confiana, em que Jesus Cristo nos mostrou h mais de 2000 anos.

1 Fabiano Rodrigues Tischer : Acadmico do 1 Perodo de Direito

REFERENCIAS

HUNTER, J.C. O Monge e o Executivo: Uma histria sobre a essncia da liderana; traduo Maria De Conceio Fornos De Magalhes. - ,Rio De Janeiro: Sextante, 2004.

Significado de Virtude; Disponvel em <http://www.significados.com.br/virtude/> Acesso em: 05/05/13

Significado de Amor Incondicional; Disponvel em <http://www.significados.com.br/amor-incondicional/> Acesso em: 05/05/13

1 Fabiano Rodrigues Tischer : Acadmico do 1 Perodo de Direito

You might also like