You are on page 1of 3

DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETNCIA ABSOLUTA E RELATIVA

Competncia Absoluta aquela que no se admite prorrogao. Ou seja, deve o processo ser remetido ao juiz natural determinado por normas constitucionais e infraconstitucionais, sob pena de nulidade do feito. Na competncia absoluta o interesse pblico que dita a competncia e no o interesse das partes, sendo improrrogvel. So competncias absolutas: a ratione materiae (estabelecida em razo da matria), a ratione funcionae ou personae (foro por prerrogativa de funo, competncia em razo das funes desempenhadas pelo agente) e a competncia funcional. Nos casos de competncia ratione materiae e personae, no h qualquer possibilidade de prorrogao. A no observncia de uma regra de competncia absoluta traz para o processo uma nulidade absoluta, que possui como duas importantes caractersticas: pode ser arguida em qualquer momento, inclusive aps o trnsito em julgado (neste caso se em favor do acusado, mediante reviso criminal) e o prejuzo que ela traz para o processo presumido, no depende de prova. Competncia Relativa A competncia relativa uma possibilidade de substituio da competncia de um juzo pelo outro, sem gerar vcio processual, da por que o juiz no pode, de ofcio, se dar por incompetente, como de seu dever na incompetncia absoluta. O mximo que esta competncia pode gerar uma nulidade relativa, que possui tambm duas caractersticas importantes: deve ser suscitada no

momento oportuno, sob pena de precluso e eventual prejuzo deve ser devidamente comprovado. No invocada a tempo a incompetncia do foro, reputa-se competente o juzo que conduz o feito, no se admitindo qualquer alegao posterior de nulidade. So competncias relativas: a competncia ratione loci (territorial), a competncia fixada por preveno, a competncia fixada por distribuio, por conexo e continncia. Prorrogvel: o legislador, no caso da competncia de foro ( retione loci), pensou no interesse de uma das partes, aceitando a prorrogao da competncia. Nulidade na competncia relativa: pode haver nulidade, desde que seja demonstrado o prejuzo. Precluso: no argida oportunamente (prazo da defesa previa), ocorrer precluso. Prorrogao de competncia necessria: nos casos de conexo e continncia (arts 76 e 77) A prorrogao de competncia dita necessria quando legalmente obrigatria, tendo ela, obrigatoriamente, determinao por fora de lei. Prorrogao de competncia voluntria: A prorrogao voluntria embora remeta a idia de uma prorrogao de competncia por vontade das partes, ressalte-se, uma hiptese regulada por lei a qual foi exclusivamente conferida ao poder de legislar sobre o exerccio a jurisdio, devendo sempre a prorrogabilidade da competncia estar prevista em lei. a) Nos casos de competncia racione loci, quando no

alegada em momento oportuno (art. 108)

b)

Quando o querelante, nas aes exclusivamente privadas,

opta pelo foro do domicilio do ru, ao invs do local do delito (art. 73).

Referncias Bibliogrficas

CASTELLO, Rodrigo. Competncia Absoluta e Relativa Disponvel em <www.atualidadesdodireito.com.br/rodrigocastello/2012/02/20/627/> consultado em 29 de maio de 2013.

NBREGA, L.M Competencia Absoluta e Relativa Disponvel em <www.revistas.unifacs.br;index.php;redu;article;dowload;506/348> consultado em 30 de maio de 2013.

ORTOLAN, Prof. Josilene. Competncia Absoluta X Competncia Relativa no Processo Penal Disponvel em <www.professorajosilene.com/.../competencia-absoluta-x-competenciarelativa-no-processo-penal/> consultado em 30 de maio de 2013.

You might also like