You are on page 1of 3

Curso de Anlise de Projetos Audiovisuais: Do Roteiro ao Oramento

I - Carga horria: 33 horas II - Docente: Rosane Gonalves Ferreira. Graduada em Administrao de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Cinema pela Universidade Estcio de S (UNESA). Especialista em Gesto de Projetos (PMBOK) pela Fundao Dom Cabral (FDC). Ps-Graduada em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui diversos cursos complementares de Direito do Entretenimento, Elaborao e Gesto de Projetos e no campo Audiovisual. Possui mais de 20 anos de experincia profissional, tendo atuado como analista de negcios em empresas como Mesbla, Sun do Brasil e Companhia Siderrgica Nacional CSN. Atuou na produo audiovisual junto a empresas como O2 Filmes, Morena Filmes entre outras, tendo trabalhado em projetos com realizadores de destaque do cenrio nacional, tais como Fernando Meirelles, Cezar Charlone, Cao Hamburguer, Ktia Lund, Rosane Svartman, Paulo Srgio de Almeida, Paulo Morelli e Flvio Tambellini. Atualmente Especialista em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual e Coordenadora da rea de Gesto Fsico-Financeira do Fundo Setorial do Audiovisual na Superintendncia de Desenvolvimento Econmico da Ancine. III - Pblico Alvo: Prioridade para servidores da SDE/ANCINE, analistas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) lotados em outras reas da ANCINE e membros do Comit de Investimento do FSA. Caso as vagas no sejam completadas pela equipe da SDE e do FSA, o curso ser aberto para os demais servidores da ANCINE. IV - Vagas: 40 (quarenta) V - Horrio e Local: Nas dependncias da ANCINE, de 17:00 s 19:30, duas vezes por semana. Durao de 9 (nove) encontros, em 5 (cinco) semanas, totalizando 23 horas presenciais e 10 horas de ensino distncia. VI - Programa:
CONTEDO UNIDADES MDULO EAD (CH) MDULO PRESENCIAL (CH) CARGA HORRIA TOTAL

DIA

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Introduo ao projeto audiovisual 1. Fases da produo audiovisual 2. Configurao Departamentos e Equipe 3. Linguagem Cinematogrfica 4. Decupagem de Roteiro 5. Anlise Tcnica de Roteiro 6. Cronograma de Produo 7. Desenho de Produo 8. Oramento 8. Oramento 9. Animao 9. Animao CARGA HORRIA TOTAL

01:30 02:30 01:00 03:30 02:00 10:00

00:30 00:30 01:00 01:30 02:30 02:30 02:30 02:30 02:30 02:30 02:30 02:00 23:00

00:30 02:00 03:30 02:30 06:00 02:30 04:30 02:30 02:30 02:30 02:30 02:00 33:00

VI Ementas Fases da Produo Audiovisual: Identificar as fases que normalmente caracterizam um projeto de produo audiovisual, descrevendo o escopo das atividades desenvolvidas em cada uma delas. Configurao de Departamentos e Equipe: Identificar os departamentos tcnicos envolvidos na realizao de um projeto de produo audiovisual, relacionando a composio da equipe de cada um destes departamentos e o escopo das atividades de responsabilidade de cada funo. Linguagem Cinematogrfica: Definir alguns conceitos tcnicos de linguagem cinematogrfica que sero necessrios na compreenso e planejamento da execuo do projeto de produo audiovisual. Conceitos chave: plano, cena, seqncia e planoseqncia. Enquadramentos de cmera: movimento e ngulos. Decupagem de Roteiro: Apresentar o modelo de formatao de roteiro conhecido como padro mster scenes, com as suas caractersticas tcnicas. Teorizar e simular a decupagem tcnica de um roteiro, e sua relevncia para o processo de orar o projeto. Anlise Tcnica de Roteiro: Teorizar e simular a elaborao da Anlise Tcnica de um roteiro, contextualizando sua relevncia para o processo de orar e planejar um projeto de produo audiovisual. Cronograma de Produo: Teorizar e simular a construo do cronograma de produo de uma obra audiovisual, incluindo as especificidades do Plano de Filmagem, contextualizando sua relevncia para o processo de planejar e orar o projeto. Desenho de Produo: Teorizar e conceituar as variveis e decises que representam o desenho de produo de uma obra audiovisual, contextualizando sua relevncia para o processo de planejar e orar o projeto. Oramento: Teorizar e simular a construo do oramento do projeto de produo audiovisual, considerando as diferentes quebras possveis: por fase, por departamento, por grupo oramentrio. Apresentar outras variveis tcnicas que afetam a complexidade e o planejamento do projeto, e que compem o Desenho de Produo, tais como: qualidade desejada, localizao das filmagens (externa/interna, estdio/locao), caracterizao de poca, efeitos (de produo e/ou de finalizao), formato e processo de finalizao, planos especiais (imagem area ou aqutica, cmera-car, plano-seqncia, etc), estratgias de realizao. Animao: Apresentar as diferenas e especificidades nos projetos de produo de obras de animao, abordando as diferentes tcnicas e modelos de produo.

VII Metodologia A abordagem metodolgica planejada privilegia: (a) aulas distncia por meio de leitura de apostilas para transmisso e nivelamento de contedo terico necessrio para a compreenso de conceitos que sero explorados nas aulas presenciais; (b) Aulas expositivas presenciais, apoiadas por slides didticos; (c) Apostilas explicativas para apoio e registro das aulas expositivas; (d) Simulaes contextualizadas de anlise de roteiro, construo de anlise tcnica, cronograma de produo e oramento; (e) Exibio de trechos selecionados de filmes para reforar os conceitos apresentados.

VIII - Bibliografia: Apostilas preparadas pela docente do curso. IX Perodo (previsto): De julho a agosto de 2013. X Resultados, Frequncia e Certificao: Para receber o certificado de participao no curso exigida a frequncia mnima nas aulas presenciais de 85%. O controle de frequncia ser realizado por assinatura em lista de presena para cada dia de aula presencial. Ao trmino do curso, os alunos estaro com conhecimento nivelado acerca dos conceitos mnimos necessrios para atuar nas reas do fomento que requerem a avaliao e apreciao de projetos audiovisuais. Para todos os alunos que conclurem o curso sero emitidos certificados de participao, validados em conjunto pela GRH e SDE.

XI - Promoo e Organizao: Superintendncia de Desenvolvimento Econmico (SDE/ANCINE) e Gerncia de Recursos Humanos (SGI/GRH/ANCINE)

You might also like