You are on page 1of 5

Sumrio

1. A Escola Behaviorista................................................................................................2 2. A Psicanlise.............................................................................................................2 3. Conceito behaviorista de comportamento.................................................................3 4. A aprendizagem (conceito behaviorista)...................................................................3 5. O desenvolvimento da personalidade na psicanlise...............................................4 6. Controle X Compreenso do comportamento..........................................................4 Bibliografia.....................................................................................................................5

BEHAVIORISMO 1. A Escola Behaviorista


"O homem feito de certas espcies de materiais, dispostos juntos de certa maneira." (Behaviorism, pg. 112)

Estudando a psicologia do comportamento (do ingls behavior), John Broadus Watson (1878-1958) montou um laboratrio de pesquisa animal na Universidade de Chicago e os experimentos realizados levaram-no a uma posio sistemtica sobre o tema. Em 1912, Watson recebeu a denominao de behaviorista. Reagindo s inmeras contradies no campo psicolgico , Watson defendeu a idia de que a distino entre o corpo fsico e a mente psquica, considerados entidades separadas, no era confirmada pela observao cientfica. Watson no considerava a vida mental das pessoas (seus sentimentos, aspiraes, interesses, decises, etc.), mas somente seus atos, gestos, palavras, expresses fisiolgicas, realizaes, atitudes, etc. Essas manifestaes exteriores da vida mental que devem ser observadas pelo psiclogo. Esse mtodo de estudo chamado extrospeco. O objeto de estudo do Behaviorismo o comportamento, que observvel, mensurvel e previsvel. Para Watson, portanto, este mtodo deveria ser o nico mtodo empregado pelos verdadeiros cientistas, os quais deveriam abandonar a introspeco.

2. A Psicanlise
Psicanlise um mtodo de tratamento baseado em uma investigao psicolgica do inconsciente, tendo por escopo trazer conscincia os sentimentos obscuros ou recalcados. O fundador da Psicanlise foi um mdico austraco, Sigmund Freud, nascido em 1856, nas proximidades de Viena, cidade onde estudou Medicina. Na origem, a Psicanlise era apenas um mtodo de tratamento psicoterpico das neuroses; para o psicanalista, a explorao do inconsciente era apenas um processo teraputico. Mas em nossos dias, tende a tornar-se uma auxiliar da Psicologia, e a explorao do inconsciente se efetua, especialmente aos exames psicotcnicos, paralelamente observao dos estados de conscincia que no so reclamados. Freud mostra, com auxlio de casas clnicas, que muitas perturbaes psquicas no se explicam seno pelo recalque. suficiente fazer reaparecer na conscincia o estado afetivo recalcado para que a perturbao psquica desaparea.

3. Conceito behaviorista de comportamento


"O conjunto de reaes ou respostas que um organismo apresentas as estimulaes do ambiente."

Todo o organismo est continuamente recebendo estimulaes do ambiente e reagindo a elas. Por isso que os cientistas afirmam que o organismo vive em um constante processo de interao com o seu ambiente. As relaes que mantemos com o mundo que nos rodeia so de dar-e-receber. Recebemos inmeras estimulaes e damos respostas a elas. Para representar graficamente esse processo de estimulao e reao empregamos o seguinte esquema: E ------- R, onde vemos que: "Um estmulo elicia uma reao", ou "Uma reao eliciada por um estmulo".,

4. A aprendizagem (conceito behaviorista)


A aprendizagem definida como sendo a modificao do comportamento ou a aquisio de novas respostas ou reaes. Para o behaviorista Watson, a aprendizagem consiste em condicionar respostas. - Para os behavioristas, educar seria estabelecer condicionamento na infncia. Personalidade Etmologia. A palavra personalidade parece ter se originado de persona, nome da mscara com que os atores de teatro romano antigo representavam seus papis. O nome da mscara, per-sona, significa soar atravs. Em psicologia, personalidade o conjunto de nossos modos de agir, especialmente para com outras pessoas. Ela resulta das experincias e influncias que recebemos durante toda a nossa vida. Cada um de ns tem uma personalidade nica, diferente de todas as outras.

5. O desenvolvimento da personalidade na psicanlise


Freud explica nosso desenvolvimento emocional, dizendo que o ser humano passa por diferentes perodos desde que nasce at alcanar a adolescncia. Em cada um desses perodos, a libido toma uma direo caracterstica. Em ordem cronolgica, temos as seguintes fases: Perodo narcisista. Esta fase chamada auto-ertica: nela, a criana busca prazer em seu prprio corpo: chupa o dedo, suga os prprios lbios, etc; Perodo edipiano. Os psicanalistas explicam os fatos desse perodo da seguinte maneira: a criana ama o progenitor do sexo oposto e, percebendo que este tem uma afeio especial pelo progenitor do mesmo sexo que ela, vai procurar tornar-se igual a esse progenitor, vai identificar-se com o progenitor do mesmo sexo para merecer tambm o amor do progenitor do sexo oposto; Perodo de latncia sexual. Bem mais calmo que a fase edipiana, esse perodo corresponde aos anos da escola primria, em que a criana se ocupar em adquirir habilidades, valores e papis culturalmente aceitos. Nesta fase aparecem, na criana barreiras mentais impedindo as manifestaes da libido, barreiras essas que Freud mencionou como sendo a repugnncia, a vergonha e a moralidade; Perodo da puberdade. Essa fase, de durao aproximada de dois anos, se inicia mais cedo para as meninas que para os meninos. a poca de grandes modificaes fsicas e, principalmente, de grande desenvolvimento dos rgos sexuais. A principal caracterstica da fase pubertria, tambm chamada homossexual, a ligao afetiva que se estabelece entre jovens do mesmo sexo e de idade aproximada. a idade em que as meninas tm sua amiga predileta e os meninos tm seu companheiro inseparvel, com os quais trocam confidncias; Adolescncia. Nesta fase, a libido do jovem se dirige a um adolescente do sexo oposto. Essa ligao emocional heterossexual, fora da famlia, vai exigir a emancipao do adolescente de seus pais. A separao emocional ocasiona, pelo menos por algum tempo, rejeio, ressentimento e hostilidade contra os pais e outras autoridades.

6. Controle X Compreenso do comportamento


A Psicanlise no volta introspeco clssica, que incapaz de nos fazer penetrar nas profundezas que se trata de explorar. Pode-se mesmo considerar a Psicanlise um estudo do comportamento; mas sob a condio de que este abranja o comportamento total, tanto psquico como fsico, no interessando o segundo seno na medida em que esclarea o primeiro. Do posto de vista metodolgico, Freud faz uma sntese feliz da introspeco tradicional e do mtodo objetivo, que consiste na observao do comportamento. No se aproximando por isso do mtodo behaviorista.

Bibliografia
BARROS, Clia Silva Guimares. "Pontos de psicologia geral". 13 edio. Ed. tica. So Paulo-SP. 1995. FOUQUI, Paul. "A psicologia contempornea". 2 edio. Ed. Nacional. So PauloSP. 1965. ARAGO, Wanda Macedo de. "Psicologia, um estudo introdutrio". 2 edio. Ed. Rio de Janeiro - RJ. 1977. "Enciclopdia contempornea de psicologia e relaes humanas". Edio 1986, Volume I. Novo Brasil Editora Brasileira LTDA. So Paulo-SP. http://www.geocities.com/CollegePark/Quad/6905/indice2.html

You might also like