You are on page 1of 2

Presidncia da Repblica

Subchefia para Assuntos Jurdicos


DECRETO No 2.271, DE 7 DE JULHO DE 1997.

Dispe sobre a contratao de servios pela Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional e d outras providncias.
O PRESIDENTE DA REPBLICA , no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto no 7 do art. 10 do Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967, DECRETA: Art . 1 No mbito da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional podero ser objeto de execuo indireta as atividades materiais acessrias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem rea de competncia legal do rgo ou entidade. 1 As atividades de conservao, limpeza, segurana, vigilncia, transportes, informtica, copeiragem, recepo, reprografia, telecomunicaes e manuteno de prdios, equipamentos e instalaes sero, de preferncia, objeto de execuo indireta. 2 No podero ser objeto de execuo indireta as atividades inerentes s categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do rgo ou entidade, salvo expressa disposio legal em contrrio ou quando se tratar de cargo extinto, total ou parcialmente, no mbito do quadro geral de pessoal. Art . 2 A contratao dever ser precedida e instruda com plano de trabalho aprovado pela autoridade mxima do rgo ou entidade, ou a quem esta delegar competncia, e que conter, no mnimo: I - justificativa da necessidade dos servios; II - relao entre a demanda prevista e a quantidade de servio a ser contratada; III - demonstrativo de resultados a serem alcanados em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponveis. Art . 3 O objeto da contratao ser definido de forma expressa no edital de licitao e no contrato exclusivamente como prestao de servios. 1 Sempre que a prestao do servio objeto da contratao puder ser avaliada por determinada unidade quantitativa de servio prestado, esta dever estar prevista no edital e no respectivo contrato, e ser utilizada como um dos parmetros de aferio de resultados. 2 Os rgos e entidades contratantes podero fixar nos respectivos editais de licitao, o preo mximo que se dispem a pagar pela realizao dos servios, tendo por base os preos de mercado, inclusive aqueles praticados entre contratantes da iniciativa privada. Art . 4 vedada a incluso de disposies nos instrumentos contratuais que permitam:

I - indexao de preos por ndices gerais, setoriais ou que reflitam a variao de custos; II - caracterizao exclusiva do objeto como fornecimento de mo-de-obra; III - previso de reembolso de salrios pela contratante; IV - subordinao dos empregados da contratada administrao da contratante; Art . 5 Os contratos de que trata este Decreto, que tenham por objeto a prestao de servios executados de forma contnua podero, desde que previsto no edital, admitir repactuao visando a adequao aos novos preos de mercado, observados o interregno mnimo de um ano e a demonstraro analtica da variao dos componentes dos custos do contrato, devidamente justificada. Pargrafo nico. Efetuada a repactuao, o rgo ou entidade divulgar, imediatamente, por intermdio do Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais - SIASG, os novos valores e a variao ocorrida. Art . 6 A administrao indicar um gestor do contrato, que ser responsvel pelo acompanhamento e fiscalizao da sua execuo, procedendo ao registro das ocorrncias e adotando as providncias necessrias ao seu fiel cumprimento, tendo por parmetro os resultados previstos no contrato. Art . 7 Os rgos e entidades contratantes divulgaro ou mantero em local visvel e acessvel ao pblico, listagem mensalmente atualizada dos contratos firmados, indicando a contratada, o objeto, valor mensal e quantitativo de empregados envolvidos em cada contrato de prestao de servios. Art . 8 O Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado expedir, quando necessrio, normas complementares ao cumprimento do disposto neste Decreto. Art . 9 As contrataes visando prestao de servios, efetuadas por empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais empresas controladas direta ou indiretamente pela Unio, sero disciplinadas por resolues do Conselho de Coordenao das Empresas Estatais - CCE. Art . 10 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art . 11. Ficam revogados o Decreto n 2.031, de 11 de outubro de 1996, e o art. 6 do decreto n 99.188, de 17 de maro de 1990, na redao dada pelo Decreto n 804, de 20 de abril de 1993. Braslia, 7 de julho de 1997; 176 da Independncia e 109 da Repblica. FERNANDO Pedro Antonio Claudia Maria Costin HENRIQUE CARDOSO Malan Kandir

Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 8.7.1997

You might also like