You are on page 1of 2

Cores na Maonaria

O estudo do significado das cores, na Maonaria, de vital importncia pois permite facilidades e melhor entendimento no estudo do Simbolismo. Elas figuram e esto presentes em todos os Ritos e em todos os Graus. muito importante que se estude, tambm, o simbolismo das cores para que possamos entender o seu significado nos nossos paramentos, painis e estandartes. Na natureza, o Arco Iris formado pelas gotculas de gua refletindo a luz solar tem as seguintes cores (de dentro para fora): violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. No Rito Escoces Antigo e Aceito percebemos que h uma estreita ligao entre suas cores usadas e o que est descrito acima. Assim, nesse Rito, que composto de 33 Graus, o mesmo dividido em cinco seces. Nelas que aparecem as definies das cores na Maonaria, conforme descrito abaixo:

A Maonaria Azul compreende os Graus Simblicos, ou seja, Aprendiz, Companheiro e Mestre. A Maonaria Verde que refere-se s Lojas de Perfeio, que compreende os grau do 4 ao 14. A Maonaria Vermelha que refere-se s Lojas Capitulares (Captulos RosaCruz), que compreende os grau do 15 ao 18. A Maonaria Negra que refere-se s Lojas do Conselho Kadosh, que compreende os grau do 19 ao 30. A Maonaria Branca que que refere-se s Lojas do Consistrio e Supremo Conselho, que compreende os graus do 30 ao 33.

De acordo com Mestre Nicola Aslan, em seu Dicionrio Enciclopdico, temos:

AZUL: simbolicamente, na Maonaria, a cor do cu no seu infinito, como infinita deve ser a tolerncia condicionada nas atitudes dos Maons nos tres primeiros graus Aprendiz, Companheiro e Mestre. VERDE: essa cor simboliza, precisamente, a transio, a passagem da pedra cbica para a pedra polida. Esse polimento a abertura da mente do Mestre para novos e surpreendentes conhecimentos. VERMELHO: a cor do elemento fogo. a cor do sacrificio e do ardor que deve animar o comportamento dos Rosa-Cruzes. PRETA: a cor do luto e da tristeza que atormentam o Iniciado quando acredita que o seu desejo de excelsitude, o seu sacrifcio e o seu ardor tm sido vos. BRANCA: a cor que simboliza a paz e a serenidade do Iniciado que alcanou a plenitude da Iniciao, quando desenvolveu em si a espiritualidade pura, livre de toda sentimentalidade.

Infelizmente, comum se ouvir em trabalhos de Mestres, sobre Maonaria Azul e Maonaria Vermelha informando que a vertente da Maonaria oriunda da Frana, com tendncias revolucionrias, a Maonaria Vermelha e a vertente mais conservadora, mais comportada, oriunda da Inglaterra, a Maonaria Azul.

Entretanto, essas afirmativas no encontram respaldo dos historiadores manicos, srios.

You might also like