You are on page 1of 18

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

135

8
A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno Parental alienation and shared parental custody as a way for its prevention
ANA CARLA PINHO
Mestranda em Educao, pela Universidade Metodista de So Paulo Umesp; graduada em Direito, pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran PUC/PR; professora de Direito Internacional Pblico, Direito da Integrao e Meios Extrajudiciais de Soluo de Controvrsias do Centro Universitrio Assuno Unifai, em So Paulo em Filosofia, pela Johannes Gutenberg Universitt de Mainz, na Alemanha.

RESUMO
O presente artigo tem por objetivo definir a sndrome da alienao parental, evidenciar suas caractersticas, causas e consequncias para as crianas e os adolescentes vtimas dela, bem como diferenciar esta sndrome da alienao parental da alienao parental em si, apresentando uma breve anlise da legislao ptria a respeito do tema e os benefcios da guarda compartilhada como instrumento de sua preveno. Palavras-chave: sndrome da alienao parental; ordenamento jurdico brasileiro; guarda compartilhada.

ABSTRACT
This issue aims to define the parental alienation syndrome, presenting its characteristics, causes and consequences to children and adolescents who are its victims, as well as differentiate this syndrome from parental alienation itself, presenting a brief analysis of the Brazilian law related to the topic and benefits regarding shared custody of children and adolescent as a way for its prevention. Keywords: parental alienation syndrome; Brazilian legal system; shared custody of children.

136

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

1. INTRODUO Em 26 de agosto de 2010, assistimos ao Presidente da Repblica sancionar a Lei n. 12.318, que trata da questo da alienao parental e suas consequncias jurdicas. A referida lei foi aprovada com dois vetos. O primeiro referente ao artigo 9, que previa que os pais poderiam, extrajudicialmente, estabelecer acordo, o que foi entendido pelo Presidente da Repblica como inconstitucional. O segundo veto referiu-se ao artigo 10, que previa priso de seis meses a dois anos para o pai ou a me que apresentasse falso relato de alienao parental. Este ltimo veto deu-se em face do entendimento de que a priso de um dos genitores poderia ser prejudicial criana ou ao adolescente. Tomando-se a referida lei como ponto de partida para o tema, o presente artigo pretende apresentar a sndrome da alienao parental SAP, suas caractersticas, agentes causadores e implicaes para o menor alienado que, inclusive, tendem a perdurar ao longo da vida, diferenciando, ainda, a referida sndrome da mera alienao parental. Ademais, far-se- uma breve anlise da legislao vigente, a qual j vinha servindo de fulcro para diversas decises judiciais que detectaram a presena da SAP, buscando solues para coibi-la mesmo antes da Lei n. 12.318/2010, incluindo aspectos constitucionais relativos famlia e aos princpios da dignidade humana, bem como o Estatuto da Criana e do Adolescente. Alis, breves comentrios sero tecidos a respeito da Lei n. 12.318/2010, apresentando aspectos do Direito Comparado. Em concluso, abordar-se- a questo dos aspectos da guarda compartilhada como instrumento de preveno da SAP sndrome da alienao parental. 2. A SNDROME DA ALIENAO PARENTAL Cumpre primeiramente esclarecer o que se entende por sndrome da alienao parental, tambm conhecida por SAP. Richard Gardner, professor de Psiquiatria Infantil da Universidade de Columbia (EUA), foi o primeiro a definir, em 1985, a sndrome de alienao parental. Segundo ele, a SAP:
[...] resulta de uma campanha para denegrir, sem justificativa, uma figura parental boa e amorosa. Consiste na combinao de uma lavagem cerebral para doutrinar uma criana contra esta figura parental e da consequente contribuio da criana para atingir o alvo da campanha difamatria1.
1

VALENTE, Maria Luiza Campos da Silva. Sndrome da alienao parental: a perspectiva do Servio Social. In: ASSOCIAO DE PAIS E ME SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 70-88.

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

137

Ela pode ser compreendida como sendo a forma de abuso, onde um genitor faz uma campanha de desmoralizao do outro, programando a criana para que reprima a afeio que sente por ele e passe a odi-lo e rejeit-lo (FRES-CARNEIRO, citando Beatrice Marinho Paulo e Jos Marinho Paulo Jnior)2. O que o genitor alienante deseja (aquele que detm a guarda por ocasio de separao ou divrcio) que a relao do genitor alienado com seu filho seja destruda e para sempre suprimida. Os estudiosos do tema apontam que, nos casos em que a SAP se apresenta, o genitor alienante confunde a questo da conjugalidade com a da parentalidade, ou seja, a criana passa a ser um depositrio das desavenas e mgoas dos pais e um objeto a ser negociado, um prmio. Conforme ensinou Rosana Simo3
Normalmente, o genitor alienador lana das suas prprias frustraes no que se refere ao insucesso conjugal no relacionamento entre o genitor alienado e o filho comum. O objetivo do alienador distanciar o filho do outro genitor.

A doutrina ensina quais as motivaes que podem levar o genitor detentor da guarda no Brasil, normalmente a me a desencadear a SAP. Estas vo desde questes financeiras como o fato de o genitor alienante no se sentir satisfeito com as condies econmicas advindas aps o divrcio; um desejo de vingana quando a separao foi causada por adultrio do ex-cnjuge; superproteo, pois acredita essa me alienadora ser a nica pessoa capaz de cuidar de seu(s) filho(s); desejo de posse exclusiva sobre o(s) filho(s) e dio que o genitor alienante nutre pelo excnjuge; at questes como depresso e/ou solido, que se instalam no alienante aps o rompimento do vnculo conjugal, o que o leva a se apegar excessivamente ao(s) filho(s), objetivando excluir o outro genitor da vida da(s) criana(s), alm de se colocar como vtima do outro genitor, por exemplo, dentre vrios fatores. Gardner4 apontou alguns aspectos que so recorrentes quando se trata de diagnosticar se um genitor apresenta comportamento alienante, ou seja, aquele voltado a reiteradas campanhas de desqualificao do outro genitor no exerccio de sua paternidade:
2

FRES-CARNEIRO, Terezinha. Alienao parental: uma leitura psicolgica. In: ASSOCIAO DE PAIS E ME SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 73-80. 3 SIMO, Rosana Barbosa Cipriano. Solues judiciais concretas contra a perniciosa prtica da alienao parental. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 14-25.. 4 Brainwashing children against fathers. Disponvel em: <http://childalienation.com>. Acesso em: 07 de julho de 2010.

138

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

a) recusar-se a passar chamadas telefnicas aos filhos; b) organizar vrias atividades com os filhos durante o perodo que o outro genitor deve, normalmente, exercer o direito de visitas; c) apresentar o novo cnjuge aos filhos como sua nova me ou seu novo pai e, por vezes, insistir que a criana utilize esse tratamento pessoal; d) interceptar cartas e pacotes mandados aos filhos; e) desvalorizar e insultar o outro genitor na presena dos filhos; f) recusar informaes ao outro genitor sobre as atividades em que os filhos esto envolvidos (esportes, atividades escolares, grupos teatrais, escotismo etc.); g) falar de maneira descorts ao novo cnjuge do outro genitor; h) impedir o outro genitor de exercer seu direito de visita; i) esquecer de avisar o outro genitor de compromissos importantes (dentistas, mdicos, psiclogos); j) envolver pessoas prximas (sua me, seu novo cnjuge etc.) na lavagem cerebral de seus filhos; k) tomar decises importantes a respeito dos filhos sem consultar o outro genitor; l) trocar (ou tentar trocar) seus nomes e sobrenomes; m) impedir o outro genitor de ter acesso s informaes escolares e/ou mdicas de seus filhos; n) sair de frias sem os filhos e deix-los com outras pessoas que no o outro genitor, ainda que este esteja disponvel e queria ocupar-se dos filhos; o) falar aos filhos que a roupa que o outro genitor comprou feia, e proibilos de us-las; p) conversar com o ex-cnjuge atravs dos filhos, como se estes mediadores fossem; q) sugerir criana que o outro genitor pessoa perigosa; r) criticar a competncia profissional e a situao financeira do outro genitor; s) criticar, esconder ou cuidar mal dos presentes que o outro genitor deu aos filhos;

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

139

t) ameaar punir os filhos se eles telefonarem, escreverem ou se comunicarem com o outro genitor de qualquer maneira; u) culpar o outro genitor pelo mau comportamento dos filhos; v) obrigar a criana a optar entre a me ou o pai, ameaando-a das consequncias caso a escolha recaia sobre o outro genitor; w) transmitir seu desagrado diante da manifestao de contentamento externada pela criana em estar com o outro genitor; x) recordar a criana, com insistncia, de motivos ou fatos ocorridos pelos quais dever ficar aborrecida com o outro genitor; y) transformar a criana em espi da vida do ex-cnjuge; z) emitir falsas imputaes de abuso sexual, uso de drogas e lcool.

importante ressaltar que h vrios graus de extenso da SAP. Ela nem sempre atingida de modo absoluto, haja vista que, em muitos casos, o genitor alienado resiste herculeamente e ainda consegue contato com seus filhos em casa de parentes, visitatrios pblicos etc., ou empregando algum ardil para que possa avist-los, ainda que sem o consentimento do genitor alienante. Entretanto, em vrias situaes, a lavagem cerebral promovida, sua frequncia e intensidade para que a figura do progenitor alienado seja destruda e denegrida leva os filhos a oferecerem extrema resistncia a se relacionarem com este. Assim, este esforo em destruir a figura do alienado conduz a situaes em que essa resistncia inicial dos filhos em manterem relacionamento com um dos pais chegue situao extrema de inviabilizao de qualquer contato com este. O que ocorre que, atravs dos procedimentos que levam instalao da SAP, a criana vai internalizando tudo o que lhe transmitido como verdade; a verdade do genitor alienante, deflagrada pela tal campanha difamatria voltada ao alienado, passa a ser verdade para o filho. Nesta esteira, a criana vai perdendo o respeito e a admirao pelo genitor alienado e, em alguns casos, desenvolvendo medo e raiva contra este, sem ao menos conseguir distinguir quais informaes passadas pelo alienante sobre o alienado so ou no verdadeiras, o que leva implantao de falsas memrias5. Conforme ensinaram Evandro Luiz Silva e Mario Resende6:
5 6

A SAP tambm conhecida como teoria da implantao de falsas memrias. RESENDE, Mrio & SILVA, Evandro Luiz. SAP: a excluso de um terceiro. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 26-34.

140

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

Os comportamentos em jogo, apresentados pela criana, iniciam-se com um afastamento progressivo do genitor que no detm a guarda, mediado por aquele que a detm. A partir de ento, dois comportamentos vm marcar a instalao da SAP: o desapego com o genitor ausente e a simbiose forada com o presente, combinando a dependncia exacerbada por um e o dio pelo outro.

Conclui-se at aqui que, atravs de todas estas condutas, o genitor alienante, extremamente controlador e simbitico, violenta emocionalmente o filho, pois monitora e controla os sentimentos, pensamentos e comportamentos da criana. E tudo a servio de seu egocentrismo pois quer ser o centro exclusivo das atenes dos filhos e de seu egosmo, levando a criana a sentir que tem a obrigao de se defender do genitor alienado para no decepcionar o alienador. Como salientaram os autores retrocitados, o alienador projeta nos filhos todas as suas frustraes, numa possibilidade de atingir o outro progenitor.

2.1 Consequncias da SAP para o filho Mesmo com a ruptura dos laos conjugais, psiclogos, psicanalistas, psiquiatras e assistentes sociais so unnimes em afirmar que a criana tem o direito de ver sua necessidade satisfeita quanto continuidade dos seus vnculos psicolgicos com ambos os genitores. Esses vnculos so considerados como de importncia fundamental para que a criana possa concretizar a construo de sua identidade pessoal e sexual. importante relatar quais os danos provocados nos filhos quando h SAP, advindos de separaes/divrcios ou distanciamento da figura paterna, tanto na segunda infncia (trs aos sete anos) quanto na terceira infncia (sete aos 12 anos) e na pr-adolescncia e adolescncia. As sequelas elencadas adiante foram extradas de um estudo feito por especialistas, organizado pelo IBDFAM7, e incluem os seguintes efeitos: depresso crnica, incapacidade de adaptao em ambiente psicossocial normal, transtornos de identidade e de imagem, desespero, sentimento de culpa, sentimentos de isolamento, comportamento hostil, falta de organizao e dupla personalidade, podendo at mesmo chegar ao suicdio. Os estudiosos indicam que, nas crianas e adolescentes vtimas da SAP, h uma tendncia ao alcoolismo e ao uso de drogas. Note-se que, em muitos casos, a alienao parental levada a efeito atravs de falsas acusaes de abuso sexual contra o menor por parte do genitor alienante
7

Instituto Brasileiro de Direito de Famlia. Disponvel em: <www.ibfam.org.br>.

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

141

contra o alienado, o que normalmente leva o julgador imediata suspenso da visitao. O argumento para tal deciso , via de regra, a proteo da prole. Porm, neste caso, onde a SAP levada ao seu grau extremo, o alienador expe seus filhos a situaes assaz constrangedoras e traumatizantes, pois estes acabam tendo seus corpos expostos e examinados por vrios profissionais, vo at delegacias prestar depoimentos e precisam responder a perguntas sobre os supostos (e, no caso de SAP, falsos) abusos sexuais, de que inveridicamente tenham sido vtimas, imputando o cometimento ao genitor alienado. Outro caso extremo de SAP ocorre quando h subtrao dos menores por parte de um dos genitores. Nesta situao, o filho precisa aprender a lidar com o repentino afastamento de um dos genitores e de seu crculo social (escola, amigos, atividades esportivas etc.) e familiar. Exige-se dele uma rpida adaptao a outro contexto, totalmente novo. Em muitos casos, as mudanas de cidade so muito frequentes, e sempre de modo abrupto, o que causa, segundo especialistas, uma brutalizao psquica da criana, destruindo especialmente seu senso de confiana no mundo que a cerca8. Motta ensinou que Gardner foi assertivo ao afirmar que se faz necessrio que haja rpida interveno nesses casos (de SAP), pois o vnculo entre a criana e o genitor dela alienado ser irremediavelmente destrudo9. 2.2 A SAP e a legislao ptria A SAP traduz-se numa forma de abuso psicolgico contra a criana e o adolescente que a ela so submetidos. Este abuso atenta contra diversos dispositivos legais, antes mesmo da vigncia da Lei n. 12.318/2010, os quais passaro a ser brevemente analisados a seguir. Tal abuso psicolgico que avilta aos princpios constitucionais, e que evidenciado quando se verifica a SAP, ocorre porque, nos dizeres de Trindade10:
[...] o alienador, como todo abusador, um ladro da infncia, que utiliza a inocncia da criana para atacar o outro. A inocncia e a infncia, uma vez roubadas, no podem mais ser devolvidas.

MOTTA, Maria Antonieta Pisano. A sndrome da alienao parental. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 35-62. 9 MOTTA, Maria Antonieta Pisano. Op. cit., p. 58. 10 TRINDADE, Jorge. Sndrome da alienao parental (SAP). In: DIAS, Maria Berenice (coord.). Incesto e alienao parental: realidades que a Justia insiste em no ver. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. p. 101-111.

142

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

O artigo 1 da Constituio Federal de 1988 consagra o princpio da dignidade da pessoa humana. Fernando Ferreira dos Santos, em seu artigo Princpio constitucional da dignidade da pessoa humana, apresentou a brilhante reflexo acerca de tal princpio constitucional:
Ernst Bloch, citado por Prez Luo (45), destaca que a dignidade da pessoa humana possui duas dimenses que lhe so constitutivas: uma negativa e outra positiva. Aquela significa que a pessoa no venha a ser objeto de ofensas ou humilhaes. Da o nosso texto constitucional dispor, coerentemente, que ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante (art. 5, III, da CF). Com efeito, a dignidade ensina Jorge Miranda (46) pressupe a autonomia vital da pessoa, a sua autodeterminao relativamente ao Estado, s demais entidades pblicas e s outras pessoas. Impe-se, por conseguinte, a afirmao da integridade fsica e espiritual do homem como dimenso irrenuncivel da sua individualidade autonomamente responsvel; a garantia da identidade e integridade da pessoa atravs do livre desenvolvimento da personalidade; a libertao da angstia da existncia da pessoa mediante mecanismos de socialidade, dentre os quais se incluem a possibilidade de trabalho e a garantia de condies existenciais mnimas. Por sua vez, a dimenso positiva presume o pleno desenvolvimento de cada pessoa, que supe, de um lado, o reconhecimento da total autodisponibilidade, sem interferncias ou impedimentos externos, das possibilidades de atuao prprias de cada homem; de outro, a autodeterminao que surge da livre projeo histrica da razo humana, antes que uma predeterminao dada pela natureza11.

O exerccio do poder parental abusivo que ocorre na SAP configura desrespeito ao princpio da dignidade da pessoa humana uma vez que, conforme ensinou Rosana Barbosa Cipriano Simo12, deve-se coibir todo ato atentatrio perfeita formao e higidez psicolgica e emocional dos filhos, sejam os pais casados, sejam separados. A Constituio Federal traz outro dispositivo que tambm merece destaque: o artigo 227, in verbis:

11

SANTOS, Fernando Ferreira dos. Princpio constitucional da dignidade da pessoa humana. Jus Navigandi, ano 3, n. 27, Teresina, dezembro, 1998. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/ texto/160/principio-constitucional-da-dignidade-da-pessoa-humana>. Acesso em: 26 de julho de 2010. 12 SIMO, Rosana Barbosa Cipriano. Solues judiciais concretas contra a perniciosa prtica da alienao parental. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 14-25.

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

143

Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda a forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Torna-se importante ressaltar que o processo de alienao parental ocorre na sociedade familiar e, como j dito, uma forma de abuso emocional e moral, caracterizando maus-tratos, pois fere mortalmente o direito da criana e do adolescente ao convvio saudvel com ambos os seus progenitores e, em no raros casos, com familiares do genitor alienado. Robles (2008) teceu outras consideraes a respeito da legislao vigente, acerca do direito da criana e do adolescente convivncia familiar como aspecto indispensvel para a formao de sua identidade.
O direito convivncia familiar , pois, um direito natural. Nas sbias palavras de Rodrigo da Cunha Pereira, trata-se de um direito fundamental: o direito fundante do ser humano como sujeito. A Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana de 1989 preconiza que a convivncia com os pais um direito inalienvel da criana. Referido direito acautelado pela Constituio Federal brasileira, que dispe, em seu artigo 227, que dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, dentre outros, o direito convivncia familiar e comunitria.

Ainda, o Estatuto da Criana e do Adolescente, em seu artigo 4, repetiu o dispositivo constitucional retromencionado e mais, em seu artigo 3, consagrou o menor como sujeito de direitos, no s os fundamentais inerentes pessoa humana, como aqueles especiais, inseridos na proteo integral de que dispe a referida lei, oriundos da situao peculiar do menor e de sua dependncia estrutural13. Destarte, criana e ao adolescente conferido, pela legislao ptria, o inalienvel direito de conviver com sua famlia, ainda que ela tenha sua estrutura modificada em virtude de separao dos genitores. A Lei n. 12.318/2010 corrobora, em seu artigo 3, os consagrados princpios constitucionais retromencionados:

13

ROBLES, Tatiana. Mediao e Direito de Famlia. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: cone, 2009. p. 66.

144

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

Art. 3. A prtica de ato de alienao parental fere direito fundamental da criana ou do adolescente de convivncia familiar saudvel, prejudica a realizao de afeto nas relaes com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criana ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.

Maria Antonieta Pisano Motta14 citou Bone & Walsh15 sobre a orientao de como o operador do Direito deve considerar a SAP:
Segundo os especialistas, se o processo identificado deve ser considerado pelos operadores do Direito como uma violao direta e intencional de uma das obrigaes mais fundamentais de um genitor que a de promover e estimular uma relao positiva e harmoniosa entre a criana e o outro genitor.

A possibilidade jurdica de eventual punio ao genitor alienante, anteriormente a Lei n. 12.318/2010, advinha com fulcro no descumprimento de ordem judicial. Entretanto, o assunto da SAP despertou crescente interesse por parte dos doutrinadores e das Cortes brasileiras no sentido da necessidade de serem adotadas medidas que coibissem ou proibissem a alienao parental mesmo antes do advento da lei especfica. Neste sentido, ressalte-se parte do texto de autoria da Desembargadora do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, em artigo publicado no site da Apase Associao de Pais e Me Separados16, intitulado Sndrome da alienao parental, o que isso? in verbis:
Flagrada a presena da Sndrome da Alienao Parental, indispensvel a responsabilizao do genitor que age desta forma por ser sabedor da dificuldade de aferir a veracidade dos fatores e usa o filho com finalidade vingativa. Mister que sinta que h o risco, por exemplo, de perda da guarda, caso reste evidenciada a falsidade da denncia levada a feito. Sem haver punio a posturas que comprometem o sadio desenvolvimento do filho e colocam em risco seu equilbrio emocional, certamente continuar aumentando esta onda de denncias levadas a efeito de forma irresponsvel (sem grifos no original).

Muitos magistrados, mesmo antes da vigncia da Lei n. 12.318/2010, j impunham multa para coagir o genitor detentor da guarda a cumprir seu dever de no obstaculizar o direito de visitao do outro cnjuge, direito este consequente do respeito que deve ao filho.
14 15

MOTTA, Maria Antonieta Pisano. Op. cit. BONE, J. Michael & WALSH, Michael R. Parental allienations syndrome: how to detect it and what to do about it. The Florida Bar Journal, v. 73, n. 3, p. 44-48, March, 1999. 16 Disponvel em: <www.apase.org.br>.

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

145

Nesse sentido, cumpre transcrever, como exemplo do acima alegado, acrdo de deciso do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul:
Direito de Visita. Multa diria. Cabvel a imposio de multa para assegurar o exerccio do direito de visita em face do estado de beligerncia que reina entre as partes, o que tem prejudicado a visitao. Agravo desprovido, por maioria. Agravo de Instrumento n. 70008086134 7 Cmara Cvel Comarca de Porto Alegre Rel. Des. Maria Berenice Dias.

Aps a promulgao da Lei n. 12.318/2010, as questes referentes alienao parental passaram a constar expressamente do ordenamento jurdico brasileiro. Esta lei define alienao parental, elenca algumas prticas tpicas da conduta, estabelece punio para quem a praticar, com o objetivo de amenizar os efeitos desta ou coibi-la. A lei amplia os possveis atores da SAP, pois considera que, alm dos genitores, podem atuar como alienadores os avs (paternos ou maternos) ou pessoa que tenha a criana ou adolescente sob sua autoridade, vigilncia ou guarda. Os artigos 4 e 5 estabelecem que os processos que versem sobre questes de alienao parental tero tramitao prioritria, bastando que seja configurado o ato e que haja requerimento da parte interessada ou ex officio, em qualquer momento processual, de forma incidental ou atravs de ao prpria. O juiz, entendendo presente a alienao parental, determinar ento, com urgncia, a oitiva do Ministrio Pblico, e decidir quais medidas sero necessrias para a preservao da integridade psicolgica da criana ou do adolescente. As punies estabelecidas vo desde acompanhamento psicolgico obrigatrio at suspenso ou inverso da guarda, passando pelo pagamento de uma multa estipulada pelo juiz. Entretanto, a Lei n. 12.318/2010 no considera crime quando um genitor opese ou impede o exerccio de visitas do outro, pois, conforme j dito, com o veto presidencial, a conduta da alienao no criminalizada sob nenhum aspecto. Os especialistas e estudiosos da SAP festejaram a aprovao da legislao sobre o tema, haja vista que o Brasil estava anos-luz atrs de diversos pases que, inclusive, tipificam a conduta da alienao parental. interessante demonstrar-se, brevemente, o entendimento quanto alienao parental em outras legislaes. Cumpre expor alguns exemplos: na Noruega, h o entendimento por parte da legislao pela criminalizao da conduta, sendo que o alienante pode ser condenado a at trs anos de priso. Nos Estados Unidos, onde a legislao penal estadual, especificamente no Cdigo Penal da Califrnia, tambm h o entendimento pela criminalizao da conduta, com priso de at um ano para o alienante e multa. Estes so apenas dois exemplos, mas o legislador de demais pases, como Canad, Frana e Alemanha, dentre outros, optou pela

146

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

criminalizao da conduta da SAP, com a inteno de coibir o enorme sofrimento humano causado s vtimas desta.

2.3 Diferenciao entre sndrome da alienao parental e alienao parental A SAP no se confunde com a alienao parental em si; entretanto, em geral, aquela decorre desta. Conforme ensinou Priscila Maria Pereira Corra da Fonseca17:
[...] a alienao parental o afastamento do filho de um dos genitores, provocado pelo outro, via de regra, o titular da custdia. A sndrome da alienao parental, por seu turno, diz respeito s sequelas emocionais e comportamentais de que vem a padecer a criana vtima daquele alijamento.

A alienao parental refere-se ao comportamento do genitor alienante que objetiva retirar o outro genitor, definitivamente, da vida da criana ou do adolescente. A SAP, por sua vez, refere-se conduta do filho quando este se recusa terminantemente a ter qualquer tipo de contato com o genitor alienado, conduta esta advinda da instalao de uma desordem psquica que gera, nas palavras de Evandro Luiz Silva e Mrio Rezende, o desapego com o genitor ausente e a simbiose forada com o presente, combinando a dependncia exacerbada por um e o dio pelo outro18. E os mesmos autores alertaram que, na SAP:
A criana normalmente violentada emocionalmente: tem seus sentimentos, comportamentos e pensamentos atrelados ao genitor guardio, que s por mediar a SAP j demonstra o quanto emocionalmente est comprometido19.

Eles continuaram seu raciocnio, explicando o porqu de o menor deixar-se levar a participar do processo de alienao:
A ascendncia emocional do genitor alienador sobre a criana se faz por diferentes meios, sendo que a chantagem emocional um deles, e a ameaa outro. O filho do genitor alienador apresenta reaes de medo de desagradar, ou de estar
17

FONSECA, Priscila Maria Pereira Corra da. Sndrome de alienao parental. Revista do CAO Cvel, ano 11, n. 5, p. 49-60, Belm, janeiro/dezembro, 2009. Disponvel em: <https://www2.mp.pa.gov.br/ sistemas/gcsubsites/upload/25/REVISTA%20DO%20CAO%20CIVEL%2015%283%29.pdf>. Acesso em: 05 de julho de 2010. 18 RESENDE, Mrio & SILVA, Evandro Luiz. SAP: a excluso de um terceiro. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2007. p. 26-34. 19 RESENDE, Mrio & SILVA, Evandro Luiz. Op. cit., p. 27.

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

147

em desacordo com esse genitor. A mensagem do alienador clara: preciso me escolher. Se o filho desobedece [a] esta diretiva, especialmente expressando aprovao ao genitor ausente, ele aprender logo a pagar o preo.

normal que o genitor alienador ameace o filho de abandon-lo ou de mandlo viver com o outro genitor. A criana posta numa situao de dependncia e fica submetida regularmente a provas de lealdade. Este procedimento atua sobre a emoo mais fundamental do ser humano: o medo de ser abandonado20. Contudo, mister mencionar que a conduta da alienao parental reversvel desde que a SAP ainda no tenha se instalado. Destarte, os especialistas nas reas da Psicologia e da Psiquiatria indicam que, quando o Poder Judicirio est atento presena da mera alienao parental e obriga o acompanhamento psicolgico dos genitores e menores ou, at mesmo, decide pela inverso da guarda com o objetivo de promover o restabelecimento das relaes do filho com o genitor alienado, a instalao da SAP abortada e evita-se que o abusivo processo coloque em risco a sade emocional da criana e do adolescente, pois, conforme explicou a psicloga Maria Antonieta Pisano Motta:
A criana tem necessidade de continuidade de seus vnculos psicolgicos fundamentais e necessita que haja estabilidade nos mesmos. Estas caractersticas devem, igualmente, estender-se a todas as relaes emocionalmente significativas para as crianas, sejam familiares, amigos, vizinhos, professores ou colegas de escola. As crianas vivem o afastamento de um dos genitores como uma perda de grande vulto (ainda que no saibam disto) e permanente. Sentem-se abandonadas e vivenciando profunda tristeza21.

Importante que as pessoas envolvidas numa dissoluo conjugal compreendam que a separao, o divrcio ou a dissoluo de unio estvel pe termo conjugalidade, jamais parentalidade. Esta uma mxima que precisa ser preservada para que as lides de famlia sejam menos frequentes e para que a guarda dos filhos deixe de ser disputada como um prmio. Na verdade, o interesse da criana e do adolescente precisa ser colocado acima de mgoas, dios e rancores. Nesta linha, a maioria dos doutrinadores da rea do Direito de Famlia recebeu com entusiasmo o novo instituto jurdico que permite o exerccio da guarda 22 compartilhada , pois, atravs dela, evita-se que o menor seja condenado ao alijamento da convivncia efetiva com um de seus pais, que passar apenas condio de visitante, no mais compartilhando do cotidiano e de seus consequentes
20 21

MOTTA, Maria Antonieta Pisano. Op. cit., p. 49. MOTTA, Maria Antonieta Pisano. Op. cit., p. 37.

148

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

momentos de alegrias e angstias, os quais permeiam a vida de seu filho. Em situaes mais extremas, a guarda no compartilhada possibilita, de maneira mais direta, a eventual instaurao da SAP que, como j explanado, cria obstculos para que o menor tenha formao de uma personalidade saudvel.

3. A GUARDA COMPARTILHADA COMO INSTRUMENTO DE PREVENO DA SAP A concepo atual de famlia oriunda de uma srie de rpidas transformaes havidas em vrios mbitos, que vo desde as transformaes originadas pela insero da mulher no mercado de trabalho a transformaes polticas e sociais que levaram ao desaparecimento do modelo familiar patriarcal. Essas mudanas tm um forte impacto na vida das crianas e dos adolescentes, pois a famlia de hoje est baseada em uma unio entre indivduos e tem durao relativa, no mais das vezes, temporria, o que se verifica pelo nmero cada vez crescente de separaes e divrcios, segundo os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Nas separaes e nos divrcios, as relaes de convivncia dos genitores com os filhos menores so definidas pelo regime de guarda e de visitao. Antes da Lei n. 11.698/2008, o modelo que preponderou nas decises judiciais brasileiras foi o da guarda nica, em que a criana ou adolescente ficava sob a guarda de apenas um de seus genitores, na maioria das vezes, da me. O pai, assim, passava condio de genitor visitante e o genitor que detinha a guarda tinha, via de regra, o sentimento de detentor da posse do filho. Robles (2008), citando Evandro Luiz Silva, ensinou a respeito dos efeitos do regime de guarda monoparental no que tange situao do visitante no guardio e do afrouxamento dos laos entre este e o filho:
A visitao comumente transformada em arena crtica para a redefinio de vnculos de poder e de intimidade entre os ex-cnjuges, bem como para a redefinio dos papis parentais. Alm disso, os pais alegam que uma das causas frequentes de baixa visitao ligada a experincias penosas e estressantes que decorrem das dificuldades de contato com os filhos e ex-cnjuges... Estas

22

BRASIL. Lei n. 11.698, de 13 de junho de 2008. Altera o art. 1.584 da Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Cdigo Civil, para instituir e disciplinar a guarda compartilhada. Braslia: DOU, 2008. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11698.htm>. Acesso em: 26 de julho de 2010.

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

149

dificuldades aumentam medida que o tempo passa, e s a visitao, em detrimento do convvio mais frequente, faz com que eles percam a intimidade e vo se desapegando23.

mister que se ressalte que a famlia, ainda que sofra alguma alterao estrutural em funo de separao dos pais, subsiste, e as cincias da psique so imperativas ao frisar a importncia da presena de ambos os genitores na formao saudvel dos filhos. Nesse sentido, Nazareth (apud Robles, 2008) ensinou:
A famlia, diversamente de outras sociedades, no se desfaz. Uma vez constituda, permanece. A estrutura pode mudar, quando h uma separao ou morte; por exemplo, mas a organizao famlia prossegue. No obstante suas modificaes estruturais, essas organizaes continuam existindo no mundo interno dos indivduos e edificando seu mundo de relaes. [...]

Essa famlia interna responde pela construo e manuteno do espao interno, mental, de relaes emocionais, e esse espao, que composto pelos sentimentos que cada um experimenta em relao ao conjunto e que funda o que, posteriormente, ser reconhecido como cidadania24. Instituindo-se a guarda compartilhada, preservam-se as relaes parentais e afasta-se a probabilidade de alienao parental, haja vista que se garante criana e ao adolescente a presena ativa e atuante de ambos os genitores em suas vidas, ou seja, permite que estes exeram conjuntamente a paternidade responsvel, dialogando de maneira contnua sobre o interesse dos filhos. Porm, para que a guarda compartilhada possa ser adotada, essencial que haja uma convivncia pacfica entre os ex-cnjuges e que estes, aptos a separar as questes de conjugalidade e parentalidade, estejam de fato atentos ao melhor interesse de seus filhos. Todavia, mesmo em situaes de separaes conflituosas, deve-se buscar, por intermdio do processo judicial, a preservao do princpio do melhor interesse da criana e do adolescente, a fim de que estes tenham sua personalidade dignamente estruturada, aplicando-se, como regra, a guarda compartilhada entre os genitores. Para tanto, quando h contenda entre os ex-cnjuges, a nova legislao d ao julgador substratos para encaminh-los a um acompanhamento psicolgico obrigatrio nos casos em que a alienao parental foi demonstrada pelo genitor alienado. Assim, atravs do referido acompanhamento psicolgico, oportuniza-se aos ex-cnjuges que elaborem, de forma saudvel, a ruptura do casamento (ou

23 24

ROBLES, Tatiana. Op. cit., p. 68-69. ROBLES, Tatiana.

150

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

unio estvel), de modo que a guarda compartilhada passe a ser uma soluo vivel com o fito de se evitar que a confrontao entre eles incorra em disputa pelos filhos, na utilizao da posse destes como objeto de vingana ou moeda de troca, e que venham a desencadear a sndrome da alienao parental.

4. CONCLUSO Por fim, conclui-se que a guarda compartilhada entre os genitores pode ser um dos instrumentos essenciais para a preveno da instalao da SAP. Estudos mostram que, se providncias forem tomadas, conforme demonstrado neste artigo, antes que a conduta alienante d lugar instaurao efetiva da SAP, a alienao parental reversvel e h totais condies para que as relaes entre o menor e o genitor alienado sejam restabelecidas e fortificadas. Assim, atravs da instituio da guarda compartilhada, aliada s providncias judiciais cabveis, trazidas pela Lei n. 12.318/2010, os filhos podem ser retirados do enorme sofrimento humano a que vm sendo submetidos atravs do processo de alienao parental. Para os ex-cnjuges, resta o desafio de aprenderem, conforme j explanado, a diferenciar as questes de conjugalidade e parentalidade. A famlia, ainda que haja o rompimento da conjugalidade (ou unio estvel), no desaparece; ela se transforma. Essa continuidade familiar requer que ambos os genitores tenham condies de exercer, de forma contnua, plena, responsvel e comprometida, a educao integral de seus filhos, propiciando a construo digna da estrutura da personalidade dos menores, ofertando a eles um ambiente adequado para a formao de seu carter e equilbrio emocional. Privilegiando a instituio da guarda compartilhada, consagrada pela legislao civil em vigor no Pas, e a aplicao dos instrumentos dispostos pela Lei n. 12.318/2010, o Poder Judicirio estar atuando na preveno da SAP e atendendo ao princpio constitucional de dignidade da pessoa humana, com vistas ao direito da criana e do adolescente convivncia familiar, como aspecto indispensvel para a formao de sua identidade, alm de humanizar as relaes jurdicas para a proteo do menor, do adolescente e da sade das entidades familiares.

A Alienao Parental e a guarda compartilhada como forma de preveno

151

REFERNCIAS A MORTE INVENTADA ALIENAO PARENTAL. Roteiro e Direo: Alan Minas. Produo: Daniela Vitorino. Brasil, Caraminhola Produes, 2009. 1 DVD (78 min), color. Disponvel em: <http://amorteinventada.com.br/>. ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. ______. Site institucional. Disponvel em: <http://www.apase.org.br/>. Acesso em: 15 de julho de 2010. BONE, J. Michael & WALSH, Michael R. Parental allienations syndrome: how to detect it and what to do about it. The Florida Bar Journal, v. 73, n. 3, p. 44-48, March, 1999. BRASIL. Lei n. 11.698, de 13 de junho de 2008. Altera o art. 1.584 da Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Cdigo Civil, para instituir e disciplinar a guarda compartilhada. Braslia: DOU, 2008. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11698.htm>. Acesso em: 26 de julho de 2010. ______. Lei n. 12.318/2010, de 26 de agosto de 2010. Dispe sobre a alienao parental e altera o art. 236 da Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Braslia: DOU, 2010. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/ 2010/Lei/L12318.htm>. Acesso em: 26 de setembro de 2010. FRES-CARNEIRO, Terezinha. Alienao parental: uma leitura psicolgica. In: ASSOCIAO DE PAIS E ME SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 73-80. FONSECA, Priscila Maria Pereira Corra da. Sndrome de alienao parental. Revista do CAO Cvel, ano 11, n. 5, p. 49-60, Belm, janeiro/dezembro, 2009. Disponvel em: <https://www2.mp.pa.gov.br/sistemas/gcsubsites/upload/25/ REVISTA%20DO%20CAO%20CIVEL%2015%283%29.pdf>. Acesso em: 05 de julho de 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMLIA IBDFAM. Site institucional. Disponvel em: <www.ibdfam.org.br>. Acesso em: 26 de julho de 2010. LOWENSTEIN, Ludwig F. Mediation the way forward. Parental Alienation/ Southern England Psychological Services, 1999. Disponvel em: <http://www.parentalalienation.info/publications/06-medthewayfor.htm>. Acesso em: 05 de julho de 2010.

152

Revista USCS Direito ano X - n. 21 jul./dez. 2011

MOTTA, Maria Antonieta Pisano. A sndrome da alienao parental. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 35-62. PINHO, Marco Antonio Garcia de. Alienao parental. Jus Navigandi, ano 14, n. 2.221, Teresina, julho, 2009. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13252/ alienacao-parental>. Acesso em: 08 de julho de 2010. RESENDE, Mrio & SILVA, Evandro Luiz. SAP: a excluso de um terceiro. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 26-34. ROBLES, Tatiana. Mediao e Direito de Famlia. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: cone, 2009. SANTOS, Fernando Ferreira dos. Princpio constitucional da dignidade da pessoa humana. Jus Navigandi, ano 3, n. 27, Teresina, dezembro, 1998. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/160/principio-constitucional-da-dignidade-dapessoa-humana>. Acesso em: 26 de julho de 2010. SIMO, Rosana Barbosa Cipriano. Solues judiciais concretas contra a perniciosa prtica da alienao parental. In: ASSOCIAO DE PAIS E MES SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 14-25. TRINDADE, Jorge. Sndrome da alienao parental (SAP). In: DIAS, Maria Berenice (coord.). Incesto e alienao parental: realidades que a Justia insiste em no ver. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. p. 101-111. VALENTE, Maria Luiza Campos da Silva. Sndrome da alienao parental: a perspectiva do Servio Social. In: ASSOCIAO DE PAIS E ME SEPARADOS APASE (org.). Sndrome da alienao parental e a tirania do guardio: aspectos psicolgicos, sociais e jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2008. p. 70-88.

You might also like