You are on page 1of 69

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ

AULA 04: Ato Ilcito. Abuso de Direito. Responsabilidade Civil.

Ato Ilcito. Abuso de Direito.

Voc aprendeu que o ato jurdico em sentido estrito uma declarao de vontade, vontade esta em consonncia com a lei. A lei incide sobre a declarao de vontade produzindo efeitos jurdicos. Ao contrrio do ato lcito, o ilcito o ato praticado contrariamente a lei, sem direito, causando, ainda dano (prejuzo) a outrem. Em sentido restrito, ato ilcito todo fato praticado ao menos culposamente que, no estando fundado na lei (em desacordo com a norma jurdica, em desconformidade com a ordem jurdica), cause prejuzo a outrem. O ato ilcito viola direito subjetivo individual de outra pessoa. Em outras palavras, a ao (ato comissivo) ou omisso (ato omissivo ou absteno) culposa pela qual se infringe um preceito jurdico, causando dano material (patrimonial) e /ou moral a outrem. O ato ilcito est estampado nos arts. 186 e 187 do Cdigo Civil: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

1 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ O perfil do ato ilcito exatamente o carter antijurdico da conduta e o seu resultado de prejuzo (dano). A consequncia da prtica do ato ilcito a responsabilidade civil (dentre outras): a obrigao de indenizar, indenizao por perdas e danos.

ATO ILICITO

RESPONSABILIDADE

Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

O agente causador do ato ilcito responde com seus bens perante o dano (prejuzo) causado: Art. 942. Os bens do responsvel pela ofensa ou violao do direito de outrem ficam sujeitos reparao do dano causado. Se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao. O artigo decreta o efeito (reparao) sobre os bens do responsvel por decorrer este quer da ofensa (dano material) quer da violao do direito (dano imaterial) por ele promovido Toda vtima de um ato ilcito tem o direito de buscar a protao jurisdicional tendo como objetivo o ressarcimento de seu prejuzo. O dever de indenizar surge da necessidade de se devolver vtima as mesmas condies em que se encontrava antes de sofre o prejuizo (dano), buscando restabelecer o status quo ante (estado anterior), de modo a minimizar o resultado do dano causado sobre a vtima. 2 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Novamente revemos os arts. 186 e 187: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. O ato ilcito pressupe sempre uma conduta por parte de uma pessoa. Conduta todo e qualquer comportamento humano. Essa conduta pode ser comissiva (ao) ou omissiva (omisso, absteno). O ato ilcito comissivo o praticado atravs de uma ao humana (fora fsica e/ou intellectual) realizao de uma conduta. No se deve confundir prtica comissiva com prtica dolosa, pois a configurao do dolo exige a caracterizao da inteno do agente. Ocorre ato ilcito omissivo quando o agente, embora tendo o dever legal de agir para evitar o resultado, deixa de praticlo. No ato ilcito omissivo ha uma omisso: a pessoa assume (por vontade) a responsabilidade de evitar um resultado, ou tem, por lei, obrigao de cuidado ou vigilncia, ou com seu comportamento anterior criou o risco da ocorrncia do resultado.

ELEMENTOS DO ATO ILICITO

Da dico do art. 186 do CC podemos extrair os elementos ou requisitos para a caracterizao do ato ilcito. A responsabilidade civil decorrente de um ato ilcito depende, em regra, da reunio de trs elementos:

3 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ (I) (II) (III) Conduta culposa do agente; Nexo causal entre a conduta do agente e o dano causado; e Ocorrncia de dano (prejuzo).

PRIMEIRO ELEMENTO: CULPA Para a caracterizao da responsabilidade civil, o Cdigo Civil exige to somente a culpa. Como assim? O dolo, no popular, muito mais do que a culpa, no sentido em que neste o agente age com a inteno de produzir o dano. Na culpa no h a inteno; o dano ou prejuzo causado por simples culpa: algum no tendo a inteno de causar dano a outrem vem a caus-lo em decorrncia de uma determinada ao que praticou. Pois bem! O Cdigo Civil exige somente a culpa para caracterizar. O ato ilcito pode ser causado pelo dolo? Sim, claro. Mas exige-se, apenas, a culpa para sua ocorrncia. O conceito de culpa aqui amplo abrangendo todo comportamento contrrio ao Direito. A culpa em sentido amplo, abrangendo tanto o dolo (conduta intencional, voluntria), ou a culpa (conduta involuntria) em sentido estrito (negligncia, imprudncia ou impercia).

DOLO (inteno) CULPA (sentido estrito): Negligncia Imprudncia Impercia

CULPA (sentido amplo)

O Direito Penal trata dos crimes (condutas) doloso e culposo no art. 18:

4 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Art. 18. Diz-se crime: I doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; II culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. A conduta culposa do agente que contribui para o ato ilcito poder ser voluntria, o resultado ilcito (dano, prejuzo) do seu ato era voluntrio, desejado (dolo), ou involuntria (culpa), resultado no desejado, que culminou no prejuizo a alguem por ter agido com imprudncia, negligncia ou impercia do agente. NEGLIGNCIA: falta de cuidado; deixar de cumprir com o cuidado razovel exigido para aquela ao atividade; erro no proposital. a omisso da conduta esperada e recomendvel, omisso do dever de cautela. o desleixo em relao ao ato praticado. Algum dirige em alta velocidade em rua movimentada, subindo a calada, vindo a atropelar algum. IMPRUDNCIA: prtica de ato perigoso; caracterizado por uma conduta comissiva; ausncia do dever de cuidado, materializado na realizao de uma ao, um ato, sem as providncias e cautelas necessrias. Eletricista sobe no poste sem equipamento de segurana necessrio vindo o fio eltrico a atingir outrem causando dano. IMPERCIA: falta de aptido tcnica, terica ou prtica; o atuar na prtica profissional sem observar as normas existentes para o desempenho da atividade. o despreparo ou o desconhecimento tcnico da profisso. Algum aplica injeo em outrem sem ser enfermeira, causando uma leso. Em resumo: imprudente aquele que faz quando no deveria fazer, negligente aquele que no faz quando tem que fazer e imperito aquele que no sabe fazer. So necessrias duas espcies de condies para que se d o ato ilcito: objetivas e subjetivas. As condies objetivas so: uma ao ou omisso do agente; ao ou omisso essas que sejam causadoras diretas da violao do direito alheio, ou de prejuzo a outrem; que sejam ofensivas ao patrimnio alheio, isto , danosas a este patrimnio.

5 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ As condies subjetivas so: que a ao ilcita seja determinada pelo dolo, isto , pela inteno de ofender o direito, ou prejudicar a algum; ou pela culpa, isto , pela imprudncia ou negligncia, de que resulta o prejuzo. A culpa, seguindo o raciocnio, divide-se em duas espcies: ou contratual, se o dever violado funda-se em contrato; ou extracontratual, tambm chamada aquiliana, se esse dever se funda no princpio geral de ordem social que obriga a respeitar o alheio. Alm da distino entre culpa contratual e aquiliana, a doutrina reconhece ainda outras modalidades de culpa, tais como: a) Culpa in eligendo, aquela proveniente da m escolha de um representante ou preposto, como por exemplo, a pessoa admitir ou manter a seu servio um empregado sem as aptides necessrias ao trabalho que lhe confiado; b) Culpa in vigilando, a oriunda de falta de fiscalizao por parte do empregador, quer com respeito aos empregados, quer com respeito prpria coisa, como, por exemplo, o proprietrio de uma empresa de transporte que no fiscaliza convenientemente a atuao de seus motoristas, ou permite o trfego de veculos imprestveis e que, por isso, ocasiona acidentes. A culpa in vigilando que justifica, tambm a responsabilidade dos pais por danos causados por filhos menores; c) Culpa in committendo caracteriza-se quando o agente pratica ato positivo ( imprudncia ); d) In omittendo a culpa decorrente de absteno, como, por exemplo, o agente deixa de praticar ato necessrio ( negligncia ); e) Culpa in custodiendo a falta de ateno ou de cuidados sobre alguma pessoa, coisa ou animal que esteja sob a guarda ou cuidados do agente; f) Culpa in concreto d-se quando o agente deixa de atender a certas diligncias necessrias s prprias coisas; g) Culpa in abstrato quando o agente falta com a ateno que natural e comumente deve dispensar na administrao de seus negcios. A consequncia jurdica do ato ilcito obrigar o seu autor a reparar o dano causado. 6 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ

SEGUNDO ELEMENTO: O NEXO CAUSAL ENTRE A CONDUTA DO AGENTE E O RESULTADO (DOLO, PREJUIZO) O nexo causal ou nexo de causalidade e a relacao de causa/efeito: relao de causa e efeito existente entre a conduta do agente e o resultado danoso (prejuizo) obtido.

ACAO ---------- NEXO ---------- DANO (PREJUIZO)

Consequncia: RESPONSABILIDADE CIVIL

NEXO AO DANO

O nexo de causalidade e a relao entre a ao do agente (autor do ilcito) e o dano, prejuizo. Sem o nexo causal no se pode falar em responsabilidade. TERCEIRO ELEMENTO: DANO, PREJUIZO (MORAL E /OU MATERIAL PATRIMONIAL) A ocorrncia do dano ou prejuzo gera a responsabilidade do agente do ato ilcito. O dano material (patrimonial) o prejuzo passvel ou suscetivel de mensurao econmica direta ao lesado. 7 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ O dano material pode atingir alm do patrimnio atual, o patrimnio futuro da vtima, o que d ensejo reparao por danos emergentes, no primeiro caso e lucros cessantes, no Segundo. O dano moral a dor, a angstia, o sofrimento, a leso aos direitos da personalidade, violao da dignidade da pessoa humana. DO DANO E SUA REPARAO dano: sem a prova do dano, ningum pode ser responsabilizado civilmente. A inexistncia de dano torna sem objeto a pretenso sua reparao. s vezes a lei presume o dano, como acontece na Lei de Imprensa, que presume haver dano moral em casos de calnia, injria e difamao praticados pela imprensa. Acontece o mesmo em ofensas aos direitos da personalidade. Pode ser lembrado, como exceo ao princpio de que nenhuma indenizao ser devida se no tiver ocorrido prejuzo , a regra que obriga a pagar em dobro ao devedor quem demanda divida j paga, como uma espcie de pena privada pelo comportamento ilcito do credor, mesmo sem prova de prejuzo. O dano pode ser: I) patrimonial, material os prejuzos econmicos sofridos pelo ofendido. A indenizao deve abranger no s o prejuzo imediato (danos emergentes), mas tambm o que o prejudicado deixou de ganhar (lucros cessantes) II) extrapatrimonial, moral o oposto de dano econmico, dano pessoal. A expresso tem duplo significado: (veja que a expresso no adequada mas, assim consagrada)

8 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ

ABUSO DE DIREITO O abuso de direito est estampado no art. 187 do Cdigo Civil: Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Vamos estudar em detalhes o abuso de direito. Seus requisitos: Titular de um direito: algum possui um direito. Note que no se trata de situao que algum no possui direito algum. Ele realmente tem um direito e pode exerc-lo. No momento em que vai seu exercer um direito que seu, ele o extrapola. E extrapola manifestamente. Manifestamente quer dizer: olhos vistos. Todas as pessoas podem livremente exercer seus direitos, desde que o faa dentro de limites que no causem dano ou prejuzo a outrem. Ao exercer seu direito, o sujeito causa prejuzo, dano a outrem.

Note que a ilicitude do art. 187 consagra a RESPONSABILIDADE OBJETIVA por no exigir a culpa ou dolo. Ainda vou detalhar as espcies de responsabilidade civil, mas adianto que a aqui se trata de responsabilidade objetiva por no necessitar da culpa na conduta do agente para caracterizar o ilcito. O abuso do direito ocorre quando uma pessoa possui o direito, porm, ao exercer o seu direito, excede os limites.

9 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ

Exemplo: A proprietrio de um terreno, ao cavar um poo no seu terreno, por cavar muito prximo do muro do vizinho B, vem a derrubar a parede desse vizinho. O proprietrio do referido terreno est no seu direito ao cavar o poo dentro dos limites do seu imvel; porm, ao exercer o seu direito, excede-o causando dano, prejuzo a outrem. Nesse caso a responsabilidade objetiva porque independe de culpa. Gera o dever de indenizar. Toda a problemtica do abuso de direito se passa no momento em que algum vai exercer seu direito: extrapola os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

EXCLUDENTES DA ILICITUDE

O Cdigo Civil elenca determinadas situaes que excluem a ilicitude. Se exclui a ilicitude, o ato no ilcito, no contrrio a lei, ao Direito. Veja que normalmente essas condutas causam dano, prejuzo, mas por expressa disposio no so considerados ilcitos. o que dispe o art. 188 do CC: Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Por exemplo: uma senhora quebra a janela de sua vizinha ao ver que o fogo est pegando fogo. Evita, assim, que a casa inteira seja atingida.

10 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. As excludentes de ilicitude sao formas de defesa do autor do dano. Em regra atuam no nexo de causalidade, interrompem o nexo causal dirigido produo do dano. Sao excludentes de responsabilidade: a) Estado de necessidade e Legtima defesa; b) Culpa exclusiva da vtima; c) Fato exclusivo de terceiro; d) Caso fortuito ou Fora maior; e e) Clusula de no indenizar.

Estado de Necessidade e Legtima Defesa A legtima defesa ocorre quando o agente, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso (de outrem), atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Trata-se de uma hiptese de autotutela. Nesse caso, a lei autoriza o prprio individuo a se defender por si proprio. O estado de necessidade ocorre quando algum deteriora ou destri coisa alheia ou causa leso em pessoa, a fim de remover perigo iminente.

11 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ O exemplo o de uma pessoa quebra a janela da casa da vizinha e entra para apagar um incndio (evita um mal maior). Porm o ato s ser legtimo quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, sendo vedado o excesso ao indispensvel para a remoo do perigo. Se a legtima defesa e o estado de necessidade so excludentes de ilicitude, fica excluda, tambm, o dever de indenizar? No! Embora a lei declare que o ato praticado em estado de necessidade ou legtima defesa no ato ilcito, no fica excluda a responsabilidade de reparar o prejuzo. No caso de estado de necessidade, o autor do dano responde perante o lesado, se este no criou a situao de perigo . Caso a situao de perigo tenha sido criada por um terceiro, aquele que respondeu pelas perdas e danos ter ao regressiva em face do terceiro. o que esta expresso nos arts. 929 e 930 do Cdigo Civil: Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistirlhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram. Ou seja, a dona da casa (caso no seja a causadora do incndio) tem direito a indenizao pela janela quebrada. Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado. Nesse caso, se a empregada da casa (terceiro) causou o incndio, aquele que quebrou a janela pagar indenizao a dona da casa, mas ter direito de regresso contra a empregada (terceiro). Na hiptese de legtima defesa, aplica-se o art. 930: Se o ato foi praticado contra o prprio agressor, e em legtima defesa, entao no pode o agente ser civilmente responsabilizado pelos danos causados. Porm, se o dano foi causado terceiro, ento aquele que atuou em legtima defesa ser obrigado ressarcir o lesado, 12 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ cabendo, ao regressiva contra o agressor. Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado. Pargrafo nico. A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I).

Culpa exclusiva da vtima e Culpa concorrente Se s se responde perante o dano a que tenha dado causa, est claro tambm que ningum pode ser obrigado a indenizar por um resultado a que no tenha causado. Culpa exclusiva da vtima: A conduta da vtima poder importar ou na excluso da responsabilidade ou na atenuao no dever de indenizar. O problema aqui apresentado no se trata da culpa, mas do nexo causal. A responsabilidade ser excluda em razo da conduta danosa ser originada da prpria vtima e no da sua culpa. No o grau de culpa, mas a efetiva participao da vtima na produo do evento danoso que deve determinar o dever de indenizar. Quando ocorrer fato exclusivo da vtima, fica eliminada a responsabilidade do agente em razo da interrupo do nexo de causalidade. Nesse caso, deixa de existir a relao de causa e efeito entre o ato do agente e o prejuzo experimentado pela vtima. Culpa concorrente da vtima: Porm, o ato da vtima pode no ser suficiente para a produo do dano, somente passando a ser suficiente para causar o prejuzo, quando aliada conduta do agente.

13 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Nesses casos, estar-se diante da culpa concorrente: a conduta do agente e da vtima concorrem para o resultado em grau de importncia e intensidade de modo que o agente no produziria o resultado sozinho, contando com o efetivo auxlio da vtima. Autor e vtima contribuem para a produo de um mesmo fato danoso. Na culpa concorrente a consequncia jurdica no ser excluda a responsabilidade, mas apenas tera sua responsabilidade atenuada, nos termos do art. 945 do Cdigo Civil: Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. Fato exclusivo de terceiro E possvel tambm que o dano seja produzido no em razo da conduta do agente ou da vtima, mas da conduta de um terceiro. Ou seja, o fato de terceiro tambm pode servir como fator de iseno de responsabilidade. Terceiro qualquer pessoa alm da vtima e o responsvel, algum que no tem nenhuma ligao com o causador aparente do dano e nem com o lesado. Nem todo fato de terceiro suficiente para elidir (excluir) a responsabilidade do agente. A regra que predomina a do Princpio da obrigatoriedade do causador direto em reparar o dano. O fato de terceiro no exonera o dever de indenizar, mas permite a ao de regresso em face do terceiro. Porm o fato de terceiro ir exonerar o dever de indenizar quando constitua causa estranha ao causador aparente do dano, isto , quando elimine totalmente a relao de causalidade entre o dano e o desempenho do agente . 14 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Se houver culpa concorrente do terceiro e do agente causador direto do dano, ser solidria a responsabilidade, a vtima poder acionar qualquer um deles pela totalidade do prejuzo. Art. 942. Os bens do responsvel pela ofensa ou violao do direito de outrem ficam sujeitos reparao do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao. Pargrafo nico. So solidariamente responsveis com os autores os coautores e as pessoas designadas no art. 932.

Caso Fortuito ou Fora Maior O caso fortuito e a fora maior so causas de exonerao (liberao) do agente, tendo, portanto igual efeito. Os conceitos de caso fortuito e fora maior no so unnimes. Por esse motivo, os conceitos no costumam ser cobrados em concursos. A doutrina estabelece diferenas entre eles. O caso fortuito (para alguns) o evento imprevisvel e inevitvel; a fora maior, o evento inevitvel, porm previsvel, como por exemplo, os decorrentes das foras da natureza. Outros definem o caso fortuito como o acontecimento natural ou o evento derivado da fora da natureza (terremotos, inundaes); enquanto a fora maior seria o dano originado do fato de outrem (guerra, greves). Quando se trata do ato ilcito e da responsabilidade civil, essa distino se torna totalmente irrelevante porque o Cdigo Civil no art. 393, sem diferenci-las, estabelece a mesma consequncia para ambas as excludentes: exonerao ou liberao do dever de indenizar. Art. 393. O devedor no responde pelos prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se expressamente no se houver por eles responsabilizado.

15 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Pargrafo nico. O caso fortuito ou de fora maior verifica-se no fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir. Assim, sempre que ocorra um fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir, estaremos diante de uma hiptese de caso fortuito ou fora maior apta a exonerar o agente. No obstante o artigo se refira responsabilidade contratual, a jurisprudncia j se firmou no sentido de que ele tem aplicao, tambm, responsabilidade extracontratual. A doutrina coloca, geralmente, dois requisitos para caracterizar a fora maior e o caso fortuito: a) necessariedade; b) inevitabilidade; e c) imprevisibilidade. NECESSIDADE: diz respeito ao fato necessrio e causador do dano, ou seja, o caso fortuito ou fora maior tem que ser suficientes para gerar o dano por si s. INEVITABILIDADE: preciso que o dano seja inevitvel , isto , no existam meios hbeis de evitar ou impedir os seus efeitos. IMPREVISIBILIDADE: preciso que o dano seja imprevisvel.

Clusula de no indenizar Apesar de no ser uma causa legal de excluso da responsabilidade, a clusula de no indenizar consiste numa estipulao prvia pela qual a parte que viria a obrigar-se civilmente perante outra, afasta, de acordo com esta, a aplicao da lei comum ao seu caso. A clusula de no indenizar ou irresponsabilidade no exclui o cumprimento da obrigao, mas apenas a sano pelo descumprimento.

16 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ A clusula de no indenizar consiste em afastar, previamente e bilateralmente, a aplicao de uma obrigao ao seu caso. clusula pela qual uma das partes contratantes declara que no ser responsvel por danos emergentes do contrato, seu inadimplemento total ou parcial. Trata-se da exonerao convencional de reparar o dano. A clusula de no indenizar um acordo de vontades pelo qual se convenciona que determinada parte no ser responsvel por eventuais danos decorrentes de inexecuo ou execuo inadequada do contrato. No exclui a responsabilidade, mas apenas o dever de indenizar. A clusula de no indenizar s ser admitida quando no ferir a ordem pblica, visto que essa matria no se encontra no mbito de disposio das partes. imprescindvel, tambm, a igualdade das partes e a bilateralidade quanto ao consentimento de estipulao da clusula. A clusula vista com extrema cautela no Direito brasileiro e aplicada com bastante restrio. Para saber da validade da clusula de irresponsabilidade, deve-se indagar qual a sua abrangncia. H de se verificar quando ela no admissvel. A clusula no aceita quando o seu contedo destinado a exonerar o devedor da responsabilidade em que incorreria em caso de dolo ou culpa grave. preciso, ainda, que o agente no tenha a inteno de dispensar o dolo ou a culpa e que no pretenda afastar obrigao atrelada funo. Nesse caso, a clusula no pode afastar obrigaes essenciais do contratante, pois assim o prprio contrato perderia seu objeto. o caso, por exemplo, dos estacionamentos que colocam avisos se excluindo da responsabilidade por furtos no veculo; essa clusula nula pelo motivo de que se o local dispe de estacionamento para os clientes, deve por consequncia, manter a segurana do veculo.

17 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Requisitos para a validade da clusula de irresponsabilidade: a) bilateralidade do consentimento; b) no-coliso com preceito de ordem pblica; c) igualdade de posio das partes; d) inexistncia do escopo de eximir o dolo ou a culpa grave do estipulante; e e) ausncia da inteno de afastar obrigao inerente funo.

Responsabilidade Civil

CONCEITO: responsabilidade civil o conjunto de regras e princpios que objetivam a reparao do dano patrimonial e/ou moral; visam a compensao do dano extrapatrimonial causados diretamente por agente que agiu de forma ilcita ou assumiu o risco da atividade causadora da leso. Consiste na obrigao de reparar o dano quando injustamente causado a outrem. Responsabilidade Civil a obrigao que uma pessoa tem de reparar outra, a qual tenha causado algum dano. Resulta da ofensa ou violao de direito, derivada de uma conduta dolosa ou culposa. Revisando o estudo do ato ilcito, a presena do dolo verifica-se quando o indivduo tem pleno conhecimento do mal e direto propsito de pratic-lo. A culpa ocorre quando o indivduo no tem a inteno de causar o dano, porm por age com imprudncia, negligncia ou impercia acaba por cometer o dano. o caso do motorista que ao dirigir o veculo em alta velocidade atropela o indivduo que estava no ponto do nibus na calcada.

OBRIGAO DE INDENIZAR Responsabilidade Civil: a obrigao de indenizar o dano causado a outrem, tanto por dolo como por culpa, sendo que a responsabilidade civil independe da responsabilidade criminal, pois mesmo que o ato ilcito no seja um crime, no deixar de existir a obrigao de indenizar as perdas e os danos.

18 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ O interesse diretamente lesado o privado. O prejudicado poder pleitear ou no de reparao. Esta responsabilidade patrimonial, o patrimnio do devedor que responde por suas obrigaes.

ESPECIES DE RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E EXTRA-CONTRATUAL Responsabilidade Contratual: quando uma das partes contratantes descumpre o contrato (NEGOCIO JURIDICO) ou se torna inadimplente. quando uma pessoa causa prejuzo a outrem por descumprir uma obrigao contratual, um dever contratual. Viola diretamente o contrato e indiretamente a lei. O inadimplemento contratual acarreta a responsabilidade de indenizar as perdas e danos. Responsabilidade Extracontratual ou Aquiliana: quando a responsabilidade no deriva de contrato, mas de infrao ao dever de conduta, um dever legal, imposto genericamente do art. 186 do CC. quando o agente pratica ato ilcito, violando deveres e lesando direitos. NO decorre de descumprimento de contrato. A prpria norma jurdica diretamente violada (arts. 186,187 e 927). DIFERENAS: a) na responsabilidade contratual, o inadimplemento presume-se culposo, o credor lesado encontra-se em posio mais favorvel, pois s est obrigado a demonstrar que a prestao foi descumprida sendo presumida a culpa do inadimplente. Na extracontratual, ao lesado incumbe o nus de provar a culpa ou dolo do causador do dano; b) a contratual tem origem na conveno (acordo), enquanto a extracontratual a tem na inobservncia de dever genrico de no lesar outrem (neminem laedere); c) a capacidade sofre limitaes no terreno da responsabilidade contratual, sendo mais ampla no campo extracontratual. 19 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ

PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL a) ao ou omisso: a responsabilidade por derivar de ato prprio, de ato de terceiro que esteja sob a guarda do agente e, ainda, de danos causados por coisas e animais que lhe pertenam. Para que se configure a responsabilidade por omisso necessrio que exista o dever jurdico de praticar determinado dano (de no se omitir) e que demonstre que, com a sua prtica, o dano poderia ter sido evitado. O dever jurdico de no se omitir pode ser imposto por lei ou resultar de conveno (dever de guarda, de vigilncia, de custdia) e at da criao de alguma situao especial de risco. b) culpa ou dolo do agente: para que a vtima obtenha a reparao do dano, exige o referido dispositivo legal que prove dolo ( a violao deliberada, intencional, do dever jurdico) ou culpa stricto sensu (aquiliana) do agente (imprudncia, negligncia ou impercia). c) relao de causalidade: a relao de causalidade (nexo causal ou etiolgico) entre a ao ou omisso do agente e o dano verificado. Se houver o dano, mas sua causa no est relacionada com o comportamento do agente, inexiste a relao de causalidade e, tambm, a obrigao de indenizar. As excludentes da responsabilidade civil, como a culpa da vtima e o caso fortuito e a fora maior, rompem o nexo de causalidade, afastando a responsabilidade do agente. ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1) Conduta humana; 2) Nexo de causalidade; 3) Dano ou prejuzo. A culpa, no um elemento obrigatrio da responsabilidade civil, uma vez que existe responsabilidade civil sem anlise da culpa.

20 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Existem situaes de responsabilidade civil sem culpa. 1 ELEMENTO: CONDUTA HUMANA: A conduta humana, primeiro elemento da responsabilidade civil, traduz o comportamento humano positivo ou negativo, voluntrio e consciente, causador do resultado danoso. 2 ELEMENTO: NEXO DE CAUSALIDADE H trs teorias explicativas do nexo de causalidade: a) Teoria da equivalncia de condies si n e q u a n on; b) Teoria da causalidade adequada; c) Teoria da Causalidade Direta e Imediata. ou conditios

Teoria da equivalncia de condies ou condition sinequanon: no h diferena entre os antecedentes de um resultado danoso: tudo aquilo que concorresse para o resultado seria considerado causa (todos os antecedente que concorram para o resultado so considerados causa (nesse sentido haveria uma espiral infinita, onde o marceneiro que fez a cama seria culpado pelo adultrio). Teoria da causalidade adequada: Para esta segunda teoria, causa apenas o antecedente que , segundo um juzo abstrato de probabilidade, seja apto ou idneo a determinar o resultado danoso (para esta teoria causa no qualquer condio anterior, somente aquela adequada a produo de um resultado apenas aquela que for mais apropriada a determinar o resultado o intrprete teria que abstratamente analisar qual seria aquela mais adequada a determinar o evento danoso). o exemplo Teoria da Causalidade Direta e Imediata: Para esta terceira teoria, mais objetiva do que as anteriores, causa o antecedente que determina o resultado danoso, como consequncia sua, direta e imediata. Art. 403. Ainda que a inexecuo resulte de dolo do devedor, as perdas e danos s incluem os prejuzos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuzo do disposto na lei processual.

21 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ 3 ELEMENTO: O DANO Nem todo dano indenizvel, ou seja, nem todo dano gera responsabilidade civil. CONCEITO: Dano traduz a leso a um interesse jurdico tutelado, patrimonial ou moral. Dano reflexo ou em ricochete: Dano reflexo aquele que atinge a vtima indireta, ligada vtima direta da atuao ilcita (como se fosse um dano que ricocheteia para vtima indireta). a indenizao aos familiares da vtima de acidente de trnsito. Jos matou Pedro. Mas Pedro tem um filho Matias que reflexamente sofreu um dano Dano In re ipsa: Esta expresso remete-nos ideia do dano que pela sua gravidade ou reiterao, dispensa prova em juzo. o exemplo da inscrio devida em cadastro de inadimplentes, que no depende de prova; ningum precisa provar nada em juzo, no precisa provar que existe uma dor.

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA E OBJETIVA Teoria sobre a reparao do dano (Direito Civil): RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: h obrigao de indenizar sempre que se prova a culpa do agente. A regra no direito Civil a responsabilidade subjetiva estampara no art. 186 do CC. A regra no Direito Administrativo a responsabilidade objetiva art. 37, pargrafo sexto da CF. Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

22 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Do art. 186 se estrai seus elementos ou requisitos:

CAUSA AO/OMISSO NEXO DE CAUSALIDADE

EFEITO DANO

CULPA ou DOLO RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL: INDENIZAO POR PERDAS E DANOS Teoria Subjetiva (Aquiliana): Requisitos ou ELEMENTOS: a) b) c) d) ao ou omisso (negligncia); dano ou prejuzo; Nexo de Causalidade; Dolo ou Culpa (necessria comprovao);

Dolo - comete o Dolo quem pratica um ato ou assume o risco de praticar tal ato. realizado por vontade prpria e consciente de praticar um ato ilcito; Conduta Dolosa - Ex.: uma pessoa inabilitada p/ prtica de medicina (estudante de medicina) realiza uma cirurgia sem Ter condies para tal. Culpa - ausncia do dever de cuidado objetivo, caracterizado pela imprudncia, negligncia ou impercia. o desvio padro do Homem Mdio. Ex.: O dito Homem Mdio procura, ao dirigir um automvel, no atropelar os pedestres e respeitar os sinais de trnsito.

23 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Imprudncia: (conduta ativa) quando ele trafega em alta velocidade em uma via pblica; Negligncia: (conduta passiva) quando ele no toma cuidados de manuteno com seu veculo; Impercia: Falta de habilidade tcnica. A responsabilidade subjetiva est atrelada noo de conduta culposa do agente causador do dano, no que se aplicam todas as consideraes acima sobre os elementos que devem ser reunidos para a configurao da responsabilidade. Assim, no regime da responsabilidade subjetiva, a vtima dever provar que o agente do dano agiu com culpa, o nexo causal existente entre a conduta do agente e o dano causado, e, finalmente, o dano efetivamente ocorrido. RESPONSABILIDADE OBJETIVA: h obrigao de indenizar, independentemente da prova de culpa do responsvel. Na responsabilidade objetiva NO SE EXIGE A PROVA DA CULPA PORQUE A RESPONSABILIDADE, O DEVER DE INDENIZAR DECORRE DE LEI. Ex.: a responsabilidade da empresa pelos danos causados clientela, em atos praticados por empregado no exerccio da funo ou em razo do servio. Nesse caso, a empresa responsvel pelo dano, mas poder ter direito de regresso contra o empregado se este for culpado. Tambm como exemplo clssico da responsabilidade objetiva o abuso de direito art. 187. No abuso de direito a lei atribui a responsabilidade e, portanto, o dever de indenizar, quele que ao exercer seu direito, extrapola-o e causa dano a outrem. Aqui no se exige que pratique a ao com culpa; ao contrrio, independe de culpa. Outro exemplo a responsabilidade da administrao pblica que objetiva, independente de culpa: CF, art, 37, 6. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

24 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ

REQUISITOS OU ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA: CAUSA AO/OMISSO NEXO DE CAUSALIDADE EFEITO DANO

Independe de CULPA

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL: INDENIZAO POR PERDAS E DANOS Requisitos ou ELEMENTOS: a) ao ou omisso; b) dano ou prejuzo; c) Nexo Causal; Fundamento Jurdico: As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos RESPONDERO pelos DANOS que seus AGENTES (funcionrios), em trabalho, causarem a terceiros, assegurado o DIREITO DE REGRESSO contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. A responsabilidade civil objetiva prescinde da prova da conduta culposa do agente. Para gerar o direito indenizao, basta vtima provar o nexo causal e o dano sofrido. Se fosse compelida a vtima a provar a culpa do agente em numerosas situaes, terminar-se-ia por gerar verdadeiras injustias, dada a dificuldade que a produo dessa prova poderia acarretar.

25 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Teoria do Risco Administrativo: quando presente os trs requisitos (imprudncia, negligncia ou impercia), o Estado tem que indenizar a vtima; contudo pode demonstrar caso fortuito (ou fora maior) o culpa exclusiva da vtima. Teoria do Risco Integral: quando presente os trs requisitos (imprudncia, negligncia ou impercia), a vtima deve ser indenizada pelo causador . Nesse caso, o risco o fator preponderante da existncia do lucro. Ex.: as atividades seguradoras.

Da Responsabilidade Civil Da Obrigao de Indenizar Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Responsabilidade Objetiva decorre de: Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Lei (dispe que no caso X a responsabilidade objetiva). Responsabilidade Objetiva Atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Responsabilidade do INCAPAZ: Art. 928. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, (SOMENTE) se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. 26 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Pargrafo nico. A indenizao prevista neste artigo, que dever ser equitativa, no ter lugar se privar do necessrio o incapaz ou as pessoas que dele dependem. Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistir-lhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram. Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado. Pargrafo nico. A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I). Responsabilidade dos Empresrios e Empresas = OBJETIVA: Art. 931. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresrios individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulao. Responsabilidade Objetiva e Solidria: Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia; II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condies; III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele; IV - os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, pelos seus hspedes, moradores e educandos; V - os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, at a concorrente quantia.

27 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ RESPONSABILIDADE OBJETIVA: Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. Art. 934. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. Art. 935. A responsabilidade civil independente da criminal, no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal. Responsabilidade do Dono de Animal: Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar culpa da vtima ou fora maior. Responsabilidade do dono de edifcio ou construo: Art. 937. O dono de edifcio ou construo responde pelos danos que resultarem de sua runa, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta. Responsabilidade por coisas lanadas: Art. 938. Aquele que habitar prdio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele carem ou forem lanadas em lugar indevido. Responsabilidade do Credor: Art. 939. O credor que demandar o devedor antes de vencida a dvida, fora dos casos em que a lei o permita, ficar obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, embora estipulados, e a pagar as custas em dobro. Art. 940. Aquele que demandar por dvida j paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficar obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrio. Art. 941. As penas previstas nos arts. 939 e 940 no se aplicaro quando o autor desistir da ao antes de contestada a lide, salvo ao ru o direito de haver indenizao por algum prejuzo que prove ter sofrido. 28 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Art. 942. Os bens do responsvel pela ofensa ou violao do direito de outrem ficam sujeitos reparao do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao. Pargrafo nico. So solidariamente responsveis com os autores os coautores e as pessoas designadas no art. 932. Art. 943. O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. DA INDENIZAO Art. 944. A indenizao mede-se pela extenso do dano. Pargrafo nico. Se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, equitativamente, a indenizao. Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. Art. 946. Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. Art. 947. Se o devedor no puder cumprir a prestao na espcie ajustada, substituir-se- pelo seu valor, em moeda corrente. Art. 948. No caso de homicdio, a indenizao consiste, sem excluir outras reparaes: I - no pagamento das despesas com o tratamento da vtima, seu funeral e o luto da famlia; II - na prestao de alimentos s pessoas a quem o morto os devia, levando-se em conta a durao provvel da vida da vtima. Art. 949. No caso de leso ou outra ofensa sade, o ofensor indenizar o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescena, alm de algum outro prejuzo que o ofendido prove haver sofrido. 29 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Art. 950. Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu. Pargrafo nico. O prejudicado, se preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez. Art. 951. O disposto nos arts. 948, 949 e 950 aplica-se ainda no caso de indenizao devida por aquele que, no exerccio de atividade profissional, por negligncia, imprudncia ou impercia, causar a morte do paciente, agravar-lhe o mal, causar-lhe leso, ou inabilit-lo para o trabalho. Art. 952. Havendo usurpao ou esbulho do alheio, alm da restituio da coisa, a indenizao consistir em pagar o valor das suas deterioraes e o devido a ttulo de lucros cessantes; faltando a coisa, dever-se- reembolsar o seu equivalente ao prejudicado. Pargrafo nico. Para se restituir o equivalente, quando no exista a prpria coisa, estimar-se- ela pelo seu preo ordinrio e pelo de afeio, contanto que este no se avantaje quele. Art. 953. A indenizao por injria, difamao ou calnia consistir na reparao do dano que delas resulte ao ofendido. Pargrafo nico. Se o ofendido no puder provar prejuzo material, caber ao juiz fixar, equitativamente, o valor da indenizao, na conformidade das circunstncias do caso. Art. 954. A indenizao por ofensa liberdade pessoal consistir no pagamento das perdas e danos que sobrevierem ao ofendido, e se este no puder provar prejuzo, tem aplicao o disposto no pargrafo nico do artigo antecedente. Pargrafo nico. Consideram-se ofensivos da liberdade pessoal: I - o crcere privado; II - a priso por queixa ou denncia falsa e de m-f; III - a priso ilegal.

30 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ QUESTES Questo 01. CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo No que se refere aos atos ilcitos e transmisso das obrigaes, julgue os itens subsequentes de acordo com as disposies constantes do Cdigo Civil brasileiro. Se violarem direito e causarem dano a outrem, tanto a ao quanto a omisso voluntria, ou mesmo involuntria, implicam prtica de ato ilcito. Comentrios: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. FATO JURDICO: UM FATO QUE INTERESSA AO DIREITO. ATO JURDICO "LATU SENSU": FATO JURDICO COM ELEMENTO VOLUTIVO (VONTADE) E CONTEDO LCITO. NEGCIO JURDICO: UM ATO JURDICO EM QUE H COMPOSIO DE INTERESSES DAS PARTES COM FINALIDADE ESPECFICA. ATO JURDICO "STRICTO SENSU": UM ATO JURDICO EM QUE OS EFEITOS SO MERAMENTE LEGAIS. Gabarito: errado Questo 02. CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO - Juiz A respeito do abuso de direito, assinale a opo correta. a) O venire contra factum proprium no se configura ante comportamento omissivo. b) A supressio pode coexistir com os prazos legais da decadncia. c) Na surrectio, o exerccio continuado de uma situao jurdica implica nova fonte de direito subjetivo, desde que no contrarie o ordenamento. d) A configurao do abuso de direito exige o elemento subjetivo. e) De acordo com o STJ, a teoria dos atos prprios no se aplica ao poder pblico. Comentrios: Alternativa a - Venire contra factum proprium a sequncia de dois comportamentos que se mostram contraditrios entre si e que so independentes um do outro, cada um deles podendo ser omissivo ou comissivo e podendo repercutir na esfera jurdica alheia. O venire consectrio natural da represso ao abuso de direito. Pois, aquele que desperta a confiana em outrem sobre um determinado comportamento no pode agir de forma diversa da que afirmou que faria. A alternativa A est errada porque o venire contra factum proprium se configura perfeitamente perante um 31 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ comportamento omissivo. incoerente. um comportamento contraditrio,

Alternativa B - Correta. Antes de entender a questo preciso ter em mente o conceito de decadncia. A decadncia a perda do prprio direito (potestativo) pelo seu no exerccio em determinado prazo, quando a lei estabelecer lapso temporal para tanto. A supresssio nada mais do que uma supresso, uma perda, de determinada faculdade jurdica pelo decurso do tempo. O exerccio de determinadas situaes jurdicas por seu retardamento, omisso, faz surgir para outra pessoa uma expectativa. Perfeitamente, por isso, a supressio pode coexistir com os prazos legais de decadncia. Um perde e o outro ganha. Letra C errada: Diferente da supressio, a surrectio no considerada um ato ilcito. sim, uma fonte de direito subjetivo. Como bem conceitua Nelson Rosenvald, a surrectio se constitui como o "exerccio continuado de uma situao jurdica ao arrepio do convencionado, ou do ordenamento que implica em nova fonte de direito subjetivo, estabilizando-se tal situao para o futuro. Verifica-se, portanto, que a surrectio no vista pelo lado do titular do direito que o exerce abusivamente, mas sim, pela parte que atuou de boa-f e se beneficiou por uma situao continuada, decorrente do ato ilcito de outrem. Letra D errada: Enquanto o art. 186, ao regular o ato ilcito strictu sensu, exige, para sua configurao, a presena de elemento subjetivo(culpa) e mesmo do dano; o art. 187, ao dispor sobre o ato ilcito na modalidade abuso de direito, pautou-se por critrios objetivos, cumprindo ao operador do direito aferir, no caso concreto, a presena de seuselementos. Assim, o abuso de direito, previsto no art. 187, vem a ser espcie do gnero ato ilcito (latu sensu), este ltimo previsto no art. 186, ambos do CC/02, porm cada qual dotado de pressupostos e elementos prprios. Gabarito: b Questo 03. CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judicirio - rea Judiciria Com relao a direito civil, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criana e do Adolescente e Cdigo de Defesa do Consumidor, julgue os itens a seguir. A responsabilidade civil decorrente do abuso de direito independe da culpa, sendo a indenizao medida pela extenso do dano.

32 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Comentrios: Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. (Abuso de Direito). Art. 944. A indenizao mede-se pela extenso do dano. A responsabilidade civil decorrente do abuso do direito independe de culpa e fundamenta-se somente no critrio objetivo-finalstico. Gabarito: correto Questo 04. CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judicirio - rea Administrativa A responsabilidade civil no depende de apurao na esfera criminal. Comentrios: ART. 935, A responsabilidade civil independente da criminal (NO DEPENDE DA ESFERA CRIMINAL), no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal. Gabarito: correto Questo 05. CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judicirio - rea Judiciria A respeito de responsabilidade civil, assinale a opo correta. a) O menor de dezoito anos de idade responde pelo prejuzo a que der causa, mesmo que, para isso, tenha de entregar a totalidade de seus bens. b) Considere que Pedro tenha sido emancipado por seus pais logo aps ter atropelado Joana, que faleceu em decorrncia do atropelamento. Nessa situao, os pais de Pedro no respondem solidariamente pelos atos por ele praticados. c) A indenizao mede-se sempre pela extenso do dano causado. d) Considere que Miguel, menor emancipado voluntariamente pelos pais, dirigia o carro de Joo quando colidiu com o porto da casa de Maria. Nessa situao, so solidariamente obrigados a reparar os danos causados a Maria o menor, seus pais e o proprietrio do veculo. e) Para que aquele que praticou ato ilcito esteja obrigado a reparar o dano, basta que seja demonstrado o dolo. Comentrios: Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia;

33 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. Letra A Errada: Deve-se ter em vista o princpio da reparao plena, antes analisado, de modo que os incapazes devem ser solidariamente responsveis, como estabelece o art. 942, sem que a responsabilidade patrimonial seja hierarquizada nestes casos. No entanto, a preservao dos meios indispensveis subsistncia do incapaz deve ocorrer, regra esta ser inserida no art. 942. c) A indenizao mede-se sempre pela extenso do dano causado. O erro da letra "c" est no "sempre" , pois o artigo 945 que trata da culpa concorrente mitiga o princpio da reparao integral. Item D - Muito embora a responsabilidade seja solidria, Joo s responder civilmente se provado o dolo ou culpa, vez que sua responsabilidade subjetiva. Gabarito: d Questo 06. (CESPE/ 2011/TRF/5 REGIO/ Juiz) A respeito do abuso de direito, assinale a opo correta. a) O venire contra factum proprium no se configura ante comportamento omissivo. b) A supressio pode coexistir com os prazos legais da decadncia. c) Na surrectio, o exerccio continuado de uma situao jurdica implica nova fonte de direito subjetivo, desde que no contrarie o ordenamento. d) A configurao do abuso de direito exige o elemento subjetivo. e) De acordo com o STJ, a teoria dos atos prprios no se aplica ao poder pblico. Comentrios: Nos contratos a boa-f se materializa nos institutos: a) supressio (perda de um direito pelo seu no exerccio no tempo); b) surrectio (surgimento do direito pelo costume); c) duty to mitigate the loss (credor no pode aumentar seu prprio prejuzo); d) venire contra factum proprium (ningum pode se benificiar de sua prpria torpeza); e) exceptio non adimplente contractus (exceo de contrato no cumprido). A boa-f objetiva foi consagrada pelo CC de 2002, prevalecendo modernamente sobre o carter objetivo do pacta sunt servanda. 34 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Analisando o art. 187, conclui-se no ser imprescindvel, pois para o reconhecimento da teoria do abuso de direito, que o agente tenha a inteno de causar prejudicar a terceiro, bastando que exceda manifestamente os limites impostos pela finalidade econmica ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. A teoria do abuso de direito ganhou inegvel importncia. Sua relevncia, fez com que outros institutos correlatos tambm chamassem a ateno dos juristas, a exemplo da supressio, situao indicativa de abuso que se caracteriza quando o titular de um direito, no o tendo exercido oportunamente, pretende faz-lo, no mais podendo, por quebra da boa-f objetiva (no confundir com a surrectio, hiptese em que o exerccio continuado de uma dada situao ou a prtica de determinado comportamento contrrio ordem jurdica culmina por constituir um direito em favor do agente - ex.: utilizao da rea comum em condomnio. De fato, a funo social do contrato, afasta o venire contra factum proprium, evitando a surpresa e valorizando a confiana entre os contratantes. Assim, enquanto a supressio vem de uma omisso reiterada, a surrectio advm de uma ao usual no contraditada, que podem gerar uma legtima expectativa na parte, no sentido de que o contratante continuar agindo como "sempre agiu", embora o pacto inicial no tenha sido aprioristicamente observado. Requisitos para a consumao da prescrio e, no que couber da decadncia: 1. existncia de direito exercitvel; 2. inrcia do titular pelo no-exerccio; 3. continuidade da inrcia por certo tempo; 4. ausncia de fato ou ato impeditivo, suspensivo ou interruptivo do curso da prescrio - requisito aplicvel decadncia excepcionalmente, somente por previso legal especfica. Tanto a supressio, quanto a decadncia so excelentes alegaes de defesa em face da omisso, j que o direito no socorre a quem dorme. A supressio refere-se ao fenmeno da supresso determinadas relaes jurdicas pelo decurso do tempo. de

surrectio o fenmeno inverso, ou seja, o surgimento de uma prtica de usos e costumes locais. Assim, tanto a supressio como 35 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ a surrectio consagram formas perda e aquisio de direito pelo decurso do tempo. Encontra-se exemplo de supressio e surrectio no art. 330 do Cdigo Civil, ao dispor que se o devedor efetuar, reiteradamente o pagamento da prestao em lugar diverso do estipulado no negcio jurdico, h presuno juris tantum de que o credor a ele renunciou, baseado no princpio da boa-f objetiva e nessas formas de aquisio e perda de direito pelo decurso do tempo. Consequentemente, se o devedor efetuar o pagamento em local diverso do previsto no contrato, de forma reiterada, surge o direito subjetivo de assim continuar fazendo-o surrectio e o credor no poder contrari-lo, pois houve a perda do direito supressio, desde que, com observncia do venire contra factum proprium no potest. O venire contra factum proprium uma vedao decorrente do princpio da confiana. Trata-se de um tipo de ato abusivo de direito. Referida vedao assegura a manuteno da situao de confiana legitimamente criada nas relaes jurdicas contratuais, onde no se admite a adoo de condutas contraditrias. Trata-se de por meio do qual se veda que se aja em determinado momento de uma certa maneira e, ulteriormente, adote-se um comportamento que frustra, vai contra aquela conduta tomada em primeiro lugar. O venire contra factum proprium no potest significa a proibio de ir contra fatos prprios j praticados. Alternativa a - incorreta. O venire contra factum proprium pode derivar de um comportamento comissivo ou omissivo. Diferente da supressio, a surrectio no considerada um ato ilcito. sim, uma fonte de direito subjetivo. Como bem conceitua Nelson Rosenvald, a surrectio se constitui como o "exerccio continuado de uma situao jurdica ao arrepio do convencionado, ou do ordenamento que implica em nova fonte de direito subjetivo, estabilizando-se tal situao para o futuro" (2007, p. 139). Verificase, portanto, que a surrectio no vista pelo lado do titular do direito que o exerce abusivamente, mas sim, pela parte que atuou de boa-f e se beneficiou por uma situao continuada, decorrente do ato ilcito de outrem. Letra D errada: Enquanto o art. 186, do CC/02, ao regular o ato 36 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ ilcito strictu sensu, exige, para sua configurao, a presena de elemento subjetivo(culpa) e mesmo do dano; o art. 187, ao dispor sobre o ato ilcito na modalidade abuso de direito, pautou-se por critrios objetivos, cumprindo ao operador do direito aferir, no caso concreto, a presena de seuselementos. Assim, o abuso de direito, previsto no art. 187, vem a ser espcie do gnero ato ilcito (latu sensu), este ltimo previsto no art. 186, ambos do CC/02, porm cada qual dotado de pressupostos e elementos prprios. Gabarito: b Questo 07. (CESPE Analista MPU/2010) Comete ato ilcito o mdico que, por negligncia, deixe de atender um paciente e este, em razo desse fato, tenha de sofrer amputao de membro. Comentrios: O art. 186 do Cdigo Civil estabelece que aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Gabarito: correto Questo 08. (CESPE EXAME DE ORDEM 137 OAB-SP/2008) Ato ilcito oque se pratica de acordo com a ordem jurdica, mas que viola direito subjetivo individual, apto a causar dano material ou moral a outrem. Comentrios: Ato ilcito o que se pratica contra a ordem jurdica, violando direito (art. 186 do CC). Gabarito: errado Questo 09. (CESPE Agente Administrativo AGU/2010) O titular de um direito que, ao exerc-lo, exceda manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes cometer um ato ilcito. Comentrios: O art. 187 do Cdigo Civil dispe que comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Gabarito: correto Questo 10. (CESPE Analista judicirio TRT-RN/2007) O abuso de direito enseja responsabilidade civil, sendo suficiente, para que o sujeito possa ser responsabilizado civilmente, que haja provas da inteno de prejudicar terceiro. 37 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Comentrios: A doutrina majoritria considera o abuso de direito com natureza objetiva, ou seja, sua responsabilidade independe de culpa. Vale lembrar que o abuso de direito um ato ilcito (art.187). Gabarito: errado Questo 11. (CESPE Juiz Federal TRF - 5 Regio/2011) A configurao do abuso de direito exige o elemento subjetivo. Comentrios: A doutrina majoritria considera o abuso de direito com natureza objetiva, ou seja, sua responsabilidade independe de culpa. Vale lembrar que o abuso de direito um ato ilcito (art.187 do CC). Gabarito: errado Questo 12. (CESPE Advogado FUNDAC-PB/2008) Segundo dispe o Cdigo Civil vigente, comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos costumes. Assim, para tipificar o abuso de direito, ser imprescindvel a prova de que o agente agiu culposamente. Comentrios: A doutrina majoritria considera o abuso de direito com natureza objetiva, ou seja, sua responsabilidade independe de culpa. Vale lembrar que o abuso de direito um ato ilcito (art.187 do CC). Gabarito: errado Questo 13. (CESPE Procurador do estado PGE-PI/2008) O abuso de direito, que uma das fontes de obrigaes, caracteriza-se no pela incidncia da violao formal a direito, mas pela extrapolao dos limites impostos pelo ordenamento jurdico para o seu exerccio. Comentrios: O abuso de direito est previsto no art. 187 do Cdigo Civil, que prev que tambm comete ato ilcito o titular deum direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Gabarito: correto Questo 14. (CESPE servidor nvel IV Direito MC/2008) Suponha que, em circunstncia de perigo iminente, Pedro destruiu coisa alheia. Sabe-se que as circunstncias tornaram absolutamente necessria a destruio da coisa, e que Pedro no excedeu os

38 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ limites do indispensvel para a remoo do perigo. A situao apresentada no constitui ato ilcito. Comentrios: Segundo o art. 188 do Cdigo Civil, no constituem atos ilcitos a deteriorao ou destruio da coisa alheia a fim de remover perigo iminente. Nesse caso, nos termos do pargrafo nico desse artigo, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Gabarito: correto Questo 15. (CESPE - Analista judicirio - TJ-ES/2011) Cometer ato ilcito por abuso de direito o motorista de ambulncia que, trafegando em situao de emergncia e, portanto, com a sirene ligada, ultrapassar semforo fechado e abalroar veculo de particular que, sem justificativa, deixe de lhe dar passagem. Comentrios: Essa situao configura exerccio regular de um direito reconhecido, que, segundo o art. 188, I do CC, no constitui ato ilcito. Gabarito: errado Questo 16. (CESPE EXAME DE ORDEM 137 OAB-SP/2008) Todo ato lesivo classificado como ato ilcito. Comentrios: Existem atos lesivos que no so ilcitos, como os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido (art. 188, I) e a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente (art. 188, II). Gabarito: errado Questo 17. (CESPE Especialista ANS/2005) Para livrar-se de perigo iminente, Pedro destruiu bem pertencente a Caio. Conforme laudo pericial oficial, ficou comprovado que as circunstncias haviam tomado absolutamente necessria a destruio do bem de Caio. Sabe-se que Pedro no excedeu os limites do indispensvel para a remoo do perigo, mas, ainda assim, causou dano ao bem pertencente a Caio, comprovado por meio de percia. certo tambm que Caio no foi culpado do perigo. Considerando a situao hipottica acima, Pedro, apesar de ter destrudo coisa alheia, no praticou ato ilcito, uma vez que no foi alm do limite indispensvel remoo do perigo. Comentrios: Segundo o art. 188, no constituem atos ilcitos a deteriorao ou destruio da coisa alheia a fim de remover perigo 39 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ iminente. Nesse caso, nos termos do pargrafo nico desse artigo, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Gabarito: correto Questo 18. (CESPE - Procurador Municpio de Boa Vista-RR/2010) A destruio de coisa alheia a fim de remover perigo iminente no constitui ato ilcito civil, sobretudo se as circunstncias a tornarem absolutamente necessria, e o agente no exceder os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Comentrios: De acordo com o art. 188, II e pargrafo nico do Cdigo Civil, no constitui ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, a fim de remover perigo iminente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Gabarito: correto Questo 19. (CESPE Tcnico Judicirio TRT-ES/2009) Poder haver anulao do negcio jurdico se o devedor insolvente doar imvel do seu patrimnio a um irmo seu. Comentrios: De acordo com o art. 197, do Cdigo Civil, os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. Trata-se de fraude contra credores. Alm disso, de acordo com o art. 171, II, anulvel o negcio jurdico por vcio resultante defraude contra credores. Gabarito: correto Questo 20. (CESPE Analista MPU/2010) Considere que, em uma carreata, ocorra coliso entre trs veculos. Nessa situao, estabelece-se, entre os proprietrios dos bens envolvidos, relao jurdica extracontratual. Comentrios: No caso em epgrafe, no h contrato entre as partes envolvidas e sim uma relao jurdica extracontratual, que nada mais do que a observncia de normas gerais de conduta, de preceitos legais. Gabarito: correto Questo 21. (CESPE Defensor DPU/2010) A proibio de comportamento contraditrio aplicvel ao direito brasileiro como 40 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ modalidade do abuso de direito e pode derivar de comportamento tanto omissivo quanto comissivo. Comentrios: A proibio de comportamento contraditrio, ou venire contra factum proprium, como uma das modalidades de abuso de direito, segundo a doutrina, decorre tanto de um comportamento comissivo quanto de um omissivo. Probe-se, dessa maneira, que uma pessoa mude de ideia aps adotar alguma posio jurdica, protegendo-se, assim, a confiana. Gabarito: errado Questo 22. (CESPE Defensor DPU/2010) A exemplo da responsabilidade civil por ato ilcito em sentido estrito, o dever de reparar decorrente do abuso de direito depende da comprovao de ter o indivduo agido com culpa ou dolo. Comentrios: De acordo com a doutrina majoritria, a responsabilidade por abuso de direito objetiva, ou seja, independe de culpa. Gabarito: errado Questo 23. (CESPE EXAME DE ORDEM 137 OAB-SP/2008) A ilicitude do ato praticado com abuso de direito possui sempre natureza subjetiva, somente afervel a partir da comprovao da existncia de culpa ou dolo. Comentrios: De acordo com a doutrina majoritria, a responsabilidade por abuso de direito objetiva, ou seja, independe de culpa. Gabarito: errado Questo 24. (CESPE Analista judicirio TRT-RN/2007) Pode ocorrer abuso de direito mesmo que o agente atue dentro dos limites da lei. Comentrios: Se o agente atua dentro dos limites da lei, mas excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes, ele age com abuso de direito. Para a doutrina, o abuso de direito seria lcito em relao ao contedo, porm ilcito em relao s suas consequncias. Gabarito: correto Questo 25. (CESPE Juiz Federal TRF - 5 Regio/2011) De acordo com o STJ, a teoria dos atos prprios no se aplica ao poder pblico.

41 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Comentrios: Pela teoria dos atos prprios, no se pode adotar comportamento contrrio a atos prprios (atos adotados anteriormente pelo prprio rgo). Segundo o STJ, a teoria dos atos prprios impede que a administrao pblica retorne sobre os prprios passos, prejudicando os terceiros que confiaram na regularidade de seu procedimento (Resp 141879/SP, rel Min. Ruy Rosado de Aguiar, 17.03.1998). Assim, percebe que essa teoria aplicada sim ao poder pblico. Gabarito: errado Questo 26. (CESPE Advogado CEHAP-PB/2009) Considere a seguinte situao hipottica. Srgio, menor relativamente incapaz, foi constitudo mandatrio de Mrcio. Por essa razo, Srgio realizou negcio jurdico em nome de Mrcio, estando desacompanhado de assistente. Nessa situao hipottica, o negcio jurdico ser passvel de ser anulado em face da incapacidade relativa de Srgio. Comentrios: De acordo com o art. 666 do Cdigo Civil, o maior de dezesseis e menor de dezoito anos (relativamente incapaz) no emancipado pode ser mandatrio, mas o mandante no tem ao contra ele seno de conformidade com as regras gerais, aplicveis s obrigaes contradas por menores. Gabarito: errado Questo 27. (CESPE Advogado FUNDAC-PB/2008) O ato negocial apenas produzir efeitos jurdicos se houver correspondncia entre a vontade declarada e a que o agente quer exteriorizar. A esse respeito, correto afirmar que a anulabilidade do negcio jurdico produz seus efeitos antes de essa declarao de vontade ser julgada por sentena ou ser pronunciada de ofcio pelo juiz. Comentrios: A anulabilidade produz seus efeitos aps a sentena. A nulidade que produz efeitos anteriores sentena judicial. Gabarito: errado Questo 28. (CESPE Promotor MPE-RO/2008) No abuso de direito, a aferio da ilicitude do ato independe da demonstrao da existncia do dolo ou culpa do agente. Comentrios: Segundo a maior parte da doutrina, a responsabilidade por abuso de direito objetiva, ou seja, no depende de culpa. Gabarito: correto

42 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Questo 29. (CESPE Procurador do estado PGE-PI/2008) Os atos ilcitos praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito, que provoquem deteriorao ou destruio da coisa alheia ou leso a pessoa, no geram o dever de indenizar. Comentrios: Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo (art. 927 do CC). De acordo com o art.188, I do CC, os atos praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito no constituem ato ilcito. Porm, segundo o art. 188, II, pargrafo nico do CC, no constitui ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Gabarito: errado Questo 30. (CESPE Procurador do estado PGE-PI/2008) O abuso de direito configura-se como ato ilcito e a responsabilidade dele decorrente depende de dolo ou culpa, tendo, portanto, natureza subjetiva. Assim, para o reconhecimento desse ato ilcito, imprescindvel que o agente tenha a inteno de prejudicar um terceiro, que, por sua vez, ao exercer determinado direito, tenha excedido manifestamente os limites impostos pela finalidade econmica ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Comentrios: Segundo a maior parte da doutrina, a responsabilidade por abuso de direito objetiva, ou seja, no depende de culpa. Gabarito: errado LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS Questo 01. CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo No que se refere aos atos ilcitos e transmisso das obrigaes, julgue os itens subsequentes de acordo com as disposies constantes do Cdigo Civil brasileiro. Se violarem direito e causarem dano a outrem, tanto a ao quanto a omisso voluntria, ou mesmo involuntria, implicam prtica de ato ilcito. Questo 02. CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO - Juiz A respeito do abuso de direito, assinale a opo correta. a) O venire contra factum proprium no se configura ante comportamento omissivo. b) A supressio pode coexistir com os prazos legais da decadncia. 43 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ c) Na surrectio, o exerccio continuado de uma situao jurdica implica nova fonte de direito subjetivo, desde que no contrarie o ordenamento. d) A configurao do abuso de direito exige o elemento subjetivo. e) De acordo com o STJ, a teoria dos atos prprios no se aplica ao poder pblico. Questo 03. CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judicirio - rea Judiciria Com relao a direito civil, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criana e do Adolescente e Cdigo de Defesa do Consumidor, julgue os itens a seguir. A responsabilidade civil decorrente do abuso de direito independe da culpa, sendo a indenizao medida pela extenso do dano. Questo 04. CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judicirio - rea Administrativa A responsabilidade civil no depende de apurao na esfera criminal. Questo 05. CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judicirio - rea Judiciria A respeito de responsabilidade civil, assinale a opo correta. a) O menor de dezoito anos de idade responde pelo prejuzo a que der causa, mesmo que, para isso, tenha de entregar a totalidade de seus bens. b) Considere que Pedro tenha sido emancipado por seus pais logo aps ter atropelado Joana, que faleceu em decorrncia do atropelamento. Nessa situao, os pais de Pedro no respondem solidariamente pelos atos por ele praticados. c) A indenizao mede-se sempre pela extenso do dano causado. d) Considere que Miguel, menor emancipado voluntariamente pelos pais, dirigia o carro de Joo quando colidiu com o porto da casa de Maria. Nessa situao, so solidariamente obrigados a reparar os danos causados a Maria o menor, seus pais e o proprietrio do veculo. e) Para que aquele que praticou ato ilcito esteja obrigado a reparar o dano, basta que seja demonstrado o dolo. Questo 06. (CESPE/ 2011/TRF/5 REGIO/ Juiz) A respeito do abuso de direito, assinale a opo correta. a) O venire contra factum proprium no se configura ante comportamento omissivo. b) A supressio pode coexistir com os prazos legais da decadncia. c) Na surrectio, o exerccio continuado de uma situao jurdica implica nova fonte de direito subjetivo, desde que no contrarie o ordenamento. 44 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ d) A configurao do abuso de direito exige o elemento subjetivo. e) De acordo com o STJ, a teoria dos atos prprios no se aplica ao poder pblico. Questo 07. (CESPE Analista MPU/2010) Comete ato ilcito o mdico que, por negligncia, deixe de atender um paciente e este, em razo desse fato, tenha de sofrer amputao de membro. Questo 08. (CESPE EXAME DE ORDEM 137 OAB-SP/2008) Ato ilcito oque se pratica de acordo com a ordem jurdica, mas que viola direito subjetivo individual, apto a causar dano material ou moral a outrem. Questo 09. (CESPE Agente Administrativo AGU/2010) O titular de um direito que, ao exerc-lo, exceda manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes cometer um ato ilcito. Questo 10. (CESPE Analista judicirio TRT-RN/2007) O abuso de direito enseja responsabilidade civil, sendo suficiente, para que o sujeito possa ser responsabilizado civilmente, que haja provas da inteno de prejudicar terceiro. Questo 11. (CESPE Juiz Federal TRF - 5 Regio/2011) A configurao do abuso de direito exige o elemento subjetivo. Questo 12. (CESPE Advogado FUNDAC-PB/2008) Segundo dispe o Cdigo Civil vigente, comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos costumes. Assim, para tipificar o abuso de direito, ser imprescindvel a prova de que o agente agiu culposamente. Questo 13. (CESPE Procurador do estado PGE-PI/2008) O abuso de direito, que uma das fontes de obrigaes, caracteriza-se no pela incidncia da violao formal a direito, mas pela extrapolao dos limites impostos pelo ordenamento jurdico para o seu exerccio. Questo 14. (CESPE servidor nvel IV Direito MC/2008) Suponha que, em circunstncia de perigo iminente, Pedro destruiu coisa alheia. Sabe-se que as circunstncias tornaram absolutamente necessria a destruio da coisa, e que Pedro no excedeu os limites do indispensvel para a remoo do perigo. A situao apresentada no constitui ato ilcito. 45 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Questo 15. (CESPE - Analista judicirio - TJ-ES/2011) Cometer ato ilcito por abuso de direito o motorista de ambulncia que, trafegando em situao de emergncia e, portanto, com a sirene ligada, ultrapassar semforo fechado e abalroar veculo de particular que, sem justificativa, deixe de lhe dar passagem. Questo 16. (CESPE EXAME DE ORDEM 137 OAB-SP/2008) Todo ato lesivo classificado como ato ilcito. Questo 17. (CESPE Especialista ANS/2005) Para livrar-se de perigo iminente, Pedro destruiu bem pertencente a Caio. Conforme laudo pericial oficial, ficou comprovado que as circunstncias haviam tomado absolutamente necessria a destruio do bem de Caio. Sabe-se que Pedro no excedeu os limites do indispensvel para a remoo do perigo, mas, ainda assim, causou dano ao bem pertencente a Caio, comprovado por meio de percia. certo tambm que Caio no foi culpado do perigo. Considerando a situao hipottica acima, Pedro, apesar de ter destrudo coisa alheia, no praticou ato ilcito, uma vez que no foi alm do limite indispensvel remoo do perigo. Questo 18. (CESPE - Procurador Municpio de Boa Vista-RR/2010) A destruio de coisa alheia a fim de remover perigo iminente no constitui ato ilcito civil, sobretudo se as circunstncias a tornarem absolutamente necessria, e o agente no exceder os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Questo 19. (CESPE Tcnico Judicirio TRT-ES/2009) Poder haver anulao do negcio jurdico se o devedor insolvente doar imvel do seu patrimnio a um irmo seu. Questo 20. (CESPE Analista MPU/2010) Considere que, em uma carreata, ocorra coliso entre trs veculos. Nessa situao, estabelece-se, entre os proprietrios dos bens envolvidos, relao jurdica extracontratual. Questo 21. (CESPE Defensor DPU/2010) A proibio de comportamento contraditrio aplicvel ao direito brasileiro como modalidade do abuso de direito e pode derivar de comportamento tanto omissivo quanto comissivo. Questo 22. (CESPE Defensor DPU/2010) A exemplo da responsabilidade civil por ato ilcito em sentido estrito, o dever de reparar decorrente do abuso de direito depende da comprovao de ter o indivduo agido com culpa ou dolo. 46 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Questo 23. (CESPE EXAME DE ORDEM 137 OAB-SP/2008) A ilicitude do ato praticado com abuso de direito possui sempre natureza subjetiva, somente afervel a partir da comprovao da existncia de culpa ou dolo. Questo 24. (CESPE Analista judicirio TRT-RN/2007) Pode ocorrer abuso de direito mesmo que o agente atue dentro dos limites da lei. Questo 25. (CESPE Juiz Federal TRF - 5 Regio/2011) De acordo com o STJ, a teoria dos atos prprios no se aplica ao poder pblico. Questo 26. (CESPE Advogado CEHAP-PB/2009) Considere a seguinte situao hipottica. Srgio, menor relativamente incapaz, foi constitudo mandatrio de Mrcio. Por essa razo, Srgio realizou negcio jurdico em nome de Mrcio, estando desacompanhado de assistente. Nessa situao hipottica, o negcio jurdico ser passvel de ser anulado em face da incapacidade relativa de Srgio. Questo 27. (CESPE Advogado FUNDAC-PB/2008) O ato negocial apenas produzir efeitos jurdicos se houver correspondncia entre a vontade declarada e a que o agente quer exteriorizar. A esse respeito, correto afirmar que a anulabilidade do negcio jurdico produz seus efeitos antes de essa declarao de vontade ser julgada por sentena ou ser pronunciada de ofcio pelo juiz. Questo 28. (CESPE Promotor MPE-RO/2008) No abuso de direito, a aferio da ilicitude do ato independe da demonstrao da existncia do dolo ou culpa do agente. Questo 29. (CESPE Procurador do estado PGE-PI/2008) Os atos ilcitos praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito, que provoquem deteriorao ou destruio da coisa alheia ou leso a pessoa, no geram o dever de indenizar. Questo 30. (CESPE Procurador do estado PGE-PI/2008) O abuso de direito configura-se como ato ilcito e a responsabilidade dele decorrente depende de dolo ou culpa, tendo, portanto, natureza subjetiva. Assim, para o reconhecimento desse ato ilcito, imprescindvel que o agente tenha a inteno de prejudicar um terceiro, que, por sua vez, ao exercer determinado direito, tenha excedido manifestamente os limites impostos pela finalidade econmica ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. 47 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ

GABARITO 01. 06. 11. 16. 21. 26. e b e e e e 02. 07. 12. 17. 22. 27. b c e c e e 03. 08. 13. 18. 23. 28. c e c c e c 04. 09. 14. 19. 24. 29. c c c c c e 05. 10. 15. 20. 25. 30. d e e c e e

QUESTES FCC Questo 01. FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico Sobre o Sistema de Responsabilidade Civil correto afirmar: a) No caso de atropelamento por veculo dirigido profissionalmente, a pretenso de reparao civil das escoriaes e fraturas sofridas, pelo pedrestre, sob o prisma do Direito Civil, exigir a prova da culpa do motorista ofensor. b) Moradora de Curitiba perdeu o horrio para realizao de prova de segunda fase de concurso realizado em Manaus em razo de atraso no voo devido greve dos pilotos de determinada companhia area. Esta situao caracteriza o chamado dano reflexo ou por ricochete. c) Pessoa embriagada, que atravessa larga avenida fora da faixa de segurana e correndo, vindo a ser atropelada por motorista que trafegava acima do limite de velocidade, deve ser indenizada integralmente, com base no princpio da restitutio in integrum. d) Microempresrio contrata as empresas X e Y para o transporte cumulativo de uma carga que deixa de ser entregue em seu destino. Nesse caso, cada transportador deve responder pelo eventual descumprimento do contrato relativamente ao respectivo percurso, podendo opor tratar-se de obrigao de meio. e) Famoso artista de rua, que tem sua imagem veiculada em propaganda comercial sem sua autorizao, ter direito indenizao, independentemente da demonstrao de seu prejuzo. Comentrios: Art. 18. Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial. Dano reflexo ou por ricochete aquele que atinge a vtima indireta ligada vtima direta da atuao ilcita. H uma vtima primria e outra secundria. Diferencia-se do dos danos indiretos, nos quais a mesma vtima sofre uma cadeia de prejuzos. 48 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ No mbito da responsabilidade civil, como se sabe, so seus elementos caracterizadores: a conduta humana, o nexo de causalidade e o dano. A doutrina explica que o dano indireto remete ideia de uma cadeia de prejuzos, ou seja, a mesma vtima sofre um dano principal, denominado de direto e, em consequncia deste, ainda suporta outro, indireto. Numa relao de compra e venda de um animal, o comprador verifica a existncia de uma doena letal (dano direto), sendo que a doena transmitida para todo o rebanho que o comprador j possua (dano indireto). O dano reflexo, por sua vez, aquele que atinge, alm da vtima direta, uma terceira pessoa, distinguindo-se do dano indireto exatamente porque neste a mesma vtima suporta danos direto e indireto. Alternativa a) Motorista profissional = responsabilidade objetiva. No caso de atropelamento por veculo dirigido profissionalmente, a pretenso de reparao civil das escoriaes e fraturas sofridas, pelo pedrestre, sob o prisma do Direito Civil, exigir a prova da culpa do motorista ofensor. O CC/02 passa a admitir a responsabilidade objeitva expressamente, pela regra constante do seu art. 927, nico. A obrigao de reparar o dano decorre da atividade desenvolvida pelo autor, que por sua natureza, criou o risco para os direitos de outrem. Na responsabilidade objetiva o nexo de causalidade formado pela conduta, cumulada coma previso legal de responsabilidade sem culpa ou pela atividade de risco. Alternativa b) Cabe indenizao com base na teoria da perda de uma chance. Moradora de Curitiba perdeu o horrio para realizao de prova de segunda fase de concurso realizado em Manaus em razo de atraso no voo devido greve dos pilotos de determinada companhia area. Esta situao caracteriza o chamado dano reflexo ou por ricochete. Errado, esta situao caracteriza DANO POR PERDA DE UMA CHANCE. A perda de uma chance est caracterizada quando uma pessoa v frustada uma expectativa, uma oportunidade futura, que dentro da lgica do razovel, ocorreria se as coisas seguissem o seu curso normal. Alternativa c) Culpa concorrente. Pessoa embriagada, que atravessa larga avenida fora da faixa de segurana e correndo, vindo a ser atropelada por motorista que trafegava acima do limite de velocidade, deve ser indenizada integralmente, com base no princpio da restitutio in integrum. Errado. O que h a culpa concorrente , ou fato concorrente, como exposto, apenas abranda a responsabilizao, ou seja, atenua o nexo de causalidade, o que 49 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ incidncia direta da teoria da causalidade adequada. A causalidade adequada valoriza a concausalidade, os fatos concorrentes e o grau de culpa dos envolvidos. Essa teoria consta dos arts. 944 e 945 do CC/02. Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. Alternativa d) Art. 756. No caso de transporte cumulativo, todos os transportadores respondem solidariamente pelo dano causado perante o remetente, ressalvada a apurao final da responsabilidade entre eles, de modo que o ressarcimento recaia, por inteiro, ou proporcionalmente, naquele ou naqueles em cujo percurso houver ocorrido o dano. Ademais, trata-se de uma obrigao de resultado. Microempresrio contrata as empresas X e Y para o transporte cumulativo de uma carga que deixa de ser entregue em seu destino. Nesse caso, cada transportador deve responder pelo eventual descumprimento do contrato relativamente ao respectivo percurso, podendo opor tratarse de obrigao de meio. Errado, relativamente ao transporte de coisas, enuncia o art. 750 do CC/02 a responsabilidade objetiva do transportador. Ora, mesmo no havendo previso expressa quanto responsabilidade independete de culpa, no h dvidas quanto a essa natureza. Primeiro, pelo tratamento que sempre foi dado matria, tanto pela doutrina quanto por jurisprudncia. Segundo, porque o transportador assume uma obrigao de fim ou de resultado, qual seja, a de levar a coisa at seu destino com segurana e integridade, o que gera a clusula da incolunidade. OBS. A ttulo de curiosidade prescreve o Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. Art. 756. No caso de transporte cumulativo, todos os transportadores respondem solidariamente pelo dano causado perante o remetente, ressalvada a apurao final da responsabilidade entre eles, de modo que o ressarcimento recaia, por inteiro, ou proporcionalmente, naquele ou naqueles em cujo percurso houver ocorrido o dano. Alternativa e) correta: dano moral presumido, objetivo ou in re ipsa. Smula 403 do STJ: Independe de prova do prejuzo a indenizao pela publicao no autorizada de imagem de pessoa com fins econmicos ou comerciais.

50 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Famoso artista de rua, que tem sua imagem veiculada em propaganda comercial sem sua autorizao, ter direito indenizao, independentemente da demonstrao de seu prejuzo. Sm. 403 do STJ: Independe de prova do prejuzo a indenizao pela publicao no autorizada de imagem de pessoa com fins econmicos ou comerciais. Gabarito: e Questo 02. FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico correto afirmar: a) A pessoa jurdica, porque no titulariza direitos subjetivos referentes dignidade da pessoa humana, no titular de direitos da personalidade, embora possa sofrer dano moral. b) A indenizao por dano esttico, na qualidade de espcie de dano moral, abarca este, no havendo falar em responsabilizao autnoma do agente ofensor com relao aos danos psicolgicos. c) cabvel a recusa do pagamento da indenizao acidentria civil baseada na falta de pagamento do prmio do seguro obrigatrio de Danos Pessoais Causados por Veculos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). d) O absolutamente incapaz no responde pelos danos que causar, tendo em vista a responsabilidade privativa de seus pais ou responsveis. e) No caso de deteriorao da coisa alheia, provocada para remover perigo iminente provocado por terceiro, assistir ao proprietrio da coisa direito a indenizao a ser paga pelo causador direto do dano, ainda que luz da lei civil este no tenha cometido ato ilcito. Comentrios: Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistir-lhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram. Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado.

51 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Pargrafo nico. A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I). Alternativa A ERRADA: Art. 52 do CC e da Smula 227 do STJ, abaixo transcritos "in fine": Art. 52: "Aplica-se s pessoas jurdicas, no que couber, a proteo aos direitos da personalidade". Smula 227, STJ: "A pessoa jurdica pode sofrer dano moral". O Superior Tribunal de Justia reconhece a existncia do dano moral tambm para as pessoas jurdicas sob o argumento de que essas entidades podem ter sua honra objetiva ofendida e, com isso, sofrerem danos a sua imagem e a seu bom nome. Todavia, no obstante a grandeza e a respeitabilidade desse entendimento, tem surgido uma nova corrente liderada por nomes no menos importantes que Arruda Alvim e Wilson Melo da Silva sustentando que a pessoa jurdica desprovida de dimenso psicolgica, no podendo, por isso, sofrer dano moral. Corroborando esse pensamento, foi editado o Enunciado 286 da 4 Jornada de Direito Civil no sentido de que a pessoa jurdica desprovida de atributos relacionados dignidade da pessoa humana e, portanto, no pode sofrer dano moral. Enunciado 286, IV Jornada de Direito Civil - Art. 52. Os direitos da personalidade so direitos inerentes e essenciais pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, no sendo as pessoas jurdicas titulares de tais direitos. Apesar de os adeptos dessa corrente lecionarem no sentido de que as pessoas jurdicas no podem sofrer dano moral, eles no negam a possibilidade de essas pessoas sofrerem dano econmico em decorrncia da ofensa moral, possuindo, ento, o direito de pleitearem a reparao a esse injusto sofrido. Assim, em face do exposto, ambas as correntes chegam ao entendimento comum de que as pessoas jurdicas sofrem dano diante de uma ofensa moral, seja o dano diretamente originado da conduta, seja atravs do dano econmico decorrente da conduta lesiva. O fato que o dano existe, decorre da ofensa moral e sua reparao ser devida no ordenamento jurdico, quer sobre um fundamento quer sobre o outro, j que so apenas dois lados de uma mesma moeda

52 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Alternativa c: errada: STJ manteve deciso que condenou o dono de um cachorro a indenizao. Alternativa d: errada: O deficiente mental total considerado absolutamente incapaz, conforme o artigo 3, inciso II do Cdigo Civil. Art. 3. So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: II - os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos. A pessoa com deficincia mental total responder pelos prejuzos que causar. Trata-se de responsabilidade subsidiria, ou seja, o absolutamente incapaz s responde com seus bens nas hipteses em seus responsveis no possuam meios suficientes para arcar com a indenizao, ou se no tiverem obrigao de faz-lo. o que se extrai do artigo 982, caput, do Cdigo Civil: Art. 928. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. Art. 928: o incapaz responde pelos prejuzos que causar de maneira subsidiria ou excepcionalmente como devedor principal, na hiptese do ressarcimento devido pelos adolescentes que praticarem atos infracionais nos termos do art. 116 do Estatuto da Criana e do Adolescente, no mbito das medidas scio-educativas ali previstas. Art. 928: a nica hiptese em que poder haver responsabilidade solidria do menor de 18 anos com seus pais ter sido emancipado nos termos do art. 5, pargrafo nico, inc. I, do novo Cdigo Civil. Alternativa e: No caso de deteriorao da coisa alheia, provocada para remover perigo iminente provocado por terceiro, assistir ao proprietrio da coisa direito a indenizao a ser paga pelo causador direto do dano, ainda que luz da lei civil este no tenha cometido ato ilcito. Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio,

53 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistir-lhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram. Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado. Pargrafo nico. A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I). Gabarito: e Questo 03. FCC - 2012 - TRT - 20 REGIO (SE) - Juiz do Trabalho Os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, so responsveis pela reparao civil de seus hspedes, moradores e educandos, porque a) exercem as pessoas responsveis, normalmente, atividade que, por sua natureza, representa risco a direito de outrem. b) as pessoas responsveis tm obrigao legal de contratar empregados para realizarem a segurana dos seus estabelecimentos. c) h determinao legal expressa da solidariedade de tais pessoas com os efetivos autores do ilcito. d) h presuno legal de que o ilcito no teria ocorrido se as vtimas no estivessem hospedadas, morando ou estudando nos estabelecimentos referidos. e) a ocorrncia de ilcito nos referidos estabelecimentos caracteriza negligncia dos respectivos donos. Comentrios: Art 932. So tambm responsveis pela reparao civil: IV - os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, pelos seus hspedes, moradores e educandos. H previso legal dos responsveis logo so responsveis solidrios com os autores do ilcito. Todas hipteses de responsabilidade do art 932, so de responsabilidade solidria, vide o "tambm responsveis" do texto legal. Gabarito: c Questo 04. CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo No que se refere aos atos ilcitos e transmisso das obrigaes, 54 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ julgue os constantes causarem voluntria, itens subsequentes de acordo com as disposies do Cdigo Civil brasileiro: Se violarem direito e dano a outrem, tanto a ao quanto a omisso ou mesmo involuntria, implicam prtica de ato ilcito.

Comentrios: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. FATO JURDICO: UM FATO QUE INTERESSA AO DIREITO. ATO JURDICO "LATU SENSU": FATO JURDICO COM ELEMENTO VOLUTIVO (VONTADE) E CONTEDO LCITO. NEGCIO JURDICO: UM ATO JURDICO EM QUE H COMPOSIO DE INTERESSES DAS PARTES COM FINALIDADE ESPECFICA. ATO JURDICO "STRICTO SENSU": UM ATO JURDICO EM QUE OS EFEITOS SO MERAMENTE LEGAIS. Se violarem direito e causarem dano a outrem, tanto a ao quanto a omisso voluntria, ou mesmo involuntria, implicam prtica de ato ilcito = ERRADO. Gabarito: errado Questo 05. MPT - 2012 - MPT - Procurador luz do Cdigo Civil, assinale a assertiva CORRETA: a) No caso de indenizao por danos, se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at o fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu; porm, se o ofensor preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada para pagamento de uma s vez. b) Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. c) Em nenhuma circunstncia constituir ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. d) No comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelos bons costumes. Comentrios: A) INCORRETA: O PREJUDICADO e no o OFENSOR pode exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez!

55 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Art. 950. Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu. Pargrafo nico. O prejudicado, se preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez. B) CORRETA: Art. 946. Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. B) INCORRETA: Se exceder configura ato ilcito: Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. D) INCORRETA: Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Gabarito: b

LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS Questo 01. FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico Sobre o Sistema de Responsabilidade Civil correto afirmar: a) No caso de atropelamento por veculo dirigido profissionalmente, a pretenso de reparao civil das escoriaes e fraturas sofridas, pelo pedrestre, sob o prisma do Direito Civil, exigir a prova da culpa do motorista ofensor. b) Moradora de Curitiba perdeu o horrio para realizao de prova de segunda fase de concurso realizado em Manaus em razo de atraso no voo devido greve dos pilotos de determinada companhia 56 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ area. Esta situao caracteriza o chamado dano reflexo ou por ricochete. c) Pessoa embriagada, que atravessa larga avenida fora da faixa de segurana e correndo, vindo a ser atropelada por motorista que trafegava acima do limite de velocidade, deve ser indenizada integralmente, com base no princpio da restitutio in integrum. d) Microempresrio contrata as empresas X e Y para o transporte cumulativo de uma carga que deixa de ser entregue em seu destino. Nesse caso, cada transportador deve responder pelo eventual descumprimento do contrato relativamente ao respectivo percurso, podendo opor tratar-se de obrigao de meio. e) Famoso artista de rua, que tem sua imagem veiculada em propaganda comercial sem sua autorizao, ter direito indenizao, independentemente da demonstrao de seu prejuzo. Questo 02. FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico correto afirmar: a) A pessoa jurdica, porque no titulariza direitos subjetivos referentes dignidade da pessoa humana, no titular de direitos da personalidade, embora possa sofrer dano moral. b) A indenizao por dano esttico, na qualidade de espcie de dano moral, abarca este, no havendo falar em responsabilizao autnoma do agente ofensor com relao aos danos psicolgicos. c) cabvel a recusa do pagamento da indenizao acidentria civil baseada na falta de pagamento do prmio do seguro obrigatrio de Danos Pessoais Causados por Veculos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). d) O absolutamente incapaz no responde pelos danos que causar, tendo em vista a responsabilidade privativa de seus pais ou responsveis. e) No caso de deteriorao da coisa alheia, provocada para remover perigo iminente provocado por terceiro, assistir ao proprietrio da coisa direito a indenizao a ser paga pelo causador direto do dano, ainda que luz da lei civil este no tenha cometido ato ilcito. Questo 03. FCC - 2012 - TRT - 20 REGIO (SE) - Juiz do Trabalho Os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, so responsveis pela reparao civil de seus hspedes, moradores e educandos, porque a) exercem as pessoas responsveis, normalmente, atividade que, por sua natureza, representa risco a direito de outrem. b) as pessoas responsveis tm obrigao legal de contratar empregados para realizarem a segurana dos seus estabelecimentos.

57 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ c) h determinao legal expressa da solidariedade de tais pessoas com os efetivos autores do ilcito. d) h presuno legal de que o ilcito no teria ocorrido se as vtimas no estivessem hospedadas, morando ou estudando nos estabelecimentos referidos. e) a ocorrncia de ilcito nos referidos estabelecimentos caracteriza negligncia dos respectivos donos. Questo 04. CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo No que se refere aos atos ilcitos e transmisso das obrigaes, julgue os itens subsequentes de acordo com as disposies constantes do Cdigo Civil brasileiro: Se violarem direito e causarem dano a outrem, tanto a ao quanto a omisso voluntria, ou mesmo involuntria, implicam prtica de ato ilcito. Questo 05. MPT - 2012 - MPT - Procurador luz do Cdigo Civil, assinale a assertiva CORRETA: a) No caso de indenizao por danos, se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at o fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu; porm, se o ofensor preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada para pagamento de uma s vez. b) Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. c) Em nenhuma circunstncia constituir ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. d) No comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelos bons costumes. GABARITO

01. e

02. e

03. c

04. e

05. b

QUESTES ESAF

58 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Questo 01. (ESAF/2010/AFT) Assinale a nica opo falsa. a) Como consequncia econmica da adoo da teoria do risco profissional, deve ser observado que o ressarcimento dos danos deve ser to amplo como no caso da indenizao pelo direito comum, pois o risco cobre todo o dano causado pelo acidente. b) A teoria do risco profissional reflete a evoluo da teoria do risco, consistindo na responsabilidade fundada nas circunstncias que cercam determinada atividade e nas obrigaes oriundas do contrato de trabalho, sem levar-se em conta a culpa do empregador ou a do empregado. c) A teoria do risco consiste na consagrao da responsabilidade do empregador, no caso de acidente do trabalho, baseada no na culpa, mas no contrato de locao de servios; ao contratar, o empregador assume a responsabilidade contratual. d) As indenizaes relativas ao risco profissional so pagas mediante tabelas previamente determinadas, catalogadas pelos institutos oficiais de Previdncia Social e seus valores so fixados em patamares mais mdicos, segundo o tipo de infortnio. e) A teoria do dano objetivo consagra a tese de que o dano deve ser reparado, independentemente da comprovao da culpa. Comentrios: a responsabilidade profissional do empregador e comitente perante terceiros por danos causados pelos empregados objetiva, independe de culpa do empregado. Gabarito: c Questes 02. (ESAF/2006/AFT) O empregador ou comitente, por ato lesivo de seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio de trabalho que lhes competir ou em razo dele, a) responsabiliza-se objetivamente pela reparao civil, pouco importando que se demonstre que no concorreu para o prejuzo por culpa ou negligncia de sua parte. b) responde subjetivamente pelo dano moral e patrimonial. c) tem responsabilidade civil objetiva por no existir presuno juris tantum de culpa, mas no poder reaver o que pagou reembolsando-se da soma indenizatria despendida. d) tem responsabilidade civil subjetiva por haver presuno juris tantum de culpa in eligendo e in vigilando. e) no tem qualquer obrigao de reparar dano por eles causado a terceiro. Comentrios: a responsabilidade do empregador ou comitente OBJETIVA. Decorre do art. 933 - RESPONSABILIDADE OBJETIVA: Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I a V (empregador e comitente) do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos 59 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ praticados pelos terceiros ali referidos. Gabarito: a Questo 03. (ESAF/2003/AFT) Aquele que, em sua propriedade, usa cerca eletrificada que possa causar a morte do invasor: a) age em legtima defesa. b) atua no exerccio normal de um direito reconhecido. c) atende a um estado de necessidade, ante a violncia urbana. d) pratica ato emulativo. e) age ilicitamente, por haver abuso de direito ou exerccio irregular de um direito. Comentrios: instalar a cerca no muro de sua casa um direito, mas se ao exerc-lo vier a extrapolar os limites causando dano ao outrem comete abuso de direito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Gabarito: e Questo 04. (ESAF/2003/AFT) A responsabilidade civil do empregador por ato lesivo de seu empregado, no exerccio do trabalho, : a) subjetiva, quanto ao fundamento, e indireta, quanto ao agente. b) objetiva, quanto ao fundamento, e indireta, quanto ao agente. c) complexa, quanto ao fundamento, e objetiva quanto ao agente. d) subjetiva, quanto ao fundamento, e direta quanto ao agente. e) objetiva, quanto ao fundamento, e direta quanto ao agente. Gabarito: b Questo 05. (ESAF/2003/AFT) Assinale a opo falsa. a) O empregador tem ao regressiva contra empregado para reaver o que pagou ao lesado, por ato lesivo culposo praticado durante o exerccio do trabalho. b) Os empresrios e as pessoas jurdicas respondem pelos danos causados pelos produtos postos em circulao. c) O empregador responde, por exemplo, por incndio provocado por empregado ao consertar canalizao de gua, enquanto atendia a cliente seu. d) Comitente s responde perante o lesado por ato do preposto se conseguir comprovar que este agiu com culpa. e) H responsabilidade objetiva e solidria do empregador pelos erros e enganos de seus prepostos para evitar que ele possa

60 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ exonerar-se dela, provando que no houve culpa in eligendo ou in vigilando. Gabarito: d Questo 06. (ESAF/2006/CGU/AFC) A falta de cautela ou ateno em relao a uma pessoa, animal ou objeto sob os cuidados do agente, que provoca dano a algum, considerada quanto ao contedo da conduta culposa a) culpa in committendo. b) culpa in abstrato. c) culpa in custodiendo. d) culpa in concreto. e) culpa in omittendo. Comentrios: a) Culpa in eligendo, aquela proveniente da m escolha de um representante ou preposto, como por exemplo, a pessoa admitir ou manter a seu servio um empregado sem as aptides necessrias ao trabalho que lhe confiado; b) Culpa in vigilando, a oriunda de falta de fiscalizao por parte do empregador, quer com respeito aos empregados, quer com respeito prpria coisa, como, por exemplo, o proprietrio de uma empresa de transporte que no fiscaliza convenientemente a atuao de seus motoristas, ou permite o trfego de veculos imprestveis e que, por isso, ocasiona acidentes. A culpa in vigilando que justifica, tambm a responsabilidade dos pais por danos causados por filhos menores; c) Culpa in committendo caracteriza-se quando o agente pratica ato positivo ( imprudncia ); d) In omittendo a culpa decorrente de absteno, como, por exemplo, o agente deixa de praticar ato necessrio ( negligncia ); e) Culpa in custodiendo a falta de ateno ou de cuidados sobre alguma pessoa, coisa ou animal que esteja sob a guarda ou cuidados do agente; f) Culpa in concreto d-se quando o agente deixa de atender a certas diligncias necessrias s prprias coisas; g) Culpa in abstrato quando o agente falta com a ateno que natural e comumente deve dispensar na administrao de seus negcios.

61 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ A consequncia jurdica do ato ilcito obrigar o seu autor a reparar o dano causado. Gabarito: c Questo 07. (Analista de Controle rea jurdica TCE/PRdez/2011) No tocante responsabilidade civil: I. H responsabilidade civil objetiva quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. II. O patro no ser responsabilizado pelos danos causados a terceiros por seus empregados no exerccio do trabalho, se provar que no teve culpa na escolha ou na vigilncia deles. III. O direito de exigir reparao de dano e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. IV. O incapaz no responde, em nenhuma hiptese, pelos prejuzos que causar a terceiros, mas seus responsveis tero ao regressiva contra ele, depois de cessada a causa da incapacidade. V. A absolvio do ru, por sentena criminal transitada em julgado, que reconhecer ter sido o ato praticado no exerccio regular de direito, isenta-o da responsabilidade civil. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, III e V. (B) II, III e V. (C) III, IV e V. (D) I, IV e V. (E) I, II e IV. Comentrios: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo.

62 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. Art. 928. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. Pargrafo nico. A indenizao prevista neste artigo, que dever ser equitativa, no ter lugar se privar do necessrio o incapaz ou as pessoas que dele dependem. Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia; II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condies; III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele; IV - os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, pelos seus hspedes, moradores e educandos; V - os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, at a concorrente quantia. Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. Art. 943. O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. Gabarito: a Questo 08. (ESAF/AGU/98) A responsabilidade civil, classificada quanto ao seu fato gerador, resultante da violao de um dever geral de absteno pertinente aos direitos reais ou de personalidade, a: a) direta b) subjetiva c) objetiva d) extracontratual e) indireta 63 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Comentrios: Responsabilidade Contratual: quando uma das partes contratantes descumpre o contrato (NEGOCIO JURIDICO) ou se torna inadimplente. quando uma pessoa causa prejuzo a outrem por descumprir uma obrigao contratual, um dever contratual. Viola diretamente o contrato e indiretamente a lei. O inadimplemento contratual acarreta a responsabilidade de indenizar as perdas e danos. Responsabilidade Extracontratual ou Aquiliana: quando a responsabilidade no deriva de contrato, mas de infrao ao dever de conduta, um dever legal, imposto genericamente do art. 186 do CC. quando o agente pratica ato ilcito, violando deveres e lesando direitos. NO decorre de descumprimento de contrato. A prpria norma jurdica diretamente violada (arts. 186.187, 927). Gabarito: d QUESTO 09. (ESAF/FISCAL TRABALHO/98) Em relao aos modos de apreciao da culpa do agente, no caso em julgamento, ter-se- culpa in abstrato, quando a) se atm ao exame da imprudncia do agente b) se percebe que o ato lesivo s seria evitvel por uma ateno extraordinria c) se leva em conta a questo da negligncia do agente d) se faz uma anlise comparativa da conduta do agente com a do homem normal. d) se verifica que a leso de direito adveio de uma absteno Comentrios: no apreciar da culpa se leva em considerao a conduta do agente comparada a conduta do homem normal. Gabarito: d Questo 10. (MPT/2012/MPT/Procurador) luz do Cdigo Civil, assinale a assertiva CORRETA: a) No caso de indenizao por danos, se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at o fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu; porm, se o ofensor preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada para pagamento de uma s vez. b) Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente,

64 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. c) Em nenhuma circunstncia constituir ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. d) No comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerclo, excede manifestamente os limites impostos pelos bons costumes. Comentrios: A) INCORRETA: O PREJUDICADO e no o OFENSOR pode exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez! Vejam: Art. 950. Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu. Pargrafo nico. O prejudicado, se preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez. B) CORRETA: Art. 946. Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. C) Art. INCORRETA: 188. Se No exceder configura atos ato ilcito! ilcitos:

constituem

I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo. D) INCORRETA: Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de 65 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Gabarito: b LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS Questo 01. (ESAF/2010/AFT) Assinale a nica opo falsa. a) Como consequncia econmica da adoo da teoria do risco profissional, deve ser observado que o ressarcimento dos danos deve ser to amplo como no caso da indenizao pelo direito comum, pois o risco cobre todo o dano causado pelo acidente. b) A teoria do risco profissional reflete a evoluo da teoria do risco, consistindo na responsabilidade fundada nas circunstncias que cercam determinada atividade e nas obrigaes oriundas do contrato de trabalho, sem levar-se em conta a culpa do empregador ou a do empregado. c) A teoria do risco consiste na consagrao da responsabilidade do empregador, no caso de acidente do trabalho, baseada no na culpa, mas no contrato de locao de servios; ao contratar, o empregador assume a responsabilidade contratual. d) As indenizaes relativas ao risco profissional so pagas mediante tabelas previamente determinadas, catalogadas pelos institutos oficiais de Previdncia Social e seus valores so fixados em patamares mais mdicos, segundo o tipo de infortnio. e) A teoria do dano objetivo consagra a tese de que o dano deve ser reparado, independentemente da comprovao da culpa. Questes 02. (ESAF/2006/AFT) O empregador ou comitente, por ato lesivo de seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio de trabalho que lhes competir ou em razo dele, a) responsabiliza-se objetivamente pela reparao civil, pouco importando que se demonstre que no concorreu para o prejuzo por culpa ou negligncia de sua parte. b) responde subjetivamente pelo dano moral e patrimonial. c) tem responsabilidade civil objetiva por no existir presuno juris tantum de culpa, mas no poder reaver o que pagou reembolsando-se da soma indenizatria despendida. d) tem responsabilidade civil subjetiva por haver presuno juris tantum de culpa in eligendo e in vigilando. e) no tem qualquer obrigao de reparar dano por eles causado a terceiro.

66 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Questo 03. (ESAF/2003/AFT) Aquele que, em sua propriedade, usa cerca eletrificada que possa causar a morte do invasor: a) age em legtima defesa. b) atua no exerccio normal de um direito reconhecido. c) atende a um estado de necessidade, ante a violncia urbana. d) pratica ato emulativo. e) age ilicitamente, por haver abuso de direito ou exerccio irregular de um direito. Questo 04. (ESAF/2003/AFT) A responsabilidade civil do empregador por ato lesivo de seu empregado, no exerccio do trabalho, : a) subjetiva, quanto ao fundamento, e indireta, quanto ao agente. b) objetiva, quanto ao fundamento, e indireta, quanto ao agente. c) complexa, quanto ao fundamento, e objetiva quanto ao agente. d) subjetiva, quanto ao fundamento, e direta quanto ao agente. e) objetiva, quanto ao fundamento, e direta quanto ao agente. Questo 05. (ESAF/2003/AFT) Assinale a opo falsa. a) O empregador tem ao regressiva contra empregado para reaver o que pagou ao lesado, por ato lesivo culposo praticado durante o exerccio do trabalho. b) Os empresrios e as pessoas jurdicas respondem pelos danos causados pelos produtos postos em circulao. c) O empregador responde, por exemplo, por incndio provocado por empregado ao consertar canalizao de gua, enquanto atendia a cliente seu. d) Comitente s responde perante o lesado por ato do preposto se conseguir comprovar que este agiu com culpa. e) H responsabilidade objetiva e solidria do empregador pelos erros e enganos de seus prepostos para evitar que ele possa exonerar-se dela, provando que no houve culpa in eligendo ou in vigilando. Questo 06. (ESAF/2006/CGU/AFC) A falta de cautela ou ateno em relao a uma pessoa, animal ou objeto sob os cuidados do agente, que provoca dano a algum, considerada quanto ao contedo da conduta culposa a) culpa in committendo. b) culpa in abstrato. c) culpa in custodiendo. d) culpa in concreto. e) culpa in omittendo. Questo 07. (Analista de Controle rea jurdica TCE/PRdez/2011) No tocante responsabilidade civil: 67 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ I. H responsabilidade civil objetiva quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. II. O patro no ser responsabilizado pelos danos causados a terceiros por seus empregados no exerccio do trabalho, se provar que no teve culpa na escolha ou na vigilncia deles. III. O direito de exigir reparao de dano e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. IV. O incapaz no responde, em nenhuma hiptese, pelos prejuzos que causar a terceiros, mas seus responsveis tero ao regressiva contra ele, depois de cessada a causa da incapacidade. V. A absolvio do ru, por sentena criminal transitada em julgado, que reconhecer ter sido o ato praticado no exerccio regular de direito, isenta-o da responsabilidade civil. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, III e V. (B) II, III e V. (C) III, IV e V. (D) I, IV e V. (E) I, II e IV. Questo 08. (ESAF/AGU/98) A responsabilidade civil, classificada quanto ao seu fato gerador, resultante da violao de um dever geral de absteno pertinente aos direitos reais ou de personalidade, a: a) direta b) subjetiva c) objetiva d) extracontratual e) indireta QUESTO 09. (ESAF/FISCAL TRABALHO/98) Em relao aos modos de apreciao da culpa do agente, no caso em julgamento, ter-se- culpa in abstrato, quando b) se atm ao exame da imprudncia do agente b) se percebe que o ato lesivo s seria evitvel por uma ateno extraordinria c) se leva em conta a questo da negligncia do agente d) se faz uma anlise comparativa da conduta do agente com a do homem normal. e) se verifica que a leso de direito adveio de uma absteno Questo 10. (MPT/2012/MPT/Procurador) luz do Cdigo Civil, assinale a assertiva CORRETA:

68 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO CIVIL (TEORIA E EXERCCIOS) PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ a) No caso de indenizao por danos, se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at o fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu; porm, se o ofensor preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada para pagamento de uma s vez. b) Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. c) Em nenhuma circunstncia constituir ato ilcito a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. d) No comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerclo, excede manifestamente os limites impostos pelos bons costumes. GABARITO 01. c 06. c 02. a 07. a 03. e 08. d 04. b 09. d 05. d 10. b

Abraos, Prof. Mrcia Albuquerque

69 Prof. Mrcia Albuquerque www.pontodosconcursos.com.br

You might also like