You are on page 1of 2

Fontes Primrias ou Imediatas = Lei. Fontes Secundrias ou Mediatas = Costumes, Analogia e Princpios gerais de direito.

Como era a Sociendade 1 - Ambiente Hostil No h comrcio 2 - Escambo, Embrio do Comrcio, se agrupavam, ainda no existia a venda a outros grupos. 3 - Comea a expandir-se o comrcio, surgiu a necessidade da criao da Moeda. 4 - Avano Meios de Comunicao, Meios de Transporte ... hoje Tecnologia Secundum legem = a lei existe Praeter legem = analogia e costumes Contra legem = Contra a lei So requisitos de aplicabilidade dos costumes comerciais: - Continuidade (Prtica reinterada); - Uniformidade (compreenso uniforme); - Conformidade legal (No ser contra lei); - Assentamento (devem ser registrados na junta);

A empresa : uma atividade, a empresa no um sujeito de direitos e obrigaes. Como tal, pode ser desenvolvida pelo empresrio unipessoal ou pela sociedade empresria, pela pessoa natural do empresrio individual ou pela pessoa jurdica contratual ou estaturia da sociedade empresria. Quem empresrio: Art. 966 CC. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Quem Sociedade Empresria: Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais.

Para ser empresrio unipessoal: Caracteriza-se empresrio unipessoal pela reunio de cinco elementos. - Capacidade jurdica; - Absolutamente incapazes - Relativamente Incapazes ( sem autorizao do juiz). - Ausncia de impedimento legal para o exerccio da empresa; - Efetivo exerccio profissional da empresa; - Regime jurdico peculiar regulador da insolvncia - Registro Emancipado: Pode exercer a empresa o emancipado. Incapaz: Pode ser empresrio apenas para continuar empresa anteriormente exercida por ele quando capaz, por seus pais ou pelo autor de herana. Apenas nestas hipteses com o sentido de preservar a empresa. Empresrio Casado: No precisa de outorga conjulgal para alienar ou gravar de nus real os imveis que integram o patrimnio da empresa. Art. 978 CC. O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. Ausncia de impedimento legal: Ex: Mdico, sendo que estudante ainda de medicina, Juiz ser advogado (A Lei no deixa)

Art. 972 CC. Podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos.

Para o exerccio profissional da empresa, mesmo sendo capaz, a pessoa natural, s ser considerado empresria se exercer profissionalmente a empresa em nome prprio, com o intuito de lucro: - Profissionalmente No esporadicamente. - Em Nome prprio No em nome de outrem. - com o intuito de lucro No graciosamente natureza profissional a prtica ordenada e habitual, com fins lucrativos. O Cdigo Comercial de 1850 foi parcialmente revogado, mantendo-se vigente os dispositivos referentes ao comrcio martimo. O crdito civil do comerciante individual (tratamento com dentista, mdico, etc) pode ser garantido por penhora do estabelecimento mercantil ? Sim, porque a empresa mercantil integra o patrimnio nico do empresrio. O conceito de empresrio conjulga os seguintes elementos: Atividade econmica, organizao dos fatores de produo e profissionalismo. Lei . 10.406 o Cd. Civil. Conceito do Direito Comercial: o ramo do Direito Privado, que regula as prticas comerciais entre empresas e estabelece direitos e obrigaes, do antigo comerciante e do novo empresrio. Conceito de Empresa: Empresa uma instituio, dotada de Know-How, de diversos nveis, que transforma quando indstria, matrias primas em lucro, quando comrcio boas compras em lucro. Utilizando-se sempre de maquinrios e/ou recursos humanos para melhorar ou garantir uma boa qualidade aumentando o Lucro. PERFIS:______________________________________________________________________________________ Perfil Subjetivo: a figura do Empresrio. Perfil Objetivo: - Estabelecimento - Bens Corpreos: Prdio, Mat. Prima, Mo Obra, etc... - Bens Incorpreos: Know-How, Marca, Logotipo. Perfil Funcional: Aspecto dinmico da empresa. Capital Social: Valor estabelecido na no estatuto, dividido em aes (na abertura da empresa). Patrimnio Social: o conjunto de direitos e obrigaes da companhia (receber e pagar). Aviamento: a capacidade do estabelecimento de gerar lucros. Alienante:

You might also like