You are on page 1of 17

IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO

Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

RESUMO

A partir de uma sntese conceitual entre as teorias do Processo Poltico e dos Novos Movimentos Sociais, o artigo analisa as dimenses estratgicas e simblicas do processo de formao do movimento ambientalista brasileiro. Argumenta-se que trs estruturas de oportunidades polticas o processo de Redemocratizao, a Assemblia Constituinte e a Rio-92 deram os parmetros para que grupos de ativistas ambientalistas se constitussem e enfrentassem dilemas comuns relativos a seus frames e estratgias de mobilizao, constituindo, ao longo desse processo, uma identidade compartilhada. PALAVRAS-CHAVE: movimento ambientalista; estrutura de oportunidade poltica; identidade coletiva; estratgias de mobilizao.
SUMMARY

Relying on a conceptual synthesis provided by the Political Process and New Social Movement theories, this article analyses the strategic and symbolic dimensions of the Brazilian environmental movements formation process. The authors argue that three political opportunity structures Redemocratization, Constituent Assembly and Rio 92 provided the parameters for environmental groups to arise and face common dilemmas regarding their frames and mobilizing strategies. Through this process, a shared identity came about. KEYWORDS: Brazilian environmental movement; political opportunity structure; collective identity; mobilizing strategy.

[1] Este artigo uma verso resumida de The formation of the Brazilian environmental movement, publicada no IDS Working Paper, n. 259, em novembro de 2005, e resulta do projeto Trajetrias dos Ativistas Ambientalistas Brasileiros, desenvolvida no Cebrap entre abril de 2003 e dezembro de 2004, no mbito do Development Research Centre on Citizenship da Universidade de Sussex, que junto com The William and Flora Hewlett Foundation financiou a pesquisa. Agradecemos os comen-

Em julho de 1982, s margens das cataratas de Foz do Iguau, em Guara, 3 mil pessoas participaram de um quarup em protesto contra a construo da hidreltrica de Itaipu,que ameaava o Parque Nacional de Sete Quedas:Ao som melanclico e compassado de um tambor, levando uma muda de rvore e uma bandeira branca com uma ptala ao centro, em forma de lgrima, alm da faixa Sete Quedas Viver,os manifestantes fizeram sete paradas durante o percurso2.Organizado por uma coalizo de pequenos grupos ambientalistas de diversas regies do pas, o Quarup Adeus Sete-Quedas incluiu atos polticos e culturais ao longo de trs dias.
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 151

Itaipu era uma das obras magnas do plano desenvolvimentista levado a cabo pelos governos militares. Ao contest-la, os ativistas ambientalistas contestavam,em decorrncia,o prprio regime autoritrio.O episdio revela,pois,a conexo do movimento ambientalista em suas origens com o movimento pela Redemocratizao. Embora essa caracterstica seja saliente em vrios eventos contemporneos ao Adeus Sete Quedas,a vasta literatura sobre movimentos sociais que se constituiu no Brasil durante o ciclo de protestos da Redemocratizao, inspirada no marxismo, privilegiou os movimentos populares e deu pouca ateno ao ativismo ambientalista, mais restrito classe mdia. O processo de formao e a dinmica interna do movimento ambientalista brasileiro motivaram poucas anlises sistemticas,restringindo-se,na maior parte,a estudos de caso3. Assim como as mobilizaes coletivas estimularam a proliferao dos estudos, o arrefecimento delas, concluda a Redemocratizao, esvaziou essa agenda de pesquisa.Na verdade,a institucionalizao de vrios movimentos sociais, sob forma de associaes formais ou de partidos polticos, foi interpretada negativamente por boa parte da literatura, como sinal de desmobilizao ou cooptao. Esse juzo foi contrastado, na virada dos anos 1980 para os 1990, por estudos que demonstraram que o aparente declnio dos movimentos sociais podia ser explicado pela dinmica de sua interao com o Estado e pelos dilemas da decorrentes acerca de estratgias,ou ento pelo prprio carter fluido dos movimentos, com os picos e baixas de mobilizao, tpico dos ciclos de protesto4. Contudo,nos anos 1990,a literatura no seguiu essas pistas.Com a crise do marxismo e a incorporao da Teoria dos Novos Movimentos Sociais, as anlises se deslocaram dos movimentos sociais populares para movimentos ps-materiais,vistos como os novos agentes coletivos da mudana social e poltica.Ganhou relevo a dimenso cultural e simblica das mobilizaes,sobretudo a formao de identidades coletivas5.Foi ento que a questo ambiental vingou como objeto de estudos no Brasil conjugada a temas como mulheres,negros e homossexuais.Entretanto,simultaneamente,sob a gide de reformulaes dos conceitos de sociedade civil e de esfera pblica,os prprios estudos sobre movimentos sociais perderam flego, sendo substitudos por anlises sobre o associativismo e a participao da sociedade civil em fruns deliberativos e na prestao de servios ao Estado6. As anlises sobre a questo ambiental seguiram esse rumo7, deixando de lado o problema da constituio de um movimento social ambientalista. justamente essa questo que motiva este artigo. Procuramos reconstituir o processo de formao do movimento ambientalista brasileiro seguindo a tendncia de combinao das duas principais tradies de explicao na rea,a Teoria dos Novos Movimentos Sociais e a

trios de Ian Scoones, Lisa Thompson e Peter Houtzager e o auxlio de nossa assistente de pesquisa, Adriana dos Santos. [2] O Estado de S. Paulo,25/7/1982.

[3] Caso, respectivamente, de Viola, Eduardo. Movimento ecolgico e heterogeneidade poltica. Lua Nova, v. 3, n. 4, So Paulo, Cedec, abr.-jun. 1987, e de Antuniassi, Maria Helena. Movimento ambientalista em So Paulo: anlise sociolgica de um movimento social urbano.So Paulo:Ceru,1989.

[4] Argumentos presentes, respectivamente, em Cardoso, Ruth. A trajetria dos movimentos sociais. In: Dagnino, Evelina (org.). Anos 90: poltica e sociedade no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1994; Boschi, Renato Raul. A arte da associao. Poltica de base e democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Iuperj, 1987, e Ottmann, Gtz. Movimentos sociais urbanos e democracia no Brasil. Uma abordagem cognitiva. Novos Estudos Cebrap, n.41,mar 1995. [5] Alvarez, Snia, Dagnino, Evelina e Escobar,Arturo (orgs.). Cultura e poltica nos movimentos sociais latinoamericanos. Novas leituras. Belo Horizonte:Editora UFMG,2000. [6] Por exemplo, Dagnino, Evelina (org.). Sociedade civil e espaos pblicos no Brasil.So Paulo:Paz e Terra,1994. [7] Alonso, Angela e Costa, Valeriano. Cincias sociais e meio ambiente no Brasil: um balano bibliogrfico. BIB - Revista Brasileira de Informaes Bibliogrficas em Cincias Sociais, Anpocs, n. 53, 2002, pp. 35-78.

152 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

[8] Sntese formulada, por exemplo,por Diani,Mario. Green networks. A structural analysis of the Italian environmental movement. Edimburgo: Edinburgh University Press,1995.

[9] A pesquisa consistiu em entrevistas diretivas com lideranas,coleta de informaes na imprensa diria e nos arquivos e sites de onze associaes que tomaram parte em campanhas e eventos de protesto ambiental no Brasil dos anos 1970 ao incio dos 1990: FBCN (Fundao Brasileira para a Conservao da Natureza), Agapan (Associao Gacha de Proteo ao Ambiente Natural), Mape (Movimento Arte e Pensamento Ecolgico), APPN (Associao Paulista para Proteo Natural),Oikos Amigos da Terra, PV (Partido Verde), Funatura (Fundao para Natureza), SOS Mata Atlntica, GreenpeaceBrasil, WWF-Brasil e ISA (Instituto Socioambiental). [10] Tarrow, Sidney. Power in movement Social movements, collective action and politics. Nova York: Cambridge University Press,1998,p.20. [11] Kriesi, Hanspeter. New social movements in Western Europe. A comparative analysis.Minneapolis:The University of Minnesota Press,1995.

Teoria do Processo Poltico, patente na literatura internacional dos anos 19908.Em consonncia,atentaremos aqui tanto para as dimenses materiais e estratgicas,ressaltadas pela Teoria do Processo Poltico isto , as estruturas de oportunidades polticas nas quais grupos ambientalistas se configuraram e em vista das quais adotaram determinadas estratgias de mobilizao , quanto para as dimenses simblicas enfatizadas pela Teoria dos Novos Movimentos Sociais como os contextos de micromobilizao nos quais identidades coletivas foram construdas e frames,isto ,as interpretaes da questo ambiental, foram gerados pelos ativistas. A partir dessa embocadura,argumentamos que ao longo de trs estruturas de oportunidades polticas o processo de Redemocratizao,a Assemblia Constituinte e a Rio-92 grupos de ativistas ambientalistas se formaram autonomamente e enfrentaram dilemas comuns relativos a seus frames e estratgias de mobilizao.Ao longo delas,a articulao estratgica e simblica entre tais grupos produziu uma rede de ativismo autonomeada movimento ambientalista brasileiro9.
A FORMAO DOS GRUPOS AMBIENTALISTAS (1970-85)

A estrutura de oportunidades polticas da Redemocratizao A Teoria do Processo Poltico salienta que movimentos sociais surgem tipicamente quando mudanas nas oportunidades polticas,isto ,nas dimenses formais e informais do ambiente poltico,aumentam as possibilidades para grupos sociais se mobilizarem, abrindo ou criando novos canais para expresso de reivindicaes10.Isso pode ocorrer de trs maneiras11.Primeiro,pelo aumento de permeabilidade das instituies polticas e administrativas s reivindicaes da sociedade civil, provocadas por crises na coalizo poltica no poder. Segundo, por mudanas no estilo de interaes polticas entre o Estado e os movimentos sociais, especialmente a reduo da represso a mobilizaes. Terceiro, pela presena de aliados potenciais,como movimentos sociais,partidos polticos,mdia e elites dissidentes. Tais fatores aumentam as possibilidades de os grupos sociais insatisfeitos expressarem suas demandas na arena pblica. No caso brasileiro, uma mudana na estrutura de oportunidades polticas (EOP) aconteceu com o incio do processo de Redemocratizao. As possibilidades de mobilizao coletiva se expandiram na segunda metade dos anos 1970, quando eclodiu uma crise interna coalizo que dirigia o regime.Vias de mobilizao poltica foram abertas. As formas de expresso poltica foram liberalizadas em 1978 e a censura prvia aos meios de comunicao foi reduzida. No ano seguinte,a Anistia e a extino do bipartidarismo propiciaram a diversificao de lideranas e a partidarizao de movimentos sociais antes
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 153

albergados ou simpticos ao Movimento Democrtico Brasileiro (MDB)12. A Abertura culminou na seqncia de vitrias do MDB nas eleies para o Legislativo,executivos locais e governos de estado,em 1974,1978 e 1982.Esse xito constituiu um efeito demonstrao para mobilizaes de vrios setores da sociedade civil operrios,profissionais liberais de classe mdia, funcionrios pblicos, moradores da periferia dos centros urbanos ,constituindo um ciclo de protesto13. Quatro dimenses dessa nova estrutura de oportunidades polticas so decisivas para entender a emergncia de protestos ambientais no Brasil.Primeiro,a Abertura significou um amainamento da represso aos protestos sociais em geral.Segundo,os ativistas ambientalistas podiam contar com aliados em outros movimentos sociais, bem como na Igreja Catlica e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apoiadores potenciais dos protestos contra o regime autoritrio em fins dos anos 1970.Terceiro,as instituies polticas e administrativas se tornaram mais permeveis s demandas da sociedade civil. Desde 1973, com a criao da Secretaria Especial do Meio Ambiente, o aparato burocrtico-legal ambiental foi sendo incrementado com a criao de rgos e legislao especfica, fornecendo aos ativistas novos espaos polticos e novas estruturas de mobilizao para veicular suas reivindicaes.Por fim,durante a Redemocratizao,estava em constituio uma agenda ambientalista internacional. A Conferncia de Estocolmo,reunio da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento em 1972,abriu a discusso pblica nacional sobre a questo ambiental no Brasil. Alm disso, associaes ambientalistas internacionais e partidos verdes nacionais recm-formados ofereciam novos modelos organizacionais e estratgias de mobilizao. Em conjunto, as dimenses da estrutura de oportunidades polticas da Redemocratizao geraram as condies para a constituio dos grupos ambientalistas que daro a espinha dorsal do movimento brasileiro nos anos 1980. Contextos de micromobilizao e a formao de identidades coletivas Embora se possam descrever todos os grupos ambientalistas brasileiros surgidos no Brasil dos anos 1970 e 1980 como membros das classes mdias,como fez Antuniassi,a extrao social comum no suficiente para caracteriz-los. Boa parte das mobilizaes polticas do perodo contava com ativistas oriundos das classes mdias. A variao entre os grupos se deve mais aos distintos contextos de micromobilizao nos quais se formaram.Isto ,a microcontextos de interao social,tais como instituies profissionais,grupos culturais e redes de amizade,nos quais cidados comuns se convertem em ativistas ambientalistas. A conexo entre ativistas , antes de mais nada,uma interao sociocultural e pessoal,por meio da qual inter-

[12] Kinzo, Maria D. G. Oposio e autoritarismo. Gnese e trajetria do MDB, 1966-79.So Paulo:Idesp/Vrtice, 1988; Sallum Jr., Braslio. Labirintos: dos generais Nova Repblica. So Paulo:Hucitec,1996.

[13] Boschi,op.cit.

154 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

[14] Gamson, Willian. The social psychology of collective action. In: Mueller, Carol McClurg e Morris, Aldon D. (eds.). Frontiers in Social Movement Theory. New Haven / Londres:Yale University Press,1992. [15] Jasper,James. The art of moral protest. Culture, biography, and creativity in social movements.Chicago:The University of Chicago Press,1997,p.86.

[16] Por exemplo,nos Conselho Florestal Federal, Servio Florestal do Ministrio da Agricultura, Parque Nacional de Conservao de Itatiaia, Museu Nacional, Departamento de Pesquisas Florestais e Conservao da Natureza do IBDF (Urban,2001).

[17] Bones,Elmar & Hasse,Geraldo. Pioneiros da ecologia. Breve histria do movimento ambientalista no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: J Editores,2002.

pretaes comuns,laos afetivos,lealdades comunitrias e o sentimento de pertencimento a grupos se constroem14. Nesse processo, emergem identidades coletivas,isto ,percepes de distino,fronteiras e interesses de grupo,alguma coisa prxima a uma comunidade15. Diferentes gneros de experincia social e poltica conferem, portanto, feies particulares a cada grupo e definem distintos estilos de ativismo.No nosso caso,identidades ambientalistas emergiram a partir de quatro contextos de micromobilizao. Nas origens do ativismo ambientalista no Brasil est um grupo de perfil estritamente conservacionista:a Fundao Brasileira para Conservao da Natureza (FBCN), fundada em 1958 no Rio de Janeiro. Seus membros eram,sobretudo,engenheiros agrnomos e cientistas naturais, trabalhando na burocracia estatal e envolvidos com a questo ambiental por razes profissionais. A situao de funcionrios pblicos dos membros da FBCN deu-lhe desde sempre a feio de um grupo de interesse, procurando influir diretamente sobre as decises de Estado, por meio de lobby, em detrimento de mobilizaes pblicas.Antes e durante o regime autoritrio,essa estratgia foi bem-sucedida: a FBCN influenciou a criao de leis, rgos e polticas ambientais e seus membros ascenderam aos cargos de direo na rea16.Nesse sentido,a trajetria de seus membros se confunde com a montagem da prpria burocracia ambiental brasileira, dando FBCN um carter paraestatal at a dcada de 1970. Ao longo dos anos 1970 foram surgindo grupos que comearam a dar conotaes mais polticas questo ambiental. A Associao Gacha de Proteo ao Ambiente Natural (Agapan), fundada em 1971,em Porto Alegre,,na origem,muito similar FBCN. Tambm formada por pesquisadores de cincias naturais com interesse profissional no tema e muitos deles com contato prvio com associaes conservacionistas locais. Como a FBCN, a Agapan se engajou na constituio da burocracia ambiental,influenciando a formulao de legislao e a implementao de polticas pblicas ambientais,mas em nvel estadual17.Todavia,a Agapan se diferenciava da FBCN no uso de estratgias de mobilizao,especialmente campanhas de difuso de informao,palestras e formas simblicas de manifestao.Por meio delas,a Agapan atraiu jovens ativistas da seara estudantil e foi progressivamente se aproximando do movimento pela Redemocratizao. O Movimento Arte e Pensamento Ecolgico (Mape) surgiu em So Paulo,em 1973,formado por artistas plsticos,escritores e jornalistas vinculados aos movimentos contra-culturais e preocupados com a poluio urbana. O Mape se apropriou de estratgias expressivas e simblicas dos novos movimentos sociais europeus e recorreu especialmente linguagem artstica como forma de expresso,organiNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 155

zando vernissages, happenings literrios e atos ldicos. O perfil de seus membros, sem expertise tcnica na rea, fez com que o Mape se mantivesse distante dos cargos pblicos ambientais e se voltasse mais intensamente para a sociedade civil, inclusive para a mobilizao em prol da Redemocratizao. Tambm em So Paulo se formou a Associao Paulista de Proteo Natural (APPN),em 1976,tendo por membros profissionais liberais e pequenos empresrios, com experincia associativa ou poltica anterior.A APPN nasceu como um protesto comunitrio,reativo,contra uma obra governamental que impactava a rea de residncia de vrios de seus ativistas:a construo de um aeroporto internacional na regio sudoeste da Grande So Paulo.Por meio de estratgias de mobilizao convencionais, como abaixo-assinados, a APPN mobilizou moradores da rea potencialmente afetada e,como a Universidade de So Paulo (USP) estava ali situada, professores universitrios de esquerda, que estabeleceram uma conexo com o MDB18. Assim, o protesto local ganhou uma nacionalizao no-intencional, sendo encampado pelo movimento pela Redemocratizao.Nesse sentido,a APPN sedimentou o vnculo, at ento tnue, entre o ativismo ambientalista e os protestos polticos contra o governo autoritrio. Em cada um desses contextos de micromobilizao, indivduos isolados se constituram como pequenos grupos de ativistas ambientais e emergiram diferentes gneros de identidades coletivas como ambientalistas19: os tcnicos, baseados em vnculos profissionais entre cientistas naturais, j incorporados burocracia de Estado por profisso,e os polticos,de formao humanstica e conectados com o movimento pela Redemocratizao. Frames ambientalistas Vrios analistas dos movimentos sociais ressaltam que toda ao coletiva depende das habilidades dos ativistas de construir interpretaes acerca da conjuntura em que esto imersos e,por meio delas,transformar descontentamento em mobilizao. Frames so esses instrumentos cognitivos e guias para a ao que permitem aos ativistas questionar uma dada situao social antes no problemtica, atribuir responsabilidade a grupos ou autoridades por tal estado de coisas e apresentar estratgias para alter-lo20. H dois frames tpicos do ativismo ambientalista,segundo Diani. O conservacionista define o meio ambiente exclusivamente como mundo natural selvagem, vendo qualquer interveno nele como questo tcnica, restrita aos cientistas naturais. J o frame ecologia poltica inclui o mundo urbano na definio do problema ambiental. As causas da degradao ambiental so atribudas ao desenvolvimento capitalista e ao estilo de vida moderno.Da se deriva uma crtica

[18] Antuniassi,op.cit.,p.26.

[19] A distino entre tcnicos e polticos de Sainteny, Guillaume. Logiques dengagement et logiques de rtribution au sein de lecologisme franais. Cahiers Internationaux de Sociologie,vol.CVI,jan.-jun.1999.

[20] Benford,Robert & Snow,David. Framing processes and social movements:an overview and assessment. Annual Review of Sociology, n. 26, 2000,pp.611-39.

156 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

[21] [...] a gente estava mais preocupado em salvar animais, criar reas protegidas; [...] algumas reservas deveriam ficar sem o uso [...] pelo homem [...] para proteger a biodiversidade (membro da FBCN, entrevista,12/8/2004).

[22] Lutzenberger apud Bones & Hasse,op.cit.,p.187.

[23] [...] padres culturais-comportamentais uniformizadores [...] criam-se assim economias cada vez mais centralizadoras, de capital intensivo, com utilizao de tecnologia bruta,pouca absoro de mo-deobra e desordenada explorao dos recursos naturais, satisfazendo a mxima do: USE E JOGUE FORA (Boletim Peco,Mape,n.1,1978). [24] O que ns vemos atualmente um crescimento econmico louco, erroneamente chamado desenvolvimento, que viola a natureza em todos os sentidos [e] mesmo ao homem. [] E isto para uma frao da humanidade que se beneficia com este crescimento material, que tem roupas, casa e comida. (Ns alcanamos o fim?,Manifesto da APPN,1975 ).

sociocultural sociedade capitalista, jogando a discusso sobre meio ambiente para dentro da arena poltica. O movimento ambientalista brasileiro obedece a essa disjuntiva.As variaes de experincia e de percepes da EOP sobre a Redemocratizao levaram os grupos de ativistas ambientalistas a desenvolver dois frames distintos:um conservacionista,outro socioambientalista. A FBCN havia difundido no Brasil o conservacionismo clssico. No contedo, adotou uma viso biocntrica da relao sociedadenatureza.O meio ambiente seria a natureza selvagem,a ser preservada da ao deletria dos grupos sociais por meio de parques nacionais e reservas ambientais.Na forma,o discurso cientificista:os especialistas das cincias naturais seriam autoridades incontestveis na definio de problemas e de polticas ambientais. Dos dois ngulos, o conservacionismo segrega a questo ambiental de qualquer dimenso social e a apresenta como apoltica21.Embora a EOP da Redemocratizao e mudanas de conjuntura internacional tenham constrangido a FBCN a incorporar em seu discurso o manejo de recursos naturais em reas florestais j habitadas por populaes tradicionais,o cerne de seu conservacionismo pouco se alterou, mantendo seu epicentro na preservao da fauna e da flora. O socioambientalismo apenas emergiu com o processo de Redemocratizao,adotado por praticamente todas as associaes formadas nos anos 1970. Nesse frame, a definio do problema ambiental passa das cincias naturais para as humanas, com nfase na relao entre processos sociais e naturais. O humanismo da contracultura incorporado, sob a forma de demanda por uma tica ecolgica22. A prpria idia de meio ambiente redefinida como relao entre grupos sociais e recursos naturais.Essas dimenses sociais foram incorporadas de diferentes maneiras pelos ativistas brasileiros. A Agapan enfatizava questes rurais, como os agrotxicos, enquanto o Mape criticava a degradao causada pela expanso da sociedade de consumo23 e a APPN a associava ao modelo brasileiro de desenvolvimento24.Nesses dois ltimos sentidos,o discurso ambiental incorporou a crtica ao processo de industrializao em curso no pas nos anos 1970 e demandou alteraes no estilo de vida urbano-industrial. Assim, o novo frame associou fortemente os problemas ambientais com causas polticas e econmicas. Por isso, o chamamos aqui de sociambientalismo. Os dois frames, o conservacionista e o socioambientalista, passaram desde ento a conviver em concorrncia. O fato de um ou outro ganhar ascendncia em cada uma das fases de formao do movimento ambientalista brasileiro dependeu dos itens sob debate na agenda pblica e da habilidade dos ativistas de vincul-los s diferentes estruturas de oportunidades polticas.
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 157

A FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO

Ao reunir ativistas e construir identidades peculiares, os grupos ambientalistas formados ao longo dos anos 1970 fizeram parte do trabalho de construo de um movimento ambientalista no Brasil.Entretanto,o processo s pde se completar quando os grupos se coordenaram entre si e uma ao efetivamente coletiva surgiu. Isso porque um movimento social no um mero conjunto de ativistas, mas redes de interao informal entre uma pluralidade de indivduos, grupos e/ou organizaes, engajados em conflitos polticos ou culturais, com base em identidades coletivas compartilhadas25. Os grupos seguem suas prprias rotinas de mobilizao, interagindo intensivamente entre si em momentos nos quais questes cruciais adentram a agenda pblica. Em EOPs peculiares,desafios apresentados por oponentes ou oportunidades excepcionais para introduzir itens na agenda pblica fortalecem os laos entre grupos e uma mobilizao conjunta acontece. Nas EOPs em que vrios grupos se organizam para expressar publicamente seus descontentamentos,um ciclo de protestos se configura26. Para efetivamente se constituir como um movimento social, os grupos ambientalistas brasileiros, at ento independentes, tiveram de resolver trs sucessivos problemas de coordenao de sua ao coletiva: criar uma rede conectando-se entre si; definir estratgias de mobilizao e desenvolver um frame comum. Cada um desses problemas foi resolvido em meio a trs distintas estruturas de oportunidades polticas: o processo de Redemocratizao, a Constituinte e Rio-92. Em cada uma delas, ciclos de protesto surgiram e os grupos ambientalistas tiveram de definir um conjunto mnimo de padres de formas de pensar e agir comuns. Ciclo de protestos pela Redemocratizao As primeiras coalizes entre grupos ambientalistas brasileiros se constituram em fins dos anos 1970.Uma incipiente rede ambientalista surgiu sob a forma de campanhas conjuntas em torno de temas com possibilidade de engate no debate pblico mais amplo.O frame socioambientalista, ao atribuir as causas dos problemas ambientais ao modelo brasileiro de desenvolvimento implementado pelo regime autoritrio, conectou imediatamente as mobilizaes ambientalistas com a campanha pela Redemocratizao. Esse foi o caso da Campanha em Defesa da Amaznia,no final de 1978, em oposio aos planos do governo federal de realizar contratos de explorao da Floresta Amaznica com empresas internacionais.Liderada pela APPN,e vinculando tambm Agapan e ao Mape, a campanha ganhou o apoio do MDB e se transformou em Movimento em Defesa da Amaznia,abrangendo dezoito estados e o Dis-

[25] Diani,op.cit.,p.13.

[26] Tarrow os define como seqncias escalonadas de ao de maior freqncia e intensidade do que o normal, que se estende atravs de vrios setores e regies da sociedade. [E] Envolvem novas tcnicas de protestos e novas formas de organizao [...] (Tarrow, Sidney. Struggling to reform: social movements and policy change during cycle of protests. West. Soc. Pap, n. 15, Ithaca, Cornell University,1983,p.36)..

158 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

[27] Evento tpico dessa campanha foi um ato pblico em So Paulo em 15 de janeiro de 1979,que atraiu cerca de 1,5 mil pessoas e gerou uma Carta Aberta Nao Brasileira, contra a internacionalizao da Amaznia, e em defesa da preservao do estilo de vida das comunidades tradicionais que l viviam.

[28] A mobilizao mais significativa foi a passeata Enterro das Usinas Atmicas, em memria das vtimas de Hiroshima e em inteno das potenciais vtimas brasileiras, reunindo aproximadamente 1,2 mil pessoas (Urban, Teresa. Misso quase impossvel. Aventuras e desventuras do movimento ambientalista no Brasil.So Paulo:Petrpolis,2001).

[29] Em 1985, o pas contava com cerca de 400 grupos ambientais em funcionamento (Viola, Eduardo. O movimento ambientalista no Brasil 1971-1991: da denncia conscientizao pblica para a institucionalizao e o desenvolvimento sustentvel. In: Goldenberg, Mirian (ed.). Ecologia, cincia e poltica. Rio de Janeiro:Revan,1992,p.57).

trito Federal27.A outra grande coalizo no mesmo estilo foi a Campanha contra a Utilizao de Energia Nuclear, pouco mais tarde, em 1980, nas quais se engajaram as mesmas associaes da campanha anterior, adensadas agora de associaes ambientalistas menores recm-surgidas como a Oikos (1982) e o Grupo Seiva de Ecologia (1980). O assunto atraiu um espectro maior de aliados dentre os membros do movimento pela Redemocratizao: movimento estudantil, movimentos sociais populares, movimentos culturais, cientistas,polticos,artistas e religiosos28.A terceira campanha de articulao do movimento foi o Adeus Sete Quedas, em 1982, contra a hidreltrica de Itaipu. Liderada pelo Mape, a mobilizao incluiu a Agapan,a APPN e outras associaes menores,como a Seiva de Ecologia, e o Coletivo Verde (1985), formado por ex-exilados polticos influenciados pela contracultura. Em todas essas campanhas,a existncia de aliados na arena social e na poltica favoreceu as primeiras conexes relativamente estveis entre grupos antes autnomos, configurando uma rede de ativismo ambiental. Essas mobilizaes tanto motivaram a formao de novas associaes ambientalistas29 quanto suscitaram um debate em torno do melhor formato organizacional para a coalizo emergente. O Mape props uma federao ambientalista nacional, articulando as vrias pequenas associaes ambientalistas. Assim surgiu a Assemblia Permanente de Defesa do Meio Ambiente de So Paulo (Apedema), em 1983, visando manter o ativismo no plano da sociedade civil.J a APPN investiu em aprofundar a articulao da rede de associaes ambientalistas com o MDB.Todavia,os conflitos internos em torno da partidarizao da questo ambiental acabaram por cindir a associao em pequenos grupos.A Agapan,por sua vez,procurou projetar seu principal ativista,Jos Lutzenberg, condio de liderana nacional. Essa estratgia acabou sendo a mais bem-sucedida. Isso porque a Agapan, no frame e nas estratgias de ao, era transversal ao movimento,abarcando em seu discurso todo o espectro temtico do movimento, desde o conservacionismo da FBCN, at temas urbanos e contraculturais, e todas as estratgias de mobilizao,desde os lobbies e acesso burocracia do Estado dos conservacionistas at manifestaes pblicas e ldicas, preferidas pelos demais grupos. Por essas razes, a Agapan adquiriu centralidade na rede do ativismo ambientalista da dcada de 1970 e Lutzenberg tornou-se o broker entre a tradio conservacionista e os novos grupos socioambientalistas. Assim, em meados dos anos 1980, estava configurada a primeira coalizo estvel entre grupos de ativistas. As campanhas conjuntas indicam o estabelecimento de um campo ambiental, com liderana e agenda prpria.Alm disso,havia agora um frame dominante.O conNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 159

servacionismo da FBCN ficou na sombra. A agenda da Redemocratizao ajudou a consolidar a abordagem politizada da questo ambiental:o socioambientalismo. Ciclo de protestos da Constituinte O perodo final da Redemocratizao configura a segunda EOP relevante para a formao do movimento ambientalista brasileiro. Se na EOP anterior apenas coalizes tpicas em torno de temas especficos nos permitem falar de um movimento ambientalista, a perspectiva de uma Constituinte imps a formao de coalizes mais estveis, como forma de incluir temas ambientais na nova Constituio. Por no serem instituies,movimentos sociais precisam inventar ou se apropriar de organizaes e canais de elocuo para levar a cabo sua expresso coletiva. Essas estratgias de mobilizao incluem desde bases mais estveis para o ativismo,como as associaes,partidos,sindicatos e instituies pblicas,at estratgias informais,como eventos de protesto,redes e campanhas30.A nova estrutura de oportunidades polticas colocou como problema de ao coletiva, para a recm-constituda rede ambientalista, a definio da estratgia de mobilizao mais adequada para inserir a temtica ambiental na agenda poltica. Isso porque o processo de Redemocratizao culminara em eleies gerais para uma Assemblia Constituinte, abrindo para o movimento a escolha entre manter as mobilizaes no plano da sociedade civil ou organizar um partido prprio e ingressar na arena institucional,como vinham fazendo vrios movimentos sociais. No momento de convocao de uma Constituinte,coalizes entre os grupos ambientalistas se formaram em torno de diferentes estratgias. Primeiro, a desmobilizao que acompanhou o fim da transio democrtica levou parte dos ativistas ambientalistas a converter seus grupos de protesto em associaes profissionalizadas, com atuao especializada. A SOS Mata Atlntica se constituiu em 1986 sob essa gide, combinando ativistas de agrupamentos anteriores, como a APPN e a FBCN,com grupos empresariais at ento alheios questo ambiental. Esse perfil mais especializado fez com que a SOS, assim como a FBCN, a Agapan e outras associaes conservacionistas recm-constitudas, preferissem restringir sua relao com as instituies polticas ao lobby ou apoio a candidaturas de qualquer partido que encampasse propostas verdes.J os grupos voltados para mudanas no estilo de vida, como o Mape e a Seiva de Ecologia, preferiam manter manifestaes no mbito da sociedade civil e lanar candidaturas avulsas de ativistas ou de simpatizantes do movimento ambientalista, sem vinculao com nenhum partido. A terceira possibilidade era lanar ou apoiar candidaturas dentro dos partidos de esquerda j organizados.A Oikos,uma dissidncia da APPN,investiu nessa alter-

[30] Kriesi,op.cit.,p.152.

160 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

[31] Os temas socioambientalistas eram a reao degradao ambiental do estilo vida urbano (humanizao e despoluio das cidades saneamento bsico e reaproveitamento do lixo) e rural (problemas de sade causados por agrotxicos); os contraculturais giravam em torno do pacifismo (fim da indstria armamentista) e da democratizao das relaes sociais (fim de todas as formas de discriminao racial, sexual, religiosa ou ideolgica).O conservacionismo se restringia preservao da fauna nacional e defesa dos ecossistemas brasileiros. Havia ainda um bloco replicando a agenda do movimento pela Redemocratizao: descentralizao poltica e econmica; poder local; democratizao da imprensa etc.

nativa.A quarta via,nunca antes aventada,era formar partido prprio como canal de representao poltica do movimento ambientalista.O Coletivo Verde,no Rio,uma faco do Mape e grupos menores do ABC paulista e de Santa Catarina,eram favorveis a um partido verde. Nem todas essas alternativas se mostraram viveis,porm.No final de 1985,definiu-se que as candidaturas Constituinte s poderiam ser partidrias.Assim,a perspectiva de participar diretamente do processo constituinte, sem aval de um partido, desaparecia. Os ambientalistas ento se dividiram diante das alternativas remanescentes. A coalizo liderada pelo Coletivo Verde encaminhou a criao do Partido Verde,em janeiro de 1986, reunindo ativistas isolados de pequenas associaes, especialmente do Rio de Janeiro.A partir da o PV liderou uma pequena coalizo, que lanou candidaturas prprias. Em contrapartida, outra coalizo se formou em torno da estratgia de apoiar candidaturas de diferentes partidos, desde que comprometidos com uma agenda ambiental mnima,composta pela agregao de temas socioambientalistas e conservacionistas, com pitadas de contracultura, numa Lista Verde31. Assim, no incio de 1986, formou-se a primeira tentativa de formalizao de uma rede ambientalista nacional,a Coordenao Interestadual Ecolgica para a Assemblia Constituinte (CIEC). Foi esta a estratgia mais bem-sucedida.Fbio Feldman,principal ativista da Oikos e defensor da Lista Verde, foi o nico candidato apoiado pelo movimento a se eleger. Mesmo numa arena eminentemente institucional,como o Parlamento,as associaes sobrepujaram o partido como forma mais eficaz de vocalizao do movimento. Nesse sentido,o processo eleitoral em torno da Constituinte consolidou a estrutura associativa como forma mais eficiente de mobilizao ambientalista que a partidria. Alm disso, a Assemblia Nacional Constituinte abriu canais de influncia para movimentos sociais e grupos de interesse. A Constituinte funcionou,ao longo de 1987 e 1988,sem um projeto preliminar e com uma estrutura descentralizada de subcomisses. Isso permitiu aos grupos sociais organizados pressionarem para a criao de subcomisses sobre assuntos de suas pautas. A sociedade civil podia tambm participar por meio de Iniciativas Populares:30 mil assinaturas possibilitavam enviar uma emenda Assemblia Constituinte diretamente,sem a mediao de um deputado.Essas duas vias de participao no processo poltico foram mobilizadas pelos ativistas ambientalistas. De um lado, as articulaes de Fbio Feldmann no parlamento resultaram na formao da subcomisso de Sade,Segurana Social e Meio Ambiente,sob jurisdio do Comit de Ordem Social.De outro lado,estratgias informais de mobilizao,como abaixo-assinados,se mostraram to ou mais eficientes do que uma estrutura partidria prpria, o Partido Verde, como caminho para introduo de temas amNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 161

bientalistas no debate:os grupos ambientalistas conseguiram incluir 3 das 83 Iniciativas Populares aceitas na Constituinte32. Durante o funcionamento da subcomisso, Feldman se consolidou como um broker entre as duas arenas de mobilizao ambiental:a da sociedade civil e a da negociao institucional no Congresso. Essa combinao de estratgias resultou na proposio de um captulo exclusivo sobre a questo ambiental na Constituio. Todavia, a influncia de grupos organizados da sociedade civil na elaborao do texto constitucional foi freada pela reao de um bloco de deputados e senadores de partidos de centro e direita.O Centro obstou a aprovao de projetos de legislao esquerda. Na rea ambiental,bloqueou a proibio total de uso da energia nuclear e a criminalizao de condutas ambientalmente incorretas. Tais obstculos levaram os grupos ambientalistas a convergirem, sedimentando coalizes nacionais entre si e ampliando alianas para fora do movimento.Sob liderana de Feldman,surgiu a Frente Nacional de Ao Ecolgica, bloco parlamentar de apoio s propostas ambientalistas, repetindo a estratgia pragmtica da Lista Verde33. A estratgia da Frente foi estimular a presso direta das associaes ambientalistas sobre os parlamentares,promovendo visitas a projetos de preservao e manejo ambiental.Assim,conseguiu apoio para assegurar os pontos conservacionistas do captulo sobre meio ambiente na Constituio de 1988. O ciclo de mobilizao da Constituinte teve desdobramentos importantes para o processo de formao do movimento ambientalista brasileiro. Do ponto de vista das estratgias de mobilizao, a Constituinte ratificou as associaes em detrimento do partido como principal maneira de coordenar a ao coletiva ambientalista.O processo eleitoral e o bloqueio do Centro evidenciaram os limites da opo partidria do PV e, mesmo, de uma aliana poltica exclusivamente esquerda.Alm disso,ao consolidar novos instrumentos legais,como a ao civil pblica,a Constituio abriu s associaes civis a oportunidade de encaminhar demandas diretamente s instituies pblicas, sem ter de recorrer a partidos.Finalmente,tendo sido mais influentes como ambientalistas do que como polticos profissionais durante a Constituinte, os ativistas vislumbraram o poder simblico da expertise tcnico-cientfica que se tornou, da por diante, sua maneira preferencial de legitimar reivindicaes na arena poltica. Quanto aos frames de ao coletiva, a Constituinte comeou com uma agregao temtica, com dominncia socioambientalista, expressa na Lista Verde. Todavia, as negociaes lideradas pela Frente Nacional de Ao Ecolgica deram relevo aos temas conservacionistas,mais palatveis para deputados no-ambientalistas,basicamente

[32] Duas tratavam de reservas indgenas, contando com apoio de movimentos sociais ligados Igreja. A terceira proibia o uso, mesmo pacfico, de energia nuclear.

[33] A Frente foi criada em junho de 1987, por 71 associaes ambientalistas, inclusive a FBCN, 9 senadores e 82 deputados de esquerda e centroesquerda, mas tambm com apoio de parlamentares liberais e conservadores (Jornal da Tarde,9/6/1987).

162 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

[34] Foram aprovadas medidas de proteo da Floresta Amaznica, da Mata Atlntica, da Serra do Mar, do Pantanal e da Zona Costeira, e da diversidade gentica do pas e a proibio parcial do uso de energia nuclear (O Estado de S. Paulo, 26/5/1988).

a proteo a ecossistemas, que virou o cerne do captulo sobre meio ambiente na Constituio34. Em suma, a EOP da Constituinte foi decisiva na formao do movimento ambientalista na medida em que consolidou vnculos e compromissos entre grupos de ativistas. A existncia de um inimigo comum e a necessidade de encontrar aliados foraram os grupos a suplantar suas diferenas.Ao menos momentaneamente,as identidades de grupo se esmaeceram em favor de uma identidade comum. Foi o que lhes deu capacidade de influenciar na regulao legal de questes ambientais na Constituio e sedimentou a aliana nacional de grupos at ento dispersos. O ciclo de protestos da Rio-92 A deciso da Organizao das Naes Unidas (ONU) de sediar sua segunda Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Brasil em 1992 alterou mais uma vez a estrutura de oportunidades polticas para a rede de ativistas e se tornou evento decisivo na efetivao de um movimento ambientalista brasileiro.A Rio-92 trouxe um novo problema de coordenao da ao coletiva:a construo de um frame capaz de aglutinar os grupos ambientalistas. A EOP da Rio-92 era, em princpio, desfavorvel aos grupos ambientalistas. A vitria de Collor nas eleies presidenciais de 1989 fechara as agncias estatais aos grupos ambientalistas dos anos 1980, usualmente alinhados com a esquerda. Sem acesso burocracia ambiental e na vigncia da normalidade democrtica, vrios desses grupos desapareceram ou profissionalizaram suas associaes. De uma maneira ou de outra, distanciaram-se da arena poltica. O governo Collor ainda tentou atra-los,nomeando Jos Lutzenberger,o lder ambientalista dos anos 1970, para a presidncia da Secretaria Especial do Meio Ambiente.Lutzenberger,porm,perdera o status da dcada anterior.Sara da Agapan e pouco se engajara nas mobilizaes em torno da Constituinte, rompendo assim suas conexes com os grupos antigos sem ter constitudo relaes com os novos.Sem apoio do movimento e sem experincia partidria,no conseguiu se sustentar na arena poltica: ficou margem das decises na preparao da Conferncia e abandonou o cargo antes de seu incio. O alijamento dos ativistas em relao ao governo nacional e o formato participativo da Conferncia incentivaram a rede ambientalista a outra vez investir nas associaes como forma de coordenao da ao coletiva e a buscar aliados no mbito da sociedade civil, e no no Estado. Durante os preparativos para a Rio-92, as coalizes formadas na Constituinte tentaram nova articulao nacional do movimento. A Frente Nacional de Ao Ecolgica,liderada pela SOS Mata Atlntica,
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 163

rearticulou grupos conservacionistas,enquanto o PV formou o movimento Pr-Rio 92, de feies socioambientalistas, incluindo membros do PT, grupos comunitrios locais, movimentos sociais populares e,mesmo,setores do empresariado35. Da mesma maneira que, na Constituinte, nenhuma das coalizes pde se impor por si mesma,dado o escopo limitado de seus frames,a Frente se circunscrevia seara conservacionista, enquanto o Pr-Rio no ultrapassava os limites do socioambientalismo. Tais tnicas exclusivas no coadunavam com a agenda da ONU para a Rio-92,sistematizada no Relatrio Brundtland,que inclua ambas as temticas. A agenda da Conferncia,mais do que a simples agregao de temas socioambientalistas e conservacionistas, propugnava uma nova maneira de definir a questo ambiental. A noo de desenvolvimento sustentvel, propondo novas tecnologias para manejo racional dos recursos naturais, vinha apresentada como forma de conciliar desenvolvimento e preservao ambiental.J a idia de biodiversidade enfocava a manuteno do patrimnio gentico de todas as formas de vida, inclusive das populaes humanas habitando reas de preservao. A nova estrutura de oportunidades polticas compeliu os grupos ambientalistas a buscarem aliados para fora da rede estritamente ambientalista como meio de complementar sua agenda. A SOS Mata Atlntica adotou a estratgia mais consoante com a nova EOP ao formar uma nova coalizo nacional com 1,1 mil associaes, metade delas sem ativismo prvio em questes ambientais36.Assim surgiu o Frum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento,em 1990,o centro aglutinador e principal estrutura de mobilizao da rede ambientalista durante a Rio-92. A composio do Frum ps em questo a tnica conservacionista da agenda do movimento resultante da Constituinte.Os movimentos sociais traziam agendas marrons, criticando a desigualdade social, a distribuio inqua dos impactos ambientais e o modelo global de desenvolvimento econmico. Em alternativa, propunham um novo padro de modernizao: o desenvolvimento sustentvel. Assim, esses novos aliados contribuam para um reavivamento do socioambientalismo, reconectando a questo ambiental com a problemtica do desenvolvimento,no esprito do Relatrio Brundtland. Isso no significou, contudo, o retorno dominncia do frame socioambientalista no interior da rede nacional. A nova coalizo era liderada pela SOS Mata Atlntica,grupo a meio caminho entre o conservacionismo e o socioambientalismo,que,como broker,orquestrou a convergncia entre os dois frames originalmente contrastantes. De uma parte,o frame socioambientalista foi matizado,movendose em direo ao conservacionismo. De fato, a noo de desenvolvimento sustentvel compatibilizou a defesa simultnea de proteo

[35] SOS, Oikos e Cedi. UNCED 1992 e as ONGS brasileiras, apud Santos, Selene S. C. Herculano, Entre o herosmo e a cidadania. Rio de Janeiro: Tese de doutorado, IUPERJ, 1994,anexo 1.

[36] Landin, Leilah. A inveno das ONGs: do servio invisvel profisso sem nome. Rio de Janeiro: Museu Nacional/UFRJ,1993,p.66-67.

164 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

[37] [...] voc no tem como expandir o sistema sem considerar as populaes tradicionais;as terras indgenas tm o dobro da extenso das unidades de conservao no Brasil,[...] voc no pode ignorar elas [sic] numa estratgia de conservao [...] a gente usa a questo ambiental, do desenvolvimento sustentvel, com fins que so, na verdade,sociais (membro do ISA,entrevista,31/8/ 2004).

[38] [...] comeou-se muito na proteo de espcies, a proteo de espcies mudou para proteo de habitat e agora a proteo de habitat inclui o manejo sustentvel dos recursos naturais e o bem-estar da populao que est l. [...], no se pensa mais simplesmente em passar uma cerca e no ter pessoas,mas em como tratar as pessoas no meio ambiente [...]; ento uma gradao [...] (membro do WWF-Brasil,entrevista,31/8/ 2004).

[39] Rootes, Christopher (ed.). , n. 79,novembro,2007 (no

ambiental e de desenvolvimento socioeconmico, visando a redistribuio de recursos.No entanto,embora a dimenso macroeconmica dos problemas ambientais tenha permanecido, a nfase na questo urbana,tpica do sociambientalismo dos anos 1970,se deslocou para as condies de vida de grupos sociais vivendo em interao com o ambiente natural no campo ou na floresta37. De outra parte,o frame conservacionista foi redefinido com a substituio da noo de ecossistema pela de biodiversidade. Por meio dela, a proteo do habitat foi dilatada para incluir grupos sociais em interao com reas florestais,desde que com estilos de vida de baixo impacto ambiental. Os patrimnios gentico e cultural de comunidades indgenas e de populaes tradicionais,como grupos extrativistas,tornaram-se objetos de preservao ambiental.As florestas,tema tpico do conservacionismo clssico, foram revalorizadas como lcus da biodiversidade.Essa incluso de dimenses no-urbanas da pauta marrom diferenciou esse novo frame da tradio conservacionista38. Esse duplo processo de matizamento e conciliao gerou, pela primeira vez, um frame comum a todo o movimento: o neoconservacionismo. A polissemia das noes de desenvolvimento sustentvel e de biodiversidade permitiu que grupos com agendas em princpio divergentes pudessem dar tnica prpria s mesmas categorias.Abarcando as questes sociais,tpicas da pauta marrom,e os temas verdes da agenda global,o neoconservacionismo se tornou uma lngua franca para todos os grupos do movimento ambientalista, dos pioneiros dos anos 1970 aos conversos em 1992.Portanto,o novo frame consolidou coalizes,at ento restritas a dimenses estratgicas, em torno de significados. O novo frame se materializou na Agenda 21,documento resultante da Rio92. A, itens da agenda ambiental global, como proteo das florestas (cap.11) e da diversidade biolgica (cap.15),foram combinados a tpicas socioambientais,como a capacitao de grupos socialmente vulnerveis para a obteno de meios de subsistncia sustentveis (cap.3). Para estabelecer-se, o neoconservacionismo teve de fazer dois expurgos na agenda socioambiental dos anos 1970.A tnica poltica foi substituda por uma abordagem tcnica da questo ambiental,formulada por especialistas das associaes profissionais dos anos 1990.E o estilo de vida urbano deixou de ser o foco do ativismo,como fica patente na concentrao da atuao das grandes associaes ambientalistas dos anos 1990,SOS e Instituto Socioambiental (ISA),em reas florestais. Nesse sentido, o movimento ambientalista brasileiro caminhou rumo a uma profissionalizao e conseqente despolitizao da questo ambiental processo similar ao europeu39. O outro impacto do ciclo de mobilizao da Rio-92 sobre o movimento foi a solidificao de uma nova estratgia de mobilizao.As lideranas individuais dos anos 1970 e 1980 foram substitudas por coaliNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 165

zes relativamente duradouras entre associaes. Essas redes de ativismo,policntricas e horizontais,como a Rede Mata Atlntica (1992), Aguap Pantanal,Rede de Educao Ambiental (2002),Rede Cerrado de Ongs (1992) e o Grupo de Trabalho Amaznico (1992),tornaram-se o meio preferencial de articulao do movimento e de expresso de demandas nos anos 1990 em trs sentidos:como base logstica de grandes campanhas temticas;como meio de receber e gerir financiamentos governamentais e internacionais;e como canal de lobby e presso na formulao e implementao de polticas pblicas nacionais. Com as redes, o ativismo ambientalista brasileiro pde, simultaneamente, ampliar seu raio de ao e se especializar em temas e reas geogrficas. Assim, o movimento ganhou uma estrutura simultaneamente descentralizada e institucionalizada. A EOP da Rio-92 constituiu,portanto,a terceira etapa do processo de formao do movimento ambientalista brasileiro. Nesse momento, resolveu-se o problema de coordenao de significados entre grupos distintos,com a configurao de um frame comum ao movimento um todo.Nesse sentido,sua resultante foi a consolidao de um movimento ambientalista nacional.
CONCLUSO

Procuramos aqui explicar a formao do movimento ambientalista brasileiro recorrendo a uma sntese conceitual entre a Teoria do Processo Poltico e a Teoria dos Novos Movimentos Sociais, ainda pouco explorada nos estudos sobre os movimentos sociais brasileiros e latino-americanos.Analisando articuladamente as dimenses poltico-institucionais e as simblicas intervenientes na constituio de um movimento ambientalista no Brasil, argumentamos que ela se explica por duas dinmicas:a interao dos grupos de ativistas com as estruturas de oportunidades polticas e a articulao deles entre si. Do primeiro ngulo, trs estruturas de oportunidades polticas foram decisivas.A EOP da Redemocratizao incentivou a organizao de grupos de protestos na sociedade civil, encaminhando a converso de simpatizantes ambientalistas em ativistas.Mas,para que esses grupos autnomos se convertessem em um movimento, foi preciso que respondessem conjuntamente a questes relativas coordenao da ao coletiva suscitadas por duas outras EOPs.A Constituinte compeliu os ativistas a escolherem entre diferentes estratgias de mobilizao disponveis e os levou a convergirem para uma coalizo de associaes, em vez de um partido,como forma prioritria de apresentar suas reivindicaes na esfera pblica. J a Rio-92 impingiu coalizo de associaes a negociao de um nico frame,cujo significado pudesse ser compartilhado pelo movimento como um todo.Assim,o conceito de EOP
166 IDENTIDADE E ESTRATGIA NA FORMAO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA BRASILEIRO Angela Alonso, Valeriano Costa e Dbora Maciel

nos permitiu identificar os elementos peculiares a cada uma das diferentes conjunturas que efetivamente influram na construo do que Jasper chamou uma identidade de movimento. De outra parte,a reconstruo dos contextos de micromobilizao evidenciou que os ativistas no se mobilizaram em torno da questo ambiental em funo de sua extrao social, como argumentam as Teorias dos Novos Movimentos Sociais. Diferentes gneros de experincia social e poltica fomentaram identidades coletivas ambientalistas.A articulao estratgica e simblica entre esses grupos autnomos de ativistas numa mesma rede de ativismo no foi automtica, como resultante da adeso a mesmos valores, como defende Viola. Negociaes em torno de significados e formas de ao foram cruciais para que a conexo se viabilizasse. O prprio significado da questo ambiental foi continuamente transformado pelos grupos de modo a facilitar alianas. Mudanas nos frames foram requisitadas pelas estratgias dos agentes diante de cenrios polticos tambm cambiantes.Foi como adaptao a novas EOPs que os dois frames inicialmente independentes socioambientalismo e conservacionismo convergiram para o neoconservacionismo. Foi essa a interpretao da questo ambiental mais passvel de ser compartilhada por todos os ativistas ambientalistas, viabilizando uma ampla aliana entre grupos.Essa conexo dependeu ainda do recurso a mesmas estratgias de mobilizao. O uso desse conceito nos permitiu evidenciar conexes entre grupos ambientalistas tanto no plano das formas duradouras de organizao,como associaes,partidos e redes,quanto no nvel mais frouxo das ligaes eventuais em manifestaes, candidaturas eleitorais e lobbies. E, mais importante, evidenciou como mudanas de estratgias estiveram concatenadas com mudanas nas EOPs, no sendo,portanto,resultado da simples volio dos agentes. Analisando a formao dos grupos e a negociao de frames e estratgias de mobilizao,procuramos mostrar como a resoluo de sucessivos problemas de coordenao da ao coletiva resultou numa identidade coletiva compartilhada. Isso no significa o desaparecimento das diferenas e conflitos entre os grupos,mas aponta seu sucesso em superar divergncias rotineiras em EOPs decisivas. Quando lograram se apresentar como uma coalizo robusta,os ativistas conseguiram incluir a temtica ambiental na agenda pblica.Nesses momentos,sedimentaram sua identidade como movimento ambientalista brasileiro.
Recebido para publicao em 15 de junho de 2007.
NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

79,novembro 2007 pp. 151-167

Angela Alonso professora do Departamento de Sociologia da Universidade de So Paulo (USP) e coordenadora da rea de Conflitos Ambientais do Cebrap; Valeriano Costa professor do Departamento de Cincia Poltica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ) e pesquisador da rea de Conflitos Ambientais do Cebrap; e Dbora Maciel professora de Sociologia da Faculdade de Direito de So Bernando do Campo e pesquisadora da rea de Conflitos Ambientais do Cebrap.

NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007

167

You might also like