You are on page 1of 67

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS

Criada pela lei n. 13.456 de 16 de abril de 1.999, publicada no DOE-GO de 20 de abril de 1.999

UNIDADE UNIVERSITRIA DE POSSE AV. JK, QD. 08 Setor Santa Luzia, CEP: 73900-000 Posse - GO

Portal Cine

Autores: Celmo Barbosa dos Santos Hugo Cesar Leles Faria Iago Marques Xavier

Professor: Ronaldo Silva

Posse-Go 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS


Criada pela lei n. 13.456 de 16 de abril de 1.999, publicada no DOE-GO de 20 de abril de 1.999

UNIDADE UNIVERSITRIA DE POSSE AV. JK, QD. 08 Setor Santa Luzia, CEP: 73900-000 Posse - GO

EURILENE OLIVEIRA SILVA

Portal Cine

Projeto apresentado ao Departamento de Sistemas de Informao da Unidade Universitria de Posse da Universidade Estadual de Gois, como requisito parcial para obteno do grau de Bacharel em Sistemas de Informao.

Posse 2012

Portal Cine
Autores: Celmo Barbosa dos Santos Hugo Cesar Leles Faria Iago Marques Xavier

Aprovado por: _____________________________ Ronaldo Ferreira da Silva Graduado em Curso Tecnolgico em Processamento de Dados e Especializao em Marketing Professor da Disciplina

_____________________________ Gilson de Souza Carvalho Bacharel em Sistemas de Informao

_____________________________ Aparecido Alves da Silva Jnior Especialista em Docncia do Ensino Superior Coordenador do Curso

FICHA CATALOGRFICA

FARIA, Hugo Cesar Leles

SANTOS, Celmo Barbosa dos


XAVIER, Iago Marques Universidade Universitria de Posse/UEG, Sistemas de Informao, Ano (2012) Portal Cine Universidade Estadual de Gois, Unidade Universitria de Posse. Coordenao de informtica.

CESSO DE DIREITOS

Portal Cine
GRAU/ANO: SISTEMAS DE INFORMAO / (2012)

concedida Universidade Estadual de Gois permisso para reproduzir cpias deste trabalho, emprestar ou vender tais cpias para propsitos acadmicos e cientficos. Os autores reservam outros direitos de publicao e nenhuma parte deste trabalho pode ser reproduzida sem a autorizao por escrito dos autores.

________________________ Celmo Barbosa dos Santos

________________________ Hugo Cesar Leles Faria

________________________ Iago Marques Xavier

DEDICATRIA

Dedicamos esse projeto primeiramente a Deus, a todos aqueles que acreditaram, e ns apoiaram nessa trajetria, a todo corpo docente e discente do nosso curso, e as nossas famlias que mantiveram apoio integral para conosco.

AGRADECIMENTOS

Ao nosso professor Ronaldo Ferreira, pelos ensinamentos tanto cientficos quanto

pessoais, pela amizade e apoio. A todos os professores que deram sua contribuio para o nosso crescimento

intelectual e pessoal. A todos nossos amigos e familiares, nossos votos de agradecimento.

RESUMO
As empresas atuais esto cada vez mais certas que, de grande valia a implantao de um sistema informatizado, para a realizao de atividades e auxlio na tomada de decises. Com isso, a busca por um software tem se tornado frequente pelas empresas de diversas reas. Contudo, a presente documentao busca modelar de forma detalhada o Sistema de Gerenciamento de Bilheterias de Cinemas, Portal Cine. Tendo como objetivo a automatizao das atividades desenvolvidas manualmente pelas empresas da rea. Sendo que o Portal Cine ir agregar: agilidade, facilidade, praticidade, segurana, e economia para a empresa. Com isso, elevar o ndice de satisfao dos seus clientes.

ABSTRACT
Today's businesses are increasingly certain that it is of great value to implement a computerized system for the performance of activities and aid in decision making. Thus, the search for software has become common for companies in various areas. However, this model seeks documents in detail the Management System of Box Office Cinemas, Cine Portal. Aiming to automate activities manually by employees in the area. Since the Cine Portal will add: agility, ease, convenience, safety and savings to the company. With this, raise the level of satisfaction of its customers.

Lista de Abreviaturas e Siglas


Siglas RN RF RNF CSU REL Abreviaturas Regras de Negcios Requisitos Funcionais Requisitos no Funcionais Caso de Uso Relatrios

SUMRIO
1 Introduo ......................................................................................................... 12 2 Descrio do Negcio ....................................................................................... 13 2.1 Definio do Problema ............................................................................ 13 2.2 Objetivo do Software ............................................................................... 13 2.3 Lista de Regras de Negcio .................................................................... 14 3 Especificao de Requisitos.............................................................................. 15 3.1 Requisitos Funcionais (RF) ..................................................................... 15 3.2 Requisitos No Funcionais (RNF) ........................................................... 15 4 Modelagem de Caso de Uso ............................................................................. 16 4.1 Casos de Uso .......................................................................................... 16 4.2 Descrio dos Atores .............................................................................. 16 4.3 Funcionrio ............................................................................................. 16 4.4 Diagrama Geral de Caso de Uso ............................................................ 17 4.5 Detalhamento dos Casos de Uso ............................................................ 18 5 Diagrama de Classes ........................................................................................ 34 6 Mapeamento ..................................................................................................... 35 7 Diagrama de Sequncia .................................................................................... 36 7.1 Realizar Login ......................................................................................... 36 7.2 Manter Empresa ...................................................................................... 37 7.3 Manter Funcionrio ................................................................................. 38 7.4 Manter Filmes ......................................................................................... 39 7.5 Manter Salas ........................................................................................... 40 7.6 Manter Sesses ...................................................................................... 41 7.7 Manter Valor da Bilheteria ....................................................................... 42

7.8 Abrir Caixa .............................................................................................. 43 7.9 Fechar Caixa ........................................................................................... 44 7.10 Movimento Caixa ................................................................................... 44 7.11 Vendas de Ingresso .............................................................................. 45 7.12 Cancelar Vendas de Ingresso ................................................................ 46 7.13 Emitir Relatrios .................................................................................... 47 8 Modelagem de Dados ....................................................................................... 48 8.1 DER Diagramas de Entidades e Relacionamentos .............................. 48 8.2 MO Modelo Operacional ...................................................................... 49 9 Dicionrio de Dados .......................................................................................... 50 10 Concluso ....................................................................................................... 55 11 Referncias Bibliogrficas ............................................................................... 56 12 Anexos ............................................................................................................ 58 12.1 Anexos A Prottipos de Algumas Telas .............................................. 58 12.2 Anexos B Lei da meia entrada ............................................................ 65

12

1 Introduo
Sabendo da quantidade de informaes que so geradas diariamente nas empresas, e da importncia em manter tais dados em segurana, as organizaes esto se tornando dependentes dos sistemas de informao que auxiliam em suas respectivas rotinas. Todavia tem se tornado comum encontrar empresas cinematogrficas que atuam no ramo de cinemas, que ainda no possuem um sistema informatizado implantado em seu estabelecimento, gerando um aumento significante na perca de qualidade, tempo e organizao das bilheterias. No entanto o presente trabalho tem o desgnio de apresentar as funcionalidades do software Portal Cine, bem como as ferramentas que sero utilizadas para o seu desenvolvimento e suas descries.

13

2 Descrio do Negcio
As empresas que trabalham na rea cinematogrfica e atuam no ramo de cinemas, necessitam de um sistema que gerencie e controle as operaes de Bilheteria, tanto para simples cadastros de funcionrios, filmes, salas e sesses. Quanto para funcionalidades mais complexas, como realizar a venda de ingressos junto ao controle de poltronas, assim como gerar relatrios gerenciais, e controle do movimento de caixa.

2.1 Definio do Problema

O atual estudo refere-se a cinemas que se enquadram em empresas de pequeno e mdio porte. Sendo que, no disponibilizam de um sistema informatizado para registro de suas informaes, que so feitas de forma manual, utilizando agendas para registrar datas, horrios e filmes das sesses, usam planilhas impressas onde fazem as

anotaes do controle de sesses, salas e poltronas, bem como os ingressos vendidos. Tambm utilizado o livro caixa para registrar o total de ingressos vendidos por sesso e sua respectiva data, tendo ento o saldo dirio.

2.2 Objetivo do Software

O sistema de gesto PORTAL CINE, para empresa cinematogrfica, tem por objetivo geral proporcionar aos administradores maior eficincia, eficcia e segurana na realizao de suas principais tarefas.

14

2.3 Lista de Regras de Negcio

Identificao RN1

Regras de Negcio As meias-entradas sero destinadas as pessoas que comprovem serem estudantes, com documentos com foto.

RN2

A meia entrada dever ter valor equivalente a 50% da integral, seguindo a legislao do estado de Gois.

RN3

Em todo enceramento ser registrado o saldo final, e o novo caixa vir zerado, como opo de saldo inicial. As vendas s sero liberadas mediante pagamentos a vista (dinheiro ou carto de credito/debito) No ser permitida a abertura do caixa sem antes o mesmo ter sido fechado. Os valores da bilheteria devero ser alterados levando em considerao o dia da semana. Os ingressos s podero ser colocados a venda no dia da Sesso.

RN4

RN5

RN6

RN7

15

3 ESPECIFICAO DE REQUISITOS

3.1

Requisitos Funcionais (RF)

RF 1 O sistema dever possibilitar o cadastramento dos dados da empresa. RF 2 O sistema dever possibilitar o cadastramento dos dados dos funcionrios. RF 3 O sistema dever possibilitar o cadastramento de filmes. RF 4 O sistema dever possibilitar o cadastramento de salas. RF 5 O sistema dever possibilitar o cadastramento de sesses. RF 6 O sistema dever possibilitar o cadastramento de valores da bilheteria. RF 7 O sistema dever possibilitar o controle de acesso. RF 8 O sistema dever possibilitar a venda de ingressos. RF 9 O sistema dever possibilitar o cancelamento das vendas. RF 10 O sistema dever possibilitar a abertura e fechamento de caixa. RF 11 O sistema dever possibilitar a emisso de relatrios gerenciais. 3.2 Requisitos No Funcionais (RNF)

RNF 1 O sistema dever ser instalado no sistema operacional Windows. RNF 2 O banco de dados a ser utilizado dever ser o MySQL. RNF 4 Os usurios devero receber treinamento para uso do sistema. RNF 5 Somente o administrador poder ter acesso s configuraes de data e hora da mquina. RNF 6 Priorizar o uso das teclas de atalho, visando a eficincia na operao do software.

16

4 MODELAGEM DE CASOS DE USO

4.1 Casos de Uso

CASOS DE USO CSU-1 CSU-2 CSU-3 CSU-4 CSU-5 CSU-6 CSU-7 CSU-8 CSU-9 CSU-10 CSU-11 CSU-12 Realizar Login Manter Empresa Manter Funcionrio Manter Filmes Manter Salas Manter Sesses Manter Valores Da Bilheteria Abrir Caixa Fechar Caixa Realizar Venda Cancelar Venda Gerar Relatrio

4.2 Descrio dos Atores

4.3 Funcionrio
O sistema composto por um ator, que interage diretamente com o sistema, realizando cadastros, vendas de ingressos e cancelamentos, bem como a emisso dos relatrios gerenciais.

17

4.4 Diagrama Geral dos Casos de Uso

18

4.5 Detalhamento dos Casos de Uso

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio Resumo

Realizar Login (CSU01) Funcionrio

Este caso de uso descreve as etapas percorridas pelo usurio para logar no sistema.

Precondies

O Login e senha precisam estar cadastrados.

Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Acessar o sistema atravs do cone da aplicao. 2. Exibir a Tela de Login. 3. Informar o usurio e senha. 5. Verificar o usurio e senha 6. Libera a tela principal do programa Restries/Validaes Utilizar o usurio admim e senha admim para o primeiro acesso. Fluxo de Exceo 1 - Usurio ou senha invlido. Aes do Ator Aes do Sistema 1. Exibir uma mensagem ao Usurio informando que os dados informados so invlidos e permitir informar Aes do Sistema

novamente.

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio

Manter empresa (CSU02) Funcionrio

19

Resumo

Este caso de uso descreve as etapas percorridas para alimentar os dados cadastrais da empresa.

Precondies

O Funcionrio devera estar logado ao sistema.

Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Selecionar a opo Empresa atravs do menu Cadastros. 2. Exibir o formulrio de cadastro da empresa. 3. Alimentar as informaes requeridas pelo sistema. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 - Salvar Aes do Ator 1. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 2. Registrar os dados da empresa Restries/Validaes 1. O CNPJ poder esta em branco, mas no poder ser invalido. 2. O campo Nome Fantasia de preenchimento obrigatrio. Fluxo de Exceo 1 - CNPJ Invlido Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o CNPJ fornecido no vlido. Fluxo de Exceo 2 - Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Aes do Sistema Aes do Sistema

20

Usurio

que

campo

de

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo em questo.

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio Resumo

Manter funcionrio (CSU03) Funcionrio

Este caso de uso descreve as atividades de manuteno do cadastro de

funcionrios, ou seja, permitir incluir, alterar ou inativa o funcionrio. Precondies O Usurio dever estar logado ao sistema. Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Selecionar a opo funcionrio atravs do menu Cadastro. 2. Carregar todos os funcionrios cadastrados no sistema. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 - Incluir Funcionrio Aes do Ator 1. Selecionar a opo Novo. 2. Informar os dados 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar o funcionrio. Restries/Validaes 1. O CPF poder esta em branco, mas no poder ser invalido ou repetido. Fluxo de Exceo 1 - CPF invlido Aes do Sistema Aes do Sistema

21

Aes do Ator

Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o CPF fornecido no vlido. Fluxo de Exceo 2 - CPF j cadastrado

Aes do Ator

Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o CPF fornecido j est cadastrado.

Fluxo de Exceo 3 Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o campo de

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo para preenchimento. Fluxo Alternativo 2 Alterar funcionrio Aes do Ator 1. Selecionar a opo Alterar. 2. Alterar os dados necessrios 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar as alteraes. Fluxo de Exceo 3 - Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Segue a mesma do fluxo de exceo 3 do fluxo alternativo 1. Fluxo Alternativo 3 - Excluir Funcionrio Aes do Ator 1. Selecionar o funcionrio. 2. Selecionar a opo Excluir. 3. Disparar uma mensagem de Aes do Sistema Aes do Sistema

22

confirmao da excluso. 4. Selecionar uma opo para confirmao da mensagem. 5. Inativa o funcionrio.

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio Resumo

Manter filmes (CSU04) Funcionrio.

Este

caso

de

uso

descreve

as

atividades de manuteno do cadastro de filmes, ou seja, permiti incluir, alterar ou remover filmes. Precondies O Usurio dever estar logado ao sistema. Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Selecionar a opo filme atravs do menu Cadastro. 2. Carregar todos os filmes cadastrados no sistema. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 - Incluir Filme Aes do Ator 1. Selecionar a opo Novo. 2. Preencher os dados do filme 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar o filme. Fluxo de Exceo 1 Filme j cadastrado Aes do Ator Aes do Sistema Aes do Sistema Aes do Sistema

23

1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o filme fornecido j est cadastrado. Fluxo de Exceo 2 - Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o campo de

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo para preenchimento. Fluxo Alternativo 2 Alterar Filme Aes do Ator 1. Selecionar a opo Alterar. 2. Informar as alteraes no cadastro 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar as alteraes. Fluxo de Exceo 1 - Filme j cadastrado Aes do Ator Aes do Sistema 1. Segue as mesmas do fluxo de exceo 1 do fluxo alternativo1. Fluxo de Exceo 2 - Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Segue as mesmas do fluxo de exceo 2 do fluxo alternativo1. Fluxo Alternativo 3 - Excluir Filme Aes do Ator 1. Selecionar o filme. 2. Selecionar a opo Excluir. 3. Disparar uma mensagem de confirmao da excluso. 4. Confirmar a opo Aes do Sistema Aes do Sistema

24

5. Inativa filme. Restries/Validaes 1. O filme no pode estar em uma sesso.

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio Resumo

Manter Salas (CSU05) Funcionrio.

Este caso de uso descreve as atividades de manuteno do cadastro de salas, ou seja, permitir incluir, alterar ou remover salas.

Precondies

O Usurio dever estar logado no sistema.

Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Selecionar a opo salas atravs do menu Cadastro. 2. Carregar todas as salas cadastradas no sistema. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 Incluir Sala Aes do Ator 1. Selecionar a opo Novo. 2. Alimentar os dados da sala 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar a sala. Restries/Validaes A quantidade de lugares dever ser maior que zero. Os campos: Sala e Lugares so de preenchimentos Aes do Sistema Aes do Sistema

25

obrigatrios. Fluxo de Exceo 1 - Sala j cadastrada Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o nome da sala j esta em uso. Fluxo Alternativo 2 Alterar Sesso Aes do Ator 1. Selecionar a opo Alterar. 2. Informar as alteraes no cadastro 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar as alteraes. Fluxo Alternativo 3 - Excluir Sala Aes do Ator 1. Selecionar a sala. 2. Selecionar a opo Excluir. 3. Dispara uma mensagem de confirmao de excluso ao usurio. 4. Confirmar a excluso 5. Excluir sesso. Restries/Validaes 1. Uma sala no poder ser excluda caso esteja em alguma sesso ativa. Fluxo de Exceo 1 Sala em uso Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que a sala no pode ser excluda e cancelar a operao. Aes do Sistema Aes do Sistema

Nome do Caso de Uso Ator Principal

Manter Sesso (CSU06). Funcionrio.

26

Ator Secundrio Resumo Este caso de uso descreve as atividades de manuteno do cadastro de sesso, ou seja, permitir incluir, alterar ou inativa uma sesso. Precondies O Usurio dever estar logado no sistema. Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Selecionar a opo sesses atravs do menu Cadastro. 2. Carregar todas as sesses Aes do Sistema

cadastradas no sistema. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 Incluir Sesso Aes do Ator 1. Selecionar a opo Novo. 2. Preencher os dados da sesso 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar a sesso. Restries/Validaes 1. Verifica se a sala esta disponvel no intervalo informado. Campos Aes do Sistema

obrigatrios: Sala, Filme, Inicio, Fim, Data Final e Status. Fluxo de Exceo 1 Sala em uso Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que a sala selecionada esta sendo usada naquele horrio estipulado. Fluxo de Exceo 2 - Campos de preenchimento obrigatrio em branco

27

Aes do Ator

Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o campo de

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo para preenchimento. Fluxo Alternativo 2 Alterar Sesso Aes do Ator 1. Selecionar a opo Alterar. 2. Informar as alteraes no cadastro 3. Selecionar a opo Gravar para confirmar a operao. 4. Registrar as alteraes. Fluxo de Exceo 1 Sala em uso Aes do Ator Aes do Sistema 1. Seguem as mesma do Fluxo de exceo 1 do fluxo alternativo 1. Fluxo de Exceo 2 - Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. 1. Seguem as mesma do Fluxo de exceo 2 do fluxo alternativo 1. Aes do Sistema

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio Resumo

Manter Valores Da Bilheteria (CSU07) Funcionrio.

Este caso de uso permite a incluso de valores da bilheteria.

Precondies

O Usurio dever estar logado no sistema.

Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator Aes do Sistema

28

1.

Seleciona

opo

Valores

Da

Bilheteria atravs do menu cadastro. 2. Carregar todos os dias e seus respectivos valores, j cadastrados. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 - Alterar Valores Aes do Ator 1. Escolhe o dia da semana. 2. Informa a opo alterar. 3. Carregar o formulrio. 4. Informa o valor referente ao dia, sendo o valor para inteira e outro para meia. 5. Clica no boto Salvar. 6. Salva as opes e fecha a tela Restries/Validaes Campos obrigatrios: Valor inteira, Valor meia. Fluxo de Exceo 1 - Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o campo de Aes do Sistema

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo para preenchimento. Fluxo de Exceo 2 Comparao de valores Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao que o valor da meia entrada no pode ser maior ou igual o da inteira.

Nome do Caso de Uso Ator Principal

Abrir Caixa (CSU08) Funcionrio

29

Ator Secundrio Resumo Esse caso de uso descreve a abertura de um caixa. Precondies O Usurio dever estar logado no sistema. Ps-Condies Usurio dever confirmar os dados de segurana. Fluxo Principal Aes do Ator 1. Seleciona a opo abrir caixa no menu caixa. 2. Exibe o formulrio de abertura. 3. Alimentar os dados requisitados. 4. Verificar se o usurio e senha esto corretos. 5. Selecionar a opo abrir, para efetuar a abertura de caixa. 6. Registrar a abertura de caixa. 7. Emitir a mensagem de caixa aberto. Restries/Validaes O saldo inicial no poder ser negativo. Campos obrigatrios: Login, Senha e Saldo inicial. Fluxo de Exceo 1 Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o campo de Aes do Sistema

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo para preenchimento.

Nome do Caso de Uso Ator Principal

Fechar Caixa (CSU09) Funcionrio.

30

Ator Secundrio Resumo Esse caso de uso descreve fechamento de um caixa. Precondies O Usurio dever estar logado no sistema. Dever haver um caixa aberto Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Seleciona a opo fechar caixa no menu caixa. 2. Exibe uma tela com o valor de fechamento e descrio da data e hora. 3. Preencher login e senha 4. Verificar se o login e senha esto corretos. 5. Exibir mensagem que o caixa foi fechado. 6. Registrar o fechamento de caixa. Restries/Validaes Dever ser informado o login e senha, para o fechamento do caixa. Fluxo de Exceo 1 Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o campo de Aes do Sistema

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo para preenchimento.

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio

Realizar Vendas (CSU10) Funcionrio.

31

Resumo

Este caso de uso permite a venda de ingressos da bilheteria.

Precondies

O Usurio dever estar logado no sistema. O caixa devera estar aberto. Ter sesses com poltronas disponveis.

Ps-Condies

O saldo de ingressos atualizado. O saldo do caixa atualizado. Fluxo Principal

Aes do Ator 1. Selecionar a opo Ingressos atravs do menu Vendas.

Aes do Sistema

2. Exibir o formulrio de Venda de ingressos. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 - Incluir ingressos Aes do Ator 1. Informe a sala. 2. Carrega os filmes da sala. 3. Informa o filme. 4. Carrega os horrios em que a sala possui o referido filme. 4. Informa o horrio. 5. Carrega a quantidade de lugares disponveis. 6. Informe a quantidade de ingressos 7. Clique em confirmar 8. Carrega o valor total. 9. Informa a forma de pagamento e valor pago. 10. Calcula o troco Aes do Sistema

32

11.

Disparar

uma

mensagem

de

confirmao da venda. 12. Confirmar a venda 13. Salva os dados em movimento de caixa. Restries/Validaes Fluxo de Exceo 1 Pagamento insuficiente Aes do Ator Aes do Sistema 1. Informar ao usurio que a quantidade de pagamento fornecida no e suficiente para o fechamento da venda. Fluxo de Exceo 2 Lugares insuficientes Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emite uma mensagem informando que a quantidade de ingressos

disponveis insuficiente ao pedido.

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio Resumo

Cancelar Vendas (CSU11) Funcionrio.

Este caso o cancelamento da venda efetuada.

Precondies

O Usurio dever estar logado no sistema. O caixa devera estar aberto.

Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Selecionar a opo Cancelar Vendas de Ingresso atravs do menu Bilheteria. 2. Exibir o formulrio de Cancelamento Aes do Sistema

33

de vendas. Restries/Validaes Fluxo de Alternativo 1 Cancelar Venda Aes do Ator 1. Fazer uma pesquisa passando por parmetros a data da venda que deseja cancelar. 2. Carrega todas as vendas da data recebida por parmetros. 3. Selecionar a venda que desejar inativa. 4. Informar o usurio e senha. 5. Confirmar a operao no boto cancela. 6. Verificar se usurios e senhas est correto. 7. Registrar cancelamento da venda. Restries/Validaes Para que aja cancelamento da venda, dever haver uma justificativa. Fluxo de Exceo 1 Campos de preenchimento obrigatrio em branco Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem Informando ao Usurio que o campo de Aes do Sistema

preenchimento obrigatrio e posicion-lo no campo para preenchimento. Fluxo de Exceo 2 Venda j cancelada Aes do Ator Aes do Sistema 1. Disparar mensagem ao usurio

informando que aquela venda j se encontra inativa.

34

Nome do Caso de Uso Ator Principal Ator Secundrio Resumo

Gerar Relatrio (CSU12) Funcionrio

Este caso de uso descreve os passos necessrios para gerar relatrios.

Precondies

O Usurio dever estar logado no sistema.

Ps-Condies Fluxo Principal Aes do Ator 1. Selecionar a opo Relatrios atravs do menu. 3. Exibir a tela de parmetros. 4. Informa os parmetros desejados. 5. Clique em gerar relatrio. 6. Carregar a consulta com os dados referentes opo de relatrio selecionada. 7. Exibe o relatrio. Fluxo de Exceo 1 Pesquisa Vazia Aes do Ator Aes do Sistema 1. Emitir uma mensagem informando ao Usurio que nenhum registro foi encontrado. Aes do Sistema

5 Diagrama de Classes

35

36

6 Mapeamento

37

7 Diagrama de Sequncia

7.1 Realizar login

38

7.2 Manter Empresa

39

7.3 Manter Funcionrio

40

7.4 Manter Filmes

41

7.5 Manter Salas

42

7.6 Manter Sesses

43

7.7 Manter Valores da Bilheteria

44

7.8 Abrir Caixa

45

7.9 Fechar Caixa

7.10 Movimento Caixa

46

7.11 Vendas de ingresso

47

7.12 Cancelar Vendas de ingresso

48

7.13 Emitir Relatrios

49

8 Modelagem de Dados

8.1 DER Diagramas de Entidades e Relacionamento

50

8.2 MO Modelo Operacional

51

9 Dicionrio de Dados

N= Numerico A=Alfanumerico C=Char D=Data DC=Dados do tipo decimal TM=Dados do tipo Time DL=Dados do tipo Double V= Varchar @=Chave primaria #=Chave estrangeira

tb_funcionario Campo @cod_fun nome_fun cpf_fun rg_fun dt_ fun org_em_fun end_fun comp_fun bairro_fun cidade_fun uf_fun cep_fun fone1_fun fone2_fun email_fun senha_fun Tipo
11 1{N} 50 1{V} 11{C} 11

Obrigatrio S S N N N N N N N N N N N N N S

Mascara 999999999 Xxxxx...xxxx Xxxxx...xxxx Xxxxxx...xxx 99/99/9999 Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx XX Xxxxxx...xxx (XX)xxxx-xxxx (XX)xxxx-xxxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx

Descrio Chave primaria da tabela Nome do funcionrio CPF do funcionrio Registro geral Data de nascimento rgo emissor Endereo Complemento do endereo Bairro do funcionrio Cidade do funcionrio UF da residncia CEP Telefone fixo Telefone celular Email do funcionrio Senha para login

20 1{C} 10 10{D} 10 1{V} 50 1{V} 20 1{V} 20 1{V} 20 1{V} 2 2{C} 8 8{C} 8{C} 13

13 8{C} 30 1{V} 10 1{V}

52

usuario_fun status_ fun

20 1{V} 7 7{C}

S S

Xxxxxx...xxx Xxxxxxx

Usurio para login ATIVO / INATIVO

tb_empresa Campo @cod_emp razao_emp fant_emp cnpj_emp end_emp comp_emp bairro_emp cidade_emp uf_emp cep_emp fone1_emp fone2_emp email_emp Tipo
11 1{N} 50 1{V} 50 1{V} 14 14{V} 50 1{V} 20 1{V} 1{V} 20

Obrigatrio S N S N N N N N N N N N N

Mascara 999999999 Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx Xxxxxx...xxx XX Xxxxxx...xxx (XX)xxxx-xxxx (XX)xxxx-xxxx Xxxxxx...xxx

Descrio Chave primaria da tabela Razo social da empresa Nome fantasia da empresa CNPJ da empresa Endereo Complemento do endereo Bairro Cidade UF CEP Telefone fixo Telefone celular Email

20 1{V} 2 2{C} 8 8{C} 13 8{C} 13 8{C} 30 1{V}

tb_filme Campo @cod_filme nome_filme genero_filme descriao_filme status_ fun Tipo


11 1{N} 30 1{V} 20 1{V} 50 1{V} 7 7{C}

Obrigatrio S S N N S

Mascara 999999999 Xxxxx...xxxx Xxxxx...xxxx Xxxxx...xxxx Xxxxxxx

Descrio Chave primaria da tabela Nome do filme Gnero do filme Descrio do filme ATIVO / INATIVO

tb_sala Campo @cod_sala nome_sala Tipo


11 1{N} 20 1{V}

Obrigatrio S S

Mascara

Descrio

99999999999 Chave primaria da tabela Xxxxx...xxxx Nome da sala

53

lugar_total_sala

11 1{N}

99999999999 Quantidade total de lugares

tb_ sessao Campo @cod_sessao h_i_sessao h_t_sessao #sala_sessao #filme_sessao #cod_bilh_sessao status_sessao data_final_sessao data_SO_sessao Tipo
11 1{N} 5 5{C} 5 5{C} 11 1{N} 11 1{N} 11 1{N} 7 5{C} 10{D} 10

Obrigatrio S S S S S S S S S

Mascara 99999999999 00:00 00:00 99999999999 99999999999 99999999999 Xxxxxxx 00/00/0000 00/00/0000

Descrio Chave primaria Horrio de inicio Horrio de termino Cdigo da sala Cdigo do filme Cdigo de bilheteria Status da sesso Data final Data atual

10 10{D}

tb_bilheteria Campo @cod_bilhe dia_bilhe valor_int_bihel Tipo


11 1{N} 15 5{C}

Obrigatrio S S S S

Mascara 999999999 Xxxxx...xxxx 00,00 00,00

Descrio Chave primaria Dia da semana Valor da inteira Valor da meia

{DC}

[10:2]

valor_meia_bilhe {DC}[10:2]

tb_venda_ing Campo @cod_venda_ing #cod_fun_venda _ing pag_v_ing data_venda_ing valor_total_vend a_ing valor_desc_vend {DC}[4:2] N 00,00 Valor do desconto
11 1{N} 10 10{D}

Tipo
11 1{N} 11 1{N}

Obrigatrio S S

Mascara 99999999999 99999999999

Descrio Chave primaria Cdigo do funcionrio

S S S

0 00/00/0000 00,00

Tipo de pagamento Data da venda Valor total da venda

{DC}[4:2

54

a_ing valor_total_calcul ado status_venda_in g motivo_cancelam ento_venda_ing


50 1{V} 10 5{C}

{DC}[4:2]

00,00

Valor do desconto

Xxxxxxx

Status da sesso

Xxxxxxx

tb_lista_ing Campo @cod_lista_ing #cod_venda_lista_ing Tipo


11 1{N} 9 1{N}

Obrigatrio Mascara S S

Descrio

99999999999 Chave primaria 999999999 Cdigo da venda do ingresso

#cod_sessao_lista_ing

9 1{N}

999999999

Cdigo da sesso

#cod_sala_lista_ing #cod_filme_lista_ing quant_int_lista_ing

9 1{N} 9 1{N} 9 1{N}

S S N

999999999 999999999 999999999

Cdigo da sala Cdigo do filme Numero de inteiras

quant_meia_lista_ing

9 1{N}

999999999

Numero de meias

valor_total_int_lista_ing

{DC}[4:2]

00,00

Valor das inteiras vendidas

valor_total_meia_lista_ing {DC}[4:2]

00,00

Valor da meias

tb_caixa Campo @cod_caixa #cod_fun_caixa dt_abre_caixa Tipo


11 1{N} 11 1{N} 10 10{D}

Obrigatrio Mascara S S S 999999999 999999999 00/00/0000

Descrio Chave primaria Cdigo do funcionrio Data de abertura

55

dt_fecha_caixa hr_abre_caixa hr_fecha_caixa sdo_abre_caixa sdo_fecha_caixa status_caixa cod_fun_fecha_caixa

10 10{D} 5 5{TM} 5 5{TM}

S S S S S S S

00/00/0000 00:00 00:00 00,00 00,00 Xxxx Xxxx

Data de fechamento Hora de abertura Hora de fechamento Saldo de abertura Saldo de fechamento Aberto/fechado Cdigo do funcionrio que efetuou o

{DC}[10:2] {DC}[10:2]
7 6{C} 11 1{C}

fechamento.

tb_mov_caixa Campo @cod_movimento Tipo


11 1{N}

Obrigatrio Mascara S 999999999

Descrio Chave primaria da tabela

#cod_caixa_movimento #cod_venda_ ing_movimento descricao_movimento

11 1{N} 11 1{N}

S S

999999999 999999999

Cdigo do caixa Cdigo da venda

40 1{V}

Xxxxxx

Descrio do movimento

hora_movimento valor_movimento

5 5{TM}

S S

00:00 ...9999,99

Hora do movimento Valor do movimento

{DC}[10:2]
20 1{V}

tipo_movimento

Xxxxxx

Tipo de movimento

56

10 Concluso

A presente documentao apresentou o sistema de gerenciamento de cinemas PORTAL CINE, contendo todos os detalhes, objetos e requisitos necessrios para o seu desenvolvimento. Apresentando uma proposta que vai do gerenciamento, ao controle das atividades desenvolvidas, passando pelos dados estatsticos, que auxiliaram nas tomadas de decises. Contudo, o sistema manter de forma organizada e segura os dados que ali foram inseridos, focando sempre na eficincia e eficcia das rotinas

desempenhadas. Pois ter a capacidade de efetuar cadastros, controle de caixa e vendas, alm de consultas e emisses de relatrios, fornecendo sempre informaes precisas aos seus administradores.

57

11 Referncias Bibliogrficas
1. GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2 Uma Abordagem Prtica. So Paulo SP.: Novatec Editora. 2011. 2. BOOCH, G; RUMBAUGH, J e JACOBSON, I: UML, Guia do Usurio: traduo; Fbio Freitas da Silva, Rio de Janeiro, Campus ,2000. 3. FURLAN, J. D. Modelagem de Objetos Atravs da UML: So Paulo, Brasil, Makron Books, 1998. 4. SILVA, L. F. Modelagem Conceitual como Ferramenta para o Desenvolvimento de Sistemas Computacionais: Monografia do Curso Bacharelado em Cincias da Computao, DIMAp-UFRN, Natal, 1999. 5. LARMAN, G. Utilizando UML e padres: Uma introduo anlise e ao projeto orientados a objetos; Traduo Luiz A Meirelles Salgado. Bookman Porto Alegre, 2000. 6. SEMOLA, M., 2002. Gesto da Segurana da Informao: uma Viso Executiva. Editora Campus. Brasil. 7. CAMPELO, G., 2002. A utilizao de Mtricas na Gerncia de Projetos de Software: uma abordagem focada no CMM nvel 2 . Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informtica. Recife, Pernambuco. Brasil. 8. KORTH, Henry F.; SILBERSCHATZ, Abraham. Sistemas de banco de dados. So Paulo: Makron Books, 1995. 9. HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de banco de dados. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999. 10. KROENKE, David M. Bando de implementao. Rio de Janeiro: LTC, 1999. dados: fundamentos, projeto e

11. MACHADO, C. A.F, 2002. A-Risk: Um mtodo para identificar e quantificar risco de prazo em projetos de desenvolvimento de software . Dissertao de Mestrado. Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Curitiba. Paran. Brasil. 12. ZHANG, P., 2003. Tools os Risk Management in Product Verification. Dissertao de Mestrado. Mster of Science in Aerobnautics and Astronautics and Mster of science in Technology and Policy Massachusetts Institute of Technology. Cambridge. USA. 13. Bass, L., Clements, P. e Kazman, R. Software architecture in practice. EUA: Addison Wesley, 1998.

58

14. R. Sanches, Processo de Manuteno. In: Qualidade de Software: Teoria e Prtica, Eds. A.R.C. Rocha, J.C. Maldonado, K. Weber, Prentice Hall, 2001. 15. S.L. Pfleeger, Engenharia de Software: Teoria e Prtica, So Paulo: Prentice Hall, 2 edio, 2004. 16. RUMBAUGH, J. Models Through the Development Process. Journal of Object-Oriented Programming. Maio de 1997. NY,NY: SIGS Publications. 17. SPENCER, C. LPA Prolog in Action. In PC AI, November/December 1997. pp. 40-42 18. Dinesh Batra, Jeffrey A. Hoffer, Robert P. Bostrom: Comparing Representations with Relational and EER Models, Comm. of the ACM, 33, 2 (February 1990), p. 126-139. 19. Carlos A. Moreira Azevedo & Ana Gonalves de Azevedo: Metodologia Cientifica Contributos Prticos para a Elaborao de Trabalhos Acadmicos , 5 Edio revista e aumentada, Porto: C. Azevedo (Portugal) 2000, 172 p.; ISBN: 972-9114-15-3. 20. Barry W. Boehm: Software Engineering Economics, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1981, xxviii+767 p.; ISBN: 0-13-822122-7.

59

12 Anexos

12.1 Anexos A Prottipos de algumas telas

60

61

62

63

64

65

66

12.2 Anexos B Lei da meia entrada

You might also like