You are on page 1of 9

A funo social da universidade

Emanoela Moreira Maciel

Histrico da criao das universidades


No Brasil colnia, a educao destinava-se ao clero e nobreza, voltada para o aperfeioamento do indivduo fazendo-o adquirir a arte de viver com elegncia e graa.

O colgio dos jesutas, na Bahia, foi considerado como porta de entrada para a Universidade de Coimbra, onde era concluda a graduao, uma vez que a criao das universidades em terras brasileiras no era permitida.

Apesar da resistncia idia de universidade por parte do imprio e tambm pela repblica, a criao de uma sociedade utilitria tornou inevitvel o surgimento de escolas superiores no Brasil.

Histrico da criao das universidades


Aps vrias tentativas de criao de universidades no Brasil, em 1920, a Universidade do Rio de Janeiro a primeira oficialmente instituda atravs do decreto N 14.343

O ensino superior no Brasil surge buscando a formao, sobretudo profissional ,para atender as necessidades do Estado.

Na dcada de 30 o Brasil j possua instituies de ensino superior oficialmente legalizada.

Finalidade da universidade na dcada de 30


No decreto N19.851, de 11 de abril de 1931, em seu art.1, a finalidade do ensino universitrio ser de: elevar o nvel da cultura geral; estimular a investigao cientfica em qualquer domnio do conhecimento humano; habilitar ao exerccio de atividades que requerem um preparo tcnico e cientfico superior; concorrer, enfim, pela educao do indivduo e da coletividade, pela harmonia de objetivos entre professores e estudantes e pelo aproveitamento de todas as atividades universitrias, para a grandeza da Nao e para o aperfeioamento da Humanidade.

A universidade na dcada de 30
Ainda nos anos 30 instituda a Universidade do Brasil, constituda por 15 escolas ou faculdades que passaram a ter o adjetivo Nacional.

Entre as finalidades da UB, destacaram-se:

o desenvolvimento da cultura filosfica, cientfica, literria e artstica;

a formao de quadros onde se recrutam elementos destinados ao magistrio e s altas funes da vida pblica do Pas

o preparo de profissionais para o exerccio de atividades que demandem estudos superiores.

Notas histricas
O ritmo acelerado de desenvolvimento do Brasil a partir dos anos 50 fez com que se iniciasse uma busca pela modernizao do ensino superior.
Tambm foi estabelecido Na dcada de 80 a idia quanto ao ensino de autonomia est superior, que este s seria sempre presente e o A ampliao da gratuito para os alunos predomnio da pesquisa gratuidade ao ensino que, alm de provarem sobre as demais secundrio foi obtida na insuficincia de recursos atividades uma Constituio de 1967. tambm demonstrassem caracterstica das excepcional propostas apresentadas. merecimento.

Notas histricas
Na Constituio de 1988, pela primeira vez se consagra a gratuidade do ensino pblico em todos os nveis.
Nela estabelece-se o princpio da autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial; os princpios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso e a garantia de um padro de qualidade.

Notas histricas
De 2004 at 2006 foram apresentadas quatro verses do anteprojeto de lei da educao superior, que possuem entre suas idias-fora: a educao superior como bem pblico, a necessidade de a educao superior atender a demandas sociais e a expanso da educao superior.

As Instituies de Ensino Superior contemporneas possuem caractersticas das concepes vistas anteriormente seja pela formao humanstica ou pela formao funcional.

Lei 7200/2006 - a educao superior definida como bem pblico e esta cumpre sua funo social por meio das atividades de ensino, pesquisa e extenso.

iniciativa privada ter a liberdade de ensino exercida em razo e nos limites da funo social da educao superior, sempre seguindo as normas gerais da educao nacional e a avaliao de qualidade observada pelo poder pblico.

Concluindo...
A primeira medida para garantir o atendimento da funo social a democratizao do acesso e das condies de trabalho acadmico.

You might also like